• Nenhum resultado encontrado

BIBLIOTECA DE LA PARROQUIA NOSSA SENHORA AUXILIADORA DE LONDRINA: UN PROYECTO PILOTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "BIBLIOTECA DE LA PARROQUIA NOSSA SENHORA AUXILIADORA DE LONDRINA: UN PROYECTO PILOTO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

BIBLIOTECA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA

AUXILIADORA DE LONDRINA:

UM PROJETO PILOTO

BIBLIOTECA DE LA PARROQUIA NOSSA SENHORA

AUXILIADORA DE LONDRINA:

UN PROYECTO PILOTO

Terezinha Batista de Souza – tbatista@uel.br Doutora em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal).

RESUMO

Introdução: A criação de Bibliotecas cristãs nas paróquias é uma estratégia poderosa de incentivo ao estudo bíblico, uma vez que possui, em especial, livros de espiritualidade cristã que podem colaborar para aumentar cada vez mais os conhecimentos dos paroquianos sobre a igreja e tornar mais sólida sua fé.

Objetivo: Relatar o processo de criação da Biblioteca da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora da cidade de Londrina, Paraná, bem como a implantação do Personal Home Library – PHL82, que é uma aplicação Web nomeadamente desenvolvida para administração de acervos e serviços de bibliotecas e centros de informações.

Metodologia: Foram seguidos todos os passos sugeridos na literatura para implantação e organização de uma biblioteca, desde a seleção dos documentos que comporiam o acervo, constituído basicamente por livros e filmes em DVDs doados pelo pároco, a definição dos instrumentos de trabalho, a escolha do aplicativo, etc.

Resultados: Pôde-se contar com a colaboração de vários paroquianos, voluntários, entre eles alguns bibliotecários que se prontificaram a trabalhar na instituição de uma Biblioteca na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Conclusões: Conclui-se que iniciativas como essa, ou seja, a criação de uma biblioteca paroquial, é um valioso exemplo de valorização e incentivo à leitura e apoio às diversas atividades desenvolvidas pelos movimentos pastorais existentes.

(2)

1 INTRODUÇÃO

A Biblioteca Auxiliadora é um projeto piloto inserido na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Londrina-PR, tendo iniciado seus trabalhos em 22 de outubro de 2010 e inaugurada em 27 de outubro de 2012.

O projeto, para ser posto em prática, contou com a valorosa ajuda do pároco Romão Martini Martins, que sempre demonstrou interesse em ter uma biblioteca na paróquia, pois possuía um número significativo de livros, revistas e DVDs, especificamente na área religiosa, psicológica e comportamental, e desejava que esse material fosse socializado por todos os paroquianos, no sentido de ser utilizado no próprio recinto da biblioteca, bem como emprestado para ser levado para casa.

Também teria como objetivo servir de apoio às várias Pastorais da Paróquia e criar a Pastoral da Leitura, projeto inédito dentre as paróquias de Londrina, que poderia utilizar o acervo para implantar ações com o objetivo de fomentar a leitura de bons livros na comunidade, através de divulgações em celebrações, encontros e no Jornal da Paróquia – Presença Viva.

Uma biblioteca paroquial se faz necessária, pois é o melhor meio de se disseminar a informação e promover a expansão cultural, social e religiosa da comunidade, transformando-se em um valioso centro de informações, mais perto, fácil e prático para todos os paroquianos.

O objetivo do presente artigo consiste em relatar o processo de implantação da Biblioteca Auxiliadora, bem como a utilização do PHL - Personal Home Library, que é uma aplicação Web especialmente desenvolvida para administração de coleções e serviços de bibliotecas e outras unidades de informação.

Trata-se, portanto, de um relato de experiência acerca da criação e organização da “Biblioteca Auxiliadora” por um grupo de voluntários, entre eles alguns bibliotecários, frequentadores da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora da cidade de Londrina, PR.

2 BIBLIOTECA PAROQUIAL

(3)

Podem-se encontrar exemplos no documento da CNBB nº 47 - Educação, Igreja e Sociedade, o qual aborda que “a Igreja recebeu de Jesus Cristo, mestre do amor e da verdade, a missão de educar, sente o dever de contribuir para a superação dos desafios e a melhoria do sistema educativo no país.” (CNBB, 1992, p.5). Para que esse “quadro de desigualdade social possa se acabar é necessário que se crie alternativas para esse povo.” (CNBB, 1992). Consideramos que realizar projetos como este, o da Biblioteca Auxiliadora, é uma dessas alternativas.

A criação de Bibliotecas cristãs nas paróquias, entre outras, é uma estratégia poderosa de incentivo ao estudo bíblico, uma vez que possui, principalmente, livros de espiritualidade cristã que podem colaborar para aprofundar cada vez mais os conhecimentos dos paroquianos sobre a igreja e tornar mais sólida sua fé. Ademais, a biblioteca pode auxiliá-los a preparar palestras e servir de apoio para as pastorais, tais como: Pastoral da Criança, Carcerária, Familiar, da Juventude, da Saúde, da Acolhida, da Pessoa Idosa e outras.

A Biblioteca paroquial deve atuar como centro de informação em âmbito geral e, sobretudo, religioso, proporcionar aos seus usuários o aprofundamento no conhecimento da Igreja e na Fé Católica, com leituras realmente enriquecedoras, bem como servir, de acordo com suas disponibilidades e condições, a qualquer usuário, facultando-lhe o empréstimo local e domiciliar do seu acervo.

O ato de evangelizar inclui “a luta pela justiça, a construção da fraternidade, a promoção do bem comum, a busca de mudanças sociais.” (MOREIRA, 1995, p.27). Relativamente a uma instituição como a Igreja Católica, que tem como missão informar e também educar, transmitir valores segundo sua visão de mundo, a biblioteca paroquial possibilita o acesso, de forma democrática, a obras de formação, espiritualidade, de cunho religioso, literatura, filosofia, psicologia, entre outros, além de ser um espaço de encontros e diálogos.

Segundo o papa João Paulo II (1987), “A informação é o caminho da sensibilização, da verificação, do controle da realidade dos fatos nos caminhos da paz”. A biblioteca é o lugar ideal para se obter informação e conhecimento de cunho geral e principalmente religioso.

(4)

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora mais aberta às coisas de Deus e, o principal, às palavras de Cristo. Além disso, a Biblioteca Auxiliadora poderá, num futuro próximo, implantar a Pastoral da Leitura e por meio dela promover eventos para as crianças, jovens e adultos, frequentadores da paróquia, além de servir de apoio às pastorais, catequistas, etc.

2.1 A Biblioteca Auxiliadora

O projeto Biblioteca Auxiliadora surgiu de um pedido feito pelo Pe. Romão Martini Martins, responsável pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Londrina, durante as celebrações. O padre informou que a Paróquia possuía um considerável acervo de livros e filmes em DVD e necessitava de voluntários, especialmente bibliotecários, que pudessem classificar e catalogar esse material e consequentemente implantar uma biblioteca na Paróquia.

Como resposta a esse pedido, várias pessoas se sensibilizaram e se prontificaram a realizar esse desejo do padre. Dentre os voluntários havia pessoas das mais diversas profissões e entre elas algumas bibliotecárias que elaboraram o projeto. Para que o mesmo fosse posto em prática, contou com a ajuda de estudantes do curso de biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina, dos paroquianos e da comunidade, co-autores do projeto, que sempre demonstraram interesse em ter uma biblioteca na paróquia.

Sendo assim, a primeira reunião entre voluntários e o pároco ocorreu no dia 22 de outubro de 2010, ocasião em que ele expôs o seu objetivo em criar uma biblioteca na sua paróquia.

O próximo passo foi levar a ideia aos líderes das pastorais, o que ocorreu numa das reuniões mensais do Conselho Pastoral Paroquial – CPP, e a criação da biblioteca foi aprovada, ocasião em que foi destinada uma sala no andar térreo, de fácil acesso, com espaço suficiente e iluminação adequada.

(5)

Nas bibliotecas paroquiais são realizadas diversas atividades de incentivo à leitura, como contação de história, teatro, sarau de poesia, oficina de história em quadrinhos, entre outras.

Destaca-se a importância dessa iniciativa na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, principalmente pelo suporte que será fornecido à comunidade e às atividades desenvolvidas na igreja, por meio dos livros de assuntos diversos, como religião, literatura, além de ciências sociais, filosofia, ciências aplicadas, artes, filmes de conteúdo religioso, periódicos, jornais, entre outros.

Tendo em vista a complexidade do trabalho de implantação de uma biblioteca, fez-se necessário a elaboração de um manual para orientação dos membros da equipe quanto à normatização dos procedimentos de catalogação, classificação e indexação, obedecendo a padrões nacionais e internacionais de processamento técnico.

Os livros, antes de serem catalogados, passaram por um processo de limpeza, higienização e verificação das condições de uso.

Figura 1: Inícios dos trabalhos: seleção do material.

Fonte: A autora.

3 ORGANIZAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO DA BIBLIOTECA AUXILIADORA

(6)

descrição e escolha de um software, para que a biblioteca começasse minimamente automatizada.

As tarefas foram divididas entre os membros da equipe, ficando os bibliotecários responsáveis pelo trabalho especializado de classificação, indexação e catalogação e os demais pelo trabalho de carimbagem e etiquetagem.

Figura 2: Material selecionado para iniciar o acervo.

Fonte: A autora.

Como já mencionado, o objetivo foi o de implantar a Biblioteca Auxiliadora já informatizada. Sendo assim, a equipe iniciou as avaliações dos softwares livres para gerenciamento de bibliotecas disponíveis no mercado e que atendessem às necessidades da biblioteca em tela. O sistema PHL – Personal Home Library – foi selecionado e adquirido gratuitamente. Trata-se de um aplicativo para a Web que gerencia o acervo das Bibliotecas, Centros de Documentação e de Informação, entre outros.

O Código de Catalogação Anglo-Americano- AACR2, 2ª edição, revisão de 2002; a Classificação Decimal Universal – CDU; a Tabela Cutter e o Catálogo de Autoridades da Rede Bibliodata foram os instrumentos de trabalho utilizados para o processamento da coleção, formada, especialmente, por livros e filmes em DVDs.

(7)

3.1 O Sistema Personal Home Library - PHL

O PHL - Personal Home Library – é um sistema para gerenciar bibliotecas e

centros de informações, isto é, permite realizar registros, descrições, classificações, empréstimos, consultas, cadastros e tudo aquilo de que uma biblioteca, independente de tipo e tamanho, necessita para funcionar adequadamente.

Esta aplicação não requer de seus usuários nenhum treinamento especial, pois emprega uma interface de uso intuitivo, sendo, portanto, de fácil manuseio.

Foi concebido como uma alternativa moderna e eficiente às bibliotecas e usuários com poucos recursos (financeiro e de pessoal) e que pretendem organizar suas coleções, automatizar rotinas e serviços e/ou disponibilizar e compartilhar seus catálogos através da Web. (OLIVEIRA, 2012).

O PHL utiliza um padrão de registro com base no formato UNISIST/Unesco, e faculta aos profissionais bibliotecários a representação descritiva e temática, precisa, apropriada e eficaz de todo e qualquer tipo de informação, independentemente do suporte em que se encontra essa informação. Além disso, é um formato moderno, o custo de implementação é relativamente baixo e já foi validado por diversos tipos de bibliotecas e unidades de informação (OLIVEIRA, 2012).

O PHL©Elysio é de uso gratuito para ambiente monousuário, ou seja, é um sistema que permite o uso por apenas um usuário, isto é, o sistema funciona com apenas um conjunto de configurações que não se altera para outras pessoas (usuários) e não permite assim o uso simultâneo por mais de um usuário.

(8)

Fonte: Personal Home Library, (2011).

Figura 4: Interface inicial do software PHL depois de instalado.

Fonte: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, (2013).

Todos os scripts que compõe o PHL são distribuídos com os códigos fontes abertos, que permitem personalização. A utilização do PHL©Elysio em ambiente de rede (local, intranet e/ou internet) é lícito apenas por meio de licença específica expedida pelo autor e sua validade é por tempo indeterminado (PHL, 2012).O acervo da Biblioteca Auxiliadora não está disponível em rede.

Embora o PHL seja composto por módulos de catálogo, kardex (revistas), usuários, circulação (empréstimos, renovação, reservas e devolução), consultas, relatórios e aquisição, num primeiro momento, apenas os módulos de catalogação, consultas e relatórios foram implantados na Biblioteca Auxiliadora.

(9)

Figura 5: Benção de inauguração da Biblioteca Auxiliadora.

Fonte: A autora.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Biblioteca Auxiliadora tem como missão disseminar a informação e a cultura, por meio do acesso ao conhecimento. É uma poderosa aliada na obra de evangelização e nas atividades pastorais da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.

Foi inaugurada no último dia 27 de outubro de 2012. Já estão à disposição dos paroquianos, livros e filmes em DVD. Além de ler, pesquisar, fazer consultas utilizando do agradável espaço físico da biblioteca os paroquianos também poderão levar para casa, em caráter de empréstimo, livros e filmes.

A Biblioteca é um meio de se levar informação à comunidade que a paróquia abrange, além de promover a expansão cultural, social e religiosa dessa comunidade. Trata-se de um ponto de referência para todas as idades, um valioso centro de informações, um espaço de leituras e lazer.

(10)

Com base na doutrina social da Igreja, entendemos que a essa instituição deve se manifestar como força transformadora da sociedade, e a Biblioteca Auxiliadora está incluída nessa força no momento em que optou por ser uma Biblioteca Paroquial.

AGRADECIMENTOS

À equipe de paroquianos voluntários, aos estagiários do curso de Biblioteconomia da UEL, participantes efetivos do processo de implantação e informatização da Biblioteca Auxiliadora. Em especial ao Padre Romão Antonio Martini Martins, que nos deu todo o apoio necessário para que o projeto se tornasse realidade, e à bibliotecária Laudicena de Fátima Ribeiro, pela valiosa colaboração do início ao fim do projeto.

REFERÊNCIAS

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Assembleia Geral de 29 de abril a 9 de maio de 1992 Itaici - São Paulo. Educação, igreja e sociedade. São Paulo: Paulinas, c1992. 86 p. (Documentos da CNBB, 47)

JOÃO PAULO II. Papa. Mensagem do Papa João Paulo II para o 21º dia Mundial das Comunicações Sociais, 1987. “Comunicações Sociais e promoção da justiça e da paz” [Domingo, 31 de Maio de 1987]. Disponível em:

<http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/messages/communications/documents/hf_ jp-ii_mes_24011987_world-communications-day_po.html>. Acesso em: 10 ago. 2013.

MANUAL do PHL. Disponível em: <http://www.elysio.com.br>. Acesso em: 10 maio 2011.

MOREIRA, Antônio César. Jornalismo e evangelização: estudo sobre o “Jornal dos Jornais” da Rádio Aparecida entre 1987-1990. 1995. Monografia (Pós-graduação Lato Sensu)-. Serviço à Pastoral da Comunicação, São Paulo: 1995.

OLIVEIRA, Elysio Mira Soares de. InfoArte. Disponível em: <http://www.elysio.com.br/>. Acesso em: 22 set. 2012.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA AUXILIADORA. (Londrina, PR). Biblioteca Auxiliadora. [Software PHL: menu inicial]. Londrina: [s.n], 2013. [online]

(11)

Title

Library of the paróquia Nossa Senhora auxiliadora of Londrina: a pilot project

Abstract

Introduction: The development of Libraries in parishes is a powerful strategy to encourage Bible study, since, available books about christian spirituality can contribute increasingly to improve the knowledge of the parishioners of the church and become your faith stronger.

Objective: To describe the process of creating the Library of the Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora of Londrina City, Paraná, as well as the introduction of Personal Home Library - PHL82, which is a web resource developed especially for managing of collections and services of libraries and centers of information.

Methodology: Based on the steps suggested in the literature for the implementation and organization of a library, such as: (1) the selection of documents that make up the collection, consisting primarily of books and DVDs of movies that were donated by the parish priest, (2) the definition of tools, (3) the choice of application, so on.

Results: Several parishioners and volunteers collaborated with the project among them some librarians who volunteered to work in the development of the Library of Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Conclusion: The creation of a parish library, is an important example to promote reading and provides support for various activities performed by pastoral movements.

Keywords: Londrina - Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Biblioteca Paroquial – Informatização. Biblioteca Paroquial - PHL - Personal Home Library.

Título

Biblioteca de la parroquia Nossa Senhora Auxiliadora de Londrina: un proyecto piloto

Resumem

Introducción: La creación de Bibliotecas cristianas en las parroquias es una estrategia poderosa de incentivo al estudio bíblico, ya que posee, en especial, libros de espiritualidad cristiana que pueden colaborar para aumentar cada vez más los conocimientos de los feligreses sobre la iglesia y hacer más sólida su fe.

Objetivo: Relatar el proceso de creación de la Biblioteca de la Parroquia Nossa Senhora Auxiliadora de la ciudad de Londrina, Paraná, así como la implantación del Personal Home Library – PHL82, que es una aplicación Web principalmente desarrollada para administración de acervos y servicios de bibliotecas y centros de informaciones.

Metodología: Fueron seguidos todos los pasos, sugeridos en la literatura, para implantación y organización de una biblioteca, desde la selección de los documentos que formarían el acervo, constituido básicamente por libros y películas en DVDs donados por el párroco, la definición de los instrumentos de trabajo, la elección del aplicativo, etc.

Resultados: Se pudo contar con la colaboración de varios feligreses, voluntarios, entre ellos algunos bibliotecarios que se ofrecieron para trabajar en la institución de una Biblioteca en la Parroquia Nossa Senhora Auxiliadora.

(12)

Palabras clave: Londrina - Parroquia Nossa Senhora Auxiliadora. Biblioteca Parroquial – Informatización. Biblioteca Parroquial - PHL - Personal Home Library.

Imagem

Figura 1: Inícios dos trabalhos: seleção do material.
Figura 2: Material selecionado para iniciar o acervo.
Figura 3: Tela para o download do software.
Figura 4: Interface inicial do software PHL depois de instalado.
+2

Referências

Documentos relacionados

-José Gomes da Silva, r/ Esposa, Filha e Familia.. -António Vieira Guerra, r/ Esposa, Filho, Nora

Havia uma frase constante nos lábios do Padre Capote para transmitir entusiasmo e força: &#34;Nós conseguimos o nosso objetivo por meio da união em oração e

-Alda Campos Rebimbas, r/ Marido, Filhos, Netos Infância da Conceição Mendes e Carlos de Oiveira Matos, r/ Filha Diolinda e Genro.. -Rosa da Conceição Figueiredo Martins Dias,

-Maria da Conceição Tavares Oliveira, r/ Esposo, Filhas, Genros e Netos.. -Francisco Oliveira, r/ Esposa, Filhas, Genros

-Manuel Joaquim Lopes e Familiares Falecidos, r/ Esposa, Filhos, Nora e Netos.. -Maria Casalinho, r/ Esposo, Filhos

O livro in- clui documentos diversos, tais como: licenças para celebração de missas, provisões, portarias, comunicações de falecimento do clero, autorizações para

Termo de abertura: “Há-de servir este livro para nele lançarem as sessões das deliberações da Junta de Paróquia desta freguesia de Nossa Senhora da Caridade e como assim

Rebimbas, r/ Marido, Filhos e Netos -Francelina Calcado, r/ Francisco Rebimbas e Familia 7:30PM: -Tony Caetano, r/ Amigos do Clube.. -Maria Esmeralda Farinhas, r/ Marido,