• Nenhum resultado encontrado

Paraíso. Nos passos. da educação. em foco. Edição VI Ano II Dezembro de 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Paraíso. Nos passos. da educação. em foco. Edição VI Ano II Dezembro de 2012"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Nos passos

da educação

Edição VI | Ano II | Dezembro de 2012

Paraíso

(2)

Este boletim faz parte do projeto CDC Comunica, realizado pelo Instituto Camargo Corrêa em parceria com a Oficina de Imagens.

Instituto Camargo Corrêa

Diretor Executivo: Francisco de Assis Azevedo Coordenadora de Comunicação: Clarissa Kowalski Contato: instituto@institutocamargocorrea.org.br

Comitê de Desenvolvimento Comunitário de Santana do Paraíso

Centro de Arte e Inclusão Social, Coletivo Jovem Buteco do Portuga, Conselho Municipal dos Direitos

expediente

editorial

primeiras letras

O boletim Paraíso em Foco encerra o ano falando de muitos projetos importantes desenvolvidos pelo Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC). O primeiro deles envolve adolescentes e jovens no projeto Fórum Jovem (p. 3). O objetivo é que meninos e meninas aju dem no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos de Santana do Paraíso.

O projeto Escola da Gestante continua a orientar 40 mulheres grávidas durante o pré-natal, o pós-parto e os cuidados com o bebê (p. 4).

É claro que a educação também não

poderia faltar. Um projeto de incentivo à leitura chegou às escolas do município e crianças tem trabalhado com diversos gêneros textuais no porjeto Ler: Prazer e Saber.

O Grupo de Ação Ideal Voluntário (Gaiv) da InterCement comprometeu-se com o Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação e já tem ações planejadas para 2013 (p. 6 e 7).

Boas festas!

da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, creches, Instituto Lumar, InterCement, Pastoral da Criança, Polícia Civil.

Contato: paraisoemfoco@gmail.com

Oficina de Imagens

Diretor Institucional: Adriano Guerra.

Edição: Filipe Motta, Felipe Borges e Gabriella Hauber. Site: www.oficinadeimagens.org.br

Projeto Gráfico: Ronei Sampaio

Diagramação: Felipe Borges e Gabriella Hauber Fotos capa: Arquivo ICC

Impressão: Gráfica Formato | Tiragem: 1.200 exemplares

Reprodução do jornal A voz dos alunos, dos alunos da Escola

Municipal Mª Ivone Damasceno. A escola participa do projeto Jornal Escolar Primeiras Letras, coordenado pela ONG Comunicação e Cultura e integrante do programa Escola Ideal.

(3)

PROTAGONISMO

O projeto Fórum Jovem surgiu da necessidade de fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos (SGD) de Santana do Paraíso e tem como foco a formação do jovem como protagonista deste fortalecimento. Cerca de 20 jovens do município participam de formações para atuarem como defensores dos direitos da criança e do adolescente por meio da metodologia Teatro Fórum.

O projeto teve duração de cinco meses - início em agosto e se encerrará em dezembro de 2012. O Fórum Jovem é um projeto

experimental e ocorre em parceria com Centro de Assistência Social e Educacional João Matias de Oliveira e Célia (Cejoc), Coletivo Buteco do

Portuga e Instituto Lumar.

A ideia é que, ao final do projeto, os jovens sejam capazes de articular conceitos referentes aos direitos da criança e do adolescente,

conheçam melhor os serviços de proteção local, entendam seu funcionamento e sejam capazes de orientar outras crianças e adolescentes sobre o conhecimento adquirido, fomentando a discussão sobre o assunto.

O jovem como protagonista

O protagonismo juvenil significa o jovem como ator principal na discussão e resolução de problemas relativos ao bem comum, da comunidade, sendo ele a fonte de iniciativa.

Santana do Paraíso inicia projeto de protagonismo com

20 jovens do município

Participantes do Fórum Jovem atuarão como defensores dos direitos de crianças e

adolescentes

Por Criziane Meireles, assistente social

Cerca de 20 jovens participam de formações para atuarem como defensores dos direitos de crianças e adolescentes

Fo to s: A rqui vo F ór um Jov em

(4)

w

Projeto Escola da Gestante orienta 40 mulheres no

município de Santana do Paraíso

Objetivo é capacitar e sensibilizar profissionais da saúde a desenvolverem ações de

promoção da saúde da gestante

Por Juana Maria de Miranda, Diretora de Departamento da Vigilância em Saúde

ESCOLA DA GESTANTE

O projeto Escola da Gestante é uma experiência implantada em municípios em que o Grupo Camargo Corrêa atua. Funcionando desde 2010 no município, o projeto tem feito a diferença no pré-natal das mulheres de Santana do Paraíso. Por isso, está sendo implantado o Escola da Gestante II, na Equipe Saúde da Família (ESF) Centro.

O Projeto Escola da Gestante II será implantado na ESF Centro porque esta é a unidade que possui a segunda maior população gestacional de Santana do Paraíso. De acordo com o Sistema de Informação Pré-Natal, a unidade atende

atualmente 40 gestantes. Este projeto encontra-se na faencontra-se inicial, com a preparação da infraestrutura para atender às gestantes, capacitação de profissionais da rede e, simultaneamente, o acompanhamento das

gestantes no projeto. O objetivo é capacitar e sensibilizar os profissionais da Equipe de Saúde da Família do bairro Centro e da rede municipal para desenvolverem ações de prevenção de agravos e promoção da saúde das gestantes.

Já com o grupo de gestantes a finalidade é acompanhá-las durante nove meses trazendo

informações sobre o período gestacional, o pós-parto os cuidados com o bebê e direitos e deveres das mães. Enfim, uma abordagem sistematizada para a mulher grávida, por meio de bate-papos e orientações.

A escola da gestante conta com uma equipe

multiprofissional, com médico, enfermeiro, dentistas, agentes de saúde, psicólogo, dentre outros convidados para falar de temas específicos desse período, com intuito de esclarecer dúvidas .

A expectativa é que

futuramente o projeto chegue em todas as unidades do município. Fo to : A rq uiv o E sc ola d a g es ta nt e

(5)

w

ESCOLA DA GESTANTE

Escolas municipais de Santana do Paraíso começam a

fazer parte do projeto Ler: Prazer e Saber

Alunos trabalham com diversos gêneros textuais para aprenderem mais a gramática

e redação

Por Celeste Portes, da Secretaria de Educação

O Ler: Prazer e Saber é um projeto de motivação para a leitura que propõe um contato

prazeroso de crianças, jovens e adultos com diferentes gêneros textuais, buscando provocar o gosto e formar leitores. Ele é realizado pela Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) dentro do programa Escola Ideal.

No dia 27 de outubro, a Escola Municipal Idalino Amâncio dos Santos realizou a culminância do projeto com uma mostra literária. Professores e alunos montaram tendas no pátio da escola, expuseram seus trabalhos e produções para toda a comunidade prestigiar.

Os professores trabalharam nos meses de agosto e setembro com lendas, parlendas, poesias, fotonovelas, frases de pára-choques de caminhão, músicas, cartas e bilhetes - todos voltados para os personagens de contos de fada.

A professora Silvane Oliveira Dias, do 2º ano, trabalhou a leitura, a oralidade e a produção escrita. Foram realizadas atividades interdisciplinares, trabalhando o momento eleitoral por meio das lendas, com os personagens representando candidatos. Os alunos tinham que analisar a melhor proposta de governo e votar, no dia da culminância, com a identidade em mãos.

Com objetivo de despertar o prazer de ler, a professora Rosania Rioga trabalhou com gêneros textuais. Os alunos construíram um livro com cartas, bilhetes, cartão postal, cobrança, currículo, pedido de emprego com os personagens dos contos de fada. Durante a produção, foram

trabalhadas a ortografia, a pontuação e a reescrita. No decorrer do projeto, na aula de história, nasceu a ideia de escreverem uma fotonovela com assuntos do dia-a-dia. A turma escolheu a

Alunos da Escola Municipal Idalino Amâncio dos Santos expuseram seus trabalhos em uma mostra na escola

EDUCAÇÃO

Fo to : C ele ste P or te s

(6)

Educação

Gaiv Juntos por um Futuro Melhor adere ao Plano de

Mobilização Social pela Educação do MEC

Cronograma de ações é montado para incentivar os pais a acompanharem a vida

escolar dos filhos

Por Dafinne Casse de carvalho, da InterCement

Em agosto de 2012, o Grupo de Ação Ideal Voluntário (Gaiv) Juntos por um Futuro Melhor abraçou o Plano de Mobilização Social pela Educação, do Ministério da Educação (MEC). O Plano, lançado em 2008, é uma orientação e um incentivo às lideranças sociais para a realização de ações pautadas pelo diálogo com os públicos de interesse sobre a importância dos pais acompanharem a vida escolar dos filhos.

De acordo com o MEC, a mobilização social é um chamado à sociedade para o trabalho de mobilização das famílias e comunidades pela melhoria da qualidade da educação e garantia do direito de aprender a todos os brasileiros.

O Gaiv são equipes formadas por profssionais da InterCement, pessoas da comunicade ou de empresas interessados em atuar como voluntários na implementação de ações sociais.

O primeiro encontro do Gaiv para a discussão do Plano contou com a presença da

mobilizadora de Belo Oriente/Periquito, Ana Maria Amorim. Na ocasião, foram definidas algumas ações de mobilização. A primeira delas foi a inclusão de uma frase motivadora no holerite dos funcionários da fábrica de Santana do Paraíso, incentivando os pais a acompanharem a vida escolar de seus filhos.

Em setembro, o Gaiv teve um encontro com o MEC para discutir outras ações. Estiveram presentes membros do Instituto Camargo Corrêa e Gaiv, psicóloga escolar, conselho tutelar, assistente social, membros do Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC), membro do CRAS de Santana do Paraíso e secretário de Educação, professores, membros do comitê de Belo Oriente/ Periquito. Desde então, foi montado um cronograma de ações para o final do ano.

As ações que foram definidas para o final de 2012 são: inserir a frase no contracheque das

Gaiv discute ações para implentar o Plano de Mobilização Social pela Educação Fo

to : M ar ia L ui za d e A ra uj o

(7)

empresas terceirizadas da InterCement, incentivar e motivar os pais pela emissora de rádio e ônibus e firmar parceria com o programa Escola Ideal. Em 2013, a ideia é trabalhar nas escolas de Santana do Paraíso.

Mobilização

O foco da mobilização são as famílias e a comunidade escolar, como pais, mães e responsáveis por alunos das escolas públicas da educação básica, conselhos escolares, diretores, professores, coordenadores e demais profissionais da escola.

O programa tem como objetivo a educação como valor social. Uma das grandes tarefas da democracia é fazer da educação um bem público. Somente quando a educação for oferecida com a mesma qualidade em qualquer escola do País, será possível dizer que nessa sociedade existe educação pública.

O Plano de Mobilização Social pela Educação

O Plano do MEC consiste no diálogo com o público sobre a importância da educação e na promoção de atividades que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil. Tais atividades sugeridas pelo Plano são norteadas por diretrizes que correspondem às boas práticas encontradas em escolas onde os alunos têm alcançado bons índices nas avaliações do MEC.

Educação

Fo to : M ar ia L ui za d e A ra uj o Fo to : M ar ia L uiz a d e A ra ujo

(8)

realização:

Fique ligado

Crimes virtuais

De 2006 a 2012, 40,5% das denúncias de crime pela internet estão relacionados à pornografia infantil. Os dados são da organização Safernet, que devido aos altos índices de violação de direitos pelo espaço virtual, acaba de lançar a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. A página, única na América Latina e Caribe, recebe

denúncias contra pornografia infantil ou pedofilia, racismo, neonazismo, intolerância religiosa, apologia e incitação a crimes contra a vida, homofobia e maus tratos contra os animais.

Para denunciar, basta acessar o portal Safernet, clicar em “Denunciar crimes na web” e enviar o link do site suspeito.

Queda de crianças

Um estudo da ONG Criança Segura revelou que a queda é a principal causa de internações por lesão acidental de crianças e adolescentes com até 14 anos. Foram 62.766 apenas em 2010. Quase metade deste número, foram identificados como queda sem especificação, o que aponta uma deficiência no momento de notificar o acidente. As quedas mais especificadas são quedas de escadas ou degraus, árvores, de leitos, cadeiras e outras mobílias.

No dia 8 de novembro, a presidente Dilma Rousseff, ministros, secretários estaduais e municipais e

representantes de movimentos e entidades educacionais participaram do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização. O pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Todos os estados e os 5.270 municípios já aderiram ao Pacto, que tem quatro eixos principais: formação dos professores alfabetizadores, com bolsas para os docentes; fornecimento de materiais pedagógicos; avaliação contínua, que começa em 2013; gestão e mobilização e, por fim, reconhecimento e premiação das escolas com melhores resultados. Segundo o governo federal, serão R$ 500 milhões distribuídos em prêmios.

MEC lança Pacto Nacional pela

Alfabetização na Idade certa

parceria:

Fo

to:

S

Referências

Documentos relacionados

(ii) duas ra´ızes simples e uma raiz dupla; isto ´e, de multiplicidade 2.. Finalmente, aos pontos dos arcos da curva ∆ = 0 que partem do ponto de auto-interse¸c˜ao correspondem

To avoid the sudden loss of material properties and mesh dependency, the continuum damage models combining strength of materials and fracture mechanics concepts are an

Prefeitura do Rio inicia obras de corredor exclusivo na Avenida Brasil POLÍTICA Governo já planeja transposição de mais água para São Paulo POLÍTICA Aplicativo oferece facilidade

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

mais generalistas. Constatei que, sendo a Medicina Geral e Familiar o pilar da prestação de cuidados primários de saúde, engloba uma enorme abrangência de abordagens, que vão desde

representações para a mulher manifestadas pela linguagem em crônicas dessa autora, pois se encontrou uma forma de verificar também se Martha Medeiros investe em assuntos referentes

Quando questionei sobre o espaço destinado a essas crianças, se é suficiente para a exploração do ambiente interno de sala de aula, sem hesitar, senhor secretário

Avaliou-se o comportamento do trigo em sistema de plantio direto em sucessão com soja ou milho e trigo, sobre a eficiência de aproveitamento de quatro fontes