• Nenhum resultado encontrado

WEB DESIGN LAYOUT DE PÁGINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "WEB DESIGN LAYOUT DE PÁGINA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

José Manuel Russo

Escola Secundária Padre Alberto Neto

Parte 3

(2)

Introdução

A Cor é um factor importante em qualquer Web Site – não só reforça a identificação de uma Empresa como o ambiente psicológico pretendido (calma, acção, classe, modernidade, criatividade, etc.) – constituindo o meio de cativar o internauta, um potencial cliente, a voltar a consultar as suas páginas. Por outro lado, uma boa selecção de cores contribui para a funcionalidade das páginas, melhorando a leitura dos seus conteúdos e o sistema de navegação.

A Teoria da Cor

A cor exibida num Monitor (ou numa Televisão) baseia-se na mistura de 3 cores básicas (Cores Primárias), obtendo-se um quase infinito número de cores que reproduzem com grande fidelidade o mundo real.

Este processo assenta na Teoria Aditiva da Cor, em que o Vermelho (Red), o Verde (Green) e o Azul (Blue) são as Cores Primárias – por isso se denomina a este modelo RGB – e é nele que as imagens para a Web são concebidas (ao contrário do modelo CMYK – Cyan, Magenta, Yellow e Black – que se destina a trabalhos de impressão).

Profundidade de Cor

Na Informática o modelo RGB está condicionado pela linguagem e sistema de programação, pelo que a quantidade de cores reproduzidas obedece a regras – denominada

Profundidade Cor (Bit Depth):

1 Imagem de 24 bits

Resultante da linguagem binária (bit), utilizada pelos com-putadores, podem-se obter 16,7 milhões de cores – 8 bits por canal (RGB) dá um total de 8x3=24 bits, perfazendo 2 24=16,7 milhões.

Qualquer imagem fotográfica ou mesmo realizada directa-mente em computador, quando é rica cromaticadirecta-mente terá uma profundidade de cor de 24 bits.

2 Imagem de 8 bits

Em Imagens que possuam poucas cores pode-se reduzir para os 8 bits (ganhando-se ficheiros mais pequenos) – 2

8= 256. Algumas fotos suportam esta profundidade de cor,

mas outras ganham um aspecto “solarizado”, como no exemplo ao lado (na Parte 5 veremos alguns truques).

3 Imagem de 8 bits (monocromático)

Em Fotografias a Preto e Branco, os mesmos 8 bits darão uma paleta de 256 tons de cinzento (incluindo o branco e o preto), suficientes para reproduzir a imagem com rigor – denomina-se a este modo Grayscale (Tons de Cinza).

(3)

4 Image de 1 bit

As imagens a Preto e Branco, provenientes de desenhos a tinta da china, podem ser convertidos para 1 bit (Black & White), o que dá duas cores. Não se utiliza muito na Internet por se observar em demasia o efeito de escada (estas ima-gens são normalmente digitalizadas em resoluções maio-res para atenuar esse efeito).

Web Safe Colors

Muitos Web Designers projectam um Site sem atender a limitações ao número de cores, no entanto, uma vez mais considerando o público alvo, há que considerar os sistemas que apenas conseguem exibir 256 cores. É devido a este problema que surge o conceito de Cores Seguras para a Web (Web Safe ou Browse Safe Colors) – é uma paleta composta por apenas 216 cores porque o sistema operativo, Windows ou Mac, reservam 40 cores (256-40=216).

Se o Layout se basear neste sistema de cores, o Designer terá a garantia de uma reprodução correcta do Site (em ambiente Windows ou Mac) – apenas ficará dependente da qualidade e afinação do Monitor.

Como Identificar uma Cor

Para desenvolver o projecto Web é necessário identificar a referência de cada uma delas, para a utilizar no tratamento ou criação de imagens e na paginação html:

1 Identificação RGB

Cada Canal de Cor vai do valor 0 a 255 e indicam-se os três valores de cada canal pela ordem RGB (que nas Web Safe Colors usam-se apenas os múltiplos de 51).

2 Identificação Hexadecimal

Em programação, como em HTML, utiliza-se a linguagem Hexadecimal – nas Web Safe

Colors usam-se apenas os múltiplos de 3 (0 - 3 - 6 - 9 - C - F) e compõe-se de 6 números

(sendo os 2 primeiros relativos ao canal R, os 2 do meio ao G e os 2 últimos ao B).

3 Identificação HSL

Alguns Programas permitem identificar a Tonalidade (Hue), a Saturação (Saturation) e a Luminância (Lightness) – cada Tonalidade é identificada de 0 a 359 e os outros dois valores em percentagem de 0 a 100%. Neste caso poderão haver excepções nos valores.

Exemplos: RGB HEX HSL Cor

000.000.000 000000 160.000.000 Preto 051.152.255 3399FF 140.240.144 Dodger Blue 256.256.256 FFFFFF 160.000.240 Branco

(4)

Layout de Página – Cor

Seja qual for o sistema de Cor que se utilize, no estudo das Cores a aplicar a uma página Web deve-se ter em consideração um conjunto mínimo de 5/6 cores, destinadas a aplicar 1 ou 2 ao Fundo (Background), ao Texto e 3 aos Links – Link (Hiperligação), V(isited)Link e A(ctive)Link – como se exemplifica neste extrato da obra Coloring Webgraphics 2, de Lynda Weinman e Bruce Heavin, edição New Riders, 1977.

De facto, para quem não especialista na cor, a consulta de obras sobre a matéria ou a análise das cores aplicadas num site que nos agrade é um ponto de partida para conseguir um conjunto de cores harmoniosas. No entanto, existem algumas regras básicas sobre combinação de cores:

Cromatismo – utilização de uma cor (matiz) e variações em luminosidade (claro escuro); texto claro destaca-se em fundo escuro, e vice-versa;

Tons Próximos – as cores próxima do círculo cromático são harmoniosas;

Complementares – a um conjunto de tons próximos a cor Complemen-tar (oposta no círculo cromático) destaca-se;

Cores Primárias – as cores Primárias (Vermelho, Verde e Azul ou Magenta, Cyan e Amarelo) apresentam bom contraste entre si;

Quente-Frio – às cores Quentes (Vermelho, Laranja e Amarelo) opõem-se as cores Frias (Verde, Azul e Violeta).

(5)

Trabalhar com Web Safe Colors no Corel PhotoPaint

Para utilizar as Cores Seguras no Photo Paint será necessário tornar a Paleta respectiva disponível: • Execute o Corel PhotoPaint e inicie um novo desenho (New);

• Seleccione o menu Window →→→→→ Color Palettes →→→→→ Web-Safe Colors ;

• Na área de desenho surge a Barra com as cores, que poderá arrumar ao lado da outra barra de cores;

• Seleccione a Foreground ou Background Color conforme pretender – se tiver dúvidas sobre a cor correcta, pare o cursor do rato sobre uma cor semelhante para surgir a informação dessa cor (as cores estão disponíveis pela ordem do código).

Trabalhar com Web Safe Colors no Front Page

O Front Page disponibiliza à partida um conjunto de 16 Cores Web Safe. Para definir outras cores para o projecto de Web/Site terá de as personalizar:

• Execute o Front Page; (não é necessário abrir uma Web)

• Clique no triângulo do botão Cor de Texto (Text Color) ou Realçar (Highlight);

• Seleccione a opção Mais Cores... (More Colors...) na área que surge abaixo do botão; • Na janela Mais Cores seleccione uma cor – repare que em Valor (Value) tem a indicação

do código Hexadecimal);

• Clique no botão Personalizar (Custom) e na janela Cor

(Color) verifique o valor RGB (se for só esse valor que pos-sui);

• Clique no botão Adicionar às Cores Personalizadas (Add to Custom Colors) – aparecerá do lado esquerdo a cor adi-cionada; repita este processo para outras cores, seleccio-nando previamente um quadrado vazio.

(6)

De regresso à página, verificará que nas cores de Texto (ou Highlight) estarão disponíveis as cores personalizadas e as utilizadas na página.

Nota: as cores personalizadas apenas aparecerão no Computador

em que fez esta operação (não acompanham o documento). Para poder acompanhar esse conjunto de cores com a página, terá de as aplicar a texto (provisório) ou a outras formas.

Exercícios

Parte 1

Com base nas leituras anteriores, elabore um Estudo de cores a utilizar no projecto da sua página Modelo, tendo em, consideração não só a componente estética mas, sobretudo, a componente funcional – a fácil leitura do texto.

Escolha pelos menos 5 ou 6 cores a aplicar ao Fundo, Texto e Links, faça a sua identificação no PhotoPaint ou no Front Page e escreva os valores RGB e/ou HEX num documento de Word, podendo acrescentar uma amostra de cada cor (desenhando um rectângulo e aplicar a respectiva cor), como aqui se exemplifica.

Poderá guardar este ficheiro com o nome Estudo de Cor WD.doc .

Nota: existem dois Sites (para além de muitos outros relacionados com o tema) onde pode de uma forma

simples realizar estes estudos:

http://www.visibone.com/colorlab →→→ permite escolher um conjunto de cores on-line e→→ observar a sua funcionalidade;

http://www.colormix.com →→→→→ possui um programa para download, instalar no computa-dor e seleccionar cores para texto, links e fundo e visualizar uma amostra de aplicação.

Parte 2

Aplique o modelo de cor estudado na Parte 1 na sua página HTML:

• Execute o Front Page e abra a Web/Site que está a desenvolver (o FP2003 abre-a auto-maticamente);

• Abra a página modelo_wd.htm criada;

• Adicione, uma a uma, ao grupo de Cores Personalizadas (Custom Colors) as 5/6 cores escolhidas; (esta parte é opcional, se não pre-tender posteriormente procurá-las)

• Aplique ao Fundo (Background) a cor escolhida para esse fim: – Seleccione o menu Formatar →→→→→ Fundo (Format →→→→→ Background)

ou clique com o botão direito do rato na página de trabalho e seleccione a opção Propriedades de Página (Page Properties);

– Na área Cores, clique no campo Fundo (Background) e seleccio-ne a cor disponível para o fundo da página;

(7)

• Aplique às Hiperligações (Links) as cores respectivas:

– Seleccione o menu Ficheiro →→→→ Propriedades→ (File →→→→→ Properties) ou clique com o botão direito do rato na página de trabalho e seleccione a opção Propriedades de Página (Page Properties);

– Na Janela Propriedade de Página (Page Properties) seleccione o separador Fundo

(Background) ou Formatação (Formatting) na versão 2003; seleccione nos campos

Hiperligação (Hyperlink), Hiperligação Visitada (Visited Hyperlink) e Hiperligação Activa (Active Hyperlink) as cores respectivas;

• Para finalizar o trabalho, aplique ao campo Texto (Text) a cor respectiva; • Guarde a página com o nome modelo_cor_wd.htm.

Referências

Documentos relacionados

Neste presente estudo foi aplicado um questionário sobre a aceitação de um dos seus detergentes comparado a dois concorrentes utilizando a escala ideal , além

Porém, o que se tem verificado, em geral, é que são as próprias pessoas ou Organizações Não Governamentais que promovem mutirões de limpezas pontuais (PEDRINI, 2012),

No entanto, expressões de identidade não são banidas da linguagem com sentido apenas porque a identidade não é uma relação objetiva, mas porque enunciados de identi- dade

Resumidamente a forma de comercialização dos apartamentos FLAT e operação de locação dos apartamentos do HOTEL para uma bandeira hoteleira proposta a seguir objetiva a

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

a) Informações da razão social, endereço e CNPJ do fornecedor. b) Pessoa para contato do fornecedor, telefone e endereço eletrônico. c) Planilha de Especificação Técnica (PET)

Pré-leitura Leitura funcional Compreensão/Expressão oral Leitura Leitura analítica Funcionamento da língua Pós-leitura Escrita Compreensão/Expressão oral Leitura funcional

A concentração de arsenato no rio Campumpema é a menor encontrada entre os três pontos de coleta em todos os períodos, concordando assim com a expectativa inicial de que este