• Nenhum resultado encontrado

Perguntas freqüentes Projeto Serviços e Cidadania

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perguntas freqüentes Projeto Serviços e Cidadania"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Perguntas freqüentes Projeto Serviços e Cidadania

1. Sobre o Projeto

1.1. O que é o Projeto Serviços e Cidadania?

É um canal de serviços gratuitos que oferece apoio nas áreas de gestão, jurídica e comunicação para entidades sociais sem fins lucrativos que atuam no Paraná. Além da possibilidade de solicitar serviços, as entidades sociais terão acesso aos Classificados, espaço no qual poderão anunciar ofertas de permutas, solicitações de recursos materiais e disponibilidade de itens para doação. O site também oferece conteúdos voltados ao aperfeiçoamento das organizações e profissionais que atuam no terceiro setor, bem como informações sobre eventos e editais (patrocínios e prêmios).

1.2. Qual é o objetivo do Projeto?

O objetivo é contribuir para a promoção da sustentabilidade, profissionalização e atuação estratégica das organizações do terceiro setor, ao mesmo tempo em que dissemina a cultura de responsabilidade social entre o empresariado paranaense.

1.3. Quem presta os serviços?

Os serviços disponibilizados no canal são ofertados por instituições de ensino superior, empresas, entidades de classe e profissionais liberais que, por meio de parcerias formalizadas com o Instituto RPC, doam voluntariamente horas-atividade para atender às demandas das organizações sociais.

1.4. Quais são os serviços ofertados pelo Projeto?

Alguns dos serviços ofertados são: planejamento estratégico, apoio jurídico, apoio contábil-financeiro, gestão de pessoas, gestão de voluntários, elaboração de Projetos, metodologias de avaliação e monitoramento, planejamento de comunicação, criação de site institucional, campanha de divulgação, identidade visual, traduções.

1.5. Qual a abrangência do projeto?

É regional, visando atingir e beneficiar as entidades do Estado do Paraná.

2. Entidades sociais

2.1. Há requisitos para a participação de uma entidade no Projeto?

Estão habilitadas e terão acesso aos serviços oferecidos as organizações não-governamentais, assim consideradas as pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujos objetivos sejam voltados à prestação de serviços de interesse público ou à

(2)

defesa e promoção de direitos. As entidades deverão obedecer ao princípio da universalidade do atendimento, sendo vedada a participação de entidades que:

 Dirijam suas atividades exclusiva ou preferencialmente a seus associados ou a categoria profissional.

 Promovam atividades político-partidárias.

 Cobrem pelos serviços desenvolvidos em sua atividade-fim.  Descumpram os seus objetivos estatutários.

 Sejam vinculadas ou mantidas por empresas privadas.

 Sejam de iniciativa dos Poderes Executivo e Legislativo municipal, estadual ou federal.

 Tenham sido criadas ou sejam vinculadas a determinado setor econômico, entidade de classe ou associativa.

 Sejam vinculadas ou mantidas por empresas, fundações ou entidades internacionais.  Tenham sido denunciadas por irregularidades ou malversação de recursos a órgãos

públicos de fiscalização e controle ou pela imprensa.

2.2. Minha ONG ainda não tem CNPJ. É possível participar?

As iniciativas e movimentos sociais não dotados de personalidade jurídica terão acesso apenas aos serviços de orientação relativos à sua institucionalização.

2.3. Como é o procedimento para a inscrição das entidades no Projeto?

As entidades que se enquadrarem nos pré-requisitos deverão preencher inicial e integralmente o cadastro prévio disponibilizado no sítio eletrônico do Projeto. O preenchimento dará acesso aos conteúdos do site.

2.4. O que fazer para solicitar um serviço?

Para poder solicitar um serviço, será necessário responder ao cadastro avançado, que inclui informações sobre o estágio de desenvolvimento de gestão em que a organização se encontra. O representante legal da organização deve também imprimir e assinar o termo de adesão que aparecerá ao final do cadastro e enviá-lo junto com os documentos legais (estatuto, ata da assembléia que elegeu a atual diretoria, CNPJ e certificações) para a sede do Instituto RPC, para a validação dos mesmos.

2.5. Como solicitar um serviço?

Para efetuar a solicitação de um serviço, acesse a página de solicitação de serviços e clique na opção “solicitar serviços”. Verifique se a descrição do serviço oferecido atende às necessidades da sua organização e faça o seu pedido. Depois que o Instituto RPC receber a sua solicitação e tiver validado a documentação, será verificado se há um parceiro disponível para atendê-la.

(3)

Cada instituição poderá solicitar até dois atendimentos no período de um ano, não simultâneos e em áreas diferentes (gestão ou comunicação). Somente 120 dias depois que um serviço estiver concluído é que será possível à entidade solicitar outro. A equipe do Instituto RPC fará todo o acompanhamento das solicitações das entidades e as ofertas dos parceiros voluntários, desde o cadastramento no sistema on-line até a avaliação dos serviços prestados.

2.7. Solicitado o serviço, poderei escolher com qual dos fornecedores minha entidade quer trabalhar?

Não. O Instituto RPC, gestor do Projeto Serviços e Cidadania, encaminhará aos parceiros voluntários o pedido da entidade solicitante, sendo vedada à entidade a possibilidade de escolha do fornecedor do serviço solicitado.

2.8. Há alguma contrapartida com a qual minha entidade deve se comprometer?

Sim. Para ser atendida em outras solicitações de serviços, a entidade beneficiada deve preencher e enviar relatório de avaliação de todos os serviços previamente prestados. Além disso, até o final do segundo ano de participação no programa (24 meses a partir da primeira inscrição), será condição para renovação do cadastro e permanência da entidade no Projeto, a comprovação em pelo menos um dos seguintes requisitos:

 Estar inscrita no Conselho Municipal ou Estadual de Assistência Social.

 Integrar o cadastro nacional de entidades e organizações de assistência social.  Estar cadastrada no Conselho Municipal ou Estadual dos Direitos da Criança e do

Adolescente, dos Direitos da Pessoa Idosa ou da Pessoa Portadora de Deficiência.  Deter título de utilidade pública municipal, estadual ou federal.

 Deter certificação de entidade beneficente, de acordo com a Lei 12.101/09 (Certificação das entidades beneficentes de assistência social).

 Deter o título de OSCIP, outorgado pelo Ministério da Justiça.

2.9. As entidades cadastradas podem participar dos outros projetos do Instituto?

Sim. Uma vez cadastrada no Projeto Serviços e Cidadania, as entidades passam a ser consideradas parceiras do Instituto RPC. Isso significa, por exemplo, a possibilidade de veicular uma campanha de comunicação no projeto de Mídia Social, desde que esta seja aprovada pelo comitê interno da RPC que avalia as peças publicitárias.

2.10. Qual é o tempo de vigência do cadastro no Projeto?

A vigência do cadastro da entidade no Projeto Serviços e Cidadania é de 2 (dois) anos. Havendo interesse, o mesmo pode ser renovado.

2.11. Como funcionam os Classificados?

Basta acessar a página e publicar os anúncios. Não há um número limite de anúncios que cada entidade pode solicitar.

(4)

2.12. É possível alterar informações no cadastro avançado?

Sim, desde que o motivo da alteração seja previamente comunicado à equipe do Instituto RPC. Depois, é só acessar o cadastro e efetuar as mudanças necessárias.

3. Empresas e Instituições Parceiras

3.1. O que é preciso fazer para tornar-se parceiro voluntário do Projeto Serviços e Cidadania?

As empresas e instituições voluntárias devem efetuar o cadastro no site, no qual descrevem os serviços que irão ofertar para atendimento das solicitações das entidades sociais.

3.2. Há alguma contrapartida com a qual eu, minha empresa ou instituição precisamos nos comprometer?

Sim. É preciso oferecer pelo menos dois serviços a cada período de doze meses, se pessoa jurídica; e pelo menos um serviço, a cada período de doze meses, se pessoa física. Além disso, o parceiro deve se comprometer a manter atualizados seus dados cadastrais junto ao Instituto, garantir a veracidade das informações prestadas, divulgar a proposta e as oportunidades oferecidas pelo Projeto Serviços e Cidadania para seus associados e colaboradores e, ainda, preencher e encaminhar, por meio eletrônico disponível na área restrita do site, a avaliação dos serviços prestados à entidade beneficiada. Finalmente, a empresa ou instituição parceira precisa também comprometer-se a autorizar o Instituto RPC a divulgar sua logomarca no site do projeto, em eventos e demais ações relacionadas.

3.3. Posso recusar alguma demanda?

Sim. O Instituto RPC, gestor do Projeto, encaminhará as demandas das entidades. A análise e o aceite (ou recusa) cabem ao parceiro voluntário.

3.4. Ao comprometer-se com uma demanda, o que é necessário fazer a seguir?

É preciso criar um plano de trabalho específico, considerando as características e objetivos da entidade solicitante, e zelar pelo seu cumprimento dentro de critérios de prazo e qualidade. Além disso, é necessário também indicar se a troca de informações e contatos com a entidade social beneficiada se dará de forma direta ou com a intermediação por parte do gestor do Projeto. De qualquer maneira, é importante manter o gestor informado sobre o desenvolvimento do plano de trabalho, as dificuldades e as necessidades enfrentadas ao longo do processo.

3.5. De quem é a responsabilidade pelos serviços prestados?

Ao comprometer-se com uma demanda, o parceiro voluntário assume a responsabilidade exclusiva pelos serviços prestados. Para parcerias firmadas por instituições de ensino superior, os professores responsáveis por cada área de conhecimento (curso) envolvido

(5)

assumem a responsabilidade de orientar e coordenar os serviços prestados pelos alunos. Já o serviço prestado por profissional parceiro deve ser precedido da assinatura do Termo de

Serviço Voluntário, a ser celebrado entre a entidade cadastrada e a pessoa prestadora do

serviço, nos termos da Lei federal nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, sem qualquer interferência e/ou responsabilidade do Projeto Serviços e Cidadania.

3.6. O Instituto RPC oferece alguma contrapartida?

A contrapartida do IRPC oferecida aos parceiros contempla a divulgação da logomarca deste parceiro no site do projeto, com link para o site do parceiro, além de notícias e informações relativas ao terceiro setor, sustentabilidade e ações de responsabilidade social praticadas pelo parceiro.

4. Questões gerais

4.1. Como o gestor do Projeto utilizará as informações dos parceiros e entidades?

As informações pessoais, individuais e institucionais, não serão comercializadas ou fornecidas a terceiros, salvo em estrito cumprimento de ordens judiciais. No entanto, estas informações poderão ser utilizadas para gerar dados estatísticos gerais, com finalidade informativa. Informações geográficas, demográficas, preferências pessoais e de perfil de uso dos usuários do Projeto poderão ser fornecidas a parceiros, patrocinadores ou outras empresas externas, sem que sejam revelados nomes ou outros dados de navegação.

4.2. E se não houver acordo entre a entidade e o parceiro voluntário acerca do Plano de Trabalho?

Nesta hipótese, o serviço deixará de ser realizado, sem que haja ônus de qualquer natureza às partes. Nenhuma contraprestação, pecuniária ou não, será devida de parte a parte em virtude do objeto do Projeto Serviços e Cidadania.

4.3. É permitida a utilização de marcas e logotipos da entidade social por parte do parceiro voluntário, ou vice-versa?

A utilização, sob qualquer pretexto, de marcas e respectivos logotipos de propriedade de qualquer uma das partes, dependerá de prévia e expressa concordância do respectivo titular. Toda e qualquer utilização irregular de logomarca e/ou divulgação de informações não autorizadas pelo titular implicará imediata retirada da parte infratora do Projeto

Referências

Documentos relacionados

Se o examinando montar a figura corretamente dentro do limite de tempo, não aplicar a segunda tentativa, passar para a primeira tentativa do item 6. Se o examinando montar a

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω

Os alunos em seus comentários no blog criado para discussão da elaboração da feira expressam ideias positivas em relação ao trabalho realizado pelos colegas e a feira como um

Quando as carnes in natura (bovina, suína, frango, peixe e outros) e seus produtos cárneos, que são utilizados na alimentação humana, iniciam o processo

Como fatores controláveis têm-se o equipamento de mistura (misturador de eixo vertical e betoneira de eixo inclinado) e a ordem de mistura dos materiais (tradicional e

Neste tópico do trabalho, discorreremos sobre alguns assuntos que fornecerão subsídios para que possamos tentar atingir os objetivos propostos. Em seguida, descreveremos

Com este estudo, constatou-se não só a importância da qua- lificação do profissional de Enfermagem que atua na assistência neonatal, mas também a modernização desse processo, com

Dessa forma, com intuito de avaliar o comportamento do concreto quando submetido a carregamentos cíclicos que gerem tensão de tração, este trabalho trata da implementação de