• Nenhum resultado encontrado

Veículo: Correio Braziliense Data: 13/09/2009 Seção: Cidades Pág.: 41 Assunto: Prêmio da Revista Você S/A Exame

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Veículo: Correio Braziliense Data: 13/09/2009 Seção: Cidades Pág.: 41 Assunto: Prêmio da Revista Você S/A Exame"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Veículo: Correio Braziliense Data: 13/09/2009

Seção: Cidades Pág.: 41

(2)

Veículo: Site Portal Nacional Data: 13/09/2009

Seção: Notícias Pág.: www.segs.com.br

Assunto: Prêmio da Revista Você S/A Exame

Qualidade de vida e capacitação

www.segs.com.br - Fonte ou Autoria é : Frederico Schlottfeldt 13-Set-2009

Com alto investimento em funcionários, programas de benefícios, incentivo ao desenvolvimento profissional, e, principalmente, respeito ao próximo, o Sabin, de Brasília, é a 4ª melhor empresa para se trabalhar do País, segundo ranking das 150 melhores da revista Você S/A Exame. O Laboratório é a única empresa de Brasília no top 10.

Em dezembro de 2008, quando a crise econômica mundial chegava ao Brasil, a taxa de desemprego no país era de 6,8% (IBGE). O número chegou a 9% em março deste ano, e voltou a cair para 8% em julho, o equivalente a aproximadamente 1,854 milhão de brasileiros. Driblar a crise era tarefa de qualquer

empresa. Alguns optaram por demissões. Não foi o caso do Laboratório Sabin,

empresa brasiliense de exames laboratoriais. Em 2009, 190 colaboradores foram contratados, integrando-se à equipe de 775 pessoas, batizada carinhosamente de “Família Sabin”. Esse time faz parte da 4ª melhor empresa para se trabalhar no

(3)

País, segundo ranking divulgado pelo Guia Você S/A Exame, nesta quarta-feira (9/9), no Teatro Alfa em São Paulo.

As sócias-proprietárias do Sabin, Sandra Costa e Janete Vaz, receberam o prêmio das mãos do vice-presidente de RH da Editora Abril, Márcio Ogliara, e do diretor nacional da ABRH, Ralph Arcanjo Chelotti. “Todos ficamos atentos a situação econômica mundial e procuramos mostrar a todos colaboradores que não queríamos demitir. Precisávamos apenas de uma estratégia para não extrapolar nos gastos”, conta Janete Vaz, diretora executiva da empresa.

A partir daí, inúmeras idéias passaram a surgir de todos os departamentos do Sabin: troca de monitores que economizam 30% de energia, redução das impressões em papel, abertura das janelas para trocar os aparelhos de ar ligados pela brisa. “Eu e meus colegas de trabalho nunca tivemos medo de perder o emprego, pois sabíamos que essa seria a última opção da empresa que tanto preza pelas pessoas. Com a crise tiramos lições importantes para superá-la e saímos fortalecidos”, reconhece Jaqueline Dias Rodrigues, 34 anos, supervisora de serviços gerais, que está há 11 anos na empresa.

Para a empresa, que aparece pela quinta vez no ranking da revista Você S/A Exame, investimento e crescimento vão além de números. A preocupação com o bem estar e com o desenvolvimento profissional dos funcionários aparece como uma constante nesses 25 anos de atuação no mercado. Só em 2008, R$ 3,5 milhões foram investidos em programas de benefícios e capacitação.

Os benefícios oferecidos aos profissionais incluem assistência médica, Plano de Participação e Resultados (PPR), seguro de vida, auxílio inglês e esporte (luta, atletismo e ginástica laboral no ambiente de trabalho) e financiamento para a compra do carro e da casa própria. Além disso, os colaboradores participam do programa de benefícios “Fidelidade Sabin”, que desde sua implantação em 2000 concedeu mais de 300 benefícios, dentre eles um carro O Km para o colaborador mais antigo do Sabin com 20 anos de casa, 17 pacotes de sete dias em um hotel, com direito a acompanhante, para quem tem 15 anos. E os 40 computadores entregues a quem tem uma década na empresa. Há, ainda, benefícios para quem completa cinco anos e para os novatos, com um ano.

Para Sandra Costa, sócia de Janete Vaz, e diretora técnica do Sabin, para muitos pode parecer que o Sabin arrebanha todos esses prêmios por conta dos benefícios que entrega aos seus profissionais. É, em parte. Mas há algo ainda mais valioso. O respeito às pessoas, tanto clientes e, principalmente, quem está no dia a dia da empresa, os colaboradores. Quem é bem tratado e reconhecido se sente responsável pelo trabalho e desempenha suas funções com maior eficiência. “Um ambiente agradável e produtivo e o amor pelo que cada um faz permitem que as atividades diárias sejam realizadas com mais zelo, cuidado e paixão”, afirma. É essa a essência do nosso clima organizacional.

Para maior identificação, os colaboradores participam das reuniões estratégicas da empresa, nas quais se definem alguns princípios para utilização de todos: a adoção de postura ética, o tratamento igual dispensado a todos os colegas, o

(4)

investimento em projetos sociais para melhoria da qualidade de vida e a atuação em meio à comunidade.

Estudo, Conhecimento e Crescimento Profissional

Para incentivar o aperfeiçoamento acadêmico e técnico dos colaboradores, o Sabin proporciona, por meio da universidade corporativa UniSabin, bolsas de estudos de 50% a 80% do valor da mensalidade em cursos de graduação, pós-graduação e MBA. A UniSabin também oferece diversos cursos de capacitação, como inclusão digital, marketing pessoal, saúde financeira e atendimento personalizado. Outros incentivos são maior flexibilidade no horário de trabalho para o desenvolvimento de pesquisas e o financiamento de participação em congressos e encontros acadêmicos.

Prêmios

A preocupação do Sabin com a qualidade de vida dos colaboradores e dos serviços oferecidos tem recebido reconhecimento de instituições nacionais e internacionais. O Laboratório possui certificações de programas como a ISO 9001:2000, a SA 8000 (responsabilidade social), o PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos), e o PELM (Programa de Excelência para Laboratórios Médicos), ambos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Atualmente, o Sabin está em fase de implantação da ISO 14001, que define os requisitos para estabelecer e padronizar a gestão de impactos ambientais.

Ao aliar tecnologia de ponta, projetos de responsabilidade social, respeito aos clientes e investimento nos seus colaboradores, o Sabin se transformou no maior laboratório de análises clínicas da região Centro-Oeste, com 56 unidades, cerca de 100 mil clientes atendidos por mês e 800 mil exames realizados no mesmo período. Neste ano, o Sabin pretende expandir seus serviços para outras regiões do Brasil, com a inauguração de uma unidade em Anápolis (GO) e outra em Barreiras (BA).

Empresa de salto alto

As mulheres compõem 72% do quadro de funcionários do Laboratório Sabin. Elas também aparecem em maioria nos cargos de chefia, ocupando 76% dos postos. Além da alta valorização do trabalho, as colaboradoras recebem benefícios especiais, que ultrapassam as paredes da empresa e chegam às casas. As mães recebem ajuda financeira para comprar o enxoval do bebê quando ainda estão grávidas, auxílio-babá para os filhos com até um ano de idade e material escolar quando eles estão mais crescidinhos. Para as noivas, o Sabin oferece um salário mínimo e o “Dia da Noiva”, em um spa.

(5)

Veículo: Site Saúde News Data: 12/09/2009

Seção: Notícias Pág.: www.saudenews.com.br

Assunto: Prêmio da Revista Você S/A Exame

Nota - Saúde e segurança no trabalho

A preocupação com a saúde e com a segurança no trabalho dos colaboradores é

apenas um dos fatores que levaram o Laboratório Sabin do DF a integrar, na

última quarta-feira (9), pelo quinto ano consecutivo, a lista da revista Você S/A Exame das 150 melhores empresas para se trabalhar. Os benefícios para a melhoria da qualidade de vida atingem todos os 775 funcionários, que recebem, por exemplo, serviços de saúde ocupacional a partir da realização de exames periódicos, do tratamento de doenças crônicas e do monitoramento de riscos à saúde no ambiente de trabalho. Para garantir a segurança, a empresa disponibiliza equipamentos de proteção individual (EPIs) como luvas, óculos de proteção, máscaras e higienização dos equipamentos. O bem estar do colaborador também é incentivado por meio da ginástica laboral, realizada duas vezes na semana, e pelos treinos da equipe de esporte da empresa, que participa de algumas das principais maratonas do País.

Qualidade de vida e capacitação

Com alto investimento em funcionários, programas de benefícios, incentivo ao desenvolvimento profissional, e, principalmente, respeito ao próximo, o Sabin, de

(6)

Brasília, é a 4ª melhor empresa para se trabalhar do País, segundo ranking das 150 melhores da revista Você S/A Exame. O Laboratório é a única empresa de Brasília no top 10

Em dezembro de 2008, quando a crise econômica mundial chegava ao Brasil, a taxa de desemprego no país era de 6,8% (IBGE). O número chegou a 9% em março deste ano, e voltou a cair para 8% em julho, o equivalente a aproximadamente 1,854 milhão de brasileiros. Driblar a crise era tarefa de qualquer empresa. Alguns optaram por demissões. Não foi o caso do Laboratório Sabin, empresa brasiliense de exames laboratoriais. Em 2009, 190 colaboradores foram contratados, integrando-se à equipe de 775 pessoas, batizada carinhosamente de “Família Sabin”. Esse time faz parte da 4ª melhor empresa para se trabalhar no País, segundo ranking divulgado pelo Guia Você S/A Exame, nesta quarta-feira (9/9), no Teatro Alfa em São Paulo.

As sócias-proprietárias do Sabin, Sandra Costa e Janete Vaz, receberam o prêmio das mãos do vice-presidente de RH da Editora Abril, Márcio Ogliara, e do diretor nacional da ABRH, Ralph Arcanjo Chelotti. “Todos ficamos atentos a situação econômica mundial e procuramos mostrar a todos colaboradores que não queríamos demitir. Precisávamos apenas de uma estratégia para não extrapolar nos gastos”, conta Janete Vaz, diretora executiva da empresa.

A partir daí, inúmeras idéias passaram a surgir de todos os departamentos do Sabin: troca de monitores que economizam 30% de energia, redução das impressões em papel, abertura das janelas para trocar os aparelhos de ar ligados pela brisa. “Eu e meus colegas de trabalho nunca tivemos medo de perder o emprego, pois sabíamos que essa seria a última opção da empresa que tanto preza pelas pessoas. Com a crise tiramos lições importantes para superá-la e saímos fortalecidos”, reconhece Jaqueline Dias Rodrigues, 34 anos, supervisora de serviços gerais, que está há 11 anos na empresa.

Para a empresa, que aparece pela quinta vez no ranking da revista Você S/A Exame, investimento e crescimento vão além de números. A preocupação com o bem estar e com o desenvolvimento profissional dos funcionários aparece como uma constante nesses 25 anos de atuação no mercado. Só em 2008, R$ 3,5 milhões foram investidos em programas de benefícios e capacitação.

Os benefícios oferecidos aos profissionais incluem assistência médica, Plano de Participação e Resultados (PPR), seguro de vida, auxílio inglês e esporte (luta, atletismo e ginástica laboral no ambiente de trabalho) e financiamento para a compra do carro e da casa própria. Além disso, os colaboradores participam do programa de benefícios “Fidelidade Sabin”, que desde sua implantação em 2000 concedeu mais de 300 benefícios, dentre eles um carro O Km para o colaborador mais antigo do Sabin com 20 anos de casa, 17 pacotes de sete dias em um hotel, com direito a acompanhante, para quem tem 15 anos. E os 40 computadores entregues a quem tem uma década na empresa. Há, ainda, benefícios para quem completa cinco anos e para os novatos, com um ano.

Para Sandra Costa, sócia de Janete Vaz, e diretora técnica do Sabin, para muitos pode parecer que o Sabin arrebanha todos esses prêmios por conta dos benefícios

(7)

que entrega aos seus profissionais. É, em parte. Mas há algo ainda mais valioso. O respeito às pessoas, tanto clientes e, principalmente, quem está no dia a dia da empresa, os colaboradores. Quem é bem tratado e reconhecido se sente responsável pelo trabalho e desempenha suas funções com maior eficiência. “Um ambiente agradável e produtivo e o amor pelo que cada um faz permitem que as atividades diárias sejam realizadas com mais zelo, cuidado e paixão”, afirma. É essa a essência do nosso clima organizacional.

Para maior identificação, os colaboradores participam das reuniões estratégicas da empresa, nas quais se definem alguns princípios para utilização de todos: a adoção de postura ética, o tratamento igual dispensado a todos os colegas, o investimento em projetos sociais para melhoria da qualidade de vida e a atuação em meio à comunidade.

Estudo, Conhecimento e Crescimento Profissional

Para incentivar o aperfeiçoamento acadêmico e técnico dos colaboradores, o Sabin proporciona, por meio da universidade corporativa UniSabin, bolsas de estudos de 50% a 80% do valor da mensalidade em cursos de graduação, pós-graduação e MBA. A UniSabin também oferece diversos cursos de capacitação, como inclusão digital, marketing pessoal, saúde financeira e atendimento personalizado. Outros incentivos são maior flexibilidade no horário de trabalho para o desenvolvimento de pesquisas e o financiamento de participação em congressos e encontros acadêmicos.

Prêmios

A preocupação do Sabin com a qualidade de vida dos colaboradores e dos serviços oferecidos tem recebido reconhecimento de instituições nacionais e internacionais. O Laboratório possui certificações de programas como a ISO 9001:2000, a SA 8000 (responsabilidade social), o PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos), e o PELM (Programa de Excelência para Laboratórios Médicos), ambos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Atualmente, o Sabin está em fase de implantação da ISO 14001, que define os requisitos para estabelecer e padronizar a gestão de impactos ambientais.

Ao aliar tecnologia de ponta, projetos de responsabilidade social, respeito aos clientes e investimento nos seus colaboradores, o Sabin se transformou no maior laboratório de análises clínicas da região Centro-Oeste, com 56 unidades, cerca de 100 mil clientes atendidos por mês e 800 mil exames realizados no mesmo período. Neste ano, o Sabin pretende expandir seus serviços para outras regiões do Brasil, com a inauguração de uma unidade em Anápolis (GO) e outra em Barreiras (BA).

Empresa de salto alto

As mulheres compõem 72% do quadro de funcionários do Laboratório Sabin. Elas também aparecem em maioria nos cargos de chefia, ocupando 76% dos postos. Além da alta valorização do trabalho, as colaboradoras recebem benefícios especiais, que ultrapassam as paredes da empresa e chegam às casas. As mães

(8)

recebem ajuda financeira para comprar o enxoval do bebê quando ainda estão grávidas, auxílio-babá para os filhos com até um ano de idade e material escolar quando eles estão mais crescidinhos. Para as noivas, o Sabin oferece um salário mínimo e o “Dia da Noiva”, em um spa.

Referências

Documentos relacionados

Além disso, o presente treinamento oferece ao participante uma melhor compreensão sobre o funcionamento e o ajuste dos principais componentes dos sistemas hidráulico e elétrico

Para o Planeta Orgânico (2010), o crescimento da agricultura orgânica no Brasil e na América Latina dependerá, entre outros fatores, de uma legislação eficiente

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Figura 6.5: Comparação dos resultados catalíticos para o ZSM-5 variando a massa de catalisador das reações 3, 7 e 9... Produção de Diesel por via catalítica

Combinados, o rádio portátil APX 8000XE habilitado para todas bandas e o microfone falante remoto XE500 criam uma solução de missão crítica incomparável, projetada para o pessoal

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

significativa, muitas vezes danificada ou faltante em uma conversação, o que muitos chamam de elipse. Assim como no caso do psicólogo, o agente tende afastar as possíveis contradições