• Nenhum resultado encontrado

PEDAGOGIA DE PROJETOS MANUAL DE ORIENTAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PEDAGOGIA DE PROJETOS MANUAL DE ORIENTAÇÕES"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Publicada no DOU de 19/05/2011

PEDAGOGIA DE PROJETOS

(2)

Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Publicada no DOU de 19/05/2011

APRESENTAÇÃO

Educadores(as) da Faculdade Canção Nova,

Este Manual tem o propósito de aprimorar a aplicação da Pedagogia de Projetos nos períodos previstos conforme o Projeto Pedagógico da Instituição (PPI) e os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Seguem algumas diretrizes orientadoras para atuação nas disciplinas veículo e nas disciplinas suporte da Pedagogia de Projetos, processo acadêmico e pedagógico que converge para a formação plena do egresso, ensejando desenvolvimento de competências e habilidades para atuação com ética, humanismo e responsabilidade social no mercado de trabalho.

(3)

Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Publicada no DOU de 19/05/2011

SUMÁRIO

1. A Pedagogia de Projetos 04

2. Responsabilidade e Atuação do Professor 06

3. Objetivos 07

4. Estrutura e Aplicação 08

5. Orientações para a Disciplina Veículo 09

6. Orientações para as Disciplinas Suporte 10

7. Estrutura Recomendada para o Pré–projeto e o Projeto 11

8. Regime de Dependência 12

(4)

Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Publicada no DOU de 19/05/2011

1. A Pedagogia de Projetos

A disciplina veículo da Pedagogia de Projetos da Faculdade Canção Nova está fundamentada na interdisciplinaridade e na transdisciplinaridade. Segundo Nogueira (2010) uma proposta educacional alicerçada em projetos torna-se um desafio, uma vez que necessita de planejamento detalhado e envolvimento profundo do corpo docente para sua implementação. O corpo docente deve sair da “zona de conforto” no que diz respeito à preparação das atividades de aula, pois é necessária comunicação constante com o professor responsável pela disciplina de projetos, a disciplina veículo, de forma a alinhar as informações e atividades programadas. Desta forma abre-se possibilidade para visualizar espaço dentro do tempo de aula para orientar os alunos na preparação do trabalho, incorporando os conteúdos de cada disciplina. De acordo com Valente (2000):

[...] no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com [os alunos] diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender (p. 4).

Esta proposta desafia o aluno e o professor a trabalhar focando a integração dos conteúdos aprendidos nas diversas áreas do conhecimento com a prática, trabalhando as competências de equipe, planejamento, liderança e comunicação:

[...] o projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identidade, ao mesmo tempo, que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade do conhecimento em construção (ALMEIDA, 2002, p.58).

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade Canção Nova prevê a Pedagogia de Projetos como cerne do aprendizado dentro do Projeto Pedagógico da Instituição (PPI). Com isto surge necessidade de lançar mão das propostas dos principais autores desta área a fim de elaborar a prática da Pedagogia de Projetos na Instituição.

Desta forma este Manual também foi embasado em contribuições do filósofo Jonh Dewey que, no Século XX, contestava o método utilizado pela Escola Tradicional, pontuando que a Escola deve obter práticas pedagógicas que prepare o aluno para a vida na sociedade. Autores como Hernadez (1998) e Nogueira (2001) também

(5)

Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Publicada no DOU de 19/05/2011

fundamentam este Manual juntamente com Perrenoud (2001) que assinala a importância dos alunos se depararem com situações problema frente aos processos de ensino e aprendizagem:

[...] organizar as interações e as atividades, de modo que cada aluno seja confrontado constantemente ou, ao menos, com bastante freqüência, com situações didáticas mais fecundas para ele. (PERRENOUD, 2001, p.26- 27).

(6)

Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Publicada no DOU de 19/05/2011

2. Responsabilidade e Atuação do Professor

O professor responsável pela Pedagogia de Projetos, ou seja, o docente que ministra a disciplina veículo do semestre correspondente, previsto em matriz curricular, deve ter uma postura diferenciada e integradora. De acordo com Nogueira (2010) o professor responsável deve planejar as orientações e previsões relacionadas ao tema com a proposta a ser trabalhada pela Pedagogia de Projetos durante o planejamento acadêmico em reunião de colegiado de curso, conduzida pelo respectivo coordenador de curso. Deve estruturar um cronograma evidenciando como cada disciplina suporte irá integrar de forma concreta, operacional e prática o respectivo trabalho elencando quais atividades serão desenvolvidas.

Neste caso o professor da disciplina veículo ocupa posição de mediador entre as demais disciplinas e alunos. Indaga os alunos sobre o que fazer, por que e como fazer, refletindo sobre onde estão as fontes mais adequadas de conhecimento para consulta e avaliando quais são as informações necessárias e de que forma encontrá-las. O professor deve manter os demais docentes constantemente informados do andamento do Projeto por meio de comunicações por email e por meio das reuniões de colegiado previstas em Calendário Acadêmico.

Os demais professores com as disciplinas apoiadoras ao Projeto, as disciplinas suporte, devem estar alinhados com o Projeto, tendo ciência de cada etapa que está sendo trabalhada. Devem reservar tempo determinado de

suas aulas para abordar os projetos que estão sendo desenvolvidos, orientando os grupos de acordo com cada componente curricular. Este procedimento precisa acontecer, caso contrário a Pedagogia de Projetos não será executada satisfatoriamente.

O professor deverá preencher a planilha enviada pelo professor responsável com as atividades previstas para o decorrer do desenvolvimento do Projeto. Para cada etapa do Projeto o professor deve solicitar uma atividade que complementará o trabalho e será apresentada em respectiva disciplina.

(7)

Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Publicada no DOU de 19/05/2011

3. Objetivos

Alterar a dinâmica do curso e da sala de aula;

Favorecer o desenvolvimento da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade no processo educativo;

Valorizar as interações sociais, os processos de participação e colaboração e o comprometimento dos envolvidos no alcance dos resultados pretendidos;

Preparar o profissional da educação capaz de compatibilizar o Projeto dos

alunos com os conteúdos curriculares e com a realidade da Instituição e da sociedade: um professor gestor, orientador e facilitador da aprendizagem dos alunos.

Possibilitar ao aluno:

 Aprender fazendo, pesquisando, aplicando conceitos e desenvolvendo estratégia de aprendizagem individual e em equipe, onde as interações se intensificam e se comprometem mutuamente;

 Utilizar os conteúdos das diferentes disciplinas, de forma integrada, para a solução de problemas desafiadores dos projetos;

 Ter maior autonomia no processo de gerenciamento do seu aprendizado, com postura ética e responsável em relação aos integrantes dos projetos;

 Desenvolver o espírito crítico, criativo, intuitivo, para buscar e compreender diferentes alternativas e caminhos para solução de problemas;

 Desenvolver postura emancipadora;

(8)

Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Publicada no DOU de 19/05/2011

4. Estrutura e Aplicação

A metodologia da Pedagogia de Projetos fomenta o trabalho em equipe, enfatizando que por meio desta prática pedagógica é possível equacionar e resolver problemas em conjunto, articulando a teoria com a prática.

Por este motivo o Projeto não poder ser feito de forma individual, uma vez que o trabalho em equipe propicia a divisão de tarefas e responsabilidades. Cada grupo de trabalho pode eleger um líder que gerencia o Projeto, fazendo acompanhamento necessário para que aconteça da forma planejada. Cabe ao líder do grupo ser agente responsável pelo contato com o professor da disciplina veículo, pelo envio de materiais e pelo envio de documentos que se fizerem necessários:

Assim, destacam-se, como principais objetivos desta metodologia, centrar a aprendizagem no aluno, fomentar o trabalho em equipa, desenvolver o espírito de iniciativa e a criatividade, desenvolver competências de comunicação, desenvolver o pensamento crítico e, por último, relacionar conteúdos interdisciplinares de forma integrada (FERNANDES, FLORES, LIMA, 2010).

As turmas devem ser divididas em grupos. Os projetos são apresentados para uma banca no fim do semestre em período previsto em Calendário Acadêmico. Na composição da referida banca é fundamental a participação do professor da disciplina veículo e de um professor convidado de disciplina suporte no período correspondente. É recomendável a participação do coordenador do curso.

(9)

Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Publicada no DOU de 19/05/2011

5. Orientações para a Disciplina Veículo

A disciplina veículo não adota instrumento de avaliação na modalidade de provas clássicas como as demais disciplinas conforme prevê o Regulamento das Avaliações da Faculdade Canção Nova. As médias parciais AV1, AV2 e AV3 devem ser constituídas por seções do Projeto, recomendando-se seguir o modelo abaixo:

AV1 = P1 (Pré-projeto escrito) com valor de 7,0 (sete) pontos mais T1 (atividade a critério de cada professor podendo ser constituída por: fichamentos, estudo de caso) com valor de 1,0 (um) ponto mais apresentação do pré-projeto também com valor de 2,0 (dois) pontos.

AV2 = P2 (Projeto escrito) com valor de 7,0 (sete) pontos mais T1 (atividade a critério de cada professor podendo ser constituída por: instrumento de coleta de dados, fichamento, estudo de caso) com valor de 1,0 (um) ponto mais apresentação do Projeto também com valor de 2,0 (dois) pontos.

AV3 = Projeto finalizado com apresentação oral com valor de 6,0 (seis) pontos, acrescidos de 2,0 (dois) referentes às atividades solicitadas pelos professores das disciplinas suporte na 1ª e na 2ª etapa e apresentação para a banca examinadora com valor de 2,0 (dois) pontos.

O professor responsável pela disciplina veículo da Pedagogia de Projetos deve enviar a média parcial AV3, auferida com a apresentação oral, aos demais professores responsáveis pelas disciplinas suporte.

(10)

Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Publicada no DOU de 19/05/2011

6. Orientações para as Disciplinas Suporte

É recomendável aos professores das disciplinas suporte o preenchimento de tabela semelhante conforme apresentada a seguir. A mesma pode ser enviada pelo professor da disciplina veículo da Pedagogia de Projetos. Junto à tabela o professor da disciplina veículo pode enviar também relação dos grupos de alunos e respectivas propostas de cada grupo com breve descrição das etapas e prazos. Desta forma os professores das disciplinas apoiadoras podem planejar as atividades que darão fundamento à proposta do Projeto.

Exemplo de Tabela Recomendada para Acompanhamento

Disciplinas Docente Atividade para 1ª etapa Atividade para 2ª etapa AV3

Disciplina 1 Docente 1 Descrição Descrição Relatório final

Disciplina 2 Docente 2 Descrição Descrição Relatório final

Disciplina 3 Docente 3 Descrição Descrição Relatório final

Disciplina 4 Docente 4 Descrição Descrição Relatório final

Disciplina 5 Docente 5 Descrição Descrição Relatório final

Observa-se na tabela que os professores podem inserir as atividades relativas à disciplina suporte em cada etapa. Os professores das disciplinas suporte deverão atribuir pontos na parcial AV3 ou em outras parciais de acordo com deliberações aprovadas pelo respectivo Colegiado de Curso, adotando-se outros critérios. As atividades devem ser enviadas no início do semestre para o professor da disciplina veículo e constar no plano de aula, dentro do respectivo plano de ensino, da respectiva disciplina.

(11)

Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Publicada no DOU de 19/05/2011

7. Estrutura Recomendada para o Pré–projeto e o Projeto Pré-projeto 1. Título 2. Delimitação do Tema 3. Justificativa 4. Objetivos 4.1. Objetivo Geral 4.2. Objetivos Específicos 5. Metodologia 6. Referencial Teórico 7. Cronograma 8. Referências 9. Orçamento Projeto 1. Folha de Rosto 2. Sumário

3. Introdução – Tema e Problematização 4. Justificativa 5. Objetivos 5.1. Objetivo Geral 5.2. Objetivos Específicos 6. Metodologia 7. Referencial Teórico 8. Cronograma 9. Resultados Preliminares 10. Referências 11. Orçamento

(12)

Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Publicada no DOU de 19/05/2011

8. Regime de Dependência

Discentes em regime de dependência nas disciplinas veículos da Pedagogia de Projetos deverão ser inseridos em grupos de trabalho juntamente com os demais colegas de turma. Esta é uma condição básica, essencial, fundamental e vital da Pedagogia de Projetos. Além da frequência mínima obrigatória de 75% nas atividades aula, de caráter presencial, o discente em regime de dependência deverá realizar todas as atividades estipuladas pelo professor responsável, a fim de cumprir com requisitos didáticos e pedagógicos indispensáveis para progressão no curso em que se encontrar matriculado.

Discentes em regime de dependência nas disciplinas suporte deverão realizar atividades para composição da AV3, concernente à Pedagogia de Projetos, a partir de orientação da Coordenação do Curso. As diretrizes, para tais casos específicos, dependerão da quantidade de disciplinas que precisarão ser cursadas. Para estas situações o Colegiado de Curso deverá determinar as modalidades dos respectivos instrumentos de avaliação, em conformidade com as normas e regulamentos da Faculdade Canção Nova, que deverão incidir perante tais casos.

(13)

Credenciada pela Portaria nº 590 de 18/05/2011 Publicada no DOU de 19/05/2011

9. Referências

ALMEIDA, M. E. B. de. Como se trabalha com projetos (Entrevista). Revista TV

ESCOLA. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação,

SEED, n. 22, mar./abr. 2002.

FERNANDES, S. R.; FLORES, M. A.; LIMA, R. M. A aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares: avaliação do impacto de uma experiência no ensino de engenharia. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 15, n. 03, dez. 2010. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br>. Acesso em: 06 fev. 2014.

HERNANDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por

projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

NOGUEIRA, N. R. Pedagogia de projetos: Uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. 7. ed. São Paulo: Érica, 2007.

PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças. Tradução de Cláudia Schilling. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

VALENTE, J. A. Formação de professores: Diferentes abordagens pedagógicas. In: J. A. Valente (Org.). O computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: UNICAMP-NIED, 1999.

Referências

Documentos relacionados

Esta dissertação é o resultado da pesquisa desenvolvida no curso de mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal

Carolina do Norte (USA) até a Baía Campeche e Ilha Antigua; América Central até a Costa Rica, Brasil (Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande

Antes de ingressar na sociedade em 2014, trabalhou na “Raposo Subtil e Associados - Sociedade de Advogados, R.L.”, entre 2013 e 2014, e na “Nuno Cerejeira Namora, Pedro

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

e) “prática obstrutiva”: (i) destruir, falsificar, alterar ou ocultar provas em inspeções ou fazer declarações falsas aos representantes do organismo financeiro

A região Serrana do Brejo Paraibano, onde o município de Pilões está incluído, possui um potencial pautado em belezas naturais e cênicas, tais como: a cachoeira de

O presente trabalho aborda a temática trânsito, especificamente seu processo administrativo, tendo por objetivo analisar como este deve se desenvolver, com observância dos

A indústria alimentar recorre usualmente a aditivos sintéticos para garantir ou melhorar as características e propriedades dos alimentos [1]. O sorbato de potássio (E202) é um dos