• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICIPAL COVILHÃ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA MUNICIPAL COVILHÃ"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CÂMARA MUNICIPAL

DA

COVILHÃ

TEXTO DEFINITIVO DA ACTA Nº 1-A/09

Da primeira reunião realizada no dia 02 de Novembro de 2009, iniciada às 09,00 horas e concluída às 9 horas e trinta e cinco minutos.

Sumário: Abertura Deliberações

Aprovação em minuta Votação das deliberações Encerramento 2 3 10 10 10

(2)

ABERTURA

ACTA Nº 1-A/09

Aos dois dias do mês de Novembro do ano dois mil e nove, nesta cidade da Covilhã e sala das reuniões do edifício dos Paços do Município, realizou-se a primeira reunião da Câmara Municipal da Covilhã, sob a presidência do Senhor Presidente Carlos Alberto Pinto, estando presentes os senhores Vereadores Luís Manuel Carreira Fiadeiro, Victor Manuel Pinheiro Pereira, João Manuel Proença Esgalhado, Luís Manuel Fino Gil Barreiros, Maria da Graça Guilherme d’Almeida Sardinha, Rui Paulo da Silva Rosa, Pedro Miguel Abreu da Silva e João Carlos Ferreira Correia.

A reunião foi secretariada por Graça Isabel Pires Henry Robbins, Chefe de Divisão de Administração Geral.

(3)

1. Despachos

Foi presente o despacho nº. 1-A/2009, do Senhor Presidente, datado de 31 de Outubro de 2009, documento que fica apenso à acta, que designa, ao abrigo das alíneas b) e c) do n.º 2 do artigo 68.º da Lei das Autarquias Locais, consagrada na Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, Notário Privativo do Município e Oficial Público, a licenciada Sra. Dra. Graça Isabel Pires Henry Robbins, a exercer actualmente as funções de Coordenadora do Departamento Municipal de Administração, Finanças e Património e de Chefe de Divisão de Administração Geral da Câmara Municipal da Covilhã. Ao abrigo do artigo 41.º do Código de Procedimento Administrativo, designa substituto do Notário Privativo e do Oficial Publico do Município, a licenciada Sra. Dra. Maria Manuela da Silva Matos de Almeida Roque, a exercer actualmente as funções de responsável pela Divisão de Património Municipal, nos casos de ausência, falta ou impedimento da titular do cargo.

A Câmara tomou conhecimento do despacho apresentado.

Foi presente o Despacho nº. 02-A/2009, do Senhor Presidente, datado de 31 de Outubro de 2009, documento que fica apenso à acta, que delega:

a) Ao abrigo do n.º 1 do artigo 35.º do Código de Procedimento Administrativo e nos termos da alínea l) do n.º 1 do artigo 68.º da Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro – LAL –, conjugada com o n.º 1 do artigo 70.º do mesmo diploma legal, na Sra. Chefe de Divisão de Administração Geral, Sra. Dra. Graça Isabel Pires Henry Robbins, a assinatura da correspondência e de documentos de mero expediente no âmbito do Departamento de Administração Geral, Finanças e Património – DAGFP, a partir da data de assinatura do presente despacho.

b) No uso das competências que lhe estão conferidas pela alínea a) do n.º 2 do artigo 64.º da Lei das Autarquias Locais – LAL –, consagrada na Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, conjugado com as alíneas a) e b) do n.º 2 do artigo 70.º do mesmo diploma legal, na Sra. Dra. Graça Isabel Pires Henry Robbins, no âmbito da unidade orgânica DAGFP, as seguintes competências: - Aprovar os mapas de férias, suas alterações e demais decisões a elas relativas, respeitando o interesse dos serviços.

- Justificar ou injustificar faltas.

Determina que a Sra. Chefe de Divisão de Administração Geral, que exerce de facto e de direito as funções inerentes ao cargo, mantenha as funções de coordenação, que tem vindo a assegurar nas áreas de actividade afectas aos serviços técnico administrativos do DAGFP, até à nomeação do cargo dirigente por prover, em obediência ao princípio da continuidade do órgão.

Mais determina:

1. Considerando que há que salvaguardar a assinatura da correspondência e de documentos de mero expediente, aquando das faltas e impedimentos da Sra. Chefe de

(4)

Divisão de Administração Geral, ao abrigo do n.º1 do artigo 36º do Código de Procedimento Administrativo, que a assinatura da correspondência e de documentos de mero expediente, a aprovação de mapas de férias e suas alterações e a justificação de faltas, no âmbito do DAGFP, seja assegurado pelo Senhor Chefe de Divisão de Finanças, Dr. Júlio Manuel de Sousa Costa, sempre que tal se mostre necessário ao normal funcionamento dos serviços, nomeadamente quando se verifiquem situações de faltas e impedimentos legais do titular.

2. Que o trabalho desenvolvido na unidade orgânica “Serviços Jurídicos” seja supervisionado pela Sra. Dra. Graça Isabel Pires Henry Robbins, Chefe de Divisão e Coordenadora do Departamento de Administração Geral, Finanças e Património. 3. Sempre que se verifiquem situações de faltas e impedimentos da Sra. Chefe de Divisão

de Administração Geral, determina, em cumprimento do disposto nos n.ºs 2 e 3 do artigo 92.º da LAL, que as actas das reuniões de Câmara sejam assinadas pelo funcionário que as lavrou.

A Câmara deliberou ratificar o despacho apresentado.

Foi presente o Despacho nº. 03-A/2009, do Senhor Presidente, datado de 31 de Outubro de 2009, documento que fica apenso à acta, que ao abrigo da alínea b) do n.º 1 do artigo 41.º do Decreto-Lei n.º 315/95, de 28 de Novembro, designa como Delegada da Inspecção Geral das Actividades Culturais para o Município da Covilhã, a licenciada Sra. Dra. Ana Isabel Brancal Barata Saraiva, a exercer actualmente as funções de Coordenadora responsável pela Biblioteca Municipal da Covilhã e pelo Arquivo Municipal da Covilhã.

Mais designa, no uso das competências que lhe estão conferidas pela Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro – LAL –, e ao abrigo da alínea b) do n.º 1 do artigo 41.º do Decreto-Lei n.º 315/95, como substituto da Delegada da Inspecção Geral das Actividades Culturais para o Município da Covilhã, a licenciada Sra. Dra. Maria Manuela da Silva Matos Almeida Roque, Técnica Superior da área de Direito, a exercer actualmente as funções de responsável pela Divisão de Património Municipal., nos casos de falta, impedimento ou ausência da titular do cargo, nos termos do artigo 36.º do Código de Procedimento Administrativo.

A Câmara deliberou ratificar o despacho apresentado.

Foi presente o Despacho nº. 04-A/2009, do Senhor Presidente, datado de 31 de Outubro de 2009, documento que fica apenso à acta, que delega:

a) Ao abrigo do n.º 1 do artigo 35.º do Código de Procedimento Administrativo e nos termos da alínea l) do n.º 1 do artigo 68.º da Lei n.º 169/99 de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro – LAL –, conjugada com o n.º 1 do artigo 70.º do mesmo diploma legal, no Senhor Engenheiro Jorge Manuel Galhardo de Matos Vieira, Director de Departamento Municipal, a assinatura da correspondência e de documentos de mero expediente no âmbito do Departamento de Planeamento e Urbanismo - DPU, a partir da data de assinatura do presente despacho.

(5)

- Aprovar os mapas de férias, suas alterações e demais decisões a elas relativas, respeitando o interesse dos serviços.

- Justificar ou injustificar faltas. Mais determina:

Considerando que há que salvaguardar a assinatura da correspondência e de documentos de mero expediente, aquando das faltas e impedimentos do Senhor Director de Departamento Municipal, Eng.º Jorge Manuel Galhardo de Matos Vieira, ao abrigo do n.º1 do artigo 36º do Código de Procedimento Administrativo, que a assinatura da correspondência e de documentos de mero expediente, no âmbito do DPU, seja assegurado pelas Senhoras Arquitecta Débora Marisa Lourenço Caíres Costa Ballhause e Engenheira Isabel Maria Barata Matias, sempre que tal se mostre necessário ao normal funcionamento dos serviços, nomeadamente quando se verifiquem situações de faltas e impedimentos legais do titular.

A Câmara deliberou ratificar o despacho apresentado.

Foi presente o Despacho nº. 05-A/2009, do Senhor Presidente, datado de 31 de Outubro de 2009, documento que fica apenso à acta, que determina a constituição da Comissão de Avaliação de Bens Patrimoniais Imóveis e Móveis do Município da Covilhã composta pelos senhores Eng.º Leopoldo Soares Santos, Eng.º Jorge Manuel Galhardo de Matos Vieira e Dr. Júlio Manuel de Sousa Costa.

Com vista à avaliação de prédios urbanos (2.ª avaliação), nos termos do Código do Imposto Municipal Sobre Imóveis - CIMI, na sequência das reclamações dos valores da 1.ª avaliação efectuada por perito local dos Serviços de Finanças, designa, ao abrigo dos n.º 2 e 11 do artigo 76.º do CIMI, com a redacção dada pelo artigo 93.º da Lei do Orçamento de Estado para o ano de 2009, como vogal representante da Câmara Municipal da Covilhã, o Senhor Engenheiro Victor Manuel Abrantes Marques.

A Câmara deliberou ratificar o despacho apresentado.

2. Marcação da Periodicidade das Reuniões Ordinárias da Câmara

Foi presente à Câmara uma proposta do Senhor Presidente, datada de 31de Outubro de2009, respeitante à periodicidade e locais de realização das reuniões ordinárias, documento que fica apenso à acta.

A Câmara deliberou aprovar a proposta do Senhor Presidente estabelecendo a periodicidade das reuniões ordinárias que serão realizadas na primeira e na terceira Sextas-Feiras de cada mês, com início às 09,00 horas, tendo, a segunda reunião, carácter público.

A Câmara tomou ainda conhecimento que as reuniões privadas terão lugar na sala de reuniões do edifício dos Paços do Concelho e as reuniões públicas serão realizadas no edifício onde funciona a Assembleia Municipal, situado na Rua do Castelo em Covilhã. 3. Estrutura da Ordem de Trabalhos das Reuniões Ordinárias

(6)

Foi presente uma proposta do Senhor Presidente, datada de 31de Outubro de 2009, respeitante à metodologia da ordem de trabalhos das reuniões ordinárias estruturada com base nos preceitos legais e regimentais em vigor e na orgânica dos serviços municipais, documento que fica apenso à acta.

A Câmara deliberou aprovar a proposta do Senhor Presidente, estabelecendo a estrutura da ordem de trabalhos das reuniões ordinárias, assim constituída:

As reuniões ordinárias privadas terão a seguinte estrutura: I – Período de Antes da Ordem do Dia

II – Período da Ordem do Dia: 1. Agenda

2. Aprovação de Acta 3. Balancete

4. Despachos 5. Departamentos:

5.1. Departamento de Administração Geral, Finanças e Património 5.2. Departamento de Obras e Serviços Operativos

5.3. Departamento de Planeamento e Urbanismo 5.4. Departamento de Educação, Cultura e Desporto

2 – Nas reuniões públicas acresce à ordem de trabalhos o ponto “Intervenção do Público”, antecedendo todos os outros e regendo-se pelo previsto no artigo 10.º do Regimento e, ainda, sem prejuízo do disposto no n.º 7 do artigo 84.º da Lei das Autarquias Locais.

3 – A estrutura da ordem de trabalhos aqui estabelecida tem por base os preceitos legais e regimentais e a orgânica dos serviços municipais, pelo que, alteradas essas circunstâncias, pode a Câmara Municipal deliberar alterações à presente estrutura.

4. Aprovação em Minuta das Actas das Reuniões

Foi presente uma proposta do Senhor Presidente, datada de 31 de Outubro de 2009, relativa à aprovação em minuta das actas das reuniões, documento que fica apenso à acta.

A Câmara deliberou aprovar a proposta do Senhor Presidente estabelecendo que as actas ou o texto das deliberações sejam aprovadas em minuta, no final das reuniões, para efeitos de execução imediata.

(7)

5. Deliberação Genérica sobre Pagamentos

Foi presente uma proposta do Senhor Presidente, datada de 2 de Novembro de 2009, relativa à autorização genérica de pagamentos, documento que fica apenso à acta.

A Câmara deliberou aprovar a proposta apresentada, autorizando o Senhor Presidente a que, independentemente de deliberação prévia, possa satisfazer as seguintes despesas: - Vencimentos e salários de todo o pessoal e outros proventos regulares a que por Lei tenham direito, incluindo ajudas de custo e trabalho extraordinário por serviço prestado, desde que previamente autorizado;

- Pensões de aposentação; - Abono para falhas;

- Senhas de presença dos membros dos órgãos autárquicos e ajudas de custo quando estes se desloquem em serviço do Município;

- Encargos sociais e encargos com deslocações; - Encargos com a ADSE;

- Encargos com o pessoal inscrito no Centro Regional de Segurança Social; - Operações não orçamentais;

- Rendas da responsabilidade do Município; - Despesas de fundos de maneio;

- Descontos efectuados pelo Estado na cobrança de impostos; - Encargos com empréstimos;

- Encargos com telefones, electricidade e água;

- Encargos com actos notariais em que a Câmara é responsável pela despesa;

- Assinaturas do Diário de República e outros encargos com assinaturas de verbetes e revistas de legislação;

- Prémios de transferência de vales de correio e de cheques para pagamento de comparticipações e outros preparos depositados na Tesouraria Municipal;

- Avença dos CTT para expedição de correspondência;

- Pagamento de despesas provenientes da CCDRC e Câmaras Municipais intervenientes em investimentos intermunicipais;

-Pagamentos que tenham de ser efectuados em moeda estrangeiras, uma vez que as respectivas transferências terão de obedecer ao câmbio do dia;

- Prémios de seguros;

- Emolumentos devidos a repartições públicas por actos por elas praticados;

- Despesas com anúncios, avisos e editais a publicarem no diário da República e jornais; - Aquisição de jornais;

- Pagamento aos concessionários de transportes escolares; - Pagamento de combustíveis;

(8)

Foi presente uma proposta do Senhor Presidente, datada de 31 de Outubro de 2009, relativa às competências legalmente cometidas à Câmara Municipal, delegáveis no Presidente da Câmara, no âmbito da autorização de despesas, documento que fica apenso à acta.

A Câmara, no âmbito da autorização de despesas e ao abrigo do disposto no artigo 29º, nº. 2, do Decreto-Lei nº. 197/99, de 08 de Junho, conjugado com o disposto no artº. 109º. do Código dos Contratos Públicos deliberou aprovar a proposta, delegando no Senhor Presidente as competências atribuídas à Câmara Municipal até ao montante de € 750.000,00.

Mais deliberou que os despachos proferidos ao abrigo desta delegação sejam submetidos a ratificação do Executivo Municipal.

6. Delegação de Competências no Presidente da Câmara

Foi presente uma proposta do Senhor Presidente, datada de 31 de Outubro de 2009, relativa às competências legalmente cometidas à Câmara Municipal, delegáveis no Presidente da Câmara, documento que fica apenso à acta.

A Câmara deliberou aprovar a proposta apresentada, delegando no Senhor Presidente da Câmara as seguintes matérias, ao abrigo do disposto no nº. 1, do artigo 65º. da Lei nº. 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações que lhe foram introduzidas pela Lei 5-A/2002, de 11 de Janeiro:

1. No âmbito da organização e funcionamento dos serviços municipais e gestão corrente – Alíneas b), c), d), e), f), g), l), m), n), q); r), s), t), u), v), x), z), aa) e bb) do n.º 1 do artigo 64.º da LAL.

2. No âmbito do planeamento e desenvolvimento – Alíneas d), e), f), g), h), i), l) e m) do n.º 2 do artigo 64.º da LAL.

3. No âmbito consultivo – Alínea b) do n.º 3 do artigo 64.º da LAL.

4. No âmbito do apoio a actividades de interesse municipal – Alíneas c) e e) do n.º 4 do artigo 64.º da LAL.

5. Em matéria de licenciamento e fiscalização – Alíneas a), b), c) e d) do n.º 5 do artigo 64.º da LAL.

6. Administrar o domínio público municipal, nos termos da lei – Alínea b) do n.º 7 do artigo 64.º da LAL.

7. Todas as competências cometidas à Câmara Municipal no âmbito das matérias consultivas, informativas e de licenciamento, nomeadamente, no âmbito do regime jurídico do licenciamento e fiscalização das actividades diversas previstas no Decreto-Lei n.º 264/2002,

8. Todas as competências cometidas à Câmara Municipal no âmbito das competências para emissão de parecer sobre a localização de áreas de serviço nas redes viárias regional e nacional bem como para se pronunciarem sobre a

(9)

definição e alteração da rede rodoviária nacional e regional e sobre a utilização da via pública.

9. Todas as competências cometidas às Câmaras Municipais no âmbito do Regulamento Geral do Ruído (RGR).

10. Todas as competências cometidas às Câmaras Municipais pelo Decreto-Lei n.º 309/2002, de 16 de Dezembro, diploma que regula a instalação e o funcionamento dos recintos de espectáculos e de divertimentos públicos e que executa o disposto na Lei n.º 159/99, de 14 de Setembro, que prevê na alínea a) do n.º 2 do artigo 21.º, com a epígrafe "Tempos livres e desporto", que é da competência dos órgãos municipais licenciar e fiscalizar recintos de espectáculos.

Mais deliberou, tendo em conta que os poderes da Câmara Municipal em matéria de loteamentos urbanos podem, também, ser delegados no Presidente da Câmara, nos termos do n.º 1 do artigo 65.º da LAL, quer porque a norma da alínea a) do n.º 5 do artigo 64.º da LAL (norma que consigna algumas competências a titulo meramente exemplificativo) prevê implicitamente o licenciamento de loteamentos, quer porque a alínea d) do n.º 7 do mesmo artigo prevê o exercício pelo órgão executivo municipal, de outras competências legalmente conferidas:

Ao abrigo do n.º 1 do artigo 65.º da LAL, conjugado com as alínea a) do n.º 5 e alínea d) do n.º 7 do artigo 64.º do mesmo diploma legal, delegar no Senhor Presidente da Câmara todas as competências cometidas à Câmara Municipal pelo artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de Dezembro, alterado pela Lei n.º 60/2007, de 4 de Setembro, em matéria de licenciamento de obras particulares e de loteamentos urbanos.

Por último foi ainda deliberado que a presente delegação de competências integre a

(10)

APROVAÇÃO EM MINUTA

As deliberações constantes da presente acta foram aprovadas em minuta para efeitos de execução imediata.

VOTAÇÃO DAS DELIBERAÇÕES

As deliberações constantes da presente acta foram aprovadas por unanimidade, com excepção daquelas em que é referido outro modo de votação.

ENCERRAMENTO

Pelas 9,35 horas, verificando-se não haver mais assuntos a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrada a reunião da qual se lavrou a presente acta que vai ser assinada pelo Senhor Presidente e pela Chefe de Divisão de Administração Geral.

O Presidente ________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Como estamos em um ambiente VirtualBox , é necessário criar esta ponte da rede externa da máquina host para a rede pública/floating do OpenStack.. sempre que se desejar

Essa proteção somente pode ser instituída por ato normativo do poder público, tendo como objetivos a preservação da natureza e a realização de pesquisas

à data de assinatura. Prazo limite para a contratação de um novo plano de ex-beneficiarios do grupo Amil de acordo com as regras acima, não pode ser superior a 30 dias após a data

Geodon ® (cloridrato de ziprasidona monoidratado) é indicado para o tratamento da esquizofrenia, transtornos esquizoafetivo e esquizofreniforme, estados de agitação

Garante ao (s) beneficiário (s) o pagamento do capital segurado para esta cobertura em caso de falecimento do segurado, ocorrido exclusivamente em decorrência de acidente

raná, no uso de suas atribuições legais, com fulcro no artigo 55, inciso IX da Lei Orgânica Municipal, em conformidade com o Ca- pítulo VI da Lei Municipal nº 1.975/2012, bem como

Prefeito Municipal: Adelmo Luiz Klosowski Vice-Prefeito Municipal: Osnei Stadler Secretário de Administração: Eli Corrêa Fernandes Secretário de Agricultura: Itamar Cousseau.

[r]