• Nenhum resultado encontrado

Processo Ano 14. Folha Rubrica PROCESSO Nº / PREGÃO ELETRÔNICO Nº 009/2014. Edital

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Processo Ano 14. Folha Rubrica PROCESSO Nº / PREGÃO ELETRÔNICO Nº 009/2014. Edital"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

PROCESSO Nº 21.210.000113/2014-13 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 009/2014

Edital

A Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, mediante o Pregoeiro designado

pelo Ato de Superintendência n.º 036, de 08/05/2014, torna público para conhecimento dos interessados que na data, horário e local abaixo indicados fará realizar licitação na modalidade de PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo menor preço, no regime de empreitada por preço unitário, conforme descrito neste Edital e seus Anexos.

O procedimento licitatório que dele resultar obedecerá, integralmente, a Lei n.º 10.520, de 17 de julho de 2002, Lei n.º 12.440/2011, os Decretos n.ºs 5.450/05 e 6.204/2007, a Lei

Complementar n.º 123/06, e subsidiariamente, a Lei n.º 8.666/93, e suas alterações, Instrução Normativa n.º 02 de 16/09/09 e alterações seguintes, e demais legislações pertinentes, bem como pelas normas e condições estabelecidas no presente Edital e anexos.

DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ELETRÔNICO: DIA: 04.08.2014

HORÁRIO: 10h (horário de Brasília/DF) CÓDIGO UASG: 135265

1 DO OBJETO

1.1 O presente Pregão tem por objeto a contratação de empresa especializada para prestação de Serviços de Terapia Laboral Quick Massagem, a serem realizados na Sede da Superintendência Regional e na Unidade Armazenadora de Ponta Grossa-PR, como estabelece os normativos da Companhia e Cláusula Trigésima Nona do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014 da CONAB e de acordo com as condições e especificações constantes do Termo de Referência – Anexo I deste Edital.

1.1.1 Em caso de discordância existente entre as especificações deste objeto descritas no Comprasnet e nas especificações constantes deste Edital, prevalecerão as últimas.

2. DA PARTICIPAÇÃO

2.1 Poderão participar deste Pregão, os interessados do ramo de atividade relacionada ao objeto que atenderem a todas as exigências, inclusive quanto à documentação, constantes deste Edital e seus Anexos e estiverem cadastrados no COMPRASNET para participação de Pregão Eletrônico, desde que:

2.1.1 desempenhem atividades pertinentes e compatíveis com o objeto deste Pregão; e 2.1.2 atendam os requisitos mínimos de classificação das propostas exigidos neste

Edital.

2.2 Não será admitida nesta licitação a participação de licitantes:

2.2.1 em processo de falência, recuperações judiciais, extrajudiciais, ou de insolvência, ou sob outra forma de concurso de credores, em dissolução ou em liquidação;

(2)

2.2.2 que tenham sido declaradas inidôneas para licitar e contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a autoridade que aplicou a penalidade;

2.2.3 que estejam com o direito de licitar e contratar com a Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB suspenso;

2.2.4 que estejam reunidas em consórcio e sejam controladoras coligadas ou subsidiárias entre si, ou ainda, qualquer que seja sua forma de constituição;

2.2.5 estrangeiras que não funcionem no País; e

2.2.6 que tenham vínculo com servidor deste órgão, de qualquer entidade a ele vinculada ou ainda que nestes tenha exercício e/ou lotação, bem como de empresa que tenha como sócio administrador ou representante legal qualquer servidor público.

3. DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO

3.1 O credenciamento dar-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha pessoal e intransferível, para acesso ao sistema eletrônico, no Portal de Compras do Governo Federal – Comprasnet, no sítio http://www.comprasnet.gov.br.

3.2 O credenciamento da licitante, bem assim a sua manutenção, dependerá de registro cadastral atualizado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF. Alternativamente o credenciamento poderá ser feito no Sistema de Credenciamento de Fornecedores do Comprasnet, o que permite ao fornecedor obter Login e Senha e participar de Pregões e Cotações Eletrônicas sem que haja a necessidade de se cadastrar no SICAF.

3.3 O credenciamento junto ao provedor do sistema implica responsabilidade legal da licitante ou seu representante legal e presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao Pregão Eletrônico.

3.4 O uso da senha de acesso pela licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou a CONAB, promotora da licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

3.5 Não será admitida nesta licitação a participação de empresas distintas, por meio de um único representante.

4. DO ENVIO DA PROPOSTA DE PREÇOS

4.1 A participação no Pregão dar-se-á por meio da digitação da senha privativa da licitante e subsequente encaminhamento das propostas de preços, a partir da data da liberação do presente Edital no sítio www.comprasnet.gov.br, até o horário limite de início da

sessão pública, horário de Brasília-DF, exclusivamente por meio do sistema eletrônico.

4.1.1.1 Até a abertura da sessão, as licitantes poderão retirar ou substituir a proposta anteriormente apresentada (§ 4.º do Art. 21 do Decreto nº 5.450/05).

4.1.1.2 Aberta a sessão não caberá desistência da proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro.

4.2 A licitante deverá apresentar, via sistema, declaração de que conhece e concorda com todas as condições estabelecidas neste Edital e seus anexos.

4.3 O preço proposto, computando todos os custos necessários para a prestação dos serviços, objeto deste Edital, bem como todos os tributos, encargos trabalhistas, comerciais e quaisquer outras despesas que incidam ou venham a incidir sobre o objeto desta licitação e que influenciem na formação do preço da proposta, deverá ser

(3)

4.4 A proposta deverá ser formulada e enviada exclusivamente por meio do sistema eletrônico, contendo as especificações do objeto de forma clara e precisa, para que seja realizada a aceitação, utilizando para fins de detalhamento o anexo disponibilizado pelo sistema eletrônico, quando for o caso.

4.5 Quaisquer tributos, custos e despesas, diretos ou indiretos, omitidos da proposta ou incorretamente cotados serão considerados como inclusos nos preços, não sendo aceitos pleitos de acréscimos, a este ou a qualquer título, devendo os serviços serem executados sem ônus adicional à CONAB.

4.6 A licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances. 4.7 Incumbirá, ainda, à licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a

sessão pública do Pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

4.8 Serão desclassificadas as propostas que não atenderem às exigências do presente Edital e seus Anexos, sejam omissas ou apresentem irregularidades, ou defeitos capazes de dificultar o julgamento.

4.9 As propostas terão validade de 60 (sessenta) dias, contados da data de abertura da sessão pública estabelecida no preâmbulo deste Edital.

4.10 A apresentação da proposta implicará plena aceitação, por parte da licitante, das condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

5. DA ABERTURA DA SESSÃO

5.1 A abertura da presente licitação dar-se-á em sessão pública, por meio de sistema eletrônico (comunicação pela Internet), dirigida por um Pregoeiro, a ser realizada de acordo com o Decreto nº 5.450, de 31/05/2005, na página www.comprasnet.gov.br.

6. DA ACEITABILIDADE DA PROPOSTA

6.1 O Pregoeiro efetuará a análise da aceitabilidade da proposta, verificando se o serviço cotado está adequado às especificações contidas neste Edital e seu Termo de Referência.

6.2 O Pregoeiro desclassificará a proposta em desacordo com as especificações exigidas neste Edital e seus Anexos ou com valores que contenham erro material, a qual não passará para a fase de lances.

6.3 A desclassificação de proposta será sempre fundamentada e registrada no sistema, com acompanhamento em tempo real por todos os participantes.

6.4 O sistema disponibilizará campo próprio para troca de mensagem entre o Pregoeiro e as licitantes, após a fase de lances.

7. DA FORMULAÇÃO DOS LANCES

7.1 Aberta à etapa competitiva, as licitantes poderão registrar lances exclusivamente por meio do sistema eletrônico, sendo a licitante imediatamente informada do seu recebimento e respectivo horário de registro e valor.

7.2 As licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observado o horário fixado para a abertura da sessão e as regras de aceitação dos mesmos.

7.3 As licitantes somente poderão oferecer lances inferiores aos últimos por elas ofertados e registrados pelo sistema.

7.4. Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado em primeiro lugar.

(4)

7.5 Durante a sessão pública, as licitantes serão informadas, em tempo real, dos valores dos menores lances registrados, vedada a identificação das licitantes.

7.6 O encerramento da etapa de lances da sessão pública será inicializado a critério do Pregoeiro.

7.6.1 O sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até trinta minutos, aleatoriamente determinado, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances. 7.7 Na fase competitiva do pregão eletrônico, o intervalo entre lances enviados pelo mesmo

licitante não poderá ser inferior a 20 (vinte) segundos.

7.7.1 os lances enviados em desacordo com o subitem 7.7 serão descartados automaticamente pelo sistema.

8. DA DESCONEXÃO

8.1 No caso de desconexão do Pregoeiro, no decorrer da etapa de lances, o sistema eletrônico poderá permanecer acessível às licitantes para a recepção dos lances, retornando o Pregoeiro, quando possível, para sua atuação no certame, sem prejuízo dos atos realizados.

8.1.1 Quando a desconexão do Pregoeiro persistir por tempo superior a dez minutos, a sessão do Pregão na forma eletrônica será suspensa e reiniciada somente após comunicação às participantes, no endereço eletrônico utilizado para divulgação. 9. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

9.1 O critério de julgamento adotado será o de menor preço unitário por item, conforme definido no Termo de Referência – item 7 – ESTIMATIVA DE PREÇOS.

9.2 Após o encerramento da etapa de lances da sessão pública, o Pregoeiro poderá encaminhar, pelo sistema eletrônico, contraproposta à licitante que tenha apresentado lance mais vantajoso, para que seja obtida a melhor proposta, observado o critério de julgamento, não se admitindo negociar condições diferentes daquelas previstas neste Edital.

9.3 A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelas demais licitantes.

9.4 Encerrada a etapa de lances, o Pregoeiro examinará as propostas classificadas em primeiro lugar, por item, quanto à compatibilidade do preço em relação ao estimado para contratação e sua exequibilidade, e verificará a habilitação da licitante conforme disposições deste Edital.

9.5 Como critério de aceitabilidade do preço o parâmetro será o valor unitário, por item, estimado pela Administração, ou seja, o preço de referência, descrito no item 7.1 do Anexo I – Termo de Referência.

9.6 Em caso de ocorrência de participação de licitante que detenha a condição de microempresa, empresa de pequeno porte, nos termos da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e não sendo a proposta válida classificada em primeiro lugar de empresa desse porte, serão adotados os seguintes procedimentos:

9.6.1 será assegurado, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas, empresas de pequeno porte, entendendo-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas, empresas de pequeno porte e sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores à proposta mais bem classificada.

(5)

9.6.2 Para efeito do disposto no subitem acima, ocorrendo o empate, proceder-se-á da seguinte forma:

I – a microempresa, empresa de pequeno porte mais bem classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão;

II – a microempresa, empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame, situação em que será adjudicado em seu favor o objeto licitado; III – não ocorrendo a adjudicação em favor da microempresa, empresa de

pequeno porte, na forma do inciso anterior, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem na hipótese do subitem 9.6.1, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito;

IV – no caso de equivalência de valores apresentados pelas microempresas, empresas de pequeno porte que se encontrem enquadradas no subitem 9.6.1, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar a melhor oferta;

V – o disposto neste subitem somente se aplicará quando a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa, empresa de pequeno porte.

9.6.3 Na hipótese da não adjudicação nos termos previstos no subitem 9.6.1, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.

9.7 Constatado o atendimento às exigências fixadas neste Edital, a licitante será declarada vencedora.

9.8 Se a proposta vencedora não for aceitável ou se a licitante desatender às exigências habilitatórias, o Pregoeiro examinará a proposta subsequente e, assim sucessivamente, na ordem de classificação, até a apuração da proposta que atenda a este Edital.

9.8.1 Ocorrendo à situação a que se refere o subitem anterior, o Pregoeiro poderá negociar com a licitante para que seja obtido preço melhor.

9.9 Após o encerramento da sessão da etapa de lances, a licitante detentora da melhor oferta deverá encaminhar, no prazo máximo de 2 (duas) horas, via sistema, no campo “Anexo de Proposta” ou, caso haja algum problema devidamente comprovado de conexão com o sitio

do Comprasnet, por e-mail: pr.cpl@conab.gov.br, a proposta de preços contendo:

9.9.1 Razão social, endereço, telefone/fax, número do CNPJ/MF, dados bancários (banco, agência, número da conta-corrente e praça de pagamento), prazo de validade da proposta de no mínimo 60 (sessenta) dias a contar da data da abertura da sessão deste Pregão, e conter as especificações do objeto de forma clara, conforme a modelo de Proposta de preços constante do Anexo IV do Edital, atualizada com lance final ofertado.

9.9.3 A proposta de preços descrita no subitem anterior deverá ser redigida em língua portuguesa, digitada, em uma via, em papel timbrado da licitante, redigida em linguagem clara, sem emendas, rasuras ou entrelinhas que impeçam sua perfeita compreensão, devidamente datada, assinada na última folha e rubricada nas demais pelo representante legal da licitante.

9.9.4 Os originais dos documentos exigidos no subitem 9.8 deverão ser encaminhados no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da solicitação do Pregoeiro no sistema eletrônico.

9.10 No julgamento da habilitação, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância dos documentos e a sua validade jurídica, mediante despacho

(6)

fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes a eficácia para fins de habilitação e classificação.

9.11 Da sessão pública do Pregão divulgar-se-á ata no sistema eletrônico, na qual constará a indicação do lance vencedor, a classificação dos lances apresentados e as demais informações relativas ao certame licitatório, sem prejuízo de outras formas de publicidade previstas na legislação pertinente.

10. DA HABILITAÇÃO

10.1 A habilitação da licitante será verificada por meio do SICAF, nos documentos por ele abrangidos.

10.2 Caso os documentos exigidos para habilitação não estejam contemplados no SICAF ou não haja disponibilidade de realizar a consulta nos sítios emitentes das certidões vencidas, será exigido o envio da documentação via fac-símile ou e-mail, no prazo máximo de 01 (uma) hora, após solicitação do Pregoeiro no sistema eletrônico.

10.2.1 Os documentos e anexos exigidos, quando remetidos via e-mail institucional:

pr.cpl@conab.gov.br, deverão ser apresentados em original ou por cópia autenticada, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas.

10.3 Para a habilitação, a licitante detentora da melhor oferta, deverá apresentar os documentos a seguir relacionados, relativos à(s):

10.3.1 Habilitação Jurídica:

a) no caso de empresário individual, inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis;

b) ato constitutivo, estatuto ou Contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documento de eleição de seus administradores;

b.1) os documentos de que trata a alínea anterior, deverão estar acompanhados de todas as alterações ou da consolidação respectiva; c) inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis onde opera, com

averbação no Registro onde tem sede a matriz, no caso de ser a participante sucursal, filial ou agência;

d) inscrição do ato constitutivo no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, no caso de sociedades simples, acompanhada de prova de diretoria em exercício; e) Alvará de Funcionamento do Estabelecimento;

f) Comprovação de Inscrição de Situação no Cadastro Fiscalç do PR – DIF; g) Registro da empresa junto ao órgão correspondente aos serviços contratados;

10.3.2 Regularidade Fiscal e Trabalhista:

a) prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ; b) prova de regularidade com a Fazenda Federal (Certidão Negativa ou

Positiva com efeito de Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais, emitida pela Secretaria da Receita Federal – SRF e Certidão quanto à Dívida Ativa da União emitida pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN);

c) prova de regularidade perante a Fazenda Estadual e a Municipal, do domicílio ou sede da licitante, na forma da lei;

(7)

d) prova de regularidade perante a Seguridade Social (INSS) e perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei;

e)

prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1o de maio de 1943. ( Lei 12.440, de 8/7/2011);

10.3.2.1 as microempresas, empresas de pequeno porte e cooperativas deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação da regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição.

10.3.2.1.1 Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado o vencedor do(s) item(ns) do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa;

10.3.2.1.2 A não-regularização da documentação no prazo previsto no subitem anterior implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no item 20 deste Edital, sendo facultado à Administração convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificação de cada item, para assinatura do contrato ou revogar a licitação.

10.3.3 Qualificação Econômico – Financeira:

a) certidão negativa de feitos sobre falência, recuperação judicial ou recuperação extrajudicial, expedida pelo distribuidor da sede da licitante;

a.1) a certidão, referida na alínea anterior, que não estiver mencionando explicitamente o prazo de validade, somente será aceita com o prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da data de sua emissão. b) balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrados há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta, caso seus índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), estejam iguais ou menores que 1 (um;

c) a licitante que apresentar índices econômicos iguais ou inferiores a 1 (um) em qualquer dos índices de Liquidez Geral, Solvência Geral e Liquidez Corrente, deverá comprovar que possui patrimônio líquido de no mínimo 10% (dez por cento) do valor total estimado do item, por meio de Balanço Patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício, já exigíveis e apresentados na forma da lei, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios.

(8)

Atestado(s), declaração(ões) ou certidão(ões) de capacidade técnica, fornecido por pessoa jurídica, de direito público ou privado, que comprove que a licitante está executando ou já executou serviços correlatos e compatíveis com o objeto da presente licitação.

10.3.4.1 Documentação do Responsável Técnico, tais como: RG, CPF e Registro no Conselho da Categoria, diploma de graduação;

10.3.4.2 Declaração de Responsabilidade Técnica , por ter executado ou executando os serviços de características semelhantes aos que estão sendo licitados;

10.3.4.3 Curriculum.

10.3.5 Documentação da Equipe Técnica

a)

Carteira de Identidade;

b)

CPF;

c)

Registro no Conselho Profissional, ou Certificado de conclusão do curso de massoterapia;

d)

Título de Especialidade, se for o caso;

e)

Declaração de Reguilaridade no Conselho de Classe, à época da contratação, caso tenha;

f)

Curriculum.

10.3.6 Declarações a serem enviadas via sistema:

a) declaração, sob as penalidades cabíveis, da inexistência de fatos supervenientes impeditivos para a sua habilitação neste certame;

b) declaração de que a empresa cumpre o disposto no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal e no inciso XVIII do art. 78 da Lei nº 8.666/93, conforme o inciso VI do art. 14 do Decreto nº 5.450/2005, ou seja, que não utiliza mão de obra direta ou indireta de menores;

c) declaração de que é Microempresa, Empresa de Pequeno Porte, de acordo com o art. 11 do Decreto nº 6.204/07, se for o caso; e

d) declaração de elaboração independente de proposta, de acordo com o

determinado na IN 02/2009, de 16/09/2009, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicada no DOU do dia 17/09/2009.

10.4 A licitante já regularmente cadastrada e habilitada parcialmente no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF ficará dispensada de apresentar os documentos relacionados nos subitens 10.3.1 e 10.3.2, exceto a certidão constante na

alínea “e” do subitem 10.3.2.

10.5 Os documentos, dentro de seus prazos de validade, poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada em cartório competente, ou por servidor da CONAB mediante a apresentação dos originais, ou cópia da publicação em órgão da imprensa oficial.

10.6 Será inabilitada a licitante que deixar de apresentar, de acordo com o exigido, qualquer documento solicitado ou apresentá-lo em desacordo com o estabelecido neste Edital.

10.7 A Administração poderá, em caso de dúvidas quanto a autenticidade de qualquer documento, realizar diligências, pesquisa ou outro meio que achar conveniente, visando esclarecimento para a tomada de decisão;

(9)

11.1 Para assinatura do Contrato, será exigida a comprovação das condições de habilitação consignadas neste Edital.

11.1.1 Quando a vencedora da licitação não fizer a comprovação referida no subitem anterior ou quando, injustificadamente, recusar-se a assinar o Contrato, poderá ser convocada outra licitante, desde que respeitada a ordem de classificação, para, após comprovados os requisitos habilitatórios e feita a negociação, assinar o Contrato, sem prejuízo das multas previstas neste Edital e das demais cominações legais.

12. DA IMPUGNAÇÃO DO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO

12.1 Qualquer pessoa poderá impugnar o ato convocatório do Pregão, na forma eletrônica, até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública.

12.1.1 Caberá ao Pregoeiro, auxiliado pelo setor responsável pela elaboração deste Edital, decidir sobre a impugnação no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas. 12.1.2 Acolhida a impugnação contra o ato convocatório, será designada nova data

para a realização do certame.

13. DOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS

13.1 Qualquer pedido de esclarecimento em relação a eventuais dúvidas na interpretação do presente Edital deverá ser enviado ao Pregoeiro, até 03 (três) dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública, exclusivamente por meio eletrônico via internet, no endereço: pr.cpl@conab.gov.br.

13.1.1 As respostas aos pedidos de esclarecimentos e das demais informações relevantes serão divulgadas mediante publicações de notas na página web da CONAB (www.conab.gov.br, opção: “Licitações”), e no portal COMPRASNET (www.comprasnet.gov.br), ficando as empresas interessadas em participar do certame e obrigadas a acessá-las para a obtenção das informações prestadas. 13.1.2 Os pedidos de esclarecimentos encartados no sistema após o término do

expediente do último dia para sua interposição, ou seja, após às 18 horas, serão considerados intempestivos, conforme preceitua o art. 66 da Lei nº 9.784/1999.

14. DOS RECURSOS

14.1 Declarada a vencedora, qualquer licitante poderá, durante a sessão pública, de forma imediata e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar sua intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 03 (três) dias para apresentar as razões de recurso, ficando as demais licitantes, desde logo, intimadas para, querendo, apresentarem contrarrazões em igual período, que começará a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispensáveis à defesa dos seus interesses.

14.1.1 Intenção motivada de recorrer é aquela que indica objetivamente o fato e/ou o direito que a licitante deseja ser revisto pela autoridade superior àquela que proferiu a decisão.

14.2 A manifestação motivada da intenção de recorrer será realizada exclusivamente no âmbito do Sistema Eletrônico, em campos próprios.

14.3. A falta de manifestação imediata e motivada da licitante quanto à intenção de recorrer, nos termos do subitem 14.1, importará decadência desse direito, ficando o Pregoeiro autorizado a adjudicar o objeto da licitação à licitante declarada vencedora.

14.4 O acolhimento de recurso importará invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

(10)

14.5 Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade competente adjudicará o objeto da licitação à licitante vencedora e homologará o procedimento licitatório.

14.6 Os recursos encartados no sistema após o término do expediente do último dia para sua interposição, ou seja, após as 18 horas, serão considerados intempestivos, conforme preceitua o art. 66 da Lei nº 9.784/1999.

14.7 Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados na Comissão Permanente de Licitação da CONAB, situada na Rua Alto da Glória – Curitiba - Paraná, nos dias úteis, no horário de 08:00 às 12:00 e de 13:30 às 17:15.

15. DO CONTRATO

15.1 As obrigações decorrentes da presente licitação serão formalizadas por termo de contrato, nos moldes da minuta constante do Anexo II deste Edital, celebrado entre a CONAB e a licitante vencedora, que observará os termos da Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, e alterações posteriores e demais normas pertinentes.

15.1.1 Poderá ser acrescentada ao contrato a ser assinado qualquer vantagem apresentada pelo licitante vencedor em sua proposta, desde que seja pertinente e compatível com os termos deste Edital.

15.2 A licitante vencedora será convocada para, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, contados da convocação, celebrar o termo de contrato.

15.2.1 O prazo previsto no subitem anterior poderá ser prorrogado, por igual período, por solicitação justificada da adjudicatária e aceito pela concedente.

15.3 Antes da assinatura do termo de contrato será exigida a comprovação das condições de habilitação consignadas neste Termo e no Edital, as quais deverão ser mantidas pelo licitante durante a vigência contratual.

15.4 Se a licitante vencedora não fizer a comprovação referida no subitem 15.3 anterior ou recusar-se a assinar o contrato, será convocada outra licitante para celebrar o Contrato, observada a ordem de classificação, e assim sucessivamente, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis.

15.5 Antes da contratação serão feitas consultas junto ao SICAF, junto ao CADIN – Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal, nos termos do Inciso III do Art. 6º da Lei 10.522, de 19/07/2002, ao Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas ( CEIS ), mantido pela CGU, e ao Tribunal Superior do Trabalho quanto à regularidade da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT.

15.6 A CONTRATADA deverá iniciar os serviços no primeiro dia imediatamente posterior ao início da vigência do contrato.

16. DAS OBRIGAÇÕES DA CONAB

16.1 Comunicar, por escrito, à CONTRATADA quaisquer irregularidades verificadas na pres-tação do serviço.

16.2 Prestar todas as informações e esclarecimentos aos empregados da CONTRATADA, quando necessário, para o desenvolvimento dos trabalhos.

16.3 Acompanhar e fiscalizar a execução do contrato, mediante um representante designado pela autoridade competente, nos termos do artigo 67 da Lei nº 8.666/1993.

16.4 Notificar, por escrito, à CONTRATADA sobre a ocorrência de eventuais imperfeições no curso da execução dos serviços, fixando prazos para sua correção.

(11)

16.5 Exigir, mensalmente, os documentos comprobatórios do pagamento de pessoal, do rece-bimento dos encargos sociais, em especial o INSS e FGTS, e outros que se fizerem ne-cessários.

16.6 A CONAB terá autonomia para definir o horário de início e de término das sessões de massagens. O período de atendimento será de sete horas diárias, duas vezes por sema-na, sendo que cada massagem terá duração de aproximada de 15 minutos.

16.7 A Equipe designada pela CONAB – é quem supervisionará, acompanhará e avaliará, as-sim como prestará subsídios e todas as informações necessárias relacionadas aos servi-ços de massagem laboral antiestresse.

16.8 No último mês de vigência do contrato, a CONTRATANTE deverá aplicar consulta de avali-ação do serviço de massagem antiestresse e apresentar relatório com análise dos resul-tados obtidos.

17. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

17.1 Responsabilizar-se por todos os serviços prestados e previstos neste Termo de Referên-cia, bem como pelos danos causados pelos profissionais diretamente à CONAB, decorrentes de sua culpa ou dolo, quando da execução dos serviços, não excluindo ou reduzindo essa respon-sabilidade de fiscalização e o acompanhamento pelo órgão gestor do contrato.

17.2 Comunicar ao órgão gestor do contrato o nome de seus prepostos ou empregados com competência para manter entendimentos e receber comunicações ou transmití-las.

17.3 A contratada deverá comprovar no prazo máximo de trinta dias contados a partir da assi-natura do contrato, a habilitação dos referidos profissionais mediante a apresentação da cópia do certificado de conclusão de curso de massoterapia/massagista, reconhecido pelo órgão de fiscalização, com duração mínima de trezentos e sessenta horas-aula. No caso de profissionais de nível superior, deverá ser enviada cópia de carteira de identidade profissional emitida pelo conselho de classe da categoria.

17.4 A Contratada deverá substituir os profissionais/massagistas, quando necessário, sem pre-juízo de descontinuidade dos serviços contratados pela CONAB, em caso de faltas;

17.5 A Contratada deverá manter em seu quadro, profissionais treinados e conhecedores do lo-cal onde ocorrerão as sessões de massagens, sem que haja majoração dos preços ora acor-dados;

17.5.1 Com relação aos atrasos dos profissionais: os eventuais atrasos dos massagistas deverão ser compensados por igual período e comunicadas com antecedência à coordenação do programa. Cumprir todas as orientações da CONTRATANTE, para o fiel desempenho das atividades específicas.

17.6 Cumprir fielmente as obrigações contratuais, de forma que os serviços sejam realizados com esmero e perfeição.

17.7 Prestar os serviços, objeto deste Termo de Referência, utilizando recursos humanos de bom nível moral e com boa formação educacional e técnica, comprovada por meio dos docu-mentos mencionados neste TR.

(12)

17.8 Fazer com que seus empregados cumpram rigorosamente todas as suas obrigações e em-preguem a melhor técnica na execução dos serviços.

17.9 Prestar esclarecimentos ao gestor do contrato, sobre eventuais atos ou fatos noticiados que a envolvam, ou qualquer irregularidade observada em função da prestação dos serviços contratados.

17.10 Manter o número de profissionais adequado, dentro dos padrões desejados e das atribui-ções específicas de cada atividade, para o efetivo cumprimento da prestação dos serviços, sem interrupção, seja por motivo de férias, descanso semanal, licença de qualquer tipo, falta ao serviço, demissão e outros análogos, obedecidas as disposições da legislação trabalhista vigen-te.

17.11 Deverá assumir a responsabilidade por toda e qualquer despesa com pagamento de seu pessoal, inclusive com traslados, alimentação, acomodação e também por todos os danos e perdas causados ao patrimônio da CONTRATANTE, diretamente ou indiretamente, por dolo ou culpa, resultantes de ação ou omissão de empregados ou prepostos na área de prestação dos serviços, mesmo que fora do exercício das atribuições previstas no contrato, durante todo o pe-ríodo em que houver prestação de serviços para a CONTRATANTE. O valor correspondente aos prejuízos causados, conforme o caso, será descontado no primeiro pagamento subsequen-te à ocorrência.

17.12 Responsabilizar-se por quaisquer acidentes de seus empregados em serviço que venham a ser vítimas, cumprindo todas as obrigações que as leis trabalhistas e previdênciárias lhes as-segurarem e demais exigências para o exercício das atividades.

17.13 Prestar todos os esclarecimentos solicitados pela CONTRATANTE, de forma clara, conci-sa e lógica, bem como atender, prontamente, às suas reclamações.

17.14 Manter, durante a vigência do contrato, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas em compatibilidade com as obrigações assumidas.

17.15 Sujeitar-se a mais ampla e irrestrita fiscalização e coordenação do órgão gestor do con-trato através dos designados, prestando todos os esclarecimentos solicitados e atendendo prontamente às reclamações formuladas.

17.16 Arcar com as reclamações levadas ao seu conhecimento por parte do gestor do contrato, cuidando imediatamente das providências necessárias para a correção, evitando reincidências. 17.17 Não transferir a terceiros, por qualquer forma e ainda que parcialmente, o contrato, nem subcontratar quaisquer das prestações a que está obrigada.

17.18 Comprovar a formação técnica específica da mão-de-obra oferecida, antes do início da execução das atividades, com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro horas), sendo que os prestadores que não apresentarem certificação comprobatória serão impedidos de exercer suas atividades, por intermédio do órgão gestor do contrato, até que haja a comprovação exigida. 17.19 Efetuar o pagamento do pessoal contratado sem ônus para a CONAB.

17.20 Não vincular o pagamento dos salários e demais vantagens de seus empregados ao pa-gamento das faturas emitidas contra a CONAB.

(13)

17.21 Indicar, formalmente, em até 05 (cinco) dias úteis após a assinatura do contrato, prepos-to, o qual deverá responder pela CONTRATADA perante a CONTRATANTE, com a indicação de número de telefone, celular, e-mail, fax e/ou qualquer outro meio de comunicação imediato, o qual deverá estar acessível pelo menos no horário comercial por dia e de segunda a sexta, vi-sando a estabelecer contatos com o representante da CONTRATANTE, para acompanhamento dos serviços durante a execução do contrato.

17.22 Comparecer as reuniões previamente agendadas com a CONTRATANTE, e/ou extraor-dinariamente, sempre que houver necessidade.

17.23 Fornecer todos os equipamentos e materiais necessários à realização das massagens, tais como: cadeira, toalhas, materiais descartáveis para higienização, toucas, dentre outros. 17.24 Manter seus profissionais massagistas trajados de uniforme com o logotipo da empresa para facilitar sua identificação.

17.25 Indicar uma ou mais pessoas que ficará(ão) responsável(is) pelo contrato com a Compa-nhia.

17.26 Fornecer à CONTRATANTE, comprovantes de atendimento mensais que contenham a frequência dos empregados nas sessões de massagens e suas respectivas assinaturas, para análise e encaminhamento para pagamento.

18. DOS LOCAIS, DO PAGAMENTO E DO REAJUSTE 18.1 DO LOCAL DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

18.1.1 Os serviços deverão de ser prestados nos seguintes locais:

a) Sede da Superintendência Regional do Paraná, sito à Rua Mauá, 1116 – Alto da Glória – Curitiba – Paraná;

b) Unidade Armazenadora de Ponta Grossa, sito à Rodovia BR 376 – Km 510 – Vila Velha – Ponta Grossa – Paraná;

18.2 DO REAJUSTE

18.2.1 Os valores serão fixos e irrejustáveis;

19. DO LOCAL DE ENTREGA DA NOTA FISCAL/FATURA DE SERVIÇOS

19.1 A(s) Nota(s) Fiscal(is) de Serviços deverá(ão) ser entregue(s) e protocolada(s) nos seguin-tes locais:

a)

Setor de Recursos Humanos - SEREH da CONTRATANTE, sito à Rua Mauá, 1116 – Alto da Glória – CEP 80.030-200 – Curitiba-PR, no caso da Sede da Superintendência Regional; e

b)

No escritório da Unidade Armazenadora de Ponta Grossa, sito à Rodovia BR 376 – Km 510 – Vila Velha – CEP 84.128-200 – Ponta Grossa-PR.

20 DO PAGAMENTO

20.1 O pagamento à CONTRATADA será devido mensalmente, mediante a apresentação à CONTRATANTE da Nota Fiscal/Fatura de Serviços emitida em duas vias e demais

(14)

documentos comprobatórios, discriminando os serviços efetivamente prestados e respectivos valores.

20.2 Os documentos de cobrança deverão discriminar o custo do serviço, quantidade das sessões foram realizadas, seu valor unitário e o total dos serviços.

20.3 O pagamento da fatura apresentada pela CONTRATADA até o 5º dia útil do mês subse-quente ao da prestação dos serviços será efetuado por intermédio de ordem bancária em conta corrente, no prazo de 30 (trinta) dias contados da data do recebimento da Nota Fiscal/Fatura de Serviços, devendo estar devidamente atestada por empregado designado para a fiscalização do contrato.

20.4 No ato do pagamento será realizada consulta ao SICAF (via “online”), e caso o resultado seja desfavorável, será concedido prazo de 05 (cinco) dias úteis para a regularização.

a) Em não ocorrendo a regularização, a adjudicatária incorrerá em descumpri-mento de obrigações contratuais, conforme prevê o art. 55, inciso III, da Lei nº 8.666/1993, e constituirá motivo para rescisão do contrato nos termos do art. 78, inciso I, do mesmo diploma legal (Lei 8666/93).

20.5 Havendo erro na(s) Nota(s) Fiscal(is) de Serviços/Fatura(s) ou circunstância que impeça a liquidação da despesa, aquela(s) será(ao) devolvida(s) e o pagamento ficará pendente até que a CONTRATADA providencie as medidas saneadoras.

20.6 Na hipótese do subitem antecedente, o prazo para pagamento iniciar-se-á após a regulari-zação da situação e/ou reapresentação da(s) Nota(s) Fiscal(is) de Serviço(s)/Fatura(s), não acarretando qualquer ônus para a CONTRATANTE.

20.7 No caso de eventual atraso de pagamento, mediante pedido da CONTRATADA, o valor devido será atualizado financeiramente desde a data referida no subitem 18.3.3, até a data do efetivo pagamento, pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, mediante aplicação da seguinte fórmula:

AF = [(1 + IPCA/100)N/30 –1] x VP, onde:

IPCA = Percentual atribuído ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo, com

vigência a partir da data do adimplemento da etapa;

AF = Atualização financeira;

VP = Valor da etapa a ser paga, igual ao principal mais o reajuste; e

N = Número de dias entre a data do adimplemento da etapa e a do efetivo

pagamento. 20.8 Dados para emissão da Nota Fiscal:

a) Para a Sede da Superintendência Regional do Paraná:

Razão Social: Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB Endereço: Rua Mauá, 1116 – Alto da Glória – Curitiba – Paraná CNPJ nº 26.461.699/0052-20 - Insc. Est. 101.593.91-64

b) Unidade Armazenadora de Ponta Grossa:

Razão Social: Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB Endereço: Rodovia BR 376 – KM 510 – Vila Velha – Ponta Grossa.

(15)

CNPJ nº 26.461.699/0054-92 - Insc. Est. 201.080.72-07

21 DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

21.1 As despesas para contratação correrão por meio do orçamento de 2014 - PTRES Nº: 060690 Natureza de Despesa: 33.90.39 - Fonte: 0250022135 - PI – Administrar.

22 DAS MULTAS E PENALIDADES

22.1 Conforme o disposto no art. 28 do Decreto nº 5.450/2005, aquele que, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não assinar o contrato; deixar de entregar a docu-mentação exigida no edital; apresentar docudocu-mentação falsa; ensejar o retardamento da execução do seu objeto; não mantiver a proposta; falhar ou fraudar na execução do contrato; comportar-se de modo inidôneo; fizer declaração ou cometer fraude fiscal; ga-rantido o direito à ampla defesa, ficará impedido de licitar e de contratar com a União, e será descredenciado no SICAF, pelo prazo de até 05 (cinco) anos, sem prejuízo das multas aqui previstas e no Contrato e demais cominações legais.

22.2 Além do previsto no subitem anterior, pela inexecução total ou parcial das obrigações assumidas e pela verificação de quaisquer das situações previstas no art. 78, incisos I a XI, da Lei nº 8.666/1993, a CONTRATANTE poderá aplicar as seguintes penalidades, sem o prejuízo de outras:

a) advertência; b) multa de:

 0,5% sobre o valor da parcela mensal do Contrato, no caso de aplicação de 3 (três) advertências no mês calendário avaliado;

 1% sobre o valor mensal do Contrato, no caso de inexecução parcial das obriga-ções assumidas;

 20% sobre o valor mensal do Contrato, no caso de inexecução total das obriga-ções assumidas;

2% por dia, sobre o valor mensal do Contrato, no caso em que deixar de iniciar a execução dos serviços imediatamente após a assinatura do contrato;

 2% sobre o valor mensal do Contrato, no caso em que deixar de cumprir normas, determinação formal ou instrução complementar da CONTRATANTE;

 2% por empregado e por dia, sobre o valor mensal do Contrato, no caso em que deixar de substituir empregado em até 05 (cinco) dias após solicitação da CON-TRATANTE.

22.3 As sanções previstas no subitem 20.1 poderão ser aplicadas concomitantemente com as do subitem 20.2, facultada a defesa prévia do interessado no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados a partir de sua ciência.

22.4 A CONTRATADA, quando não puder cumprir os prazos estipulados para o cumprimento das obrigações decorrentes da contratação deverá apresentar justificativa por escrito, devidamente comprovada, acompanhada de pedido de prorrogação, nos casos de ocor-rência de fato superveniente, excepcional ou imprevisível, estranho à vontade das par-tes, que altere fundamentalmente as condições do Contrato ou que impeça a sua exe-cução, por fato ou ato de terceiro reconhecido pela Administração em documento con-temporâneo à sua ocorrência.

22.5 A solicitação de prorrogação, contendo o novo prazo para cumprimento da obrigação, deverá ser encaminhada à CONTRATANTE até o vencimento do prazo inicialmente es-tipulado, ficando exclusivamente a critério da CONTRATANTE a sua aceitação.

(16)

22.6 Vencido o prazo proposto e aceito sem o cumprimento da obrigação, a CONTRATANTE fixará data-limite para o adimplemento, sem prejuízo da multa prevista na alínea “b” do

subitem 20.2. deste Edital.

22.7 O pedido de prorrogação extemporâneo ou não justificado na forma disposta no

subi-tem 20.4. deste Edital será prontamente indeferido, sujeitando-se a CONTRATADA às

sanções previstas neste Edital e no contrato.

22.8 A aplicação de multas, bem como a rescisão contratual, não impede que a CONTRA-TANTE aplique à CONTRATADA faltosa as demais sanções previstas no art. 87 da Lei nº 8.666/1993 (advertência, suspensão temporária ou declaração de inidoneidade). 22.9 A aplicação de quaisquer das penalidades previstas neste Edital e no Contrato será

pre-cedida de regular processo administrativo, assegurados o contraditório e a ampla defe-sa.

22.10 A CONTRATANTE promoverá o registro no SICAF de toda e qualquer penalidade im-posta à CONTRATADA.

23. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

231 É facultada ao Pregoeiro ou à Autoridade Superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da sessão pública.

23.2 Fica assegurado a CONAB o direito de revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.

23.3 A CONAB poderá cancelar de pleno direito o contrato que vier a ser emitido em decorrência desta licitação, independentemente de interpelação judicial ou extrajudicial, desde que motivado o ato e assegurados a licitante vencedora o contraditório e a ampla defesa quando este:

a) vier a ser atingido por protesto de título, execução fiscal ou outros fatos que comprometam a sua capacidade econômico-financeira;

b) for envolvido em escândalo público e notório; c) quebrar o sigilo profissional;

d) utilizar, em benefício próprio ou de terceiros, informações não divulgadas ao público e as quais tenha acesso por força de suas atribuições e que contrariem as condições estabelecidas pela CONAB; e

e) na hipótese de ser anulada a adjudicação em virtude de qualquer dispositivo legal que a autorize.

23.4 No julgamento da habilitação e das propostas, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes a eficácia para fins de habilitação e classificação.

23.5 As licitantes assumem todos os custos de preparação e apresentação de suas propostas e a CONAB não será, em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.

23.6 As licitantes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.

23.7 Havendo indícios de conluio entre os licitantes ou de qualquer outro ato de má-fé, a CONAB comunicará os fatos verificados à Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e ao Ministério Público Federal, para as providências devidas.

23.8 Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida

(17)

para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário e local anteriormente estabelecido, desde que não haja comunicação do Pregoeiro em contrário.

23.9 Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente na CONAB.

23.10 O desatendimento de exigências formais não essenciais, não importará no afastamento da licitante, desde que sejam possíveis os aproveitamentos do ato, observados os princípios da isonomia e do interesse público nos termos do § 2º do art. 26 do Decreto nº 5.450/2005.

23.11 As normas que disciplinam este pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre as interessadas, desde que não comprometam o interesse da Administração, o princípio da isonomia, a finalidade e a segurança da contratação. 23.13 No caso de alteração deste Edital no curso do prazo estabelecido para o recebimento

das propostas de preços, o prazo será reaberto, quando inquestionavelmente a alteração afetar a formulação das propostas.

23.14 A homologação do resultado desta licitação não implicará direito à contratação.

23.15 A Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Estado do Paraná, é o foro competente para solucionar os litígios decorrentes deste Edital, ficando excluído qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

23.16 Aos casos omissos aplicar-se-ão as demais disposições constantes da Lei n.º 10.520, de 17 de julho de 2002, Decreto nº 5.450/05, e, subsidiariamente, a Lei n.º 8.666/93, e suas alterações e demais legislações pertinentes.

23.17 A adjudicação do objeto do presente certame será viabilizada pelo pregoeiro sempre que não houver recurso.

23.18 A homologação da licitação é de responsabilidade da autoridade competente e só poderá ser realizada depois da adjudicação do objeto ao proponente vencedor pelo pregoeiro, ou, quando houver recurso, pela própria autoridade competente.

23.19 O Edital e seus Anexos estarão disponibilizados, na íntegra, nos endereços:

www.comprasnet.gov.br e www.conab.gov.br.

23.20 Integram este Edital os seguintes Anexos:

a) Anexo I - Termo de Referência; b) Anexo II - Minuta de Contrato;

c) Anexo III - Recibo de Retirada de Edital pela Internet. d) Anexo IV – Modelo de Proposta de Preços

Curitiba-PR, 20 de maio de 2014.

MAURO GUY DO AMARAL TUMEO

(18)

PROCESSO Nº 21210.000113/2014-13 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 009/2014

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA – TR

1. DO OBJETO

O presente Termo de Referência tem por objeto a contratação, por meio de pregão eletrônico,

tipo menor preço unitário por sessão, de empresa especializada para prestação de Serviços

de Terapia Laboral Quick Massagem, visando beneficiar os empregados lotados na Sede da Superintendência Regional e na Unidade Armazenadora de Ponta Grossa-Pr, de acordo com que estabelece a Cláusula Trigésima Nona do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014.

2. DA JUSTIFICATIVA

2.1 A Contratação de empresa especializada em serviços de Massagem Terapêutica

Antiestresse, ações estas vinculadas ao lançamento e implementação do Programa de

Qualidade de Vida da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, conforme Normas da Organização – 10.104, disposto no Art. 101, § 1 – Gerência de Benefícios, Segurança e

Medicina do Trabalho – GEBEM do Regimento Interno da Companhia, beneficiará aos

empregados no alívio de dores, na produção de endorfina, facilitando a atividade muscular, aumentando a sensação de bem estar e conforto, consequentemente, relaxando, aumenta a produtividade laboral.

2.2 Da aplicação: Aplica-se ao quadro de pessoal da CONAB na Regional do Paraná e

Unidade Armazenadora de Ponta Grossa.

DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

3.1 A quick massage se caracteriza por ser uma massagem com duração média de 15 minutos.

É realizada em uma cadeira projetada para ocupar pouco espaço e ao mesmo tempo manter o cliente em uma posição confortável, a posição é semelhante à posição fetal, viabilizando a exposição dorsal do cliente, para que seja trabalhada além dela, as seguintes regiões: pescoço, ombros, costas, braços e mãos, alongamentos dos músculos utilizando-se de técnicas específicas e fisioterapêuticas.

DA DOCUMENTAÇÃO HABILITATÓRIA A LICITANTE DEVERÁ APRESENTAR: 4.1.1 Documentação do Estabelecimento:

a) Contrato Social: primeiro e última atualização, se houver;

(19)

c) Alvará de Funcionamento;

d) Comprovante de Inscrição de Situação no Cadastro Fiscal do PR – DIF;

e) Registro da empresa junto ao Órgão correspondente ao serviço a ser executado;

f) Cópia(s) do(s) certificado(s) de conclusão de curso de massoterapia/massagista, reconhecido pelo órgão de fiscalização;

g) Situação de regularidade perante o Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF (habilitação parcial);

h) Atestado de Capacidade Técnica, emitido por pessoa jurídica de direito público ou privado, comprovando que a licitada está executando ou já executou serviços correspondentes/compatíveis ao objeto da presente licitação;

i) Caso a licitada não possua a Habilitação Parcial do SICAF deverá apresentar Balanço Patrimonial, registrado em Junta Comercial, referente ao último exercício financeiro da licitada, que comprove possuir patrimônio líquido de, no mínimo, igual a 10% (dez por cento) do valor global estimado para o item cotado;

j) Certidão Negativa de Falência ou Concordata ou, se for o caso, Certidão de Recuperação Judicial, expedida pelo Cartório Distribuidor da sede da pessoa jurídica.

Certidão Negativa de Débito – CND:

Relativa às Contribuições Previdenciárias e às de Terceiros; Certificado de Regularidade do FGTS;

Relativos aos Tributos Federais e Dívida Ativa da União; Dívida Negativa de Débitos do PR;

Positiva de Débitos com Efeito de Negativa, quando for o caso;

Isenção dos Impostos (IR, CSLL, COFINS, PIS/PASEP, ISS): apresentar os comprovantes, quando aplicável à espécie;

Dados Bancários: Banco, agência e Conta Corrente da Prestadora de Serviços; Comprovante de Endereço: Completo com CEP.

Documentação do Responsável legal:

CPF;

Carteira de Identidade ou Registro no Conselho Profissional.

Documentação do Responsável Técnico:

Termo de responsabilidade técnica. Observação: somente será permitida a alteração, nos termos do § 10 do art. 30 da Lei nº 8.666/1993;

CPF;

Carteira de Identidade;

Registro no Conselho Profissional;

Diploma de graduação (cópia frente e verso); Título de Especialidade (cópia), se for o caso;

Declaração de Atividade de Responsabilidade Técnica – ART, por execução de serviços de características semelhantes aos que ora estão sendo licitados;

Curriculum.

Documentação da Equipe Técnica:

Carteira de Identidade; CPF;

Registro no Conselho Profissional, ou Certificado de conclusão do curso de massoterapia; Título de Especialidade (cópia), se for o caso;

(20)

Declaração de Regularidade no Conselho de Classe, à época da contratação, caso tenha; Curriculum.

Observação 1: é exigido que os títulos e certificados sejam de órgão de representação com

legitimidade perante as autoridades oficiais do Brasil.

Observação 2: o órgão gestor do contrato, em caso de dúvidas quanto à autenticidade dos

documentos poderá realizar pesquisa visando o esclarecimento com posterior decisão quanto à validade ou não do atestado apresentado.

5. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

5.1 Responsabilizar-se por todos os serviços prestados e previstos neste Termo de Referência,

bem como pelos danos causados pelos profissionais diretamente à CONAB, decorrentes de sua culpa ou dolo, quando da execução dos serviços, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade de fiscalização e o acompanhamento pelo órgão gestor do contrato.

5.2 Comunicar ao órgão gestor do contrato o nome de seus prepostos ou empregados com

competência para manter entendimentos e receber comunicações ou transmití-las.

5.3 A contratada deverá comprovar no prazo máximo de trinta dias contados a partir da

assinatura do contrato, a habilitação dos referidos profissionais mediante a apresentação da cópia do certificado de conclusão de curso de massoterapia/massagista, reconhecido pelo órgão de fiscalização, com duração mínima de trezentos e sessenta horas-aula. No caso de profissionais de nível superior, deverá ser enviada cópia de carteira de identidade profissional emitida pelo conselho de classe da categoria.

5.4 A Contratada deverá substituir os profissionais/massagistas, quando necessário, sem

prejuízo de descontinuidade dos serviços contratados pela CONAB, em caso de faltas;

5.5 A Contratada deverá manter em seu quadro, profissionais treinados e conhecedores do

local onde ocorrerão as sessões de massagens, sem que haja majoração dos preços ora acordados;

5.5.1 Com relação aos atrasos dos profissionais: os eventuais atrasos dos massagistas deverão ser compensados por igual período e comunicadas com antecedência à coordenação do programa. Cumprir todas as orientações da CONTRATANTE, para o fiel desempenho das atividades específicas.

5.6 Cumprir fielmente as obrigações contratuais, de forma que os serviços sejam realizados

com esmero e perfeição.

5.7 Prestar os serviços, objeto deste Termo de Referência, utilizando recursos humanos de

bom nível moral e com boa formação educacional e técnica, comprovada por meio dos documentos mencionados neste TR.

5.8 Fazer com que seus empregados cumpram rigorosamente todas as suas obrigações e

empreguem a melhor técnica na execução dos serviços.

5.9 Prestar esclarecimentos ao gestor do contrato, sobre eventuais atos ou fatos noticiados que

a envolvam, ou qualquer irregularidade observada em função da prestação dos serviços contratados.

(21)

5.10 Manter o número de profissionais adequado, dentro dos padrões desejados e das

atribuições específicas de cada atividade, para o efetivo cumprimento da prestação dos serviços, sem interrupção, seja por motivo de férias, descanso semanal, licença de qualquer tipo, falta ao serviço, demissão e outros análogos, obedecidas as disposições da legislação trabalhista vigente.

5.11 Deverá assumir a responsabilidade por toda e qualquer despesa com pagamento de seu

pessoal, inclusive com traslados, alimentação, acomodação e também por todos os danos e perdas causados ao patrimônio da CONTRATANTE, diretamente ou indiretamente, por dolo ou culpa, resultantes de ação ou omissão de empregados ou prepostos na área de prestação dos serviços, mesmo que fora do exercício das atribuições previstas no contrato, durante todo o período em que houver prestação de serviços para a CONTRATANTE. O valor correspondente aos prejuízos causados, conforme o caso, será descontado no primeiro pagamento subsequente à ocorrência.

5.12 Responsabilizar-se por quaisquer acidentes de seus empregados em serviço que venham

a ser vítimas, cumprindo todas as obrigações que as leis trabalhistas e previdênciárias lhes assegurarem e demais exigências para o exercício das atividades.

5.13 Prestar todos os esclarecimentos solicitados pela CONTRATANTE, de forma clara,

concisa e lógica, bem como atender, prontamente, às suas reclamações.

5.14 Manter, durante a vigência do contrato, todas as condições de habilitação e qualificação

exigidas em compatibilidade com as obrigações assumidas.

5.15 Sujeitar-se a mais ampla e irrestrita fiscalização e coordenação do órgão gestor do

contrato através dos designados, prestando todos os esclarecimentos solicitados e atendendo prontamente às reclamações formuladas.

5.16 Arcar com as reclamações levadas ao seu conhecimento por parte do gestor do contrato,

cuidando imediatamente das providências necessárias para a correção, evitando reincidências.

5.17 Não transferir a terceiros, por qualquer forma e ainda que parcialmente, o contrato, nem

subcontratar quaisquer das prestações a que está obrigada.

5.18 Comprovar a formação técnica específica da mão-de-obra oferecida, antes do início da

execução das atividades, com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro horas), sendo que os prestadores que não apresentarem certificação comprobatória serão impedidos de exercer suas atividades, por intermédio do órgão gestor do contrato, até que haja a comprovação exigida.

5.19 Efetuar o pagamento do pessoal contratado sem ônus para a CONAB.

5.20 Não vincular o pagamento dos salários e demais vantagens de seus empregados ao

pagamento das faturas emitidas contra a CONAB.

5.21 Indicar, formalmente, em até 05 (cinco) dias úteis após a assinatura do contrato, preposto,

o qual deverá responder pela CONTRATADA perante a CONTRATANTE, com a indicação de número de telefone, celular, e-mail, fax e/ou qualquer outro meio de comunicação imediato, o qual deverá estar acessível pelo menos no horário comercial por dia e de segunda a sexta, visando a estabelecer contatos com o representante da CONTRATANTE, para acompanhamento dos serviços durante a execução do contrato.

(22)

5.22 Comparecer as reuniões previamente agendadas com a CONTRATANTE, e/ou

extraordinariamente, sempre que houver necessidade.

5.23 Fornecer todos os equipamentos e materiais necessários à realização das massagens, tais

como: cadeira, toalhas, materiais descartáveis para higienização, toucas, dentre outros.

5.24 Manter seus profissionais massagistas trajados de uniforme com o logotipo da empresa

para facilitar sua identificação.

5.25 Indicar uma ou mais pessoas que ficará(ão) responsável(is) pelo contrato com a

Companhia.

5.26 Fornecer à CONTRATANTE, comprovantes de atendimento mensais que contenham a

frequência dos empregados nas sessões de massagens e suas respectivas assinaturas, para análise e encaminhamento para pagamento.

6. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

6.1 Comunicar, por escrito, à CONTRATADA quaisquer irregularidades verificadas na prestação

do serviço.

6.2 Prestar todas as informações e esclarecimentos aos empregados da CONTRATADA,

quando necessário, para o desenvolvimento dos trabalhos.

6.3 Acompanhar e fiscalizar a execução do contrato, mediante um representante designado

pela autoridade competente, nos termos do artigo 67 da Lei nº 8.666/1993.

6.4 Notificar, por escrito, à CONTRATADA sobre a ocorrência de eventuais imperfeições no

curso da execução dos serviços, fixando prazos para sua correção.

6.5 Exigir, mensalmente, os documentos comprobatórios do pagamento de pessoal, do

recebimento dos encargos sociais, em especial o INSS e FGTS, e outros que se fizerem necessários.

6.6 A CONAB, terá autonomia para definir o horário de início e de término das sessões de

massagens. O período de atendimento será de sete horas diárias, duas vezes por semana, sendo que cada massagem terá duração de aproximada de 15 minutos.

6.7 A Equipe nomeada pela CONTRATANTE – é quem supervisionará, acompanhará e

avaliará, assim como prestará subsídios e todas as informações necessárias relacionadas aos serviços de massagem laboral antiestresse.

6.8 No último mês de vigência do contrato, a CONTRATANTE deverá aplicar consulta de

avaliação do serviço de massagem antiestresse e apresentar relatório com análise dos resultados obtidos.

7. DA ESTIMATIVA DE PREÇOS

7.1 Os serviços serão pagos de acordo com a quantidade de sessões de massoterapias

realizados, sendo que o valor unitário estimado pela Administração será de:

(23)

b) Para a Unidade Armazenadora de Ponta Grossa – R$ 14,00 (quatorze) reais por sessão.

7.2 Os preços unitários estimados para a contratação dos eventos estão consignados na Planilha de Preços constantes no Anexo “A” deste Termo de Referência, que refletem a

média de preços de mercado.

7.3 Para fins da contratação, descrevemos a seguir, quadro demonstrativo da quantidade e

valores estimados de sessões com seus respectivos valores mensais e anuais, para a realização dos serviços na Sede da Superintendência Regional e Unidade Armazenadora de Ponta Grossa-PR, com base na média anual dos quantitativos de serviços utilizados nas últimas contratações:

ITEM UNIDADE SESSÕESNº DE UNITÁRIOVALOR VALOR MENSAL VALOR ANUAL

01 SUPERINTENDÊNCIA 230 15,00 3.500,00 42.000,00

02 PONTA GROSSA 130 14,00 1.820,00 21.840,00

7.4 O preço contratual será fixo e irreajustável. 8. DO PAGAMENTO

8.1 O pagamento à CONTRATADA será devido, mensalmente, mediante a apresentação à

CONTRATANTE, da Nota Fiscal/Fatura de Serviços emitida em duas vias e demais documentos comprobatórios, discriminando os serviços efetivamente prestados e respectivos valores.

8.2 Os documentos de cobrança deverão discriminar o custo unitário das sessões, a quantidade

realizada e seu respectivo total, o período compreendente das sessões e o local da realização dos serviços;

8.3 Os dados para a emissão da referida NF/fatura será:

a) Para a Sede da Superintendência Regional do Paraná:

Razão Social: Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB Endereço: Rua Mauá, 1116 – Alto da Glória – Curitiba – Paraná CNPJ nº 26.461.699/0052-20 Insc. Est. 101.593.91-64 b) Unidade Armazenadora de Ponta Grossa:

Razão Social: Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB Endereço: Rodovia BR 376 – KM 510 – Vila Velha – Ponta Grossa. CNPJ nº 26.461.699/0054-92 Insc. Est. 201.080.72-07

8.4 O pagamento da fatura apresentada pela CONTRATADA até o 5º dia útil do mês

Referências

Documentos relacionados

Declarada a vencedora, qualquer Licitante poderá, durante a sessão pública, de forma imediata e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar intenção de

9.1.1 - A microempresa ou a empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá, no prazo de 5 (cinco) minutos, contados do envio da mensagem automática pelo sistema,

O encaminhamento da proposta comercial para o endereço eletrônico mencionado no subitem anterior, poderá ocorrer a partir da data da liberação do Edital no sistema eletrônico até

“ na operação de factoring, em que há envolvimento mais profundo entre faturizada e faturizadora, não se opera um simples endosso, mas a negociação de um crédito, cuja origem é

os coanmista§ nño podem. Os coarun.lstas, deveat realizar os centagtoa pol{ticos ea todos os ángulos, para contribuir na tormac;lo de uma t-rente úgioa

A CONTRATANTE deverá, em até 07 (sete) dias úteis após a assinatura do contrato, disponibilizar à CONTRATADA relação contendo as seguintes informações dos

Constatando-se junto ao SICAF, a situação de irregularidade da contratada, será providenciada sua advertência, por escrito, para que, no prazo de 5 (cinco) dias,

Caso a Contratada não logre efetuar uma das comprovações acima indicadas até o fim do segundo mês após o encerramento da vigência contratual, a Contratante poderá utilizar o