• Nenhum resultado encontrado

Belém em tua casa P a r a j u n t o s c e l e b r a r m o s o N a t a l

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Belém em tua casa P a r a j u n t o s c e l e b r a r m o s o N a t a l"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

C A M I N H A D A D E

C A M I N H A D A D E

A D V E N T O E N A T A L

A D V E N T O E N A T A L

Belém em tua casa

2020

P a r a j u n t o s c e l e b r a r m o s o N a t a l

P a r a j u n t o s c e l e b r a r m o s o N a t a l

(2)

P A D R E L U I S M A T O S F E R R E I R A V I G A R I O D A P A S T O R A L

A P R E S E N T A Ç Ã O D A

C A M I N H A D A

O ano 2020 ficará profundamente marcado na história mundial. Na Igreja ficará conhecido por muitos motivos, mas sobretudo pela criatividade e desafios pastorais que nos foram colocados com a finalidade de centrarmos a nossa vida e pensamento no Senhor da história: Jesus, O Cristo. É neste sentido que a Pastoral Diocesana de Setúbal coloca ao serviço dos diocesanos, crentes e não crentes, um caminho de advento, ou seja, um itinerário de preparação para o Natal. Através de um guião com ficheiros que semanalmente serão divulgados, queremos propor a TODOS um caminho de (re)aprendizagem sobre a essência do Natal com as figuras que o presépio nos apresenta. Em cada semana, ao construirmos o presépio nas nossas casas, perceberemos o significado de cada uma das figuras que se encontram naquele cenário que anualmente montamos e visualizamos nos lares, nas ruas, nas empresas, nos espaços comerciais, nas igrejas…. Desejamos que todos possam (re)aprender a essência do Natal. Sim, porque vamos celebrar o Natal do Senhor. Por isso, propomos “Belém em tua casa” porque queremos trazer o episódio de Belém para cada casa, de crentes e não crentes, para tentarmos (re)aprender como a simplicidade e a pobreza do nascimento do Menino se tornou num acontecimento que pasmou nações e culturas em tantas partes do mundo. É necessário (re)aprender que o Natal é o encontro com o simples e o pobre para percebermos a grandeza e a riqueza de cada ser humano.

A dinâmica que propomos quer tornar o espaço de “Belém em tua casa” como lugar de memória e de oração por TODOS e, por isso, não esqueceremos os que mais sofrem nesta hora tão dramática: os doentes, os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde e os voluntários.

2020 será o ano de irmos todos a Belém e Belém vir a nossa casa. Bom caminho!

Belém em tua casa

C A M I N H A D A

D E A D V E N T O

E N A T A L 2 0 2 0

(3)

B E L É M E M T U A C A S A

O Advento é a oportunidade perfeita para nos prepararmos para o grande momento que celebramos no Natal: o Nascimento de Jesus. Recordar a história da chegada do nosso Salvador, há 2000 anos, predispõe a que esse nascimento aconteça, hoje, no nosso coração. A cada semana, propomos um caminho em conjunto, para que cada família possa aderir ao convite de conhecer melhor o Presépio, através da experiência de receber e viver "Belém em sua casa". Semanalmente, adicionaremos à montagem do Presépio nas nossas casas, uma nova figura, sobre a qual haverá uma breve reflexão. Esta construção progressiva será completada pela meditação e oração do Evangelho de cada Domingo.

Como família, seremos, também, desafiados a realizar uma actividade semanal que nos ligará a todos, neste tempo tão marcado pela distância, tendo sempre por base a contemplação de cada personagem do Presépio, ajudando-nos a adoptar cada um desses papéis na nossa vida e na nossa familia.

C O N S T R U Í M O S O N O S S O P R E S É P I O

D i n â m i c a P r o p o s t a

Belém em tua casa

C A M I N H A D A

D E A D V E N T O

E N A T A L 2 0 2 0

(4)

I S E M A N A D O A D V E N T O

O Presépio, que somos convidados a iniciar a construção nesta primeira semana do Advento, é uma das representações mais simples e belas do nascimento de Jesus Cristo. Nela se destaca a importância e magnitude daquele momento, ao mesmo tempo que nos lembra da forma humilde e simples em que se deu o seu nascimento.

A palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. A presença do menino Deus naquele estábulo, ao lado dos seus pais, tendo por testemunhas os pastores e os animais e recebendo a visita dos Reis Magos, guiados à gruta pela estrela de Belém, mostra a grandeza e a omnipotência de Deus representada na fragilidade de uma criança.

Embora já fossem conhecidas muitas representações da Sagrada Família, consta que o Presépio foi criado por São Francisco de Assis em 1223, numa gruta em Itália. Nela foi preparada uma encenação do nascimento de Jesus, surpreendendo dessa maneira o povo que lá se deslocou para participar na Santa Missa.

O objetivo de São Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus, de mergulhar na beleza e densidade humana daquele cenário, permitindo a que cada pessoa pudesse ser também um protagonista e interveniente naquele passada noite de Belém, que hoje, tal como à 2000 ano se torna presente com o Natal.

O A N J O E A E S T R E L A

C o n t e x t o

Belém em tua casa

C A M I N H A D A

D E A D V E N T O

E N A T A L 2 0 2 0

(5)

I S E M A N A D O A D V E N T O

Esta semana vamos colocar no nosso Presépio duas figuras: o Anjo e a Estrela.

O Anjo

Os anjos ou, apenas um anjo no presépio, representam o céu que celebra e canta louvores a Deus por causa do nascimento de Jesus. O nascimento de Jesus é motivo de muita alegria não só para nós homens, mas também para o céu, para o Pai, pois o amor de Deus poderá ser chegar a todos através de Jesus. Por isso, os anjos cantaram, como nos diz Lucas: "E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos do seu grande amor!" (Lucas 2, 13-14) O anjo do presépio normalmente segura uma faixa onde se lê: "Gloria in excelsis Deo!", frase em Latim que significa: "Glória a Deus nas alturas!".

A Estrela

A estrela simboliza a luz de Deus que nos guia ao encontro do Salvador. Foi uma estrela que guiou os Magos do Oriente até o local onde estava Jesus. A estrela nos ensina que nós devemos saber ler os "sinais" que Deus coloca em nosso caminho e seguir estes sinais, pois eles nos levarão à vida plena, ao encontro com Jesus, que dá sentido à nossa vida.

O A N J O E A E S T R E L A

P e r s o n a g e n s

Belém em tua casa

C A M I N H A D A

D E A D V E N T O

E N A T A L 2 0 2 0

(6)

I S E M A N A D O A D V E N T O

Evangelho do Domingo I do Advento (Mc 13, 33-37): «Naquele tempo, disse Jesus aos seus

discípulos: “Acautelai-vos e vigiai, porque não sabeis quando chegará o momento. Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha; não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!”.»

O A N J O E A E S T R E L A

L e i t u r a

M e d i t a ç ã o

«Não sabemos quando chegará o momento (Mc 13, 33). Esse momento desejado em que se ergue a Estrela que esmaga, no peso do seu fulgor, o pecado da noite que atravessamos (Nm 24, 17); momento em que o Anjo nos assegura de que já não há razões para temer, porque o Senhor está no meio de nós (Lc 1, 30; Jo 1, 14) e não veremos mais a desgraça (Sf 3, 15). Sem saber qual o momento, o coração inquieto sofre de insónias, e espera atento a noite toda a chegada do Senhor (Ct 3, 1). Vigiemos!»

Belém em tua casa

C A M I N H A D A

D E A D V E N T O

E N A T A L 2 0 2 0

(7)

I S E M A N A D O A D V E N T O

Despertai, Senhor, nos vossos fiéis a vontade firme de se prepararem,

pela prática das boas obras, para ir ao encontro de Cristo,

de modo que, chamados um dia à sua direita, mereçam alcançar o reino dos Céus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito

Santo. Ámen.

O A N J O E A E S T R E L A

O r a ç ã o

A c ç ã o

Este tem sido um ano severamente marcado pelo isolamento das pessoas. Somos, cada vez mais, forçados a ficarmos afastados uns dos outros, como que numa ilha. Há 2000 anos, o Anjo fez o anúncio e a Estrela guiou os Pastores e os Reis até Belém, ao encontro d'Aquele que trouxe a esperança. Assim como o Anjo desafiou Maria e a Estrela desafiou Pastores e Reis, desafiamos cada família a fazer o convite a 3 outras famílias, para também realizarem esta dinâmica de construção do Presépio durante o Advento, para que Belém chegue também às suas casas.

Belém em tua casa

C A M I N H A D A

D E A D V E N T O

E N A T A L 2 0 2 0

Referências

Documentos relacionados

O Curso de Especialização em Direito e Assistência Jurídica será certificado pelo IDDE (Instituto para o Desenvolvimento Democrático), pelo Ius Gentium Conimbrigae/Faculdade de

Os dados levantados de qualidade da água na região de Americana apontam para um quadro de degradação pelo lançamento de esgotos domésticos, sendo mais intensificado no

Considerou-se que um medicamento apresentava limitações quanto à administração em sonda enteral, quando foi identificada no compilado de dados informações sobre: (1)

Nosso escopo é examinar que significados são produzidos para os objetos financeiro- econômicos diante de situações-problema de consumo, como são feitas as escolhas e tomadas

01 Welcome M Estação de exterior de vídeo com teclado 02 Welcome M Estção de exterior de vídeo com botão de pressão 03 Welcome M Monitor a cores interior de 4,3" mãos livres

A presente monografia de conclusão do Curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, elaborada pela graduanda Andréia Frainer, sob o título O valor

Segundo o ARTIGO 4, a entidade patronal tem de informar os respectivos funcionários dos riscos existentes no local de trabalho, fornecer Equipamentos de Protecção Individual

Isso porque a natureza do motivo torpe é subjetiva, porquanto de caráter pessoal, enquanto o feminicídio pos- sui natureza objetiva, pois incide nos crimes praticados contra a