• Nenhum resultado encontrado

Qualidade fisiológica de feijão-caupi sob armazenamento refrigerado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Qualidade fisiológica de feijão-caupi sob armazenamento refrigerado"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Qualidade fisiológica de feijão-caupi sob

armazenamento refrigerado

Nayara Parisoto Boiago

1

, Sara Regina Kulzer

1

, Francielly Torres dos Santos

Koelln

1

, Andréa Maria Teixeira Fortes

2

1 Mestrandas em Engenharia Agrícola – PGEAGRI/CCET/Campus Cascavel/Unioeste.

Bolsista CAPES

2 Docente Adjunta PGAGRI/CCET – UNIOESTE – Campus Cascavel

29

Resumo

Avaliou-se a qualidade de sete variedades de sementes de feijão-caupi, produzidas na região oeste do Estado do Paraná, e armazenadas sob refrigeração. Foram cultivadas sete cultivares de feijão-caupi, na cidade de Córbélia-PR, em 2009. Após secagem, as sementes foram subme-tidas à armazenamento refrigerado por cinco meses. Foram então realizados testes de porcenta-gem de germinação, tempo médio de germinação, velocidade média de germinação, comprimen-to médio de raiz e condutividade elétrica. Somente a variedade Guariba não apresencomprimen-tou resulta-dos satisfatórios, sendo que as variedades Tumumaque, Panaguaçu, Caleamé, BRS-Potengui, Xique-Xique e BRS-Pajéu apresentaram viabilidade após o período de armazenamento. Palavras-chave: Vigna unguiculata, germinação, pós-colheita

Introdução

O feijão-caupi (Vigna unguiculata), também conhecido por feijão macassar ou feijão-de-corda é uma leguminosa de importância econômica e social para a população rural da região Norte e Nordeste do Brasil (XAVIER, 2007). É uma cultura extremamente rústica, pouco exigente em fertilidade de solos, tolerante a altas temperaturas e à seca.

As pesquisas em torno dessa espécie tem se intensificado devido à tecnificação da sua produ-ção, anteriormente restrita ao cultivo na agricultura familiar. Assim, sua produção foi, tipicamente nordestina, se propagou para áreas extensas da região Centro-Oeste e em pequena escala nas regiões Sul e Sudeste (FREIRE FILHO et al., 2009).

Por esses motivos, a pesquisa da produção de sementes de feijão-caupi no Estado do Paraná é bastante limitada, sendo necessários estudos da viabilidade de sementes produzidas no próprio Estado. Isso justifica-se pois sabe-se que o fator determinante e fundamental de qualidade fisio-lógica é intrínseco e depende do controle genético dessa característica pela cultivar (DUTRA et al., 2007).

(2)

Outro fator determinante na qualidade de sementes é o armazenamento que constitui-se numa etapa praticamente obrigatória de um programa de produção de sementes, devido à defasagem natural entre a colheita e a semeadura. A principal preocupação durante este período é a preser-vação da qualidade das sementes, procurando-se reduzir, ao máximo, a velocidade e a intensida-de do processo intensida-de intensida-deterioração (NOVEMBRE; MARCOS FILHO, 1991).

Sendo assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade de sete variedades de sementes de feijão-caupi, produzidas na região oeste do Estado do Paraná, e armazenadas sob refrigeração.

Material e métodos

As cultivares de feijão caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) fornecidas pela Embrapa Semi-Árido, Petrolina, PE: Guariba, Tumumaque, BRS-Panaguaçu, BRS-Caleamé, BRS-Potengui, Xique- Xique e BRS-Pajéu foram plantadas em uma área localizada no Município de Corbélia, PR, cujo clima é subtropical mesotérmico superúmido, segundo a classificação de Koeppen com solo da região classificado como Latossolo Vermelho distroférrico (EMBRAPA, 2006), profundo e com boa capa-cidade de retenção de água, em outubro de 2009.

Após a colheita, os grãos obtidos foram transferidos até o secador para secagem até atingir o teor de umidade de aproximadamente 14%, adequado para armazenamento. Em seguida os grãos foram acondicionados em congelador à temperatura de -5°C. Para a avaliação das mesmas, as sementes foram retiradas do congelamento e mantidas em dessecador por um período de 24 horas.

Os experimentos foram conduzidos em câmara de germinação com fotoperíodo de 12 horas e + 25 °C controlados. Os papéis germitest foram umedecidos com 2,5 vezes o seu peso seco, com água destilada.

Nos bioensaios de germinação, foram utilizadas 50 sementes de feijão-caupi dispostas entre folhas de papel germitest. As avaliações foram diárias e os dados obtidos foram utilizados para a análise de porcentagem de germinação (BRASIL, 2009), tempo médio de germinação (EDMOND; DRAPALA, 1958) e velocidade media de germinação (LABOURIAU, 1983) e comprimento médio da maior raiz.

Para os bioensaios de desenvolvimento inicial, no centro de folhas de papel germitest foram dispostas, em linha horizontal, 10 sementes de feijão-caupi por repetição, as folhas contendo as sementes foram então acondicionadas em posição vertical em um recipiente cilíndrico e este envolvido com saco plástico para impedir perda de água e contaminação. A mesma proporção de solução utilizada para umedecer o papel filtro foi colocada no fundo do recipiente cilíndrico. Esta solução foi trocada a cada 2 dias.

As plântulas normais foram medidas e submetidas à secagem em estufa de secagem com circu-lação forçada à 72ºC por 24 horas e posteriormente pesadas. Os dados obtidos foram utilizados para avaliação dos parâmetros de comprimento médio inicial da maior raiz (CMR), comprimento médio inicial da parte aérea (CMPA), biomassa seca da raiz (BSR) e biomassa seca da parte aérea (BSPA).

(3)

Para o teste de condutividade elétrica, 50 sementes de sementes de feijão-caupi foram emergidas em água destilada. A condutividade elétrica foi medida no tempo zero e 24 horas após, com o auxilio de condutivímetro.

O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 7 tratamentos (variedades) e 4 repetições por tratamento, totalizado 28 ensaios para cada parâmetro avaliado. As médias obti-das foram submetiobti-das a análise de variância e teste de comparação de médias pelo Teste Tukey a 5% de significância, com o auxilio do software Sisvar.

Resultados e discussão

Segundo a Tabela 1, observa-se que para o parâmetro de porcentagem de germinação, a varie-dade Guariba apresentou a menor taxa de germinação. As demais varievarie-dades não diferiram esta-tisticamente entre si. Porém, a variedade BRS-Caleamé foi a que apresentou maior porcentagem de germinação, atingindo 96% do total de sementes postas para germinar. Para os parâmetros tempo médio e velocidade média de germinação não houve diferença estatística significativa. O comprimento médio de raiz das plântulas de feijão-caupi das mais diversas variedades apre-sentou diferença estatística significativa. As variedades que apresentaram menor comprimento de raiz foram Guariba, Tumumaque, BRS-Potengui e Xique-xique e a menor dentre essas foi a BRS-Potengui. As variedades BRS-Caleamé, BRS-Pajéu e BRS-Panaguaçu apresentaram as médias mais altas para o comprimento médio da raiz das plântulas de feijão-caupi.

Carvalho & Nakagawa (2000) citam que a viabilidade da semente, durante o armazenamento, pode variar de acordo com as variedades da espécie. Porém, esse processo degenerativo é contínuo.

Tabela 1. Porcentagem de germinação (PG), tempo médio de germinação (TMG), velocidade média de germinação (VMG) e comprimento médio de raiz (CMR) de sete variedades de feijão-caupi armazenados. Cascavel, PR - 2010. PG TMG VMG CMR (%) (semente/dia) (dias) (cm) Guariba 78,0 c 73,8024 a 0,0136 a 7,105 c Tumumaque 81,5 bc 76,6017 a 0,0133 a 8,4150 abc BRS-Panaguaçu 92,0 ab 79,7944 a 0,0127 a 9,6600 ab BRS-Caleamé 96,0 ab 89,8129 a 0,0112 a 10,7750 a BRS-Potengui 85,0 abc 76,2500 a 0,0131 a 6,5850 c Xique-Xique 92,0 ab 75,2500 a 0,0136 a 8,225 bc BRS-Pajéu 84,0 bc 71,7950 a 0,0143 a 9,73 ab C.V.(%) 8,72 12,63 13,63 12,68

*Médias seguidas da mesma letra não diferem entre si, pelo teste Tukey, a 5% de significância.

O teste de condutividade elétrica (Figura 1) realizado neste trabalho, cuja finalidade é medir a quantidade de solutos liberado relacionando essa medida com a deterioração das membranas

(4)

celulares das sementes (NAKAGAWA, 1999), condiz com os resultados apresentados pelo parâmetro porcentagem de germinação. A variedade Guaripa apresentou a menor porcentagem de germinação e a maior quantidade de solutos lixiviados o que provavelmente está relacionado com a degradação das membranas dessas sementes durante o armazenamento. A variedade Caleamé apresentou a menor quantidade de solutos liberados e possuiu a maior porcentagem de germinação. Sendo assim, o teste foi eficiente para a avaliação do vigor das sementes de feijão-caupi, assim como o observado para feijão-de-vagem por Dias; Marcos Filho (1998).

Ainda, segundo Bewley; Black (1982), conforme o envelhecimento da semente, a permeabilidade da membrana celular pode aumentar, levando à perda de solutos osmoticamente ativos e, com base na citação de Vilella; Peres (2004) de que dentre as principais alterações envolvidas na deterioração das sementes está a deterioração das membranas celulares, sendo esta a primeira modificação que ocorre nesse processo (VILLELA; PERES, 2004), se deduz então que dentre todas as variedades, a variedade Guaripa apresenta a primeira etapa de deterioração das se-mentes mais avançado e menor viabilidade.

Figura 1. Condutividade elétrica de sementes de sete variedades de feijão-caupi armazenados: Guariba (T1), Tumumaque (T2), BRS Panaguaçu (T3), BRS Caleamé (T4), BRS Potengui (T5), Xique-xique (T6) e BRS Pajéu (T7). Cascavel/PR – 2010.

Na Tabela 2 pode-se observar que nenhum dos valores obtidos para a biomassa seca de raiz para as variedades de feijão-caupi diferiu estatisticamente. Para o parâmetro biomassa seca de parte aérea, as únicas variedades que diferiram estatisticamente foram Tumumaque e Xique-xique, onde Tumumaque apresentou maior acúmulo de biomassa.

Segundo Marcos Filho (1999), sementes que apresentam porcentagem de germinação seme-lhantes podem apresentar comportamentos distintos no desenvolvimento e em campo. Segundo Campos (1991), o acúmulo de biomassa pode ser influenciado por fatores externos, mas também internos à própria planta, resultantes da alocação dos carboidratos do metabolismo primário que, por sua vez, está relacionado com o comportamento fotossintético da planta.

Assim, deduz-se que, caso o baixo acúmulo de biomassa da variedade Xique-Xique se instauras-se durante o restante do deinstauras-senvolvimento da mesma, isso poderá refletir em uma desvantagem na produtividade em comparação às demais variedades.

Portanto, conclui-se que o armazenamento refrigerado das variedade de feijão-caupi avaliadas, com exceção à BRS-Guariba, conserva a qualidade fisiológica das mesmas.

24 horas 0 horas T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 Tratamentos 2000 1500 1000 500 0 Condutividade elétrica

(5)

Tabela 2. Biomassa seca de raiz (BSR) e parte aérea (BSPA) e comprimento médio de raiz (CMR) e da parte aérea (CMPA) de sete variedades de feijão-caupi armazenados. Cascavel, PR, 2010.

BSR BSPA CMR CMPA (g) (g) (cm) (cm) Guariba 0,3250 a 0,8684 ab 9,2250 a 9,4625 a Tumumaque 0,3058 a 1,0044 a 10,0250 a 11,0875 a BRS-Panaguaçu 0,3212 a 0,8117 ab 9,7375 a 11,3500 a BRS-Caleamé 0,3114 a 0,9317 ab 8,8750 a 12,4625 a BRS-Potengui 0,3678 a 0,9214 ab 9,0125 a 11,2375 a Xique-Xique 0,2738 a 0,7071 b 9,3875 a 12,2575 a BRS-Pajéu 0,3218 a 0,8153 ab 12,0625 a 9,1750 a C.V.(%) 16,29 11,96 32,22 19,69

Referencias bibliográficas

BEWLEY, J.D.; BLACK, M. Physiology and biochemistry of seeds in relation to germination. Vol 2. Viability, dormancy and environmental control. Springer-Verlag, 1982.

BORGHETTI, F. Germinação: do básico ao aplicado. Porto Alegre. Armet editora, 2004. P. 265-281.

CAMPOS, M.A.A. Balanço de biomassa e nutrientes em povoamentos de Ilex paraguariensis avaliação na safra e na safrinha. Curitiba: UFPR, 1991. 106p. Dissertação (Mestrado) – Univer-sidade Federal do Paraná, 1991.

CARVALHO, N.W.; NAKAGAWA, J. Sementes: ciência, tecnologia e produção. Jaboticabal: FUNEP, 2000. 588p.

DIAS, D.C.F.S.; MARCOS FILHO, J. Teste de vigor baseados na permeabilidade das mem-branas celulares: I. Condutividade elétrica. Informativo Abrates, v.5, n.1, p.26-36, 1995. DUTRA, A.S.; TEOFILO, E.M.; MEDEIROS FILHO, S.; DIAS, F.T.C. Qualidade fisiológica de se-mentes de feijão caupi em quatro regiões do Estado do Ceará. Revista Brasileira de Sese-mentes, Pelotas, v. 29, n. 2, Aug. 2007. Available from <http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid= S0101-31222007000200015&lng= n&nrm=iso>. access on 28 Apr. 2010. doi: 10.1590/S0101-31222007000200015.

EDMOND, J.B.; DRAPALA, W.J. The effects of temperature, sand and soil, and acetone on germination of okra seed. Proceedings of the American Society for Horticultural Science, v.71, p. 428-434, 1958.

FREIRE FILHO, F.R.; ROCHA, M.M.; DAMASCENO-SILVA, K.J; RIBEIRO, V.Q.; LABOURIAU, L.G. A germinação das sementes. Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos, Washington, 1983.

NOVEMBRE, A.D.L.C.; MARCOS FILHO, J. Tratamento fungicida e conservação de sementes de feijão. Revista Brasileira de Sementes, Brasília, v. 13, n. 2, p. 105-113, 1991.

NAKAGAWA, J. Testes de vigor baseados no desempenho de plântulas. In: KRYZANOWISKI, F.C.; VIEIRA, R.D.; FRANÇA NETO, J.B. (Ed.). Vigor de sementes: conceitos e testes. Londrina, p. 1-24. ABRATES, 1999.

(6)

MARCOS FILHO, J. Testes de vigor: importância e utilização. In: KRZYZANOWSKI, F.C.; VIEIRA, R.D.; FRANÇA NETO, J.B. (Ed.). Vigor de sementes: conceitos e testes. Londrinha: Abrates, p. 1-21 1999.

VILLELA, F.A.; PERES, W.B. Coleta, beneficiamento e armazenamento. In: FERREIRA, A.G.; XAVIER, T.F. et al . Ontogenia da nodulação em duas cultivares de feijão-caupi. Cienc. Rural, Santa Maria, v. 37, n. 2, 2007 .

Referências

Documentos relacionados

Atualmente, chegar à velhice não é mais um privilégio dos países desenvolvidos. Sendo assim, como há uma população cada vez maior de idosos no Brasil e no mundo, há demanda

Um Participante deverá receber, tão logo quanto praticável após o vencimento do período aplicável à aquisição do direito ou em uma data posterior que possa ser fixada pelo Comitê

 Lower Cost for Marketing, Larger Pool of Leads / Market  Lead generation of younger prospects for Agency force.  Competitor’s entry to the Insurance

Para concessão das férias coletivas a empresa deverá comunicar o Sindicato Profissional com no mínimo 15 (quinze) dias de antecedência, assim como, todos seus respectivos os

A máxima da educação no pensamento kantiano é o aprimoramento da espécie humana, ou seja, ela proporciona gozo e a felicidade do homem. O homem é um ser atemporal, isto é, um

existentes com outros fragmentos, indicando a extensão da vegetação nativa a ser afetados, os pontos de levantamento de fauna e a delimitação da poligonal do empreendimento,

Se a falha de um motor ocorrer quando a velocidade estiver abaixo de 78kts/  Se a falha de um motor ocorrer quando a velocidade estiver abaixo de 78kts/  90mph, aplique o pedal do

Você também pode encontrar um EPI conjugado. O que isso significa? O Equipamento Conjugado de Proteção Individual é todo aquele composto por vários dispositivos, que