• Nenhum resultado encontrado

A identificação precoce de uma possível deficiência intelectual através de uma perspectiva neuropsicopedagógica / Early identification of a possible intellectual disability through an institutional neuropsychedagogical perspective

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "A identificação precoce de uma possível deficiência intelectual através de uma perspectiva neuropsicopedagógica / Early identification of a possible intellectual disability through an institutional neuropsychedagogical perspective"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.37767-37774 jun. 2020. ISSN 2525-8761

A identificação precoce de uma possível deficiência intelectual através de

uma perspectiva neuropsicopedagógica

Early identification of a possible intellectual disability through an

institutional neuropsychedagogical perspective

DOI:10.34117/bjdv6n6-348

Recebimento dos originais:08/05/2020 Aceitação para publicação:15/06/2020

Maria Julieta Ferreira da Silva

Especialização em Neuropsicopedagogia

Instituição: Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos da Faculdade CENSUPEG

Endereço: Avenida Emigdio Maia Santos, 1035. Bairro Vila dos Coroados. São Fidélis Rio de Janeiro 28.400-000

E-mail: jufesilva@gmail.com

Fabrício Bruno Cardoso

Doutorado em Ciências Biológicas

Instituição: Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos da Faculdade CENSUPEG

Endereço: Avenida Emigdio Maia Santos, 1035. Bairro Vila dos Coroados. São Fidélis Rio de Janeiro 28.400-000

E-mail: fabricio@censupeg.com.br

RESUMO

A deficiência intelectual, devido às dificuldades apresentadas nas formas de se definir, conceitualizar e nomear, apresenta dificuldades relacionadas ao processo de identificação dos sujeito, avaliação e intervenção. Este estudo foi construído a partir da intenção de compreender como está a identificação de tal deficiência nas instituições. Por meio de uma revisão bibliográfica, tentou-se verificar o quanto se sabe a respeito da identificação precoce de deficiência intelectual. Percebeu-se, porém, que poucas pesquisas são realizadas com esse enfoque, apesar da identificação precoce de alguma dificuldade ser de extrema importância para o encaminhamento ao profissional adequado para diagnóstico, intervenções apropriadas no campo educacional ou terapêutico, para assim, obter sucesso no tratamento e consequentemente na qualidade de vida da pessoa e sua família. Essas condutas são relevantes para auxiliar o desenvolvimento das capacidades do indivíduo e sua inclusão social. Portanto, esse trabalho fomenta a realização de outras pesquisas, pois ele não esgota a temática acerca da deficiência intelectual e sua identificação precoce. É preciso reflexões na forma de identificação e abordagem da deficiência intelectual, o que demanda outras possibilidades de estudos para melhor identificação precoce, diagnóstico, encaminhamentos e intervenções.

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.37767-37774 jun. 2020. ISSN 2525-8761

ABSTRACT

Intellectual disability, due to the difficulties presented in the ways of defining, conceptualizing and naming, presents difficulties related to the process of subject identification, evaluation and intervention. This study was built from the intention to understand how is the identification of such deficiency in the institutions. Through a literature review, we tried to verify how much is known about the early identification of intellectual disabilities. It was noticed, however, that few studies are carried out with this focus, despite the early identification of some difficulty being extremely important for referral to the appropriate professional for diagnosis, appropriate interventions in the educational or therapeutic field, in order to achieve successful treatment and consequently in the quality of life of the person and his family. These behaviors are relevant to assist the development of the individual's capacities and social inclusion. Therefore, this work encourages further research, as it does not exhaust the topic of intellectual disability and its early identification. It is necessary to reflect on how to identify and approach intellectual disabilities, which demands other possibilities for studies for better early identification, diagnosis, referrals and interventions.

Keywords: Intellectual Disability; Early Identification; Neuropsychopedagogy. 1 INTRODUÇÃO

Deficiência vem da palavra deficientia do latim e sugere: falhas, imperfeições, não é completo. Ao longo da história, constituiu-se diferentes concepções sobre deficiência intelectual que foram sendo modificadas ou reforçadas nos diversos contextos nos quais se procurou dar sentido as manifestações não normativas do intelecto dos indivíduos em questão. Por conta disso, substituiram a expressão retardo mental por deficiência intelectual, sendo essa mudança fruto de amplo debate nos meios científicos internacionais e estão associadas a um novo paradigma que tende a fazer com que essa deficiência deixe de ser um traço centrado na pessoa para passar a ser um fenômeno humano correspondente a fatores sociais e/ou orgânicos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a deficiência intelectual (DI), antigamente denominada retardo mental, como uma capacidade significativamente reduzida de compreender informações novas ou complexas e de aprender e aplicar novas habilidades, isto é, inteligência prejudicada. A deficiência intelectual se caracteriza também por um quociente de inteligênci a (QI) inferior a 70, média apresentada pela população. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), Deficiência Intelectual ou Deficiência Mental (DM – como não é mais chamada) é o estado de redução notável do funcionamento intelectual, significativamente abaixo da média, oriundo no período de desenvolvimento, e associado à limitações de pelo menos dois aspectos do funcionamento adaptativo ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade em comunicação, cuidados pessoais, competências domésticas, habilidades sociais, utilização dos recursos comunitários, autonomia, saúde e segurança, aptidões escolares, lazer

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.37767-37774 jun. 2020. ISSN 2525-8761 e trabalho. Então, além do grau do quoficiente de inteligência (QI) que mede o funcionamento intelectual, a capacidade de adaptação do indivíduo, referindo-se à inteligência prática é levada em consideração. Atualmente, o Brasil, assim como outros países, adota a definição de DI para nomear aqueles que apresentam :

Então, neste cenário, vem para contribuir a neuropsicopedagogia que foca na área de conhecimento, voltada principalmente para os processos de ensino e aprendizagem, que se compõe na avaliação de indivíduos em defasagem. Esclarecendo, a Neuropsicopedagogia é uma nova ciência com nuances entre a neurociências, a psicologia e a pedagogia e tem o objetivo de compreender as funções cerebrais para o processo de aprendizagem visando a reabilitação e prevenção dos eventuais problemas detectados em alunos das escolas.

Mas como está a prática desses conceitos científicos na educação? Estão conseguindo resignificar o cotidiano, a cultura escolar baseado nos princípios da educação inclusiva? Como é identificado o aluno com DI ? Os professores tem conhecimento das especificidades do seu desenvolvimento? Como o cérebro processa informações e aprende? Qual a melhor prática pedagógica destinada a esses alunos? Existe uma flexibilização de estratégias ou adaptação curricular? Existe uma ficha de acompanhamento individual proporcionando subsídios para a construção, aplicação e avaliação do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado (PDEI)?

A partir do comentado anteriormente este estudo teve por objetivo estabelecer uma reflexão teórica sobre a importância de uma identificação precoce da deficiência intelectual em escolares através de uma perspectiva neuropsicopedagógica.

2 METODOLOGIA

A metodologia de estudo utilizada no sentido de contribuir para se assegurar à consecução do objetivo deste artigo foi de um estudo exploratório, pois os estudos exploratórios permitem ao investigador aumentar a sua experiência específica, buscando antecedentes, para, em seguida, planejar pesquisa descritiva ou do tipo experimental.

Para se operacionalizar técnica e instrumentalmente este estudo, se optou por realizar pesquisa bibliográfica. Isto porque pretende-se na referida pesquisa assegurar a consecução do objetivo deste artigo, será visitado o pensamento de muitos autores preocupados com intervenções na área da educação, mais precisamente, a atuação do neuropsicopedagogo na escola com o intuito de detectar precocemente uma possível deficiência intelectual e de outros que até mesmo procuraram apontar alternativas de solução para o mesmo.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.37767-37774 jun. 2020. ISSN 2525-8761 Portanto, será feita uma revisão de literatura através de artigos científicos, utilizando principalmente a base de dados Pubmed, Scielo, Science Direct, com as seguintes palavras-chave: “Deficiência Intelectual” e “Identificação precoce”

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram pesquisados artigos a partir do ano de 2015 com o enfoque voltado para “identificação precoce da deficiência intelectual”. Há escassez de pesquisas com esse assunto especificamente, porém abordando a DI somente foram encontrados dois artigos

A partir do que foi descrito nos estudos (Quadro 01), já se tem justificativa suficiente para que haja mais pesquisas sobre diagnóstico precoce, independente de qual transtorno se tenha suspeita, pois dele poderão resultar o aprimoramento dos programas de avaliação, diagnóstico (para quem é habilitado a realizar) e intervenção nos comportamentos envolvidos de atraso do desenvolvimento. O reconhecimento de que a prevenção e detecção de problemas exercem efeitos benéficos por toda a vida do ser humano, estimulam o interesse pelo acompanhamento do desenvolvimento integral da criança. Grande parte das habilidades e aptidões são adquiridas mais rapidamente na primeira infância e para enfrentar os desafios que uma dificuldade impõe, a identificação precoce, uma boa avaliação e adequada intervenção, ajuda, e muito, essa criança a transformar-se em um possível adulto produtivo e capaz de inserir-se socialmente.

Ano Revista Título Autores Resultados

2017 Revista Científica da FLC Benefício da intervenção Precoce na Criança Autista Glícia C. Malheiros, Manuela L.C.Pereira, Marcela C. Mansur, Odila M. F. C. Mansur, Leila R.O.P. Nunes O trabalho buscou contribuir para maioraprofundamento do conhecimento a respeito do TEA, apontando sempre para a importância do diagnóstico e intervenção precoces, de forma a aproveitar a neuroplasticidade cerebral dos primeiros anos de vida, resultando em melhor prognóstico

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.37767-37774 jun. 2020. ISSN 2525-8761 2017 Inclusão Social Deficiência Intelectual: causas e importância do diagnóstico e intervençãoprecoces José Salomão Schwartzman Vivian Renne Gerber Lederman É crucial a importância do diagnóstico precoce, seguido da investigação para identificar a etiologia do quadro, e do encaminhamento imediato para tratamento habilitador, visando efetiva promoção da autonomia e identificação dos apoios necessários. Essencial a aplicação dos testes de inteligência, avaliações de funcionalidades e competências,

intervenções multidisciplinares.

Quadro 01: Apresentação sistematizada dos estudos obtidos na pesquisa nos buscadores acadêmicos

Com base na literatura revisada a Deficiência Intelectual faz parte dos Transtornos do Neurodesenvolvimento. É o distúrbio mais comum e prevalente que causa alterações que geram impactos significativos na funcionalidade dos indivíduos. Falhas no mecanismo de maturação do cérebro tem como consequência um atraso no desenvolvimento demonstrando processos mais lentos na aquisição de habilidades motoras, de comunicação, dificuldade de interação social e déficit cognitivo. As limitações geradas por deficiência intelectual podem trazer problemas no desenvolvimento da criança em diversas áreas e em intensidades diferentes, por esse motivo o reconhecimento precoce da deficiência é fundamental para garantir auxílio no desenvolvimento infantil por meio de intervenções ou estimulações que possam ser realizadas em diferentes áreas do desenvolvimento afetada e, assim, trazer impactos imediatos ou benefícios a longo prazo não intensificando o problema de modo a torná-lo irreversível.

O papel da família é determinante no desenvolvimento da criança, por isso, deve estar em sintonia com a equipe que está avaliando a mesma, ela tem informações apuradas sobre o desenvolvimento e muitas vezes percebem alterações muito antes de sintomas mais claros no comportamento. O foco não pode ser só na criança, porque ela está dentro do contexto familiar

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.37767-37774 jun. 2020. ISSN 2525-8761 e essa pode fazer inferências sobre o desenvolvimento e possibilidades de avanços em suas trajetórias. O envolvimento da família resulta na melhoria significativa das intervenções.

A criança com deficiência, deve ter a possibilidade da garantia do direito do seu pleno desenvolvimento, por isso, objetiva-se promover a inclusão. Como a deficiência intelectual traz consequências de baixo desenvolvimento na aprendizagem do indivíduo, na função intelectual e déficit no funcionamento adaptativo social, é determinante para a adaptação da criança ou adolescente na escola, a promoção de seu desenvolvimento cognitivo e para tanto é necessário que o professor, assim como toda equipe de profissionais, tenham um bo m conhecimento das fases de desenvolvimento e comportamentos que são precursores de aquisições fundamentais. O ensino inclusivo deve ser a prática da inclusão de todos; independentemente de seu talento, deficiência, origem socioeconômica ou cultural, as necessidades dos alunos devem ser satisfeitas na sala de aula, na escola como um todo. Não esquecendo que conhecendo as estruturas cognitivas, como se dá a aprendizagem em diferentes idades e situações, assim como os estilos individuais de aprender é fundamental para que possa ter um olhar individual diferenciado com alunos que necessitam de apoio maior. O acompanhamento pedagógico eficaz, também se faz necessário desde os primeiros momentos na escola já que, as crianças estão frequentando cada vez mais cedo as instituições de ensino e permanecendo lá por um longo período do dia. Então, ter um profissional, atento para as fases do desenvolvimento principalmente nas idades críticas, as chamadas “janelas de oportunidades” para que preventivamente se detecte algum déficit cognitivo e neuropsicomotor e assim se minimize e trate de forma que cada indivíduo evolua no seu processo de desenvolvimento, trará grandes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem.

Incluir, não é só matricular os alunos com necessidades específicas numa sala de aula dita regular, mas preparar a escola e os professores para trabalhar as práticas pedagógicas adequadas permitindo o desenvolvimento da autonomia, da interação social e do cognitivo dos alunos dentro do que a sua necessidade revelar como possibilidade de alcance. Pesquisas revelaram que a maioria dos professores não tem formação continuada e desconhecem as características, possibilidades dos indivíduos com deficiência intelectual e como consequência não conseguem realizar planejamentos adequados, não tendo estratégias, intervenções pertinentes que respeitem o saber de cada um, suas possibilidades e seus ritmos diferenciados, muito menos realizam avaliações que considerem o aprendente em questão, onde tem respostas diferentes para cada estímulo empreendido na sua evolução.

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.37767-37774 jun. 2020. ISSN 2525-8761

4 CONCLUSÃO

O estudo revelou que poucos artigos foram publicados no sentido de identificarprecocemente a Deficiência Intelectual, assim, tal enfoque aponta para um campo fértil para a realização de estudos sobre a D.I. e seu diagnóstico precoce. Apesar disso, há consenso de quão importante é esse diagnóstico precoce em qualquer transtorno para que o grau de comprometimento possa ser amenizado com o encaminhamento a tratamentos imediatos e adequados. Também ficou claro que existe a necessidade dos professores terem apoio especializado, podendo ser esta a função do Neuropsicopedagogo Institucional que vem se revelando numa crescente importância na sua função junto à equipe diretiva de promover a diversificação da metodologia de sala de aula, adaptações curriculares, estabelecimento de metas, bem como possibilidades de avaliação das crianças a partir de suas próprias. Os professores também precisam se capacitar, mantendo uma formação continuada a luz da ciência, a fim de melhor atender o aluno com necessidade específica. Outro fato relevante é que os responsáveis, devem ser estimulados a fazer parte do processo de avaliação para, a partir de um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, tentem minimizar problemas do desenvolvimento e garantir uma eficácia das intervenções.

REFERÊNCIAS

ELIAS, Rosana Gomes Soares. A Importância do Atendimento Precoce das Crianças com Deficiência Intelectual na Perspectiva Histórico Cultural: A Mediação e os principais Conceitos de Avaliação. 2016 Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/54062.pdf> Acesso em:14.abr.2020

MALHEIROS, Glícia C.; PEREIRA, Manuela L. Caldas; MANSUR, Marcela Carvalho; MANSUR, Odila Maria Ferreira de Carvalho; NUNES, Leila Regina de Oliveira. Benefícios da Intervenção Precoce na Criança Autista. Revista científica da Faculdade de Medicina de Campos RCFMC ISSN 1980-7813.2017 Disponível em: http://www.fmc.br/ojs/index.php/RCFMC/article/view/121 > Acesso em: 14.abr.2020

ROSAL, Angélica Galindo Carneiro. Modelo de resposta à intervenção para a identificação precoce dos transtornos de aprendizagem em escolares no ciclo de alfabetização.2018 Disponível

em:https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32319/1/TESE%20Ang%C3%A9lica%2 0Galindo%20Carneiro%20Rosal.pdf> Acesso em: 14.abr.2020

SCHWARTZMAN, José Salomão; LEDERMAN, Vivian Renne Gerber. Deficiência Intelectual: causas e importância do diagnóstico e intervenção precoces.2018 Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4028 >Acesso em: 14.abr.2020

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.37767-37774 jun. 2020. ISSN 2525-8761 SILVA, Alyne de Jesus Moreira da. O papel dos centros municipais de educação infantil na identificação precoce de sinais do transtorno do espectro autista Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Saúde) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018. Disponível em:http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1847/1/alyne_jesus_moreira_silva.pdf> Acesso em: 14.abr.2020

Referências

Documentos relacionados

deficiência mental – caracteriza-se por um funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média; deficiência múltipla – associação no mesmo

h) Direitos e responsabilidades do aluno. Uma descoberta comum das pesquisas versando sobre escolas efi cazes é quando a autoestima e a autoefi cácia dos alunos são

Tendo em vista a carência de instrumentos e a importância da avaliação do funcionamento adaptativo, este trabalho pretende contribuir com a área, por meio da

Essa pesquisa que teve como objetivo propor atividades de matemática para alunos com necessidades educacionais especiais a partir de recursos didático-pedagógicos

Essa inserção teve como objetivo observar para discutir sobre o processo de ensino-aprendizagem da matemática em um contexto de inclusão escolar de uma aluna com

O estudo tem por objetivo investigar a concepção dos alunos com deficiência intelectual (DI) sobre a escola especial e a escola regular, tendo como cenário suas

Quando um indivíduo é acometido pela Síndrome do X Frágil, o gene FMR1 fica comprometido e, por consequência, ocorre a falta ou pouca produção da proteína FMRP (Fragile

Diante estes cenário a estimulação precoce constitui uma ferramenta válida para favorecer nas crianças o desenvolvimento harmônico de suas potencialidades, o descobrimento