• Nenhum resultado encontrado

Direito Civil VII

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Direito Civil VII "

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A TIVIDADES P RÁTICAS S UPERVISIONADAS

Direito

7

ª

Série

Direito Civil VII

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

Favorecer a aprendizagem.

Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Taís Nader Marta Faculdade Anhanguera de Bauru

(2)

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir.

 Compreender assuntos de relevância sobre Direitos reais e o atual Direito de Família.

 Realizar uma análise crítica desses ramos do Direito, relacionando-os com aspectos práticos, conhecendo os mecanismos de interpretação e aplicação das normas.

 Realizar uma análise crítica das recentes alterações de leis, bem como de jurisprudências.

Produção Acadêmica

Relatórios parciais, com os resultados das indagações realizadas nas Etapas.

A tarefa final será uma aula a ser ministrada para a classe.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

organizar-se, previamente, em equipes de 03 a 05 participantes;

entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e

observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

em papel branco, formato A4;

com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

espaçamento de 1,5 entre linhas;

se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

com capa, contendo:

nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

nome e RA de cada participante;

título da atividade;

nome do professor da disciplina;

cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

(3)

DESAFIO

Sabemos que o Direito é um fato ou fenômeno social que existe em virtude da sociedade com o desígnio de equilibrá-la, pois é predominante o entendimento de que onde

“ubi societas, ibis ius” (ou seja: existe a sociedade, aí deve existir também o Direito, conforme o brocardo latino).

Assim, onde o homem, além de viver, convive, ou seja, relaciona-se, existe o Direito para disciplinar todos os interesses de uma comunidade, interesses esses que eventualmente se contrapõem, e às vezes se superpõem, e, por vezes se contradizem, interferindo e influenciando as relações sociais que permeiam.

Hodiernamente a existência em sociedade demanda um emaranhado de normas disciplinadoras que estabeleçam as regras indispensáveis ao convívio entre os indivíduos que a compõem.

O direito não pode determinar ou regular os sentimentos. No entanto, tem a obrigação de regulamentar as relações entre os indivíduos e é isso que se verifica, por exemplo, no Código Civil.

No entanto, há situações que, embora semanticamente incluídas na norma de direito fundamental, não acham nela proteção e leis que embora existentes não conseguem resolver de maneira satisfatória os conflitos.

Para concretização de uma sociedade justa, livre, solidária e inclusiva, apta a receber as pessoas sem discriminações, o direito de ser feliz enquadra-se no conceito dos direitos fundamentais, devendo o Estado assegurar tal direito, através de meios assecuratórios do direito à vida, gozando o direito à convivência digna, respeitosa, possibilitando dessa forma, uma vida plena e digna, sem quaisquer espécies de obstaculizações, alcançando a almejada justiça, no seu amplo conceito.

Esta ATPS pretende verificar aspectos de dois ramos do Direito Civil: os direitos reais e direito de família, auxiliando o aluno a analisar e compreender os princípios doutrinários e legais a eles pertinentes.

Direitos reais tratam dos direitos de propriedade, dos bens móveis e imóveis, bem como das formas pelas quais esses direitos podem ser transmitidos, considerando que referidos direitos são próprios dos seres humanos.

Já, o direito de família é o ramo mais ligado à vida em si por possuir regras que irão definir e estruturar toda a família, bem como a sua relação com a sociedade e com o Estado e, considerando que todas as pessoas existem a partir de um organismo social, constitui a família um núcleo basilar do próprio Estado.

Objetivo do desafio

Ministrar uma aula para a classe, bem como elaborar resumos e pareceres jurídicos.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: Propriedade móvel, usufruto, uso, habitação.

(4)

Esta atividade é importante para que você verifique aspectos relacionados ao direito de propriedade.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Usucapião é o modo de aquisição originária da propriedade em virtude de posse ininterrupta e prolongada, com atendimento de outros requisitos legais, tais como: posse prolongada no tempo, posse com animus domini, posse mansa, pacífica e contínua.

Na legislação brasileira, a usucapião está prevista principalmente no Código Civil brasileiro e na Constituição Federal.

Fazer a leitura dos arts.1238 ao 1244 do Código Civil.

Passo 2 (Equipe)

Após a leitura dos artigos apontados no passo anterior, apontar as modalidades de usucapião ali existentes.

Passo 3 (Aluno)

Entrou em vigor, em 16 de junho de 2011, a Lei n. 12.424 de 2011 que, entre outras disposições, cuidou de inserir no Código Civil o art. 1.240-A e seu parágrafo 1º. Instituiu-se, com a reforma, uma nova modalidade de usucapião no ordenamento brasileiro, o art. 1.240- A, que dispõe: ”Aquele que exercer, por 2 (dois) anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até 250m² (duzentos e cinquenta metros quadrados) cuja propriedade divida com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural”.

Fazer uma reflexão sobre o artigo acima apontado, entregando um resumo da sua análise sobre o artigo acima, na data estabelecida pelo seu professor.

Passo 4 (Equipe)

Apresentar decisões judiciais proferidas sobre essa nova modalidade de usucapião prevista pelo art. 1.240-A do Código Civil e, a partir dos julgados, relacionar o direito à propriedade com a proteção das famílias.

ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: Introdução ao direito de família. Princípios.

Esta atividade é importante para que possa conhecer aspectos introdutórios do direito de família, verificando que a família é um núcleo social básico, o locus onde o ser humano nasce inserido e desenvolve sua personalidade, possuindo uma concepção ampla e não

(5)

apenas biológica, isso porque não se edifica apenas em laços de sangue, mas sim, pelos laços de afeto.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Fazer a leitura do Capítulo 1 do PLT (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro 6. São Paulo: Saraiva), item 3 “Princípios do Direito de Família”.

Passo 2 (Aluno)

Apontar quais são os principais princípios de direito de família observados a partir da leitura do passo anterior, e realizar um fichamento (resumo) apontando cada um deles, explicando- os com as suas palavras.

Passo 3 (Equipe)

Apontar uma situação em que podemos verificar a colisão de princípios de direito de família considerando que os princípios são normas abertas, e é possível colisão de princípios (resolvendo essa situação com a ponderação de interesses) e, considerando ainda, que toda norma jurídica é composta por regras e princípios, e que todo princípio tem força normativa, razão pela qual possibilita que o operador do direito fundamente o seu pedido e o juiz decida com base em princípios.

Passo 4 (Equipe)

Abalizar qual a solução que a equipe encontrou para resolver o conflito apontado no passo anterior fundamentando-o e justificando o motivo pelo qual determinado interesse se sobressaiu sobre outro.

ETAPA 3 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: Espécies de família. Casamento.

Esta atividade é importante para que possa conhecer as modalidades de entidades familiares existentes.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

(6)

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Fazer a leitura do artigo 226 da Constituição Federal.

Passo 2 (Aluno)

Apontar quais são os três tipos de família apontados nos parágrafos do art. 226 da Constituição Federal.

Passo 3 (Equipe)

Apresentar decisões do STJ e o STF que proferem que o rol do art. 226 da Constituição Federal é meramente exemplificativo posto que qualquer que seja a entidade familiar é merecedora de proteção especial do Estado.

Passo 4 (Equipe)

Analisar a ADI 4277/DF (Relator Min. Carlos Aires Brito) em que o STF, por unanimidade, acolheu a posição doutrinária que defendia que a união homoafetiva é família e, após essa análise se posicionem se atualmente no Brasil seria também possível o casamento homoafetivo.

ETAPA 4 (tempo para realização: 4 horas)

Aula-tema: Casamento. Impedimentos e causas suspensivas. Regime de Bens.

Dissolução do Casamento.

Esta atividade é importante para que você consiga relacionar os assuntos abordados nas etapas anteriores com aspectos relacionados ao casamento, tais como formalidades preliminares; impedimentos e causas suspensivas; celebração; provas do casamento;

inexistência e invalidade do casamento; efeitos jurídicos. Regime de bens. Dissolução do casamento.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Ver a letra da música “Família”, da banda de rock brasileira “Titãs”, presente no terceiro disco do grupo, que retrata aspectos do dia a dia de famílias típicas:

Família! Família!

Papai, mamãe, titia Família! Família!

(7)

Almoça junto todo dia Nunca perde essa mania...

Mas quando a filha Quer fugir de casa

Precisa descolar um ganha-pão Filha de família se não casa Papai, mamãe

Não dão nem um tostão...

Família êh! Família ah!

Família! oh! êh! êh! êh!

Família êh! Família ah!

Família!...

Família! Família!

Vovô, vovó, sobrinha Família! Família!

Janta junto todo dia

Nunca perde essa mania...

Mas quando o nenêm Fica doente

Uô! Uô!

Procura uma farmácia de plantão O choro do nenêm é estridente Uô! Uô!

Assim não dá pra ver televisão...

Família êh! Família ah!

Família! oh! êh! êh! êh!

Família êh! Família ah!

Família! hiá! hiá! hiá!...

Família! Família!

Cachorro, gato, galinha Família! Família!

Vive junto todo dia

Nunca perde essa mania...

A mãe morre de medo de barata Uô! Uô!

O pai vive com medo de ladrão Jogaram inseticida pela casa Uô! Uô!

Botaram cadeado no portão...

Família êh! Família ah!

Família!

Família êh! Familia ah!

(8)

Família! oh! êh! êh! êh!

Família êh! Família ah!

Família! hiá! hiá! hiá!...

Passo 2 (Aluno)

Fazer a leitura dos capítulos do livro-texto que tratam sobre CASAMENTO.

Passo 3 (Equipe)

Apresentar, assim como a banda de Rock “Titãs”, uma definição de FAMÍLIA e, após um conceito de uma das espécies de família, qual seja: o casamento.

Passo 4 (Equipe)

Ministrar para a classe, em data previamente definida pelo professor, uma aula sobre um dos assuntos de casamento estudados no Passo 2, quais sejam:

a) Formalidades preliminares;

b) Impedimentos e causas suspensivas;

c) Celebração; provas do casamento;

d) Inexistência e invalidade do casamento;

e) Efeitos jurídicos;

f) Regime de bens;

g) Dissolução do casamento.

Livro-Texto da disciplina:

 GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Direito de Família. 10ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013, v.6. – PLT 557.

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa “Estratégias para o varejo brasileiro – Reflexões sobre os anseios do consumidor” realizada pela Deloitte em 2010 apresentou de forma muito objetiva o que

Existem, contudo, excepções em que o autor não pode recusar a autorização, como são os casos previstos nos artigos 75º, nº2, 82º – B e 144º do Código do

Mais uma vez, o aluno usará a atenção para realizar esta atividade e por fim, poderão colorir de modo que trabalhe diretamente com a coordenação motora fina... Nesta atividade

- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.. - Se não se sentir melhor ou

Eu sei que as coisas têm mudado muito no meu tempo de vida, mas, ainda assim, sinto que não precisava de ser assim?. Os criadores deveriam poder criar, os agricultores deveriam poder

• O RESULTADO NEGATIVO DA RELAÇÃO ENTRE A DISPONIBILIDADE DOS RECURSOS MATERIAIS OU SIMBÓLICOS DOS ATORES, SEJAM ELES INDIVÍDUOS OU GRUPOS, E O ACESSO À ESTRUTURA DE

“A Igreja Metodista é uma assembléia de pessoas que creem em Je- sus como o Filho de Deus, enviado ao mundo para salvar os pecado- res (I Tm.. Sua missão é participar da ação de

Outros 394 municípios e três governos estaduais podem sofrer a mesma sanção, se não atualizarem os mandatos de seus conselhos, vencidos nos últimos