• Nenhum resultado encontrado

O que é ser metodista?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O que é ser metodista?"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

O que é ser metodista?

O

movimento metodista surgiu na Inglaterra, no século XVIII, a partir de uma profunda experiência pessoal com Deus do pas- tor anglicano João Wesley (1703-1790). Sentindo seu coração aquecido, ele teve certeza do perdão e da aceitação divina, e isso se tornou o centro de sua pregação e mensagem.

Contudo, a mensagem de salvação pessoal pela graça não foi bem aceita pela Igreja Anglicana, na qual Wesley foi proibido de pregar.

Ele então começou a falar ao ar livre a mineiros e trabalhadores, nas portas das fábricas e junto às minas de carvão. Seu ministério lançou as bases para a grande reforma ocorrida na Inglaterra após sua mor- te. O movimento metodista, por propugnar pela justiça social, evitou graves conflitos sociais e até mesmo uma guerra civil naquele país.

“A Igreja Metodista é uma assembléia de pessoas que creem em Je- sus como o Filho de Deus, enviado ao mundo para salvar os pecado- res (I Tm. 1:15). Sua missão é participar da ação de Deus no propósi- to de salvar o mundo, realizando o culto a Deus, pregando a sua Pa- lavra, ministrando os sacramentos (Batismo e Ceia do Senhor), pro- movendo a fraternidade e a disciplina cristãs e proporcionando a seus membros meios para alcançarem uma experiência cristã progressi- va, visando ao desempenho de seu testemunho e serviço no mundo”

(Cânones da Igreja Metodista, 1992, Art. 3º).

A Igreja Metodista se caracteriza por:

• Ter a sua base na Bíblia – assume as dou- trinas fundamentais da fé cristã traduzidas pelo amor a Deus e ao próximo;

• Ter na vida cristã pessoal e comunitária a expressão da experiência do crente com Jesus Cristo como Senhor e Salvador;

• Proclamar que o poder do Espírito Santo é fundamental para a vida da comunida- de de fé, tanto na piedade como no teste- munho social;

• Anunciar que a santificação é buscada por meio dos atos de piedade (participa-

BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 364 • 22 DE MAIO DE 2011

(2)

ção sacramentos, estudos da Bíblia, oração, jejum e cultos) e em atos de misericórdia (solidariedade com os pobres e marginaliza- dos, participação na vida da comunidade);

• Procurar proclamar as boas novas de salvação a todas as pessoas;

• Ser comprometida com o bem-estar total da pessoa, não só espiri- tual, mas também em seus aspectos sociais, lutando contra a injus- tiça, a exploração e toda forma de discriminação;

• Possibilitar o acesso de todas as pessoas aos ministérios da igreja (sacerdócio universal de todos os crentes);

• Ser conexional e conciliar – a missão é realizada em conjunto com as outras Igrejas Metodistas e as decisões são tomadas por meio de concílios a nível local, regional, geral e mundial;

• Possuir pontos de vistas equilibrados da Bíblia, da conversão e da educação, da salvação e da responsabilidade social, do ecumenis- mo e das doutrinas sociais.

Portanto, ser metodista é buscar tornar-se um(a) servo(a) bom(a) e fiel, que, inspirado pelo Espírito Santo, pauta seus atos a partir da Pa- lavra e deseja profundamente fazer com que Palavra lida seja Palavra vivida, de tal maneira que sua vida e o meio onde está sejam santi- ficados por Deus. Que o Senhor assim nos permita e capacite a ser.

Extraído do site da 2ª Região Eclesiástica

Filhos são uma versão melhorada dos pais?

Há uns cinco anos, ouvi minha prima dizendo para sua mãe: “Filhos são uma versão melhorada de seus pais”. Confesso que na hora fiquei chocada, pois sempre aprendemos a respeitar e admirar nossos pais e honrá-los em nossos atos, e a base da nossa admiração por uma pes- soa é acharmos que ela é melhor do que a gente.

A Bíblia frisa que nossos dias serão prolongados se honrarmos e amar- mos nossos pais, mas, se nos casarmos, devemos deixar a família para constituir uma nova. Logicamente não significa abandonar os pais, e sim andar com nossas próprias pernas e não deixá-los ditar as regras em nosso matrimônio.

Alguns livros da Bíblia, como II Reis e Jeremias, já ministraram mui- to em meu coração e seus versículos são claros quando Deus diz que nossos pais também agiram de forma errônea ou ouviram a voz de Deus e a ignoraram.

Não creio que eu seja uma versão melhorada de meus pais, mas não sou espiritualmente rebelde como eles. Cresci na igreja, não só es- quentando banco, mas servindo também. No entanto, quando me afastei dos caminhos do Senhor, minha família não se opôs. Só quan- do deixei de ser apenas convencida da existência de Cristo para me

(3)

me tornei convertida, foi que tudo mudou. Por quê? Porque vim de uma família morna, que respeita a Deus, crê nele, faz ações sociais etc., mas não tem intimidade com o Senhor e muito menos com a Bí- blia.

Por mais que você se torne uma nova criatura, é muito difícil bater de frente com tudo aquilo que enraizaram em você durante a vida toda.

E creio que é até mais difícil a aceitação para quem te doutrinou da- quela forma do que para você mesmo.

Uma certeza eu tenho: não posso desagradar a Deus para agradar a meus pais, mas posso adotar um discurso manso, sem agressões, e, quando me faltarem as palavras apropriadas, Deus simplesmente me calará.

Com sua misericórdia e graça, Deus tem rasgado meu véu e a cada dia me esclarecido o que estava certo e o que estava errado na for- ma como fui criada. Sei que errarei com meus filhos também, porém em outros aspectos.

Se você buscar o Senhor, ele com certeza te revelará cada coisinha errada que você faz e te mostrará como infelizmente estamos habitu- ados a nos acomodar e a justificar nossas falhas dizendo que foram nossos pais que nos ensinaram assim, que faziam desse jeito etc.

Na palavra de Deus não há meio termo: é sim, sim; não, não. Sugiro os livros de Reis e Jeremias para guiar-nos nessa empreitada, que não é fácil, mas tem sido extremamente libertadora!

Que Deus te abençoe!

Por Carla Stracke Pimentel

A verdade, antes de ser reconhecida, passa por três etapas: pri- meiro é ridicularizada, depois é combatida com violência e, fi- nalmente, é reconhecida como óbvia.

Arthur Schopenhauer, filósofo alemão

Perdi a fé

Sentado na quarta fileira de um auditório superlotado, eu ouvia um renomado orador cativar mais de mil pessoas com sua oratória caris- mática. Na contramão do frenesi provocado por ele, eu repetia para mim mesmo: “Não, não posso negar, já não comungo com os mesmos pressupostos deste senhor”. Aliás, parece que ultimamente vivo em controvérsias, tanto pelo que escuto quanto pelo que falo. Algumas pessoas me perguntam se provoco polêmica para fazer tipo. Outros querem saber se sei aonde quero chegar. Respondo: estou mais certo dos caminhos que não quero trilhar.

(4)

1. Não consigo mais acreditar no Deus inativo, que carece de preces

“verdadeiras” para mover-se. Uma frase que não faz nenhum senti- do para mim: “Oração move o braço de Deus”.

2. Não consigo mais acreditar que os milagres de Deus sejam prêmios que privilegiam poucos. Inquieta-me saber que Deus tenha uma

“vontade permissiva” para multinacionais lucrarem com remédios que poderiam salvar vidas. Não aceito que haja uma razão eterna para que governos corruptos atolem os mais pobres na mais abjeta miséria.

3. Não consigo mais acreditar que Deus, mantendo o controle absolu- to de tudo o que acontece no universo, tenha sujado as mãos com Auchwitz, Ruanda, Darfur, Iraque e outras hecatombes humanas.

Qual o propósito de Deus ao “permitir” que crianças sejam mortas pela loucura de um atirador ou que uma menina esteja paraplégi- ca por bala perdida?

4. Não consigo mais acreditar que a função primordial da religião seja acessar o sobrenatural para tornar a vida menos sofrida. Os cristãos, em sua grande maioria, tentam fazer da religião um meio de controlar o futuro; praticam uma fé preventiva, pois aceitam como verdade que os verdadeiros adoradores conseguem se ante- cipar aos percalços da vida; afirmam que os ungidos sabem prever e anular possíveis acidentes, doenças ou quaisquer outros proble- mas existenciais do futuro. Creio que a verdadeira fé não foge da lida, mas encara o drama de viver com coragem.

5. Acredito que Deus criou o mundo com espaço para a contingên- cia. Sem esse espaço, não seria possível a liberdade humana. Creio que, no meio do caminho entre determinismo e absoluta casuali- dade, resida o arbítrio humano. Entendo que liberdade é vocação:

homens e mulheres acolhendo o intento do Criador para que a his- tória e o porvir sejam construídos responsavelmente.

Reconheço que posso assustar na teimosia de importar do mundo do rock para dentro da espiritualidade o significado de “metamorfose ambulante”. Nessa constante fluidez, a verdade pode ser simples, mas nunca deixará de ser perigosa. A senda sulcada da verdade foi sulca- da por muitos. Entre os passos, porém, percebo a marca das sandálias do meu Senhor. E só isso basta para eu prosseguir.

Soli Deo Gloria!

Pr. Ricardo Gondim, da Assembleia de Deus Betesda, em São Paulo (SP) Texto extraído e adaptado do site www.ricardogondim.com.br.

(5)

Saber não ter ilusões é absolutamente necessário para se poder ter sonhos.

Fernando Pessoa, poeta e escritor português

Aniversariantes

22/5 Rita Rodrigues Faria Rosa

24/5 Elisabeth Laura Ladeia Gomes Silva 28/5 Vinícius Belloni

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en- fermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da Márcia, da Célia e do Antônio (irmão da Rosa);

• Pela plena recuperação física da Beth Wada e da d. Madalena

• Pelo ministério pastoral e pela liderança de nossa igreja;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelo ministério do bispo Adriel Maia, da nossa Região;

• Pelo 19º. Concílio Geral da Igreja Metodista, que ocorrerá entre os dias 9 e 17 de julho de 2011.

Os irmãos e irmãs que desejarem incluir pedidos de oração no Boin devem procurar o Pr. Tiago.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERCESSÃO Edward/Salete Marilene/Roberto

MINISTÉRIO INFANTIL Daniela/Adriana Coração Kids

LOUVOR Nova Aliança Coração Kids

OPERADOR DE SOM Marco Marco

OPERADORA DO DATASHOW Beatriz Beatriz

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Laura/Marilene Pra. Laura/Roseli de Brito

PREGADOR(A) Pra. Laura Pr. Tiago

Cesta do Amor

Não deixe de trazer o alimento para compor a Cesta do Amor. Sua contri- buição é fundamental. Caso alguém ainda não tenha se comprometido a participar desta iniciativa, favor procu- rar nossa irmã Fernanda Zorzan, coor- denadora do Ministério de Ação Social.

Avisos

Estamos em Campanha

Reunião da CLAM

Todos os coordenadores de ministérios e presidentes de sociedades estão con- vocados para a reunião da CLAM, que ocorrerá no dia 31 de maio, uma terça- feira, às 19h30, na igreja.

Visita do Bispo Adriel

No dia 5 de junho. receberemos a vis- ta do presidente de nossa Região, Bp. Adriel de Souza Maia, que irá pre- gar no nosso culto dominical.

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª fEIRA 4ª fEIRA 6ª fEIRA doMIngo

Tarde de Oração 14h30

Mentoria Espiritual 20h

Culto de Libertação 20h

Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã Folga

8h30 – 11h

Laura - 8h30 – 11h

Tiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h (visitas) Laura e Tiago - Noite 20h (visitas)

Laura e Tiago 20h

Laura 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura e Tiago 20h

Tiago 19h

Laura e Tiago

Si-la-box Gospel

Para letras iguais, números iguais. No caso de Ã, Õ e Ç, os números são diferentes dos que correspondem a A, O e C. Nas sílabas em destaque, no sentido vertical, sur- girão os nomes da mãe e de um dos irmãos de Jesus e a profissão do seu pai adoti- vo (Mt. 13.53-55).

1. Os sacerdotes e escribas ficaram indignados com as que Jesus fazia (Mt. 21.15).

1 2 3 4 5 6 2 7

2. Cidade de José, discípulo que sepultou o corpo de Jesus (Mt. 27.57-60).

2 8 2 9 10 4 2

3. Deus é dos que O buscam (Hb. 11.6).

11 2 5 2 1 12 13 12 13 1

4. O de Jesus era comer a Páscoa com os apóstolos (Lc. 22.14-15).

12 10 7 10

5. Havia de muitas nações, presentes no dia de Pentecostes (At. 2.1, 10).

14 1 13 5 4 9 13 7

6. Debaixo desta árvore Josué escreveu no livro da lei de Deus (Js. 24.26).

3 2 5 6 13

7. A galinha ajunta os seus debaixo das asas (Mt. 23.37).

9 4 15 6 13 7

8. O espremer do leite produz (Pv. 30.33).

8 2 16 11 2

9. Insulto atribuído a Paulo (At. 17.18).

14 2 5 10 4 1 13

Extraído da revista Coquetel.

Referências

Documentos relacionados

Quando alguém entra em contato com as revelações da Verdade Absoluta, sejam trazidas por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, ou por quaisquer outros profetas ou mensageiros,

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

No entanto, outros sociólogos defenderam uma visão contrária, de que a igreja jamais perderia sua relevância e, portanto, jamais desapareceria, porque a ciência é uma moral sem

Efectiva- mente, assim é, porque nós estamos aqui a dar graças a Deus pela vida e pelo trabalho do nosso querido padre Vítor Feytor Pinto, Monsenhor Vítor Feytor Pinto, mas

As coisas relativas à vida com Deus e ao seu serviço lhes são tediosas, e não podem encontrar qualquer alegria nelas, porque apagaram o Espírito Santo e

INSTANTA (Fotografia); Lourenço Silveira – GCT (Alimentar); Maria João Bahia – MARIA JOÃO BAHIA (Design de Jóias); Pedro Miguel Costa – LOJA DAS MEIAS (Vestuário); Rui

Eu sei que as coisas têm mudado muito no meu tempo de vida, mas, ainda assim, sinto que não precisava de ser assim?. Os criadores deveriam poder criar, os agricultores deveriam poder

(Encoraje as crianças a pensarem em todas as coisas que elas poderiam precisar durante esta semana.) Tire um item do kit e explique como nós temos que confiar em Deus para prover