• Nenhum resultado encontrado

- Todos os direitos reservados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "- Todos os direitos reservados"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

Guia de Estudo Eletrônica Básica

Área de Saneamento

(3)

Sumário

Introdução ... 4

Eletrônica Básica. ... 4

Nesse material iremos abordar o que há mais importante sobre eletrônica básica para área de Saneamento. ... 4

Capítulo 1 ... 6

Eletrônica Básica. ... 6

Nesse capítulo abordaremos conceitos básicos de eletrônicas. ... 6

Resistores ... 6

Unidade de medida dos resistores ... 6

Primeira Lei de OHM... 6

Resistores Variáveis ... 6

Termistores ... 7

Capacitor ... 8

Diodo ... 9

Diodo Zener ... 9

LED ... 9

Transistor ... 10

(4)

Introdução

Eletrônica Básica.

Nesse material iremos abordar o que há mais importante sobre eletrônica básica para área de Saneamento.

Hoje é extremamente difícil imaginar o mundo sem a eletrônica. Qualquer dispositivo, seja ele o mais simples ao mais complexo vai sempre constar uma eletrônica embarcada. O mundo teve uma enorme transformação ou melhor, divisor de águas na eletrônica com a utilização do silício, antes tudo era a base de válvulas e ao descobrirem o semicondutor a base de silício tudo veio a se transformar. Equipamentos menores, mais estáveis, aquecimento de componentes reduzidos dentre outros benefícios.

O computador e os smartphones são dos maiores exemplos de modernização que a eletrônica pode proporcionar e não vai para por aí. O mundo passará por outro divisor de águas quando o famoso grafeno ficar popular. O grafeno vem para tomar o lugar do silício e transformar novamente o mundo da eletrônica.

Nesse pdf voltado para área de saneamento iremos falar um pouco do básico de eletrônica, os principais componentes que irá ser encontrado na gama de dispositivos encontrados nas estações de saneamento.

(5)

Capítulo 1

Eletrônica Básica.

(6)

Capítulo 1

Eletrônica Básica.

Nesse capítulo abordaremos conceitos básicos de eletrônicas.

Resistores

Dispositivo eletrônico cuja a função é oferecer oposição à passagem de corrente elétrica causando uma diferença de potencial entre seus terminais, segundo a Lei de Ohm.

Existem várias tipos, formas e tamanho de resistor, eles são separados por diversos valores através de códigos de cores.

Unidade de medida dos resistores

Os resistores são encontrados em OHM Ω mas são comprados em Watts

Primeira Lei de OHM

A Lei de Ohm, é uma homenagem ao seu formulador, o físico alemão Georg Simon Ohm (1789-1854), afirma que, para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante. Essa constante é denominada de resistência elétrica.

Resistores Variáveis

São resistores capazes de variar suas resistências dentro de uma faixa de valores determinada através do deslocamento manual de alguma haste. O exemplo disso são os conhecidos potenciômetros.

Diversos resistores

Potenciômetro

(7)

Termistores

São resistores que de acordo com a temperatura na qual estão submetidos possuem sua resistência alterada de forma não linear. Dois tipos de termistores se destacam: O PTC (Positive Temperature Coefficient), ou seja, a medida que a temperatura aumenta, sua resistência também aumenta e o NTC (Negative Temperature Coefficient), ou seja, a medida que a temperatura aumenta, sua resistência diminui.

.

Termistores

(8)

Capacitor

É um componente eletrônico construído a partir de duas placas ou superfícies (armadura) condutoras, separadas por um meio isolante (dielétrico). O capacitor possui a propriedade de acumular cargas elétricas em sua estrutura, e a essa propriedade chamamos de Capacitância, sendo definida por:

𝑪 = 𝒒 𝑽

É devido a essa propriedade, podemos afirmar que o capacitor é capaz de armazenar energia no campo elétrico estabelecido pela diferença de potencial aplicada em seus terminais.

A unidade de medida do capacitor é o F (Farad).

Existem várias tipos, formas e tamanho de capacitor e capacitância, eles são separados por valores de tensão e por capacitância.

. Capacitor de disco

Onde:

q = Carga Elétrica

V = Tensão do Capacitor

Capacitor eletrolíticos

(9)

Diodo

Diodo é um dispositivo eletrônico o qual, permite que a corrente elétrica o atravesse em apenas um sentido. Esses componentes pertencem a classe de semicondutores elétricos. No qual em suas estruturas possuem 4 elétrons em sua última camada conhecida como camada de valência.

Também existem vários tipos de diodo, vários tamanhos e valores, comercialmente são encontrados através de códigos padrões observando os valores de tensão e corrente que os mesmos suportam.

Diodo Zener

Diferentemente dos diodos convencionais em que jamais devem funcionar na região de ruptura, pois isso pode danificá-los permanentemente, o diodo Zener através de algumas variações na dopagem do silício é capaz de operar na região de ruptura ou região Zener. Nessa região, mesmo com algumas variações na corrente que o atravessa, é possível obter nível especifico de tensão estável em seus terminais e é por isso, que a sua principal aplicação é como regulador de tensão.

LED

Abreviação do inglês light-emitting-diode, em português: diodo emissor de luz. O LED é um diodo que quando percorridos por uma corrente elétrica são capazes de emitir luz.

Diodo Comum

Diodo Zener

(10)

Transistor

O transistor é um dos mais importantes componentes eletrônicos inventados. Com ele foi possível substituir as válvulas eletrônicas, que eram dispositivos de tamanho muito elevado, pouco eficiente e de alto consumo quando comparado com o moderno transistor. Com todas essas vantagens, o transistor permitiu uma redução significativa no tamanho dos computadores e diversos dispositivos dotado de eletrônica.

Sua estrutura interna é composta basicamente por duas junções PN que podem estar dispostas de duas formas distintas caracterizando um transistor do tipo NPN ou do tipo PNP.

Um modo de entender como funciona um transistor é usar ele como chave eletrônica. Nessa configuração o transistor tem comportamento similar ao interruptor, pois dimensionando corretamente a corrente de base, o componente pode operar na saturação, comportando como se fosse uma chave fechada entre os terminais do coletor e emissor, ou operar em corte, como chave aberta entre coletor e emissor.

Nesta configuração, a corrente de base funciona como controle da “chave”. Se ela for zero, o transistor opera em corte e, portanto, IC é igual a 0. Mas se for maior ou igual a corrente de base de saturação, IBSAT, o transistor opera na saturação, e a corrente de coletor será máxima, sendo limitada apenas pela carga conectada ao transistor.

Transistor

Transistor NPN

(11)

11 ® - Todos os direitos reservados

® Todos os direitos reservados

(75) 9.9884-9476

www.salatecnica.com.br

Canais de Contato Redes Sociais

Ver mais material

Esperamos

Que tenha gostado Do nosso material.

O que você acha de conhecer outros eBooks como esse? Clique

no botão abaixo.

Referências

Documentos relacionados

Uma vez que os óleos essenciais são extremamente concentrados e poderosos, o uso contínuo não diluído de óleos essenciais pode provocar sensibilização na pele, é

Nesse material iremos abordar tudo de mais importante sobre tensão elétrica voltada para área de Saneamento6. Nesse capítulo abordaremos simples definições sobre

Dentre todos, o motor de indução é o mais usado entre todos os tipos de motores, pois concilia robustez, grande versatilidade de aplicação, baixo custo,

Agora que você entende a importância de adicionar folhas e vegetais para a sua dieta, confira algumas das melhores e mais saborosas receitas de saladas para

Nas próximas páginas você vai saber mais sobre esse mercado promissor de delivery e conhecerá tudo o que é preciso para montar um negócio de entrega de comidas mesmo que você seja

Diante disso, como não lembrar da mitologia germânica (nazismo), da estatização total dos meios de.. Nossa fé diz que a vida neste mundo tem sentido porque Deus a criou com

Dessa forma, é preciso que o profissional se atente às exigências de cada área em específico, se especializando no âmbito de interesse e sofisticando cada vez mais

inferobasal; tipo IIIA com calcificação de ambos os folhetos grave; Tipo I com endocardite ativa com grave destruição de folhetos ou tecido anular Complexidades