• Nenhum resultado encontrado

Radiologia contrastada do timo na miastenia grave.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Radiologia contrastada do timo na miastenia grave."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

RADIOLOGIA CONTRASTADA DO TIMO NA MIASTENIA GRAVE

JOSÉ L A M A R T I N E DE A S S I S * IBANEZ DE CARVALHO * *

Ainda que seja admitida estreita correlação entre timo e miastenia

grave, nem sempre tem sido possível documentar a persistência ou

hiper-plasia do timo nos pacientes miastênicos. Na grande maioria dos casos

que tivemos oportunidade de estudar, as radiografias simples bem como as

tomografias do mediastino anterior e superior não permitiram visualizar e

nem mesmo suspeitar da existência de timo, persistente ou hipertrófico.

Isto nos levou a uma pesquisa semiológica mais acurada mediante o uso

do enfisema do mediastino com documentação radiológica

(pneumomediasti-nografia e/ou pneumoplanigrafia).

As primeiras tentativas de visualização mais acurada do timo foram

feitas à custa de contrastes líquidos radiopacos à base de iôdo, substâncias

que, sendo irritantes, provocam reações inflamatórias com fibrose ulterior.

Condorelli, citado por Sarteschi e Berttolo

5

, utilizou, em 1936, o contraste

gasoso, introduzindo-o ao nível da fúrcula esternal. Desde então êste

mé-todo tem sido utilizado por vários autores

2, 3, 4, 5

, mas não tem tido a

di-vulgação que merece, pois ainda continuam a aparecer trabalhos em que

este método nem sequer é citado. Em nossa opinião o valor do

pneumo-mediastinograma na miastenia grave é de tal ordem que o método deve

en-trar na rotina de exames em casos daquela doença.

M A T E R I A L E M É T O D O S

N o m a t e r i a l , c o m p r e e n d e n d o 20 p a c i e n t e s c o m i d a d e s v a r i á v e i s e n t r e 6 e 62 anos, t o d o s c o m m i a s t e n i a g r a v e , n ã o f o r a m i n c l u í d o s casos c o m t i m o m a . Os e x a -m e s r a d i o l ó g i c o s s i -m p l e s d o t ó r a x , c o -m e x p o s i ç ã o d o -m e d i a s t i n o a n t e r i o r e superior, nas i n c i d ê n c i a s c l á s s i c a s n ã o m o s t r a r a m a p r e s e n ç a d e i m a g e m t í m i c a ; a p e n a s e m dois casos ( c a s o s 12 e 1 7 ) f o i v i s t o a l a r g a m e n t o d o m e d i a s t i n o a n t e r i o r e superior, n ã o p e r m i t i n d o c o n c l u s ã o d e f i n i t i v a . E m a l g u n s dêstes p a c i e n t e s a p l a n i g r a f i a h a -v i a sido t a m b é m n e g a t i -v a q u a n t o à -v i s u a l i z a ç ã o d o t i m o . N o s casos 3, 4, 5, 6, 7 e 12, a l é m d e r a d i o g r a f i a s s i m p l e s , f o r a m f e i t a s p l a n i g r a f i a s e, d e p o i s , r a d i o g r a f i a s c o n t r a s t a d a s . N o s casos 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 14, 15, 17 e 20, a l é m dos e x a m e s r a d i o l ó g i c o s n ã o c o n t r a s t a d o s e d o p n e u m o m e d i a s t i n o g r a m a , f o r a m f e i t a s , t a m b é m , p n e u m o p l a n i m e d i a s t i n o g r a f i a s . N e s t e s casos f o i p o s s í v e l e s t u d o c o m p a r a -t i v o e n -t r e êsses d i f e r e n -t e s m é -t o d o s p r o p e d ê u -t i c o s .

(2)

Técnica do pneumomediastino * N o s casos a q u i r e g i s t r a d o s n ã o foi f e i t o p r e -p a r o -p r e v i o a l g u m , c o m o j e j u m , s e d a ç ã o ou uso de d r o g a -p a r a s s i m -p a t i c o m i m é t i c a ; e n t r e t a n t o , nos casos m u i t o g r a v e s , e s p e c i a l m e n t e c o m g r a n d e c o m p r o m e t i m e n t o r e s p i r a t ó r i o , p o d e r á ser u s a d a a i n j e ç ã o s u b c u t â n e a de 0,025 m g de s u l f a t o de a t r o p i n a e m a i o r dose de a n t i c o l i n e s t e r á s i c o , u m a h o r a a n t e s . D o s 20 p a c i e n t e s e s t u d a d o s , a p e n a s u m n e c e s s i t o u de p r o s t i g m i n a a o t é r m i n o do e x a m e p o r e s t a r c o m d i f i c u l d a d e r e s p i r a t o r i a m a i o r .

O p a c i e n t e é p ô s t o e m d e c ú b i t o s u p i n o c o m a l m o f a d a sob as espáduas, c o m a f i n a l i d a d e d e p e r m i t i r d i s c r e t a e x t e n s ã o do p e s c o ç o . A n e s t e s i a l o c a l c o m n o v o c a í n a a 1% s e m a d r e n a l i n a , f a z e n d o - s e b o t ã o d é r m i c o a 2 ou 3 c m a c i m a da l i n h a m é d i a da f ú r c u l a e s t e r n a l , o u seja, a i g u a l d i s t â n c i a d e a m b o s os c a b o s d e i n s e r ç ã o es-t e r n a l dos m ú s c u l o s e s es-t e r n o c l e i d o m a s es-t ó i d e o s . I n es-t r o d u ç ã o p e r p e n d i c u l a r da a g u l h a n u m a p r o f u n d i d a d e de 2 a 3 c m , t e n d o - s e o c u i d a d o de ir i n c l i n a n d o a p o n t a e m d i r e ç ã o a o e s t e r n o , d e m a n e i r a a p e n e t r a r r a s a n t e a o osso p a r a e v i t a r l e s ã o dos g r a n d e s v a s o s da base. D ê s t e m o d o s e r ã o a t r a v e s s a d o s os s e g u i n t e s p l a n o s : p e l e , t e c i d o c e l u l a r s u b c u t â n e o , a p o n e u r o s e c e r v i c a l s u p e r f i c i a l , m ú s c u l o s p r é - t i r e ó i d e o s , a p o n e u r o s e c e r v i c a l m é d i a e t e c i d o f r o u x o d o m e d i a s t i n o a n t e r i o r s u p e r i o r . A a g u -lha d e p u n ç ã o q u a n d o e m boa p o s i ç ã o c o s t u m a f i c a r o s c i l a n d o , no q u e a c o m p a n h a as p u l s a ç õ e s c a r d í a c a s . I n t r o d u z i r 1 a 2 m l de a n e s t é s i c o p a r a a l i v i a r a s e n s a ç ã o da p r e s e n ç a a ê s t e n í v e l da a g u l h a .

O g á s u t i l i z a d o f o i o ar, por ser m a i s s i m p l e s a sua o b t e n ç ã o e p o r q u e é b e m t o l e r a d o , m e s m o p e r m a n e c e n d o d u r a n t e 24 h o r a s no m e d i a s t i n o . A q u a n t i d a d e de a r i n j e t a d a v a r i o u de 200 a 400 m l p a r a os a d u l t o s e 100 a 200 m l p a r a as c r i a n -ças. N a s c r i a n ç a s m e n o r e s o u d i s t r ó f i c a s p o d e m ser i n j e t a d o s a p e n a s 50 o u 100 m l d e ar. A i n j e ç ã o d e v e ser l e n t a , p a r a e v i t a r d e s c o n f ô r t o e s e n s a ç ã o de o p r e s s ã o r e t r o s t e r n a l , a s p i r a n d o p a r a e v i t a r a p u n ç ã o d e v a s o . A s c o n d i ç õ e s i d e a i s d e c o n -t r a s -t a ç ã o s ã o a -t i n g i d a s q u a n d o a p a r e c e -t i m p a n i s m o e m -t ô d a a á r e a e s -t e r n a l . O p a c i e n t e m o v i m e n t a - s e e, a s s i m q u e puder, d e v e a s s u m i r o o r t o s t a t i s m o p a r a q u e o a r se d i f u n d a m e l h o r p e l o m e d i a s t i n o , p a r t i c u l a r m e n t e n o m e d i a s t i n o a n t e r i o r e s u p e r i o r . A p ó s a i n j e ç ã o e d i f u s ã o d o a r s ã o t i r a d a s c h a p a s e m â n t e r o - p o s t e r i o r , p e r f i l e o b l í q u a . Ê s t e e x a m e p o d e ser c o m p l e m e n t a d o c o m p l a n i g r a f i a do m e d i a s -t i n o a n -t e r i o r e s u p e r i o r ; nos casos e m q u e i s -t o a c o n -t e c e u f o r a m p r a -t i c a d o s e m m é d i a t r ê s c o r t e s t o m o g r á f i c o s .

D e p o i s da f e i t u r a d o p n e u m o m e d i a s t i n o , d e r e g r a , os p a c i e n t e s se q u e i x a v a m a p e n a s de s e n s a ç ã o d e d e s c o n f ô r t o ou de c o n s t r i ç ã o r e t r o s t e r n a l e d o r . E m g e r a l êstes s i n t o m a s s ã o d i s c r e t o s e p a s s a g e i r o s . E m a l g u n s casos esta s i n t o m a t o l o g i a se p r o l o n g o u p o r a l g u n s d i a s . E x c e p c i o n a l m e n t e , nas p r i m e i r a s h o r a s , h o u v e q u e i x a de l e v e d i s p n é i a . N e n h u m p a c i e n t e a c u s o u c o m p l i c a ç õ e s g r a v e s . J a m a i s t i v e m o s a c i d e n t e de p u n ç ã o . A l i á s o ú n i c o a c i d e n t e p o s s í v e l seria p e n e t r a ç ã o e x a g e r a d a d a a g u l h a e m d i r e ç ã o i m p r ó p r i a c o m l e s ã o da t i r e ó i d e ou de v a s o s da base.

R E S U L T A D O S

Os r e s u l t a d o s e x p r e s s o s n e s t e t r a b a l h o f o r a m c a l c a d o s s ô b r e 20 casos de p a -c i e n t e s p o r t a d o r e s de m i a s t e n i a g r a v e -c o m p e r s i s t ê n -c i a ou h i p e r t r o f i a d o t i m o . A i m a g e m do t i m o p e r s i s t e n t e ou h i p e r t r ó f i c o a p a r e c e e n t r e a s i l h u e t a c a r d i o v a s c u l a r e o e s t e r n o ( f i g . 1 ) . E s t a i m a g e m é v i s í v e l n o m e d i a s t i n o a n t e r i o r e s u p e r i o r , e v i d e n c i a d a e m â n t e r o - p o s t e r i o r c o m o p a r ê n t e s e s se d e s t a c a n d o de c a d a l a d o da s o m b r a densa, c e n t r a l , dos v a s o s da base ( f i g . 2 ) .

N e s t a p o s i ç ã o , se o l o b o e s q u e r d o do t i m o f ô r m a i s v o l u m o s o , p o d e s i m u l a r c a r d i o p a t i a m i t r a l d a d a a a c e n t u a ç ã o do a r c o m é d i o ; e n t r e t a n t o , essa i m a g e m é

(3)
(4)
(5)

A p n e u m o p l a n i m e d i a s t i n o g r a f i a p e r m i t i u e s t u d a r c o m m a i s n i t i d e z o a s p e c t o , d i m e n s õ e s , t o p o g r a f i a e s a b e r q u a i s os c o r t e s t o m o g r á f i c o s o n d e m a i s f r e q ü e n t e -m e n t e se e v i d e n c i a a i -m a g e -m t í -m i c a . Os l o b o s são de d i -m e n s õ e s v a r i a d a s ( f i g s . 1, 4, 5 e 7 ) , e s t a b e l e c e n d o f l a g r a n t e c o n t r a s t e c o m as o u t r a s e s t r u t u r a s d o m e -d i a s t i n o a n t e r i o r e s u p e r i o r .

(6)

m a i s e x i b e a i m a g e m de t i m o p e r s i s t e n t e ou h i p e r t r ó f i c o é o c o r t e d i s t a n t e 2 cm da l i n h a m e d i a n a à e s q u e r d a ( f i g . 9 ) .

À s v ê z e s a i m a g e m t í m i c a se p r o l o n g a e m s e n t i d o c a u d a l , e n t r e o e s t e r n o e o c o r a ç ã o ( c a s o 5, f i g . 1 ) , f a t o este de i m p o r t â n c i a p a r a o r a d i o t e r a p e u t a e p a r a o c i r u r g i ã o .

(7)

A i n v o l u ç ã o do ó r g ã o f o i v e r i f i c a d a e m u m c a s o s u b m e t i d o a o t r a t a m e n t o p e l o A C T H ( c a s o 1 3 ) e u m o u t r o t r a t a d o p e l a r a d i o t e r a p i a ( c a s o 2 0 ) . E m d o i s p a c i e n -tes s u b m e t i d o s à t i m e c t o m i a ( c a s o s 18 e 1 9 ) foi p o s s í v e l o c o n t r ô l e r a d i o l ó g i c o p r é e p ó s o p e r a t ó r i o . E n t r e t a n t o , o n ú m e r o de casos é p e q u e n o p a r a p e r m i t i r c o n c l u -sões dos a c h a d o s r a d i o l ó g i c o s d o t i m o , a p ó s t r a t a m e n t o p e l o A C T H , r a d i o t e r a p i a e / o u t i m e c t o m i a .

T o d o s os p a c i e n t e s e s t a v a m sob t r a t a m e n t o , v a r i á v e l c o n f o r m e a e v o l u ç ã o da d c e n ç a : e m t r ê s casos foi f e i t a r a d i o t e r a p i a p r o f u n d a do t i m o , e m três o u t r o s a t i m e c t o m i a ; e m 8 casos f o i e m p r e g a d o o A C T H p e l a v i a i n t r a v e n o s a . T o d o s os p a c i e n t e s f a z i a m uso d e d r o g a s a n t i c o l i n e s t e r á s i c a s , m e s m o d u r a n t e e a p ó s os t r a -t a m e n -t o s r a d i o -t e r á p i c o s , c i r ú r g i c o s ou p e l o A C T H .

C O M E N T Á R I O S

O enfisema do mediastino é método semiológico de fácil execução e

inócuo, devendo fazer parte da rotina propedêutica em todos os casos de

miastenia grave. Trata-se do melhor meio semiológico para estudo do

me-diastino anterior, pois, dada a grande contrastação que estabelece, permite

fazer o diagnóstico de persistência ou hipertrofia do timo e a diferenciação

com tumores benignos ou malignos do órgão, assim como com outros

pro-cessos sediados no mediastino.

(8)
(9)
(10)

Nasce assim o planejamento técnico e tático para a abordagem do órgão.

Isto permite, às vêzes, a feitura de timectomia por via cervical cuja ino¬

cuidade não se faz necessário enaltecer.

O estudo comparativo entre os exames radiológicos simples e os

con-trastados mostrou que os primeiros, mesmo quando utilizada a técnica pla¬

nigráfica, são insuficientes para caracterizar a persistência de timo,

en-quanto os segundos permitem demonstrar, de modo satisfatório na maioria

dos casos, a existência de imagem tímica. O enfisema contrastando e

dis-sociando as estruturas do mediastino, visualiza o timo, dá sua forma,

nú-mero de lóbulos, posição e extensão de modo preciso, o que tem grande

valor prático quando se pretende irradiar ou extirpar o órgão.

A pneumoplanimediastinografia, feita na maioria de nossos pacientes,

permitiu obter imagens tímicas mais nítidas além de caracterizar a

persis-tência do timo em quase todos os casos.

Do nosso material submetido ao exame radiológico contrastado do timo,

sòmente em dois casos não se evidenciou a imagem do órgão (casos 6 e

17); no caso 6 o enfisema do mediastino não foi obtido em condições

téc-nicas satisfatórias.

C O N C L U S Õ E S

O estudo radiológico simples e com enfisema do mediastino em 20

pa-cientes com miastenia grave, embora não permita conclusões definitivas,

justifica as seguintes conclusões de interêsse prático: o enfisema do

me-diastino é método fácil e inócuo, devendo entrar na rotina terapêutica de

todos os casos de miastenia grave; o exame radiológico não contrastado,

em nosso material, não demonstrou imagem tímica de modo conclusivo; o

pneumomediastinograma, feito dentro de condições técnicas satisfatórias,

re-velou imagem tímica em 18 casos; a planigrafia com pneumomediastino

(pneumoplanimediastinografia) é o método mais eficiente, por permitir

vi-sualizar o timo de modo mais nítido e completo.

R E S U M O

(11)

S U M M A R Y

Contrasted radiology of the thymus in myasthenia gravis.

The authors studied 20 cases of myasthenia gravis with radiological

examination showing the persistence or hipertrophy of the thymus. In these

cases were made radiological examination without contrast and with

me-diastinal emphysem. The persistent of hypertrophy thymus is proved by

this last method in almos all cases.

The several radiological aspects of the thymus were analysed and its

relations with the therapeutic by A C T H , radiotherapy and/or thymectomy

presented; however, in this field, the authors can't be conclusive because

they have still a few cases.

R E F E R Ê N C I A S

1. A L A J O U A N I N E , T h . ; B A R I É T Y , M . ; C A S T A I G N E , P . & C O U R Y , Ch. — Sur l ' u t i l i t é d e la m é d i a s t i n o g r a p h l e g a z e u s e p o u r la m i s e en é v i d e n c e des t u m e u r s t h y ¬ m i q u e s c h e z les m y a s t h é n i q u e s . R e v . N e u r o l . , 96:3, 1957. 2. B A R I É T Y , M . ; C O U R Y , Ch. & G I M B E R T , J. L . — A n o m a l i e s t h y m i q u e s , m y a s t h e n i e g r a v e et m é d i a s t i n o g r a p h i e g a z e u s e . S e m . H ô p . P a r i s 66:3445, 1956. 3. B O D E Y , G. P . — M e d i c a l m e -d i a s t i n a l e m p h y s e m a . A n n . I n t . M e -d . , 54:46, 1961. 4. C O U R Y , C. — L e s t u m e u r s -du t h y m u s . P r e s s e M é d . , 69:1551, 1961. 5. S A R T E S C H I , G. & B E R T T O L O , G. R . — Il t i m o . S t u d i o f i s i o p a t o l o g i c o c l i n i c o e t e r a p e u t i c o d e l l e a f f e z i o n i c h i r u r g i c h e d e l l ' o r ¬ g a n o . E d i z i o n i O m n i a M e d i c a , P i s a , 1957.

Referências

Documentos relacionados

Conclusões: A compreensão da puericultura através da história, embora não permita conclusões definitivas sobre o que a puericultura é ou será, permite reflexões concernentes

(TARUFFO, Michele. 28 CARVALHO, Aurora Tomazini. Curso de teoria geral do direito: o constructivismo lógico-semântico. La filosofia actual: pensar sin certezas. 30 CARVALHO,

Os resultados foram expressos em % de células positivas ou em números absolutos; células T foram avaliadas também pela rosácea E de carneiro... 1 — Concentrações de

lização da função tireoidiana houve melhora de sintomatologia

Deste modo, a paciente foi examinada do ponto de vista clínico, semanalmente, durante três meses e foram realizadas cinco determinações de anticorpos antimúsculo estriado no

N o caso que apresen- tamos, o diagnóstico foi confirmado pela prova da prostigmina, pois a excitação farádica dos músculos mais atingidos pela astenia não demons- trou a

As declarações de espólio são classificadas Inicial, Intermediárias e Final. Aplicam-se, quanto à obrigatoriedade de apresentação das Declarações de Espólio Inicial e

13 da Lei 8.213/91 - É segurado facultativo o maior de 14 (quatorze) anos que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, desde que não incluído