• Nenhum resultado encontrado

Plano de desenvolvimento social de São Brás de Alportel 2006/2010 e Plano de Ação 2006/2007

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de desenvolvimento social de São Brás de Alportel 2006/2010 e Plano de Ação 2006/2007"

Copied!
83
0
0

Texto

(1)CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL. PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL – 2006/2010 PLANO DE ACÇÃO 2006/2007. São Brás de Alportel Junho de 2006. UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. GOVERNO DA REPUBLICA PORTUGUESA. Co-financiado pelo Fundo Social Europeu e Estado Português Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

(2) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Equipa de Consultoria: Vanessa Duarte de Sousa (coordenação) Filipa Capelo Biel Nuno Oliveira. Núcleo Executivo do Conselho Local de Acção Social de São Brás de Alportel: Andreia Galego – Associação Nacional de Jovens para a Acção Familiar, Delegação Sul António Palma/Lénia Fernandes – Centro de Emprego de Faro Célia Romão – Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão José Serrano – Câmara Municipal de São Brás de Alportel Manuela Chora – Instituto de Reinserção Social, Direcção Regional do Sul Maria Sousa – Coordenação Concelhia de Ensino Recorrente e Educação Extra-Escolar Marta Sousa – Centro de Saúde de São Brás de Alportel Nelson Dias – Associação In Loco Noélia Oliveira – Centro Distrital de Segurança Social de Faro.

(3) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Í NDICE L I S T A D E S I G L AS .......................................................................................1 I N TR O D U Ç ÃO ...........................................................................................2 M E TO D O L O G I A ........................................................................................3 P L AN O D E D E S E N V O L V I M EN TO S O C I AL ..........................................................6 E S T R U TU R A. DE. I M P L EM EN T AÇ ÃO. E. DE. M O N I TO RI Z AÇ ÃO. DO. P L AN O. DE. D E S E N V O L VI M EN TO S O C I AL ...................................................................... 66 M O D E L O D E A V AL I AÇ ÃO D A I M P L EM E N T AÇ ÃO , R E S U L T AD O S E I M P AC T O S D O P L AN O DE. D E S E N V O L VI M E N TO S O C I AL .................................................................. 69. P L AN O D E A C Ç ÃO .................................................................................. 72 A N E X O S ................................................................................................ 77.

(4) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. L ISTA. DE. S IGLAS. ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal AHBV SBA – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel AIEC – Associação dos Industrias e Exportadores de Cortiça ANJAF – Associação Nacional de Jovens para a Acção Familiar ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve CCD – Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel CCEREE – Coordenação Concelhia de Ensino Recorrente e Educação Extra-Escolar CDSS – Centro Distrital de Segurança Social CLAS – Concelho Local de Acção Social CMSBA – Câmara Municipal de São Brás de Alportel GATO – Grupo de Ajuda a Toxicodependentes GNR SBA – Guarda Nacional Republicana, Posto de São Brás de Alportel IDT – Instituto da Droga e da Toxicodependência IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional IRS – Instituto de Reinserção Social MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da SIDA PDS – Plano de Desenvolvimento Social QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional REAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza SAD – Serviço de Apoio Domiciliário SWOT – Siglas inglesas: “Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats”; que em português traduzimos como “Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças”. UNIVA – Unidade de Inserção na Vida Activa. 1.

(5) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. I NTRODUÇÃO Neste documento procura-se apresentar o conjunto de intervenções previstas para a promoção do desenvolvimento social no concelho de São Brás de Alportel. Trata-se de um Plano de Desenvolvimento Social (PDS) com duração prevista para 5 anos.. Para além deste instrumento, apresenta-se o modelo que orientará a implementação dos seus diferentes projectos. Apesar de se prever a participação e envolvimento de diferentes entidades, considerou-se que havia que estabelecer grupos de liderança para a execução das diferentes propostas de intervenção. Esses grupos foram constituídos a partir do Núcleo Executivo do Conselho Local de Acção Local. Nesse capítulo apresenta-se a proposta de organização da equipa.. Acresce a sistematização do modelo de avaliação – desde a implementação, resultados e impactos – fundamental para aferir da capacidade local na operacionalização das diferentes actividades e projectos a que se propõe. Procura-se sistematizar, por um lado, os diferentes indicadores que podem servir de base à monitorização do PDS. Por outro lado, adianta-se uma proposta de modelo organizacional que estruture esse processo avaliativo.. Finalmente, é apresentado o conjunto de propostas de acção para o próximo período de Junho de 2006 a Dezembro de 2007.. 2.

(6) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. M ETODOLOGIA Para a elaboração dos documentos orientadores da acção do Conselho Local de Acção Social de São Brás de Alportel contou-se com a participação de diferentes instituições. No entanto, as formas de participação foram diferenciadas – quer em termos de objectivos, quer em termos de constituição de grupos de trabalho.. Como referência prévia cabe salientar a dificuldade, que toda a equipa que trabalhou na concepção destes documento, enfrentou. Tal respeita ao desconhecimento das opções estratégicas e das linhas de financiamento que estruturarão o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN1). Tratando-se de uma fase temporal em que há um conjunto de negociações que ainda não foram estabelecidas e em que predomina uma incerteza face aos financiamentos – quer de âmbito nacional quer de âmbito comunitário – não foi possível delimitar quais poderão vir a ser as fontes de financiamento que assegurarão algumas das actividades e projectos previstos. Em consequência, também não foi possível delimitar um calendário para a execução das propostas realizadas. É expectável e desejável que seja possível, no período de 5 anos, executar o conjunto de propostas aqui constantes.. Para a construção do Plano de Desenvolvimento Social podemos identificar duas fases distintas: uma primeira de formação-acção e uma segunda de fórum de dirigentes (Ver anexos).. Tendo sido solicitada a realização de uma formação no seio da Rede Social, considerou-se que seria de utilidade proporcionar às instituições locais o conjunto de conhecimentos relacionados com a construção e monitorização de um Plano de Desenvolvimento Social. Por outro lado, 1. Que substituirá o actual Quadro Comunitário de Apoio.. 3.

(7) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. dado esta formação ter sido solicitada em altura coincidente com a concepção desse instrumento, foi possível potenciar a formação com esse mesmo objectivo.. A formação dividiu-se em dois grupos: laboral e pós-laboral. No primeiro grupo foi elaborada a matriz SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades. e. ameaças). resultante. do. diagnóstico. social. previamente elaborado. A partir dos pontos fracos, agrupados em nuvens de problemas estabeleceram-se grupos de trabalho que passaram à construção das matrizes do PDS. No segundo grupo, partiuse da matriz SWOT previamente elaborada, tendo-se passado de imediato à sua validação. Seguiram-se os mesmos procedimentos adoptados com o primeiro grupo de formação.. Em paralelo, realizou-se o primeiro fórum de dirigentes. Neste fórum constituía objectivo identificar o conjunto de propostas que cada uma das instituições considerava pertinente para o concelho. Partiu-se de uma reflexão sobre a matriz SWOT desenhada pelo primeiro grupo de formação, seguindo-se as propostas de intervenção.. Assim que terminada a formação, foi possível agrupar as diferentes propostas – dos dois grupos de formação e do primeiro fórum de dirigentes – e elaborar um documento prévio para análise no segundo fórum de dirigentes.. Coube, finalmente, ao Núcleo Executivo a aferição do documento final com o acompanhamento da equipa de consultoria. Foi igualmente da responsabilidade do Núcleo Executivo a concepção do Plano de Acção. Esta foi uma fase mais morosa e complexa na medida em que houve a necessidade de delimitar quais os projectos sobre os quais as entidades se comprometiam a realizar, qual a organização da equipa para a implementação do PDS e que projectos a considerar para o 4.

(8) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Plano de Acção do próximo ano e meio de trabalhos no seio da Rede Social.. 5.

(9) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. P LANO. DE. D ESENVOLVIMENTO S OCIAL. Este instrumento encontra-se estruturado em 3 eixos estratégicos de actuação para o concelho de São Brás de Alportel. Em cada um dos eixos encontram-se sistematizados diferentes medidas e actividades/ projectos a desenvolver. Cada uma das medidas consubstancia-se num objectivo estratégico a ser prosseguido.. No esquema seguinte encontra-se sintetizada a intervenção prevista no presente PDS. Medida 1: Promover a participação da comunidade Medida 2: Promover o conhecimento e a integração dos residentes Medida 3: Aumentar a consciência cívica da comunidade sobre as problemáticas sociais existentes Medida 4: Melhorar o ambiente familiar e sócio-educativo. EIXO 1. Promover a construção de uma sociedade local participativa, integradora e solidária. EIXO 2. Promover a coesão sócioterritorial. Medida 5: Conhecer em profundidade e actuar sobre as situações de pobreza e exclusão social no concelho Medida 6: Criar espaços e serviços de proximidade Medida 7: Promover a inserção de grupos vulneráveis no mercado de trabalho Medida 8: Promover a integração das comunidades estrangeiras Medida 9: Minimizar de situações de isolamento da população portadora de deficiência/de doença mental Medida 10: Aumentar as respostas sociais aos idosos isolados Medida 11: Alargar as respostas culturais, desportivas e recreativas Medida 12: Aumentar a capacidade dos equipamentos de creche e secundário Medida 13: Reforçar a rede de transportes intraconcelhia. EIXO 3. Apoiar a dinamização da economia local. Medida 14: Auto-organizar e qualificar o comércio local Medida 15: Promover as actividades económicas locais Medida 16: Potenciar a imagem do concelho. 6.

(10) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. EIXO 1.. Promover a construção de uma sociedade local participativa, integradora e solidária. Enquadramento. Este eixo constitui-se como o elemento integrador e potenciador da restante intervenção prevista. Parte-se da necessidade de se construir uma comunidade local atenta e activa face ao seu território como um modo de resolver problemas e construir um futuro local dinâmico.. Para tal justifica-se o aprofundamento sobre as características da população, aos mais diversos níveis, assim como a promoção de (in)formação. para. problemáticas. que. essa. mesma. podem. ser. população, prevenidas. sobre e. diferentes combatidas. colectivamente.. Tornando a comunidade local atenta face aos problemas existentes ou emergentes, criam-se condições centrais para a promoção da sua participação nas dinâmicas sociais.. 7.

(11) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 1. Promover a participação da comunidade. Objectivos: •. Tornar a comunidade são-brasense mais participativa;. •. Estimular o sentido cívico, a partilha e a rentabilização de recursos, em prol do bem-estar de todos e do desenvolvimento social do município;. •. Promover e adequar os eventos a realizar às necessidades, interesses e expectativas da população.. 8.

(12) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 1. Promover a participação da comunidade. Descrição da Medida Actividades / Projectos. Parceiros. Situação de partida:. 1.1. Criação de uma Rede de Voluntariado Projecto “Avós Voluntárias” Criação de redes informais de apoio aos idosos (de vizinhança, de amizade e solidariedade…). Projecto São Brás Solidário / Parceria envolvida: AHBV SBA, AIEC, Associação In Loco, ANJAF e CMSBA; - Outras entidades. - Existência de situações de pobreza e exclusão no concelho, sem resposta adequada por parte dos diferentes serviços. - Existência de pessoas e associações dispostas a promover o voluntariado. - Necessidade de articular a oferta e a procura de voluntariado no concelho.. Metas / Resultados a atingir - Criação de uma dinâmica de participação e intervenção cívica no concelho, capaz de dar resposta a situações de pobreza e exclusão social. - Criação de uma bolsa de 40 voluntários (as). - Apoio voluntário prestado a 20 pessoas/famílias. - Uma acção de formação sobre voluntariado para todos os voluntários da Rede. - Criação de um Produto EQUAL passível de ser disseminado.. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Nº de voluntários envolvidos X 100 Nº voluntários previstos Nº beneficiários alcançados X100 Nº beneficiários previstos - Tipologia dos apoios voluntários prestados. - Acção de formação realizada/ prevista Esta actividade será avaliada no âmbito do Projecto S. Brás Solidário.. 9.

(13) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. Parceiros. Situação de partida:. 1.2. Implementação do Orçamento Participativo. Projecto São Brás Solidário / Parceria envolvida: AHBV SBA, AIEC, Associação In Loco, ANJAF e CMSBA; - Junta de Freguesia de SBA - Envolvimento de todas as entidades parceiras da Rede Social. - Inexistência de uma cultura de participação cívica das pessoas na vida do concelho; - Existência de um conjunto alargado, embora frágil, de associações e outras colectividades locais.. Metas / Resultados a atingir 100% da componente de investimento do orçamento municipal para os anos de 2007, 2008 e 2009 colocada à discussão aos munícipes. - Não é de todo possível prever o número de participantes, pois trata-se de um processo inovador e de carácter experimental. À imagem das experiências de OP noutros países, espera-se que a taxa de participação se situe entre o 2 e os 10% da população do concelho. - Criação de um Produto EQUAL passível de ser disseminado.. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Nº propostas da população incorporadas no orçamento X 100 Total de proposta - % orçamental das propostas da população no total do orçamento aprovado para investimentos. Esta actividade será avaliada no âmbito do Projecto S. Brás Solidário.. 10.

(14) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. Parceiros. Situação de partida:. 1.3. Promoção de encontros temáticos que abordem o desenvolvimento do concelho. - Envolvimento de todas as entidades parceiras da Rede Social. - Inexistência de um plano de encontros, em coordenação com as várias instituições - Escassez de abordagem relativa a alguns temas e públicos específicos Necessidade de aprofundar o trabalho conjunto entre as diferentes entidades do concelho, definido estratégias de actuação para a resolução de problemas locais. - Inexistência de um evento deste género. 1.4. Feira da Solidariedade. Projecto São Brás Solidário / Parceria envolvida: AHBV SBA, AIEC, Associação In Loco, ANJAF e CMSBA; - ASMAL - GATO - ACAPO - MAPS Nota: Iniciativa a lançar no projecto São Brás Solidário, mas que deverá ser assegurada, no futuro, pelas várias entidades parceiras da Rede.. - Necessidade de divulgar o trabalho que é realizado no concelho e por entidades que nele actuam, na área da solidariedade. - Necessidade de uma maior sensibilização da população para a solidariedade social.. Metas / Resultados a atingir - Realização de 10 encontros comunitários. - Média de 30 participantes por encontro. - Levantamento de temáticas e planificação de eventos para cada ano de vigência do PDS. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Nº eventos realizados X 100. Realização de uma Feira da Solidariedade por ano Dadas as características deste tipo de feira, completamente aberta à população, não é de todo possível prever o número de visitantes. - Participação de 20 entidades/projectos.. Nº de feiras realizadas X100. Nº eventos previstos. Nº de participantes X100 Nº pessoas previstas. Nº de feiras previstas Nº de entidades envolvidas em cada feira X 100 Nº de entidades previstas. 11.

(15) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 2. Promover o conhecimento e integração dos residentes. Objectivos: •. Conhecer as características e necessidades dos residentes no município;. •. Integrar os novos residentes na comunidade.. 12.

(16) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 2. Promover o conhecimento e a integração dos residentes. Descrição da Medida Actividades / Projectos. 2.1.. Estudo. caracterização residentes do concelho. Parceiros. de dos. Situação de partida:. tem. Metas / Resultados. Indicadores/ Dimensões da. a atingir. Avaliação. - Associação In Loco. -. O. concelho. - Centro de Saúde de SBA. crescido. de. - CMSBA. bastante acentuada em. aprofundamento. - Junta de Freguesia de. termos. do. SBA. mas não são conhecidas. sobre a realidade. - Outras entidades. as. da. forma. demográficos. características. dos. novos habitantes, nem. -. Realização. do. estudo. Realização do estudo. e. conhecimento. população. concelhia.. as razões que os levaram a optar por residir em S. Brás, assim como que expectativas. possuem. face ao concelho. - Inexistência de dados específicos. relativos. à. população do concelho.. 13.

(17) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. 2.2.. Criação. implementação plano. de. informação,. Parceiros. e de. um. Todas. visando. a. actuem. residentes/. comunidades. -. Inexistência. destinado. -. novos. entidades. plano. e. dos. as. parceiras. animação. integração. migrantes. -. Situação de partida:. Outras entidades que sobre. específicos no estudo. públicos. identificados. de. um. integrado a. estas. Metas / Resultados. Indicadores/ Dimensões da. a atingir. Avaliação. -. Criação. e. implementação de um plano negociado entre. Nº de iniciativas realizadas X 100 Nº de iniciativas previstas. comunidades. as diferentes entidades. - Necessidade de uma. - Só será possível definir. Nº de participantes estrangeiros X 100. melhor. melhor o que será este. Nº total de participantes. integração. destas comunidades. Plano quando forem. - Necessidade de uma. conhecidos os dados. melhor adaptação dos. do estudo sobre estas. diferentes. serviços. comunidades, proposto. realidade. social. à em. mudança. e. às. exigências. que. daí. Nº de novos residentes participantes X 100 Nº total de participantes. nesta mesma medida.. resultam.. 14.

(18) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 3. Aumentar a consciência cívica da comunidade sobre as problemáticas sociais existentes. Objectivos: •. Diminuir a incidência dos vários problemas na comunidade;. •. Promover dinâmicas de sensibilização sobre problemáticas sociais existentes, ao nível de toda a comunidade;. •. Promover competências nos profissionais que trabalham com essas problemáticas.. 15.

(19) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 3. Aumentar a consciência cívica da comunidade sobre as problemáticas sociais existentes. Descrição da Medida Actividades / Projectos. - CDSS de Faro. Situação partida: Aumento. das. cidadania nas escolas (ex.. - Centro de Saúde de SBA. situações. de. prevenção. - Escolas. marginalização. delinquência, situações de. - GATO. de. comportamentos e. -. violência. - IDT. comportamentos. situações de risco.. participantes. - IRS. de. - MAPS. adolescência,. - Outras entidades. que justifica uma. “novos” conhecimentos. actuação a nível. - Impacto na imprensa regional. preventivo.. (podem ser promovidos trabalhos. 3.1.. Semana. situações. aberta. Parceiros de. da. doméstica, de. risco,. toxicodependências, etc.). risco. de. e. na o. Metas / Resultados a atingir Maior informação e sensibilização alunos. para. dos. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Nº de alunos participantes nas acções X100 Total de alunos das escolas. os. -. Avaliação. Iniciativas. feita. promovidas. pelos. pelos. alunos e escolas em resposta aos. realizados. por. alunos,. por. exemplo analisar a notícia x no Jornal do Algarve). 16.

(20) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. Parceiros. 3.2. Realização de acções. - ACAPO. Situação partida: Necessidade. de. - CDSS de Faro. uma. escolas, dirigidas a pessoal. - Centro de Saúde de SBA. informação. docente/não. - Escolas. sensibilização. - IDT. corpo docente e. acções a realizar. - IRS. não docente para. - Maior informação. - Outras entidades. as. e sensibilização de. sensibilização. nas. docente. (Idem). de de maior e do. problemáticas. juvenis.. Metas / Resultados a atingir - 50% do pessoal docente. e. não. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Nº docentes e não docentes participantes X 100 Total de pessoal docente e não docente da escola. docente deverá ser abrangido. todo. o. docente docente escolas. pelas Nº de acções realizadas X 100. pessoal e. não. Nº de acções previstas. -. Avaliação. feita. pelos. participantes. das do. concelho. 3.3. Realização de acções. - ACAPO. Necessidade. de sensibilização no Centro. - CDSS de Faro – área da. uma. de. infância e juventude. informação. - Centro de Saúde. sensibilização. - Outras entidades. técnicos de saúde.. Saúde,. dirigidas. técnicos de saúde (Idem). a. de maior. Todo. o. pessoal. Nº participantes do CS X 100 Total de pessoal do CS. técnico de saúde.. e Nº de acções realizadas X 100. dos. Nº de acções previstas. -. Avaliação. feita. pelos. participantes. 17.

(21) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. Parceiros. 3.4. Realização de Acções. - ACAPO. Situação partida: Necessidade. de sensibilização dirigidas à. - CDSS de Faro. uma. comunidade. - Centro de Saúde de SBA. informação. os. - IDT. sensibilização. Temáticos. - IRS. população.. articulação Encontros. (Idem), com. (em. previstos na Medida 1 deste Plano).. - Outras entidades. de de maior. Metas / Resultados a atingir A esta distância. Indicadores/ Avaliação. Dimensões. da. Nº participantes nas acções X100. torna-se. e. complicado definir. da. de forma precisa o. Total de participantes previstos. número. de. -. Avaliação. participantes. em. participantes. feita. pelos. acções abertas e de. sensibilização. sobre. temas. específicos. todas. as. De formas,. considera-se média. uma. de. 30. participantes. por. cada acção como uma. meta. satisfatória.. 18.

(22) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 4. Melhorar o ambiente familiar e sócio-educativo. Objectivos: •. Promover um melhor ambiente familiar e sócio-educativo;. •. Envolver os Pais no processo educativo dos filhos;. •. Proporcionar aos Pais tempo para partilhar com os seus filhos;. •. Aumentar a interacção entre Escola/Pais;. •. Aumentar o número de associados nas Associações de Pais.. 19.

(23) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 4. Melhorar o ambiente familiar e sócio-educativo Descrição da Medida Actividades / Projectos 4.1.. Conhecimento. consumos. Parceiros dos. problemáticos. nas escolas do concelho. - Centro de Saúde de SBA. Situação partida: Não há. de. - Escolas. verdadeiro. intervenções que visem. - IDT. conhecimento. a. - Outras entidades. sobre. um. os. Metas / Resultados a atingir - Desenvolvimento de. minimização. situação. identificada. inicialmente.. problemáticos. - Só será possível definir. parte. dos. da. da. consumos. por. Indicadores/ Dimensões Avaliação Realização do estudo. o tipo de intervenção. jovens. a. desenvolver. em. estudantes.. função dos resultados a obter pelo estudo.. 20.

(24) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos 4.2.. Criação. de. Parceiros uma. “Escola para pais”. - Associações de Pais. Situação de Metas / Resultados a partida: atingir Fraco envolvimento - Maior mobilização. Indicadores/ Avaliação - Iniciativas. - Escolas. dos. escolas com a participação dos. - Outras entidades. dinâmicas. pais. nas dos pais na dinâmica escolar.. Dimensões. da. realizadas. nas. pais por comparação com o. associativas escolares.. total. das. O envolvimento dos. desenvolvidas.. iniciativas. pais vai diminuindo com o aumento de idade dos filhos. 4.3. Criação de um grupo. - ANJAF. A intervenção sobre - Criação do grupo de. de. - CDSS de Faro. as situações de perigo trabalho.. acerca das situações de. - Centro de Saúde de SBA. não é empreendida. perigo nas crianças e jovens. - CMSBA. de. forma. - GNR SBA. coordenada,. razão. (Avaliação da possibilidade. - IRS. pela qual essas não. de. - Outras entidades. foram passíveis de. trabalho. criação. de. de. estrutura acompanhamento situações). reflexão. uma de destas. - Criação do grupo. identificação precisa no. decurso. Diagnóstico. do Social. empreendido.. 21.

(25) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. EIXO 2. Promover a Coesão Sócio-Territorial. Enquadramento. Cada vez mais se tem vindo a apelar à coesão dos territórios. Sublinhase, essencialmente, à dimensão social, após o reconhecimento da limitação do crescimento económico como exclusivo das dinâmicas de desenvolvimento local.. De uma forma sintética poderíamos considerar a coesão como um conceito que traduz a existência de um maior número de benefícios para o máximo de pessoas. Reporta-se, então, à promoção da equidade, à generalização do acesso aos serviços, à satisfação das necessidades sociais.. O concelho de São Brás de Alportel conta com diversas instituições locais que podem mobilizar os seus esforços para a promoção desta coesão. O conjunto de intenções propostas neste eixo reforçam a vontade local em promover políticas sociais integradas para diferentes públicos, em função das suas especificidades.. 22.

(26) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 5. Conhecer em profundidade e actuar sobre as situações de pobreza e exclusão social no concelho. Objectivos: •. Minimizar as situações de pobreza e exclusão social;. •. Melhorar as condições de vida da população em situação de pobreza ou de exclusão social.. 23.

(27) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 5. Conhecer em profundidade e actuar sobre as situações de pobreza e exclusão social no concelho. Descrição da Medida Actividades / Projectos. Parceiros. Situação de partida:. 5.1. Criação de um grupo. - Exercito de Salvação. Conhecimento. de trabalho multidisciplinar. - GNR SBA. diversas. de sinalização das situações. - Junta de Freguesia de. claras de pobreza e. pobreza. de pobreza e de exclusão. SBA. exclusão. exclusão. social. -. Núcleo. Executivo. do. situações. social,. falta conhecimento. - REAPN. aprofundado. Santa. Casa. Misericórdia de SBA - Outras entidades. da. cada situações.. mas um. CLAS. -. de. uma. mais sobre das. Metas / Resultados a atingir - Sinalização de. Indicadores/ Dimensões Avaliação - Criação do grupo. situações. de. -. de. sinalização. que. e. social,. Base. de. dados de. da. com. casos. a de. pobreza e de exclusão social. permita. estruturar intervenções específicas. e. à. medida de cada situação.. 24.

(28) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. Parceiros. 5.2. Promoção de medidas. -. integradas de combate à. habitação social). pobreza e exclusão social. -. (criar fogos de habitação. multidisciplinar. habitação. social. - Outras entidades. Câmara Municipal;. e. a. custos. controlados,. criar. CMSBA. Grupo. Situação de partida: (da. área. de. da. trabalho. - Existência de uma. Metas / Resultados a atingir Resolução ou. lista. minimização. de. espera. pessoas/famílias. -. Baixos. níveis. qualificação. mercado. profissional. garantir. a. trabalho,. equidade. sistema educativo, etc.). no. habilitações. para. social. condições de acesso ao de. de. na. situações. da. através. criação. baixas. escolares. a cada caso.. Nº pessoas alojadas X 100 Nº previsto de pessoas alojadas. de. respostas ajustadas e. Nº de fogos previstos. de. pobreza e exclusão existentes,. de. das. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Nº de fogos realizados X 100. Nº de pessoas alojadas X100 Nº total de pedidos de alojamento. no grupo de situações de conhecidas,. pobreza que. dificultam e limitam o acesso ao mercado de trabalho.. Nº de pessoas acompanhadas que passaram a ter emprego X 100 Nº de pessoas acompanhadas em situação de desemprego no início da intervenção. - Avaliação da melhoria ao nível da qualificação deste grupo alvo - Avaliação da equidade nas respostas desenvolvidas. 25.

(29) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 6. Criar espaços e serviços de proximidade. Objectivos: •. Descentralizar serviços;. •. Reforçar a participação e os laços de solidariedade;. •. Melhorar a qualidade da oferta dos serviços prestados à comunidade.. 26.

(30) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 6. Criar espaços e serviços de proximidade. Descrição da Medida Actividades / Projectos. Parceiros. Situação de partida:. Metas / Resultados a atingir. 6.1.. dos. - ASMAL. -. serviços prestados pelo. - CMSBA. ainda. Centro. - Todas as entidades. disponíveis. parceiras. comunidade.. - Concentrar num único espaço diferentes serviços de apoio à comunidade (Conselho Local de Acção Social, no âmbito do Programa Nacional da Rede Social; atendimento e encaminhamento dos munícipes em matéria de acção social; habitação social; emprego e formação profissional; arbitragem em conflitos de consumo; atendimentos especializados de apoio aos agentes económicos locais (comércio e serviços, hotelaria e restauração, etc.); sala para realização de sessões de formação profissional; espaço de convívio intergeracional; HOT SPOT (acesso grátis à Internet através de um posto fixo ou sem fios (wireless); três quartos para alojamento temporário de emergência).. Consolidação. de. Comunidade. Apoio. à. da. Rede. poderão beneficiar da utilização do espaço para. prestação. múltiplos. serviços. comunidade. de à. Alguns. serviços. não. estão para. a. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Nº de serviços prestados X 100 Nº de serviços previstos. -. Aferir. funcionamento. do dos. diferentes serviços -. Monitorização. da. utilização do espaço e dos diferentes serviços. 27.

(31) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. Parceiros. Situação de partida:. 6.2. Avaliação do Serviço. - Centro de Saúde de. -. de. - Conhecimento da capacidade de. Indicadores/ Dimensões Avaliação Realização. da Unidade Móvel de. SBA. avaliar a satisfação. resposta deste serviço e de um. avaliação. Saúde e introdução de. - CMSBA. dos. possível. - Análise das medidas. Necessidade. utentes. e. da. Metas / Resultados a atingir. reajustamento. às. da da. eventuais alterações ao. eficácia e eficiência. necessidades emergentes.. implementadas para. serviço. do serviço.. - Implementação de medidas de. melhoria do serviço. melhoria do serviço, em caso de necessidade.. 28.

(32) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 7. Promover a inserção de grupos vulneráveis no mercado de trabalho Objectivos: •. Diminuir a ocorrência de situações de desigualdade no acesso ao mercado de trabalho;. •. Sensibilizar as empresas para à inserção destes grupos;. •. Apelar à responsabilidade social das empresas no que concerne à inserção laboral de públicos vulneráveis e em risco de exclusão.. 29.

(33) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 7. Promover a inserção de grupos vulneráveis no mercado de trabalho. Descrição da Medida Actividades / Projectos. - AIEC. Situação de partida: - Inexistência de. Metas / Resultados a atingir - Atingir 50% dos. sensibilização sobre grupos. - ANJAF. actividades deste. empregadores nas. vulneráveis. - ASMAL. género. acções. - CMSBA (Conselheira para a. direccionadas. sensibilização.. Igualdade de Género). para. - GATO. empregadores. - Outras entidades. - Necessidade de. 7.1.. Acções. empregadores. junto. Parceiros de. dos. uma. os. e. responsabilização do. Nº de empresas previstas. Ao nível do impacto: é possível ir monitorizando. maior. sensibilização. de. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Nº de empresas abrangidas X 100. sector. junto. das. empresas a inserção de grupos vulneráveis (mulheres, indivíduos portadores. de. deficiência,. desempregados,. beneficiários. do RSI, etc…). empresarial para as áreas sociais.. 30.

(34) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. Parceiros - AIEC. Situação de partida: Inexistência. Metas / Resultados a atingir Adesão e. 7.2. Certificação de boas práticas. certificação. empresariais,. ao. - ANJAF. desta. igualdade. de. - CMSBA (Conselheira para a. certificação. género. Igualdade de Género). nível. Ex. Criação de um Selo. - Outras entidades. estabelecimentos.. nível. “Aqui,. da. defendemos. a. ao dos. de. 20% das empresas. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Nº de empresas certificadas X 100 Nº de empresas propostas a certificação. do concelho. Empresas certificadas X 100 Total de empresas. igualdade de Género”. 31.

(35) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 8. Promover a integração das comunidades estrangeiras. Objectivos: •. Combater o isolamento das comunidades estrangeiras;. •. Promover a integração das comunidades estrangeiras;. •. Potenciar os recursos e conhecimentos dessas comunidades;. •. Promover o convívio inter-cultural.. 32.

(36) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 8. Promover a integração das comunidades estrangeiras. Descrição da Medida Actividades / Projectos. Parceiros. Situação de partida:. - Associação In Loco. -. a. Metas / Resultados a atingir - Realização do estudo. - CMSBA. crescer, em número. e aprofundamento do. no concelho (integrado no. - Junta de Freguesia de. de. e. de. conhecimento sobre a. estudo de caracterização. SBA. nacionalidades,. a. dos residentes – Medida 2). - Outras entidades. população. comunidades. estrangeira residente. estrangeiras.. 8.1.. Estudo. comunidades. sobre. as. emigrantes. no. Tem. vindo. pessoas. concelho. realidade. Indicadores/ Dimensões Avaliação - Realização do estudo.. da. das. mas. não são conhecidas as características. suas e. necessidades.. 33.

(37) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. Parceiros. Situação de partida:. 8.2. Promoção de eventos. - CMSBA. -. que propiciem o convívio. - Junta de Freguesia de. alguns eventos,. entre comunidades locais e. SBA. estrangeiras – Valorização. -. das tradições das culturas. locais. Outras. associações. de. Metas / Resultados a atingir - Maior integração da. Indicadores/ Dimensões Avaliação Analisar a adesão. de. população estrangeira. comunidade. cariz solidário, como. na comunidade são-. eventos. bazares e leilões. brasense. comunidade local e vice-versa.. - Só será possível definir. -. melhor. promovida. -. Realização. Dinamização. de origem (programa de. Feira das Velharias. rádio,. -. boletim. específico,. da. Dinamização. encontros de comunidades. cursos. estrangeiras, etc.). música, tertúlias, …. (Esta. actividade. só. avançará. depois. de. realizado. o. mencionado. Estudo. de. de. dança,. os. desta. resultados actividade. quando. forem. estrangeira. promovidos. Avaliação. da. da da a pela. interacção. entre. as. comunidades estrangeiras e a comunidade local.. conhecidos os dados do. Estudo. sobre. as. comunidades estrangeiras,. proposto. nesta mesma medida.. anteriormente.). 34.

(38) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. Parceiros. Situação de partida:. 8.3. Criação do Serviço de. - Associações locais. -. Apoio. - CMSBA - Voluntários. estrangeiro. ao. residente. Metas / Resultados a atingir - Criação de um. Indicadores/ Dimensões da Avaliação - Aferir do funcionamento do. qualquer serviço de. serviço,. gabinete. apoio. atendimento semanal,. - Monitorização da utilização do. integrado em espaços. gabinete e dos serviços por ele. ou serviços previstos no. prestados.. Inexistência. a. comunidades.. de. estas. com. PDS. - Maior integração da população estrangeira na comunidade local. - Só será possível definir melhor. os. desta. resultados actividade. quando. forem. conhecidos os dados do. Estudo. sobre. as. comunidades estrangeiras,. proposto. nesta mesma medida.. 35.

(39) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. Parceiros. Situação de partida: - Consolidação dos. Metas / Resultados a atingir - Maior integração da. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Nº de formandos atingidos X 100. 8.4. Promoção de acções. - Associação In Loco. de formação de português. - CCEREE. cursos já a decorrer. população estrangeira. Nº de formandos previstos. 2ª Língua. - Outras entidades. - Aumento da oferta. na comunidade local. formativa.. -. A. análise. população. alvo. da a. abranger nas acções. Nº de formandos por nacionalidade X 100 Nº total de formandos. terão de ser vistas em conjunto pela In Loco e pela EA.. 36.

(40) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 9. Minimizar as situações de isolamento da população portadora de deficiência/ doença mental. Objectivos: •. Conhecer a população portadora de deficiência e doença mental;. •. Fomentar a participação desta população em actividades para si direccionadas;. •. Promover a inclusão deste grupo na comunidade envolvente.. 37.

(41) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 9. Minimizar as situações de isolamento da população portadora de deficiência/ doença mental. Descrição da Medida Actividades / Projectos de. - ACAPO. Situação de partida: Insuficiência. da. - ASMAL. de dados que. estudo. população portadora de. - Associação In Loco. nos. aprofundamento do. deficiência/de. - CDSS de Faro. caracterizar. conhecimento sobre. - Centro de Saúde de SBA. esta. a. estudo de caracterização. - CMSBA. população.. população.. dos residentes – Medida 2). - Outras entidades. 9.1.. Estudo. caracterização. mental. Parceiros. doença. (integrado. no. permitam. Metas / Resultados a atingir Realização do. realidade. Indicadores/ Dimensões Avaliação - Realização do estudo. da. e. desta. 38.

(42) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. - ACAPO. Situação partida: - Situação. actividades promotoras de. - Centro de Saúde de SBA. exclusão. inserção para a população. - CDSS de Faro. marginalização. deficiência. portadora. - CMSBA. a. que. estão. comunidade. - Outras entidades. votadas. a. 9.2.. Realização. deficiência/de mental. Parceiros de. de doença. (actividades. de. maioria. de de. Metas / Resultados a atingir - Maior integração. e. da população com. das. na são-. brasense (Só. Indicadores/ Dimensões da Avaliação (PPDM – Pessoas Portadoras de Deficiência ou com Doença Mental) Nº de PPDM convidados a trabalhar X100 Nº total de PPDM. será. música, de desporto, de. destas pessoas.. definir. hipismo/hipoterapia). -. Insuficiência. resultados. de. actividades. actividade. possível. melhor. os. desta quando. para este tipo. forem conhecidos os. de público.. dados do Estudo de. Nº de PPDM admitidas no mercado de trabalho X100 Nº de PPDM convidados a trabalhar. caracterização desta proposto. população, nesta. mesma medida).. 39.

(43) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. Parceiros. 9.3. Implementação de um. - CMSBA. circuito. acessível. à. Situação de partida: - Já existe a definição. população portadora de. circuito,. deficiência. não. ou. com. mobilidade reduzida. do mas existe. financiamento.. 9.4. Realização de acções. - ACAPO. - A maior parte. de sensibilização tendo em. - CMSBA. dos. vista. - Outras Entidades. públicos. a. necessidade. de. edifícios não. cumprimento do Decreto-. estão. Lei n.º 123/97,. adaptados. de 22 de Maio, sobre a. novo. Acessibilidade aos Edifícios. enquadramento. Públicos,. legal. Equipamentos. Colectivos e Via Pública. -. ao. Algumas. deficiências no cumprimento da. legislação. em vigor.. Metas / Resultados a atingir Criação de melhores condições de mobilidade para as pessoas com mobilidade reduzida. - Promoção de uma sociedade local mais inclusiva. Aplicação das normas técnicas previstas no referido Decreto-lei, aos projectos de construção, remodelação ou ampliação de instalações, edifícios, estabelecimentos bem como os respectivos espaços circundantes, que vierem a ser submetidos a aprovação e ou licenciamento. Abranger nas acções de sensibilização todos os responsáveis pelos licenciamentos de obras, no concelho.. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Número de barreiras arquitectónicas existentes neste circuito X 100 Número de adaptações implementadas. - Avaliação das mudanças nas acessibilidades. aos. edifícios. públicos,. equipamentos. colectivos e via pública.. 40.

(44) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 10. Aumentar as respostas sociais aos idosos isolados. Objectivos: •. Diminuir o isolamento dos idosos;. •. Fomentar a participação dos idosos;. •. Melhorar a qualidade de vida dos idosos;. •. Criar condições que evitem a institucionalização.. 41.

(45) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 10. Aumentar as respostas sociais aos idosos isolados. Descrição da Medida Actividades / Projectos 10.1.. Negociação. acordo. de. Parceiros do. cooperação. - CDSS de Faro. Situação partida: Utentes. - ISS da Serra do Caldeirão. Acordo – 6. de com. Metas / Resultados a atingir Dar resposta às listas de espera existentes e. com a Segurança Social. - Rede de voluntariado. às. para aumentar o número. - Outras entidades. emergentes. de utentes abrangidos por SAD. (Serviço. de. Apoio. necessidades. menos mais seis).. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Nº de novos utentes do SAD X 100 Nº de novos utentes de SAD previstos. (pelo - Monitorização das listas de espera. Domiciliário). 42.

(46) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. Parceiros. 10.2. Criação do Serviço de Apoio. Domiciliário. “áreas a descoberto”. em. - ANJAF. Situação de partida: - Zonas de S. Brás. Metas / Resultados a atingir Prestação de apoio. - CDSS de Faro. sem. domiciliário. cobertura:. Zona Sul da Serra. utentes. de. nesta. São. Alportel,. Brás e. de mais. 12. residentes. melhores. entre. vida.. Nº de novos utentes de SAD previstos. área,. proporcionando-lhes. especificamente Alportel,. a. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Nº de novos utentes do SAD X100. condições. - Monitorização das listas de espera. Corxo e arredores do concelho que não. são. abrangidos pela. Santa. nem Casa. da Misericórdia de São Brás de Alportel e. nem. pela. Instituição. de. Solidariedade Social da Serra do Caldeirão.. 43.

(47) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos 10.3.. Criação. espaço. de. Parceiros. de. um. apoio. para. idosos na serra. - CDSS de Faro. Situação de partida: - Situação de maior. Metas / Resultados a atingir Existência de uma. Indicadores/ Dimensões da Avaliação - Monitorização da adesão. - CMSBA. isolamento. estrutura de apoio ao. dos idosos ao equipamento. - ISS da Serra do Caldeirão. idosos. residentes. desenvolvimento. - Avaliação da satisfação dos. - Rede de voluntariado. nesta. área. actividades. - Outras entidades. inexistência. dos. e de. de com. utentes. idosos.. qualquer equipamento deste tipo na serra. 10.4. Criação do cartão “S.. - CMSBA. Existência. Brás. - Junta de Freguesia de. conjunto de idosos. mais. SBA. com. interessadas. - Outras entidades. rendimentos.. Sénior”,. benefícios. com. vários. para. os. de. um. baixos. Todos as pessoas com de. 65. Nº de idosos aderentes X 100 Nº total de idosos. anos em. adquirir um cartão “S.. - Estimativa da poupança de. anos de idade (como, por. Brás Sénior”, que será. custos,. exemplo,. emitido pela Câmara. utilizadores do cartão.. residentes com mais de 65. baixos serviços. preços. no da. mais. acesso autarquia. aos. para. os. idosos. Municipal.. e. possíveis vantagens com o comércio e empresas).. 44.

(48) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 11. Alargar as respostas culturais, desportivas e recreativas Objectivos: •. Alargar a oferta desportiva existente;. •. Melhorar as condições de acesso aos equipamentos desportivos e culturais;. •. Promover a igualdade de oportunidades a todas as crianças do concelho;. •. Promover a relação inter-pessoal entre jovens com origem em diferentes locais do concelho.. 45.

(49) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 11. Alargar as respostas culturais, desportivas e recreativas. Descrição da Medida Actividades / Projectos. Parceiros. 11.1. desportivas. Actividades (ginástica). - CCD. Situação de partida: Inexistência. Metas / Resultados a atingir 15 crianças a. - CMSBA. deste. abranger.. tipo. de. destinadas a crianças entre. actividades nesta. os 4 e os 6 anos. faixa etária, que obriga. a. deslocações para. fora. do. concelho. em. caso. de. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Crianças a frequentarem as actividades X 100 Crianças previstas para frequentarem as actividades. - Monitorização da adesão das crianças às actividades - Avaliação do grau de satisfação dos utentes face às actividades desenvolvidas. necessidade.. 46.

(50) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos 11.2.. Implementação. Parceiros do. - CMSBA. parque de desporto e lazer (a. primeira. construção cobertas. e. fase. será. a. das. piscinas. relocalização. dos campos de ténis). Situação de partida: Inexistência deste tipo de equipamentos, que obriga a deslocações para fora do concelho em caso de necessidade. - Necessidade de ocupação dos tempos livres da população.. Metas / Resultados a atingir Assegurar maior apropriação do território, em particular por parte de novos residentes - Garantir hábitos de vida mais saudáveis - Assegurar que a população necessitada deste equipamento possa usufruir dos seus diferentes serviços.. Indicadores/ Dimensões da Avaliação - Construção e funcionamento. Nº de estudantes abrangidos X 100. 11.3. Ludoteca Itinerante (a. - Biblioteca Municipal. Falta. de. - Garantir o acesso a. circular pelo concelho). - Bibliotecas Escolares. equidade. no. este serviço por parte. - Outras entidades. acesso à leitura e. de toda a população. à animação.. escolar.. do espaço. - Monitorização da utilização do espaço. -. Avaliação. do. grau. de. satisfação dos utilizadores dos diferentes serviços. População escolar. - Monitorização da utilização do serviço -. Avaliação. do. grau. de. satisfação dos utilizadores do serviço. 47.

(51) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 12. Aumentar a capacidade dos equipamentos de creche e secundário. Objectivos: •. Alargar a oferta de vagas em equipamentos de creche;. •. Proporcionar aos alunos do secundário oferta curricular de acordo com as suas expectativas;. •. Dar resposta à oferta de emprego local;. •. Garantir uma escola para todos.. 48.

(52) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 12. Aumentar a capacidade dos equipamentos de creche e secundário. Descrição da Medida Actividades/ Projectos. Parceiros. Metas/ resultados a atingir - Ampliação.. Indicadores/ Dimensões da Avaliação - Ampliação.. - CCD. Situação de partida - A Escola não tem capacidade de resposta face ao aumento crescente do número de alunos que se irá verificar nos próximos anos. - 58 Vagas. 12.1. Ampliação da Escola. - CMSBA. Secundária José Belchior. - Direcção Regional de. Viegas. Educação do Algarve. - 1 novo equipamento. - CDSS de Faro. disponíveis.. de creche.. Nº de novas crianças abrangidas em creche X 100. - Escola Secundária José Belchior Viegas. 12.2. Construção de Creche. - CMSBA - Junta de Freguesia de SBA. Nº de crianças previstas a serem abrangidas pelo serviço de creche. - Outras entidades - Criação e funcionamento do equipamento - Monitorização da procura deste tipo de equipamentos - Taxa de cobertura de equipamento de creche. 49.

(53) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 13. Reforçar a rede de transportes intra-concelhia. Objectivos: •. Melhorar a mobilidade intra concelhia, especialmente para todos os munícipes que não dispõem de veículo próprio;. •. Aumentar a oferta de transportes ao nível intra-concelhio;. •. Criar condições de igualdade de acesso a bens e serviços pela via das mobilidades.. 50.

(54) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 13. Reforçar a rede de transportes intra-concelhia Descrição da Medida Actividades / Projectos. Parceiros. Situação de partida:. 13.1. Estudo de diagnóstico. - Associação In Loco. Insuficiência. das reais necessidades da. - Centro de Saúde. relativos a esta matéria.. população. - CMSBA. do. concelho. em termos de mobilidade,. - Junta de Freguesia de. assim. SBA. como. capacidade. de. da resposta. de. dados. Metas / Resultados a atingir Realização do. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Estudo.. estudo.. - Outras entidades. dos diferentes serviços a essas necessidades.. 51.

(55) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. Parceiros. 13.2. “Vir à Vila”. -. Circuito municipal que. Metas / Resultados a atingir Tornar semanal este. Indicadores/ Dimensões da Avaliação -Monitorização da utilização. Ampliação do serviço de. municipais. cobre semanalmente (à. circuito, para todos. do serviço. transporte municipal intra-. 4ª feira) a área serrana. os. - Avaliação da satisfação. concelhio existente. (servida igualmente no. concelho. último sábado do mês) e. (Só. quinzenalmente os outros. realizado o estudo. utentes. sítios. de. homólogas). CMSBA. Situação de partida: –. Transportes. do. circuito direcção. concelho. é à. O. feito. em. vila,. com. sítios. do. dos utentes face ao serviço. depois. de. diagnóstico. mencionado projecto. uma lógica de ida e. que. volta.. possível. Variação (e. mensal. dos. variações. no. 13.1.. se. -. é. torna. prever. o. número de utentes deste serviço).. 52.

(56) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. EIXO 3. Apoiar a dinamização da economia local. Enquadramento. Sem. dúvida. que. uma. das. limitações. inerentes. ao. trabalho. exclusivamente centrado nas dinâmicas sociais, acaba por ser o sério risco que se corre, de se tornar um trabalho essencialmente de carácter assistencialista.. Se bem que não seja objectivo de uma Rede Social a actuação ao nível do desenvolvimento económico, não se pode pensar em criar dinâmicas sociais sem que seja estruturada animação ao nível económico.. Desta forma, não é objectivo deste eixo actuar directamente ao nível económico, na medida em que, para tal, era necessário um envolvimento prévio dos empresários do concelho. Mas não deixa de ser vontade local animar a economia local como forma de evitar que esta não acompanhe as dinâmicas demográficas que se têm vindo a verificar em São Brás de Alportel.. 53.

(57) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 14. Auto-organizar e qualificar o comércio local. Objectivos: •. Dinamizar um processo de animação dos comerciantes locais;. •. Incentivar ao consumo no comércio local de São Brás.. 54.

(58) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 14. Auto-organizar e qualificar o comércio local. Descrição da Medida Actividades / Projectos 14.1.. Mobilização. comerciantes. dos. para. a. criação de uma associação. Parceiros. Situação de partida:. - Comerciantes. - Declínio do comercio. Metas / Resultados a atingir Maior auto-. local. organização. -. Núcleo. Executivo. do. face. CLAS. emergência. - Outras entidades. grandes. ao consumo no comércio local (articular sénior). com. o. cartão. comerciantes locais.. superfícies - Maior capacidade. vizinhas,. competitiva. assim. surgimento. chamadas. - CMSBA. de. dos. comerciais nas cidades. ao. 14.2. Criação de incentivos. à. como das ‘lojas. dos. comerciantes. locais. face à concorrência. chinesas’.. das. - Falta de organização. superfícies e às ‘lojas. dos. chinesas’.. locais.. comerciantes. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Nº de comerciantes envolvidos nestas dinâmica X 100 Total de comerciantes do concelho Nº de comerciantes associados X 100 Total de comerciantes de SBA. grandes. - Aumentar a procura. - Avaliação da evolução da. - Comerciantes. do comércio local. procura do comércio local. - Outras entidades. - Tornar a economia. - Avaliação da satisfação. local. dos clientes e dos. competitiva. mais. comerciantes. 55.

(59) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos 14.3.. Formação. empregadores. para. Parceiros. Situação de partida:. - AIEC. Tecido. - ANJAF. pouco. - Associação In Loco. com necessidades de. aos. - CCEREE. formação em diversas. do. - IEFP. áreas que se prendem. actividade. - Outras entidades. com. melhor definida ao. empregador qualificado. a. empresarial.. e. gestão. Metas / Resultados a atingir » Acções de formação. dirigidas. empregadores concelho.. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Nº empregadores abrangidos X 100 Nº empregadores previstos. Esta será. Acções realizadas X 100 Acções previstas. longo da dinâmica a gerar com a criação da. associação. de. comerciantes,. pois. pretende-se. que. Nº trabalhadores das empresas abrangidas X 100 Acções realizadas. estas acções possam. Nº trabalhadores das empresas abrangidas X 100. dar. Empregadores abrangidos. resposta. necessidades sector. (o. às do. público. destas acções terá de ser definido nos diferentes planos de acção).. 56.

(60) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 15. Promover as actividades económicas locais. Objectivos: •. Criar condições que favoreçam o empreendedorismo e a criação de emprego local;. •. Desenvolver iniciativas de formação para o empreendedorismo e criação do auto-emprego;. •. Criar condições favoráveis à instalação de iniciativas empresariais no concelho.. 57.

(61) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 15. Promover as actividades económicas locais Descrição da Medida Actividades / Projectos. Parceiros. Situação de partida:. 15.1. Pacto Territorial para o Emprego e Formação (levantamento de necessidades de formação junto de empresas; coordenação da oferta formativa local; Serviço de Apoio à Criação de Actividades Económicas; levantamento de interessados em promover iniciativas empresariais; apoio à criação/ consolidação empresarial; consultadoria às empresas; aferir se a oferta curricular no ensino secundário vai ao encontro das expectativas dos alunos e do mercado de trabalho). - AIEC. - Necessidade de uma maior articulação entre as entidades com responsabilidade na gestão do território e na promoção de emprego. - Necessidade de fazer assentar a competitividade do concelho noutras variáveis para além da habitação, como é o caso do emprego, - Fraca capacidade empregadora do sector privado do concelho e dependência local face ao mercado de trabalho exterior ao concelho, o que tem gerado situações de maior dificuldade de inserção profissional.. - ANJAF - Associação In Loco - CCEREE -. Escola. Básica. 2/3. Poeta Bernardo Passos -. Escola. Secundária. José Belchior Viegas - IEFP - Outras entidades. Metas / Resultados a atingir - Um concelho mais. Indicadores/ Dimensões da Avaliação - Empresas envolvidas X100. dinâmico do ponto de. Empresas existentes. vista. empresarial,. capaz de integrar e apoiar. novos. investidores,. assim. como. apoiar. Nº de novas empresas criadas mediadas pelos serviços X 100 Nº de potenciais empreendedores. os. existentes. -. Um. tecido. empresarial. mais. dinâmico. e. qualificado, capaz de criar emprego local e fazer. face. dinâmicas da. às. exigentes. competitividade. territorial.. 58.

(62) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos 15.2.. Formação. empreendedorismo. para. o. Parceiros. Situação de partida:. - AIEC. -. - ANJAF. promover acções de. empresas. - Associação In Loco. preparação. postos. - CCEREE. pessoas. -. Escola. Básica. 2/3. Necessidade. criação. Poeta Bernardo Passos. emprego.. -. -. Escola. Secundária. de. de. para do. a. auto-. Necessidade. de. apoiar. - IEFP. empreendedorismo. - Outras entidades. local, como resposta uma. regional. e. de. o. economia cada. vez. mais. Aumento. pessoas. Acções previstas. Formandos X 100. locais -. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Acções realizadas X 100. trabalho. autonomia. José Belchior Viegas. a. Metas / Resultados a atingir - Criação de novas. alvo. formação.. da. Formandos previstos. das dessa. Nº de projectos X 100 Nº de participantes. Nº de projectos concretizados X 100 Nº de projectos apresentados. mais dependente do exterior. e. dos. investimentos estrangeiros.. 59.

(63) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. Parceiros. Situação de partida:. 15.3. Criação de um Ninho de. - CMSBA. - Existência de um. Metas / Resultados a atingir Criação de. Empresas. - IEFP. tecido. condições. económico. criação. frágil -. Insuficiência. espaços fixação. para de. de. novas. - A Zona Industrial não. de. a. novas. Capacidade. iniciativas empresariais. a. empresas. existente. para. Indicadores/ Dimensões da Avaliação Nº de empresas instaladas X 100. é. Nº de empresas instaladas X 100 Nº de empresas que procuram instalar-se no Ninho de empresas. apelativa do ponto de vista económico à. localização. de. - Criação e funcionamento do Ninho de Empresas. empresas.. 60.

(64) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Actividades / Projectos. Parceiros. Situação de partida:. Metas / Resultados a atingir - Existência de um. Indicadores/ Dimensões da Avaliação - Monitorização da utilização. 15.4. Criação de uma UNIVA. - ANJAF. -. - IEFP. integração da oferta. serviço. da UNIVA. - Outras entidades. e. de. população, capaz de. -. trabalho, através da. articular a oferta e a. satisfação e de adequação. criação. um. procura de trabalho. da intervenção por parte dos. de. local.. utentes do serviço. Necessidade. da. procura. de. dispositivo. de. aberto. à. Avaliação. do. grau. de. mediação. - Existência de um Centro de Apoio ao Conhecimento e à Integração (CACI). 15.5.. Promoção. da. -. Escola. Básica. 2/3. -. Necessidade. de. - Todos os alunos das. orientação. vocacional. Poeta Bernardo Passos. articulação entre as. escolas envolvidas. (Escola. Feira. -. escolas e o mercado. -. José Belchior Viegas. de. comunidade. - Outras entidades. forma a facilitar a. Aberta,. Profissões, etc.). das. Escola. Secundária. trabalho,. integração dos. alunos. de. laboral. Mobilização. brasense.. Nº de alunos envolvidos X 100 Nº de alunos das escolas. da são-. - Avaliação da adesão da comunidade. aos. eventos. desenvolvidos. do. concelho.. 61.

(65) Plano de Desenvolvimento Social de São Brás de Alportel. Medida 16. Potenciar a imagem do concelho. Objectivos: •. Promover o concelho através de uma imagem de referência e distintiva face ao restante território regional;. •. Tornar o concelho mais atractivo à instalação de novas empresas e à captação de novos visitantes;. •. Partilhar colectivamente esta imagem de modo a que seja apropriada e divulgada por todos.. 62.

Referências

Documentos relacionados

A Figura 1, mostra o efeito das variáveis temperatura e concentração de cloreto de sódio sobre a resposta teor de proteínas solúveis (α), no extrato líquido da suspensão de

Portanto, junto com os resultados da investigação de Azevedo (2013), das quatro primeiras cidades analisadas, somente nos restavam para concluir a análise das

VINICIUS MAGNO FILGUEIRA, Prefeito do Município de Guará, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais;.. CONSIDERANDO que o Decreto nº 3.347, de 21 de maio

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Júri de Seleção de trabalhos Ginecologia/ Obstetrícia Hélder Ferreira Luís Guedes Martins Júri de Prémio CO Ginecologia/ Obstetrícia Anabela Branco José Cabral Luísa Vieira

Os valores em percentagem de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, foram inferiores ou próximos dos normais (61-90) para a época em todo

O uso de jogos para este grupo se torna uma ferramenta eficaz, pois muitos destes profissionais tem baixa formação escolar além de estarem há muito tempo fora das salas

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan