• Nenhum resultado encontrado

Aeconômica que nosso país

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aeconômica que nosso país"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

A palavra do Presidente

2

Informativo Sescon - Ano V - n° 9 - Setembro 2015

Denimárcio Borges de Oliveira

Presidente Sescon Sudoeste Goiano instabilidade política e

A

econômica que nosso país

atravessa neste ano, tem c a u s a d o p r e o c u p a ç õ e s , d e m i s s õ e s , r e t r a ç ã o n o s i n v e s t i m e n t o s e i n c e r t e za s quanto ao futuro dos negócios. Não podemos negar esses fatos e s u a s c o n s e q u ê n c i a s , m a s também sabemos que baixar a cabeça, se retrair, abrir mão do p a d r ã o d e q u a l i d a d e d o s produtos e serviços prestados, seguramente não é a melhor escolha.

Ao conversar com outros e m p r e s á r i o s , t e n h o v i s t o iniciativas que passam por investimentos na qualicação d a s e q u i p e s , r e v i s ã o d o s processos de produção, visando r e d u ç ã o d e c u s t o s desnecessários, replanejamento t r i b u t á r i o , m e l h o r i a n o relacionamento e aproximação dos clientes, dentre outras.

C o n s i d e r a n d o e s s e c e n á r i o , o S e s c o n v e m d e s e n v o l v e n d o a ç õ e s e realizando parcerias, para que os empresários de Serviços possam aprimorar a gestão de seus negócios e desenvolver novas oportunidades. Recentemente nos unimos à Pignatti e Lôbo Marcas & Patentes para que n o s s o s a s s o c i a d o s p o s s a m oferecer aos empresários de Rio Verde e região, a proteção de suas marcas e patentes com incentivos ofertados pelo Sebrae. Outra i n i c i a t i v a q u e e s t á e m

andamento, é um posto de atendimento da Receita Federal n a s e d e d o S e s c o n . N o s s a certicação digital tem oferecido atendimento personalizado ao empresário da contabilidade, e s e u s c l i e n t e s, e v o c ê p o d e p a r t i c i p a r d o p r o g r a m a Fidelidade Prime.

Nos meses de outubro, n o v e m b r o e d e z e m b r o , planejamos uma ampla discussão em todo o Sudoeste de Goiás, sobre um importante tema: a C o r r e t a P r e c i  c a ç ã o d e Honorários Contábeis. Para isso, convidamos um especialista no assunto, que veio do Sul do país, para conduzir Workshops nas principais cidades de nossa região.

Pa ra q u e t o d a s e s s a s ações, de fato aconteçam, é muito importante a participação de

cada associado nas discussões, n o s e v e n t o s , s e m p r e q u e convidado ou sentir necessidade. Fa l a n d o n i s s o, g o s t a r i a d e reforçar um convite especial. P a r t i c i p e d a 1 6 º C o n e s c a p Pernambuco 2015, de 11 a 13 de novembro. Essa Convenção, realizada a cada dois anos, é um i m p o r t a n t e m o m e n t o d e confraternização e integração nacional das empresas do setor de Serviços. Além disso, é um espaço para debates, troca de i d e i a s , n o v o s n e g ó c i o s e descoberta de tecnologias atuais. Para outras informações, acesse www.conescap.com.br.

Fale com nossa equipe no SESCON através do telefone (64) 3621-1730 e saiba das condições diferenciadas para associados.

Boa leitura e até a próxima.

(3)

3

Informativo Sescon - Ano V - n° 9 - Setembro 2015

criação do Simples Social, regime

A

t r i b u t á r i o d e s t i n a d o à s organizações da sociedade civil, tem conquistado espaço nas discussões políticas. Baseado nos moldes do Simples Nacional, o projeto pretende simplicar e diminuir a tributação de entidades como associações e fundações, em especial, prevendo a redução da burocracia com obrigações acessórias.

A proposta é defendida pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Af Domingos, e por instituições como a F e n a c o n , f e d e ra ç ã o n a c i o n a l q u e r e p r e s e n t a m a i s d e 4 0 0 m i l

Projeto é defendido pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa e por entidades, como a Fenacon

Simples Social quer incentivar

e desburocratizar terceiro setor

empreendimentos de serviços contábeis, assessoramento, perícias, informações e pesquisas. "As vezes, as atividades sem ns lucrativos precisam cumprir obrigações a c e s s ó r i a s d a m e s m a f o r m a q u e multinacionais, o que inviabiliza seu funcionamento”, avalia o presidente da Fenacon, Mario Berti.

De acordo com Berti, a implantação do Simples Social possibilitaria que cerca de 70% das organizações aproveitassem os benefícios do Simples Nacional. “Com isso, além da redução da burocracia, também h a v e r i a u m g r a n d e i n c e n t i v o a o funcionamento de ações sociais, outro benefício da proposta”, analisa.

Aceitação

O Simples Social tem o apoio da

Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que já apresentou e validou

uma proposta nesse âmbito, conforme a Fenacon. O ministro da

pasta, Guilherme Af Domingos, defendeu publicamente a desburocratização envolvendo o terceiro setor em artigo publicado pelo jornal Folha de São Paulo, no dia

26 de fevereiro. “O projeto ainda deverá sofrer ajustes, mas já foi aceito. Importantes

organizações da sociedade civil também são favoráveis a proporcionar mais condições de sustentabilidade para tais iniciativas.

Não vale a pena tanta burocracia considerando que a União arrecada pouco com essas entidades”, observa

Berti.

“O projeto deverá

sofrer ajustes,

mas já foi aceito.’’

Shutterstock

Conceitos iniciais

C o m o o t e m a é inédito e ainda não existe projeto de lei em andamento, a Fenacon elaborou uma análise preliminar sobre o a s s u n t o , s u g e r i n d o a simplicação das obrigações t r i b u t á r i a s ( p r i n c i p a i s e acessórias) e dos processos b u r o c r á t i c o s ( a b e r t u r a , registros, encerramento e c e r t i d õ e s ) . S e g u n d o a Federação, muitas dessas entidades sofrem fortes impactos tributários, até mesmo superior às empresas enquadradas no Simples

Nacional, seja com alíquotas ou obrigações acessórias.

“ A i n t e n ç ã o é denir tabelas de alíquotas adequadas ao terceiro setor e e s t a b e l e c e r r e g ra s p a ra enquadramento nas opções de imunidade e isenção”, a  r m a B e r t i . O u t r o s procedimentos aplicáveis s e r i a m a l i m i t a ç ã o p a ra dispensa de emissão de nota scal, como ocorre com o MEI; e a utilização do Redesim para questões estatutárias e de abertura ou encerramento.

(4)
(5)

4

Informativo Sescon - Ano V - n° 9 - Setembro 2015

Homologação de Rescisões no Sindicato

O Sescon Sudoeste Goiano, visando facilitar o processo de homologações de rescisões de contratos de trabalho dos empregados desligados das empresas que compõem a base de representação do Sescon, em comum acordo, no último dia 20 de maio, formalizou parceria com o Seacom – Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos de Comércio no Estado de Goiás, para que o

Sescon serviços

mesmo, a partir do dia 3 de junho, possa r e a l i za r a s r e f e r i d a s h o m o l o g a ç õ e s . Dessa forma, todas as empresas que tiverem que homologar rescisões de contrato de trabalho, deverão fazer o agendamento pelo telefone (64) 3621-1730. Vale ressaltar, que os h o m o l o g a d o r e s d o S e a c o m , e s t a rã o homologando em Rio Verde, a cada 15 dias, iniciando-se em 3 de junho.

T O D A S A S E M P R E S A S Q U E T I V E R E M Q U E H O M O L O G A R R E S C I S Õ E S D E CONTRATO DE TRABALHO, DEVERÃO FAZER AGENDAMENTO PELO TELEFONE (64) 3621-1730

Shutterstock

Agora o Sescon Sudoeste Goiano conta com um espaço adequado para seu evento. Possui capacidade de acomodar até 60 pessoas em formato auditório.

ALUGUEL DE AUDITÓRIO

DATASHOW, SOM, AR CONDICIONADO

E E STAC I O N A M E N TO FAC I L I TA D O.

(6)

5

Informativo Sescon - Ano V - n° 9 - Setembro 2015

Lançamento da nova marca

e Galeria de Presidentes

No último dia 18 de junho, o Sescon Sudoeste Goiano realizou um grande evento para lançar a nova marca e inaugurar a Galeria de Presidentes. Foi realizada ainda, uma palestra sobre Cenário Econômico Regional e Brasileiro, ministrada pelo e c o n o m i s t a M a u r í c i o Faganelo.

O evento contou com a participação do Presidente da Fenacon, Mário Elmir B e r t i ; d o P r e s i d e n t e d o S e s c o n G o i á s, F ra n c i s c o Canindé Lopes; do

vice-presidente do Sescon Goiás, Edson Candido Pinto; de G i s l a i n e G e n u í n o , representado o Conselho Regional de Contabilidade do E s t a d o d e G o i á s ; d o Secretário Municipal da F a z e n d a , L e o n a r d o d e Oliveira; de Luciana Gonzaga da Costa e Maíra Tunes, representado a Agência da Receita Federal de Rio Verde, d e S â m a r a H u n g s , r e p r e s e n t a d o a O A B , entidades parceiras e demais convidados. Agradecemos a participação de todos.

LANÇAMENTO DA NOVA MARCA, INAUGURAÇÃO DA GALERIA DE

PRESIDENTES E PALESTRA SOBRE CENÁRIO ECONÔMICO REGIONAL

(7)

6

Informativo Sescon - Ano V - n° 9 - Setembro 2015

Sescon Sudoeste Goiano recebe visita do

Delegado da Receita Federal de Goiás

No último dia 13 de maio, a Diretoria do Sescon Sudoeste Goiano, reuniu-se com o Delegado da Receita Federal de Goiás, José Aureliano Ribeiro; com o Assessor de Gabinete, Ayrton Bastos; e com o Chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte, (CAC), Casimiro Araújo. Na oportunidade, o Delegado informou que a agência de Rio Verde passou a contar

com dois novos colaboradores, para reforçar o atendimento. Além disso, está em estudo a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Receita Federal do Brasil e o Sescon Sudoeste Goiano, para a criação de um posto de atendimento nas dependências do Sindicato, visando mais comodidade e agilidade aos associados.

‘‘HOJE O TERMO ESTÁ ASSINADO, ESTAMOS NO AGUARDO DO TREINAMENTO’’ (José Aureliano Ribeiro)

BFS ADVOGADOS – Brito Ferreira & Santos Advogados Associados

NOVAS PARCERIAS

Para mais informações, entre em contato conosco pelos fones: (64) 3621-1730(SESCON) ou (64) 3050-4444 (BFS Advogados).

Assessoria Jurídica

O Sescon Sudoeste Goiano d i s p o n i b i l i z a m a i s u m importante serviço aos seus associados. No último dia 5 d e m a i o , o P r e s i d e n t e assinou termo de parceria c o m o e s c r i t ó r i o B F S A D V O G A D O S – B r i t o e Ferreira & Santos Advogados

Associados. Através desta parceria, os associados do Sescon poderão tirar suas dúvidas sobre os principais temas do momento, com prossionais qualicados e prontos para lhe atender, nas á r e a s : c í v e l , t r i b u t á r i a , trabalhista e societária.

0800 885 1037

WOLTERS KLUWER PROSOFT

Conheça

AS VANTAGENS

de ser

um cliente

Acesso exclusivo aos treinamentos da Universidade, que está de cara nova e muito melhor!

(8)

7

Informativo Sescon - Ano V - n° 9 - Setembro 2015

I I T u r m a c u r s o I R PJ - A t e n d e n d o a o p e d i d o d o s

liados/representados, o Sescon Sudoeste Goiano realizou a II turma do curso de Tributação das Pessoas Jurídicas

Unifenacon Seguro Desemprego Web - ministrado pelo Sr.

José Alfredo do Prado Júnior

Curso Atualização em ICMS - ministrado pela Sra. Magna de

Jesus

Escrita Fiscal direto no validador - ministrado pela Sra. Magna de Jesus

22/06/2015

23/06/2015

26/06/2015

17/07/2015

CURSOS

REALIZADOS

SESCON

3

1

CURSOS

24/09 Palestra Contador

Receitas Financeiras e Demais Receitas

14/10

20/10 Capacitação Prossional no Departamento Pessoal para iniciantes com foco no eSocial

CURSOS

UNIFENACON

Referências

Documentos relacionados

35ª edição/2017 São João del Rei, 31/08/2017 The Economy Radar monitors the Brazilian Economic Environment (Since 2015) through the news published in the Brazil, USA, UK

A pequena quantidade de C&E nas empresas brasileiras acarreta uma série de dificuldades para o desenvolvimento econômico, como a baixa competitividade tecnológica da

Como na atividade anterior, podemos utilizar estas questões para incentivar os alunos a fazerem uma competição divertida entre si, vamos descobrir quais conseguem chegar a

O Papai Noel tem suas origens em São Nicolau, um bispo católico do século IV que viveu na cidade de Mira, onde hoje é a Turquia.. Ele é lembrado como um homem gentil que deu

E não existe no Brasil ação que trabalhe esporte e cultura há 30 anos com crianças e adolescente em vulnerabilidade social", enfatiza Augusto Dias Dotto, lembrando que o

**Os rótulos selecionados nas degustações não são passíveis de alterações..

A taxa passou de 6,5% em meados de 2019 para 2% ao ano em agosto de 2020 e assim permaneceu até março deste ano, em uma tentativa do Banco Central de reanimar a economia em meio

ENQUANTO ESTADO É UMA ESTRUTURA MAIS OU MENOS PERMANENTE, DEFINIDA PELO CONJUNTO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS QUE REPRESENTAM E ORGANIZAM A POPULAÇÃO QUE HABITA O SEU