• Nenhum resultado encontrado

Conselho Marvilense prepara Sede da Assoc. Moradores Bairro das Amendoeiras. Janeiro Nº74. Jornal da Junta de Freguesia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Conselho Marvilense prepara Sede da Assoc. Moradores Bairro das Amendoeiras. Janeiro Nº74. Jornal da Junta de Freguesia"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

20 12

Janeiro nº74

DiSTriBUiÇÃo GraTUiTa

Mensal - ano 7

Jornal da Junta de Freguesia

Marvila

Empreendedorismo Social na 3ª Sessão do Ciclo de Conferências

Marvila Empreendedora

Baile de Ano Novo junta 250 idosos de Marvila e Olivais

Conselho Marvilense prepara 2012

Marvila entrou animada em 2012 com o Concerto de Ano Novo

Sede da aSSoc. MoradoreS Bairro daS aMendoeiraS

encHe coM reUniÃo deScenTraLiZada

(2)

editorial

Jornal da Junta de Freguesia

MARVILA

Ficha técnica

Visite o nosso perfil no Facebook em conselho Marvilense Website: www.jf-marvila.pt

Mensal - Ano 7 – n.º 74 Janeiro de 2012

Diretor: Belarmino Ferreira Silva

Propriedade: Junta de Freguesia de Marvila Avenida João Paulo II, lote 526, 1.º A 1950-159 Lisboa – Telefone: 21 831 03 50 Fax: 21 831 03 59

Site: www.jf-marvila.pt

Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense E-mail: comunicacao@jf-marvila.pt (divulgação

de iniciativas, atividades e assuntos relativos ao jornal)

info@jf-marvila.pt (outros assuntos)

notícias

Parque hospitalar em Marvila,

fantasia ou realidade?

Há muito tempo que ouvimos fa- lar da construção do Hospital de Todos-os-Santos na nossa fre- guesia. Este é um assunto que tem vindo a fazer parte de diversas discussões e longas horas de trabalho, das quais este executivo tem feito parte, assim como a população e instituições da freguesia. No entanto o projeto continua sem início à vista e acredito e aceito que comecem a vê-lo como incerto.

Isto é algo que me entristece e revolta, pois espera-se que este empreendimento seja algo realmente dinamizador nesta zona da cidade – prevê-se que venha a substituir as unidades de S. José, Santa Marta, Capuchos e Desterro, totalizando cerca de 789 camas.

A criação deste pólo de saúde na nossa freguesia é, não só benéfico para a freguesia, como para a cidade, pois não se localizando no centro, tem uma rede viária invejável, permi- tindo uma mais fácil e melhor deslocação de todos os meios para a zona hospitalar.

Desejo que todos estes meus pensamentos sejam também os vossos e que embora esta ambição pareça estar para demorar, todos tenhamos noção da importância da escolha da nossa freguesia para acolher esta obra, uma de muitas que futuramente gostaria de ver crescer Marvila.

SUMário

• ambiente continua na mira

da Junta de Freguesia 3

• “Marvila a três”,

exposição no Espaço Lx Jovem 4

• conselho Marvilense prepara 2012 5

• congresso: Marvila e Beato,

freguesias Empreendedoras 7

• 2011 - Um ano em retrospetiva 8-9

• “Venite a Laudare”

coro Paroquial de Santa Beatriz 11

• idosos cantam as Janeiras pela freguesia 12

• Marvila Jovem teve 1º torneio de Futebol

no arranque do ano 13

Depósito Legal: 237649/06 Tiragem: 17.500 exemplares Redação: Green Media

Produção Gráfica: Grafe Publicidade, Lda.

Impressão: Soartes - Artes Gráficas, Lda.

O Jornal de Marvila usa o novo Acordo Ortográfico

destaque

empreendedorismo Social na 3ª Sessão do ciclo de conferências

Marvila empreendedora

PáG. 6

Marvila entrou animada em 2012 com o concerto de ano novo

PáG. 10

destaque

(3)

03

www.jf-marvila.pt

ambientes e espaços verdes

2

011 foi um ano marcado por diversas ações importantes em Marvila, no âmbito do Pe- louro Ambiente, Higiene e Es- paços Verdes da Junta de Freguesia.

A confirmá-lo está a intervenção con- cluída na Rua do Vale Formoso de Cima, a recuperação do Talude da Rua Adães Bermudes ou a concre- tização da empreitada de requalifica- ção paisagística de espaço público na Rua Luís Cristino Silva, junto ao lar- go da farmácia e ao colégio Os Argo- nautas, ainda antes do fecho do ano.

Também anunciada foi a mudança no Talude da Avenida Paulo VI, entre a Cooperativa de Habitação e Construção e a Nuclisol Jean Piaget, sendo que no arranque do primeiro semestre de 2012, logo que termi- nem as intervenções no edificado, vai iniciar-se também uma nova ação de requalificação na Via Central de

Peões, a executar com o Programa Viver Marvila e com término previs- to para o início de 2013.

O contacto do Pelouro com a Uni- dade de Intervenção Territorial Oriental tem sido permanente e com benefícios claros para Marvila, que simultaneamente tem mantido

todos os espaços ajardinados e pro- tocolados com a Câmara Municipal de Lisboa. Mesmo nos espaços que não são da competência do poder local tem existido articulação com as entidades competentes para que, na

medida do possível, as situações si- nalizadas pela população sejam ra- pidamente resolvidas.

A equipa de jardineiros tem levado a cabo intervenções múltiplas nos espaços verdes, respondendo a so- licitações diretas dos marvilenses e o próprio “Dia L – Limpar Marvila”, realizado pelo segundo ano conse- cutivo, mostrou como escolas e ins- tituições podem contribuir ativamen- te para a sensibilização ambiental e para a limpeza - uma ação com organização totalmente a cargo da Junta de Freguesia.

Existem ainda outras obras previstas para o próximo ano, mas que têm estado, de alguma maneira, condi- cionadas pelos projetos do Hospital de Todos-os-Santos e da Terceira Travessia do Tejo, como é o caso da Rua Pardal Monteiro e da Av. Augus- to de Castro (zona sul).

Mesmo nos espaços que não são da competência do poder local tem existido articulação com as entidades competentes...

ProGraMa BeM SerVir

TEM UMA LâMPADA A PRECISAR DE SER SUBSTITUíDA? PRECISA DE UMA MAçANETA NOVA PARA A SUA PORTA? A TORNEIRA DA COzINhA ESTá A DAR PROBLEMAS?

A Junta de Freguesia de Marvila acautela o bem-estar dos seus fregueses mais idosos e incapacitados com pequenos arranjos como estes.

Ligue para o 218 31 03 50 e o programa Bem Servir trata do proBLema!

aMBienTe conTinUa na Mira da JUnTa de FreGUeSia

antes depois

(4)

conHeça aS inSTiTUiçõeS da FreGUeSia

aSSociaçÃo eSTer JanZ

I

nstituição particular de solidarie- dade social sem fins lucrativos e de utilidade pública, a Associação Ester Janz foi fundada no dia 7 de julho de 1982 com o objetivo inicial da educação e formação dos filhos dos colaboradores do grupo das Empresas Janz.

Tendo iniciado funções com um con- junto de 28 crianças, o seu âmbito foi alargado ao público em geral apenas oito anos mais tarde, através do acom- panhamento de crianças da comunida- de envolvente, desde a Creche até ao 1º Ciclo do Ensino Básico.

Fruto da preocupação social de Ester Janz - esposa do fundador das Empre- sas, Bruno Janz - com as condições de vida da mulher trabalhadora e da difi- culdade que existia em conciliar a vida familiar com a profissão, a Associação Ester Janz assinou em 1987 o primeiro protocolo com a Santa Casa da Miseri-

córdia de Lisboa para acolher crianças provenientes de agregados familiares carenciados, uma ação que tem hoje uma proporção de 167 crianças abran- gidas.

O alargamento dos serviços ao público em geral deu-se em 1990, tendo hoje uma capacidade máxima de 438 crian- ças distribuídas por 80 colaboradores (entre professores e direção, que acu- mula funções no Grupo Janz).

Em 2009 a Associação inaugurou a Bi- blioteca Fernando Pessoa, um espaço escolar à disposição dos alunos para as suas atividades letivas curriculares e complementares, que reforçando a aquisição de conhecimento e alarga- mento dos horizontes, foi formalmente inserida na Rede de Bibliotecas Esco- lares em 2010.

Trata-se de uma instituição com um percurso de quase três décadas e que,

desde o primeiro momento, conta com o apoio da Junta de Freguesia de Mar- vila e da Câmara Municipal de Lisboa.

04

www.jf-marvila.pt

em Foco

CONTACTOS Associação Ester Janz Av. Infante D. Henrique, 286

Tel.: 218 311 200

Tlm. Creche e Pré-Escolar: 938 437 981 Tlm. 1º Ciclo: 910 337 470

E-mail: aej@ester.janz.pt Site: www.ester.janz.pt

E

ntre os dias 13 e 23 de janei- ro o Espaço Juventude - Lx Jovem, do Bairro do Armador foi o local onde permaneceu uma exposição sobre o planeamento da freguesia de Marvila.

A convite da Junta de Freguesia de Marvila, três recém-licenciados em Ar- quitetura e Planeamento Urbano, André Machado, Daniel Constante e Pedro Paredes realizaram um trabalho sobre:

Marvila e as suas idiossincrasias resul- tantes de um processo de planeamento e respetivas lógicas de ocupação hu- mana.

A cidade foi o ponto de partida para este trabalho e para esta exposição, num processo em que todos estamos e de- vemos estar envolvidos.

“MarViLa a TrêS”,

exPoSiçÃo no eSPaço Lx JoVeM

(5)

05

www.jf-marvila.pt

Marvila é uma responsabilidade de todos

A

4ª Reunião Descentralizada do executivo da Junta de Freguesia de Marvila, des- ta vez no Bairro das Amen- doeiras contou com a participação de cerca de 50 pessoas.

A caminhada começou às 9h00 da ma- nhã e o executivo foi desde logo acom- panhado por 30 pessoas que foram identificando os vários problemas que gostavam de ver resolvidos, nomeada- mente a falta de estacionamento, em grande parte devido à ocupação gene- ralizada dos lugares, pelos alunos do ISEL; a dificuldade de acesso a viatu- ras de auxílio; a necessidade de poda, ou mesmo o corte de algumas árvores, substituindo-as por outras, para que não entrem pelas janelas dos mora- dores, nem causem tantas alergias; a recuperação de diversos terrenos bal- dios e a evolução das obras a cargo do

Viver Marvila.

A somar a todas estas situações houve ainda tempo para se discutir a coloca- ção de rampas de acesso aos prédios da Rua Paulo Dias Novais. Segundo os moradores, estas rampas vieram trazer mais complicações que solu- ções às suas vidas, por diversos mo- tivos, o local onde foram colocadas – consideram não ser o mais adequado por não ser a entrada principal do pré- dio e o prédio não ter elevador. Além dos problemas estruturais que trazem estas rampas, os moradores queixam- -se da falta de consideração de outras pessoas por se servirem destas ram- pas (principalmente os jovens) para praticar desportos ou, ao anoitecer, ser apenas um local de convívio, que perturba quem mora no rés do chão.

No fim da caminhada, a AMBA – As- sociação de Moradores do Bairro das

Amendoeiras, não tinha já lugares dis- poníveis para as 50 pessoas que que- riam participar na discussão sobre as situações encontradas. O executivo da Junta de Freguesia de Marvila agra- deceu à população pela participação massiva, que fez com que “Marvila é uma responsabilidade de todos” tives- se o seu verdadeiro sentido.

A

s instalações da Asso- ciação de Moradores do Bairro das Amendoeiras foi o local escolhido para realizar a mais recente Reunião Ordi- nária do Conselho Marvilense, no dia 21 de janeiro.

Presentes no encontro estiveram o Executivo da Junta de freguesia – com exceção do Presidente, Belar- mino Silva, (por se encontrar numa reunião BIP/ZIP) –, José Alexandre, Presidente da Assembleia de Fre- guesia de Marvila, representantes da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e membros de algumas instituições e clubes da freguesia, para discutir uma ordem de trabalhos com três grandes temas: o plano de trabalho previsto para a freguesia em 2012, o Congresso Marvila*Beato - Fregue- sias Empreendedoras deste ano (a

realizar no dia 17 de março, nas ins- talações do Instituto de Engenharia de Lisboa) e a organização de uma iniciativa de âmbito desportivo que temporariamente recebeu a designa- ção de “Marvila Olímpica”, naquele que é o Ano Europeu do Envelheci- mento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.

A mediar a reunião esteve, como ha- bitualmente, Jorge Máximo, na qua- lidade de coordenador do Conselho Marvilense, que adiantou as linhas gerais de trabalho para os próximos meses. “Vamos manter a dinamiza- ção dos protocolos entre as institui- ções da freguesia, avançar para o se- gundo ano do programa Bem-Servir, continuar com o Marvila Solidária, reforçar o Marvila Empreendedora e lançar uma ideia nova que deve aju- dar a referenciar pontos históricos da

freguesia – o ‘Marvila é a Minha His- tória’”, adiantou o responsável.

Não previsto na ordem de trabalhos mas também analisado na reunião foi o tema do Orçamento Participati- vo. Em questão a decisão da entrada de Marvila na “corrida” da CML atra- vés de um projeto único – que mo- bilizasse um maior número de votos e garantisse a vitória da freguesia –, ou de propostas múltiplas por bairro, à semelhança do sucedido em anos anteriores.

50 PeSSoaS na 4ª reUniÃo deScenTraLiZada,

no Bairro daS aMendoeiraS

conSeLHo MarViLenSe PrePara 2012

(6)

06

www.jf-marvila.pt

Marvila empreendedora

A

CERCI Lisboa foi o local escolhido, no passado dia 25 de janeiro, para mais uma Sessão do Ciclo de Conferências Marvila Empreende- dora, desta vez sob o tema “Ser em- preendedor na Economia Social”, na qual estiveram presentes cerca de 35 pessoas.

Julieta Sanches, presidente da CER- CI Lisboa, deu o seu testemunho em conjunto com a Dr.ª Ana Beja, relati- vamente a esta instituição criada em 1975. Segundo Julieta esta instituição só tem crescido não só pelo “amor à camisola de todos os que trabalham, mas principalmente porque a CERCI aposta na qualidade do seu serviço, garantindo a formação dos técnicos, sejam eles voluntários ou colabora- dores”. Com 73 parcerias ao nível operacional, de desenvolvimento e responsabilidade solidária a CERCI tem promovido diversas ações com o objetivo de se auto sustentar o má- ximo possível, contando com a pre- sença de todos, incluindo famílias de utentes e funcionários. Ao fazer um novo levantamento de necessidades e apercebendo-se de que poderiam apoiar muito mais pessoas, a CERCI tem, neste momento, como outro dos seus grandes objetivos para 2012- 2013 a construção de um lar/residên- cia no terreno ao lado, para conseguir auxiliar mais 40 pessoas.

A ATM - Associação Tempo de Mu dar, na pessoa da Dra. Constança Vaz, apresentou o que tem feito ao longo

do tempo. Sendo uma instituição sem fins lucrativos que agrega moradores, comerciantes, empresários e outras organizações locais, é responsável pela gestão do espaço

Tempo de Crescer. A sus- tentabilidade desta IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) está, como em qualquer outra, dependente de fun- dos e apoios por parte do Estado, mas além disso, a ATM candidata-se a vá- rios concursos para an- gariar mais fundos. Além dessas candidaturas, promove projetos como:

a lavandaria social, que permite a criação de em- prego no bairro e para o bairro, mas também para fora, podendo fomentar a criação de um negó-

cio próprio. A confeção de produtos de culinária com o mesmo objetivo e ainda um Restaurante Social, que pretende alimentar os utentes mais carenciados e que pode mesmo vir a ter outros frutos como serviços de catering, refeições temáticas ou jan- tares de empresas e eventos.

As Dr.ª Ana Paula Silva e Dr.ª Mónica Mateus do CESIS - Centro de Estu- dos para a Investigação Social, apre- sentaram o projeto 2 T’S, um projeto que visa promover as relações sociais de solidarie-

dade e de entreajuda, intergera- cional, as- sim como promover o reconheci- mento dos saberes e competên- cias indi- viduais e

locais e, ainda, sensibilizar para uma maior consciência sobre práticas ecológicas e consumo responsável.

Tendo começado dia 1 de setembro

este projeto contempla o Toma lá, dá cá, que prevê a troca de bens, Ateliês de Reconversão e o programa Banco de Tempo. Os resultados alcançados até à data são muito estimulantes e mostram que se está no bom cami- nho.Para completar o ilustre painel, esta sessão contou com a presença de dois comentadores, o Dr. Guilherme Collares Pereira, da Fundação EDP, Diretor de Inovação Social que muito elogiou não só a iniciativa da Junta de Freguesia de Marvila em organi- zar este tipo de eventos, como foi o caso da Conferência, mas também toda a proatividade das instituições que deram o seu testemunho. Para o Dr. João Cotter Salvado, Diretor de Investigação do IES, (Instituto de Em- preendedorismo Social), que “nunca tinha estado num evento do géne- ro”, muito o satisfez ver este tipo de iniciativas, principalmente vindas de uma autarquia e das instituições par- ticipantes.

eMPreendedoriSMo SociaL na 3ª SeSSÃo do cicLo de conFerênciaS

MarViLa eMPreendedora

25 de JANEIRO 25 de JANEIRO 18h00 18h00 — 20h0020h00

CERCI Lisboa CERCI Lisboa Av. Avelino Teixeira da Mota, Av. Avelino Teixeira da Mota,

Lte E, 1950 Lte E, 1950——033 Lisboa033 Lisboa

(7)

07

www.jf-marvila.pt

em Foco

M

arvila e Beato, Freguesias Empreendedoras”, é o tema deste 5º Congresso organizado pelas fregue- sias de Marvila e do Beato, a realizar no próximo dia 17 de março, no ISEL (Instituto de Engenharia de Lisboa).

Inserido no programa BIP/ZIP, promo- vido pela Câmara Municipal de Lisboa e, contando ainda com o apoio de par- ceiros locais, como o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e a Escola Secundária D. Dinis, este con- gresso visa debater e propor soluções que possam dinamizar uma cultura de empreendedorismo e de cidadania em- presarial nas duas freguesias.

A realização deste congresso tem em conta diversos objetivos, além de divul- gar exemplos empreendedores desen- volvidos pelas duas juntas, respetivas instituições e empresas. Pretende-se promover o espírito inovador, estimular a criação de autoemprego e novos ne- gócios; dinamizar e divulgar boas práti- cas ao nível do comércio local; fomen-

tar parcerias que promovam a criação de emprego e de formação profissional na freguesia e criar condições para a criação de uma rede integrada que po- tencia a criação de valor e desenvolvi- mento económico local.

Relativamente ao programa, ainda em construção, pode desde já adiantar-se que se contará com a presença do pre- sidente da Câmara Municipal de Lisboa e ilustres personalidades especialistas nos temas em discussão e de várias instituições presentes no Conselho Marvilense e Fórum Empresarial de Marvila.

À semelhança das edições anteriores, a entrada é livre e os participantes po- dem contar com algumas surpresas.

MarViLa e BeaTo,

FreGUeSiaS eMPreendedoraS

O Congresso já está em curso com um inquérito online

Colabore e divulgue, a sua opinião é muito importante.

“O qUE é qUE OS MARVILENSES PENSAM SOBRE A SUA FREGUESIA?”

Aceda ao site da Junta de Freguesia de Marvila:

www.jf-marvila.pt e preencha o inquérito sobre a sua visão da economia do seu Bairro e Freguesia.

Inquérito para a População em geral:

http://populacao.congressomarvilabeato.com/

Se for empresário, representante de alguma empresa, ou um exemplo de empreendedorismo de Marvila

preencha este Inquérito para Empresas:

http://inquerito.congressomarvilabeato.com/

qUER ESTAR PRESENTE COM UM STAND NO CONGRESSO DE MARVILA?

Se é empresário, instituição ou empreendedor de Marvila e pretende dar a conhecer o seu trabalho no Congresso de Marvila, contacte forum.

empresarial@jf-marvila.pt e faça a sua proposta para beneficiar gratuitamente de um espaço no atrium de acesso ao congresso.

CONGRESSO: “MARVILA E BEATO, FREGUESIAS EMPREENDEDORAS” 17 MARçO

N

o âmbito do programa Marvila Empreendedora, a Junta de Freguesia de Marvila e a Jú- nior Achievement assinaram um protocolo em novembro passado, que tem como objetivo ensinar aos mais pequenos, o que é o empreendedorismo.

A Junior Achievement Portugal é uma as- sociação sem fins lucrativos, que preten- de levar às escolas programas que de- senvolvem nas crianças e jovens o gosto pelo empreendedorismo. Para esta orga- nização ”Não se nasce empreendedor.

Aprende-se. O empreendedorismo é uma atitude de vida que precisa de ser construída e desenvolvida”.

Para desenvolver o espírito empreende- dor na freguesia, técnicos dos projetos Mais e Intervir tiveram uma formação para que pudessem ensinar aos jovens e aos mais pequenos o que é ser em- preendedor. Como tal duas turmas do 8º ano da Escola EB 2,3 de Marvila e duas turmas do 4º ano da escola Dr. João dos Santos já receberam estes “novos pro- fessores” que os vão acompanhar até março.

Além das escolas básicas, a Junior Achievement está, também, na Escola Secundária D. Dinis, com um grupo de três voluntários da área de gestão, (na qual se inclui o secretário da Junta de

Freguesia de Marvila, Jorge Máximo), que colaboram na orientação de um gru- po de jovens do 12º ano, que tem como projeto desenvolver um negócio da sua inteira autoria.

“Não é o mais forte que sobrevive,nem o mais inteligente, mas o que melhorse adapta às mudanças.”Charles Darwin

ISEL - INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOAFREGUESIAS EMPREENDEDORAS17 DE MARÇO DE 2012

CONGRESSO

Marvila Beato

AUTARQUIA

CRIAÇÃO DE VALOR LOCAL

COMUNIDADE

EMPRESAS

ESCOLAS PARCEIROS

EXTERNOS

INSTITUIÇÕES LOCAIS

Nova Oferta!

Melhor Resposta! Melhor cidadania Empresarial

Parcerias Ativas e Trabalho em Rede Envolvimento da Comunidade Oportunidade

de Negócio / Reconhecimento Local Iniciativa Empreendedora e Inovadora

EM REDE A PREPARAR

O FUTURO

www.jf-marvila.pt www.jf-beato.pt

ENTRADA LIVRE Para mais informações visite:

www.congressomarvilabeato.com

eMPreendedoriSMo

naS eScoLaS de MarViLa

(8)

2011 - Um ano em retrospetiva

08

www.jf-marvila.pt Concerto Ano Novo

censos 2011

Formação MicroCrédito

Junta e ISEL assinam protocolo de colaboração

Assinatura Protocolo Projeto Mais

Censos 2011

Centenário Clube Oriental de Lisboa

Escolha do Logótipo do CEM

censos 2011 1º Workshop CEM

Bailes Séniores

Há Música em Marvila

Batismo de Voo

Passeio Mistério

Carnaval 2011

censos 2011 Limpar Marvila

6 candidaturas de Marvila aprovadas no BipZip

Formação em Higiene e Segurança Alimentar

Marchas de Marvila

Campeonato de Bairros

Rebaixamento de passeios e pilaretes na Rua Fernando Maurício

Novo passeio na Av. Paulo VI

Talude Nascente dos Lóios

Marcação de Estacionamento

Marvila dos Sabores Os mais de Marvila Porta-a-Porta

(9)

2011 - Um ano em retrospetiva

09

www.jf-marvila.pt Inauguração da Delegação

do FEM

Reuniões Descentralizadas do Executivo

Decoração das Árvores de Natal

censos 2011Marvila a Correr 2011

Torneio Projeto Mais

Bairro da Prodac faz escritura de terrenos

Reuniões do CM

Dia Radical entre o Projeto Mais e o Projeto Intervir

Praia Campo

Manhãs ativas

censos 2011Assinatura Protocolo Marvila Solidária

Formação em Atos Contabilísticos e Jurídicos

censos 2011Dia da Criança

Junta de Freguesia de Marvila entregou mais de 100 cabazes de Natal a famílias carenciadas Programa Marvila Empreendedora

Ciclo de Conferências Marvila Empreendedora Mercadinho de Natal da Flamenga

(10)

www.jf-marvila.pt

acoF ceLeBroU xii aniVerSário

e eLeGeU noVo reSPonSáVeL

N

a noite de 21 de Dezem- bro a Associação Cultural

“O Fado” (ACOF) festejou mais um aniversário. Com cerca de 60 pessoas, a coletividade viu as suas instalações repletas de gente para celebrar os 12 anos de atividade, na freguesia.

Foi com muita música que a ACOF voltou a ter “casa cheia”, com a pre- sença dos associados e amigos da associação, que aproveitaram para assistir a atuações de diversos fadis- tas, acompanhados à guitarra por An- tónio Pinho e à Viola por Carlos Du- arte, Filipe Vandevelde e José Pinto.

O evento contou com a presença do Frei Luca, em representação da Pa- róquia de Santa Beatriz da Silva e de alguns presidentes de coletividades sedeadas em Marvila, manifestando a sua solidariedade para com a insti- tuição anfitriã.

Luís Saldanha, novo Presidente da ACOF agradeceu a todos os direto- res e respetivos colaboradores da instituição e adiantou entretanto ao jornal que se tratou de “um dia ótimo, pois recebemos muita gente que nos deu os parabéns pelo trabalho de tantos anos “.

Todos os sábados, das 21h00 às

02h00, a ACOF realiza uma sessão de fados no qual atuam entre 10 a 14 fadistas amadores. Quem dese- jar assistir deve dirigir-se à sede da associação, situada na Loja 4 da Via Principal Peões, no Bairro das Amen- doeiras - a entrada é livre.

10

www.jf-marvila.pt

Cultura

MarViLa enTroU aniMada eM 2012

coM o concerTo de ano noVo

A

semelhança de anos ante- riores, a Associação para o Desenvolvimento Cul- tural e Social de Marvila (ACULMA) realizou o Concerto de Ano Novo na tarde de 8 de Janeiro, na Igreja de São Maximiliano Kolbe no qual contou com a atuação da sua Banda Filarmónica, do Coro “Venite a Laudare” e de um Grupo de Guitarras e Acordeão orientado pelo professor Ulisses Pinto.

Entre as 15h00 e as 19h00, a igre- ja esteve completamente cheia, de tal modo que mesmo antes da hora do concerto já não existiam luga- res vagos. A Banda Filarmónica da ACULMA deu as boas-vindas aos

presentes, enquanto o coro “Venite a Laudare”, do Centro Social e Pa- roquial de Santa Beatriz, conduzi- do pela maestrina Ana Paula Pina, prosseguiu o concerto com uma me- lodia gregoriana que entusiasmou o público.

Com o maestro João Juvandes a di- rigir, foi a vez da Banda Filarmónica da ACULMA atuar. Ao som de obras célebres como “Aida”, “Virgínia” e

“Margens do Tejo”, todos os presen- tes saíram do espetáculo com vonta- de de voltar a passar um fim de tarde, acompanhado de boa música.

As últimas atuações juntaram a ban- da anfitriã ao Grupo de Guitarras e Acordeão em duas músicas e, poste-

riormente, a banda organizadora e o Coro Paroquial de Santa Beatriz can- taram e tocaram “Um Grande Natal”

para desejar um bom ano a todos os marvilenses.

A tarde terminou com os agradeci- mentos da Junta de Freguesia de Marvila (JFM) a todas as instituições que participaram na festa, enaltecen- do o trabalho e dedicação às causas da cultura e a Marvila. O momento mais emotivo ocorreu quando todos os presentes efetuaram uma sauda- ção de enorme carinho e amizade, com um desejo sincero de rápidas melhoras, ao Sr. Lourenço, Presiden- te da ACULMA.

(11)

O

Coro “Venite a Laudare”

foi fundado em 2005, re- sultado do desejo comum de um grupo de pessoas que pertencem à paróquia de Santa Beatriz e gostam de cantar em con- junto.

O grupo coral tem cerca de 25 pesso- as, dos 20 aos 80 anos, privilegiando o canto sem música, mais conhecido por “a capella”. O seu reportório inclui essencialmente peças litúrgicas de autores portugueses, mas também versões ou harmonizações portugue- sas de alguns autores estrangeiros.

O coro tem vindo a desempenhar de forma crescente um conjunto de pau- tas de estilo sacro que se estende da Idade Média até ao século XX.

A dinamização das festas da paróquia de Santa Beatriz da Silva faz parte do rol de atividades em que o coro “Veni- te a Laudare” participa, embora tam-

bém anime casamentos, batizados e outras cerimónias religiosas, assim como concertos ao longo de todo o ano, como foi o caso do Concerto de Ano Novo da ACULMA.

Em 2011 foi responsável por orga- nizar o 30º Encontro de Coros na Festividade de Santa Cecília, evento realizado a 26 de Novembro, na Igre- ja de Santa Beatriz da Silva, com um concerto de vários coros da diocese de Lisboa.

Além disso, o coro fez parte de um desafio proposto pelo Executivo da Junta de Freguesia de Marvila que uniu a música clássica, o coro, as cor- das e o hip-hop - o projecto “Há Músi- ca em Marvila”. Esta ação aproximou o grupo coral à ACULMA, ao Grupo de Violas, coordenado pelo profes- sor Ulisses, e ao rapper Sam The Kid, reunindo cerca de 100 pessoas em palco que mostraram o melhor que há em Marvila a nível musical no evento “Marvila dos Sabores” e numa iniciativa internacional organizado pelo ISEL, a Primeira Semana Mun- dial de Educação em Engenharia.

Ana Paula Pina, maestrina do Coro referiu que “este é um grupo muito unido e cheio de entusiasmo; o que mais me surpreende é o empenho e determinação dos elementos, espe- cialmente no que diz respeito a ler e a cantar em línguas estrangeiras

como o inglês, alemão, italiano e até mesmo o latim”. Ainda sobre este as- sunto a responsável acrescenta que

“alguns participantes contam com a ajuda dos filhos e/ou netos para es- tudar os textos em casa, uma intera- ção entre gerações muito proveitosa - transmitem-se conhecimentos e trocam-se sinergias entre todos”.

Desde a sua fundação, a maestrina do coro é Ana Paula Pina que, em conversa com o Jornal de Marvila, aproveitou para fazer um apelo de forma a equilibrar o grupo em termos vocais: “faço aqui um desafio aos ho- mens que tenham gosto em ter uma experiência de canto para que façam parte do nosso coro”. A maestrina re- força ainda que “não é necessário ter formação em música, basta boa von- tade, disposição e sentido de com- promisso”. Os ensaios acontecem na Igreja de Santa Beatriz, todas as 2ª e 5ª feiras, às 21h00.

www.jf-marvila.pt

11

Cultura

“VeniTe a LaUdare”

coro ParoqUiaL de SanTa BeaTriZ

(12)

www.jf-marvila.pt

aconteceu

12

BaiLe de ano noVo JUnTa 250 idoSoS

de MarViLa e oLiVaiS

N

o dia 27 de janeiro entre as 14h00 e as 17h00, os ido- sos das freguesias de Mar- vila, Beato e Olivais come- moram o ano novo com um Baile no Salão de Festas de Santa Beatriz da Silva, em Marvila.

A alegria foi visível pelas expressões de todos que ainda tiveram direito a uma surpresa, um grupo de dança or- ganizado pela equipa da Quinta das Flores.

Presentes nesta festa estiveram os presidentes das Juntas de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva e dos Oli- vais José Rosa do Egipto.

Este baile foi organizado em parceria entre o Marvila Ativa e os parceiros Quinta das Flores, Lóios, CASL, Lar

Evangélico, Centro Social e Paro- quial de S. Maximiliano Kolbe.

idoSoS canTaM aS JaneiraS

PeLa FreGUeSia

N

o dia 30 de dezembro a Junta de Freguesia de Marvila e o projeto Marvi- la Ativa comemoraram a quadra natalícia junto dos Centros de Dia e Lares da Freguesia (Quinta das Flores; Mansão de Marvila; Centro Social Sto. Antº, - Portugal Telecom;

Lar Evangélico; Centro de Santa Be- atriz; Centro de Des. Com. Bº dos Lóios; CASL- Centro de Apoio Social de Lisboa; Centro de Des. Com. Da Flamenga; Centro S.P.S Maximiliano Kolbe/ Sta. Clara).

Neste dia todos os centros de dia e lares da Freguesia contaram com uma visita especial, um pequeno gru- po de “artistas” que cantaram e toca- ram animando tudo e todos, e como não poderia deixar de ser fizeram-se acompanhar com uma pequena sur- presa “doce” marcando a época na- talícia.

Numa rápida visita mas bastan- te emotiva, a alegria foi notória. Foi um dia diferente, mas muito impor- tante para todos os intervenientes.

Tal como, os participantes tiveram a oportunidade de expressar “Foi uma experiência única e apesar de não ter sido a primeira vez os sentimentos são sempre diferentes e únicos”.

Esta iniciativa serviu para chegar mais uma vez à população idosa da Freguesia, que nesta altura de Amor e de Paz, merece todo o Carinho dos mais novos.

Também no passado dia 6 de Ja- neiro os idosos do Centro Social e Paroquial de São Maximiliano Kolbe, não deixaram em branco as come- morações do dia de reis e surpreen- deram o presidente e os funcionários da Junta de Freguesia de Marvila com os cânticos tradicionais das Ja- neiras.

(13)

www.jf-marvila.pt

Desporto

S

horinji Kempo é uma arte de defesa pessoal japonesa que existe há relativamente pouco tempo, mas que já se pode praticar em Marvila, mais p r e c i s a -

mente no Bairro dos Lóios, na Escola Bá- sica n.º 9.

As princi- pais dife- renças entre esta e outras artes mar- ciais ou de defesa pes-

soal assentam em princípios como:

viver acreditando no seu próprio po- tencial individual; guiar as suas vidas pelos pontos de vista em que acre- ditam; agindo em consideração à fe- licidade dos outros; agir com justiça, coragem e compaixão e agir e guiar as suas vidas em cooperação, crian- do laços de comunidade.

O Mestre Fausto Carriço é o respon- sável pela Associação Oriental de Shorinji Kempo, o mestre mais gra-

duado na modalidade, em Portugal.

Para descansar os pais a quem os filhos peçam para começar a praticar esta arte, julgando que pode vir a mo-

tivar atos mais violentos, Faus-

to Carriço afirma que “a violência só existe, quan-

do e onde nós queremos que exista. Nesta arte trabalha-

mos muito a mente. Pre-

tendemos que cada um pen- se por si próprio, segundo o Mestre, Metade para mim, Metade para o nosso semelhante, e é esta a filosofia que pretendemos transmitir aos nos- sos alunos”.

13

O

Clube Recreativo e Cul- tural Marvila Jovem orga- nizou o seu 1º Torneio de Futebol no dia 7 de Janei- ro, uma prova desportiva que levou a campo muitos participantes entre os 12 e os 60 anos e duas equipas femininas, que também aproveitaram a oportunidade para mostrar os seus dotes na modalidade.

Segundo declarações de Luís Mi- guel, responsável do Marvila Jovem, a iniciativa “não podia ter corrido de melhor forma!”. “Quero em meu nome e do Marvila Jovem agrade- cer a todos os colaboradores desta

iniciativa e em particular a Mamadu Djassi, novo director desportivo do nosso clube, a entrega a mais um evento de grande sucesso”, concluiu Luís Miguel.

Esta iniciativa serviu também para o Marvila Jovem dar a conhecer o seu grupo de dança, o “Marvila Jovem a Dançar”, criado para idades com- preendidas entre os 8/14 e os 16/60 anos. Todos os curiosos das danças tradicionais africanas podem inscre- ver-se na sede do clube e realizar as aulas com a Professora Íris Jorge às segundas e sextas-feiras, das 18h00 às 20h00.

MarViLa JoVeM TeVe

1º Torneio de FUTeBoL no arranqUe do ano

aSSociaçÃo orienTaL de SHorinJi KeMPo eM MarViLa

Informações:

Escola Básica n.º 9 – Chelas, 1900 LISBOA

horários:

Segunda-feira 20.00 às 22.00 Quarta-feira das 20.00 às 22.00 Sexta-feira das 20.00 às 22.00 Nota: Quem quiser experimentar a modalidade sem compromisso, também pode.

(14)

árVoreS:

aBaTer oU Podar?

eSTe MêS TaMBéM aconTeceU...

Projeto Remix no programa Biosfera da RTP2

Poema

www.jf-marvila.pt

voz ativa

14

queremos dar voz ativa aos seus comentários, sugestões

e notícias, para um jornal ainda mais próximo da freguesia!

Envie a sua correspondência para:

comunicacao@jf-marvila.pt Gostava de ver mais árvores para um bairro mais bonito, mais fixe, com paisagens ver- des entre os prédios.

Mário Monteiro (13 anos), Bairro do Armador Acho que era bom se existis- sem mais bancos para as pes- soas se sentarem e ruas mais limpas.

Camila Pina (13 anos), Bairro do Armador Uma esquadra de polícia para vigiar as pessoas que trazem confusão.

Márcia Coutinho (13 anos), Bairro do Armador Mais jardins e mais parques para crianças.

Bruna Soares (12 anos), Bairro do Armador Pintar de novo todas as pare- des e prédios do Armador.

Micaela Almeida (15 anos), Bairro do Armador O Armador devia estar mais limpo e ter um novo parque in- fantil. As crianças agradeciam.

Yuneiza Dadá (15 anos), Bairro do Armador

qUe MeLHoriaS GoSTaria de Ver

no SeU Bairro?

É comum chegarem queixas à Junta de Freguesia de Marvila (JFM) relaciona- das com as árvores em espaço público. Ora se trata de um arbusto à porta da propriedade, ora de um ramo que bate na janela ou mesmo de um plátano que tapa a vista para rua… Todas as árvores da freguesia estão ao abrigo da Câmara Municipal de Lisboa, responsável única por decisões maiores como o abate des- tas árvores. À JFM cabe proceder à poda e à manutenção dos espaços verdes.

Poda: o que é e para que serve?

A poda de manutenção das árvores realiza-se em geral no outono/inverno, uma época de repouso no qual são identificados os ramos doentes, danificados ou mortos. Quando a ramificação está fraca deve ser eliminada de modo a permitir a circulação de ar e a entrada de luz, elementos essenciais à vida da planta ou árvore.

Se conhece uma situação semelhante às descritas, contacte o Pelouro Ambiente, Higiene e Espaços Verdes da JFM, na pessoa do Vogal Júlio Reis, através do e-mail julio.reis@jf-marvila.pt ou telefone 218 310 350.

O Projeto reMix, um dos projetos aprovados pelo BIP-ZIP foi alvo duma entrevista para o programa Biosfera da RTP 2, no passado dia 26 de janeiro. O projeto Remix tem tido imenso sucesso e continua a contar com a colaboração dos seus envolvidos e da comunidade para continuar.

Porque Marvila

é Uma Responsabilidade de Todos!

(15)

www.jf-marvila.pt

15

MarViLa VoLUnTária coM noVaS caMiSoLaS

15

Andamos aos trambolhões, No meio das confusões, Assim é que o tempo passa.

Trabalhamos noite e dia, Sem pensar no que seria, Caíamos numa desgraça.

Sacrifício sem carinho, Temos de criar os filhos São eles a nossa riqueza Eles são a nossa raiz O nosso amor nunca quis Dar-lhe a côdea da pobreza Nesta luta desleal

Aguardamos o final Com a mão na consciência Voltar ao tempo da escola Quando se pedia esmola A resposta é paciência.

Poema PoeMa MaS qUe Vida

ILíDIO SOUSA

António Alves Tesoureiro Pelouro habitação

Vítor Morais Vogal Pelouro Desporto, Juventude e Cultura Jorge Máximo

Secretário Pelouro Sociedade Civil e Desenvolvimento Económico

Isabel Fraga Vogal Pelouro Educação Saúde Ação Social Conselho Educativo de Marvila

jmmaximo@jf-marvila.pt isabel.fraga@jf-marvila.pt vitor.simoes@jf-marvila.pt

Atendimento ao público 2.ª feira das 10H00 às 12H00 (Por marcação prévia)

Atendimento ao público 4.ª feira das 18H00 às 20H00 (Por marcação prévia)

MandaTo 2009-2013

Belarmino Silva Presidente Coordenação Pelouros Administração e Funcionamento Relações Institucionais

Recursos humanos Urbanismo Património

Atendimento ao público 2.ª feira das 16H00 às 18H00 (Por marcação prévia)

Vítor Simões Vogal Pelouro Espaço Público Segurança e Mobilidade Calçadas e Passeios Transportes e Trânsito Iluminação Pública Mobiliário Urbano

Júlio Reis Vogal Pelouro Ambiente higiene Espaços Verdes Saneamento Atendimento ao público 5.ª feira das 16H00 às 18H00 (Por marcação prévia)

Atendimento ao público 6.ª feira das 16H00 às 18H00 (Por marcação prévia) Atendimento ao público

6.ª feira das 14H00 às 16H00 (Por marcação prévia)

antonio.alves@jf-marvila.pt vitor.morais@jf-marvila.pt julio.reis@jf-marvila.pt

ExEcUtiVo

oS BaiLeS Sénior eSTÃo de VoLTa

Após um período de pausa, os Bailes Sénior estão de volta ao Salão de Festas do Vale Fundão e o primeiro deste ano realizou-se no passado dia 28 de janeiro.

Os próximos Bailes estão agendados para 25 de feve- reiro e 28 de abril.

No dia do regresso dos Bailes sénior houve ainda uma outra grande novidade, que muita alegria trouxe ao grupo de voluntários que organi- za e anima todos estes bailes. Novas camisolas para o Marvila Volun- tária, que vão permitir ao grupo uma melhor identificação, fazendo jus ao trabalho que têm desenvolvido ao longo dos tempos.

qUERES PERTENCER AO MARVILA VOLUNTáRIA?

Se tens espirito de grupo e entreajuda, valorizas a cidadania participativa e pretendes ajudar a organizar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de Marvila, contacta o Marvila Voluntária, através do email marvilavoluntaria@

jf-marvila.pt, e vem fazer parte deste grande grupo.

(regulamento disponível no site da JFM em www.jf-marvila.pt)

(16)

eventos

FEVErEiro 2012

Tel.: 218 310 350 e-mail: info@jf-marvila.pt

Dia 8

CONSELhO

EDUCATIVO JúNIOR

Entre 10h-12h e 15h-17h Colégio Cesário Verde

PISCINA MUNICIPAL DO VALE FUNDãO

15h30

Cerimónia Oficial da Passagem da Gestão da Piscina do Vale Fundão ao Clube Oriental de Lisboa, com a presença do Presidente da Câmara de Lisboa.

Tel.: 218 310 350 e-mail: info@jf-marvila.pt

Dia 5

Tel.: 218 310 350 e-mail: info@jf-marvila.pt

Dia 18

SALãO DE FESTAS DO VALE FUNDãO

21h30

Festa de Carnaval da ACULMA.

POLIDESPORTIVO DO VALE FUNDãO

Tarde

Dia de múltiplas atividades de várias instituições. Inauguração do Poli- desportivo do Vale Fundão, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Tel.: 218 310 350 e-mail: info@jf-marvila.pt

Dia 11

SEMANA DOS AFETOS

Bairro dos Alfinetes e Salgadas e Bairro Marquês de Abrantes.

9 e 10 fevereiro:

Ateliês para elaboração de traba- lhos sobre os afetos

13 e 14 fevereiro:

Visionamento do filme UP Altamente 14, 15 e 16 fevereiro:

Ação de Sensibilização da PSP 17 fevereiro:

Caminho dos afetos

NOTA: mais informações na pág. 15 Tel.: 218 310 350

e-mail: info@jf-marvila.pt

Dias 13 a 17

PorTUGaL – BraSiL

é o TeMa do carnaVaL 2011

N

o próximo dia 17 de fevereiro a Junta de Freguesia de Marvi- la organiza mais um desfile de Carnaval, desta vez sob o tema

“Portugal-Brasil”, a propósito do novo Acordo Ortográfico.

Este Carnaval tem a concentração marcada para as 10h00 no início da Avenida Paulo VI e estão convidadas crianças a partir dos 3 anos e que pode ter adultos até aos 93. Depois do encontro entre todos dar-se-á início a um desfile e concurso de máscaras. Este ano a novidade tem a ver com o facto de os três primeiros lugares deste concurso irão representar a autarquia no desfile da Câmara Municipal de Lisboa.

Desfile de Carnaval

17 de Fevereiro Av. Paulo VI 10h : Concentração 10h30: Inicio do desfile

Aberto a toda a população

Tema Portugal/Brasil

Organização

JF Marvila Concurso: Inscrição na JFM Até 11 de Fevereiro

Referências

Documentos relacionados

Solidariedade Imigrante Junta de Freguesia Ajuda Junta de Freguesia Alcântara Junta de Freguesia Alto do Pina Junta de Freguesia Alvalade Junta de Freguesia Ameixoeira Junta

Municípios de Vale do Douro sul para instalação da Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos de Paúves - Cinfães), sito nos limites do lugar de Santa

A secretária informou o executivo que foi enviado e-mail, à empresa responsável, pedindo alguns esclarecimentos acerca do assunto, nomeadamente, qual o tipo e tamanho da sonda

Na tenda da Junta de Freguesia de Marvila, irão estar os projectos da JFM: Programa Marvila Empreendedora, Conselho Marvilense, Conselho Educativo de Marvila,

1- Para efeitos do disposto diploma, considera-se esplanada a instalação na via pública de mesas e cadeiras destinadas a apoiar exclusivamente estabelecimentos de hotelaria

No dia seis de Agosto de dois mil e dezanove, na sala de reuniões do edifício da Junta de Freguesia de Benavente, onde se encontrava pelas dezoito horas e trinta

--- PONTO OITAVO: --- “Eleição de um Presidente de Junta de Freguesia representante das Juntas de Freguesia para integrar o Conselho Municipal de Educação de

Assunto: Apresentação de requerimento solicitando autorização para colocação de pedra mármore no coval nº 38 zona S, sito no Cemitério de Benavente. INFORMAÇÃO Nº 22