• Nenhum resultado encontrado

C O L É G I O E Q U I P E M U R I A É Ensino Fundamental/ Ensino Médio/ Pré-Vestibular

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C O L É G I O E Q U I P E M U R I A É Ensino Fundamental/ Ensino Médio/ Pré-Vestibular"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

C O L É G I O E Q U I P E M U R I A É

Ensino Fundamental/ Ensino Médio/ Pré-Vestibular

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

SOCIOLOGIA 1º ANO 4º BIMESTRE

1) RESOLVA ESTA LISTA INTEIRA – ELA É A BASE PARA A PROVA.

2) TRABALHO: ESCOLHA 10 DOS 20 EXERCÍCIOS QUE VOCÊ RESOLVEU E COPIE A ALTERNATIVA INTEIRA –

NÃO PODE HAVER ABREVIAÇÕES, 3 POTINHOS... TODA A ALTERNATIVA

1)(UNEAL mod.) Leia a frase para responder à questão. Fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas, que permitem a circulação de ideias, mensagens, pessoas e mercadorias num ritmo acelerado, e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo.

A descrição revela o fenômeno da a) conurbação.

b) metropolização. c) globalização. d) revolução industrial. e) favelização.

2. (UEMG)A atual fase da evolução capitalista é denominada: Globalização. Assinale a afirmativa incorreta sobre esse fenômeno. A) O espaço mundial tende a ficar cada vez mais homogêneo, pois tem acentuado as diferenças entre os países.

B) Acelera o processo competitivo avançado na informatização, automatização e na robotização das atividades produtivas.

C) Preocupa-se com a eliminação de barreiras entre nações, enfraquecendo as grandes corporações econômicas e fortalecendo o Estado. D) É marcado pela mundialização da produção, da circulação e do consumo.

3)(ENEM mod.) Um dos maiores problemas da atualidade é o aumento desenfreado do desemprego. O texto abaixo destaca esta situação.

O desemprego é hoje um fenômeno que atinge e preocupa o mundo todo. (...) A onda de desemprego recente não é conjuntural, ou seja, provocada por crises localizadas e temporárias. Está associada a mudanças estruturais na economia, daí o nome de desemprego estrutural.

O desemprego manifesta-se hoje na maioria das economias, incluindo a dos países ricos. A OIT estima em 1 bilhão – um terço da força de trabalho mundial – o número de desempregados em todo o mundo em 1998. Desse total, 150 milhões encontram-se abertamente desempregados e entre 750 e 900 milhões estão subempregados.

([CD-ROM] Almanaque Abril 1999. São Paulo: Abril.)

Pode-se compreender o desemprego estrutural em termos da internacionalização da economia associada

a) ao setor industrial que passa a produzir menos, buscando enxugar custos provocando, com isso, demissões em larga escala.

b) ao setor de serviços que se expande provocando ondas de desemprego no setor industrial, atraindo essa mão-de-obra para este novo setor. c) a uma economia desaquecida que provoca ondas gigantescas de desemprego, gerando revoltas e crises institucionais.

d) a novas formas de gerenciamento de produção e novas tecnologias que são inseridas no processo produtivo, eliminando empregos que não voltam. 4)(Enem 2012) A marcha galopante das tecnologias teve por primeiro resultado multiplicar em enormes proporções tanto a massa das notícias que circulam quanto as ocasiões de sermos solicitados por elas. Os profissionais têm tendência a considerar esta inflação como automaticamente favorável ao público, pois dela tiram proveito e tornam-se obcecados pela imagem liberal do grande mercado em que cada um, dotado de luzes por definição iguais, pode fazer sua escolha em toda liberdade. Isso jamais foi realizado e tende a nunca ser. Na verdade, os leitores, ouvintes, telespectadores, mesmo se se abandonam a sua bulimia*, não são realmente nutridos por esta indigesta sopa de informações e sua busca finaliza em frustração. Cada vez mais frequentemente, até, eles ressentem esse bombardeio de riquezas falsas como agressivo e se refugiam na resistência a toda ou qualquer informação.

O verdadeiro problema das sociedades pós-industriais não é a penúria**, mas a abundância. As sociedades modernas têm a sua disposição muito mais do que necessitam em objetos, informações e contatos. Ou, mais exatamente, disso resulta uma desarmonia entre uma oferta, não excessiva, mas incoerente, e uma demanda que, confusamente, exige uma escolha muito mais rápida a absorver. Por isso os órgãos de informação devem escolher, uma vez que o homem contemporâneo apressado, estressado, desorientado busca uma linha diretriz, uma classificação mais clara, um condensado do que é realmente importante.

(*) fome excessiva, desejo descontrolado. (**) miséria, pobreza.

VOYENNE, B. Informação hoje. Lisboa: Armand Colin, 1975 (adaptado).

Com o uso das novas tecnologias, os domínios midiáticos obtiveram um avanço maior e uma presença mais atuante junto ao público, marcada ora pela quase simultaneidade das informações, ora pelo uso abundante de imagens. A relação entre as necessidades da sociedade moderna e a oferta de informação, segundo o texto, é desarmônica, porque

a. o ser humano precisa de muito mais conhecimento do que a tecnologia pode dar.

b. o problema da sociedade moderna é a abundância de informações e de liberdade de escolha. c. o jornalista seleciona as informações mais importantes antes de publicá-las.

d. a oferta é incoerente com o tempo que as pessoas têm para digerir a quantidade de informação disponível.

5)(UEM mod.) “Os tempos mudaram, porque a informação pode agora mover-se independentemente dos corpos físicos. Com isso, a velocidade das comunicações já não é mantida pelos limites a ela impostos por pessoas e objetos materiais. Para todos os fins práticos, a comunicação é agora instantânea, e, assim, as distâncias não importam, pois qualquer canto do globo pode ser alcançado ao mesmo tempo. No que diz respeito ao acesso e à propagação da informação, ‘estar perto’ e ‘estar longe’ já não tem a importância de outrora.” (BAUMAN, Z. e MAY, T. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010, p. 178-179).

Considerando a citação e os estudos sociológicos sobre a globalização, assinale a alternativa correta.

A) Os processos de globalização modificam radicalmente as relações de poder, pois se estabelecem a partir dos desequilíbrios socioeconômicos e das desigualdades existentes.

B) Todas as economias nacionais participam igualmente, em termos de compromisso e de vantagens, do processo de globalização.

C) As sociedades globalizadas alcançaram um padrão de bem-estar e de desenvolvimento social nunca antes visto na história, pois conseguiram emancipar as pessoas.

(2)

6)(Unesp-2014)

A partir das charges, que abordam a realização dos chamados “rolezinhos”, questões importantes relativas às condições de vida e à apropriação do espaço urbano pelas diferentes classes sociais no Brasil são evidenciadas. Dentre os aspectos tratados nas charges, destacam-se

a) a exclusão socioespacial e o acesso restrito da população de classes sociais com alta renda aos espaços de consumo públicos. b) a integração socioespacial e o acesso irrestrito da população de diferentes classes sociais aos modernos espaços de consumo privados. c) a segregação socioespacial e o acesso privilegiado da população de classes sociais com renda mais elevada aos espaços de consumo privados. d) a segregação socioespacial e o acesso restrito da população definida como “nova classe média” aos espaços de consumo públicos.

7)(UEM) Sobre a Revolução Tecnológica em curso em nossa sociedade, é correto afirmar, a partir de uma perspectiva sociológica, que

a) a possibilidade de que a inteligência artificial implantada em certos robôs e computadores se torne tão desenvolvida e complexa quanto a dos seus criadores pode ficar exclusivamente a cargo dos especialistas não necessitando ser discutida por todos os setores sociais.

b) a substituição tecnológica nos campos da comunicação e da realização de tarefas pode transformar profundamente a sociabilidade, a cultura e o modo de organizar a vida pessoal.

c) as máquinas, de mais alta tecnologia, não estão sujeitas a panes e a violações de segurança, não representando riscos aos sistemas de segurança pública, de saúde, de comunicação, de prestação de serviços essenciais e de gerenciamento de recursos.

d) as transformações decorrentes do uso de alta tecnologia nas comunicações e na realização de tarefas representam um avanço que coloca as sociedades ocidentais à frente das outras.

(3)

8)( ENEM-2013 mod.) Disneylandia

Multinacionais japonejas instalam empresas em Hong- Kong

E produzem com matéria-prima brasileira Para competir no mercado americano […]

Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné

Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul

[…]

Crianças iraquianas fugidas da guerra

Não obtêm visto no consulado americano do Egito Para entrarem na Disneylandia

ANTUNES, A Disponível em: www.radio.uol.com.br Acesso em: fev 2013 (fragmento).

Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações: A) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo.

B) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais. C) Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias. D) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.

9)(ENEM 2009)

Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na economia global deram-se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento. BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo? Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, n°1 jan./fev. 2007 (adaptado).

Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que

A) A inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.

B) Os fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica. C) As novas tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as populações que as incorporam em seu dia a dia. D) Os tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.

10)(Enem- 2013 mod.) Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas ascondições para viver nesse espaço.

MARICATO. E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis Vozes. 2001.

A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a) A) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.

B) direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços. C) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida. D) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores. 11)(ENEM) Você está fazendo uma pesquisa sobre a globalização e lê a seguinte passagem, em um livro: A SOCIEDADE GLOBAL

As pessoas se alimentam, se vestem, moram, se comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços mundiais, utilizando mercad orias produzidas pelo capitalismo mundial, globalizado. Suponhamos que você vá com seus amigos comer Big Mac e tomar Coca-Cola no Mc Donald’s. Em seguida, assiste a um filme de Steven Spielberg e volta para casa num ônibus de marca Mercedes. Ao chegar em casa, liga seu aparelho de TV Philips para ver o videoclip de Michael Jackson e, em seguida, deve ouvir um CD do grupo Simply Red, gravado pela BMG Ariola Discos em seu equipamento AIWA.

Veja quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse seu curto programa de algumas horas. Adap. Praxedes et alli, 1997. O MERCOSUL. SP, Ed. Ática, 1997.

Com base no texto e em seus conhecimentos, marque a resposta correta.

a) A cultura, transmitida por empresas transnacionais, tornou-se um fenômeno criador das novas nações.

b) A globalização do capitalismo neutralizou o surgimento de movimentos nacionalistas de forte cunho cultural e divisionista. c) Empresas transnacionais pertencem a países de uma mesma cultura.

d) O capitalismo globalizado atinge apenas a Europa e a América do Norte.

e) O capitalismo globalizado está eliminando as particularidades culturais dos povos da terra.

12)(UFU) Cientistas sociais reconhecidos têm apontado algumas contradições dos processos da globalização com fortes impactos sobre as identidades e culturas nacionais. Estes sugerem que ocorrem dois processos: tanto a tendência à autonomia nacional e aos particularismos culturais, que mantêm a heterogeneidade, quanto a tendência globalizante, que força a homogeneidade cultural, conforme HALL, Stuart. A Identidade cultural na

pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 1999, p. 68-69.

Com base no argumento acima, assinale a alternativa que apresenta uma hipótese sociológica teoricamente INCORRETA sobre a heterogeneidade da produção cultural nas sociedades capitalistas contemporâneas.

a) A produção cultural apresenta uma grande heterogeneidade de sujeitos produtores e consumidores, pela propriedade e disponibilidade geral dos meios técnicos para reprodução de quaisquer sistemas simbólicos, como se comprova pelo acesso generalizado à televisão e à comunicação informatizada da Internet.

b) As identidades nacionais e outras identidades particulares, como as de classe, de gênero, de etnia e de religião, estão sendo reelaboradas e até reforçadas como expressão de resistência à globalização e à homogeneização das culturas, demarcando uma das contradições apontadas pelos cientistas sociais.C) c) As identidades nacionais estão em declínio, mas novas identidades híbridas estão surgindo, pois todas as identidades, por definição, são formadas por

representações simbólicas historicamente condicionadas, face a sociedades diferentes. Estas resultam de comunidades unitárias imaginadas, mitos fundacionais e tradições inventadas.

(4)

d) D)As identidades nacionais sofrem certo declínio como resultado da tendência de homogeneização cultural, promovida pelo aumento da circulação de mercadorias e dos sistemas simbólicos dominantes, que são mediados pelos agentes detentores dos meios de comunicação massivos, atualmente informatizados e internacionalizados.

13)(UNIOESTE) O fim do regime soviético e a queda do muro de Berlim foram fatos históricos que marcaram o nascimento de um novo período caracterizado pela expansão do capital fictício, do consumismo e das políticas neoliberais. No interior de um mundo em rápida transformação, a globalização pode ser considerada como o principal veículo de transmissão das novas tendências políticas, econômicas e sociais.

Assim, sobre a globalização é o correto afirmar que

a) as diversas tentativas de valorização das tradições e dos valores regionais não possuem relação com os processos de globalização, já que as mesmas representam a manutenção das identidades locais.

b) a globalização, que é denominada muitas vezes de mundialização de capitais, é um fenômeno fundamentalmente econômico, que possui pouco impacto em outras dimensões da vida social.

c) a globalização é um fenômeno chave para a compreensão da atual fase do capitalismo por envolver simultaneamente as dimensões política, econômica e cultural.

d) a globalização é um fenômeno caracterizado exclusivamente pela expansão de padrões culturais homogêneos, garantidores do consumo em massa e da construção de uma identidade única.

e) a globalização atinge todos os países de forma equivalente. Nações que até pouco tempo atrás eram fechadas foram invadidas por novos valores e por uma nova cultura, transformando-se em nações democráticas, como ocorreu, por exemplo, nos casos da Coreia do Norte e do Irã.

14)(ENEM) O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política. Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.

(Adaptado de Ciência e Cultura, 2004)

De acordo com o texto, o hip-hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características a) A valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.

b) A integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso. c) A ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista. d) A alienação política e a preocupação com o conflito de gerações. e) A afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens.

15)(UEM) “Para atuar sobre as migrações internacionais no século 21, é preciso entender como a globalização afeta os deslocamentos espaciais da população. O migrante vive no mundo onde a globalização dispensa fronteiras, muda parâmetros diariamente, ostenta luxos, esbanja informações, estimula consumos, gera sonhos e, finalmente, cria expectativas de uma vida melhor. Entretanto, a globalização é parcial e inacabada, e isso afeta as migrações de várias maneiras. O resultado é que a globalização apresenta dificuldades e morosidades no cumprimento de suas promessas. Muitos países crescem pouco ou nada e, enquanto isso, as disparidades entre ricos e pobres aumentam. Porém, enquanto o capital financeiro e o comércio fluem livremente, a mão de obra se move a conta gotas”. (MARTINE, George. A globalização inacabada: migrações e pobreza no século 21. São Paulo em Perspectiva, vol.19, no.3, p.3, jul./set. 2005.)

Considerando o que se diz na citação acima, assinale a alternativa incorreta:

a) As migrações permitem o crescimento dos países pobres, pois, ao se deslocarem de um país para outro, esses imigrantes, quando retornam, trazem consigo riquezas e experiências que permitirão o desenvolvimento de seus países de origem.

b) As melhorias sociais globais não têm acompanhado o crescimento vertiginoso do capital financeiro e do comércio mundial.

c) A globalização tem afetado todos os habitantes do planeta, de um modo ou de outro, independentemente se residem em países ricos ou pobres e se estão ou não em processo de migração.

d) A globalização facilita os deslocamentos pelas cidades, estados e países, aumentando consideravelmente o fluxo migratório.

e) A globalização é uma força poderosa no novo sistema mundial, sendo determinante no curso da história contemporânea da humanidade, definindo novas oportunidades, bem como novos problemas sociais.

16) Assinale o conceito abaixo que melhor define a expressão “metropolização”:

e) Caracteriza o processo de redução no crescimento de uma metrópole em detrimento do crescimento de pequenas e médias cidades. d) Representa o fenômeno em quem uma região metropolitana exerce influência sobre outra.

c) É o processo de constituição de expansão de uma metrópole e sua área de influência. b) É o mesmo que urbanização.

a) Designa a formação de uma cidade, seja ela de grande, médio ou pequeno porte.

17)(UNIFESP) No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram: A) metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvador.

B) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba.

C) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. D) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

E) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto.

18)O termo “metropolização” desvela o processo de constituição da metrópole, hoje, um processo que contempla a extensão da constituição da sociedade urbana traduzida enquanto prática socioespacial. Nesta dimensão a reprodução ganha um sentido prático – revela-se no plano do vivido e do lugar, ao mesmo tempo em que o modo como ocorre a articulação entre os planos do mundial e do local, pela mediação da metrópole. Esse conjunto de transformações revela as mudanças do processo de reprodução social em sua totalidade.

CARLOS, A. F. A. São Paulo: dinâmica urbana e metropolização. Revista Território - Rio de Janeiro - Ano VII – nº11, 12 e 13 - set./out., 2003. p.78. Entre os elementos constitutivos do adensamento urbano e da metropolização, o principal é:

A) a criação de zonas e feiras de comércio B) a industrialização

C) a modernização dos transportes D) a formação de espaços globais E) a conurbação das cidades

19)(PUC-SP) É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada p ela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que:

A) elas estão com o seu crescimento paralisado, sofrendo, em alguns casos, encolhimento, em função de novas políticas de planejamento. B) apenas uma delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no Brasil houve uma urbanização metropolitana. c) elas são aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países pobres áreas urbanas de grande porte.

(5)

D) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais.

E) não são aglomerações tão grandes como as de outros países, porque elas são fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo. 20)(ENEM/MEC) A leitura exercício acima ajuda você a compreender que:

I. a globalização é um processo ideal para garantir o acesso a bens e serviços para toda a população. II. a globalização é um fenômeno econômico e, ao mesmo tempo, cultural.

III. a globalização favorece a manutenção da diversidade de costumes. IV. filmes, programas de TV e música são mercadorias como quaisquer outras.

V. as sedes das empresas transnacionais mencionadas são os EUA, Europa Ocidental e Japão. Destas afirmativas estão corretas:

A) III, IV e V, apenas. B) I, III e IV, apenas. C) II, III e IV, apenas. D) II,IV e V, apenas. E) I, II e IV, apenas.

Referências

Documentos relacionados

Como os recursos do projeto são descritos semanticamente, agentes podem ser desenvolvidos para auxiliar na interpretação do seu significado e realizar tarefas do projeto

sociedade. O ideal de razão pública obviamente não se aplica a essa esfera, porém, funciona como balizador das relações familiares e da construção de

A partir do que foi estudado sobre o conhecimento científico, leia as proposições abaixo e marque a alternativa correta.I - O conhecimento científico é aquele que resulta da

Tabela 2 – Atividades desenvolvidas na área de medicina veterinária preventiva durante o Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária na empresa

conscienciais; as parapercepções das consciexes; as vibrações do estado vibracional (EV); as ma- nobras bioenergéticas profiláticas; as autorretrocognições; a memória

A contribuição mensal de cada Agente será calculada com base no somatório de duas parcelas de votos, sendo elas, a parcela fixa, que consiste em um total de cinco

20h – Espetáculo Teatral Vivendo Paranaguá Cia Quiproquo Local: Cine Teatro Rachel Costa.. 20h30 – Espetáculo Teatral A Diretoria

o objetivo deste trabalho épropor uma padronização de ficha clínica para ser utilizada na especialidade de Cirurgia Plástica. O modelo de ficha proposto atenderia a maioria