• Nenhum resultado encontrado

MENSAGEM DO GOVERNADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MENSAGEM DO GOVERNADOR"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ROTARY INTERNATIONAL Presidente de RI John Germ Diretor José Ubiracy Silva Secretário Geral John Hewko

Presidente Indicado 2017/2018 Ian H.S. Riseley

Rotary International Brazil Office Gerente: Celso Fontanelli E-mail: celso.fontanelli@rotary.org Endereço: Rua Tagipurú, 209 Bairro Funda - Cep. 01.156-000 São Paulo - SP

Fone: 55 11 3826.2966 Fax: 55 11 3667.6575 www.rotary.org.br

Supervisora, Suporte a Clubes e Distritos Débora de Oliveira Watanabe E-mail: debora.watanabe@rotary.org EQUIPE DISTRITAL ROTARY 4700 Governador GIOVANI SPAGNOL RC Ibiraiaras Fone Celular: (54) 99999-1377 Fone Comercial: (54) 3355-1832 E-mail: giovanidt180@hotmail.com Secretária Geral

Tânia Borges Visentin

E-mail: secretariatania4700@gmail.com Mirele Capelari

E-mail: mirelecapelari@hotmail.com Tesouraria

Ildomar Antônio Sauer E-mail: ildomar@brturbo.com.br Raul Magrin Leonardelli E-mail: raul@thalles com.br Governadores Assistentes

Antônio Juares F de Matos – Coordenador André Gustavo Alves dos Santos – Área 1 Nelço Angelo Tesser – Área 2

Luiz Masiero – Área 3 Roni Roberto Grechi – Área 4

Luiz Celeste de Roque Fornari Fassina – Área 5 Edson Gomes Benedet – Área 6

Marcelo Roberto Zeni – Área 7 Volnei Foschiera – Área 8 Cleomar Dal Piva – Área 9 Marino Antônio Bordin – Área 10 Gilmar Antônio Barro – Área 11 José Elias Massabki – Área 12 Governador Eleito 2017/18 Luiz Acorsi

RC Erechim – Boa Vista PROJETO GRÁFICO Arte & Fato Comunicação

Endereço: Rua Ver. Antonio Reali, 555 Jardim dos Pampas - Vacaria - RS Fone (54) 3232-4499

Site: www.arteefatocomunica.com.br E-mail: contato@arteefatocomunica.com.br Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016 - Informativo Mensal do Distrito 4700 de Rotary International

MENSAGEM DO

GOVERNADOR

Outubro é o mês do Desenvolvimento Econômico e Comuni-tário, mas não posso deixar de falar sobre um assunto acredito eu que seja mais importante, que é o câncer de mama. Já que para desenvolvi-mento econômico e comunitário precisamos de pessoas nada mais justo que trazer este assunto.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Ou-tubro Rosa é comemorado em todo o mundo desde o início da década de 90 e foi criado exatamente para ampliar a conscientização sobre a ocor-rência do câncer de mama e a necessidade de prevenção. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. O diagnóstico precoce é a arma mais importante para vencer a doença. Se a mensagem ainda não foi captada pela maioria das mulheres, é nossa missão repetir de novo, só assim conseguiremos evitar que o câncer se torne tão agres-sivo e isto está em nossas mãos.

As instituições brasileiras estão engajadas na causa! Hospitais públicos e particulares, governos, ONGs, formadores de opinião e as mulheres como um todo, principalmente as que já passaram pelo Câncer de Mama ou tiveram alguém próximo que sofreu com ele. Este é o papel de cada um de nós Rotarianos, já que estamos dentro de uma comuni-dade e na maioria das vezes fazemos parte além do ROTARY, trabalha-mos em hospitais ou estatrabalha-mos próximo a quem trabalha, imprensa falada escrita e televisionada, com certeza somos formadores de opinião, tenho certeza que todos já vivenciaram de alguma forma alguém com câncer e sabe quanto doloroso é, tanto para pessoa quanto para família.

Também não posso esquecer de mandar um recado aos compa-nheiros, que façam o exame da próstata, sabemos que tão preocupante é o câncer de mama quanto o câncer da próstata.

Grande abraço a todos! Giovani Spagnol

Governador Rotary 4700

(2)

02

MENSAGEM DO

PRESIDENTE

Em 1979, James Bomar Jr., o então presidente do Rotary, foi às Filipinas naquele que foi o período que marcou o começo do nosso envolvimento na luta contra a pólio. Após depositar as duas gotas da vacina na boca de um bebê, ele sentiu alguém puxando a barra da sua calça. Ao olhar para baixo, seus olhos encontraram os do irmão daquele bebê, que lhe disse “Obrigado, obrigado Rotary!”.

Antes de embarcarmos no combate a essa doença, a pólio atacava 350.000 pessoas por ano, sobretudo crianças. Aquele garoto filipino sentia na pele o que era ter que con-viver com doença e sabia o bem que o Rotary estava fazendo ao seu irmãozinho. Hoje, 31 anos depois do lançamento do Pólio Plus, as crianças do mundo inteiro, com exceção de dois países, estão crescendo sem conhecer e temer a paralisia infantil. Em vez de regis-trarmos 1.000 novos casos de poliomielite diariamente, estamos com menos de um por semana. Com a diminuição do medo da pólio, também diminui a conscientização sobre a doença. Agora, mais do que nunca, é essencial mantermos o nível de conscientização alto e colocarmos a erradicação deste mal no topo da lista de prioridades de saúde pública dos nossos go-vernos. Temos que alertar o mundo de que o trabalho ainda não terminou, e que continuaremos com a mão na massa até o fim.

Em 24 de outubro, aumentaremos a conscientização global com mais um evento especial em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Pólio. Junte-se a mim e a milhares de rotarianos durante a transmissão ao vivo desse evento, às 18h00, diretamente da sede do Centro Norte-Americano de Controle e Pre-venção de Doenças (CDC), em Atlanta.

Esta-rei ao lado do diretor do CDC, Tom Frieden, de especialistas e apresentadores motivacio-nais falando sobre aspectos científicos do vírus, parcerias, progresso e histórias inspira-doras. Você também pode realizar um evento no seu clube, na sua comunidade ou pela in-ternet. Temos várias ideias e materiais no site endpolio.org/pt/worldpolioday, inclusive o formulário para você registrar seu evento.

O momento não podia ser melhor para fazer parte do Rotary. Estamos percorrendo os últimos metros da longa pista de corrida do Pólio Plus e logo daremos as boas-vindas a um mundo sem poliomielite. Temos a chance única de Eliminar a Pólio Agora colocando o Rotary a Serviço da Humanidade.

John Germ Presidente de RI 2016-17

(3)

03

MENSAGEM DO DIRETOR

José Ubiracy Silva

Diretor de Rotary International 2015-2017

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016

Há poucos dias, concluímos o vito-rioso Instituto Rotary Brasil, no Recife, Per-nambuco, que teve as prestigiosas presenças do simpático casal John Germ e Judy, e do futuro Chairman da Fundação Rotária, Paul Netzel, que circularam em todos os eventos do Instituto, criando um clima de simpatia e cordialidade, o que muito nos honrou. Tive-mos, também, a participação de mais de 1.200 governadores(as) e rotarianos(as) incluindo seus cônjuges, de todas as partes do Brasil, e alguns de países sul-americanos e até de Por-tugal. A todos, manifesto o meu especial agra-decimento, extensivo ao querido EDRI Mário de Oliveira Antonino, Chairman deste insti-tuto.

Fico feliz em transmitir esta infor-mação, desejando que o mesmo êxito seja obtido pelo Instituto Rotary dos sete países das Zonas 23 B e C, no Equador-Guayaquil 2016, do qual também sou o convocador, a realizar-se nos dias 27 a 29 de outubro, con-gregando os companheiros das referidas zo-nas, e para o qual estendo a todos o convite de participação, tendo em vista que todas as providências já foram tomadas pela eficiente Coordenação do ex-governador e Chairman German Yepez, para garantir o sucesso do In-stituto. Estaremos todos congregados, temos certeza, em torno do mesmo ideal de Servir, e dispostos a dar tudo para que sejam cumpri-das integralmente as metas fixacumpri-das pelo nosso presidente John Germ, com seu atraente lema Rotary a Serviço da Humanidade.

Este ano, ocorrerá o Centenário da nossa Fundação Rotária – Fazendo o bem no mundo – um grande momento que nos leva a refletir sobre a responsabilidade que temos com o Ideal de Servir, objetivo maior da nossa instituição, desde que alcancemos a expansão

INSTITUTO ROTARY DO BRASIL

RECIFE E O DESENVOLVIMENTO DO ROTARY

ideal dos nossos clubes.

Chamo a atenção para nossa permanente pre-ocupação com o Desenvolvimento do Quadro Associativo, uma vez que é crítica a situação de mais de 50% dos clubes, que se mantém abaixo de 20 sócios em todos os distritos, sob minha jurisdição. Ainda, para conhecimen-to de conhecimen-todos informo que paira uma grande ameaça de redistritamento, porque não fomos capazes de fazer com que os clubes atinjam o limite mínimo de 20 sócios, uma meta não tão difícil de atingir, objeto de uma campanha es-timuladora e que venho encetando há um ano e dois meses com o projeto de conhecimento de todos “Meu Clube é 20”.

Precisamos mostrar em nossas zonas que é possível crescer, com um Rotary melhor, para comunidades melhores, para um futuro mel-hor, porque servir à humanidade é a melhor obra de uma vida, como diz o lema do nosso presidente.

(4)

04

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016

MENSAGEM DO

GOVERNADOR ASSISTENTE

Rony Roberto Grechi Governador Assistente Rotary 4700 | 2016-17

Chegamos ao final de mais um ano do calendário, porém os dias seguem nos trazendo as mesmas datas comemorativas e aniversários a brindar e certamente os mes-mos desafios; mesmes-mos desafios? ... Alguns sim, mas muitos desafios se renovam como nos mostrou este ano que finda, com as “cri-ses”, problemas mundiais e nacionais que ocorreram , refletindo-se automaticamente em nossa comunidade local, atingindo a nós Rotarianos de forma positiva, ao nos incitar a buscar soluções que possam dar respostas ao atendimento das necessidades que surgem, principalmente às populações mais carentes. E ao vermos um sorriso estampado nas crian-ças, jovens e adultos que resgatam sua digni-dade ou atingem um objetivo através de nosso trabalho, nos renovamos também; pois, com estas experiências nos tornamos pessoas me-lhores e fica a certeza de termos atingido uma pequena parcela de nossa missão “DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI”, buscando a igualdade e a fraternidade universal.

Com esta vontade que nos propuse-mos ao ingressar no Rotary Internacional, de fazer do mundo um lugar melhor, com o es-pírito Rotário de equipe e companheirismo, com a mensagem Natalina , que se aproxima - de renascimento e renovação - deixo meu

afetuoso abraço aos companheiros e compa-nheiras e o desejo que permaneçamos entu-siasmados e fortes na nossa jornada a Serviço da Humanidade, com as bênçãos do Criador - o Arquiteto do Universo.

BOAS ATIVIDADES ROTÁRIAS!

Aos Estimados Companheiros e Companheiras

Rotarianos do Distrito 4700

(5)

05

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016

ROTARACT

O Rotaract Club é um progra-ma de Rotary destinado a jovens com faixa etária de 18 a 30 anos que partici-pam de projetos voluntários voltados às áreas de enfoque do Rotary, sendo eles seis os principais, paz e preven-ção/resolução de conflitos, prevenção e tratamento de doenças, recursos hídri-cos e saneamento, saúde materno-in-fantil, educação básica e alfabetização e desenvolvimento econômico e co-munitário. Chamados de rotaractianos, somam mais de 220 mil associados

pre-UM PROGRAMA DE EXPANSÃO DO ROTARY

sentes em 9,5 mil clubes pelo mundo. É importante salientar que as infor-mações recém citadas, não são novi-dade, ou ao menos não deveria ser novidade a nenhum rotariano/a, haja vista o programa ter praticamente 50 anos e estar presente em quase todos os Distritos (540) de Rotary. Com ol-har sério voltado para o futuro, o Ro-tary International anualmente amplia suas metas em relação aos Programas de Novas Gerações, incentivando a fundação de novos clubes de Rotaract e de Interact, que expande e atinge públi-cos específipúbli-cos nas comunidades em que o Rotary está inserido.

Por ser um programa voltado a jovens de 18 a 30 anos, o Rotaract trabalha integralmente com um público jovem, que está entrando na universidade e preparando-se para o mercado de tra-balho, especializando-se e profissional-izando-se. É um público formador de opinião, criativo, em constante movi-mento, capaz de adentrar em espaços que o Rotary por si só tem dificuldade

de estar presente. Onde há um rotarac-tiano, o programa é citado em exem-plos de ações, projetos, oratória, for-mação de líderes e trabalho em equipe. Desta forma, o Rotaract amplia os hori-zontes do Rotary, torna a organização conhecida e abre as portas para um futuro rotariano. Onde há um Rotaract o Rotary se expande e desenvolve mais ações/projetos voltados às áreas de en-foque do Rotary.

O Distrito 4700 conta atualmente com 21 clubes de Rotaract e a Represen-tação Distrital de Rotaract trabalha ativamente com a Governadoria para expandir o programa a mais clubes de Rotary do Distrito, pois queremos que a família rotária do Distrito 4700 con-tinue a crescer e a se fortalecer, aproxi-mando-se ainda mais do público jovem de sua comunidade. Encorajamos o seu Rotary a ser parceiro de um Rotaract Club. #Rotaryasserviçodahumanidade, #Boasaçõesahumanidade

Outubro Rosa

Rotaract de Soledade

Na manhã do dia 15 de

outubro, os membros do

Rotaract Club de Soledade

realizaram uma ação para

conscientização do câncer

de mama em atenção as

atividades do “Outubro

Rosa”.

(6)

06

Ano 01 - N° 03 - Setembro 2016

No último dia 08 de outubro, o Ro-taract Club de Lajeado - Integração realizou o projeto do Dia das Crianças onde 18 crianças da escola São João Bosco do bairro Conservas, pu-deram desfrutar de uma manhã especial.

O cedelinho iniciou os trabalhos, bus-cando as crianças na escola e levando-as ao Ho-tel Zallon onde foram recepcionadas com um maravilhoso café da manhã. Também puderam conheceram as dependências do Hotel.

Após, foram ao Shopping, onde pud-eram assistir o filme Cegonhas em uma sessão reservada especialmente para elas.

No retorno à escola, as crianças foram presenteadas com um kit de higiene pessoal doadas por padrinhos especiais.

Agradecemos à parceria do CDL Lajeado, Hotel Zallon, Shopping Lajeado, Arcoplex Cinema e aos padrinhos especiais.

O Rotaract Club de Sananduva rea-lizou nos dias 15 e 22 de outubro o projeto “Doe Sangue, Salve Vidas” em que leva inter-essados para doação de sangue até Passo Fundo. O projeto teve apoio da Pre-feitura Municipal e Hos-pital Beneficente São João de Sananduva. A felicidade de alguém pode depender de uma atitude sua, doe sangue e mude uma vida!

DIA DAS CRIANÇAS

Rotaract Lajeado Integração

DOAÇÃO DE SANGUE

Rotaract de Sananduva

(7)

07

Ano 01 - N° 03 - Setembro 2016

ESPAÇO CLUBES - ÁREA 03

MAIOR PROJETO HUMANÍSTICO DA

HISTÓRIA DA CIDADE É PROMOVIDO

PELO RC GUAPORÉ

Com o objetivo de envolver a co-munidade de Guaporé sob o espírito do lema rotário ano 2015-2016

(SEJA UM PRESENTE PARA O MUNDO) Inspirados em K. R. Ravindran presidente do RI ano 2015-2015, que em sua mensagem aos clubes do mundo in-teiro, enfatizava que era preciso melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O clube concluiu que a melhor ma-neira de atinguir este objetivo, seria através de atos de caridade, pois desta forma, tan-to os que promovem a caridade como os beneficiados conquistariam a sensação de FELICIDADE e paz de espírito.

A metodologia empregada foi criar uma lista telefônica, onde a compra de um anúncio se transformaria em uma doação. A meta do projeto era de em duas edições, recolher fundos para beneficiar três importantes entidades locais.

A criação do GUIA DO BEM GUA-PORÉ

Uma campanha de marketing, foi elaborada com o intuito de envolver e es-clarecer a sociedade.

Em meados de outubro de 2015 lançou-se officialmente o projeto.

A cidade inteira foi convidada a se fazer presente neste dia. Os poderes Execu-tivo, Legistativo e Judiciário, assim como as entidades mais representativas, formaram a mesa de honra. Mais de duzentos resentantes da comunidade estavam lá pre-sentes.

No discurso de Lançamento o en-tão presidente companheiro Edmárcio Maffacioli enfatizava que o GUIA DO

O Guia do Bem “ Atenda esta chamada”

BEM era muito mais que uma lista telefônica, UM VERDA-DEIRO ATO DE AMOR!

Que ao atender a chamada deste projeto, todos seriam os beneficiados, pois todos de uma forma direta ou indireta colheriam os frutos.

Três importantes enti-dades seriam beneficiadas, O Hospital Municipal Manuel Francisco Guerreiro, a Horta Comunitária e a Liga Femi-nina de Combate ao Câncer. www.guiadobemguapore. com.br

(8)

08

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016

RC Guaporé

A venda dos anún-cios telefônicos aconteceu no período de dezembro de 2015 à maio de 2016, onde foi arrecadado o montante de 189.000,00 reais. A dis-tribuição dos Guias foi em agosto de 2016. No primeiro ano do projeto alcançou-se mais de 50% da meta.

O Rotary Club de Guaporé através desta cam-panha surpreendeu positi-vamente a sociedade Gua-porenses, a imagem pública solidificou-se ainda mais, a tal modo que em agosto deste ano, a câmara de vere-adores de município homena-geou nossa entidade em uma sessão solene.

Além do Guia do bem, o clube desenvolve o “BRIQUE DO ROTARY”. Ao longo do ano a população é instruída a doar roupas usa-das, artigos de decoração, móveis e eletrodomésticos.

Tudo é arrecadado pelos companheiros e em duas datas do ano ( uma em maio e outra em novembro), é realizado este verdadeiro bazar de pechincha. Durante o ano rotário 2015 – 2016, R$ 25.000,00 foi arrecado através da venda destas doações. Par-Hospital Municipal

Manuel Francisco Guerreiro

Compra de um aparelho de Densi-tometria Óssea no valor de R$120.000,00 reiais.

Mensalmente duzentas mulheres precisam de exames de densitometria óssea apenas em Guaporé. Infelizmente somente oitenta conseguem fazer. Com este aparelho o nosso hospital passaria ser uma referên-cia em nossa região.

O resultado financeiro dos exames, con-tribui nas benfeitorias que nosso hospital tanto precisa.

Horta Comunitária de Guaporé

Compra de um pavilhão e uma horta hidropônica no valor de R$ 60.000,00 reias

A Horta Comunitária de Guaporé, desempenha um importante papel de in-clusão Social em nossa cidade. Resgata meninos que estão à margem da sociedade e em situação de risco. Com a Construção de uma Horta Hidropônica, e a comerciali-zação de seus produtos. Poderemos gerar uma renda de 5.000,00 reais mensais, e ajudar a fazer frente aos compromissos fi-nanceiros .

Liga Feminina de Combate ao Câncer

Compra de medicamentos para os doentes portadores de Câncer no valor de R$ 60.000,00

O Câncer é uma doença infame, que quando ataca uma pessoa, e assombra inclu-sive a família. Todos perdem as bases que os sustentam, e aqueles que infelizmente não tem condições econômicas para comprar os medicamentos necessário, que poderiam salvar a sua vida, a situação é ainda pior A nossa luta contra este mal terrível, poderá levar conforto e paz de espírito à aqueles que tanto sofrem.

te da renda foi doada para a Liga feminina de combate ao câncer, comprou-se também um cilindro elétrico para massas, pães e biscoitos para o hospital. Anualmente com-pra-se em média 20 cadeiras de rodas andadores e cadeira de banho. O Clube dispõe de um banco ortopédico, ao qual 73 cadeiras de roda 20 cadeiras de banho e 35 anda-dores estão emprestados para as pessoas com problemas de locomoção na cidade. O hos-pital recebe anualmente 10 cadeiras de rodas para uso e doação aos seus enfermos.

Este clube durante os seus 50 anos de atuação na ci-dade de Guaporé, conquistou um lugar em destaque junto a comunidade. Todos os even-tos promovido por esta enti-dade são fortemente apoiados pela população. Ao longo dos anos percebemos que tudo isso foi conquistado pelo ver-dadeiro espírito de compan-heirismo de seus membros. Nos orgulhamos em dizer que o ideal de servir a harmonia entre os associados, são a en-ergia propulsora de todas as realizações.

(9)

09

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016

As Casas da Amizade, como As-sociação, surgiram do sentimento do povo latino-americano e hoje, se fazem presentes em mais de 50 países.

No Brasil, a primeira Associação de Senhoras de Rotarianos foi criada em 1938, em Bauru, SP. A 1º reunião foi na casa do então Presidente daquele Rotary Club, Alencar de Carvalho e de sua esposa Violeta.

É uma entidade Civil, considera-da utiliconsidera-dade pública pela Lei 5.575 de 17 de Dezembro de 1969, tem seu estatuto e regi-mento interno próprio, sem nenhum vín-culo com os Rotary Clubs. Suas metas var-iam de acordo com a necessidade de cada cidade. Seu principal objetivo é cultivar a Amizade. Organiza promoções sociais, culturais e especialmente beneficentes e, participa ativamente das atividades comu-nitárias promovidas pelos clubes de Rotary, oferecendo suporte e apoio, num clima de integração perfeita.

Assim como os clubes de Rotary tem a Prova Quádrupla como filosofia que os motivam, a Casa da Amizade também possui a sua, que está assim definida:

Serviste hoje? A quem? À árvore? Ao teu irmão? Ao teu amigo? À tua cidade?

A Casa da Amizade será sempre uma ilha de ternura, companheirismo e solidariedade humana, na medida em que as associadas mantiverem viva essa sua filosofia.

Diante desta breve, mas convin-cente descrição do que é esta Entidade so-cial, posso afirmar que é uma satisfação e até mesmo uma honra para mim, pertencer a ela há 36 anos, tendo exercido o cargo de Presidente por três vezes, e agora ter sido agraciada com a missão de ser a Coorde-nadora Distrital das Casas da Amizade do Distrito 4700, nesta gestão, a convite do Casal Governador Giovani e Mirele Span-hol.

Ao iniciar esse trabalho, a minha primeira ação foi estabelecer o Lema que norteia todas as atividades e, que tem o seguinte teor: “Mais se beneficia quem mel-hor serve”, selando a parceria com o Lema Rotário deste ano: “Rotary a serviço da Hu-manidade”.

CASAS DA

AMIZADE

EM AÇÃO

Juntamente com a Mirele, a es-posa do Governador, estabelecemos como base de nossas ações os seguintes objetivos:

-Criar o grupo das Presidentes no WhatsApp, para uma comunicação rápida e econômica entre nós.

- Visitar cada uma das 22 Casas da Amizade (Trindade do sul em processo de fundação).

-Sugerir a realização de atividade Casa-Irmã, para maior integração.

- Realizar o Encontro das Casas da Amizade do Distrito, na data de 11 de Março de 2017, em Sananduva.

-Estar à disposição para auxiliar, orientar, acompanhar o desempenho de todas as Casas da Amizade do Distrito.

- Levar uma mensagem de Mo-tivação para que cada associada sinta-se realmente “tripulante” e não simples “pas-sageira” na aeronave chamada Casa da Amizade.

A experiência de estar visitando cada Casa da Amizade está sendo maravil-hosa!

Cada uma com suas particulari-dades, mas todas imbuídas do espírito de servir e deixar esse mundo um pouco mel-hor do que encontramos. Fazer parte da família Rotária, além de ser um privilégio, é motivo de realização pessoal e humana.

Elba M. T. Andreolla

Coordenadora das Casas da Amizade Gestão 2016/17 Bento Gonçalves Constantina Caxias do Sul Trindade do Sul Paim Filho Sananduva Sarandi Soledade São Marcos Guaporé 2 Guaporé

(10)

10

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016

RC Serafina Corrêa

O Rotary Club de Serafina Corrêa realiza todo os anos o Jantar do Vinho, que está em sua XI Edição. Este ano o evento realizou-se no dia 20 de agosto, nas de-pendências do Clube Social e Cultural Gaúcho, em Serafi-na Corrêa. Todos os eventos do Jantar do Vinho são de muito sucesso, sempre con-tando com a participação da sociedade e região. O Rotary com a preocupação de angar-iar fundos e ajudar entidades locais, promove este evento que é beneficente, e colabora com as melhorias da sua co-munidade.

JANTAR DO VINHO

ROTARY KIDS VACARIA

DOS PINHAIS

Desde agosto de 2015, quando foi criado, o Rotary Kids Vacaria dos Pinhais, vem realizando projetos em benefícios as crianças da comuni-dade. Com a criação de uma brinquedoteca no hospital da cidade, realiza semanalmente visitas as crianças internadas, levan-do-as para brincar na sala ou elaborando atividades no quarto para as crianças. Ajudando assim, a enfren-tarem o mal estar e muitas vezes a dor de uma deter-minada enfermidade.

Também realizam o projeto

“Compartil-hando Talentos”, com o ob-jetivo de ensinar uma ativi-dade que os rotakidianos já aprenderam e podem re-passar a outras crianças que ainda não sabem. Inicial-mente as meninas do Ro-tary Kids que fazem balet há algum tempo, estão en-sinando 16 crianças numa escola municipal em um bairro “vulnerável” da ci-dade. Essa troca proporcio-na uma visão de cidadania e uma troca muito grande de valores.

(11)

11

Ano 01 - N° 04 - Outubro 2016

FREQUÊNCIA DOS CLUBES

Setembro | 2016

CLUBE OUTUBRO/2016 RC de Antônio Prado 54,00 % RC de Arroio do Meio 55,00 % RC de Bento Gonçalves 79,00 % RC de Bento Gonçalves Mulheres da Serra 0,00 % RC de Bento Gonçalves Planalto 0,00 % RC de Bento Gonçalves São Francisco 77,50 %

RC de Bom Jesus 80,00 %

RC de Caxias do Sul 0,00 % RC de Caxias do Sul Ana Rech 75,00 % RC de Caxias do Sul Anita Garibaldi 0,00 % RC de Caxias do Sul Cinquentenário 7,85 % RC de Caxias do Sul Imigrante 63,00 % RC de Caxias do Sul Pérola das Colônias 72,00 % RC de Constantina 61,73 %

RC de Encantado 65,56 %

RC de Erechim 72,25 %

RC de Erechim Boa Vista 0,00 % RC de Erechim Paiol Grande 0,00 % RC de Erechim Três Vendas 70,00 %

RC de Estrela 75,00 %

RC de Farroupilha 74,00 % RC de Farroupilha Nova Vicenza 66,00 % RC de Flores da Cunha 0,00 % RC de Garibaldi 70,19 % RC de Getúlio Vargas 90,00 % RC de Guaporé 73,00 % RC de Ibiraiaras 58,75 % RC de Lagoa Vermelha 96,00 % RC de Lajeado 80,00 % RC de Lajeado Engenho 82,41 % RC de Lajeado Integração 0,00 % RC de Marau 0,00 % RC de Marcelino Ramos 0,00 % RC de Nova Bassano 85,00 % RC de Nova Prata 76,50 % RC de Paim Filho 78,56 % RC de Paraí 80,00 % RC de Passo Fundo 79,67 % RC de Passo Fundo Norte 86,26 % RC de Passo Fundo Planalto Médio 0,00 %

RC de Ronda Alta 59,38 %

RC de Sananduva 67,58 %

RC de Sananduva Vale do Inhandava 83,04 % RC de Santa Clara do sul 70,00 % RC de São José do Ouro 81,68 %

RC de São Marcos 72,00 %

RC de Sarandi 0,00 %

RC de Serafina Corrêa 90,00 %

RC de Soledade 83,78 %

RC de Soledade Novos Tempos 72,00 %

RC de Tapejara 62,00 %

RC de Teutônia 38,00 %

RC de Trindade do Sul 76,25 %

RC de Vacaria 87,00 %

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Após retirar, da maré observada, o valor da maré teórica, aplicou-se uma linha de tendência aos dados resultantes, a qual representa a variação do nível médio das águas no

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

• Aumente ainda mais as suas ofertas de aplicações enviando trabalhos em blocos para impressão a partir do FreeFlow Print Server ou de clientes, incluindo conjuntos não