• Nenhum resultado encontrado

Data: Disciplina:CIÊNCIAS Bimestre: 3º. Professor: KÁTIA Série: 7º Ano Turma: Você Sabia:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Data: Disciplina:CIÊNCIAS Bimestre: 3º. Professor: KÁTIA Série: 7º Ano Turma: Você Sabia:"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Você Sabia:

Os artrópodes foi o primeiro grupo de invertebrados que pode viver completamente independente da água, e um dos principais motivos foi o surgimento de um exoesqueleto que impede a perda

de água.

Os equinodermos (de forma geral) são pouco usados como alimento; no entanto, habitantes da bacia do Mediterrâneo comem, assadas ou cruas, as gônadas do ouriço-do-mar.

Nesse bimestre trabalhamos O Reino Invertebrado: Filos dos Poríferos, Celenterados, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes e Equinodermos.

O objetivo deste trabalho é permitir que você pesquise, classifique e socialize as informações. Ao final da atividade, você deverá ser capaz de perceber a identificação dos animais invertebrados de forma dinâmica e interativa, permitirão a compreensão da importância ecológica desses animais analisando a sua morfologia e fisiologia para a prevenção de doenças, para o reconhecimento de sua atuação no equilíbrio dos ecossistemas.

Orientações para realização do trabalho

Tema: Filos Artrópodes e Equinodermos

Orientação: Os alunos deverão apresentar um seminário em PowerPoint:

Características gerais; Característica especifica; Divisão do corpo; Habitat; Reprodução e TRABALHO BIMESTRAL Aluno (a): Nº Disciplina:CIÊNCIAS Bimestre: 3º

Professor: KÁTIA Série: 7º Ano Turma: Data:

(2)

Importância para o ser humano.

Ao termino da apresentação cada grupo deverá elaborá 2 questões para que os outros grupos respondam. O trabalho deverá ser realizado em casa com a opção de ser individual ou em grupo de até 4 pessoas (de acordo com a disponibilidade da família)

Os filos serão divididos em sala.

Data de entrega: 7°A ( 06 / 09 / 2018); 7°B ( 03 / 09 / 2018); 7°C (05 / 09 / 2018). Valerá: 10 pontos.

Método de avaliação:

A avaliação será feita através dos trabalhos apresentados pelos alunos, participação nas discussões, elaboração e respostas das questões e recursos visuais, buscando perceber, através desses instrumentos, qual o conhecimento que o aluno já possuía sobre os assuntos tratados, como se apropriou dos temas propostos e quais as mudanças que ocorreram na sua vida com base no conhecimento adquirido.

•Apresentação visual e estética: 0 a 10 – Coletiva

(3)

Curiosidade:

Que durante uma partida de Voleibol, um jogador dá de 60 a 80 saltos entre os saques, ataques e bloqueios. Alguns podem chegar a 100 saltos.

Se cuida Canguru!

O voleibol era um esporte de pouca valorização no Brasil até os anos 80, além de carregar a conotação de que se tratava de um esporte “para meninas”, enquanto o futebol seria a prática “dos meninos”.

Esse fato não apenas reporta a momentos em que a educação formal era dividida entre os sexos, mas também contribui para o preconceito em relação às atividades físicas.

No entanto, esse perfil teve considerável mudança quando, nos jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, a seleção masculina de voleibol brasileira conquistou o segundo lugar na competição. Nesse momento, muitas pessoas, de ambos os sexos, voltaram-se para a prática do voleibol, o que gerou muitas conquistas das seleções feminina e masculina.

Regras do nosso JOGO: Você deverá responder o questionário a seguir com bastante atenção e individualmente. Fique atento as datas de entrega.

7°A ( 04/09 / 2018); 7°B (03 /09 / 2018); 7°C (03 / 09 / 2018). TRABALHO BIMESTRAL – FUND. II

Aluno (a): Nº

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Bimestre: 3º

Professor: MARIANO Série: 7º Turma: Data:

(4)

Responda as Questões a seguir

A partida de Voleibol entre Equipe A x Equipe B está 2x1 (sets) para a equipe da Cuba. O que acontece com o decorrer da partida?

O atleta da Equipe A saca e a bola bate na rede, caindo na quadra adversária. O que o árbitro deve marcar?

Qual é o máximo de toques que uma equipe pode dar para fazer um ponto?

Qual é a altura da rede de voleibol para os homens e para as mulheres?

Na partida jogada entre as equipes A x B, o jogador da equipe B saca e o jogador da equipe A bloqueia o saque, o que o árbitro deve marcar?

Qual é o fundamento que é executado do lado de fora e no fundo da quadra? a) Manchete

b) Saque c) Cortada d) Bloqueio

(5)

Quantos pontos tem um set no voleibol?

Quantos sets tem uma partida de voleibol?

Quais são os fundamentos do voleibol? a) Saque, manchete, passe de peito.

b) Levantamento, cortada, arremesso ao gol. c) Cortada, bloqueio, arremesso à cesta. d) Saque, manchete, toque.

Qual é o fundamento que consiste em saltar próximo a rede formando uma barreira com as mãos, impedindo que a bola passe para sua quadra?

a) Cortada b) Manchete c) Bloqueio d) Levantamento

(6)

Você sabia!

Bacia do Rio Amazonas

O encontro de suas águas com as águas do oceano provoca a pororoca (uma grande onda que percorre o rio por várias horas), que pode ser vista do espaço e cujo barulho pode ser ouvido a grande distância.

Rio Paraná no município de Presidente Epitácio (SP) Fonte: Felipe Silva

Caros alunos (as),

Ao longo do terceiro bimestre, o desenvolvimento do conteúdo de Geografia, teve como base os recursos naturais, a formação geológica do Brasil, o relevo e o seu aproveitamento econômico, a hidrografia brasileira, a hidrografia brasileira e o seu uso econômico, transporte hidroviário, relembrando o clima, vegetação – suporte de vida. Nesse contexto, destaca-se a hidrografia brasileira e o transporte hidroviário, haja vista os 40.000km de rios e lagos potencialmente navegáveis no território brasileiro e com possibilidade de aproveitamento para inúmeras atividades socioeconômicas, como: lazer, pesca, turismo, recreação, balneários.

Desta forma, tendo como referência o mapa e a tabela, o presente trabalho tem por finalidade uma investigação, uma análise e a elaboração de uma pesquisa aprofundada sobre “1” dos principais rios brasileiros. Espera-se que ao final da tarefa, algumas ideias e conclusões possam ser tiradas pelos alunos, no intuito de refletir sobre a riqueza, a diversidade e a grandiosidade da hidrografia brasileira, atualmente subutilizada pelas instituições e pela sociedade. Em um país de dimensões continentais, alternativas de transporte mais eficientes e políticas socioambientais como o uso múltiplo das águas, mais do que nunca, se fazem necessárias.

Principais rios brasileiros

Amazonas Araguaia Tocantins São Francisco Paraná Tietê Paraguai TRABALHO DE GEOGRAFIA Aluno (a): Nº

Disciplina: GEOGRAFIA Bimestre: 3º

Professores: Felipe/Renata Série: 7º Ano Turma: Data:

(7)

ORIENTAÇÕES

•O presente trabalho será elaborado por 05 (cinco grupos). A quantidade de membros na formação desses grupos poderá variar, de acordo com o número de alunos em cada sala de aula.

•O grupo deverá realizar uma pesquisa e uma análise detalhada sobre “1” dos principais rios brasileiros (conforme tabela).

•A pesquisa será apresentada na forma de seminário em grupo (exposição oral) e deverá ser entregue digitada (não será aceito cópia da internet) ou escrita, segundo normas da ABNT (Capa, Sumário, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referências bibliográficas, Imagens).

•Obrigatoriamente a pesquisa impressa ou escrita deverá conter os seguintes itens: Extensão total e navegável do rio escolhido; Tipos de mercadorias transportadas pelo rio; Portos, Eclusas, Usinas Hidrelétricas existentes; Modalidades de navegação praticadas: carga, passageiros, turismo e lazer; Atividades humanas que contribuem para poluição dos rios; Usos múltiplos do rio: navegação, pesca, turismo e lazer, irrigação, balneário, recreação, abastecimento.

•Em hipótese alguma poderá ocorrer repetição de temas entre os grupos participantes.

Justificativa:

A Geografia é uma ciência, que busca compreender a realidade concreta, a partir da dinâmica dos fenômenos sociais e naturais no território, em escala local, regional, nacional, continental e global, se utilizando de recursos tais como: a observação, a descrição, a interpretação, a comparação, a correlação, a argumentação e a proposição.

Link para normas da ABNT

https://tecnoblog.net/236041/guia-normas-abnt-trabalho-academico-tcc/ Data de Entrega

7º A 10/09 7º B 10/09 7º C 10/09

(8)

Curiosidade

É exatamente isso, as Redes Sociais não são nenhum fenômeno da modernidade, elas surgiram na pré-história há milhares e milhares de anos, com a necessidade de o homem se relacionar e manifestar em um meio social. Recentemente o pesquisador Mark Sapwell apresentou provas de que nada disso é maluquice. Com ajuda de supercomputadores Mark analisou mais de 2.500 imagens rupestres retiradas de rochedos no nordeste da Rússia, e após muitos estudos concluiu que existem várias relações que comprovam que os hábitos e práticas dos homens das

cavernas aos hábitos praticados hoje por usuários das redes sociais digitais iguais.

Mark afirma que as paredes das cavernas funcionavam como uma espécie de rede comunicação e manifestação daquilo que acontecia no cotidiano e sobre o que os outros homens “postavam” nas rochas através de desenhos. Identificando a semelhança dessas artes em outras desenhadas em épocas anteriores, Sapwell chegou à conclusão de que ao reproduzi-las, “compartilhá-las” aqueles homens estavam manifestando uma apreciação da arte original, porque “curtiram”. Nós materiais apresentados ainda existiam outros desenhos complementares juntos as imagens principais, o que Mark comparou aos “comentários”, pois atribuíam uma transmissão de ideias daqueles que faziam parte daquele grupo, ou melhor, dizendo, rede social.

Introdução

Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.

Objetivos

No século XV, os países europeus que quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos), tinham que recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que possuíam o monopólio destes produtos. Com acesso aos mercados orientais - Índia era o principal - os burgueses italianos cobravam preços exorbitantes pelas especiarias do oriente. O canal de comunicação e transporte de mercadorias vindas do oriente era o Mar Mediterrâneo, dominado pelos italianos. Encontrar um novo caminho para as Índias era uma tarefa difícil, porém muito desejada. Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para poderem também lucrar com este interessante comércio.

Outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não

TRABALHO BIMESTRAL

Aluno (a): Nº

Disciplina: História. Bimestre: 3º

Professor: Pedro H. Torres Série: 7º ano. Turma: Data:

(9)

encontrados na Europa. Até mesmo a Igreja Católica estava interessada neste empreendimento, pois, significaria novos fiéis.

Os reis também estavam interessados, tanto que financiaram grande parte dos empreendimentos marítimos, pois com o aumento do comércio, poderiam também aumentar a arrecadação de impostos para os seus reinos. Mais dinheiro significaria mais poder para os reis absolutistas da época (saiba mais em absolutismo e mercantilismo).

Pioneirismo português

Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. A grande experiência em navegações, principalmente da pesca de bacalhau, ajudou muito Portugal. As caravelas, principal meio de transporte marítimo e comercial do período, eram desenvolvidas com qualidade superior à de outras nações. Portugal contou com uma quantidade significativa de investimentos de capital vindos da burguesia e também da nobreza, interessadas nos lucros que este negócio poderia gerar. Neste país também houve a preocupação com os estudos náuticos, pois os portugueses chegaram a criar até mesmo um centro de estudos: A Escola de Sagres.

Planejamento das Navegações

Navegar nos séculos XV e XVI era uma tarefa muito arriscada, principalmente quando se tratava de mares desconhecidos. Era muito comum o medo gerado pela falta de conhecimento e pela imaginação da época. Muitos acreditavam que o mar pudesse ser habitado por monstros, enquanto outros tinham uma visão da terra como algo plano e, portanto, ao navegar para o "fim" a caravela poderia cair num grande abismo.

Dentro deste contexto, planejar a viagem era de extrema importância. Os europeus contavam com alguns instrumentos de navegação como, por exemplo: a bússola, o astrolábio e a balestilha. Estes dois últimos utilizavam a localização dos astros como pontos de referência.

Também era necessário utilizar um meio de transporte rápido e resistente. As caravelas cumpriam tais objetivos, embora ocorressem naufrágios e acidentes. As caravelas eram capazes de transportar grandes quantidades de mercadorias e homens. Numa navegação participavam marinheiros, soldados, padres, ajudantes, médicos e até mesmo um escrivão para anotar tudo o que acontecia durantes as viagens.

Navegações portuguesas e os descobrimentos

O início da expansão marítima portuguesa teve início com a conquista de Ceuta, localizada no norte do continente africano, em 1415.

No ano de 1498, Portugal realiza uma das mais importantes navegações: é a chegada das caravelas, comandadas por Vasco da Gama às Índias. Navegando ao redor do continente africano, Vasco da Gama chegou à Calicute e pôde desfrutar de todos os benefícios do comércio direto com o oriente. Ao retornar para Portugal, as caravelas portuguesas, carregadas de especiarias, renderam lucros fabulosos aos lusitanos.

Outro importante feito foi a chegada das caravelas de Cabral ao litoral brasileiro, em abril de 1500. Após fazer um reconhecimento da terra "descoberta", Cabral continuou o percurso em direção às Índias.

(10)

Navegações Espanholas

A Espanha também se destacou nas conquistas marítimas deste período, tornando-se, ao lado de Portugal, uma grande potência. Enquanto os portugueses navegaram para as Índias contornando a África, os espanhóis optaram por outro caminho. O genovês Cristóvão Colombo, financiado pela Espanha, pretendia chegar às Índias, navegando na direção oeste. Em 1492, as caravelas espanholas partiram rumo ao oriente navegando pelo Oceano Atlântico. Colombo tinha o conhecimento de que nosso planeta era redondo, porém desconhecia a existência do continente americano. Chegou em 12 de outubro de 1492 nas ilhas da América Central, sem saber que tinha atingido um novo continente. Foi somente anos mais tarde que o navegador Américo Vespúcio identificou aquelas terras como sendo um continente ainda não conhecido dos europeus. Em contato com os índios da América (maias, incas e astecas), os espanhóis começaram um processo de exploração destes povos, interessados na grande quantidade de ouro. Além de retirar as riquezas dos indígenas americanos, os espanhóis destruíram suas culturas.

Fonte: https://www.suapesquisa.com/grandesnavegacoes/ Mãos à Obra! Caros alunos, nesse bimestre estamos explorando as grandes navegações e seus reflexos no Novo Mundo. O objetivo do nosso trabalho será entender quais os caminhos da União Ibérica até sua chegada as Américas, e para entendermos de forma visual, será feita uma maquete.

Orientações para realização do trabalho

Utilizando um isopor redondo, construa um Planeta (colorido) desenhe as rotas feitas pelos portugueses e espanhóis, diferencie cada uma delas e mostrando aonde chegaram, o que encontraram, o ano da chegada e em qual caravela.

O trabalho deverá conter:

Rotas de cores diferentes e sinalizadas com o que foi pedido.

Poderá ser feito em dupla ou individual conforme disponibilidade da família.

Pontuação: Até 10 pontos até o prazo, após o prazo entrega mediante a atestado médico.

(11)

Curiosidades:

Com a expansão da internet pelo mundo e a facilidade de comunicação que ela proporciona, cresceu o interessa das pessoas em possuir seu próprio espaço na web. Contudo, para montar uma home page e publicá-la era necessário ter certo domínio técnico, que poucas pessoas tinham.

Desse interesse e dessa dificuldade conflitantes surgiram os bloggers, que são serviços que oferecem ferramentas para possibilitar que internautas comuns publiquem seus próprios textos na internet.

O blog, ou weblog, é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. A pessoa que administra o blog é chamada de blogueira(o). Uma das características dos blogs é que, em geral, eles têm um aspecto muito parecido, isto é, o usuário é limitado no que diz respeito a alterações visuais. Outra característica dos blogs é a frequência de atualização. Alguns são atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia. Cada atualização ou publicação no blog é chamada de post (postagem).

Quando surgiram os blogs tinham caráter puramente recreativo, eram usados como "diários virtuais", on-line, onde as pessoas, especialmente adolescentes e jovens, expunham suas ideias, narravam o que acontecia em suas vidas. Com o tempo os blogs foram se tornando espaço de disseminação de ideias e informações mais consistentes, pessoas conhecidas e empresas passaram a utilizá-los também.

https://www.linguaportuguesa.blog.br/

TRABALHO DE PORTUGUÊS

Aluno (a): Nº

Disciplina: Língua Portuguesa Bimestre: 3º

Professora: Hilda / Aline Série: 7º Ano Turmas: A, B, C Data:

(12)

“A infância é medida por sons, aromas e visões, antes que o tempo obscuro da razão se expanda.”

Caro leitor,

Neste bimestre, você criará um Blog sobre temas abordados na leitura do livro O amor em

tempos de Blog de Vinicius Campos.

Orientações para realização do trabalho

Após a leitura do livro: O amor nos tempos de blog” você deverá:

• Participar de um debate em sala sobre a história lida e apontar os principais pontos do texto.

• Criar um Blog (conforme planejamento nas páginas 60 a 62 da apostila).

O Blog deverá abordar temas do livro como: o amor, a troca de mensagens pela internet, a separação dos pais de Ariza e como ele encarou a situação, a vida na escola...

Data de entrega: 7º A 05/09 7ºB 06/09 7º C 12/09

(13)

Você sabe o que esta frase tem de tão especial?

"The quick brown fox jumps over the lazy dog".

Nessa singela sentença, nós podemos notar a presença de todas as letras do alfabeto.

“MUSIC WITH SIMPLE PRESENT”

Após os bimestres anteriores quando o aluno teve uma preparação através de revisões de estruturas mais simples da língua inglesa como, por exemplo, verbo “to be” e “present continuous”, ele irá desenvolver-se através do tempo verbal “simple present” no qual descreve rotina do dia-a-dia. : Aprofundar nas estruturas gramaticais, revisar vocabulários aprendidos em anos anteriores e aquisição de novos termos dentro da música estrangeira.

Objetivo: Fixação do tempo presente simples em inglês através de vocabulário e treinamento de leitura, pronúncia e escrita através da música, algo bem presente na vida deles.

Desenvolvimento: O aluno pesquisará e escolherá uma música dentre tantas que existem e que esteja no tempo “simple present”. Depois, ele terá que destacar todas as frases onde fiquem explícitas as

estruturas no tempo presente simples. Logo após o aluno terá que traduzir a música. Durante o processo de escolha da música, o aluno deverá ter o bom senso de não escolher letras que contenham palavras de baixo calão. O trabalho que deverá ser INDIVIDUAL terá que ser feito em folhas de sulfite ou almaço e deverá conter capa. Na capa deverá conter as principais informações. Em maior destaque e centralizado o título do trabalho: “MUSIC WITH SIMPLE PRESENT”. Na parte de baixo, escrever “Name” (nome) e “Grade” (série). O trabalho poderá ser impresso ou manuscrito. Será necessário citar as fontes de pesquisa, bem como o autor ou nome da banda.

Pontuação: até 10 pontos.

Método de avaliação:

A avaliação será feita através dos trabalhos apresentados pelos alunos, buscando perceber através desses instrumentos como se apropriou dos temas propostos.

Data de entrega: 7°C (13/09/2018).

TRABALHO BIMESTRAL

Aluno (a): Nº

Disciplina: INGLÊS Bimestre: 3º

Professor: FELIPE CURCINO Série: 7º Ano Turma: C Data:

(14)

Autoridades da Estônia, na Europa, criaram uma taxa para o pum das vacas, que deve ser paga pelos fazendeiros. A medida serviria para compensar a emissão de metano gerada pelos gases dos animais, pois a pecuária é responsável por 25 % da emissão do gás no país.

Caros alunos,

Neste bimestre, estudamos sobre os diferentes tipos de cálculos de Porcentagem que estão corriqueiramente ligados ao nosso cotidiano e tão presentes em assuntos financeiros da nossa Sociedade. Muito antes de ser criado o dinheiro pelo homem já existia a prática da cobrança de juros, cuja origem é o objetivo deste trabalho.

Orientações para realização do trabalho

Tema: A Origem dos Juros. O trabalho deve conter:

Capa; Sumario; Introdução; Desenvolvimento do assunto; Conclusão Bibliografia consultada.

Data de entrega: Quinta-Feira, 06 de Setembro. Pontuação: até 10 pontos.

TRABALHO BIMESTRAL

Aluno (a): Nº

Disciplina: Matemática Bimestre: 3º

Professor: Fukuda Série: 7º Ano Turma: C Data:

Referências

Documentos relacionados

2º DESIGNAR as pessoas abaixo relacionadas para compor Núcleo Docente Estruturante do Curso Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura:. Presidente:DCL - Anderson Dutra de

Para dar um exemplo concreto de uma exposição virtual, peguei no programa da viagem a Lourdes de 1958, organizado por ocasião do Centenário das Aparições de Nossa Senhora (A1 –

O vendedor, como especialista, deve mostrar porque acredita que aquele produto deve estar no sortimento do ponto de venda e também mostrar alternativas para que o varejista

Queria dizer, antes de mais nada, que "fazer o que se faz na Itália" significa partir de,um escândalo para desvendar um sistema corrupto; mas significa também impedir que

O difícil acesso ao público, a falta de informação, a ameaça da ‘caça ao tesouro’, o desenvolvimento desenfreado e os efeitos negativos das mudanças climáticas

Por meio dos nossos pensamentos, devemos atrair para o nosso Eu Interior a Inspiragao Cosmica e os po­ deres que possibilitarao, gragas aos nossos esforgos, o desen-

A dissertação é fruto de uma pesquisa realizada na Escola Estadual Mário Duílio Evaristo Henry, localizada no Assentamento Sadia/Vale Verde, zona rural do município

Regra dos 24 segundos: a equipe tem até 24 segundos para lançar a bola na cesta.. Bola presa: quando dois jogadores seguram a bola ao mesmo tempo, será declarada