• Nenhum resultado encontrado

Expectativas dos novos alunos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Expectativas dos novos alunos"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Um “Outro” Panorama da FEUP

Expectativas dos novos alunos

Porto, Outubro de 2010

Supervisor: António Miguel Gomes

Monitor: Bernardo Cerqueira

Intervenientes: Grupo G_I408

Diogo Pinela (MIEIC) Mariana Carneiro (MIEIG) Pedro Alves (MIEIC) Pedro Costa (MIEIC) Pedro Martins (MIEIC)

(2)

2

Resumo

O nosso trabalho tem como objectivo analisar a FEUP de um diferente ponto de vista, isto é, através da análise das expectativas dos alunos recém-chegados à faculdade, de modo a ser possível saber mais sobre estes.

Para tal, optámos por realizar um inquérito por questionário online aos alunos do primeiro ano, de modo a obtermos algumas respostas relativamente às suas expectativas para durante o seu período na FEUP e para após o término deste.

Com a realização deste inquérito, ficamos a saber um pouco mais relativamente ao pensamento predominante entre os alunos do primeiro ano. Entre essas ideias principais, destaca-se o facto de, no geral, acharem todos que o grau de exigência que irão ter do seu curso irá ser extremo e ainda o facto de ser o unânime a opinião de que ser formado na FEUP abre outras perspectivas em relação ao seu futuro profissional.

(3)

3

Agradecimentos

Nenhum trabalho de investigação é possível sem a colaboração, cooperação, amizade e disponibilidade não só entre os membros do grupo mas também entre todos os outros, exteriores ao grupo, que nos ajudaram a possibilitar este trabalho.

Assim, gostaríamos de agradecer, desde já, a todos os alunos que responderam ao nosso inquérito, com especial atenção para os elementos do grupo G_I402, as “cobaias” que responderam ao nosso pré-relatório e que nos deram bastante e importante feedback em relação a esse e, ainda, aos que se disponibilizaram para serem filmados nas pequenas entrevistas utilizadas na apresentação do trabalho.

Por último, um agradecimento especial ao orientador e monitor do nosso grupo, respectivamente, o professor António Miguel Gomes e o estudante Bernardo Cerqueira, por toda a disponibilidade, incentivo e espírito crítico demonstrados ao longo deste mês, indispensáveis na realização de todo este projecto.

(4)

4

Índice

Resumo ... 2 Agradecimentos ... 3 Índice ... 4 Introdução ... 5 Metodologia ... 6

Apresentação dos Resultados ... 9

Caracterização sociográfica ... 9

Expectativas Durante o Curso ... 10

Expectativas Após o Curso ... 14

Análise dos Resultados ... 16

Conclusão ... 19

Bibliografia ... 20

(5)

5

Introdução

Com o objectivo de analisar a FEUP de uma diferente perspectiva, foi- -nos atribuído, no âmbito da unidade curricular “Projecto FEUP”, encontrar uma resposta para a seguinte pergunta:

Quais as expectativas dos novos alunos de Mestrados Integrados em relação à FEUP?

Certamente que, ao nos depararmos com esta questão orientadora, são desencadeadas muitas outras… Por exemplo, será que as expectativas a analisar são expectativas a curto, médio ou longo prazo? Estamos a falar de que tipo de expectativas? Expectativas sociais ou académicas? Durante o curso ou após o curso?

Pois bem, todas as perguntas são válidas para a análise desta temática. O que realmente se quer com este tema é, a partir das informações recolhidas através de uma técnica de investigação, como o inquérito e a entrevista, tirar conclusões relativamente à maneira de pensar, sentir e agir dos novos alunos da FEUP, permitindo-nos, deste modo, conhecer melhor a nova massa de estudantes recém-chegados a esta faculdade.

Ao se fazer isso, conseguiremos encontrar um “outro” panorama da FEUP.

(6)

6

Metodologia

Nesta parte do relatório, vamos falar sobre a metodologia utilizada no nosso trabalho de pesquisa, isto é, da maneira como decidimos tratar a problemática em questão de modo a obter o maior número de dados para a análise.

Entrevista vs Inquérito por Questionário

Para a recolha dos dados necessários ao nosso trabalho de pesquisa, várias técnicas de investigação poderiam ter sido utilizadas. No entanto, para o tipo de trabalho que era, apenas faria sentido utilizar as de inquirição uma vez que o nosso objectivo era saber o que os alunos do primeiro ano da FEUP esperam em relação ao futuro.

Deste modo, deparamo-nos com duas técnicas de inquirição: o inquérito por questionário e a entrevista.

A entrevista é uma técnica de recolha de informação a partir de um guião, tendo por base um tema. Esta recolha implica necessariamente o diálogo entre duas ou mais pessoas pelo que é obtida oralmente.

Por sua vez, o inquérito por questionário é a “arte de interrogar populações, geralmente vastas, com o intuito de descobrir regularidades (nos comportamentos, atitudes e opiniões). ” (Pombo et al, 2009) Porque é impossível inquirir o universo, o inquérito terá que incidir sobre uma amostra, ou seja, uma parcela do universo. As questões a incluir no questionário são previamente elaboradas e testadas.

Apesar de a entrevista permitir uma maior riqueza na recolha de dados, o inquérito adapta-se mais ao tipo de investigação do nosso trabalho. Isto porque é um método de recolha de dados muito mais rápido do que a entrevista, o que nos permite recorrer a uma maior amostra dentro do tempo limitado disposto; para além disso, é-nos mais fácil analisar os dados obtidos

(7)

7

pelo inquérito, visto que as questões são maioritariamente de resposta fechada.

Também decidimos fazer o inquérito online e não presencial, porque tal torna muito mais fácil a distribuição e resposta a este (apenas é necessário o envio de um email a toda a população a inquirir) bem como a recolha dos dados obtidos, permitindo-nos concentrar apenas na análise destes últimos.

Etapas da construção do inquérito por questionário

No ano lectivo em que nos encontramos, existem 1041 alunos a frequentar o primeiro ano dos diferentes Mestrados Integrados. Destes, 843 ingressaram há cerca de um mês no ensino superior. Como já referido anteriormente, num inquérito é necessário definir uma amostra para inquirição pois é impraticável inquirir o universo total.

Num primeiro momento, o grupo tinha considerado que essa amostra iria ser não probabilística, por quotas, isto é, que iria ser como “um modelo reduzido da população (…) apresentando a mesma estrutura que a população- -mãe” (Almeida and Pinto 1990) e que apenas iria ser inquirida 10% da população total (aproximadamente 85 estudantes).

No entanto, após uma conversa com o supervisor e o monitor, decidimos que o nosso inquérito iria ser enviado para 247 pessoas, isto é, aproximadamente 25% da população total, uma vez que, por ser um inquérito online, este poderia não ter a adesão necessária para mais tarde os dados serem analisados.

Após o envio do inquérito a quase 250 alunos, apenas 79 responderam, ou seja, a nossa meta inicial dos 10% foi praticamente alcançada.

Para garantir uma compreensão total do inquérito, foi-nos proposto que fizéssemos um inquérito provisório, a um pequeno grupo de pessoas (“cobaias”) de forma a testarmos as nossas questões e obtermos algum feedback sobre o mesmo.

(8)

8

Em conjunto, decidimos dividir o inquérito em três partes:

-Uma primeira parte destinada à caracterização sociográfica; -Uma segunda parte dirigida às expectativas durante o curso; -Uma última parte para as expectativas após a conclusão deste. Tendo em conta esta estrutura, criámos um conjunto de questões para cada parte.

Depois de testarmos o nosso inquérito provisório, poucas alterações foram feitas, ficando o inquérito final pronto a ser enviado aos inquiridos.

(9)

9

Apresentação dos Resultados

Nesta parte do relatório são apresentadas as constatações de resultados relativamente às várias questões bem como alguns gráficos obtidos.

Caracterização sociográfica

Com a realização dos inquéritos online obtivemos, como já dito anteriormente, 79 respostas, das quais 49 foram de pessoas do sexo masculino e 30 do sexo feminino. A maioria dos inquiridos (56%) é natural do distrito do Porto, sendo os restantes originários de Aveiro (13%), seguido de Viseu (11%) e Viana do Castelo (8%).

Observámos também que 75% dos inquiridos entrou no curso que escolheu como primeira opção na sua candidatura ao Ensino Superior. A distribuição dos inquiridos pelos cursos é a apresentada no seguinte gráfico:

Gráfico 1 – distribuição das pessoas inquiridas por curso.

0 5 10 15 20 25 Bioengenharia

Engenharia Civil Engenharia do Ambiente Engenharia Electrotécnica e de … Engenharia Industrial e Gestão Engenharia Informática e Computação Engenharia Mecânica Engenharia Metalúrgica e de Materiais Engenharia Química

(10)

10

Expectativas Durante o Curso

Nesta parte do relatório, são apresentadas as constatações feitas após uma observação dos resultados, bem como os gráficos considerados mais relevantes para uma melhor compreensão.

- Sociais

Após a observação dos dados obtidos através do inquérito, concluísse que mais de metade dos inquiridos mudaram a ideia pré-concebida que tinham da FEUP. Os aspectos que mais mudaram foram a ideia da praxe (77%), das aulas (40%) e do tamanho do campus (31%), como apresentado no gráfico 2:

Gráfico 2 – distribuição das mudanças observadas pelos inquiridos, relativamente à ideia pré-concebida que tinham da FEUP

0 10 20 30 40

A ideia da praxe O tamanho do campus A responsabilidade A independência A ideia das aulas Outros

(11)

11

Quase todos os que responderam ao inquérito (92%) estão optimistas quanto à sua integração no ambiente da FEUP, sendo considerada a Praxe a melhor forma de conseguir essa integração, seguida do “Projecto FEUP” e as selecções desportivas da Associação de Estudantes, como é visível no gráfico 3:

Gráfico 3 – Formas preferidas dos inquiridos de se integrarem no ambiente da FEUP.

Aproximadamente metade dos inquiridos (52%) não veio com amigos para o curso; porém, quase todos já fizeram novas amizades.

Dos 46 alunos que tiveram que mudar de localidade para vir para a FEUP, apenas 23 consideram que isso terá um impacto na sua adaptação ao ambiente académico; os outros ou consideram que não sofrerão esse tipo de impacto (16 estudantes) ou não sabem se isso irá acontecer (7 estudantes).

0 10 20 30 40 50 60

Praxe Selecções Desportivas da AEFEUP "Projecto FEUP" Tunas Núcleos (de Informática, etc.) Outros

(12)

12

- Académicas

Os inquiridos demonstraram uma grande preocupação com o nível de exigência do curso: 67% esperam um nível de exigência elevado, 21% moderado e, apenas 1% baixo (note-se que 3% dos inquiridos não responderam a esta questão), como se pode verificar no gráfico 4.

Gráfico 4 – Opinião dos alunos em relação ao nível de exigência do seu curso.

Contudo, 53% dos inquiridos julgam-se aptos a acabar o curso no tempo previsto, mas muitos dos alunos não sabem ainda se o conseguirão fazer (38%).

Gráfico 5 - Mudanças mais significativas quanto ao ensino secundário.

0 10 20 30 40 50 60 Baixo Moderado Extremo Não Sei Não Respondeu 0 10 20 30 40 50 Exclusão Social Insucesso Académico Depressão Falta de tempo para actividades extracurriculares

Não Sei Outros

(13)

13

Tal como se verifica no gráfico 5, a responsabilidade, a quantidade de matéria e a autonomia (65%, 78% e 59%, respectivamente) são os factores que mais mudanças vão sofrer em relação ao ensino secundário, na opinião dos alunos do 1º ano. Também a relação aluno/docente ocupa um lugar de relevância (54%).

Aliadas a estas mudanças, estão as preocupações nesta nova fase da vida dos alunos, em que o insucesso académico toma particular expressividade (58%):

Gráfico 6 - Receios dos alunos do 1º ano.

0 10 20 30 40 50 60 70 Responsabilidade Horários Relação aluno/docente Quantidade de matéria Autonomia Regime de Faltas Outros

(14)

14

Expectativas Após o Curso

Nesta parte do relatório, as constatações feitas passam a estar relacionadas com as expectativas dos novos alunos em relação à sua vida após terminarem o curso.

Ao serem questionados se iriam imediatamente começar a trabalhar, 65% dos inquiridos responderam afirmativamente. Dos restantes, 25% ainda não têm qualquer expectativa, enquanto que apenas 9% se encontram divididos entre a vontade de viajar, fazer voluntariado e até o desejo de aprofundar os estudos.

Gráfico 7 – Objectivos para depois do curso.

Outra pergunta que fez parte do nosso inquérito foi a expectativa em relação à facilidade em arranjar emprego: será que por estarem na FEUP teriam maiores oportunidades de trabalho? 96% pensam que sim. Esta resposta quase unânime demonstra que, de facto, a maioria das pessoas acredita que tirar um curso na FEUP garante empregabilidade. Os restantes 4% dos inquiridos não têm opinião definida. Também por tirar um curso na FEUP, mais de metade dos inquiridos (52%) julga que terá maior facilidade em chegar a um cargo de chefia. Dos restantes, a maioria ainda não sabe se isso acontecerá ou não.

0 10 20 30 40 50 60

Sim, quero começar a trabalhar Quero viajar Quero fazer voluntariado Quero "aprofundar" os meus estudos Não Sei Outros

(15)

15

A seguinte pergunta procurava ir de encontro à pergunta anterior, uma vez que o seu objectivo era apurar até que ponto a eventual facilidade de arranjar emprego na FEUP poderia significar facilidade de arranjar emprego relacionado com o curso.

Aqui a resposta não foi tão unânime como na pergunta anterior, com 61% dos inquiridos a acreditarem que irão ter um emprego na sua área de interesse, e os restantes 39% sem terem ainda qualquer expectativa.

Mais de metade dos inquiridos (56%) ambiciona trabalhar no estrangeiro, enquanto 15% preferem trabalhar em Portugal. Os restantes 29% ainda não sabem para onde querem ir trabalhar.

Quisemos também saber em que sector, público ou privado, os inquiridos gostariam de trabalhar. Apesar de 52% dos inquiridos ainda não tem uma ideia definida sobre esta questão, 46% desejam trabalhar no sector privado.

(16)

16

Análise dos Resultados

Nesta parte do relatório, vamos falar de duas grandes análises que conseguimos fazer ao relacionar entre si as diferentes perguntas. Uma primeira relacionada com a vertente académica e uma segunda com as expectativas de ordem social.

Análise nº1 – Expectativas académicas

Dos 53 alunos que esperam do seu curso um grau de exigência extremo, apenas 6 se acham incapazes de concluir o curso no tempo previsto. Esta relação pode ser interpretada de diversas maneiras, podendo deste modo demonstrar que os restantes estão dispostos a trabalhar afincadamente para concluírem o seu curso, pois têm noção da quantidade de esforço e trabalho que lhes espera, ao estarem cientes de que a quantidade de matéria, a relação docente/aluno e a responsabilidade vão ser bem diferentes das do ensino secundário. No entanto, todos têm receio de ter insucesso académico, o que justifica a existência de pouca certeza relativamente ao facto de se considerarem aptos a acabar o curso no tempo pré-definido (24 ainda não sabem se serão capazes ou não).

Dos 23 alunos que se consideram aptos a terminar o seu curso no tempo previsto, apenas duas alunas, uma de Bioengenharia e outra de Electrotécnica, pretendem continuar a estudar após essa etapa, o que, reflecte a diferença de aptidões entre sexos relativamente à realização de trabalhos mais práticos ou teóricos. No entanto, não se pode considerar esta informação uma regularidade entre as estudantes recém-chegadas à FEUP.

Pode-se concluir, porém, que quase nenhum estudante pretende continuar a estudar após terminar o seu Mestrado Integrado, querendo a sua maioria começar logo a trabalhar. No entanto, 25% dos inquiridos não tem qualquer expectativa relativamente ao seu futuro.

(17)

17

Com este inquérito, também nos foi possível perceber que quase todos os alunos novos da FEUP consideram que o curso que estão agora a começar a tirar lhes dará mais oportunidades de emprego. Isto reflecte-se clara e directamente na abundância de candidaturas feitas este ano à FEUP, que excede várias vezes o Numerus Clausus da Faculdade. Este excesso de candidaturas leva, por sua vez, a um aumento exponencial na nota do último colocado, o que, de certa forma, limita o acesso a esta Faculdade. No seguinte gráfico (FEUP 2010), estão representadas a distribuição das médias de entrada, por curso, no ano lectivo 2010/11:

Por fim, pode-se concluir que em relação à sua vida futura os estudantes não têm grandes expectativas, mostrando-se apenas certos de quererem começar logo a trabalhar e de considerarem que o seu curso na FEUP lhes dará outras oportunidades de trabalho. No entanto, relativamente às suas expectativas para o período académico, uma grande parte considera que o seu curso terá uma exigência extrema mas que será capaz de o concluir no tempo previsto.

(18)

18

Análise nº2 – Expectativas Sociais

No nosso inquérito, também uma parte social foi abordada.

No total, 92% dos inquiridos considera que a sua integração no ambiente FEUP será fácil e considera que a melhor maneira de o fazer será através da Praxe. Os restantes 8% não sabem como é que essa será, uma vez que todos tiveram que mudar de cidade. No entanto, a Praxe também se encontra entre as suas maneiras preferidas de integração.

Na verdade 52% dos inquiridos não veio com amigos para o curso e dentro destes, apenas um inquirido ainda não fez novas amizades, o que revela uma grande interacção entre os novos alunos, nomeadamente, feita na Praxe e no “Projecto FEUP”.

Assim, no que diz respeito a questões dentro do campo social, pode-se concluir que todos os novos alunos estão bastante optimistas em relação à sua integração. Consideram também que a Praxe é uma boa maneira de o fazerem, pois permite que todos os alunos de um determinado curso passem mais tempo juntos. Isto é extremamente benéfico para os estudantes que tiveram que mudar de cidade, vindo sozinhos para este novo mundo.

(19)

19

Conclusão

Com a realização deste trabalho, concluí-se que, na sua maioria, os novos alunos:

 Não têm grandes expectativas a longo prazo, o que é bastante normal, uma vez que ainda se estão a adaptar ao funcionamento do ensino superior, não tendo, deste modo, objectivos bem definidos;

 Consideram que terão uma boa integração na FEUP, sendo a Praxe uma boa maneira de o fazerem;

 Concordam que o grau de exigência do seu curso será bastante elevado, tendo noção que irão ter de trabalhar muito nos próximos cinco anos;

 Estão de acordo no facto de que o curso na FEUP lhes dará mais oportunidades de emprego.

Assim, foi possível ficar a conhecer um pouco mais sobre a maneira de pensar, sentir e agir dos alunos recém-chegados à FEUP, permitindo, deste modo, chegar à elaboração de um “outro” panorama da FEUP.

(20)

20

Bibliografia

 Pombo, António Pedro, Filipa César, João Teixeira Lopes and Maria Helena Alves. 2009. Sociologia em Acção. Porto : Porto Editora.

Almeida, João Ferreira de and José Madureira Pinto. 1990. A Investigação nas Ciências Sociais. Editorial Presença

 FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Mestrados Integrados.http://www.fe.up.pt/si/cursos_geral.apresentacao?P_grau=M &p_ciclo=1 (accessed October 20, 2010)

 Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tipos de Documentos mais comuns (estilo Chicago 15thB - author-date system). http://metis.fe.up.pt/gap/index.php/Citacoes:tabela (accessed October 20, 2010)

 Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Referências Bibliográficas.

http://metis.fe.up.pt/gap/index.php/Citacoes:referencias (accessed October 21, 2010)

 Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Estruturar um Relatório Técnico.

http://metis.fe.up.pt/gap/index.php/Estruturacao:relatorios:estruturar

(21)

21

Anexos

Inquérito do grupo G_I408

1. Sexo: Masculino ou Feminino

2. Curso:

 Bioengenharia  Engenharia Civil

 Engenharia do Ambiente

 Engenharia Electrotécnica e Computadores  Engenharia Industrial e Gestão

 Engenharia Informática e Computação  Engenharia Mecânica

 Engenharia Metalúrgica e de Materiais  Engenharia Química

3. O teu curso foi a tua primeira opção? Sim ou Não

4. Distrito de Origem:  Aveiro  Beja  Braga  Bragança  Castelo Branco  Coimbra  Évora  Faro  Guarda  Leiria  Lisboa  Portalegre  Porto

(22)

22  Santarém  Setúbal  Viana do Castelo  Vila Real  Viseu

 Região Autónoma dos Açores  Região Autónoma da Madeira  Estrangeiro

5. Se és do distrito do Porto, de que concelho és?

 Amarante  Baião  Felgueiras  Gondomar  Lousada  Maia  Marco de Canaveses  Penafiel  Porto  Póvoa de Varzim  Santo Tirso  Valongo  Vila do Conde  Vila Nova de Gaia  Trofa

2ª Parte – Expectativas (durante o curso)

1. Que receio (s) tens desta nova fase da tua vida?

 Exclusão Social  Insucesso Académico  Depressão

(23)

23  Não Sei

 Outros

2. A ideia preconcebida que tinhas em relação à faculdade mudou ao entrares na FEUP? Sim ou Não

2.1. Se respondeste sim à pergunta 2, destes aspectos assinala os que mais mudaram depois de entrares na FEUP:

 A ideia da praxe

 O tamanho do campus  A responsabilidade  A independência  A ideia das aulas  Outros

3. Qual o nível de exigência que esperas do teu curso?

 Baixo  Moderado  Extremo  Não Sei

4. Julgas-te apto a acabar o curso no tempo previsto? Sim, Não ou Não Sei

5. Dos seguintes aspectos, quais são os que achas que mais mudarão em relação ao ensino secundário?

 Responsabilidade  Horários  Relação aluno/docente  Quantidade de matéria  Autonomia  Regime de faltas  Outros

6. Esperas integrar-te rapidamente no ambiente da FEUP? Sim, Não ou

(24)

24

7. Quais pensas serem as melhores maneiras de o fazeres?

 Praxe

 Selecções Desportivas da AEFEUP  “Projecto FEUP”

 Tunas (Feminina e Masculina)  Núcleos (de Informática)  Outros

8. Vieste com amigos para o teu curso? Sim ou Não

9. Já fizeste novas amizades? Sim ou Não

10. Se vieste morar para fora da tua cidade, achas que esta situação

influenciará a tua adaptação ao ambiente académico? Sim, Não ou Não Sei

3ª Parte – Expectativas (após o curso)

1. Quando terminares o curso, planeias começar logo a trabalhar?

Sim, quero começar a trabalhar Quero viajar

Quero fazer voluntariado

Quero “aprofundar” os meus estudos Não Sei

Outra resposta

2. Achas que, por tirares um curso na FEUP, irás ter maiores oportunidades de emprego? Sim, Não ou Não Sei

3. Achas que o teu 1º emprego, após conclusão dos estudos na FEUP, vai estar relacionado com o teu curso? Sim, Não ou Não Sei

4. Ambicionas trabalhar num país estrangeiro? Sim, Não ou Não Sei

5. Esperas trabalhar no sector público ou privado? Público, Privado ou Não

(25)

25

6. Achas que, eventualmente, terás maior facilidade em chegar a um cargo de chefia por teres tirado um curso na FEUP? Sim, Não ou Não Sei

Referências

Documentos relacionados

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

26/01/2021 às 15.20 h Gabriela Ohana Rocha Freire A responsabilidade civil, administrativa e penal do fornecedor de produtos e serviços... fornecedor de produtos

Podemos encontrar áreas com predomínio do clima equatorial, outras de clima tropical, assim como há também regiões de clima desértico e mediterrâneo. No continente africano, podem

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise