• Nenhum resultado encontrado

Qual é o objeto de estudo da Fisiologia Humana? Por que a Fisiologia Humana é ensinada em um curso de licenciatura em Educação Física?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Qual é o objeto de estudo da Fisiologia Humana? Por que a Fisiologia Humana é ensinada em um curso de licenciatura em Educação Física?"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Fisiologia Humana

Fisiologia Humana

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira

QUESTÕES INICIAIS

QUESTÕES INICIAIS

1

• Qual é o objeto de estudo da “Fisiologia Humana”?

2

• Por que a Fisiologia Humana é ensinada em um curso de licenciatura em Educação Física?

(2)

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira NOÇÕES BÁSICAS DE CITOLOGIA

NOÇÕES BÁSICAS DE CITOLOGIA

SUMÁRIO SUMÁRIO

1 • Princípios da biologia celular. 2 • Estruturas e organelas celulares. 3 • Reprodução celular.

4 • Transporte através da membrana celular. 5 • Respiração celular (noções básicas). 6 • Diferenciação e morte celular.

PRINCÍPIOS

PRINCÍPIOS DADA BIOLOGIABIOLOGIA CELULARCELULAR

Quando existe uma organização de moléculas orgânicas e inorgânicas, feita de forma complexa, possivelmente estaremos diante de uma célula, que pode ser entendida como a menor estrutura viva existente.

Dentre os milhões de seres vivos existentes, podemos agrupar as espécies de inúmeras formas. Se a análise ocorrer a nível celular, podemos identificar dois tipos:

• Células procariontes: não possuem um núcleo isolado do restante do citoplasma.

• Células eucariontes: possuem um núcleo isolado do restante do citoplasma.

(3)

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira Célula

procarionte

Célula eucarionte

Os seres humanos são formados por células do tipo eucariontes, as quais podem se agrupar da seguinte forma: Moléculas (orgânicas e inorgânicas)

Células

(4)

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira

ESTRUTURAS E ORGANELAS CELULARES ESTRUTURAS E ORGANELAS CELULARES

(5)

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira Membrana celular: é uma estrutura elástica que envolve completamente a célula, sendo formada quase que totalmente por proteínas e lipídios.

Como o trânsito de substâncias que entram e saem da célula depende de sua “afinidade” com a membrana celular, essa capacidade recebe o nome de “permeabilidade seletiva”.

Citoplasma: é a substância que preenche o espaço entre a membrana celular e o núcleo celular. O citoplasma é formado basicamente por água e outras substâncias dissolvidas (aminoácidos, enzimas, minerais, etc.).

(6)

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira

Mitocôndrias: são chamadas de “usinas” celulares, pois extraem energia dos nutrientes. Isso acontece por um processo chamado oxidação, que é a combinação de oxigênio e um nutriente. Durante o processo de produção de energia nas mitocôndrias são geradas outras substâncias, principalmente água e gás carbônico.

-Lisossomos: são pequenas estruturas que flutuam no citoplasma. Dentro dos lisossomos existem muitas enzimas digestivas (pH ácido), as quais são usadas para digerir partículas que entram no citoplasma passando pela membrana celular.

Os lisossomos também realizam a digestão de elementos celulares em desuso, fazendo uma “reciclagem” celular.

-Retículo endoplasmático: é um grande sistema de tubos e canais fechados que percorre praticamente todas as áreas do citoplasma.

Essa organela atua como um sistema de transporte intracelular, podendo também armazenar substâncias produzidas pela célula. Existem dois tipos:

• Retículo endoplasmático liso; • Retículo endoplasmático rugoso.

(7)

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira -Ribossomos: são pequenas estruturas que ficam fixadas ao retículo endoplasmático rugoso. É nos ribossomos que são produzidas as proteínas celulares.

-Complexo de Golgi: é uma estrutura semelhante ao retículo endoplasmático, sendo que ambas funcionam de forma correlacionada.

Muitas substâncias que são produzidas no retículo endoplasmático são transportadas até o complexo de Golgi, onde são novamente processadas.

-Microtúbulos: são estruturas rígidas em forma de tubos e desempenham papel importante na manutenção da “forma” da célula, formando o citoesqueleto.

Núcleo: é a estrutura responsável pelo controle das atividades da célula.

Os genes localizam-se no núcleo e são as estruturas que determinam as características de cada célula, controlando a reprodução e o funcionamento dessa célula no dia a dia. Os genes ficam agrupados em 23 pares de cromossomos, que são formados por DNA (ácido desoxirribonucléico).

(8)

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira TRANSPORTE

TRANSPORTE ATRAVÉSATRAVÉS DADA MEMBRANAMEMBRANA CELULARCELULAR

A membrana celular é responsável pela entrada e saída de substâncias, já que ela é o limite entre a célula e o meio externo.

A passagem dessas substâncias pela membrana vai depender do tamanho da partícula, da solubilidade em lipídios e do reconhecimento químico por receptores localizados na parte externa da membrana.

Existem dois mecanismos pelos quais pode ocorrer passagem de substâncias para dentro ou para fora da célula:

Transporte passivo. Transporte ativo.

-Transporte passivo: ocorre quando as partículas são pequenas ou solúveis em lipídios.

Neste tipo de transporte não há gasto de energia celular e é chamado de difusão. Isso ocorre com o movimento das partículas, indo de uma região de maior concentração para outra de menor concentração (a favor do gradiente de concentração).

-Transporte ativo: neste caso ocorre gasto energético para levar as substâncias para dentro ou para fora da célula, já que as partículas são transportadas contra um gradiente de concentração.

Entre as substâncias que são transportadas ativamente através da membrana estão os íons (sais minerais), vários açúcares e a maior parte dos aminoácidos.

(9)

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira

REPRODUÇÃO

REPRODUÇÃO CELULARCELULAR

O processo de reprodução celular recebe o nome de mitose e consiste na divisão de uma célula em duas “células filhas”. Tudo inicia-se no núcleo, com a duplicação de todo o DNA da célula.

No corpo humano existem diferentes processos de controle da reprodução celular. Com isso, há células que se reproduzem com diferente periodicidade.

(10)

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira DIFERENCIAÇÃO

DIFERENCIAÇÃO CELULARCELULAR

Entende-se por diferenciação celular a capacidade que as células têm para modificar sua composição, forma e função, se transformando em células especializadas.

Todo o processo tem início quando ocorre a fecundação de um óvulo por um espermatozóide, formando uma nova célula.

Quando o zigoto é formado, inicia-se o processo de duplicação celular, até chegar ao número de oito células.

Nessa fase são formadas as células tronco totipotentes, as quais podem gerar um ser humano completo.

(11)

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira Passados 5 dias da fecundação, ocorre a primeira diferenciação celular no embrião.

As células localizadas na parte interna do embrião se diferenciam para formar os tecidos corporais (são células tronco pluripotentes), mas já não são capazes de formar um ser humano completo.

As células localizadas na parte externa do embrião darão origem basicamente ao cordão umbilical e ajudarão na formação da placenta.

(12)

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira

Depois que ocorre essa diferenciação, as células só conseguirão se multiplicar e dar origem a células idênticas, perdendo assim a característica de células tronco.

No entanto, os

mecanismos que direcionam a diferenciação celular ainda não são totalmente compreendidos pela ciência.

Ocorre a ativação de alguns genes e outros são “silenciados” para formar os diferentes tipos de células do corpo humano.

(13)

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira É justamente a falta de “domínio” desse fato que dificulta o uso de células tronco para o uso terapêutico com seres humanos.

MORTE CELULAR MORTE CELULAR

O organismo humano possui uma grande diversidade de células, as quais possuem distintos ciclos de vida.

(14)

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira A apoptose pode ter causas fisiológicas ou patológicas. A apoptose por causas fisiológicas é importante para manter o funcionamento normal dos órgãos e tecidos corporais, conservando uma quantidade adequada de células e eliminando células “velhas”.

Já a apoptose patológica acontece quando o material genético da célula é danificado por algum estímulo “externo” ao organismo, tal como um vírus, a radiação ou um agente químico.

A apoptose (fisiológica ou patológica) se inicia com a separação da célula das demais células que formam o tecido do qual ela faz parte.

Depois disso a cromatina (componente do núcleo celular) se retrai e fica próxima da membrana celular. Nessa fase o núcleo celular já não está mais ativo.

Na sequência, a membrana celular começa a formar prolongamentos que acabam se rompendo e dando origem a “pedaços” de células, chamados de corpos apoptóticos.

(15)

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira

Os corpos apoptóticos são removidos rapidamente do organismo por um processo chamado fagocitose.

A fagocitose é feita por células de “defesa” do organismo, evitando que ocorram processos inflamatórios no local onde houve a morte celular.

(16)

Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira APOPTOSE E CÂNCER

Há diferentes tipos de câncer, mas todas as células cancerígenas apresentam características comuns, como a capacidade de se multiplicar além das células normais e não realizar o processo de apoptose.

Quando várias células de câncer se agrupam formam os chamados tumores malígnos.

Os estudos sobre a apoptose e as células de câncer possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos cada vez mais precisos sobre o tratamento por quimioterapia e por radioterapia.

Referências

Documentos relacionados

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Constituído como uma entidade sem fins lucrativos, o InternetLab atua como ponto de articulação entre acadêmicos e representantes dos setores público, privado e da sociedade

Há uma grande expectativa entre os cientistas de que, nesta próxima década, novos resultados de observações cosmológicas, aliados aos resultados dos grandes aceleradores como o

Varr edura TCP Window ( cont inuação) ACK- win manipulado Não Responde ACK- win manipulado ICMP Tipo 3 Firewall Negando Firewall Rejeitando Scanner de Porta... Var r edur a FI N/

Diferentemente do prazo fixado para pagamento dos precató- rios, as RPVs são depositadas pelos Tribunais Regionais Federais nos bancos ofi- ciais, mensalmente, obedecido o prazo de

Em nosso espaço de coworking, localizado no Brooklin, você encontrá uma variedade de pensadores inovadores, focados em seus trabalhos e em metas para alcançar o sucesso.. Com

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando você assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos

A: núcleo (nucleus) e retículo endoplasmático granuloso (rough ER); B: ribossomos livres (free ribosome). 3) Secreção de substâncias: Proteínas secretadas são