• Nenhum resultado encontrado

Concurso Nacional de Leitura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concurso Nacional de Leitura"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a DGLAB (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) e com a RBE (Rede de Biblio-tecas Escolares), promove, no ano letivo 2014/2015, a realização da 9.ª edição do CNL, que conta ainda com o apoio da RTP.

Destas Normas constam as regras, informações e «dicas» que permitem parti-cipar do modo mais informado possível na final do Distrito de Coimbra da 9ª Edição do Concurso Nacional de Leitura 2014/2015.

O objetivo deste concurso é o de estimular a prática da leitura entre os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, através da promoção da leitura de forma lúdica e recreativa.

Concurso Nacional de Leitura

O que consta das Normas?

•O que consta das

Normas?

•Em que dia e onde

decorrerão as pro-vas?

•Quais são os

docu-mentos necessários para a prova? •Como é constituída a fase distrital? •Qual é a composi-ção do Júri?

•Que obras devo ler e estudar para a prova escrita?

•Como será a prova

escrita?

•Como será a prova oral? •Como decorrerá a ordenação final? •Receberei um certi-ficado de participa-ção e prémios?

P e r g u n t a s &

R e s p o s t a s :

Em que dia e onde decorrerão as

provas?

As provas decorrerão na Biblioteca Municipal Afonso Duarte - Montemor-o-Velho, no dia 28 de Abril, a partir das 14 horas.

Quais

são

os

documentos

necessários para as provas?

No dia das provas, cada concorrente deve ser portador de um documento de identificação pessoal e da Declaração de Autorização de Filmagens, que lhe foi previamente facultada pela escola. Esta deverá ser assinada pelo respetivo Encarregado de Educação ou pelo próprio, caso tenha 18 anos ou mais.

Quem não trouxer a Declaração de Autorização de Filmagens deve-rá evitar expor-se, não podendo ser filmado nem entrevistado.

(2)

Que obras devo ler e estudar para a prova

escrita?

Como será a prova escrita?

Como é constituída a fase distrital?

A fase distrital é constituída por duas etapas: prova escrita e prova oral. A prova escrita será realizada por todos os concorrentes. A prova oral destina-se apenas aos concorrentes vencedores da prova escrita de cada nível de ensino (3.º ciclo e secundário).

A prova escrita terá a duração máxima de 45 minutos, e será realizada em simultâneo pelo 3.º ciclo e secundário, em espaços distintos. Quando terminada, cada concorrente deverá entregar a prova ao membro da organização que previamente lhe foi indicado.

Esta prova será constituída por 10 questões de escolha múltipla e 10 de resposta fechada, e por uma dissertação, que não deverá exceder as 10 linhas.

A prova escrita tem caráter eliminatório. Apenas os cinco concorrentes de cada nível de ensino (3.º ciclo e secundário) com pontuação superior serão admitidos à prova oral. Em caso de empate, serão tidos em conta os seguintes fatores de desempate: a qualidade da dissertação e o menor tem-po utilizado na resolução desta prova, pelo que no ato de entrega da prova é registada a hora/ minuto.

No interior das salas será entregue uma capa que incluirá o enunciado da prova escrita, folha de respostas e folha de rascunho. O concorrente deverá ser portador de uma caneta de cor azul ou preta, para realizar a prova.

No decorrer da prova, o concorrente não poderá:

• Consultar as obras selecionadas, nem qualquer outro material de apoio;

• Ter o telemóvel ligado, nem utilizá-lo mesmo que termine a prova escrita antes dos 45 minutos; • Fazer qualquer espécie de barulho.

As obras que deves ler e estudar são as seguintes:

Qual é a composição do Júri?

O Júri é constituído pelos seguintes elementos:

Presidente: Alice Cardoso (Escritora)

Vogal: Paula Elisabete Pires Costa Rama (Vereadora da Educação) Vogal: Elisabete Fonseca Morgado (Bibliotecária)

3.º Ciclo: O rapaz do pijama às riscas, de John Boyne Secundário: Somos todos um bocado ciganos, de Manuel Jorge Marmelo

(3)

A prova oral é pública, decorrerá no palco do auditório da Biblioteca Municipal Afonso Duarte e tem duas componentes: leitura expressiva e argumentação.

Como será a prova oral?

Leitura expressiva

Para cada nível de ensino, serão escolhidos 5 excertos da obra, a sortear no momento. Ao concorrente será permitido levar para o palco o texto, a que poderá recorrer sempre que necessário. A prestação desta parte da prova terá a

duração aproximada de 1 minuto.

Os critérios que os jurados terão em conta para avaliar a prestação de leitura serão os seguin-tes: • Expressividade; • Percetibilidade; • Correção linguística; • Fluência; • Ritmo de leitura. Argumentação

Para ambos os níveis de ensino (3.º ciclo e Secun-dário) existem 5 temas genéricos, dos quais serão sorteados os subtemas a desenvolver por cada concorrente.

Os 5 temas genéricos, comuns para o 3.º Ciclo de Ensino Básico e Secundário, são:

- Diversidade - Educação - História

- Relacionamentos - Direitos Humanos

(4)

Critérios de apresentação:

- Esta parte da prova terá a duração máxima de 3 minutos.

- Não será permitida a utilização de nenhum adereço (acessórios, instrumentos musicais, equipamento laboratorial…);

- O desrespeito de um destes critérios de apresentação implicará a desqualificação do concor-rente.

Critérios que os jurados terão em conta para a avaliação da prova de argumen-tação:

- Argumentação (Esta terá um peso significativo, constituindo elemento eliminatório caso não seja respeitada a temática proposta);

- Articulação; - Percetibilidade; - Expressividade; - Correção linguística; - Fluência do discurso;

- Estruturação e encadeamento lógico de ideias.

Como decorrerá a prova?

- Em primeiro lugar, decorrerá a prova do secundário e, em segundo lugar, a prova do 3.º ciclo.

- No final das provas de leitura expressiva, cada concorrente apresentará uma breve exposição e argumentação oral, no período máximo de 3 minutos, sobre uma questão que será sorteada no momento.

- Seguir-se-á, então, a prova oral dos concorrentes do 3.º ciclo, que obedece ao mesmo proce-dimento.

- No final da prova oral do 3.º ciclo, o júri reúne para deliberar quais os concorrentes vence-dores (1º, 2.º e 3.º lugares).

- Todos os concorrentes e seus acompanhantes são convidados a assistir à Prova Oral, que tem caráter público, apenas condicionado a limitações de espaço.

Como será a prova oral

(continuação)

?

(5)

Receberei um certificado de

participação e prémios?

final?

A ordenação final (1.º, 2.º e 3.º lugares) dos concorrentes de cada nível de ensino (3.º ciclo e secundário) decorrerá do somatório dos resultados obtidos na prova oral e na prova escrita. Em caso de empa-te, o Júri deliberará a atribuição do resultado final, de acordo com os seguintes critérios de desempate:

Primeiro: Pontuação mais elevada obtida na prova de argumentação; Segundo: Pontuação mais elevada obtida na prova de leitura;

Terceiro: Menor tempo utilizado na resolução da prova escrita. Os concorrentes apurados para a Fase Final do Concurso Nacional de Leitura serão aqueles que ficarem em 1.º lugar, sendo os 2.º e 3.º classificados considerados suplentes.

A todos os alunos que participam no Concurso Nacional de Leitura — Fase Distrital de Coimbra, bem como às respetivas escolas, será entre-gue um Certificado de Participação.

Serão atribuídos prémios aos cinco concorrentes de cada nível de ensi-no (3.º ciclo e secundário) que realizarem a prova oral.

CONTACTOS: Elisabete Morgado

E-mail: elisabete.morgado@cm-montemorvelho.pt Célia Ferreira

E-mail: bibliotecamontemorvelho@gmail.com

MORADA: Biblioteca Municipal Afonso Duarte Rua Conselheiro Dr. João de Alarcão 3140-253 Montemor-o-Velho

Telefone: 239 687040

Referências

Documentos relacionados

Tinha chovido muito toda noite. Havia enormes poças de água molhada nas partes baixas do terreno. Em certos lugares, a terra, de tão molhada, tinha virado lama. Às vezes, os

Para avaliar tais impactos socioambientais sofridos no Baixo São Francisco foram escolhidos 5 comunidades ribeirinhas, onde foram aplicadas técnicas de Diagnostico Rápido

Danuta Dawidowicz Pokladek (Instituto PsicoEthos e Núcleo Avançados de Estudos e Pesquisas (PEM), associado a SE&PQ, sediado no

CIRCLE OF THE WHALES CÁSSIA ELLER THE MUSICAL August 18 - 6 pm August 9 to 31 SAVASSI FESTIVAL 2014 UFMG STAGE – TRIVIAL, GUSTAVO FOFÃO, NATÁLIA BRANT, AND TRIB-US.

Estes resultados têm implicações diretas para os proissionais submeti- dos ao regime de trabalho em turnos, que sofrem com a privação de sono, pois os erros perceptivos podem

Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo, Ensino Básico, Ensino Secundário, Ensino Básico e Secundário, Alunos com CEI, Alunos com NEE, Professores,

- O que mais importa no conto são os pensamentos (fluxo de consciência) de Ana; não os fatos em si, mas como eles repercutem nessa mulher hiper-sensível.?.

Por outro lado, os projectos/programas, como por exemplo, Plano Nacional de Leitura para os 1.º, 2.º e 3.º CEB; Plano de Acção para a Matemática para os 2.º e 3.º CEB; Programa