• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I OU III:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I OU III:"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 3)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I OU III:

EDUCAÇÃO INFANTIL OU ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (OBSERVAÇÃO)

RIO DO SUL ANO

(2)

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 3)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I OU III:

EDUCAÇÃO INFANTIL OU ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (OBSERVAÇÃO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense campus Rio do Sul, como requisito parcial para aprovação no Estágio Supervisionado I ou III – Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental (etapa da observação).

Orientador(a): Prof(a). (incluir nome completo do orientador)

RIO DO SUL ANO

(3)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...4

1 DESENVOLVIMENTO ... 5

2 PRÓXIMO CAPÍTULO ... 10

2.1 SUBTÍTULO DO CAPÍTULO – SE HOUVER ... 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 11

REFERÊNCIAS ... 12

APÊNDICES...13

APÊNDICE A – Título do Apêndice... 13

ANEXOS...14

(4)

INTRODUÇÃO

O relatório é um documento construído tendo como principal base a coleta dos dados da observação. A formulação do mesmo está contemplada na carga horária das atividades voltadas ao estágio I ou III.

Construa uma breve apresentação do Relatório de Estágio Supervisionado (inicie esta apresentação explicando como se constitui a atividade de Estágio Supervisionado destinada ao nível da Educação Infantil ou aos anos iniciais do Ensino Fundamental, registrando as suas especificidades de forma sucinta, porém, esclarecedora). Justifique a importância do Estágio Supervisionado neste nível de ensino para a formação profissional em Pedagogia.

Registre os objetivos do Estágio Supervisionado (estes objetivos encontram-se no Plano de Ensino) e os objetivos do presente relatório (Estágio I ou III).

Apresente, sucintamente, os itens que serão trabalhados no relatório (organização do texto de relatório, em sequência de apresentação).

Sugere-se que este item tenha entre 01 (uma) e 03 (três) páginas, e seja construído em formato de texto discursivo/acadêmico. Quanto à formatação do relatório deverá seguir este documento, observando o seguinte:

O trabalho acadêmico deve ser em folha “A4” de dimensões 21,0 x 29,7 cm. A fonte utilizada em todo o relatório deverá ser Times New Roman, tamanho 12. Com relação às margens, a folha deve apresentar margem de 3 cm à esquerda, 2 cm à direita, 3 cm na parte superior e 2 cm na parte inferior (como este documento). O texto deve ser digitado com espaço 1,5 entre linhas (Estilo Texto Padrão) e os parágrafos devem iniciar a 1,25 cm a partir da margem esquerda (ou um TAB do computador). Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por uma entrelinha dupla (um espaço duplo ou dois espaços simples). Todas as páginas devem ser paginadas. A paginação deve-se iniciar a partir da Introdução. As folhas pré-textuais (capa, folha de rosto) são contadas, mas não numeradas.

(5)

5

1 DESENVOLVIMENTO

O título DESENVOLVIMENTO deve ser substituído por outro que represente o trabalho realizado, por exemplo: DOS ASPECTOS CARACTERÍSTICOS DAS OBSERVAÇÕES DA UNIDADE CONCEDENTE.

A primeira parte do desenvolvimento é a caracterização da Unidade Concedente de estágio (poderá criar um subtítulo aqui). Você deverá redigir um texto discursivo/acadêmico, contemplando os seguintes pontos:

 Se a Unidade Concedente possui tamanho e estrutura adequada ao número de atendidos; a localização; acessibilidade; número de matrículas (total).

 Principais características da Unidade Concedente: condições estruturais do prédio, iluminação, ventilação, limpeza, decoração, materiais, recursos tecnológicos, distribuição das crianças nos diferentes espaços, conservação e disposição dos móveis, acústica, climatização.

 Outros aspectos relevantes observados quanto à caracterização dos espaços: se existe sala de direção, de pedagogo, de professores, refeitório, biblioteca, laboratório de informática, espaço para a prática de educação física, danças, artes, brinquedoteca, dentre outros. Mencionar também o período de realização do estágio.

Na sequência descrever a concepção pedagógica e educacional, presente no Projeto Político Pedagógico, destacando sua compreensão de homem, de sociedade, de criança, de professor e de escola (você pode criar um subtítulo aqui).

A segunda parte do desenvolvimento refere-se à descrição e análise crítica a respeito da observação realizada (você pode criar um subtítulo aqui). Aborde os elementos apontados, fundamentando sua análise com autores que tratem dos elementos abaixo relacionados com comentários e exemplos.

a) Descrição e análise dos espaços pedagógicos

Você deverá redigir um texto discursivo/acadêmico, descrevendo:

 O espaço (salas, berçário) estagiado tinha um tamanho adequado ao número de crianças?

 Quais eram as principais características do(s) espaço(s) pedagógico(s) estagiado? (principais aspectos a serem considerados: condições estruturais do ambiente, iluminação, ventilação, limpeza, disposição do mobiliário, decoração, materiais,

(6)

recursos tecnológicos, distribuição das crianças no espaço, conservação dos móveis, acústica, climatização).

 Outros aspectos relevantes observados pelo estagiário, quanto à caracterização dos espaços pedagógicos.

b) Caracterização da relação professor-criança

Você deverá redigir um texto discursivo/acadêmico descrevendo e analisando: Professor da turma estagiada:

 Qual a formação do professor da turma onde o estágio supervisionado foi realizado?  Qual a experiência profissional do professor observado durante o estágio

supervisionado?

 Como é a atitude do professor em relação ao grupo? (Exemplos de aspectos a serem considerados: acessibilidade, gentileza, preocupação com o bem-estar das crianças, abertura para troca de experiências, atitudes de estímulo à participação das crianças, disposição para solução das dúvidas/dificuldades apresentadas, atitudes em relação à interação entre as crianças, tratamento igualitário a todos da turma, estímulo para interações, dentre outros).

 Perspectivas do(s) professor(es) sobre a Educação Básica (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) nas escolas brasileiras. Para buscar estes dados, você poderá entrevistar o(s) professor(es), orientando-se pelas questões acima.

Características da turma estagiada:

 Qual o número total de crianças na turma? Qual o número de crianças do sexo masculino e do sexo feminino?

 Qual é a atitude das crianças em relação às atividades propostas pelo professor? (principais aspectos a serem considerados: interesse, envolvimento, comportamento).  Como é a comunicação e o relacionamento das crianças entre si e com o professor?

(principais aspectos a serem considerados: linguagem, utilização de formas de expressão não orais, frequência da comunicação, interação).

 Qual o perfil socioeconômico das crianças da turma estagiada?

c) Caracterização Didático-Pedagógica

Neste item, o acadêmico deverá relatar os resultados da observação, em texto discursivo/acadêmico, de modo a descrever e analisar criticamente os momentos de observação.

(7)

7

Descrição e análise das atividades observadas:

 Descrever sinteticamente e de forma cronologicamente organizada, as atividades observadas durante o período de Estágio Supervisionado I ou III;

 Rotina pedagógica (horários e atividades realizadas diariamente na turma observada).  Encaminhamentos metodológicos utilizados pelo professor: jogos; brincadeiras;

contação de histórias; projetos; atividades de registros, atividades permanentes; dentre outros.

 O desenvolvimento metodológico (estratégias didáticas) adotado nas atividades é coerente com os campos de experiência, áreas do conhecimento ou componentes curriculares e com a faixa etária das crianças/alunos?

 Qual foi a forma predominante do desenvolvimento metodológico realizado pelo professor da turma (exemplo: contação de histórias, atividades motoras e sensoriais, utilização de recursos audiovisuais, recursos lúdicos, jogos, brincadeiras, atividades de registros, atividades permanentes; dentre outros); o professor promoveu a participação das crianças nas atividades? De que forma? O professor promoveu a interação das crianças entre si durante as atividades? Como?

 Havia na turma alguma criança público da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação) e/ou alunos com TDA/H? Como o processo inclusivo está ocorrendo por parte da comunidade escolar? Relate o caso.

Descrição e análise das atividades de avaliação observadas:

 Como é o processo de avaliação da aprendizagem na Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental, nos espaços pedagógicos e atividades observadas.

 Como é o registro do processo avaliativo das crianças: critérios avaliativos, parecer descritivo, portfólio, cadernos, provas, outros.

 Como ocorre a devolutiva da avaliação para as famílias das crianças.

Para consulta/sugestão, os referenciais teóricos devem ser apresentados conforme a ABNT NBR 10520/2002 e dizem respeito à menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte. É indispensável que seja indicada a fonte de onde foi extraída a citação e, para tanto, indica-se o autor, data e, caso seja direta ou textual, deve-se indicar ainda a página onde o referido texto foi extraído. A citação pode ser direta ou indireta.

(8)

Citação direta ou textual: é a transcrição literal de um texto ou parte dele, conservando-se as características originais do texto como a grafia, a pontuação. Frases ou textos inteiros de um autor são usados somente quando um pensamento é significativo e particularmente bem expresso, tornando-se absolutamente necessário e essencial transcrever as palavras do autor, visando afirmar, reafirmar ou completar o pensamento do autor do trabalho. Na citação direta é obrigatório indicar o autor, ano, página, como nos exemplos apresentados. A citação direta ou textual curta (até 03 linhas) insere-se no parágrafo entre aspas, como nos exemplos:

A dialética pressupõe que o conhecimento humano se processa num movimento em espiral. “[...] é um processo em espiral de mútua compenetração e elucidação dos conceitos no qual a abstratividade (unilateralidade e isolamento) dos aspectos é superada em relação dialética, quantidade-qualidade, regressivo-progressivo”. (KOSÍK, 1976, p. 42).

Citação direta ou textual longa (mais de 03 linhas): as citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado (sugerimos fonte 10) e sem as aspas.

Neste exemplo:

Mesmo assim continua presa à reversibilidade temporal, mantendo assim, a dimensão determinista. Prigogine (1996, p. 170) expõe que:

[...] a cosmologia contemporânea está intimamente ligada à relatividade geral de Einstein..., essa teoria levou, de acordo com a observação, à ideia de universo em expansão..., se voltarmos no tempo, chegaremos a uma singularidade, um ponto que contém a totalidade da energia e da matéria do universo. Ele associa, pois, a origem do universo a uma singularidade. Mas não nos permite descrever essa singularidade, pois as leis da física não podem ser aplicadas a um ponto que concentre uma densidade infinita de matéria e energia.

Os referenciais teóricos também podem se apresentar de modo indireto por citação indireta: é redigida pelo autor do trabalho com base em ideias de outro autor ou autores. Não há necessidade de se colocar página. Caracteriza-se como uma paráfrase das ideias de outro(s) autor(es) conservando os conceitos e/ou ideias do primeiro autor e deve sempre indicar a fonte de onde foi tirada esta ideia. Trata-se de interpretar as ideias de autor/autores e escrever com vocabulário próprio, sendo fiel às concepções/ideias/conceitos dos autores. Veja o exemplo:

Outro exemplo:

Segundo Bachelard (1996) não se trata somente de adquirir uma cultura experimental, mas sim de mudar esta cultura experimental. Esta mudança é mediada pela constituição de um novo arcabouço conceitual. Este, muitas vezes, relaciona-se com a construção de uma nova linguagem.

(9)

9

Sugere-se que o Desenvolvimento, como um todo, tenha entre sete (07) e dez (10) páginas, e seja construído em linguagem discursiva/acadêmica.

(10)

2 PRÓXIMO CAPÍTULO

2.1 SUBTÍTULO DO CAPÍTULO – SE HOUVER

2.1.1 Segundo subtítulo do capítulo – se houver

(11)

11

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apresente uma síntese de suas principais observações e reflexões a partir da investigação do contexto escolar. Enfatize as ações significativas (positivas) vivenciadas na Unidade Concedente.

Realize uma reflexão a respeito das contradições decorrentes das condições concretas de trabalho e da atuação do professor em relação ao referencial teórico que você acessou durante o desenvolvimento do estágio I ou III (este referencial teórico deve ser pesquisado por você).

Reflita sobre como os conhecimentos construídos nas demais disciplinas de seu percurso formativo, deram suporte a realização do estágio.

Construa uma explanação sobre a contribuição do Estágio Supervisionado I ou III (na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental) para sua formação profissional e identidade docente, apontando expectativas para o Estágio Supervisionado II ou IV (próxima etapa).

Sugere-se que este item tenha entre uma (01) e três (03) páginas, e seja construído em linguagem discursiva/acadêmica.

(12)

REFERÊNCIAS

Listar as referências utilizadas neste relatório de Estágio Supervisionado I ou III. As referências bibliográficas deverão ser feitas de acordo com as Normas Técnicas da ABNT , em vigência.

(13)

13

APÊNDICES

APÊNDICE A – Título do Apêndice

Observação: Tratam-se de atividades elaboradas ou outros documentos/materiais produzidos pelos estagiários.

(14)

ANEXOS

ANEXO A – Título do anexo

Observação: São anexos obrigatórios as Fichas de Frequência de Estágio (nome dos estagiários em ordem alfabética).

Referências

Documentos relacionados

Situações como esta fez com que a estagiária repensasse em como agir em sala de aula e buscar formas que chamassem a atenção da turma por um período maior durante

Ao chegar ao Hospital Veterinário, o paciente passa por uma triagem, onde é destinado para um dos setores: Clínica Médica, Dermatologia, Ambulatório Cirúrgico,

 Definição do momento do término da fermentação primária, por exemplo, pela medida da concentração de dicetonas vicinais e precursores. A fermentação ocorre em

O físico italiano Galileu Galilei, 1564 a 1642 (foto), estudou atentamente movimentos como o desta bola e concluiu que, se não fosse a resistência do ar, qualquer corpo solto no

Relatório de estágio aprovado como requisito básico para a conclusão do Estágio Supervisionado (I ou II) do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às

Na granja, 40 dias após inseminadas, as marrãs e porcas que não retornaram ao cio, são transferidas para gaiolas de gestação, onde ficam até cinco dias antes do parto e, em

Verificamos, assim, que é possível estender o modelo de Kaldor- Pasinetti, da taxa de lucro e distribuição da renda em relação ao cres- cimento, em diversas direções. Foram

Nele, o autor se propõe "apresentar algumas reflexões sobre o objeto de estudo de política educacional" dialogando com as "análises de investigadores e