• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA E D U C A Ç Ã O CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

U n i v e r s i d a d e Federal do P a r a n á

R e c o n h e c i m e n t o da H a b i l i t a ç ã o em M a g i s t é r i o para E d u c a ç ã o P r é - E s c o l a r d o c u r s o d e P e d a g o g i a .

Lêda M a r i a C h a v e s

0 R e i t o r da U n i v e r s i d a d e Federal do P a r a n á e n c a m i n h a a e s t e C o n s e l h o p e d i d o de reconhecimento da H a b i l i t a ç ã o em M a - g i s t é r i o p a r a E d u c a ç ã o P r é - E s c o l a r do c u r s o de P e d a g o g i a , m i n i s - trado na citada U n i v e r s i d a d e .

A referida H a b i l i t a ç ã o foi a u t o r i z a d a pela R e s . nº 0 5 / 8 5 d o C o n s e l h o U n i v e r s i t á r i o e m 1 5 . 0 4 . 8 5 .

Pela P o r t a r i a nº 3 7 5 / 8 9 - S E S u / M E C foi d e s i g n a d a C o m i s - são V e r i f i c a d o r a c o m p o s t a p e l a s p r o f e s s o r a s M a r i a M a r l y d e O l i - v e i r a e V i r g í n i a L o u r e i r o X a v i e r , a m b a s da U n i v e r s i d a d e Federal Rural de P e r n a m b u c o , para v e r i f i c a r e m as c o n d i ç õ e s de funciona- m e n t o da e a p r e s e n t a r relatório c o n c l u s i v o .

1 - Dados sobre a U n i v e r s i d a d e

A U n i v e r s i d a d e Federal do P a r a n á , fundada em 1º/12/12, iniciou suas a t i v i d a d e s no a n o seguinte com os c u r s o s de Direi_

t o , E n g e n h a r i a , O d o n t o l o g i a , F a r m á c i a e C o m e r c i o .

É a u t a r q u i a de regime e s p e c i a l com com a u t o n o m i a a d m i - n i s t r a t i v a , financeira,didática e d i s c i p l i n a r , m a n t i d a pela U n i ã o Federal nos t e r m o s da Lei nº 1 . 2 5 4 , de 0 4 . 1 2 . 5 0 . Seu E s - t a t u t o em v i g o r foi a p r o v a d o pela Portaria-MEC nº 131 de 02.05.83 ,

(2)

2 - Dados sobre o Curso

2.1 - C o n d i ç õ e s M a t e r i a i s

Sobre e s t e item a C o m i s s ã o V e r i f i c a d o r a informa q u e :

" o Setor de E d u c a ç ã o o c u p a 0 5 ( c i n c o ) a n d a r e s do p r é d i o da R e i t o r i a h a v e n d o 1 6 ( d e z e s s e i s ) s a l a s de a u l a , salas para p r o f e s - s o r e s , C o o r d e n a ç ã o dos D e p a r t a m e n t o s , 0 5 ( c i n c o ) a n f i t e a t r o s , sala para r e u n i õ e s , B i b l i o t e c a , sala d e L a b o r a t ó r i o ( m u l t i m e i o s ) a l é m d e uma q u a d r a de e s p o r t e . "

2.2 - B i b l i o t e c a

A B i b l i o t e c a Central c o o r d e n a o S i s t e m a de b i b l i o t e c a s ' da U n i v e r s i d a d e . Este S i s t e m a é c o m p o s t o por 1 0 ( d e z ) b i b l i o t e c a s separadas nos três campi o c u p a d o s pela U F P r em C u r i t i b a , além de o u t r a s s u b - u n i d a d e s de a p o i o a d m i n i s t r a t i v o e t é c n i c o localizado na sede da B i b l i o t e c a C e n t r a l ,

A s v á r i a s b i b l i o t e c a s m a n t é m a c e r v o s i n c l u i n d o d i v e r s o s tipos d e d o c u m e n t o s ( l i v r o s , p u b l i c a ç õ e s p e r i ó d i c o s , teses , f o l h e t o s , m a t e r i a l a u d i o v i s u a l , v í d e o s , e t c . ) nas á r e a s e m que s ã o e s p e c i a l i - zadas .

A B i b l i o t e c a de C i ê n c i a s H u m a n a s , L e t r a s e A r t e s e de Edu- c a ç ã o , e s t á s i t u a d a à rua G e n e r a l C a r n e i r o , 460 - E d i f í c i o D. Pedro I, 2 ? a n d a r , s e u a c e r v o a b r a n g e a s s u t t o s d e Belas A r t e s , B i b l i o t e c o n o - m i a , C i ê n c i a s S o c i a i s , E d u c a ç ã o , F i l o s o f i a , H i s t ó r i a , L i n g u í s t i c a , L i t e r a t u r a e P s i c o l o g i a para uma á r e a de 8 6 5 , 3 0 m2.

0 h o r á r i o de funcionamento é de 2 a . a 5 a . feira das 8:30 às 2 0 : 0 0 h o r a s e 6 a . feira das 8:30 às 18:00 h o r a s .

Q u a n t o a o a c e r v o b i b l i o g r á f i c o é c o m p o s t o d e 8 2 . 9 6 7 li- v r o s ; 1.423 t í t u l o s ; 351 a s s i n a t u r a s c o r r e n t e s ; l.o72 d o a ç õ e s / p e r m u - tas c o r r e n t e s ; 1.700 f o l h e t o s ; 600 t e s e s ; 924 o b r a s em m i c r o f i c h a s . 0 S i s t e m a de C l a s s i f i c a ç ã o a d o t a d o é o D E W E Y ,

Sobre a B i b l i o t e c a de C i ê n c i a s H u m a n a s e E d u c a ç ã o que a t e n d e ao C u r s o de P e d a g o g i a , r e l a t a a C o m i s s ã o que conta um a c e r v o de 2º p e r i ó d i c o s em E d u c a ç ã o e 77 o b r a s e s p e c í f i c a s p a r a H a b i l i t a - ç ã o em M a d i s t é r i o p a r a E d u c a ç ã o P r é - E s c o l a r , além do acervo de 61.241 e x e m p l a r e s de l i v r o s , 7.387 o u t r o s m a t e r i a i s e 1.613 p e r i ó d i c o s

(3)

A relação do acervo especifico ao Ensino Pré-Escolar existente na biblioteca do setor de Educação, encontra-se no Anexo I do Pro- cesso.

2.3 - Funcionamento e Estrutura Curricular

A Estrutura Curricular do curso é estabelecida pela Reso- lução nº 84/85 do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFPr.

De acordo com o Relatório da Comissão Verificadora o Cur- so de Pedagogia funciona nos períodos diurno (90 vagas) e noturno ( 60 v a g a s ) , cujo currículo é constituído por matérias de formação bá- sica e de formação profissional específica para as Habilitações , sen- do que cada graduado obtêm necessariamente duas Habilitações: Magis_

térios das Matérias Pedagógicas do 2? Grau e outra à sua escolha , entre Administração Escolar, Orientação Educacional, Supervisão Es- colar e Magistério para Educação Pré-Escolar.

0 acesso ao Curso de Pedagogia na sua Habilitação em Pré-Escolar é feita por meio de Concurso Vestibular, ocasião em que o candidato fará o ingresso na habilitação "Magistério das Dis- ciplinas Pedagógicas do Ensino de 2? Grau e Magistério para a Educa- ção Pré-Escolar (Art. 2º Res. 02/85-CEP).

A integralização do currículo pleno de Pedagogia, habili_

tação para a Educação Pré-Escolar, é no mínimo de 2.580 horas de atividades escolares, não podendo a graduação ocorrer em menos de 04(quatro) anos e em mais de 7(sete) anos (Art, 3º Res. 8A/85-CEP)'.'

I

Quanto ao estádio, existe uma boa aceitação por parte da escolas da Rede Estadual, do município e de particulares.

0 Núcleo Regional de Educação em Curitiba conta com 23 (vinte e três) estabelecimento em Pré-Escolar: Sistema Municipal t£- taliza 37 escolas e a rede particular de ensino ultrapassa 50 unida_

des em pré-escolar.

2.4 - Corpo Docente

Para a Formação Profissional Específica da Habilitação Magistério para Educação Pré-Escolar, o curso conta com 19 profes_

sores, que apresentam o sequinte perfil: 02 com doutorado, 01 com

(4)

D o u t o r a d o e m f a s e d e c o n c l u s ã o ; 1 2 com M e s t r a d o ; 0 1 com L i v r e D o c ê n c i a ; 0 2 com E s p e c i a l i z a ç ã o ; 0 1 com Pós - D o u t o r a d o s

Eis a relação do Corpo Docente:

01. Ademar Heemam

Disc: Fundamentos Biopsicossociais de Educação Pré-Escolar.

Qual: Licenciatura e Bacharelado em História Natural PUC/Rs.

1969. Mestrado em Educação, UFPR . Regime de Trabalho DE- CLT. Categoria Funcional: Adjunto. Aceito para este curso.

02. Elinor Eschholz Ribeiro

Disc: Concepção e Métodos de Alfabetização

Qual: Graduação em Pedagogia, UFPR, 1975. Mestrado em Educação, UFPR , 1981. Regime de Trabalho DE-CLT. Categoria Funcional: Adjunto.

Aceito para este curso.

03. Evelcy Monteiro Machado

Disc: Metodologia do Ensino na Pré-Escola

Qual: Graduação em Pedagogia, UFPR, 1972. Mestrado em Educação (elabo- ração de tese), UFPR: Regime de Trabalho DE. Categoria Funcio- nal: Adjunto. Aceito para este curso.

04. Enio José Coimbra de Carvalho

Disc: Teatro na Educação Pré-Escolar

Qual: Graduação em Filosofia -PUC-RS, 1974. Doutorado em Teatro e Ci-

nema, USP, 1986. Regime de Trabalho: CLT - 40 horas. Pode ser aceito.

05. Joana Paulin Romanowski

Disc: Metodologia do Ensino na Pré-Escola

Qual: Graduação em Pedagogia, UFPR, 1972. Mestrado em Educação, UFPR, 1985. Regime de Trabalho CLT - 20 horas. Categoria Funcional:

Assistente. Aceita para este curso.

06. Joham Gustavo G. Melcherts Hurtado Disc:Educação Psicomotora na Pré-Escola

Qual: Graduação em Educação Física - Univ. do Chile, 1969. Mestre em Educação, UFPR, 1980. Regime de Trabalho DE-CLT. Categoria Fun- cional: Adjunto. Aceito para este curso.

(5)

07. Maria Lúcia Faria Moro

D I S C : Fundamentos Biopsicossociais da Educação Pré-Escolar

Qual: Graduação em Pedagogia, UFPR, 1966. Pós-Doutorado em Epistemolo- gia e Genética; Univ. de Genebra / Neuchâtel, 1988, Regime de Trabalho CLT - 40 horas. Categoria Funcional: Adjunto.

Mestrado em Psicologia. PUC/SP-77 Pode ser aceita 08, Maria Eneida F. Holzmann

Disc: Prática de Ensino na Pré-Escola

Qual: Graduação em Pedagogia, Univ. Estadual de Londrina-PR. 1974.

Mestrado em Educação, UFPR, 1982. Regime de Trabalho - 40 ho- ras. Categoria Funcional: Assistente. Aceita para este curso 09 . Maria Dativa de Sales Gonçalves

Disc: Organização do Ensino na Pré-Escola Qual: Graduação em Pedagogia

Mestrado em Educação. Regime de Trabalho:DE-CLT Categoria Funcional: Adjunto. Aceita para este curso.

10 . Maria do Rosário Knechtel

Disc: Fundamentos Biopsicossociais da Educação Pré-Escolar Qual: Graduação em Pedagogia. PUC-PR- 1969 . Livre Docência.

Regime de Trabalho: DE-CLT.Categoria Funcional:Àdjunto.

). Regime de Trabalho DE-CLT. Categoria Funcional:

Adjunto. Aceita para este curso .

11. MYRIAM TEREZINHA FRANÇA SCHWITZNER 1 Disc: Metodologia da Recreação e do Jogo na Pré-Escola

Qual: Graduação em Educação Física, Escola de Educação Física e Des- portos do Paraná, 1963. Especialização em,Didática Especial, PUC-PR, 1966.Regime de Trabalho DE-CLT. Categoria Funcional:

Assistente. Aceita para este curso . 12. Natalice de Jesus Rodrigues Giovannoni

Disc: Arte na Escola

Qual: Graduação em Letras, Univ. Católica do Paraná, 1974; e em Educação Artística Univ. Fed. do Paraná; 1979. Mestrado em Educação, UFPR, 1984. Regime de Trabalho CLT - 20 horas. Cate- goria Funcional: Assistente. Aceita.

13 . Nelita Ferraz de Mello Sauner

Disc: Prática de Ensino na Pré-Escola

Qual: Graduação em Pedagogia (PUC-PR, 1973. Mestrado em Educação, UFPR, 1º 81. Doutorado (em fase de conclusão)

Regime de Trabalhos DE -CLT. Categoria Funcional: Assistente. Aceita para este curso.

(6)

14 Pedro Felício Maes

D I S C : Arte na Escola

Qual: Graduação em Desenho

Mestrado em Educação, UFPR. 1983. Regime de Trabalho

DE-CLT. Categoria Funcional: Assistente. Aceito para este curso.

15 Solange Torres Bittencourt

Di6c: Metodologia do Ensino de Literatura na Pré-Escola

Qual: Graduação em Letras Neolatinas, UFPR; 1960/61. Mestrado em Educação. Doutorado em Língua Portuguesa. Regime de Trabalho CLT- 40 horas. Aceita.

16 Verônica Branco

Disc: Concepção e Métodos de Alfabetização.

Qual: Graduação em Pedagogia

e Especialização em Metodologia do Ensino Superior- Univ. Estadual de Londrina, 1979. Regime de Trabalho DE-CLT.

Categoria Funcional: Assistente. Aceita para este curso.

17 Vera Libretti Pereira

Disc: Fundamentos Biopsicossociais da Educação Pré-Escolar Qual: Graduação em Pedagogia

e Mestrado em Educação- UFPR/1983.

Regime de Trabalho DE-CLT. Categoria Funcional:

Adjunto.

18 Lourdes Emilia R. Novakoski

Disc: Ações Básicas de Saúde e Medidas de Urgência na Pré-Escola Qual: Graduação em Enfermagem e Ciências Econômicas, Fundação de Es-

tudos Sociais do Paraná, 1975. Mestrado em Educação, UFPR. Re- gime de Trabalho - 40 horas. Aceita para este curso l9.Yvelise Freitas de Souza Arco-verde

Disc: Organização do Ensino na Pré-Escola

Qual: Graduação em Pedagogia, UFPR, 1978. Mestrado em Educação, UFPR, 1982. Regime de Trabalho DE. Categoria Funcional: Assistente.

(7)

II - VOTO DA RELATORA

A Relatora é de Parecer favorável ao reconhecimento da Habilitação em Magistério para Educação Pré-Escolar do Curso de Peda- qoqia, oferecido pela Universidade Federal do Paraná.

I I I - CONCLUSÃO DA CÂMARA

A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora

Sala das Sessões em 29 de janeiro de 1990.

(8)

IV - DECISÃO DE PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal do Educação aprovou, por una nimidade a Conclusão da Câmara.

Sala Barretto Filho em, 29 de janeiro de 1991

Referências

Documentos relacionados

0 alunado do Curso de Direito do Câmpus de São Paulo/SP, na sua grande maioria, optou pelo Curso na expectativa de colocação no mercado de trabalho, visto que a área jurídica

A Organização Brasileira de Cultura e Educação, envia a este Conselho, expediente de 20.08.93 solicitando alteração curricular dos cursos de Geografia e Historia (Licenciatura

DECLARAÇÃO COM PEDIDO DE EFEITO MODIFICATIVO COMO MERO PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO. VIOLAÇÃO AO ART. Configura violação ao art. Tal descabida mutação: a) não atende

Quando tais estresses abióticos ocorrem, várias respostas

Para todos os doentes incluídos, registou-se o desvio inicial medido com correcção para longe e para perto, em DP; idade de administração da primeira toxina em meses; obtenção

Identificou-se ainda, que dos alunos indígenas do curso de ciências biológicas da UEA que ingressaram pelas quotas étnicas, os percentuais de evasão, abandono

Nos Capítulos 6, 7 e 8, Análise dos Mercados de Serviços de Sistema referentes aos anos 2010, 2011 e 2012, são analisados, respetivamente, os resultados dos mercados de serviços de

Por fim, observou-se que as decisões chaves no modo de atuar nos diversos mercados em termos de estratégias de marketing internacional – satisfação com mercado interno,