• Nenhum resultado encontrado

É possível evitar a corrupção?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "É possível evitar a corrupção?"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

Controladoria-Geral da União

Revista da CGU

Brasília, DF

2006

(3)

JJoorrggee HHaaggee

Ministro de Estado do Controle e da Transparência LLuuiizz NNaavvaarrrroo ddee BBrriittttoo FFiillhhoo

Secretário-Executivo da Controladoria-Geral da União V

Vaallddiirr AAggaappiittoo TTeeiixxeeiirraa Secretário Federal de Controle Interno

E

Elliiaannaa PPiinnttoo Ouvidora-Geral da União

M

Maarrcceelloo NNeevveess ddaa RRoocchhaa Corregedor-Geral da União V

Viirrggíínniiaa CChhaarrppiinneell JJuunnggeerr CCeessttaarrii

Secretária de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas

A Revista da CGU é editada pela Controladoria-Geral da União

Tiragem: 1.000 exemplares Periodicidade: semestral Distribuição gratuita

Permitida a reprodução parcial ou total desta obra desde que citada a fonte.

O conteúdo e a opinião dos artigos assinados não são de responsabilidade da CGU, mas sim de seus respectivos autores. Projeto gráfico, diagramação e arte: Via Brasília

Revista da CGU./ Presidência da República, Controladoria-Geral da União. - Ano 1, n. 1, 2006. Brasília: CGU, 2006.

Coletânea de artigos.

1.Auditoria pública. I. Controladoria-Geral da União.

CDD 352.17

(4)

S

umário

Editorial . . . .5

Apresentação . . . .7

É possível evitar a corrupção? . . . .9

O controle das parcerias público-privadas pelo

Tribunal de Contas . . . .16

A Comunidade Internacional e a corrupção transnacional:

razões para combater a corrupção . . . .43

Uma longa história de corrupção: dos anões às

sanguessugas . . . .61

Sistema Nacional de Ouvidorias do poder

executivo federal . . . .77

Emendas Orçamentárias Individuais: "Pork Barrel"

brasileiros? . . . .86

Corrupção e crescimento econômico . . . .103

Percepções pantanosas . . . .117

(5)

9

Revista da CGU

O debate internacional sobre o fenômeno da corrupção, que afeta praticamente todos os países do mundo e, sem distinção, tanto insti-tuições públicas quanto corporações privadas, tem-se concentrado, cada vez mais, no campo das medidas pre-ventivas, em lugar da ênfase tradi-cionalmente posta apenas naquelas de caráter repressivo.

Isso ocorre porque se reconhece hoje que a punição depois de con-sumado o fato ilícito não é suficiente para impedir sua repetição, muito embora não se deva minimizar a im-portância do efeito exemplar da sanção dura e tempestiva.

Não é por outra razão que as con-venções internacionais contra a cor-rupção – dentre elas a Convenção In-teramericana, de 1996, incorporada ao nosso direito interno em 07 de no-vembro de 2002, pelo Decreto 4.410, e a das Nações Unidas, de 2003, pro-mulgada aqui há poucos meses – põem toda sua ênfase na adoção, pe-los países signatários, de medidas pre-ventivas, reconhecidas, cada vez mais, como o caminho adequado para ata-car as raízes do problema que hoje atormenta o mundo.

O tema reuniu, em setembro deste ano, em São Petersburgo, na

Rússia, sob os auspícios da ONU, de-legados e especialistas de cerca de 50 países (inclusive o Brasil), para dis-cutir exatamente medidas de pre-venção da corrupção; e, em ou-tubro, na República da China, cerca de cinco mil pessoas de todo o mun-do se juntaram em outra grande con-ferência a respeito.

Faço aqui um ligeiro registro, bas-tante ilustrativo: na China, as penas para o crime de corrupção chegam até à pena de morte; entretanto, nem por isso, a situação melhorou, e a cor-rupção lá é tida como um dos maiores problemas nacionais; uma das razões apontadas para isso vem a ser justa-mente a ausência de medidas de na-tureza preventiva, inclusive daquelas associadas ao incremento da trans-parência pública, área em que o país gigante do leste, por razões óbvias, ainda não progrediu tanto quanto em outros aspectos.

É possível evitar a

corrupção?

JJoorrggee HHaaggee,, Ministro de Estado do Controle e da Transparência

N

Na

a C

Ch

hiin

na

a,, a

ass p

pe

en

na

ass

p

pa

arra

a o

o ccrriim

me

e d

de

e cco

orrrru

up

pççã

ão

o

cch

he

eg

ga

am

m a

atté

é à

à p

pe

en

na

a d

de

e

m

mo

orrtte

e;; e

en

nttrre

etta

an

ntto

o,,

n

ne

em

m p

po

orr iisssso

o,, a

a ssiittu

ua

aççã

ão

o

m

(6)

10

Revista da CGU

Por isso mesmo, tivemos a satis-fação de receber recentemente, na Controladoria-Geral da União (CGU), uma delegação chinesa que veio co-nhecer o nosso Portal da Transparên-cia, hoje referência internacional na matéria.

O campo das medidas preventivas é, evidentemente, muito vasto, e comporta iniciativas e providências de naturezas as mais diversas, nem todas elas, é certo, ao alcance de uma instituição específica, como a Controladoria-Geral da União, nem mesmo ao alcance do Poder Executi-vo, por seus próprios meios.

Refiro-me, por exemplo, a medi-das como a necessária reforma políti-co-partidária e eleitoral, com a necessária emenda constitucional que toque em questões de fundo co-mo o voto proporcional em listas, a fidelidade partidária e o financia-mento público exclusivo de partidos e de campanhas, para citar apenas as mais evidentemente relacionadas com a corrupção.

Quero reportar-me, também, à necessidade de alterarem-se normas,

tradições e culturas de outra ordem, como aquelas relativas ao dogma dos sigilos bancário, fiscal e telefônico, muitas vezes utilizados, entre nós, para proteger a fraude, o desvio e o enriquecimento ilícito, enfim, para proteger criminosos e corruptos, e não para preservar a privacidade legí-tima do cidadão de bem.

Se tudo isso é de difícil alteração, não deve ser, porém, motivo para que não se procure avançar onde e até onde for possível. É o que temos feito na CGU, nesses quatro anos do primeiro mandato do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurando, no País, uma linha de atuação governamental consistente e sem precedentes no campo das me-didas preventivas, capazes de assen-tar as bases para reduzir o problema da corrupção, e dando, ao mesmo tempo, cumprimento aos compro-missos assumidos pelo Brasil nos acordos internacionais acima men-cionados.

Esse cardápio de medidas preven-tivas iniciou-se com a construção e o lançamento do Portal da Transparên-cia, sítio na Internet, que apresenta a destinação dos recursos públicos de maneira detalhada e simples, com o foco em quem recebeu o recurso público, com os valores e a finalidades da destinação, identificando-os por meio do CPF, CNPJ, NIS etc, estimu-lando o controle social e o fortaleci-mento da cidadania.

A lógica de começar por ele corres-ponde ao nosso entendimento de que

O

Oss ssiig

giillo

oss b

ba

an

nccá

árriio

o,,

e

e tte

elle

effô

ôn

niicco

o m

mu

uiitta

ass vve

ezze

ess

ssã

ão

o u

uttiilliizza

ad

do

oss e

en

nttrre

e n

óss

p

pa

arra

a p

prro

otte

eg

ge

err a

a ffrra

au

ud

de

e,,

o

o d

de

essvviio

o e

e o

o

e

(7)

11

Revista da CGU

o primeiro e melhor antídoto para as práticas ímprobas e ilícitas é exata-mente a "luz do sol", a visibilidade ple-na, a publicidade e a transparência maior possível dos atos praticados nos órgãos públicos, sobretudo aqueles relativos à execução das despesas públicas, e tudo o mais que seja a elas relacionado – contratos, licitações, convênios, pagamentos etc.

O segundo passo, nessa mesma di-reção, foi a criação das Páginas de Transparência Pública de cada minis-tério e entidade da administração in-direta – autarquias, fundações, em-presas públicas e sociedades de econo-mia mista – que hoje exibem, em seus sites, detalhes ainda maiores que o Portal, sobre todos os seus gastos, li-citações e contratações.

Em outra ordem de iniciativas, foi lançado pela Controladoria, em 2003, sob a inspiração do então Mi-nistro Waldir Pires, o Programa de Fiscalização, mediante sorteios públi-cos, dos recursos federais aplicados nos Municípios, com o objetivo ex-presso de inibir a corrupção, pela dis-suasão que resulta da possibilidade, sempre presente, para o gestor, de ser ele o próximo sorteado para ser fiscalizado.

Paralelamente, esse mesmo pro-jeto foi capaz de produzir um outro efeito da maior importância no cam-po da prevenção, qual seja, o de des-pertar e estimular a participação so-cial, dos cidadãos, para a fiscaliza-ção e o controle sobre os admi-nistradores do dinheiro público.

Já em outra esfera, integram esse conjunto de iniciativas de viés clara-mente preventivo medidas legislativas que foram propostas pela Controlado-ria, dentre as quais vale destacar os Projetos de Lei sobre Enriquecimento Ilícito e sobre Conflito de Interesses.

O primeiro propõe tipificar como crime, no Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 3 a 8 anos, o en-riquecimento de agentes públicos em montante desproporcional aos seus vencimentos, e que não seja explicado por outras fontes legítimas de renda. O projeto de lei encontra-se no Con-gresso Nacional desde julho de 2005. O segundo, o Projeto de Lei sobre Conflito de Interesses, foi encami-nhado recentemente pelo Presidente da República, define, regula e esta-belece formas de prevenção e fisca-lização de tais conflitos, isto é, do choque entre as responsabilidades públicas e o interesse pessoal de um agente público, que ocorre quando os interesses pessoais do agente possam influenciar indevidamente o desem-penho dos seus deveres funcionais.

Modernamente, novas e mais complexas formas de relações entre o

O

O p

prriim

me

eiirro

o e

e m

me

ellh

ho

orr

a

an

nttííd

do

otto

o p

pa

arra

a a

ass p

prrá

áttiicca

ass

íím

mp

prro

ob

ba

ass e

e iillíícciitta

ass é

é e

exxa

atta

am

me

en

ntte

e

a

a ""llu

uzz d

do

o sso

oll"",, a

a vviissiib

biilliid

da

ad

de

e

p

plle

en

na

a,, a

a p

pu

ub

blliicciid

da

ad

de

e e

e a

a

ttrra

an

nssp

pa

arrê

ên

ncciia

a

(8)

12

Revista da CGU

público e o privado têm aumentado o espectro de possibilidades desses con-flitos, em todos os países, especial-mente naqueles mais desenvolvidos. Por isso, a preocupação crescente com o tema e sua inclusão em todos os fóruns internacionais em que se dis-cutem ações contra a corrupção.

Sendo impossível, como de fato é, identificar previamente todas as hipóteses de conflito que podem sur-gir, para simplesmente proibi-las to-das, o que os países fazem é procurar identificar os pontos de maior risco e adotar medidas e procedimentos ca-pazes de localizar antecipadamente os casos em que os conflitos podem ocor-rer, para evitá-los, e, quando isso não for possível, tomar medidas para eli-miná-los rapidamente, aplicando as sanções devidas, quando for o caso.

O projeto do governo brasileiro dispõe sobre conflito de interesses no exercício de cargo ou emprego no Poder Executivo e sobre impedi-mentos posteriores ao exercício da função pública. Depois de elaborado pela CGU, foi ele amplamente de-batido no âmbito do Conselho da

Transparência Pública, onde estão re-presentadas dez entidades da so-ciedade civil (dentre elas a OAB, a ABI, a Transparência Brasil, a CNBB, a Abong, o Instituto Ethos e entidades de trabalhadores e patronais), ao lado de outros tantos órgãos públicos, co-mo o Ministério Público, o TCU, a Comissão de Ética Pública e os Mi-nistérios do Planejamento, Fazenda, Justiça, Relações Exteriores, Casa Civil e AGU. Em seguida, o projeto foi, ain-da, submetido à consulta pública e recebeu várias sugestões de cidadãos e entidades, chegando, então, a sua forma final, encaminhada pelo Presi-dente ao Congresso.

Ele estabelece requisitos e restri-ções aos ocupantes de cargos ou em-pregos públicos que tenham acesso a informações privilegiadas, de modo a evitar seu uso em proveito próprio ou de terceiros; dispõe sobre impedimen-tos durante e após o exercício de funções públicas; define as com-petências para a fiscalização e avalia-ção de conflitos de interesse e esta-belece as sanções para o caso de in-fração.

Entre os impedimentos previstos no projeto para os ocupantes de cargos ou empregos, inclusive em gozo de licença ou em período de afastamento, estão: exercer atividade que implique a prestação de serviços ou a manutenção de relação de negócio com pessoa ou empresa que tenha interesse em decisão sua ou de colegiado do qual participe; prestar serviços a empresa cuja atividade seja regulada ou fisca-lizada pelo órgão a que pertença o agente.

N

No

ovva

ass e

e m

ma

aiiss cco

om

mp

plle

exxa

ass

ffo

orrm

ma

ass d

de

e rre

ella

aççõ

õe

ess e

en

nttrre

e o

o

p

úb

blliicco

o e

e o

o p

prriivva

ad

do

o ttê

êm

m

a

au

um

me

en

ntta

ad

do

o o

o e

essp

pe

eccttrro

o d

de

e

p

po

ossssiib

biilliid

da

ad

de

ess d

do

oss cco

on

nfflliitto

oss

d

(9)

13

Revista da CGU

Já os impedimentos para ocupantes de cargos depois que deixam a função incluem, entre outros, a ve-dação, por um período de um ano, a contar da data da exoneração ou aposentadoria, de prestar qualquer tipo de serviço a pessoa física ou jurídica com quem tenham estabelecido relacionamento em razão do cargo exercido.

Cabe ressaltar que não será devi-da qualquer remuneração compen-satória, no período da quarentena (um ano), a servidores que tenham vínculo permanente com o serviço público ou que se aposentem. So-mente os ex-ocupantes de cargos de confiança sem qualquer outro víncu-lo com o serviço público, e ainda as-sim, quando comprovarem a impos-sibilidade do exercício de atividade privada não-conflitante, farão jus à remuneração compensatória. Essa foi, aliás, uma solução do consenso, construída com muita paciência e persistência, pois, como se sabe, existem posições extremadas sobre essa questão: desde os que enten-dem que deve haver remuneração sempre, para todos os que entrem

em quarentena, até os que pensam exatamente o contrário. O mesmo ocorre com respeito aos prazos. E a experiência internacional é, também, a mais variada possível. Assim, como era de se esperar, as primeiras versões do anteprojeto receberam críticas diame-tralmente conflitantes entre si, inspi-radas em opiniões as mais contra-ditórias. E, no final, como ocorre sem-pre que se exercita a boa prática democrática, encontrou-se uma solução equilibrada, que satisfaz em parte a to-dos e, integralmente, só ao interesse coletivo.

A CGU e a Comissão de Ética Públi-ca fiPúbli-carão responsáveis pela fisPúbli-calização e avaliação da ocorrência de conflitos, cabendo a elas definir circunstâncias que objetivem prevenir ou impedir eventual conflito; responder a consul-tas sobre o tema e auto-rizar o ocu-pante a exercer atividade privada, quando não houver conflito.

Uma vez aprovado o projeto, de-verão submeter-se à nova lei os ocu-pantes de cargos de ministro de Es-tado, secretários-executivos e outros de natureza especial ou equivalente; presidentes ou diretores de autar-quias, fundações públicas, empresas públicas ou sociedades de economia mista e cargos do grupo DAS ní-veis 6 e 5.

Além disso, as normas se aplicarão também a ocupantes de cargos efe-tivos em áreas que permitam acesso a informações privilegiadas capazes de representar vantagem econômica ou financeira.

N

ão

o sse

errá

á d

de

evviid

da

a

q

qu

ua

allq

qu

ue

err rre

em

mu

un

ne

erra

aççã

ão

o

cco

om

mp

pe

en

nssa

attó

órriia

a,, n

no

o

p

pe

erríío

od

do

o d

da

a q

qu

ua

arre

en

ntte

en

na

a,, a

a

sse

errvviid

do

orre

ess q

qu

ue

e tte

en

nh

ha

am

m

vvíín

nccu

ullo

o p

pe

errm

ma

an

ne

en

ntte

e cco

om

m o

o

sse

errvviiçço

o p

úb

blliicco

o o

ou

u q

qu

ue

e sse

e

a

(10)

14

Revista da CGU

As sanções previstas para o des-cumprimento dessas normas incluirão a demissão do serviço público, aplicá-vel mediante processo administrativo; já por meio de ação judicial de impro-bidade administrativa, poderão acar-retar também a suspensão de direitos políticos, o pagamento de multa civil e a proibição de contratar com o Poder Público.

Uma outra medida legislativa que está sendo elaborada pela CGU é o an-teprojeto de lei sobre acesso à infor-mação. A proposta já passou também por várias discussões no Conselho da Transparência e brevemente será sub-metida à consulta pública. Ele atende a uma antiga reivindicação das enti-dades da sociedade civil, principal-mente aquelas que integram Fórum do Direito de Acesso a Informações Públi-cas, e vai regulamentar o inciso XXXIII do art. 5º da CF de 1988, preenchedo mais uma lacuna deixada pelos gover-nos que antecederam o atual.

É com uma política consistente de enfrentamento assim amplo do fenô-meno da corrupção, tão complexa

como complexo e multifacetado é o fenômeno em si, uma política que não aposta nem acredita em respos-tas simplisrespos-tas, voluntarisrespos-tas ou ime-diatistas, que recusa as soluções mi-lagrosas e as expectativas ingênuas, é assim que o Brasil passou, nos últi-mos quatro anos, a encarar esse ve-lho e histórico mal que sempre afe-tou suas instituições públicas – a questão da corrupção nas corpo-rações privadas é outra questão, que foge ao escopo deste artigo e às atribuições da CGU.

Não tenho a menor dúvida de que tal política, para ser completa e eficaz, tem que pôr igual ênfase em medidas preventivas e em medidas punitivas, persecutórias e repressi-vas. Ocorre que, neste último cam-po, já foram feitos progressos ine-gáveis, nos últimos anos, inclusive com maior visibilidade pública. É o caso da vitoriosa parceria entre a CGU e a Polícia Federal, sem falar na intensa colaboração com institui-ções externas e independentes, co-mo o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União. É também nesse campo que se situa uma ou-tra iniciativa destes últimos anos, que foi a criação e implantação do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, que dotou cada Ministério de uma Corregedoria, li-gada à CGU, para reverter uma tradição secular de inércia san-cionatória também no âmbito dis-ciplinar interno da Administração, que retroalimentava e potencializa-va a cultura da certeza da im-punidade, garantida, no âmbito

N

ão

o tte

en

nh

ho

o a

a m

me

en

no

orr

d

úvviid

da

a d

de

e q

qu

ue

e a

a p

po

ollííttiicca

a

cco

on

nttrra

a a

a cco

orrrru

up

pççã

ão

o,, p

pa

arra

a sse

err

cco

om

mp

plle

etta

a e

e e

effiicca

azz,, tte

em

m q

qu

ue

e

p

ôrr iig

gu

ua

all ê

ên

nffa

asse

e e

em

m m

me

ed

dii--d

da

ass p

prre

evve

en

nttiivva

ass e

e e

em

m m

me

ed

dii--d

da

ass p

pu

un

niittiivva

ass,,

p

(11)

15

Revista da CGU

externo, pela lentidão dos processos judiciais.

E no centro de todo esse esforço, servindo a ambas as perspectivas – a preventiva e a repressiva – situa-se o trabalho já de mais tempo consolida-do, representado pelas atividades de auditoria e fiscalização, trabalho esse que serve de base, tanto às ações re-pressivas a cargo do Tribunal de Con-tas, da Polícia Federal e do Ministério Público, quanto à prevenção, na me-dida em que funciona como sistema de alerta e advertência permanente ao gestor, para evitar que irregularidades se consumem.

Nessa área, também, estão ocor-rendo progressos importantes no presente momento, capazes de colo-cá-la em melhores condições para cumprir esse papel de prevenção e controle da corrupção, sem descurar da sua função paralela de avaliação dos programas governamentais. A revisão do escopo e do conteúdo de cada uma das diferentes espécies de auditoria levadas a cabo, e a reci-clagem e capacitação dos auditores

em áreas relacionadas à auditoria in-vestigativa, à auditoria de sistemas e às atividades de inteligência, são al-gumas das novas frentes que ga-nham prioridade na atual estratégia de enfrentamento da corrupção.

É, enfim, de todo esse conjunto de medidas, e de outras que deixo de de-talhar aqui por concisão – mas que me permito apenas enunciar, como sejam a identificação e o mapeamento das instituições e setores de maior de risco de corrupção, o acompanhamento da evolução patrimonial atípica de agentes públicos, as sindicâncias patrimoniais, a identificação e o acompanhamento mais rigoroso das pessoas politica-mente expostas (PEPs), o comparti-lhamento de dados com a Coaf e a Re-ceita Federal, e a estratégia nacional integrada de combate à lavagem de dinheiro (Encla) – é dessa abordagem abrangente e integrada de enfrenta-mento que acredito pode-se esperar, sem ilusões de resultados completos e cabais em curto prazo, mas com a certeza inspirada pelo trabalho sis-temático, sério e persistente de uma equipe extraordinária, engajada e mul-tidisciplinar, de profissionais compe-tentes e dotados de forte espírito públi-co, repito, acredito pode-se esperar a redução progressiva dos índices de cor-rupção em nosso País.

Para isso, basta que se assegure uma condição absolutamente indis-pensável: a persistência e a con-tinuidade de todo esse esforço, nas mesmas linhas e nos mesmos rumos, ao longo dos próximos anos, sem in-terrupções nem retrocessos.

A

Ass a

attiivviid

da

ad

de

ess d

de

e a

au

ud

diitto

orriia

a

e

e ffiisscca

alliizza

aççã

ão

o sse

errvve

em

m d

de

e

b

ba

asse

e p

pa

arra

a a

ass a

aççõ

õe

ess

rre

ep

prre

essssiivva

ass a

a cca

arrg

go

o d

do

o

T

Trriib

bu

un

na

all d

de

e C

Co

on

ntta

ass,, d

da

a

P

Po

ollíícciia

a FFe

ed

de

erra

all e

e d

do

o

M

Referências

Documentos relacionados

Depois de lhe ser administrado Midazolam Hameln, não conduza nem utilize ferramentas ou máquinas antes de o seu médico autorizar, porque o Midazolam Hameln pode causar- lhe

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.. Este folheto

Consoante à citação acima, destaca-se mais uma vez a contraposição de Pascal em relação ao racionalismo hegemônico no século XVII, pois, enquanto os filósofos implicados

Há uma grande expectativa entre os cientistas de que, nesta próxima década, novos resultados de observações cosmológicas, aliados aos resultados dos grandes aceleradores como o

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Como todos os medicamentos, Quetiapina Accord pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.. Se algum dos seguintes efeitos secundários

BB divulga a MPE Week para mais de 20 milhões de clientes nos canais próprios, mídias e redes sociais.. BB conecta os clientes MPE aos

No 8º dia após o último comprimido de DELLAX 20 e DELLAX 30 (ou seja, após os 7 dias da semana de intervalo), inicie a fita seguinte, mesmo que a hemorragia não tenha parado.