• Nenhum resultado encontrado

THE ONE BELA VISTA RUA ADOLPHO BOZZI, BELA VISTA - OSASCO SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "THE ONE BELA VISTA RUA ADOLPHO BOZZI, BELA VISTA - OSASCO SP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

MANUAL DE REFORMAS

NORMA ABNT NBR 16280 - REFORMAS EM EDIFICAÇÕES

As adequações técnicas ou reformas em áreas privativas da edificação que afetem a estrutura, as vedações ou quaisquer sistemas da unidade ou da edificação devem atender aos requisitos do Plano de Reforma e ser comprovadamente documentadas e comunicadas ao responsável legal da edificação antes de seu início.

A reforma de um apartamento deve levar em conta as características gerais da construção. Como partes comuns do edifício, as fachadas não podem ser alteradas nos formatos, acabamentos e posicionamentos de janelas e terraços sem a aprovação do condomínio. A norma ABNT NBR 16280, foi elaborada a fim de aumentar a segurança e o desempenho das edificações. Reformas sem o acompanhamento técnico adequado podem trazer riscos não só para a sociedade e usuários, mas também, provocar danos aos sistemas de uma unidade, ou na parte da edificação, e comprometer o desempenho destes em decorrência de obras realizadas em outros lugares da edificação.

Toda reforma e/ou alteração das condições iniciais projetadas deverá atender a um plano formal de diretrizes, que deverá ser elaborado por um profissional habilitado, e ser autorizado, mesmo em áreas privativas, pelo responsável da edificação (síndico), com o objetivo de preservar estas condições originais, principalmente as relacionadas com a segurança de sua unidade, dos usuários, condôminos, seu entorno e, em atendimento a norma ABNT NBR 16280 (Reformas em Edificações), é necessário atender os seguintes itens:

• Preservação dos sistemas de segurança existentes;

• Apresentação do projeto contendo toda e qualquer modificação que altere ou comprometa a segurança da construção e do seu entorno, para análise da incorporadora/construtora e do projetista, se os sistemas/subsistemas estiverem dentro do prazo de garantia previsto neste Manual. Após esse prazo, um responsável técnico designado pelo responsável legal (síndico) é que deve efetuar a análise;

• Meios que protejam os usuários das edificações de eventuais danos ou prejuízos decorrentes da execução dos serviços de reforma e sua vizinhança;

• Descrição dos processos de forma clara e objetiva, atendendo aos regulamentos exigíveis para a realização das obras e sua forma de comunicação;

• Quando aplicável, o registro e a aprovação nos órgãos competentes e pelo condomínio, exigidos para sua execução;

• Definição dos responsáveis e suas atribuições em todas as fases do processo;

• Previsão de recursos para o planejamento da reforma: materiais, técnicos, financeiros e humanos, capazes de atender às interferências nos diferentes sistemas da edificação e prover informações e condições para prevenir ou minimizar os riscos;

• Garantia de que a reforma não prejudica a continuidade dos diferentes tipos de manutenção das edificações, após a obra.

As reformas realizadas nas áreas privativas e áreas comuns do empreendimento devem seguir a norma ABNT NBR 16280/2015 (Reformas em Edificações), esta norma pode ser obtida

(3)

THE ONE BELA VISTA INDICAÇÕES DE REFORMA:

1 -Quando realizar a reforma em sua unidade coloque uma placa na porta de entrada com o telefone da empresa ou proprietário, caso eventualmente ocorra algum incidente e o condominio precise entrar em contato com urgência.

2 – Isole a porta de entrada/ serviço para que sujeiras e pó não saiam para os halls, sem a proteção a poeira poderá acionar os alarmes de incêndio bem como danificá-los.

Caso aconteça o proprietário poderá ser notificado, bem como irá com os custos dos consertos caso seja necessário.

3 – Em unidades que forem alterar paredes/distribuições, parte elétrica, hidráulica, rasgos em paredes/nichos, envidraçamento de sacada, nivelamento de piso de sacada é obrigatório a

apresentação de ART ou RRT com projeto modificativo apresentando todas as alterações que serão realizadas.

4- Não será aprovada reformas sem a apresentação do projeto modificativo.

5 – Não será aprovado a reforma sem a entrega do termo de ciência/termo de responsabilidade das normas de reforma.

6 – Não será aprovado reformas sem a cópia do CAU/CREA do responsável técnico

7 – Em quebras de parede se atentem a obstruções de conduítes, antes de qualquer fechamento verifique a desobstrução para uso futuro de cabos/instalação de TV acabo particular.

8 – Em modificações de hidráulica se atente nos vazamentos, antes de qualquer fechamento deixe a tubulação em teste.

9 – Sempre converse com seus vizinhos de unidades inferiores para ter certeza de que não afetou em nada a reforma realizada.

ATENÇÃO:

10- É proibido realizar nichos ou abertura de vãos voltados para a fachada.

11 – É proibido realização de nichos ou abertura de vãos para divisa de apartamentos (Vizinhos) 12- É proibido rasgos no piso ou laje (Teto).

13 – é proibido o uso de martelete.

12- Em casos de remoção de pisos: tampe os ralos para que não entupam ou quebrem causando infiltrações para os vizinhos inferiores. E não entupa as prumadas de esgoto do condominio.

14- Em caso de remoção de piso de cozinha, área de serviço, banheiros e varanda é obrigatório refazer a impermeabilização.

15-É ideal que o proprietário tenha a foto de todas as etapas de reforma, caso precise futuramente usar para respaldo técnico.

16 – Após finalizar a reforma o proprietário deverá vistoriar junto a empresa que realizou a reforma o funcionamento de todos os itens alterados, e entregar ao condominio a carta de finalização da reforma.

(4)

INDICAÇÕES:

Para melhoria de acústica em pisos laminados e Vinílicos consulte seu consultor para uso de manta acústica, assim evitando barulhos excessivos.

Em Pisos Cerâmicos/Porcelanatos indicamos o uso de dupla colagem (massa no chão e massa no piso cerâmico), neste sistema você evita pisos ocos que possam gerar barulhos ou até mesmo evitando trincar o piso.

Evite retorno de cheiros:

1- Sempre use o sifão da máquina de lavar, não o retire, pois você poderá ter retorno de cheiros:

2 – Ralos: Limpe semanalmente seus ralos, pois entupimentos são considerados mau uso e não possui garantia.

Use uma luva para tirar os detritos de uso do seu ralo, assim evitando retornos de cheiro ou entupimentos.

(5)

THE ONE BELA VISTA 3 – Sifões de pias.

Mantenha seu sifão com uma curva em formato de U, desta forma a água que passa pela tubulação retém um pouco de água evitando o retorno de cheiro.

É muito comum após as reformas a empresa de marcenaria retirar o sifão ou empreiteiro instalando de forma errada, assim deixando o apartamento com mal cheiro.

Abaixo forma correta e incorreta de se deixar o sifão. Maneira correta:

Maneira Incorreta:

(6)

Instalações de Telas e Envidraçamento de Sacadas:

1 - Em assembleia será determinado o padrão de telas e envidraçamentos.

2 – Ao realizar a instalação de telas verifique se a instalação não causou fissuras, e solicite que a empresa vede os parafusos/buchas de fixação após a instalação evitando infiltrações.

3 – Em envidraçamentos de sacada sempre verifique a vedação dos trilhos, vedação dos parafusos e arrebites instalados pois a falta de vedação causa infiltração.

3 – Tome cuidado com a instalação de envidraçamentos, com a realização de perfurações pode haver a quebra da pedra, deslocamento causando infiltrações, ou até mesmo em caso de uso de furadeiras de impacto o deslocamento do emboço/reboco ou textura, sendo necessário na reposição por conta própria. Detalhe envidraçamento: Telas em janelas: Vedar parafuso. Vedar a base Sempre realizar a vedação das buchas/parafusos.

(7)

THE ONE BELA VISTA

TERMO DE CIÊNCIA E RESPONSABILIDADE

Eu________________________________________________________________________, portador do RG número__________________________, CPF___________________________,

Proprietário do apartamento/Unidade ______ da Torre____ do Residencial The One Bela vista, localizado na Rua Adolpho Bozzi, N°505, bela vista – Osasco.

Declaro aos devidos fins que assumo total responsabilidade em relação as obras realizadas em minha propriedade.

Declaro ter lido o manual do proprietário e manual de reforma ora recebido.

Declaro ainda que, em caso de danos a estrutura do edifício, vazamentos para os vizinhos ou área comum, rachaduras ou qualquer outra deformidade ou alteração na constituição do edifício causados pelas obras realizadas em minha unidade são de minha total responsabilidade, devendo assim arcar juridicamente e legalmente com os prejuízos oriundos de tais alterações.

_________________________, ______ de ________________ de ________. Nome da cidade / data / mês / ano

____________________________________

Proprietário: Rg:

Responsável Técnico

Eu (xxxx) Arquiteto/engenheiro Civil, portador do

CPF_______________________,Crea/Cau___________________________-Sp , declaro que a obra não afeta estrutura, as instalações hidráulicas e elétricas da edificação, bem como que atende a legislação e a NBR 16280 estando em

conformidade com o manual do proprietário referente ao apartamento xx da Torre xx, do Residencial The One Bela vista, localizado na Rua Adolpho Bozzi, N°505, bela vista – Osasco.

_________________________, ______ de ________________ de ________. Nome da cidade / data / mês / ano

____________________________________

Nome: Arquiteto/Engenheiro Civil:

Crea/Cau

Referências

Documentos relacionados

Em destaque, Leão, Câncer e Gêmeos...28 FIGURA 7 – Galáxia de Andrômeda, a mais próxima da via Láctea, cerca de 2,54 milhões de anos luz de distância da Terra...29 FIGURA

A presente pesquisa tem como principal objetivo descrever as principais atividades culturais do povo Parkatêjê e a partir disso, analisar a composição dos termos

Nesse mesmo ano foi nomeado Diretor Geral do Patrimônio do Estado no Ministerio de Economía y Hacienda, e posteriormente foi nomeado, no ano 1998, Secretário Geral do Banco

Como o objetivo de recuperar receita e ao mesmo tempo manter o bom relacionamento com seus clientes o Grupo CPFL Energia desenvolveu duas novas formas de cobrança:

Outro resultado trouxe um programa de hidrocinesioterapia realizado com duas pacientes com idade de 64 e 67 anos que apresentavam osteoartrose em joelhos,

Para exemplificar um dos aspetos do trabalho de análise que nos propomos fazer na primeira fase, apresentamos de seguida a análise das estratégias avaliativas

atrair capital para o desenvolvimento da região do Corredor de Nacala.” (Embaixada do Brasil em Moçambique, Circular interna Itamaraty, 2011).. Qual potencial de materialização

sua proposta nos primeiros 7 dias, transitando para a primeira fase e posteriormente a cada 14 dias de uma fase para outra. No mês de setembro chegamos na quarta e última etapa