• Nenhum resultado encontrado

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 041/2015 E D I T A L. (Processo nº / )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 041/2015 E D I T A L. (Processo nº / )"

Copied!
64
0
0

Texto

(1)

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 041/2015

E D I T A L

(Processo nº 00200.009193/2014-11)

A UNIÃO, por intermédio do SENADO FEDERAL, doravante denominado SENADO, e este Pregoeiro, designado pela Portaria da Diretoria-Geral nº 747, de 2015, tornam pública, para conhecimento das empresas interessadas, na forma da Lei n° 10.520, de 17 de julho de 2002, do Decreto nº 5.450/2005, bem como da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, da Política de Contratações do Senado Federal, Anexo V do Ato da Comissão Diretora nº 12 de 2014, do Ato da Diretoria-Geral nº 9 de 2014 e, tendo em vista o que consta do Processo n° 00200.009193/2014-11, a abertura de licitação, na modalidade

PREGÃO ELETRÔNICO do tipo MENOR PREÇO POR ITEM, destinada à contratação de empresa para a prestação de serviço telefônico fixo comutado nas modalidades Local, Longa Distância Nacional (LDN), Longa Distância Internacional (LDI) e Discagem Direta Gratuita (DDG), incluindo ligações de entrada a cobrar, bem como Serviço de Conexão à Internet (SCI) de alta velocidade e Linhas Privadas de voz e dados, com o oferecimento de suporte técnico em período integral, para o Senado Federal.

Na data, horário e endereço eletrônico abaixo indicados far-se-á a abertura da Sessão Pública de Pregão Eletrônico, por meio de Sistema Eletrônico COMPRASNET.

DATA: 22 de junho de 2015

HORÁRIO DE BRASÍLIA: 09h30

ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.comprasgovernamentais.gov.br

OBSERVAÇÃO: Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que

impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será remarcada automaticamente e terá inicio somente após comunicação via sistema aos participantes no sítio www.comprasgovernamentais.gov.br.

CAPÍTULO I - DO OBJETO

1.1. - O presente pregão tem por objeto a contratação de empresa para a prestação de serviço telefônico fixo comutado nas modalidades Local, Longa Distância Nacional (LDN), Longa Distância Internacional (LDI) e Discagem Direta Gratuita (DDG), incluindo ligações de entrada a cobrar, bem como Serviço de Conexão à Internet (SCI) de alta velocidade e Linhas Privadas de voz e dados, com o oferecimento de suporte técnico em período integral, para o Senado Federal, durante 30 (trinta) meses consecutivos, de acordo com os

(2)

1.1.1. – Em caso de discordância existente entre as especificações do objeto descritas no

CATSER e as constantes deste edital prevalecerão as últimas.

CAPÍTULO II - DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E CREDENCIAMENTO 2.1. Poderão participar deste Pregão os interessados que estiverem previamente credenciados no

Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF e perante o sistema eletrônico provido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI), por meio do sítio www.comprasgovernamentais.gov.br.

2.1.1. Para ter acesso ao sistema eletrônico, os interessados em participar deste Pregão

deverão dispor de chave de identificação e senha pessoal, obtidas junto à SLTI, onde também deverão informar-se a respeito do seu funcionamento e regulamento, bem como receber as instruções detalhadas de sua correta utilização.

2.1.2. O uso da senha de acesso pela licitante é de sua responsabilidade exclusiva,

incluindo qualquer transação por ela efetuada diretamente, ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou ao SENADO responsabilidade por eventuais danos decorrentes do uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

2.2. Somente poderão apresentar proposta consórcios de empresas ou empresas legalmente

estabelecidas, especializadas no ramo, e que satisfaçam às condições deste edital e seus anexos. 2.3. Não poderão participar da presente licitação, direta ou indiretamente, empresas e/ou consórcios de empresas que, por qualquer motivo:

2.3.1. tenham sido declaradas inidôneas por qualquer órgão da administração pública,

direta ou indireta, federal, estadual, municipal ou distrital;

2.3.2. tenham sido punidas com a suspensão do direito de licitar ou impedidas de contratar

com o Senado Federal, nos termos do art. 87 da Lei 8.666/1993;

2.3.3. estejam impedidas de licitar e contratar com a União, nos termos do art. 7º da Lei

10.520/2002;

2.3.4. estejam elencadas no art. 9º da Lei nº 8.666/1993;

2.3.5. encontrem-se em processo de dissolução, recuperação judicial, recuperação

extrajudicial, falência, concordata, fusão, cisão ou incorporação.

CAPÍTULO III - DOS CONSÓRCIOS

3.1. Não poderá participar do consórcio empresa ou firma na qual figure, entre seus diretores,

(3)

3.2. As empresas consorciadas não poderão participar, na mesma licitação, de mais de um

consórcio ou isoladamente, inclusive na condição de subcontratada de outra licitante.

3.3. Estará impedida de participar do consórcio a empresa ou firma na qual figure, entre seus

diretores, responsáveis técnicos ou sócios, pessoa que seja funcionário, diretor, responsável técnico ou sócio de outra empresa consorciada.

3.4. Antes da celebração do contrato, a licitante vencedora deverá comprovar a existência de

compromisso público ou particular de constituição de consórcio, subscrito pelos consorciados, com indicação da empresa-líder, que deverá atender às condições de liderança estipuladas neste edital e será a representante das consorciadas perante a União.

3.4.1. No consórcio de empresas brasileiras e estrangeiras a liderança caberá,

obrigatoriamente, à empresa brasileira, conforme disposto no parágrafo primeiro do art. 33 da Lei nº 8.666/1993, e no inciso VII do art. 15 do Decreto º 3.555/00.

3.4.2. No compromisso de constituição do consórcio deverão estar discriminadas a

participação, as obrigações e a responsabilidade solidária de cada consorciado pelos atos praticados por qualquer deles, tanto na fase da licitação quanto na de execução do contrato;

3.5. As empresas consorciadas serão solidariamente responsáveis pelas obrigações do consórcio

nas fases de licitação e durante toda a vigência do contrato.

3.6. Cada empresa consorciada deverá apresentar a documentação de habilitação exigida no ato

convocatório, sendo que:

3.6.1. A capacidade técnica do consórcio será representada pela soma da capacidade

técnica das empresas consorciadas;

3.6.2. Para fins de qualificação econômico-financeira, cada uma das empresas deverá

atender aos índices contáveis definidos no edital, nas mesmas condições estipuladas no SICAF;

3.7. O prazo de duração de consórcio deve, no mínimo, coincidir com o prazo de vigência do

contrato.

3.8. Os consorciandos deverão apresentar compromisso de que não alterarão a constituição ou

composição do consórcio, salvo quanto à sua liderança, restrita às empresas que o compõe. Em qualquer caso, a alteração deverá ser submetida à anuência e aprovação do SENADO, visando manter válidas as premissas que asseguraram a habilitação do consórcio original.

3.9. Os consorciandos deverão apresentar compromisso de que não se constituem nem se

constituirão, para os fins do consórcio, em pessoa jurídica e de que o consórcio não adotará denominação própria diferente da de seus integrantes.

(4)

4.1. É facultado à licitante interessada em participar deste Pregão, mediante prévio agendamento

junto ao Serviço de Tarifação da Coordenação de Telecomunicações - COOTELE do Senado Federal, realizar vistoria técnica, com antecedência mínima 1 (um) dia útil, contados da data marcada para a sessão pública, para conhecer as instalações.

4.1.1. A vistoria deverá ser agendada, com antecedência mínima de 1 (hum) dia, de

segunda-feira a sexta-feira nos horários de 09:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00, junto ao Serviço de Tarifação da Coordenação de Telecomunicações - COOTELE, pelo telefone (61) 3303-1110.

4.1.2. Não será realizada vistoria sem prévio agendamento ou fora do prazo estabelecido. 4.1.3. A vistoria poderá ser realizada por responsável técnico ou representante da pessoa

jurídica interessada em participar da licitação, que deverá comparecer municiado de identificação pessoal e do comprovante de vínculo com a empresa ou de procuração.

a) A comprovação do vínculo poderá ser feita através do contrato de trabalho,

contrato provisório de trabalho, contrato de prestação de serviço ou contrato social da empresa (no caso de sócio ou gerente).

b) Caso o vistoriador não atenda aos requisitos do item 4.1.3, não será executada a

vistoria.

4.2. Realizada a vistoria, a licitante receberá o Termo de Vistoria, emitido pela COOTELE. 4.3. Caso a interessada opte por não realizar vistoria, firmará declaração na qual dispensa a

necessidade de vistoria, assumindo todo e qualquer risco por sua decisão e se comprometendo a prestar fielmente o serviço nos termos de sua proposta e do presente edital.

4.4. A apresentação do Termo de Vistoria ou da Declaração de Dispensa de Vistoria será

obrigatória na fase de habilitação do certame.

CAPÍTULO V - DA PROPOSTA

5.1. A licitante deverá encaminhar proposta, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, até

a data e horário marcados para abertura da sessão, quando então encerrar-se-á automaticamente a fase de recebimento de propostas.

5.2. A licitante deverá consignar, na forma expressa no sistema eletrônico, os preços total mensal com impostos e taxas; e total para período de 30 (trinta) meses com impostos e taxas, para cada item de que estiver participando, expressos em algarismo arábico, na moeda

Real, considerados apenas até os centavos, compreendendo todos os custos diretos e indiretos necessários ao cumprimento do objeto deste edital, em especial o frete, tributos e encargos

(5)

5.3. No campo “Descrição Detalhada do Objeto Ofertado”, deverão ser prestados todos os

demais esclarecimentos necessários ao perfeito detalhamento do objeto.

5.3.1. Prazo de início da execução de, no máximo, 45 (quarenta e cinco) dias, contados a

partir da assinatura do contrato.

5.4. A omissão do prazo fixado no subitem anterior implica a aceitação dos prazos indicados

neste edital.

5.5. A proposta deverá ser formulada com base nos preços constantes dos Planos Básico ou

Alternativo e descontos concedidos, nos moldes das planilhas do Anexo 3.

5.6. Caso a proposta contenha Plano Alternativo de Serviço, este não necessita ser previamente

submetido à ANATEL para efeito de participação na licitação, devendo, entretanto, estar aprovado por aquela Agência, como condição para a assinatura do contrato.

5.7. A licitante deverá considerar nas planilhas de formação de preços (nos moldes do Anexo 3)

minutos de tarifação calculados de acordo com o critério de tarifação estabelecido pelo Art. 12, do Anexo à Resolução nº 424 da ANATEL, transcrito a seguir:

a) unidade de tempo de tarifação: 6 (seis) segundos; b) tempo de tarifação mínima: 30 (trinta) segundos;

c) chamadas faturáveis: somente são faturáveis chamadas com duração superior a 3 (três)

segundos, observado o disposto na alínea “f”;

d) no caso de chamadas a cobrar, exceto as chamadas destinadas ao código 0800, somente

são faturadas as chamadas com duração superior a 6 (seis) segundos, contada a partir do término da mensagem informativa;

e) no caso de chamadas encaminhadas ao correio de voz somente são faturadas as

chamadas com duração superior a 3 (três) segundos, contada a partir do sinal audível que acompanha a mensagem característica do correio de voz; e

f) chamadas sucessivas com duração inferior a 30 (trinta) segundos, efetuadas entre os

mesmos acessos de origem e de destino, e quando o intervalo entre o final de uma ligação e o início da seguinte for inferior a 120 (cento e vinte) segundos são tarifadas como uma única ligação, cuja duração é igual ao somatório das durações das chamadas sucessivas ou igual ao tempo de tarifação mínima.

5.8. A definição de qual licitante será o vencedor de cada item se dará pelo critério do menor Valor Global para período de 30 (trinta) meses com impostos e taxas.

5.9. Não é permitido à licitante, no item em que estiver participando, cotar quantidade inferior

(6)

5.10. Serão desclassificadas as propostas que comprovadamente cotarem objeto diverso daquele

requerido nesta licitação ou as que desatendam às exigências deste edital.

5.11. A licitante deverá declarar, em campo próprio do sistema eletrônico, que cumpre

plenamente os requisitos de habilitação e que sua proposta está em conformidade com as exigências do edital.

5.12. A licitante que se enquadre na definição de microempresa, empresa de pequeno porte ou

sociedade cooperativa e queira se valer dos direitos de preferência previstos na Lei Complementar nº 123/2006 deverá declarar em campo próprio do sistema.

5.13. A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação, à conformidade

da proposta ou ao enquadramento como microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa sujeitará a licitante às sanções previstas neste edital, sem prejuízo de outras previstas em lei.

5.14. As propostas ficarão disponíveis no sistema eletrônico.

5.14.1. Qualquer elemento que possa identificar a licitante importa desclassificação da

proposta, sem prejuízo das sanções previstas neste edital.

5.14.2. Até a abertura da sessão, a licitante poderá retirar ou substituir a proposta

anteriormente encaminhada.

5.15. As propostas terão validade de 60 (sessenta) dias, contados da data de abertura da sessão

pública estabelecida no preâmbulo deste edital.

5.15.1. Decorrido o prazo de validade das propostas, sem convocação para contratação,

ficam as licitantes liberadas dos compromissos assumidos.

5.16. A apresentação da proposta implica a aceitação plena e total das condições deste edital e

seus anexos.

CAPÍTULO VI - DA SESSÃO PÚBLICA

6.1. A abertura da sessão pública deste Pregão, conduzida pelo Pregoeiro, ocorrerá na data e na

hora indicadas no preâmbulo deste edital, no sítio www.comprasgovernamentais.gov.br.

6.2. Durante a sessão pública, a comunicação entre o Pregoeiro e as licitantes ocorrerá

exclusivamente mediante troca de mensagens, em campo próprio do sistema eletrônico.

(7)

6.4. Se ocorrer a desconexão do Pregoeiro no decorrer da etapa de lances, e o sistema eletrônico

permanecer acessível às licitantes, os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos realizados.

6.5. No caso de a desconexão do Pregoeiro persistir por tempo superior a 10 (dez) minutos, a

sessão do Pregão será suspensa automaticamente e terá reinício somente após comunicação expressa aos participantes no sítio www.comprasgovernamentais.gov.br.

CAPÍTULO VII - DA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

7.1. O Pregoeiro verificará as propostas apresentadas e desclassificará, motivadamente, aquelas

que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos neste edital.

7.2. Somente as licitantes com propostas classificadas participarão da fase dos lances. CAPÍTULO VIII - DA FORMULAÇÃO DE LANCES

8.1. Aberta a etapa competitiva, as licitantes classificadas poderão encaminhar lances sucessivos,

exclusivamente por meio do sistema eletrônico, sendo imediatamente informadas do horário e do valor consignados no registro de cada lance.

8.2. A licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ela ofertado e registrado no

sistema.

8.3. Durante o transcurso da sessão, as licitantes serão informadas, em tempo real, do valor do

menor lance registrado, mantendo-se em sigilo a identificação da ofertante.

8.4. Em caso de empate, prevalecerá o lance recebido e registrado primeiro.

8.5. Os lances apresentados e levados em consideração para efeito de julgamento serão de

exclusiva e total responsabilidade do licitante, não lhe cabendo o direito de pleitear qualquer alteração.

8.6. Durante a fase de lances, o Pregoeiro poderá excluir, justificadamente, o lance cujo valor

seja manifestamente inexequível.

8.7. O sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, após o que

transcorrerá período de tempo de até 30 (trinta minutos), aleatoriamente determinado, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

CAPÍTULO IX - DO BENEFÍCIO ÀS MICROEMPRESAS, EMPRESAS DE PEQUENO PORTE E SOCIEDADES COOPERATIVAS

(8)

9.1. Havendo participação de microempresas, empresas de pequeno porte e/ou sociedades

cooperativas na sessão de lances, serão observados, antes da declaração da licitante vencedora, os critérios de preferência estabelecidos nos artigos 44 e 45 da Lei Complementar nº 123/2006.

9.1.1. Encerrada a fase de ofertas de lances, caso a melhor proposta não tenha sido ofertada

por microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa e houver proposta apresentada por alguma(s) dessas pessoas jurídicas, com valor até 5% (cinco por cento) superior à menor proposta, proceder-se-á da seguinte forma:

a) a microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa será

convocada a apresentar nova proposta inferior àquela considerada vencedora do certame, no prazo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão do direito de preferência, situação em que, atendidas às exigências habilitatórias, será adjudicado a seu favor o objeto desta licitação;

b) não sendo vencedora a microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade

cooperativa mais bem classificada na forma da alínea anterior, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem nessas categorias e cujas propostas estejam dentro do limite fixado no “caput” deste subitem, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.

9.1.2. Na hipótese da não contratação nos termos previstos no subitem anterior, o objeto

licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.

CAPÍTULO X - DO JULGAMENTO 10.1. O critério de julgamento adotado será o de menor preço por item.

CAPÍTULO XI - DA NEGOCIAÇÃO

11.1. Após o encerramento da etapa de lances da sessão pública, o Pregoeiro poderá encaminhar

contraproposta diretamente à licitante que tenha apresentado o lance mais vantajoso, observado o critério de julgamento e o valor estimado para a contratação.

11.1.1. A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelas

demais licitantes.

(9)

3303-1068, ou por e-mail para o endereço eletrônico licita@senado.leg.br, cujo prazo de atendimento será de 60 (sessenta) minutos, contados da solicitação.

12.1.1. A proposta de preços deverá ser formatada conforme modelo constante do Anexo 5

- devendo ser respeitado o preço máximo aceitável definido para cada item na Planilha de Formação de Preços constante do Anexo 3 do edital -, e estar acompanhada do instrumento de outorga de poderes ao representante legal da empresa que assinará o contrato.

a) O valor total estimado para o período de 30 (trinta) meses com impostos e taxas, referente a cada item, deverá ser idêntico ao menor lance proposto pelo

licitante.

12.1.2. Os documentos remetidos via sistema, fac-símile ou por e-mail deverão ser

encaminhados em original ou por cópia autenticada, no prazo de 03 (três) dias úteis, contados da solicitação do Pregoeiro, a Secretaria da Comissão Permanente de

Licitação do Senado Federal, situada na Via N2, Unidade de Apoio II, CEP 70.165-900, Brasília-DF.

12.1.3. A licitante detentora da proposta mais bem classificada que deixar de atender à

solicitação prevista neste Capítulo, será desclassificada e sujeitar-se-á às sanções previstas neste edital.

12.2. O Pregoeiro examinará a proposta mais bem classificada quanto à compatibilidade do

preço ofertado, que não poderá ser superior ao valor estimado constante no Termo de Referência (Anexo 01), bem como sua adequação às especificações técnicas do objeto. Deverão ser observados ainda os valores máximos aceitáveis constantes do Anexo 3 do edital.

12.2.1. O Pregoeiro poderá promover diligência destinada a embasar sua decisão no que

tange ao julgamento da melhor proposta.

12.2.2. Não se considerará qualquer oferta de vantagem não prevista neste edital.

12.2.3. Não se admitirá proposta que apresente valores simbólicos irrisórios ou de valor

zero, incompatíveis com os preços de mercado, exceto quando se referirem a materiais e instalações de propriedade da licitante, para os quais ela renuncie à parcela ou à totalidade de remuneração.

CAPÍTULO XIII - DA HABILITAÇÃO

13.1. A habilitação das licitantes será verificada por meio do SICAF, do Nível I ao IV do

Cadastro de Pessoa Jurídica e da documentação complementar especificada neste edital.

13.2. As licitantes que não atenderem às exigências do Cadastro de Pessoa Jurídica, do Nível I

(10)

13.3. As licitantes deverão apresentar a seguinte documentação complementar: 13.3.1. CAPACIDADE TÉCNICA:

a) Para os itens 1, 2, 3, 4 e 5:

a.1) Comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e

compatível com o objeto desta licitação, mediante cópia de Contrato de Concessão ou Termo de Autorização para exploração de Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) outorgado pelo poder concedente nos termos da legislação vigente:

a.1.1) Para os itens 1 e 2 – STFC Local e SCM no setor que compreende

o Distrito Federal;

a.1.2) Para o item 3 – STFC de Longa Distância Nacional a partir do

setor que compreende o Distrito Federal;

a.1.3) Para o item 4 – STFC de Longa Distância Internacional a partir do

setor que compreende o Distrito Federal;

a.1.4) Para o item 5 – STFC Local e de Longa Distância Nacional no

setor que compreende o Distrito Federal e a partir dele.

a.2) Atestado de Vistoria, ou, caso opte por não realizá-la, Declaração de Dispensa de Vistoria, nos termos do item 4.4 deste edital.

b) Para o item 1, além do descrito na alínea “a”:

b.1) Atestado ou declaração que comprove experiência em serviços de

telefonia fixa comutada, prestados por pessoa jurídica de direito público ou privado, com as seguintes características:

b.1.1) fornecimento de entroncamentos com a mesma tecnologia

oferecida ao SENADO (E1 ou IP), para atender CPCT com perfil de tráfego local igual ou superior a 100.000 (cem mil) minutos por mês;

b.1.2) tempo de experiência mínima de 15 (quinze) meses ininterruptos

na mesma tecnologia oferecida ao SENADO.

c) Para o item 5, além do descrito na alínea “a”:

c.1) Atestado ou declaração que comprove experiência em serviços de telefonia

fixa comutada, prestados para pessoa jurídica de direito público ou privado, com as seguintes características:

c.1.1) fornecimento de serviço telefônico DDG, na modalidade 0800, por

meio de entroncamentos com a mesma tecnologia ofertada ao SENADO, para atender CPCT com perfil de tráfego de chamadas mensal de, no mínimo, 10.000 (dez mil) minutos;

(11)

13.3.2. QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA:

a) Comprovação de patrimônio líquido não inferior a 10% (dez por cento) do valor

do item do qual estejam participando, quando qualquer dos índices Liquidez Geral, Liquidez Corrente e Solvência Geral, informados pelo SICAF, for igual ou inferior a 1 (um).

b) Certidão Negativa de Falência e Recuperação Judicial, expedida pelo distribuidor

da sede da pessoa jurídica, ou de Execução Patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física.

13.3.3. REGULARIDADE TRABALHISTA:

a) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT, expedida pelo Tribunal

Superior do Trabalho.

13.3.4. OUTROS DOCUMENTOS:

a) A licitante deverá preencher em campo próprio do sistema, sob pena de

inabilitação:

a.1) declaração de que não possui em seu quadro de pessoal empregado menor

de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, ou menor de 16 (dezesseis) anos em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos, nos termos do inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal;

a.2) declaração de inexistência de fato impeditivo, nos termos do § 2º do art.

32 da Lei nº 8.666/1993;

a.3) Declaração de Proposta Independente (DPI).

13.4. Os documentos que não estejam contemplados no SICAF deverão ser remetidos através do

campo de “anexos” do sistema COMPRASNET, em formato de arquivo aceito pelo sistema, via fac-símile, para o número (61) 3303-1068, ou através de e-mail para o endereço eletrônico

licita@senado.leg.br no prazo de 60 (sessenta) minutos, contados da solicitação do Pregoeiro. 13.4.1. Os documentos remetidos via sistema, fac-símile ou por e-mail deverão ser

encaminhados em original ou por cópia autenticada, no prazo de 03 (três) dias úteis, contados da solicitação do Pregoeiro, a Secretaria da Comissão Permanente de

Licitação do Senado Federal, situada na Via N2, Unidade de Apoio II, CEP 70.165-900, Brasília-DF.

13.5. Sob pena de inabilitação, os documentos encaminhados deverão estar em nome da licitante,

(12)

13.6. Caso a licitante tenha mais de um domicílio, deverá apresentar documentos para

habilitação relativamente a apenas um deles, com mesmo CNPJ.

13.6.1. Em se tratando de filial, os documentos de habilitação jurídica a regularidade fiscal

deverão estar em nome da filial, exceto aqueles que pela própria natureza são emitidos somente em nome da matriz.

13.7. O Pregoeiro poderá consultar sítios oficiais de órgãos e entidades emissores de certidões,

para verificar as condições de habilitação das licitantes, constituindo meio legal de prova as informações obtidas pelo pregoeiro.

13.8. As microempresas, empresas de pequeno porte ou sociedades cooperativas, assim

declaradas para efeito dos benefícios da Lei Complementar nº 123/2006, deverão apresentar toda a documentação exigida para a comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição.

13.8.1. Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado

o prazo de 5 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado o vencedor do certame, prorrogável por igual período, a critério da Administração Pública, para a regularização da documentação, na forma do art. 43, § 1º, da Lei Complementar nº 123/2006;

13.8.2. A não regularização da documentação no prazo previsto no subitem acima

implicará a decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no artigo 81 da Lei nº 8.666/1993, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

13.9. O documento que não tiver prazo de vigência estabelecido pelo órgão expedidor não será

habilitante quando o intervalo entre a sua data de expedição ou revalidação e a data de abertura da presente licitação for superior a 180 (cento e oitenta) dias corridos.

13.9.1. Excetua-se o documento que, por imposição legal, tenha prazo de vigência

indeterminado.

CAPÍTULO XIV - DA DECLARAÇÃO DA LICITANTE VENCEDORA

14.1. Será analisada a proposta da primeira colocada e caso a proposta não seja aceitável ou se a

licitante não atender às exigências de habilitação, o Pregoeiro examinará a proposta subseqüente e assim sucessivamente, na ordem de classificação, até a seleção da proposta que melhor atenda a este edital.

(13)

CAPÍTULO XV - DO RECURSO

15.1. Declarada a vencedora, o Pregoeiro abrirá prazo de 20 (vinte) minutos, durante o qual

qualquer licitante poderá, de forma imediata e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar sua intenção de recurso.

15.1.1. A falta de manifestação motivada no prazo estabelecido autoriza o Pregoeiro a

adjudicar o objeto à licitante vencedora.

15.1.2. O Pregoeiro examinará a intenção de recurso, aceitando-a ou, motivadamente,

rejeitando-a, em campo próprio do sistema.

15.1.3. A licitante que tiver sua intenção de recurso aceita deverá registrar as razões do

recurso, em campo próprio do sistema, no prazo de 3 (três) dias, ficando as demais licitantes, desde logo intimadas a apresentar contra-razões, também via sistema, em igual prazo, que começará a correr do término do prazo da recorrente.

15.1.4. Não será admitida intenção de recurso de caráter protelatório, fundada em mera

insatisfação da licitante.

15.2. Para justificar sua intenção de recorrer e fundamentar suas razões ou contra-razões de

recurso, à licitante interessada será assegurada vista imediata dos elementos necessários à defesa de seus interesses.

15.3. Admitido o recurso, caso o pregoeiro mantenha a sua decisão, será o mesmo apreciado pela

autoridade competente.

15.4. Os recursos apresentados pelas licitantes serão dirigidos, por intermédio do Pregoeiro, ao

Senhor Diretor-Geral Adjunto de Contratações, nos termos do art. 10 da Política de Contratações do Senado Federal, Anexo V do Ato da Comissão Diretora nº 12 de 2014 c/c o art. 4.º, incisos XVIII, XIX, XX e XXI, da Lei n.º 10.520, de 17 de julho de 2002.

15.5. O provimento do recurso implicará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de

aproveitamento.

CAPÍTULO XVI - DA ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

16.1. O objeto deste Pregão será adjudicado pelo Pregoeiro, salvo quando houver recurso,

hipótese em que a adjudicação caberá ao Diretor-Geral Adjunto de Contratações do Senado Federal.

16.2. A homologação deste Pregão compete ao Diretor-Geral do Senado Federal. 16.3. O objeto deste Pregão será adjudicado por item à(s) vencedora(s) do certame.

(14)

CAPÍTULO XVII - DA ASSINATURA DO CONTRATO

17.1. Depois de homologado o resultado deste Pregão, a licitante vencedora será convocada para

assinar o contrato, dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis, sob pena de decair do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste edital.

17.1.1. O não comparecimento da licitante no prazo estabelecido autoriza o Pregoeiro a

convocar outra licitante para assumir o objeto da licitação e, após negociação e verificação da adequação da proposta e das condições de habilitação, assinar o respectivo contrato, obedecida a ordem de classificação.

17.2. Por ocasião da assinatura do contrato, verificar-se-á por meio do SICAF e de outros meios

se a licitante vencedora mantém as condições de habilitação.

CAPÍTULO XVIII - DAS PENALIDADES

18.1. A licitante que, convocada para assinar o contrato, no prazo estabelecido no item 17.1,

ficará sujeita à multa de 20% (vinte por cento) sobre o seu valor global, caso se recuse ao cumprimento desse procedimento nesse prazo, sem prejuízo das outras sanções previstas em lei.

18.2. As licitantes subseqüentes, na hipótese de aceitarem a convocação prevista no subitem

17.1.1, e, posteriormente, recusarem-se a assinar o contrato, ficarão também sujeitas às sanções referidas no item 18.1.

18.3. Se a licitante e/ou contratada deixar de entregar documentação exigida para o certame ou

apresentar documentação falsa, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar a licitação ou a execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo, ou cometer fraude fiscal, ficará impedida de licitar e contratar com a União e será descredenciada no SICAF ou do sistema de cadastramento de fornecedores a que se refere o inciso XIV do art. 4º da Lei nº 10.520/2002 pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas neste edital e das demais cominações legais.

18.3.1. No caso de entrega ou apresentação de documentação falsa exigida para o certame,

não manutenção da proposta, fraude no processo licitatório ou na execução do contrato, comportamento inidôneo ou de cometimento de fraude fiscal, ficará a contratada ou licitante, conforme o caso, sujeita à aplicação de multa de 10% (dez por cento) sobre:

a) o valor total do ajuste, se contratada; e b) o valor total de sua proposta, se licitante.

(15)

18.4. Sem prejuízo das sanções previstas neste edital e seus anexos, os atos lesivos à

administração pública previstos no inciso IV, do artigo 5º, da Lei nº 12.846/2013, sujeitarão os infratores às penalidades previstas na referida lei.

18.5. Em qualquer hipótese de aplicação de sanções administrativas assegurar-se-á o direito ao

contraditório e à ampla defesa.

CAPÍTULO XIX - DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

19.1. Até 2 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer

pessoa, física ou jurídica, poderá impugnar o ato convocatório deste Pregão, mediante petição a ser enviada exclusivamente para o endereço eletrônico licita@senado.leg.br, até às 17:00 horas, no horário de Brasília-DF.

19.2. O Pregoeiro, auxiliado pelo setor técnico competente, decidirá sobre a impugnação no

prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

19.3. Acolhida a impugnação contra este edital, será designada nova data para a realização do

certame, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas.

19.4. Os pedidos de esclarecimentos devem ser enviados ao Pregoeiro em até 3 (três) dias úteis

antes da data fixada para abertura da sessão pública, exclusivamente para o endereço eletrônico licita@senado.leg.br, até às 17:00 horas, no horário de Brasília-DF.

19.5. As respostas às impugnações e aos esclarecimentos solicitados serão disponibilizadas no

sistema eletrônico para os interessados.

CAPÍTULO XX - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

20.1. O encaminhamento de proposta por meio do sistema eletrônico implica aceitação plena e

irrestrita das condições e termos que regem o presente Pregão Eletrônico por parte da licitante.

20.2. Integram este edital os seguintes anexos:

- Anexo 1 - Termo de Referência; - Anexo 2 - Especificações;

- Anexo 3 - Planilhas de Formação de Preços; - Anexo 4 - Minuta de Contrato; e

(16)

20.3. É facultado ao Pregoeiro, em qualquer fase do pregão, promover diligências destinadas a

esclarecer ou complementar a instrução do processo desta licitação, constituindo meio legal de prova os documentos obtidos pelo Pregoeiro.

20.4. No julgamento das propostas e na fase de habilitação, o Pregoeiro poderá sanar erros ou

falhas que não alterem a substância das propostas e dos documentos e a sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de classificação e habilitação.

20.5. As decisões do Pregoeiro durante os procedimentos do pregão serão fundamentadas e

registradas no sistema com acompanhamento em tempo real por todos os participantes.

20.6. As demais disposições obrigatórias definidas nos incisos do art. 40 da Lei nº 8.666/1993

estão previstas nos anexos deste edital.

20.7. Os casos omissos e as dúvidas suscitadas em qualquer fase do presente Pregão serão

resolvidos pelo Pregoeiro.

CAPÍTULO XXI - DO FORO

21.1. Para dirimir qualquer controvérsia decorrente da realização do presente Pregão, que não

possa ser resolvida administrativamente, fica eleito o foro da Justiça Federal, na cidade de Brasília, Seção Judiciária Federal do Distrito Federal, com exclusão de qualquer outro.

Brasília, 08 de junho de 2015.

JÀNIODEABREU

(17)

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL PREGÃO ELETRÔNICO N.º 041/202015

(Processo nº 00200.009193/2014-11) ANEXO 1

TERMO DE REFERÊNCIA

OBJETO Contratação de empresa para a prestação de serviço de telefônico fixo comutado nas modalidades Local, Longa Distância Nacional (LDN), Longa Distância Internacional (LDI) e Discagem Direta Gratuita (DDG), incluindo ligações de entrada a cobrar, bem como Serviço de Conexão à Internet (SCI) de alta velocidade e Linhas Privadas de voz e dados, com o oferecimento de suporte técnico em período integral, para o Senado Federal.

ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO

Conforme Anexo 2 deste edital.

CATSER 0021873

QUANTIDADE ESTIMADA

Conforme Anexo 3 deste edital.

JUSTIFICATIVA Necessidade de substituição do objeto dos Contratos nº 0047/2010 e nº

0041/2010, os quais terão vigência de 60 (sessenta) meses encerrada em junho de 2015, de forma a garantir a continuidade da prestação dos serviços de telefonia fixa comutada para atender às necessidades funcionais dos parlamentares e servidores do SENADO.

ADJUDICAÇÃO Menor preço por item. PREÇO(S)

ESTIMADO(S)

Total mensal estimado: R$ 381.408,88

Total Estimado para 30 meses: R$ 11.422.266,40

(*) Deverão ser observados ainda os valores máximos aceitáveis constantes do Anexo 3 do edital.

VIGÊNCIA DO CONTRATO

30 (trinta) meses, contados a partir da data de assinatura do contato.

FORMA DE PAGAMENTO

Conforme Cláusula Décima Primeira da minuta de contrato.

CLASSIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA Programa de Trabalho: 084390 Natureza de despesa: 339039 LOCAL DE EXECUÇÃO

Dependências do SENADO, incluindo: DG (distribuidor geral) da Coordenação de Telecomunicações – COOTELE – Unidade de Apoio VI; SQS 309 blocos C e G; Residência Oficial da Presidência do

(18)

Senado Federal (SHIS QL 12, conjunto 11, casa 10); Torre de transmissão da TV Senado no Colorado; Aeroporto de Brasília; e eventuais localidades dentro da cobertura da operadora contratada.

FISCALIZAÇÃO Conforme Cláusula Décima Sexta da minuta de contrato.

JÂNIODEABREU

(19)

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL PREGÃO ELETRÔNICO N.º 041/2015

(Processo nº 00200.009193/2014-11) ANEXO 2

ESPECIFICAÇÕES

1. Os serviços objeto da licitação serão prestados para o provimento de:

 Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) Local e de Longa Distância Nacional e Internacional, incluindo ligações de entrada a cobrar, serviços 0300, serviço 0800, com o oferecimento de suporte técnico em período integral;

 Até 100 (cem) linhas diretas, com acesso nacional e internacional por meio de seleção de prestadora, a serem instaladas sob demanda do Senado Federal, dentro da área de prestação da Contratada;

 Até 100 (cem) assinaturas do serviço de acesso à internet em banda larga, a serem instaladas sob demanda do Senado Federal, dentro da área de prestação da Contratada;  Até 10 (dez) Linhas Privadas – LPs de Voz e Dados para atender a Rádio e TV Senado, a

serem instaladas sob demanda do Senado Federal, dentro da área de prestação da Contratada;

 Prestações, Utilidades e Comodidades – PUCs para o STFC, tais como: consulta/transferência, transferência temporária, em caso de linha ocupada e em caso de não responde, chamada em espera, identificador de chamadas, conferência, bloqueios, auxílio à lista telefônica, mudança de endereço e caixa postal;

2. O objeto é formado pelos seguintes itens:

ITEM 1 - SERVIÇOS LOCAIS POR MEIO DO PABX MX-ONE:

1 - Tráfego telefônico local e local a cobrar em chamadas fixo-fixo: Serviço Telefônico Fixo-Fixo na modalidade Local, assim entendidas as ligações oriundas da Área Local em que está compreendida a cidade de Brasília para telefones fixos nesta mesma área.

2 - Tráfego telefônico para serviço 0300: Serviço Telefônico destinado ao assinante do STFC recebedor de chamadas com tarifa ou preço compartilhado, pela marcação do código no formato [300 + N7N6N5N4N3N2N1] e no formato [303 + N7N6N5N4N3N2N1].

3 - Assinatura básica mensal dos entroncamentos (E1 ou IP): valor mensal das assinaturas dos circuitos contratados.

(20)

por milhar contratada.

5 - Serviço de auxílio à lista telefônica: Serviço que tem por objetivo prestar informações aos usuários em geral sobre o Código de Acesso de Assinantes, observada a regulamentação.

ITEM 2 - SERVIÇOS LOCAIS, DE LONGA DISTÂNCIA NACIONAL E DE LONGA DISTÂNCIA INTERNACIONAL POR MEIO DE LINHAS DIRETAS E LINHAS PRIVADAS:

1 - Tráfego telefônico local e local a cobrar em chamadas fixo-fixo: Serviço Telefônico Fixo-Fixo na modalidade Local, assim entendidas as ligações oriundas da Área Local em que está compreendida a cidade de Brasília para telefones fixos nesta mesma área.

2 - Tráfego telefônico local e local a cobrar em chamadas fixo-móvel (VC1): Serviço Telefônico Fixo-Móvel na modalidade Local (VC1), assim entendidas as ligações oriundas da Área Local em que está compreendida cidade de Brasília para telefones móveis nessa mesma área.

3 - Tráfego telefônico para serviço 0300: Serviço Telefônico destinado ao assinante do STFC recebedor de chamadas com tarifa ou preço compartilhado, pela marcação do código no formato [300 + N7N6N5N4N3N2N1] e no formato [303 + N7N6N5N4N3N2N1].

4 - Tráfego telefônico de longa distância nacional e longa distância nacional a cobrar em chamadas fixo-fixo: Serviço Telefônico Fixo-Fixo na modalidade Longa Distância Nacional, assim entendidas as ligações oriundas da Área Local em que está compreendida a cidade de Brasília para telefones fixos em outra Área Local dentro do país.

5 - Tráfego telefônico de longa distância nacional e longa distância nacional a cobrar em chamadas fixo-móvel VC2: Serviço Telefônico Fixo-Móvel na modalidade Longa Distância Nacional compreendido pelo Valor de Comunicação 2 (VC2), que abrange as ligações originadas em telefones fixos e destinadas a telefones móveis em áreas compreendidas por códigos nacionais (DDD) com o primeiro dígito igual e o segundo diferente ao da cidade de Brasília.

6 - Tráfego telefônico de longa distância nacional e longa distância nacional a cobrar em chamadas fixo-móvel VC3: Serviço Telefônico Fixo-Móvel na modalidade Longa Distância Nacional compreendido pelo Valor de Comunicação 3 (VC3), que abrange as ligações originadas em telefones fixos e destinadas a telefones móveis em áreas compreendidas por códigos nacionais (DDD) com o primeiro dígito diferente ao da cidade de Brasília.

7 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para MERCOSUL (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai): compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região do MERCOSUL (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai).

8 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para Estados Unidos da América (inclusive Havaí): compreende as ligações originadas em

(21)

9 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para Canadá e demais países das Américas e Antilhas: compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região do Canadá e demais países das Américas e Antilhas.

10 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para Portugal, Açores e Ilha da Madeira: compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região de Portugal, Açores e Ilha da Madeira.

11 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suíça: compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região da Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suíça.

12 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para demais países da Europa e Oriente Médio: compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região dos demais países da Europa e Oriente Médio.

13 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para Austrália e Japão: compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região da Austrália e Japão. 14 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para demais países da Ásia, Oceania e Ilhas do Pacífico (exclusive Havaí): compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região dos demais países da Ásia, Oceania e Ilhas do Pacífico (exclusive Havaí).

15 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para África: compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região da África

16 - Assinatura básica residencial: valor mensal das assinaturas das linhas diretas ativadas em endereços residenciais.

17 - Assinatura básica não-residencial: valor mensal das assinaturas das linhas diretas ativadas em endereços não-residenciais.

18 - Serviço de Conexão à Internet residencial com velocidade mínima de download de 5 Mbps: serviço de valor adicionado, conforme definido no artigo 61 da Lei Geral das Telecomunicações - LGT, independente dos meios e tecnologias utilizados, tais como acesso discado, ADSL, radiofreqüência, cabo, entre outras.

19 - Serviço de Conexão à Internet residencial com velocidade mínima de download de 10 Mbps: serviço de valor adicionado, conforme definido no artigo 61 da Lei Geral das Telecomunicações - LGT, independente dos meios e tecnologias utilizados, tais como acesso

(22)

discado, ADSL, radiofreqüência, cabo, entre outras.

20 - Serviço de Conexão à Internet residencial com velocidade mínima de download de 15 Mbps: serviço de valor adicionado, conforme definido no artigo 61 da Lei Geral das Telecomunicações - LGT, independente dos meios e tecnologias utilizados, tais como acesso discado, ADSL, radiofreqüência, cabo, entre outras.

21 - Serviço de Conexão à Internet não-residencial com velocidade mínima de download de 10 Mbps: serviço de valor adicionado, conforme definido no artigo 61 da Lei Geral das Telecomunicações - LGT, independente dos meios e tecnologias utilizados, tais como acesso discado, ADSL, radiofreqüência, cabo, entre outras.

22 - Serviço de consulta/transferência: serviço que permite, durante uma ligação, realizar outra chamada e depois retornar à primeira.

23 - Serviço de transferência temporária, em caso de linha ocupada ou em caso de não responde: permite a transferência de ligações recebidas de forma automática para um número programado pelo usuário.

24 - Serviço de chamada em espera: permite o atendimento de ligações simultâneas, por meio da alternância das ligações recebidas.

25 - Serviço de Identificador de chamadas: identifica, por meio do visor (display) do aparelho, o número do telefone originador da chamada.

26 - Serviço de conferência: serviço que permite falar com duas ou mais pessoas simultaneamente na mesma ligação.

27 - Serviço de bloqueio (de qualquer tipo ofertado pela contratada): impede o recebimento de ligações a cobrar, a realização de chamadas Fixo-Móvel ou de Longa Distância e/ou o bloqueio total de forma temporária, conforme a necessidade indicada pelo Senado Federal. 28 - Serviço de auxílio à lista telefônica: Serviço que tem por objetivo prestar informações aos usuários em geral sobre o Código de Acesso de Assinantes, observada a regulamentação. 29 - Serviço de caixa postal: atendimento automático das ligações caso o telefone chamado esteja ocupado ou não seja possível atendê-lo.

30 - Serviço de mudança de endereço: mudança de endereço de instalação, por solicitação do Senado Federal.

31 - Linha Privada (LP) de voz e dados: circuito urbano destinado a interligar dois endereços distintos, situados numa mesma rede local.

32 - Instalação de Linha Privada (LP) de voz ou dados para atender a evento: valor referente ao atendimento de solicitação de instalação temporária, por prazo certo, de Linha Privada para suporte a evento de interesse do Senado Federal. O valor devido referente à utilização da Linha Privada temporária será o mesmo valor cotado para a Linha Privada (LP) de voz e dados descrito na célula anterior, observada a fração de dias de utilização.

(23)

1 - Tráfego telefônico de longa distância nacional e longa distância nacional a cobrar em chamadas fixo-fixo: Serviço Telefônico Fixo-Fixo na modalidade Longa Distância Nacional, assim entendidas as ligações oriundas da Área Local em que está compreendida a cidade de Brasília para telefones fixos em outra Área Local dentro do país.

2 - Tráfego telefônico de longa distância nacional e longa distância nacional a cobrar em chamadas fixo-móvel VC2: Serviço Telefônico Fixo-Móvel na modalidade Longa Distância Nacional compreendido pelo Valor de Comunicação 2 (VC2), que abrange as ligações originadas em telefones fixos e destinadas a telefones móveis em áreas compreendidas por códigos nacionais (DDD) com o primeiro dígito igual e o segundo diferente ao da cidade de Brasília.

3 - Tráfego telefônico de longa distância nacional e longa distância nacional a cobrar em chamadas fixo-móvel VC3: Serviço Telefônico Fixo-Móvel na modalidade Longa Distância Nacional compreendido pelo Valor de Comunicação 3 (VC3), que abrange as ligações originadas em telefones fixos e destinadas a telefones móveis em áreas compreendidas por códigos nacionais (DDD) com o primeiro dígito diferente ao da cidade de Brasília.

ITEM 4 - SERVIÇOS DE LONGA DISTÂNCIA INTERNACIONAL POR MEIO DO PABX MX-ONE

1 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para MERCOSUL (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai): compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região do MERCOSUL (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai).

2 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para Estados Unidos da América (inclusive Havaí): compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região dos Estados Unidos da América (inclusive Havaí).

3 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para Canadá e demais países das Américas e Antilhas: compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região do Canadá e demais países das Américas e Antilhas.

4 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para Portugal, Açores e Ilha da Madeira: compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região de Portugal, Açores e Ilha da Madeira.

5 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suíça: compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região da Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suíça.

(24)

6 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para demais países da Europa e Oriente Médio: compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região dos demais países da Europa e Oriente Médio.

7 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para Austrália e Japão: compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região da Austrália e Japão. 8 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para demais países da Ásia, Oceania e Ilhas do Pacífico (exclusive Havaí): compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região dos demais países da Ásia, Oceania e Ilhas do Pacífico (exclusive Havaí).

9 - Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para África: compreende as ligações originadas em telefones fixos na cidade de Brasília e destinadas a telefones fixos e telefones móveis na região da África.

ITEM 5 - SERVIÇO DE DISCAGEM DIRETA GRATUITA (DDG) POR MEIO DO PREFIXO 0800

1 - FIXO LOCAL: compreende as chamadas recebidas pelo 0800 originadas em telefones fixos da Área Local em que está compreendido o Serviço Alô Senado, Brasília-DF;

2 - FIXO LDN: compreende as chamadas recebidas pelo 0800 originadas em telefones fixos de Área Tarifária distinta à Área Local em que está compreendido o Serviço Alô Senado, Brasília-DF;

3 - CELULAR VC1: compreende as chamadas recebidas pelo 0800 originadas em telefones móveis, cuja área de registro (AR) é igual a área de numeração (AN) onde está compreendido o Serviço Alô Senado, Brasília-DF;

4 - CELULAR VC2: compreende as chamadas recebidas pelo 0800 originadas em telefones móveis, cuja área de registro (AR) é diferente da área de numeração (AN) onde está compreendido o Serviço Alô Senado, Brasília-DF, porém com 1º algarismo do código nacional da AR de origem igual ao 1º algarismo do código nacional da AN de destino;

5 - CELULAR VC3: compreende as chamadas recebidas pelo 0800 originadas em telefones móveis, cujo o 1º algarismo do código nacional da área de registro (AR) é diferente do 1º algarismo do código nacional da área de numeração (AN) onde está compreendido o Serviço Alô Senado, Brasília-DF;

6 - Assinatura Mensal do Entroncamento (E1 ou IP): valor mensal das assinaturas dos circuitos contratados.

(25)

A Contratada deverá prover todos os equipamentos (modems, fibras ópticas, cabos, etc.) e executar, com perfeição e segurança, todos os serviços de configuração, instalação física, customizações, testes de funcionalidade e de aceitação de todos os equipamentos/componentes, fornecendo todos os materiais e mão-de-obra especializada necessários à execução dos serviços desta contratação.

Para o provimento de até 100 (cem) Linhas Diretas e até 15 (quinze) Linhas Privadas do Item de Serviço 2, será permitida utilização de qualquer tecnologia, sem custo adicional para o Senado Federal, desde que garantidas as quantidades mínimas especificadas e os requisitos de qualidade estabelecidos pela Anatel. Salvo necessidade específica indicada pelo gestor, as Linhas Diretas e Linhas Privadas deverão ser entregues em par metálico nos DGs de cada local de instalação. Serão aceitos entroncamentos E1 ou IP, por meio de fibras óticas, que possam ser configurados como de entrada, saída, ou bidirecional, conforme a conveniência técnica do Senado Federal, de acordo com os requisitos dos itens 3.1 e 3.2, para o provimento dos Itens de Serviço de 1, 3, 4 e 5.

3.1. Entroncamentos E1:

Caso a Contratada decida fornecer entroncamentos E1 para o atendimento do objeto desta contratação, deverão ser providos:

a) Para o Item de Serviço 1: até 25 (vinte e cinco) entroncamentos com a Central Pública por meio de enlaces digitais dedicados de 2 Mbits/s (E1), com sinalização de linha R2D e de registro MFC5C, dos quais até 22 (vinte e dois) serão instalados na Coordenação de Telecomunicações – COOTELE, conforme requerido pelo gestor do contrato, 2 (dois) na SQS 309 blocos C e G e 1 (um) na Residência Oficial da Presidência do Senado Federal (SHIS QL 12 Conjunto 11 casa 10). Os troncos a serem instalados no PABX existente na edificação da COOTELE deverão possuir redundância em seus meios físicos (equipamentos, cabos, tubulações e percursos distintos), mesmo que provenham de uma mesma central pública;

b) Para o Item de Serviço 3:

1. 1. É permitido o compartilhamento da infraestrutura do Item de Serviço 1, mediante acordo entre as contratadas dos respectivos itens, sem custo adicional ao Senado Federal; ou

2. 2. Até 12 (doze) entroncamentos com a Central Pública por meio de enlaces digitais dedicados de 2 Mbits/s (E1), com sinalização de linha R2D e de registro MFC5C, dos quais até 10 (dez) serão instalados na Coordenação de Telecomunicações – COOTELE, conforme requerido pelo gestor do contrato, no mínimo 1 (um) na SQS 309 blocos C e G e no mínimo 1 (um) na Residência Oficial da Presidência do Senado Federal (SHIS QL 12 Conjunto 11 casa 10);

(26)

1. 1. É permitido o compartilhamento da infraestrutura do Item de Serviço 1, mediante acordo entre as contratadas dos respectivos itens, sem custo adicional ao Senado Federal; ou

2. 2. No mínimo 4 (quatro) entroncamentos com a Central Pública por meio de enlaces digitais dedicados de 2 Mbits/s (E1), com sinalização de linha R2D e de registro MFC5C, dos quais no mínimo 2 (dois) serão instalados na Coordenação de Telecomunicações – COOTELE, conforme requerido pelo gestor do contrato, no mínimo 1 (um) na SQS 309 blocos C e G e no mínimo 1 (um) na Residência Oficial da Presidência do Senado Federal (SHIS QL 12 Conjunto 11 casa 10);

d) Para o Item de Serviço 5:

1. 1. É permitido o compartilhamento da infraestrutura do Item de Serviço 1, mediante acordo entre as contratadas dos respectivos itens, sem custo adicional ao Senado Federal; ou

2. 2. 2 (dois) entroncamentos com a Central Pública por meio de enlaces digitais dedicados de 2 Mbits/s (E1), com sinalização de linha R2D e de registro MFC5C, os quais serão instalados na Coordenação de Telecomunicações – COOTELE para atender às posições de atendimento criadas no PABX do Senado Federal.

3.2 Entroncamentos IP:

No caso de fornecimento de entroncamentos IP para atendimento aos Itens de Serviço 1, 3, 4 ou 5, será necessária a utilização de gateway para conversão desses em troncos E1, visando à conexão ao PABX do Senado Federal.

Alternativamente, a utilização direta de entroncamentos IP para atendimento ao Item de Serviço 1 demandará a aquisição, por parte da contratada e sem custo adicional ao Senado Federal, das licenças e/ou cartões de entroncamentos IPs para o PABX MX-ONE 5.0 Ericsson e a utilização de solução completa de segurança (criptografia comercial de pelo menos 128 bits), para a implantação dessa funcionalidade.

Os entroncamentos IP deverão, no mínimo, ser providos via enlaces MetroEthernet (Metropolitan-Area Ethernet, Ethernet MAN) com acesso aos prédios por meio de fibra ótica, sem a utilização de roteadores nas dependências do Senado Federal, utilizar o protocolo de sinalização SIP e os protocolos RTP e SRTP para transmissão de voz, suportar o tráfego de dados (modem e fax), serem compatíveis com os padrões T.30, V.90 e V.92 e suportarem os codecs G.711, G.722.

Para o cálculo da largura de banda de cada enlace MetroEthernet deve-se utilizar como parâmetro a banda necessária para o codec G.711, bem como o overhead necessário para sua transmissão, ou seja, no mínimo 95,2kbps por canal ativo. Cada enlace deverá ter no mínimo 6Mbps de largura de banda.

(27)

Os circuitos de dados utilizados para tráfego das chamadas utilizando o protocolo SIP deverão atender aos seguintes requisitos mínimos de disponibilidade:

a) O percentual de pacotes com erros (PPE) deve ser inferior a 0,5% (cinco décimos percentuais) do total de pacotes trafegados em cada direção;

b) O tempo de retardo de ida e volta (RTT) deve ser inferior a 10ms (dez milissegundos);

c) O percentual de descarte de pacotes deve ser inferior a 0,5% (cinco décimos percentuais) do total de pacotes trafegados em cada direção

(28)

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL PREGÃO ELETRÔNICO N.º 041/2015

(Processo nº 00200.009193/2014-11) ANEXO 3

PLANILHAS DE FORMAÇÃO DE PREÇOS ITEM 1

SERVIÇOS LOCAIS POR MEIO DO PABX MX-ONE

Subitens referentes a chamadas do STFC na modalidade Local por meio do PABX MX-ONE

Unidade de medida Quantidade média mensal estimada Valor unitário estimado (R$) Valor total mensal estimado com Impostos e Taxas (R$)

Tráfego telefônico local e local a cobrar em chamadas

fixo-fixo minuto 824.000 0,08 65.920,00

Tráfego telefônico para serviço 0300 minuto 1.000 0,10 100,00

Subitens referentes a demais serviços por meio do PABX MX-ONE Unidade de medida Quantidade média mensal estimada Valor unitário estimado (R$) Valor total mensal estimado com Impostos e Taxas (R$)

Assinatura básica mensal dos entroncamentos (E1 ou

IP*) unidade 25 1.021,44 25.536,00

Faixa de numeração DDR (em milhares) unidade 10 315,82 3.158,20

Serviço de auxílio à lista telefônica chamada 80 2,32 185,60

* corresponde à quantidade equivalente em número de canais.

VALOR TOTAL MENSAL ESTIMADO COM IMPOSTOS E TAXAS 94.899,80

VALOR TOTAL ESTIMADO PARA O PERÍODO DE 30 (TRINTA) MESES COM IMPOSTOS E TAXAS 2.846.994,00

ITEM 2

SERVIÇOS LOCAIS DE LONGA DISTÂNCIA NACIONAL E DE LONGA DISTÂNCIA INTERNACIONAL POR MEIO DE LINHAS DIRETAS E LINHAS PRIVADAS

(29)

Subitens referentes a chamadas do STFC na modalidade Local por meio de Linhas Diretas

Unidade de medida Quantidade média mensal estimada Valor unitário estimado (R$) Valor total mensal estimado com Impostos e Taxas (R$)

Tráfego telefônico local e local a cobrar em chamadas

fixo-fixo minuto 17.500 0,09 1.575,00

Tráfego telefônico local e local a cobrar em chamadas

fixo-móvel (VC1) minuto 2.000 0,56 1.120,00

Tráfego telefônico para serviço 0300 minuto 60 0,09 5,40

Tráfego telefônico de longa distância nacional e longa

distância nacional a cobrar em chamadas fixo-fixo minuto 200 0,40 80,00

Tráfego telefônico de longa distância nacional e longa distância nacional a cobrar em chamadas fixo-móvel VC2

minuto 800 1,10 880,00

Tráfego telefônico de longa distância nacional e longa distância nacional a cobrar em chamadas fixo-móvel VC3

minuto 70 1,10 77,00

Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para MERCOSUL (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai)

minuto 10 1,33 13,30

Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para Estados Unidos da América (inclusive Havaí)

minuto 10 0,68 6,80

Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para Canadá e demais países das Américas e Antilhas

minuto 10 2,67 26,70

Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para Portugal, Açores e Ilha da Madeira

minuto 10 2,67 26,70

Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suíça

minuto 10 2,67 26,70

Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para demais países da Europa e Oriente Médio

minuto 10 2,67 26,70

Tráfego telefônico de longa distância internacional em

chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para Austrália e Japão minuto 10 2,67 26,70

Tráfego telefônico de longa distância internacional em chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para demais países da Ásia, Oceania e Ilhas do Pacífico (exclusive Havaí)

minuto 10 2,67 26,70

Tráfego telefônico de longa distância internacional em

chamadas fixo-fixo e fixo-móvel para África minuto 10 2,67 26,70

Subitens referentes a demais serviços por meio de Linhas Diretas e Linhas Privadas

Unidade de medida Quantidade média mensal estimada Valor unitário estimado (R$) Valor total mensal estimado com Impostos e Taxas

Referências

Documentos relacionados

O cenário de internacionalização da economia com graus crescentes de competitividade, a formação dos grandes blocos econômicos mundiais (Comunidade Econômica

Os técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, precisam se articular com a equipe técnica do ACESSUAS, para encaminhar os beneficiários com interesse na

Esta definição manteve-se ao longo dos vários CCT celebrados e respectivas alterações, encontrando-se em vigor nesta data.. A expressão “qualquer das máquinas de

c) Se for sócio e/ou proprietário de empresa e/ou cotista, deve apresentar: Carteira de Trabalho e Previdência Social (folha de rosto, dados pessoais, último contrato

Quando a última carta do baralho de Tesouro é retirada, baralhar a pilha de descarte de Tesouro e colocá-la, voltada para baixo, para formar um novo baralho. Limite

As ocorr ˆencias que variaram com signific ˆancia foram a amplificac¸ ˜ao das regi ˜oes onde eram atingidas pela movimentac¸ ˜ao do fluido e a diminuic¸ ˜ao da quantidade de lodo

Com este objetivo, a Revista Ibero-americana de Educação convidou para participar neste número a ministros e a outros altos cargos das administrações educativas dos

REGRA 2 Para uma sentença ser verdadeira é necessário que tudo o que ela declara seja verdadeiro. REGRA 3 Para uma sentença ser falsa, é suficiente que uma parcela do que ela