• Nenhum resultado encontrado

Como comprar o seu imóvel. Um jeito único de vender.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como comprar o seu imóvel. Um jeito único de vender."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Um jeito único de vender .

Como comprar

(2)

A Impacto Engenharia investe constantemente em um relacionamento mais estreito com seus clientes e assim oferece um jeito único de servir, cujo foco

central é a verdadeira satisfação do consumidor de seus produtos e serviços. Em outras palavras, ajuda o seu cliente a se sentir mais feliz com a aquisição do seu imóvel gerando assim resultados positivos

para a empresa e para a sociedade.

(3)

Alienação – Transferência de domínio do bem como garantia de

pagamento de dívida.

Averbação – É o processo de identificação do imóvel através da

matrícula e de qualquer alteração (compra, venda, hipoteca) do mesmo.

Comarca – Circunscrição judiciária de um estado. Hipoteca – Garantia de pagamento.

Incorporador – Realizador de contrato em condomínio para construção

de imóvel.

Matrícula – É o número de identificação do imóvel no Cartório de

Registro de Imóveis.

Memorial descritivo – O memorial de incorporação é um documento

que reúne todas as informações referentes ao imóvel, a negativa de débito da prefeitura (que aponta se o IPTU está em dia), o projeto aprovado pela prefeitura e a certeza de estar de acordo com a lei da incorporação imobiliária (Lei n. 4.591/64) que cuida de todos os deveres e obrigações das incorporadoras (sem isso não é possível

comercialização), os documentos sobre a empresa e sobre os sócios da empresa. Esse memorial de incorporação deve estar registrado no Registro de Imóveis e geralmente está exposto nos plantões de venda. É de interesse de todos preservarem transparência na negociação.

Penhora – Garantia de pagamento.

Registro de Incorporação – São todas as informações sobre o

empreendimento registradas no Cartório de Registro de Imóveis.

PARA AJUDAR VOCÊ

A ENTENDER

(4)

Imóveis promovem a disciplina de

poupar aos investidores.

Têm boa proteção contra a inflação

a longo prazo.

“Viver no que é seu” é algo que dá

prazer e segurança.

Comprar um bom imóvel proporciona

uma sensação de vitória.

Os aluguéis oferecem um bom

complemento às aposentadorias.

Reinvestir o valor dos aluguéis recebidos

impulsiona novos investimentos e

pode ser uma alternativa às aplicações

de renda fixa.

Comprar um imóvel ainda é o seu maior

sonho, seja para morar ou para investir.

POR QUE INVESTIR

(5)

IMÓVEIS NA PLANTA

Verifique junto ao incorporador ou vendedor se a incorporação já foi registrada em um dos Cartórios de Registro de Imóveis da Comarca, conforme exigido pela Lei 4.591 de 16/12/64. Caso ainda não tenha sido registrada, faça apenas uma reserva e espere pelo registro ou não faça negócio.

No caso da compra de um imóvel na planta, em que o comprador não pode analisar o produto adquirido concretamente, são necessários alguns cuidados:

Se o empreendimento estiver em fase de obras, consulte pela internet a situação fiscal da incorporadora e da construtora para saber se existem ações ou protestos contras estas empresas.

Procure informações sobre o regime das obras, analisando

cuidadosamente todas as cláusulas do contrato de compra de imóvel na planta ou em construção. O documento segue o mesmo padrão do compromisso de compra e venda de imóveis novos e usados, no entanto, contém um anexo chamado memorial ou memorial descritivo (descreve o que está sendo comprado). Antes de iniciar a venda das unidades, o incorporador deve tê-lo arquivado no Registro de Imóveis. Não esqueça de guardar todos os prospectos do imóvel. Se, ao término do empreendimento, constar afirmações falsas sobre a constituição do condomínio, área, tipo de construção, material empregado, etc., o incorporador, o construtor e o corretor incorrerão em crime contra a economia popular.

DICAS PARA VOCÊ COMPRAR

SEU IMÓVEL COM SEGURANÇA

(6)

Não faça esse tipo de compra e investimento com pressa. Avalie bem o imóvel e a documentação, tenha certeza da escolha e feche o negócio. Comprar um imóvel ainda é o seu maior sonho, seja para morar ou para investir.

Cuidar do orçamento familiar pode ser o primeiro passo para conseguir ampliar sua poupança e seus investimentos. São cuidados básicos, que acabam sendo esquecidos e quando vamos ver, no final do mês, o orçamento está mais apertado do que deveria. Um caminho para organizar seus gastos é o registro de todas as rendas e despesas da família, com o maior nível de detalhamento.

Segundo o Procon, devem-se pesquisar também as condições de financiamento, taxas e juros cobrados pelos bancos e depois partir para a escolha do apartamento. A pesquisa desses dois itens é fundamental para uma compra tranqüila, do começo ao fim. Outra atitude importante é pegar com amigos e parentes algumas referências da construtora, incorporadora ou empresa escolhida, além de consultar o Cadastro de Reclamações do Procon.

Analise o contrato cuidadosamente

Quanto ao contrato, antes da assinatura é imprescindível a leitura completa do documento. Em caso de dúvida, o consumidor pode ainda levar uma cópia do contrato para algum advogado ou a um órgão de defesa para analisar e indicar se há cláusulas abusivas ou restritivas. Outro detalhe importante é riscar todos os espaços em branco. É interessante, também, que o comprador faça uma análise criteriosa do contrato, principalmente em relação à forma de pagamento, parcelas intermediárias e a entrega das chaves. O contrato deve conter previsão de multa para o caso de atraso na entrega da obra, forma de compelir o respeito ao prazo, aspecto importante principalmente para o adquirente que paga aluguel ou que deverá entregar seu imóvel usado.

Visite a obra

Para evitar surpresas desagradáveis na entrega do seu imóvel, acompanhe cada passo dado. Atualmente, algumas incorporadoras e construtoras oferecem relatórios mensais sobre o andamento da obra, fotos pela internet e datas em que os interessados podem visitar o local.

(7)

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor recomenda que donos de imóveis em construção formem grupos para acompanhar o

andamento da construção, para assegurar que tudo o que foi prometido será cumprido, principalmente o prazo de entrega da obra.

Para saber exatamente com quem você está negociando, e, até o que você está comprando, é interessante visitar outras obras da construtora ou incorporadora para verificar, por exemplo, o tipo de acabamento usado, como é a conservação, a organização da obra, a limpeza do local, se há desperdício de material.

IMÓVEIS USADOS

Evite comprar residências sofisticadas, com o objetivo de alugar. Há grandes alterações nas exigências do mercado consumidor sobre esse tipo de imóvel, ao longo do tempo.

Os preços são muito influenciados por tendências e modas. O que se torna ruim para quem compra e pior para quem tem que vender depois. Como investimento, é preferível ter três pequenos imóveis a um grande. A diversificação é uma prática saudável. Além disso, propriedades menores costumam ter mais liquidez, são mais fáceis de alugar, obtêm um rendimento percentualmente superior na locação e serão mais úteis na eventualidade de uma necessidade de venda.

Não se apaixone à primeira vista pelo imóvel. Procure enxergar todos os defeitos do produto. Nada é totalmente perfeito. Procure antever as dificuldades que terá de enfrentar quando você for vender o bem que está pretendendo adquirir agora.

Se comprar um imóvel dá bastante trabalho, lembre-se de que vender é muito mais difícil. Tenha muita calma. Pior do que perder a chance de comprar um bom imóvel é comprar um com problemas. Considere que quando você for vendê-lo, os potenciais compradores serão ainda mais rigorosos com você.

(8)

Consulte um construtor ou um engenheiro civil para examinar o imóvel que você pretende adquirir. Sistemas elétricos, hidráulicos, fundações,

estruturas, eventuais rachaduras, tudo deve ser inspecionado. Embora não seja muito usual, os benefícios dessa consulta podem ser muito grandes, minimizando os riscos de surpresas desagradáveis.

O interessado na compra de qualquer imóvel deve, antes de realizar o negócio, pedir ao corretor que procure saber junto ao Cartório de Registro de Imóveis da Comarca se o imóvel está livre de qualquer ônus, se não há hipoteca, penhora ou alienação sobre ele, para que não haja qualquer surpresa desagradável depois.

Conheça os detalhes do imóvel

Na hora de comprar um imóvel, seja uma casa, escritório ou apartamento, não há como definir o melhor produto, pois tudo depende das condições e necessidades de cada um. O essencial é o consumidor conhecer em detalhes o que está comprando, quais são os riscos e vantagens. Para isso, diversos quesitos devem ser levados em consideração, além dos mais conhecidos como preço e qualidade das instalações. São pequenos detalhes que, se devidamente observados, certamente evitarão problemas. É sempre melhor um imóvel simples com boa localização do que o

contrário. Ao verificar se o bairro e o local estão passando por melhorias de uso ou se estão decadentes, é possível indicar uma tendência de

valorização.

A pesquisa de preços é uma etapa fundamental nesse processo de compra. No caso dos apartamentos, a melhor forma de se fazer isso é comparar o metro quadrado de área privativa e ainda outros benefícios disponíveis no imóvel, entre várias ofertas.

O mercado imobiliário oferece inúmeras ofertas para quem deseja comprar ou alugar um imóvel. Quando o imóvel for usado como fonte de

investimento e não de moradia, ressalta-se a rentabilidade.

Imóveis com tamanho e valores menores apresentam boa rentabilidade no caso da locação, pois são mais procurados e ocupados rapidamente. Porém, é bom lembrar que imóvel é um investimento de médio e longo prazo, portanto muito cuidado com a relação dinheiro empregado e orçamento familiar.

(9)

Dentro do seu orçamento

Como a questão orçamentária é muito delicada, recomenda-se não dar um passo além das possibilidades. Uma dica importante para o planejamento familiar é a provisão para gastos sazonais, que é o caso dos impostos, como Imposto de Renda, IPTU e IPVA. Sem este planejamento de gastos, a família pode passar dificuldades na hora destes desembolsos, podendo ter que recorrer a linhas de crédito para cobrir eventuais descontroles orçamentários.

Antes de comprar um imóvel, por exemplo, faça minuciosamente seu orçamento familiar. Não permita que o valor das prestações

ultrapasse 20% do total do orçamento, isto porque durante o longo período do financiamento habitacional, os salários acabam por não acompanhar a evolução dos juros das prestações. É preciso saber planejar a dívida e comprar aquilo que se pode pagar.

Fique atento aos documentos

As maiores dores de cabeça ocorrem com a documentação do terreno e do imóvel. Se a pessoa não for conhecedora de assuntos como matrículas, averbações e registros de incorporação, por exemplo, o melhor é consultar uma imobiliária de confiança. Embora de vital importância, a documentação não é o único fator a ser considerado em um negócio imobiliário. Na aquisição por revenda, recomenda-se prestar atenção no estado de conservação, possibilidade de haver infiltrações e a disposição dos quartos em relação ao sol. Quem compra um imóvel precisa estar atento aos mínimos detalhes.

Para evitar desgastes e concentrar as energias na concretização de um bom negócio, faça do corretor seu maior aliado. O primeiro passo é procurar uma imobiliária ou um profissional autônomo que seja credenciado no CRECI, em sua cidade. Não esqueça de verificar o valor do aluguel que poderá ser cobrado.

(10)

www.impacto.eng.br

Um jeito único.

Referências

Documentos relacionados

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

A Bortolini Imóveis tem uma parceira exclusiva para preparar o imóvel da melhor forma possível, deixando mais atrativo e aumentando as chances de venda, além de promover a

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em