• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE ABERTURA 16/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO DE LIDERANÇA E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS TURMA 01/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE ABERTURA 16/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO CURSO DE LIDERANÇA E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS TURMA 01/2015"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE ABERTURA 16/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO NO

CURSO DE LIDERANÇA E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – TURMA 01/2015

1. DA REALIZAÇÃO

A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), vem a público divulgar a abertura do processo de inscrição e seleção para o curso, sem ônus para o participante, de Liderança e Mediação de Conflitos Turma 01/2015.

2. DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA

2.1 JUSTIFICATIVA

Independente de terem ou não um cargo formal de gestão, todos os indivíduos precisam em algum grau, se utilizarem de suas habilidades de liderança e gestão de conflitos em situações do dia-a-dia no trabalho.

No entanto, o desenvolvimento destas habilidades depende diretamente do conhecimento sobre as teorias de liderança, o autoconhecimento sobre as suas próprias habilidades, bem como analisar e compreender os conflitos, como estes se formam e o que fazer para amenizá-los ou diminuí-los.

Neste sentido é que o presente curso busca capacitar os Agentes Públicos de modo a que possam fazer o melhor uso de suas competências e características de liderança no sentido de melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade.

(2)

2.2 DOS OBJETIVOS

2.2.1 Objetivo Geral

Promover a formação de servidores para atuarem na gestão de equipes, estimulando as características de liderança individuais e a habilidade de mediar conflitos.

2.2.2 Objetivos Específicos

 Desenvolver nos participantes conhecimentos e habilidades de liderança que possam ser utilizados na prática, independente de seus cargos, como forma de contribuir nos setores e equipes de trabalho para um ambiente agradável e produtivo.

 Capacitar os participantes com informações técnicas de mediação de conflitos, visando à administração e prevenção de conflitos, entendendo-os, decodificando-os e fornecendo ferramentas adequadas para cada situação.

2.3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 Teorias de liderança – Conceitos e definições de liderança, o que dizem as várias teorias de liderança, suas diferenças e semelhanças, como levar para o dia-a-dia as teorias.

 Atributos do líder e estilos de liderança – Que habilidades são esperadas de um líder, principais estilos de liderança, habilidades são possíveis de serem desenvolvidas ou são características natas.

 Autoavaliação – Os participantes serão convidados a responderem questionários e escalas de avaliação do perfil de liderança para conhecerem suas habilidades e poderem fazer o melhor uso delas no ambiente de trabalho. Estas avaliações serão de conhecimento e uso exclusivo de cada servidor.

 Conflitos - O que são conflitos, conceitos e definições, causas do conflito, como surgem os conflitos, os conflitos na ambiente de trabalho, o que caracteriza um conflito e como identificá-lo, classificação e categorias de conflitos, diferenças

(3)

entre conflitos produtivos e contraprodutivos, características pessoais e sua interferência nos conflitos.

 Habilidades e Ferramentas de Gestão de Conflitos – habilidades pessoais para gestão de conflitos, as principais ferramentas de administração de conflitos, como utilizá-las na prática, como identificar a melhor estratégia para cada tipo de conflito, a importância da comunicação na gestão de conflitos.

2.4 DA AVALIAÇÃO

Será aprovado no curso o aluno que obtiver no mínimo 75% de frequência nas aulas. Somente serão aceitos atestados médicos ou convocações da justiça até o limite de 50% de presença no curso.

2.5 DAS CARACTERÍSTICAS GERAIS a) Carga horária: 32 horas;

b) Dias das aulas: 19, 20, 21, 22, 23, 26, 27 e 29 de outubro de 2015; c) Horário das aulas: 08h30min até 12h30min;

d) Início das aulas: 19 de outubro de 2015; e) Término das aulas: 29 de outubro de 2015;

f) Local das aulas: Av. Praia de Belas 1595 (FDRH);

g) Frequência mínima obrigatória para emissão de certificados: 75% de presença, conforme item 2.4

2.6 DAS VAGAS

Foi encaminhada a programação dos cursos do segundo semestre para os membros do Comitê de Recurso Humanos da Escola de Governo, para que eles identificassem, dentro da nossa proposta, qual a necessidade de formação dos servidores. Serão disponibilizadas um total de 45 vagas, sendo 10 (dez) vagas de livre concorrência e 35 (trinta e cinco) delas por indicação do referido Comitê, na seguinte composição:

AGERGS (1), ASSEMBLEIA LEGISLATIVA (2), CORSAN (2), DEFENSORIA PÚBLICA (2), DAER (2), DETRAN (2), FDRH (3), FAPERGS (1), FEPAGRO (1),

(4)

FEPPS (3), FGTAS (1), IPE (3), IRGA (1), PGE (1), SDR (1), SEAPA (1), SEFAZ (1), SEPLAN (1), SES (1), SMARH (2), TJ (1), UERGS (2).

Caso alguns dos órgãos acima desistam da reserva, as vagas serão repassadas para livre concorrência.

2.7 DO PÚBLICO ALVO Servidores Públicos Estaduais.

3. DA INSCRIÇÃO

Os interessados deverão cadastrar-se no site da Escola de Governo (www.redeescoladegoverno.fdrh.rs.gov.br) inscrever-se no curso e imprimir a ficha de inscrição para que a chefia direta ou superior autorize, pela assinatura e carimbo, a participação do candidato no curso. A inscrição no curso implica a aceitação plena, pelo candidato, das normas do presente Edital, vide, principalmente, itens 3.2 e 3.3.

3.1 PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Os interessados deverão realizar sua inscrição no curso entre os dias 30 de setembro e 12 de outubro de 2015.

3.2 DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO:

 Cópia do RG

 Cópia do CPF

Ficha de Inscrição com autorização da chefia direta ou superior e respectivo carimbo

3.3 FORMAS DE ENVIO DA FICHA DE INSCRIÇÃO E DOCUMENTAÇÃO Os documentos listados no item 3.2, com exceção da Ficha de Inscrição, deverão ser anexados no cadastro do participante na Central do Aluno da Escola de Governo, na aba “ANEXOS”. Em seguida, o candidato deverá enviar a Ficha de Inscrição

(5)

digitalizada, com autorização da chefia direta ou superior e respectivo carimbo, para o e-mail fichadeinscricao@fdrh.rs.gov.br, cujo assunto deverá ser o nome do curso. Estes procedimentos deverão ser realizados conforme o período de inscrição, previsto no item 3.1 deste Edital.

Após a seleção, o aluno selecionado deverá entregar a Ficha de Inscrição original no primeiro dia de aula deste curso. Salienta-se que a entrega da Ficha de Inscrição original é condição para posterior certificação no curso.

Caso o candidato queira optar por entregar os documentos na FDRH, deverá comparecer no seguinte endereço e horários: FDRH - Escola de Governo - Avenida Praia de Belas, 1595 - Sala 1202, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h (também dentro do prazo de inscrição, previsto no item 3.1 deste Edital).

3.4 DIVULGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

A divulgação das inscrições deferidas e indeferidas será realizada na página da Escola de Governo - FDRH (www.redeescoladegoverno.fdrh.rs.gov.br), bem como na Central do Aluno, mediante login e senha do candidato, até às 18h, na data estipulada no cronograma de execução deste Edital.

3.5 RECURSO DA INSCRIÇÃO INDEFERIDA

Em caso de inscrição indeferida o candidato terá que verificar o motivo do indeferimento, na Central do Aluno, mediante login e senha do candidato, ou pelo telefone (51) 3231-2888 ramal 276 das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, e retificá-la, conforme orientação da Divisão de Suporte Operacional.

3.6 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Das 45 (quarenta e cinco) vagas, 35 (trinta e cinco) serão para aqueles indicados formalmente pelos órgãos, conforme item 2.6, e que entregarem a documentação correta, estes serão diretamente selecionados. As 10 (dez) vagas restantes serão pré-selecionados os participantes que apresentarem correlação entre suas atividades e a temática do curso de acordo com o item 2.7, a partir das informações da Central

(6)

do Aluno (setor e as atividades desempenhadas). Em caso de um número maior de pré-selecionados do que vagas será realizado sorteiocom classificação de suplentes. O resultado final será divulgado na página da Escola de Governo - FDRH (www.redeescoladegoverno.fdrh.rs.gov.br), bem como na Central do Aluno, mediante login e senha do candidato, até às 18h, na data estipulada no cronograma de execução deste Edital.

4. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

PROCEDIMENTO DATA

Publicação do Edital 30/09/15

Período de Inscrições 30/09 a 12/10/2015*

Divulgação das Inscrições Deferidas e Indeferidas 13/10/2015

Prazo de Recurso 14/09/2015

Divulgação das Inscrições Deferidas e Indeferidas

Após o Prazo de Recurso 15/09/2015

Sorteio Público (se necessário) 16/09/2015

Divulgação dos Selecionados 16/10/2015

Início do Curso 19/10/2015

*Em casos de entrega de inscrição pessoalmente na FDRH, o prazo de inscrições é até 09/10/2015.

5. DESISTÊNCIA

Em caso de desistência, interrupção ou cancelamento o aluno deverá formalizar a situação por escrito e encaminhar à Comissão de Seleção a qual avaliará a solicitação conforme Art.42 do Decreto 49.137 de 23 de maio de 2012. No documento encaminhado, deverá constar a ciência da chefia direta sobre a desistência.

Art. 42. O aluno da Escola de Governo firmará Termo de Compromisso, ficando sujeito a ressarcir ao Estado o valor atualizado dos serviços escolares recebidos, nas seguintes hipóteses:

(7)

II - ser desligado da atividade promovida pela Escola de Governo, pelo não atendimento a dispositivo previsto em regimento próprio; e

III - desligamento do serviço público antes de completar o período mínimo de duas vezes o tempo dispendido para realização do curso.

5.1 Eventuais suplentes serão chamados para as vagas abertas por alunos desistentes, mediante prévia análise da comissão de avaliação sobre a frequência do curso.

6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pela Comissão da Escola de Governo da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH).

Referências

Documentos relacionados

Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é o de analisar a proposta curricular do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública, oferecido

Ele foi obrigado a renunciar porque a universidade concluiu que ele copiou páginas de outros trabalhos para seu doutorado.... de

• Ex: nível de experiência do executor do experimento, linguagens de programação distintas, distância física dos participantes, ..... • é cada experimento executado em uma

lagem de terras públicas, desrespeito a direitos de povos indígenas e flexibilização da legislação ambiental, o que coloca em xeque a própria capacidade do país de atingir

Segundo relatório do IPCC (SAR ou AR2 – Second Assessment Report).. Conforme pode ser observado na figura acima, em 2015, registra-se a maior contribuição, em termos absolutos,

Nesta seção são discutidas as metas propostas para os setores de Energia e PIUP e são apresentadas comparações entre a evolução histórica das emissões, a meta proposta pela

As fontes de remoções são contabilizadas em separado e são relativas às florestas e vegetações não florestais localizadas em áreas protegidas que não foram convertidas

§ Projeções para 2030 baseadas pela correlação entre os dados de produção e área agrícola publicadas no SIDRA-IBGE com as projeções de produção agropecuária 2015/25