• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Colégio Santa Dorotéia 1111 Conteúdo: Absolutismo Monárquico, Iluminismo, Revolução Francesa.

Fontes de consulta: Livro didático, slides publicados pelos professores, anotações de aulas, sites de

pesquisa.

QUEST

1

(UER 2013)

Nos gráficos abaixo, as setas sugerem um conceito fundamental na organização de uma pirâmide social: o da mobilidade, ou seja, do deslocamento de indivíduos ou grupos dentro da pirâmide.

No Antigo Regime, a tradição era um dos elementos fundamentais na definição da mobilidade na sociedade estamental.

IDENTIFIQUE a forma de mobilidade, vertical ou horizontal, que mais caracterizou a sociedade

estamental e EXPLIQUE como ela funcionava no Antigo Regime.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

QUEST

2

(UER 2012) LEIA:

Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Deve, todavia, o príncipe fazer-se temer de modo que, se não adquire amizade, evite ser odiado, porque pode muito bem ser ao mesmo tempo temido e não odiado; o que sempre conseguirá desde que respeite os bens dos seus concidadãos e dos seus súditos porque os homens esquecem mais depressa a morte do pai que a perda do patrimônio.

Mas quando um príncipe está com os exércitos e tem uma multidão de soldados sob o seu comando, então é de todo necessário que não se importe de passar por cruel; porque sem esta fama não se mantém um exército unido, nem disposto a qualquer feito.

O Príncipe, de Nicolau Maquiavel

Adaptado de www.arqnet.pt

Colégio Santa Dorotéia

Área de Ciências Humanas Disciplina: História

Ano: 8º – Ensino Fundamental

Professores: Wellington, Michelle Fialho e Júlia

Aluno(a): ________________________________________________Nº: _____Turma: _____

Atividades para Estudos Autônomos

(2)

História

Colégio Santa Dorotéia

2 2 2 2

Nicolau Maquiavel foi um pensador florentino que viveu na época do Renascimento. Ele é considerado um dos fundadores do pensamento político moderno e suas ideias serviram de base para a constituição do Absolutismo monárquico.

IDENTIFIQUE no texto duas práticas do Absolutismo monárquico.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

QUEST

3

(UFR 2009)

"A sociedade feudal era uma estrutura hierárquica: alguns eram senhores, outros, seus servidores. Numa peça teatral da época, um personagem indagava:

— De quem és homem?

— Sou um servidor, porém não tenho senhor ou cavaleiro. — Como pode ser isto?' Retrucava o personagem."

Fonte: Adaptado de HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 55.

No século XVI, a sociedade rural inglesa, até então relativamente estática, estava se desagregando.

APRESENTE um processo socioeconômico que tenha contribuído para essa desagregação.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

QUEST

4

(U ica p 2007)

Da Idade Média aos tempos modernos, os reis eram considerados personagens sagrados. Os reis da França e da Inglaterra "tocavam as escrófulas", significando que eles pretendiam, somente com o contato de suas mãos, curar os doentes afetados por essa moléstia. Ora, para compreender o que foram as monarquias de outrora, não basta analisar a organização administrativa, judiciária e financeira que essas monarquias impuseram a seus súditos, nem extrair dos grandes teóricos os conceitos de absolutismo ou direito divino. É necessário penetrar as crenças que floresceram em torno das casas principescas.

(Adaptado de Marc Bloch. Os reis taumaturgos. São Paulo: Companhia das Letras. 1993, p. 43-44.)

EXPLIQUE a teoria do "direito divino dos reis".

(3)

Colégio Santa Dorotéia 3333

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

O texto a seguir é referência para a(s) questão(ões) a seguir.

Eu chamo, pois, república todo Estado regido por leis, independente da forma de administração que possa ter; porque então somente o interesse público governa, e a coisa pública algo representa. Todo governo legítimo é republicano (...). As leis não são propriamente senão as condições de associação civil. O povo, submetido às leis, deve ser o autor das mesmas; compete unicamente aos que se associam regulamentar as condições da sociedade.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. versão para E-Book, <eBookBrasil.com>. Tradução Rolando Roque da Silva. p. 54.

QUEST

5

(UFPR 2017)

Durante o século XVIII, foi se constituindo uma corrente de pensamento chamada iluminismo. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) era um dos seus mais importantes representantes. ESCREVA um texto sobre o iluminismo, comentando três representantes contemporâneos de Rousseau e três das propostas mais importantes desse movimento intelectual.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

QUEST

6

(FGV 2007) Cidadãos:

O homem nasceu para a felicidade e para a liberdade, e em toda parte é escravo e infeliz. A sociedade tem por fim a conservação de seus direitos e a perfeição do seu ser, e por toda parte a sociedade o degrada e oprime. Chegou o tempo de chamá-la a seus verdadeiros destinos; os progressos da razão humana prepararam esta grande Revolução, e a vós especialmente é imposto o dever de acelerá-la. Para cumprir vossa missão, é necessário fazer precisamente o contrário do que existiu antes de vós.

(Maximilien de Robespierre. Paris, 10 de maio de 1793.)

Maximilien de Robespierre foi um dos principais líderes da corrente jacobina da Revolução Francesa. Ao discursar na Convenção acerca dos fundamentos que deveriam orientar a elaboração da primeira Constituição Republicana na história do país, Robespierre aplicou princípios iluministas para defender a construção de uma nova ordem política e social.

a) APONTE uma medida adotada pelos jacobinos no contexto da radicalização do processo

revolucionário francês (1792-1794).

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

b) EXPLIQUE um princípio iluminista presente no documento.

(4)

História

Colégio Santa Dorotéia

4 4 4 4

QUEST

7

(U esp 2006) LEIA o texto.

"O governo arbitrário de um príncipe justo [...] é sempre mau. Suas virtudes constituem a mais perigosa das seduções: habituam o povo a amar, respeitar e servir ao seu sucessor, qualquer que seja ele. Retira do povo o direito de deliberar, de querer ou de não querer, de se opor à vontade do príncipe até mesmo quando ele deseja fazer o bem. O direito de oposição [...] é sagrado. Uma das maiores infelicidades que pode advir a uma nação seria a sucessão de dois ou três reinados de um todo poderoso justo, doce, [...] mas arbitrário: os povos seriam conduzidos pela felicidade ao esquecimento completo de seus privilégios, a mais perfeita escravidão".

(D. Diderot. "Refutação de Helvétius", 1774.)

a) IDENTIFIQUE a forma de regime monárquico a que se refere Diderot.

________________________________________________________________________________

b) O texto apresentou uma concepção de cidadania que teve reflexos, quase imediatos, nas

revoluções do século XVIII e permaneceu nas experiências democráticas e no horizonte político dos séculos seguintes. APONTE os aspectos de cidadania defendidos por Diderot ao afirmar que, sem esses direitos, "os povos seriam conduzidos a mais perfeita escravidão".

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

QUEST

8

(FGV 2016)

O texto a seguir narra algumas mudanças ocorridas na França ao tempo da Revolução.

Depois da proclamação da República, em setembro de 1792 (...) Até mesmo as medidas de espaço, tempo e peso passaram a ser questionadas. Todos deveriam falar a mesma língua, usar os mesmos pesos e medidas e entregar as moedas antigas. Uma comissão trabalhou para estabelecer o sistema métrico, e a Convenção instituiu um novo calendário. Em vez da semana de sete dias, haveria a decade, período de dez dias sem variação de mês para mês. No lugar dos nomes da ‘época vulgar’, os nomes dos meses e dias refletiriam a natureza e a razão. Germinal, floreal e prairial (fins de março a fins de junho), por exemplo, evocavam os brotos e flores da primavera, enquanto primidi, duodi etc. Ordenavam os dias racionalmente, sem a ajuda dos nomes de santos. Em Toulouse, as autoridades municipais chegaram a contratar um relojoeiro para ‘decimalizar’ o relógio da Câmara Municipal. Até os relógios podiam testemunhar a Revolução.

HUNT, L. Política, cultura e classe na Revolução Francesa. Trad., São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 97.

a) APRESENTE quatro características da França durante o período republicano de 1792 a 1795.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

b) RELACIONE o novo calendário instituído pela revolução às ideias ilustradas do século XVIII.

(5)

Colégio Santa Dorotéia 5555

QUEST

9

(UER 2015)

Carta de Convocação dos Estados Gerais

Por ordem do Rei.

Temos necessidade de nossos fiéis súditos para nos ajudarem a superar todas as dificuldades em que nos achamos e para estabelecer uma ordem constante e invariável em todas as partes do

governo que interessam à felicidade dos nossos súditos e à prosperidade de nosso reino. Esses grandes motivos nos determinaram convocar a assembleia dos Estados de todas as

províncias sob nossa obediência, para que seja achado, o mais rapidamente possível, um remédio eficaz para os males do Estado e para que os abusos de toda espécie sejam reformados e prevenidos.

Versalhes, 24 de janeiro de 1789.

Adaptado de MATTOSO, K. de Q.. Textos e documentos para o estudo de história contemporânea. São Paulo: Edusp, 1976

A convocação dos Estados Gerais deu início à Revolução Francesa, ocasionando um conjunto de mudanças que abalaram não só a França, mas também o mundo ocidental em finais do século XVIII.

CITE um motivo para a convocação dos Estados Gerais na França, em 1789, e APRESENTE duas

consequências da Revolução Francesa para as sociedades europeias e americanas.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

QUEST

10

(Fuvest 2014)

O problema agrário era portanto o fundamental no ano de 1789, e é fácil compreender por que a primeira escola sistematizada de economia do continente, os fisiocratas franceses, tomara como verdade o fato de que a terra, e o aluguel da terra, era a única fonte de renda líquida. E o ponto crucial do problema agrário era a relação entre os que cultivavam a terra e os que a possuíam, os que produziam sua riqueza e os que a acumulavam.

Eric Hobsbawm. A era das revoluções. 1789‐1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 29.

CARACTERIZE o momento social e econômico por que a França passava no período a que se refere

o texto.

(6)

História

Colégio Santa Dorotéia

6 6 6 6 GABARIT ) Resposta da questão 1:

Mobilidade horizontal (dentro da mesma camada)

A mobilidade social no Antigo Regime era determinada, preferencialmente, pelo nascimento ou por hereditariedade, linhagem. Assim, os privilégios e a desigualdade entre as pessoas eram considerados algo natural, o que, de forma geral, fixava os indivíduos em seu estrato social de nascimento.

Resposta da questão 2:

A concentração de poderes está na essência da ideia do absolutismo, na medida em que o governo não faz apenas as leis, mas controla seu cumprimento. Destaca-se ainda a necessidade da força para a manutenção do poder e da ordem constituída, entendida como fundamental para a preservação da nação, impedindo que interesses particulares se sobreponham aos interesses sociais.

Resposta da questão 3:

Entre outros processos temos: as transformações no campo como os cercamentos (expropriação dos camponeses tradicionais); o crescimento comercial e manufatureiro de Londres, atraindo populações rurais; a proliferação de seitas protestantes que procuravam se desvencilhar das tradicionais relações senhoriais.

Resposta da questão 4:

A teoria do "Direito Divino" dos reis foi elaborada por Jacques Bossuet em seu livro "A Política Segundo as Sagradas Escrituras", estabelecendo que o rei deve ter poderes absolutos porque é escolhido por Deus, representante Dele entre os homens e, portanto, somente a Ele deve prestar contas dos seu atos.

Resposta da questão 5:

O Iluminismo ou a Ilustração foi um movimento cultural que se iniciou na Inglaterra no século XVII com o filósofo John Locke e atingiu seu apogeu na França no século seguinte, espalhando-se por toda a Europa e América. Influenciou diretamente as Revoluções Americana (1776) e Francesa (1789), assim como os movimentos de independência na América Latina.

John Locke, pai do Liberalismo e Iluminismo, escreveu o Segundo Tratado sobre o Governo Civil, defendendo a teoria do governo limitado e criticando o regime Absolutista. Caso o governo não garantisse os “direitos naturais do homem”, poderia ser substituído. Voltaire foi considerado o maior dos filósofos franceses iluministas. Defendia a liberdade de pensamento e de expressão, criticou a ignorância, intolerância, superstição e o fanatismo. Defendia que o governante deveria realizar reformas sob influência dos ideais iluministas. Montesquieu escreveu O Espírito das Leis e propunha a divisão do poder em executivo, legislativo e judiciário, mantendo-se os três em equilíbrio permanente. Desta forma, também criticou o Absolutismo, pois o poder deve ser contido pelo poder. As propostas iluministas podem se resumir na valorização da razão, considerada a ferramenta mais importante para se alcançar qualquer conhecimento e liberdade; crença nos direitos naturais, que todos os indivíduos possuem em relação à vida, à liberdade, a posse de bens materiais; defesa da liberdade política e econômica; igualdade de todos perante a lei.

Resposta da questão 6:

a) Foram medidas adotadas pelos jacobinos no contexto da radicalização do processo revolucionário: a política do "terror";

a abolição dos escravos nas colônias; a "Lei do Máximo".

b) Para importantes pensadores iluministas, "a organização política da sociedade só é legítima quando defende os direitos do

homem".

Resposta da questão 7:

a) Absolutismo Monárquico, modelo de governo característico do Antigo Regime.

b) Denis Diderot defende o direito à cidadania, apoiado no direito de oposição à opressão e ao direito à liberdade de escolha. Resposta da questão 8:

a) Entre 1792 e 1795, ocorreu o período chamado “Convenção Nacional”. A França adotou uma República em 1792.

Dentro da convenção havia vários grupos sociais tais como: girondinos, jacobinos, sans-culottes. Entre junho de 1793 e julho de 1794 imperou o período do “Terror” em que os jacobinos com apoio dos Sans-culottes criaram medidas sociais importantes com um radicalismo intenso através do uso da guilhotina. O maior líder jacobino foi Robespierre que se inspirou nas ideias do filósofo iluminista Rousseau.

b) O novo calendário tem como ideia central a “razão” que era a grande bandeira do movimento Iluminista para destruir o

Antigo Regime, ou seja, o absolutismo e mercantilismo. A essência deste novo calendário republicano era “ruptura” com a velha ordem absolutista. Em 1806, o calendário foi definitivamente abolido por Napoleão Bonaparte.

Resposta da questão 9:

Entre as causas para a convocação dos Estados Gerais em meados de 1789, o aluno pode citar a crise financeira, a proposta de equidade fiscal, endividamento do Estado francês e o encaminhamento de uma reforma tributária por parte do Estado. Entre as consequências podem ser citados a divisão do poder político, defesa da ideia de liberdade, crise do absolutismo monárquico, defesa da ideia de igualdade jurídica, substituição da ideia de súdito pela ideia de cidadão, fim da sociedade estamental (fim dos privilégios de nascimento ou de origem) e o estabelecimento da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Resposta da questão 10:

Referências

Documentos relacionados

Constitui objeto deste contrato a prestação, pela CONTRATADA à CONTRATANTE, de serviços de publicação de publicidade legal com diagramação do texto a ser

Neste caso, o aluno deverá solicitar declaração de Carga Horária perante a comissão organizadora do evento, requerendo à Coordenação de Cursos a inclusão das

Os cinco pacientes tratados apenas por cervicotomia foram submetidos a: ressutura em um caso, que evoluiu com nova fistulização; reanastomose em um caso, que evo- luiu bem e plastia

A partir de agosto de 2006, a equipe de AVC passou a contar também com os re- sidentes do serviço de neurologia, que começaram o treinamento no início de 2006

Sabe-se que a expressão “pagar mico” significa passar por uma situação de constrangimento devido a um vexame, ou seja, ela tem o sentido de passar vergonha. EXPLICITE como o nome

O rapaz gostava muito da Mãe-d’água, mas de umas coisas ia se aborrecendo A moça não tinha falta, mas, na noite de quinta para a sexta-feira sendo luar, ficava até o quebrar da

Ao longo do tempo, essa região conheceu diferentes formas de ocupação territorial e de desenvolvimento. IDENTIFIQUE o tipo de ocupação territorial e a forma de

plantadas”, capazes de fixar carbono atmosférico, além da busca pelo consumo racional e maior eficiência energética.. b) Por mais que os acordos multilaterais estejam nas