• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Colégio Santa Dorotéia 1111 Este Estudo Autônomo é sobre a sustentabilidade socioeconômica e a atual economia-mundo. Utilize o seu livro didático e o suporte virtual para fundamentar as suas respostas.

Assunto: Sustentabilidade socioeconômica e a atual economia-mundo. Suporte teórico: Livro didático – páginas 192 a 240

Suporte virtual: https://www.youtube.com/watch?v=a66vnzRgCXY

Bom trabalho! Pedro

QUESTÃO 01

(UFPE)

Sobre o tema sugerido no texto acima, ANALISE as proposições abaixo em V, verdadeiro ou F, falso. ( ) A população do planeta praticamente duplicou em 50 anos, e os recursos da Terra estão sendo

consumidos acima da taxa viável de reposição. Paralelamente, observa-se uma expressiva poluição atmosférica.

( ) O aumento da temperatura do ar atmosférico na baixa troposfera acarretará a elevação de vapor d’água presente na atmosfera, afetando assim o ciclo hidrológico.

( ) O tempo de residência do CO2 na atmosfera é elevado. Isso decorre de uma interação complexa entre atmosfera e oceano.

( ) A atmosfera, ao longo da História do planeta, modificou-se como uma reação à vida vegetal e atualmente se transforma em decorrência de atividades antrópicas.

( ) O céu é azul em um dia em que há um anticiclone sobre uma dada região, porque as pequenas partículas atmosféricas dispersam mais os curtos comprimentos de ondas azuis.

QUESTÃO 02

(UFPE)

Sobre esse assunto, ANALISE as proposições abaixo em V, verdadeiro ou F, falso.

( ) Os principais gases de efeito estufa são o vapor d’água, o dióxido de carbono, o metano, os óxidos nitrosos e os halocarbonos.

( ) O aumento de temperatura, em face dos gases do efeito estufa, poderá alterar o regime de chuvas e provocar catástrofes relacionadas às grandes inundações em áreas litorâneas baixas.

( ) O Protocolo de Kyoto representou um marco importante das mudanças climáticas, pois propõe a redução da queima de combustíveis fósseis, sem implicar a redução dos desmatamentos.

( ) O Mercado de Créditos de Carbono significa que as empresas que não conseguem reduzir as emissões de carbono ao limite exigido teriam a opção de patrocinar projetos ambientais em países em desenvolvimento, recebendo, em troca, “créditos de carbono”.

( ) Os projetos com maiores chances de reivindicar os “créditos de carbono” são aqueles que substituem, na matriz energética, a energia advinda da biomassa por aquela produzida pela hulha, pelo gás natural e pela turfa.

Colégio Santa Dorotéia

Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia

Série: 2ª – Ensino Médio

Professor: Pedro H. O. Figueiredo

Aluno(a): ___________________________________________ Nº: _____ Turma: _____

Atividades para

Estudos Autônomos

Data: 25 / 4 / 2016

“A Terra é azul”, foi a reação de Yuri Gagarin, o primeiro a vê-la do espaço, em 1961. E John Glenn, no ano seguinte: “Impressiona-me ver como é diminuta a espessura da nossa atmosfera, que sustenta toda a vida na Terra. Se nós a degradarmos, será irreparável. Infelizmente, os riscos de que isso venha a acontecer já se agravaram tanto que requerem ação imediata, em escala mundial”.

(NUSSENZVIEG, H. Moysés. O Futuro da Terra. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011).

“Os gases do efeito estufa são essenciais à manutenção da vida na Terra, uma vez que controlam o nível de radiação solar que incide sobre ela. Entretanto, o aumento de suas concentrações, causado principalmente por ações antrópicas, os tem transformado em vilão para a atmosfera.” (VALVERDE, Sebastião Renato et al. Ação Ambiental).

(2)

Colégio Santa Dorotéia 2 2 2 2

QUESTÃO 03

(UCS)

Ao longo de milhões de anos, um elemento químico existente no ar, como em todos os organismos vivos, manteve sua concentração estabilizada na atmosfera, permitindo o equilíbrio do clima terrestre. O desmatamento, as queimadas, a desertificação, a exploração agrícola e a urbanização são responsáveis pela liberação desse elemento químico e pela redução dessa compensação que a biosfera promove para a manutenção do clima terrestre. Observe o desenho.

Com base no texto e na imagem sobre o mecanismo e o desenvolvimento da Conferência das Nações Unidas para Mudanças do Clima, o ciclo atmosférico em questão é o

a) do metano. b) do carbono. c) do enxofre. d) da biomassa. e) do gás natural.

QUESTÃO 04

(IFS)

A respeito das causas e consequências do aquecimento global, MARQUE a alternativa verdadeira: a) O aquecimento do planeta é uma realidade e, se nada for feito, ele trará consequências

catastróficas para a biodiversidade e para o ser humano.

b) As fontes de energia como petróleo e gás natural pouco contribuem para o aquecimento global. c) O aumento da temperatura do planeta é um processo natural e não sofre interferências da ação do

homem.

d) O processo de crescimento industrial pouco afetou a camada de ozônio da Terra.

e) Não existem ainda tecnologias alternativas sustentáveis para diminuírem a pressão sobre a Terra.

QUESTÃO 05

(Unesp)

ANALISE o gráfico.

Considerando as relações existentes entre condições climáticas, dinâmica hidrológica e distribuição dos biomas no planeta, faça uma comparação do nível médio dos oceanos e da distribuição das florestas tropicais e equatoriais nos momentos em que a temperatura média do planeta alcançou um ponto de mínimo e de máximo no período destacado pelo gráfico.

(3)

Colégio Santa Dorotéia 3333

QUESTÃO 06

(Unicentro)

A maior incidência de radiação ultravioleta na superfície da Terra está relacionada ao fenômeno conhecido por

a) efeito estufa.

b) ilha de calor no meio urbano. c) domo de poluição atmosférica. d) aquecimento global.

e) destruição da camada de ozônio.

QUESTÃO 07

(UCS)

O efeito estufa é um processo em que o calor proveniente do Sol é absorvido pela Terra e posteriormente é irradiado para a atmosfera, onde parte desse calor fica retido devido à presença de gases, como o vapor d’água, o gás carbônico e o metano.

ANALISE a veracidade (V) ou a falsidade (F) das afirmações a seguir, relacionadas ao efeito estufa.

( ) O efeito estufa é um processo natural que, se não existisse, tornaria a Terra um planeta gelado e inabitável para a maioria dos seres vivos.

( ) O aumento da emissão de gases, como o gás carbônico e o metano, pode gerar um aumento na retenção de calor na atmosfera, aquecendo nosso planeta.

( ) Uma fonte emissora de metano é o rebanho de gado bovino, pois tais animais eliminam grandes quantidades desse gás, proveniente do metabolismo dos seus tratos digestórios.

( ) A quantidade de gás carbônico na atmosfera vem aumentando desde a Revolução Industrial.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) V – F – F – V b) F – V – V – F c) F – F – V – F d) V – V – F – V e) V – V – V – V

QUESTÃO 8

(Unicamp)

Considerando o texto acima, RESPONDA:

a) Quais seriam as consequências do possível aumento da temperatura da Terra?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ As alterações do clima vêm sendo debatidas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas. Segundo o IPCC, até 2100 a temperatura da Terra poderá subir entre 1,8°C e 5°C.

(4)

Colégio Santa Dorotéia 4 4 4 4

b) CITE duas metas definidas pelo Protocolo de Kyoto para reduzir o possível aumento da temperatura no planeta. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

QUESTÃO 9

(PUC-RI0)

As discussões em torno do Desenvolvimento Sustentável foram as tônicas nos eventos Rio 92 e Rio+20. Todavia, o estabelecimento de agendas sustentáveis em parte dos países e regiões do mundo ainda é muito complicado.

Disponível em: <http://amarildocharge.wordpress.com/2012/06/16/rio>. Publicado em: 16 jun. 2012. Acesso em: 29 jul. 2012.

a) INDIQUE duas condições geopolíticas ocorridas no planeta, entre 1990 e 2012, que afetaram o controle da poluição ambiental na atualidade.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) EXPLIQUE a charge acima com base em duas causas de aceleração do Efeito Estufa no planeta.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(5)

Colégio Santa Dorotéia 5555

QUESTÃO 10

(FGV-SP)

Leia o texto.

Sobrevoando o Oceano Ártico, a sensação era de estar diante de um espelho gigante, estilhaçado em milhões de pedacinhos. Em vez de vidro, placas de gelo quebradas, resquícios dos últimos dias de verão, refletiam de forma descontínua os raios de sol. Vistos do alto, de um helicóptero, os pedaços, já frágeis, ocupavam quilômetros de mar, mas, a cada minuto, ondas engoliam mais um trecho da cobertura branca. Diante dos nossos olhos, a geleira que cerca o Polo Norte se desfazia, materializando números que, no dia 27 de agosto [2012], já haviam acionado o alarme sobre a situação. Este ano, foi registrado o recorde de derretimento da cobertura de gelo no oceano, desde que as medições começaram a ser feitas, em 1979.

Disponível em:<www.ihu.unisinos.br/noticias/514247-artico-registra-recorde-de-degelo-e- -aquece-disputainternacional>

Considerando as informações do texto e os conhecimentos sobre a região do Polo Norte, é CORRETO afirmar que o crescente derretimento das geleiras árticas apresenta como uma de suas consequências geopolíticas

a) a tentativa de povos nativos da região, como os inuits (esquimós), de criar um Estado autônomo. b) o retorno das divergências políticas entre os Estados Unidos e a Rússia, semelhante à época da

Guerra Fria.

c) a disputa entre as potências econômicas sobre o petróleo e outros recursos naturais existentes na região.

d) a expressiva circulação de navios mercantes chineses na região, o que tem gerado protestos da Rússia e da Suécia.

e) a tentativa de criação de um Conselho de segurança do Ártico, composto pelo G8 mais a China e a Coreia do Sul.

GABARITO 1) V V V V V 2) V V F V F 3) do carbono.

4) O aquecimento do planeta é uma realidade e, se nada for feito, ele trará consequências catastróficas para a

biodiversidade e para o ser humano.

5) Considerando-se os momentos de temperatura muito baixa, no fim da Era Glacial, por volta de 7.000 a.C.

tivemos as florestas tropicais e equatoriais restritas às baixas latitudes com uma redução considerável da biodiversidade, com extinções de grandes espécies. Nesse momento, o nível dos oceanos apresentou grande redução, influenciando diretamente na diminuição da umidade e acentuando a escassez hídrica, com baixa temperatura no período considerado. Por volta de 6.000 a.C., com a elevação das temperaturas médias do planeta, observou-se o avanço da floresta na direção de antigas savanas e o aumento significativo da biodiversidade, num nítido processo de recuperação da paisagem vegetal. Tudo isso foi possível em consequência da elevação do nível dos oceanos e com o aumento da umidade e da temperatura média.

6) destruição da camada de ozônio.

7) V – V – V – V

8)

a) As consequências imediatas estariam relacionadas ao degelo dos polos, glaciares e neves eternas,

resultando no aumento do nível médio dos oceanos. Tende, assim, a haver o avanço dos oceanos sobre as planícies litorâneas, nas quais estão concentradas a maioria das cidades e da população mundial.

b) Destaca-se a busca por fontes alternativas de energia, menos poluentes, a expansão das “florestas

plantadas”, capazes de fixar carbono atmosférico, além da busca pelo consumo racional e maior eficiência energética.

(6)

Colégio Santa Dorotéia 6 6 6 6 9)

a) Dentre as mudanças geopolíticas ocorridas no mundo entre 1990 e 2012 e que afetaram no aumento dos problemas ambientais destacam-se: desequilíbrios de forças mundiais após o fim da Guerra Fria; a emergência chinesa; a Guerra do Golfo; a invasão do Iraque pelos EUA; o desmonte da URSS; as guerras civis na África pós-Guerra Fria e o desmatamento das florestas úmidas.

b) Por mais que os acordos multilaterais estejam nas agendas políticas dos mais variados países do mundo, o aquecimento global aumenta devido: aumento do consumo em escala internacional, aumentando o uso de fontes energéticas diversas; ampliação exponencial das áreas de cultivo no mundo; a impermeabilização dos solos com a urbanização do planeta; o não acatamento das regras internacionais de controle de gases estufa pelos países mais industrializados do mundo.

Referências

Documentos relacionados

Neste caso, o aluno deverá solicitar declaração de Carga Horária perante a comissão organizadora do evento, requerendo à Coordenação de Cursos a inclusão das

O rapaz gostava muito da Mãe-d’água, mas de umas coisas ia se aborrecendo A moça não tinha falta, mas, na noite de quinta para a sexta-feira sendo luar, ficava até o quebrar da

Ao longo do tempo, essa região conheceu diferentes formas de ocupação territorial e de desenvolvimento. IDENTIFIQUE o tipo de ocupação territorial e a forma de

Sabe-se que a expressão “pagar mico” significa passar por uma situação de constrangimento devido a um vexame, ou seja, ela tem o sentido de passar vergonha. EXPLICITE como o nome

Mas logo o verde de seus olhos se refrescou com as coisas novas: a mulher suave, os quadros coloridos, o relógio cuco na parede.. O bichano, contudo, se aproximou de novo, a

Nele constam indicações de estratégias de estudo e lista de conteúdos, que consideramos requisitos necessários, para dar continuidade à sua aprendizagem e

Um anônimo informante da Coroa portuguesa escreveria numa data entre 1822 e 1823: (...) embora havendo no Brasil aparentemente só dois partidos [portugueses e brasileiros],

A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano,