• Nenhum resultado encontrado

entendimento sôbre a linha lie armist ICIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "entendimento sôbre a linha lie armist ICIO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

¦mÉonÉB ^ímíjWí^^Jír^^^r'Ç TOSfT '"'VT^t"!;'' rTT:*^!-7;:'T7*'''-TT7't^"'rTÍ^T-T ¦«-^¦v-rrt-T^v^rj^ffy»,!* x*^^ r^tty^ggffi,?^ '"TT1-^ "'^•¦•'* ^f**? wk',"T rrf^^T^JTOT

r,r,^;r.,n. _.-^.^,^.-r^>...»^.,Pí,^(

cl Matutino âe Maior Tiragem da

Capital da República

Hs

"r^ro

_- prcvlsOes até 2 horas de amanha, bo Dis-ivVpnil- Temp» — Instável com chuvas. Tampe-'; Fm declínio. Ventos — Do S, rnjadns frescas. ,-Mi.viHTUllAS MÁXIMAS E MÍNIMAS íim ONTEM: ÍB,Í .«idade Rural, 25,0-10,4; Santa Cruz, 26,6-15,4: L1".ã d J Taquara, 26,6-15,2; Méler, 33,9-16,3; Penha, /i«i Baiúni, 23,2-16,6; Jardim Botânico, 27,0-16,8; 7 ,,„, Ipanema, -..o 27 0-18,0; Pilo de Açúcar, 24,5-13,8 e Praça.^^

26i0O7>0-7?^

Constituição, 11 — Tel.t 42-2910 (Rede interna)

Rio de Janeiro, Sábado 4 de Agosto de 1951

Fundado em 1930 . Ano XXII. N.° 8.827

'

_____„, i ni i i. i i.. i -¦¦ ii" i.i i- i i ii . I «WfMII

Propriedade da S. A. DIÁRIO DE NOTICIAS. O. R. Dantus, presidente; RI. Gomes Moreira;

tesoureiro; Aurélio Silva, secretário. ASSINATÜKAS:

Ano, Or? *B0,00; Semestre, CrS 60,00: Trlra,, Cr$ 30,00 Tl*r, 8. Paulo: W. Farinello - B. tonto, 320, 8», T. 38-1512 BD. »E HOJE: 8 SEÇÕES, 14 PAGS. — CrÇ 1,1)0.

entendimento sôbre a linha lie armist

ICIO

Informações fidedignas, de origem

comunista e aliada, dizem que o

comando da ONU pediu que a

divi-soria da trégua seja traçada ao

norte da atual frente de batalha

Talvez esteja próxima a conciliação, que

per-mita superar o impasse em que se acham as

negociações há nove dias

TRUMAN TOMOU CINCO DESAFIADORAS INICIATIVA

Ocupada a

"montanha

do milhão de dobres"

Batizada com êsse nome porque foi necessário gastar enorme

quan-tidade de granadasf bombas e balas, para conquistá-la

¦.WW!^'¦¦'n\<^'tfr^^

LIMITARAM-SE A OPERAÇÕES DE PATRULHA OS CONTRA-ATAQUES

VERME-LHOS - RESISTÊNCIA MAIOR NO SETOR CENTRO-ORIENTAL

y1I1|ííí. I

**% i- 1»^;

t ^\^>vx'Vw^^i.'ai jo? 1! I<?

f

-"

í \\

X

TÓQUIO,

Sibado, 4 — Tempo áo Extremo Oriente (.Peter Kalisher, da United Press) — Ás forças de infantaria aliadas assaltaram « ocuparam a "Montanha ao Milhão de Dólares", de quinhentos metros de altura, cerca de cem quilômetros a nordeste de Kaesong, sede das negociações para a suspensão das hostilidades. Um oficial aliado disse que a operação foi coroada üe completo exilo. Infligimos grandes baixas aos" comunistas".

A montanha que protege os acessos de Kumsonp, a principal base comunista no setor central da frente coreana, foi batizada pelos sol-dados aliados com o nome áe "Montanha do Milhão de Dólares", de-mdo «» enorme quantidade de granadas bombas e balas que foi mister "inverter" para ocupá-la. Durante dois dias, a artilharia e a aviação alwãas estiveram bombardeando quase ininterruptamente as po-«ções comunistas na, montanha, fazendo silenciarem as baterias ver-mellias. A infantaria aliada ocupou a montanha, ao meio dia de sexta-feira.

Noticias da frente indicam que os ataques dos caças a jato norte-americanos foram, particularmente eficazes para dominar a resistência

comunista. ísses aviões "inundaram" com bombas de "napalm" (gar solina gelatinosa) as posições vermelhas, findo o que a infantaria aliada ocupou a montanha.

Os "contra-ataques" vermelhos limitaram-se a operações de pa-trulha e ao fogo de artilharia. Entrementes, os comunistas intensifi-cavam sua resistência no setor centro-oriental da frente, onde, quinta-feira, as forças aliadas avançaram entre três ecinco quilômetros. A artilharia vermelha bombardeou várias patrulhas aliadas que reali-zavam operações nesse setor. A nordeste de Yanggu, ao norte da represa de Hwachon, uma patrulha aliada encontrou uma companhia comunista e travou-se um combate que durou até a tarde. O comu-nicado dessa tona dizia que os comunistas ftavlant apoiado «na i«/ait-taria com intenso fogo de artilharia. As tropas aliadas também no-taram aumento da resistência comunista na zona a noroeste de Kae-song na costa oriental. Ao norte de Inje, na frente oriental, uma patrulha aliada dispersou um grupo de vinte soldados comunistas. O estado do .tempo limitou alguma coisa as atividades da aviação aliada que somente pôde realizar duzentas e vinte e quatro sortidas, até às'seis da tarde de sexta-feira.

Chegou à conclusão de que é che»

gado o momento de preencher tê~

das as lacunas, militares e políti-*

cas, do sistema de defesa contra a

agresâo soviética

Ajuste de contas diplomático com a

Ingla-terra e a França ——

I

ONDRES, 8 (Harold Guard , da U, P.) — O presidente

Trumfin deu Inicio a um ajuste de contas diplomático, particularmente com « Ingla-terra e a França, visando fazer

CAI 0 PREÇO DO CACAU

NOVA YORK, 3 (U, P.) — O preço médio do cacau para entre-ga Imediata caiu 35 pontos, pas-.sando a 33.40 centavos de dólar por llbra-pêso. O Bahia Superior onlu 11 pontos, passando a 35,81 e o Açora Falr Fermented caiu 97, pa-ra 35,23 centavos por lllipa-ra.

rfiu para Teheran o ministro das Matérias Primas inps

Almirante Turner Joy (à esquerda) e general Nam II, chefes das delegações aliada e comunista, respectivamente, às

negocia-ções de trégua em Kaesong.

ca hostilidade passaram a indig-nadas censuras. Ob jornalistas \CAMPAMENTO

DE PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS NA CORÉIA, 4, sábado — (Ear-cest Hoberecht, correspondente «ia U. P.) — Ao se disporem, hoje, os negociadores da trégua ,-Je.s Nações Unidas e comunis-tas, a realizar sua. décima-nona conferência em Kaesong, parece íiue melhoram as possibilidades rjf entendimento sôbre a linha do armistício, ao norte do Para-leio 38. lnfomações aparentemen-te fidedignas, de origem comu-nista e aliada, dizem que o co-mando dst,.. ONU pediu que a il-nha dc trégua seja traçada <i.o norto da atual frente de batalha. Acrescentam que talvez esteja próxima unia conciliação, que permita superar o impasse em que se acham as negociações sô-b,«; essa linha, desde há novo

«díil3.

Na décima oitava conferência, realizaria ontem, sexta-feira, nada se progrediu. Os observa-riorfití presumem que a decisfi.o esperada para ontem foi retar-dada, enquanto os comunistas, com suas manobras de propn-ganda, assestavam as bases para uni novo golpe. Três fontes de propaganda vermelhas modifica-ram, ontem, à noite, o tom dc «eus comentários sobre as nego-c!a.ções de Kaesong, pois da

fran-vermelhos, que assistem às con ferênclas em Kaesong, foram autorizados, por um alto oficial comunista do serviço de infor-mações, a dizer que «as Nações Unidas exigem o traçado de uma fronteira, (linha, de demarcação) mais ao norte da atual linha de batalha*.

A. Rádio de Pequim, embora prosseguisse em sua campanha de propaganda; referiu-se á po-sição assumida pelas Mações Unidas a respeito da linha de trégua e da zona desmilitarizada da Coréia, e insinuou, a noite passada, que as negociações po-deriam fracassar se oa aliados n&o cedessem em sua atitude e êsse respeito.

Pacificação

desejada

Por sua vez, a rádio de Pyiong-yang, que continuava atacando severamente os delegados norte-americanos na conferência <1e Kaesong, disse que o êxito des-tas náo somente trará a paci.fi-cação desejada, para a Coréia como também contribuirá para n paz do mundo em geral.

Um dos argumentos básicos d,a propaganda comunista é o de

(conclui na 2» pág. 3» col.)

Espera o sr. Richard Stokes o máximo sucesso

pos-sível para a missão que o leva ao Iran

Aguarda-se, com certo otimismo, a solução do problema do petróleo

atmosfera favorável e que dará LONDRES,

3 (Robert Bellamy. i da France Presse) — A mis-são britânica chefiada pelo gr. Richard Stokes, ministro das Matérias Primas, partiu hoje, as 15 horas, para Teeran.

«Estou quase certo de que as conferencifis que Irei ter em Teeran se desenrolarão sob o signo da melhor boa vontade possível», declarou o sr. Sto-kes, numa entrevista a impren-, saimpren-, realizada no aeroporto de v Northolt, antes de embarcar

pa-ra a Pérsia.

Interrogado sôbre a provável duração das negociações, o mi-nistro respondeu que «só Deus sabe. Não 6 necessário que du-rem muito, mas não poderei dl-zer quanto».

O sr. Stokes rendeu homena-gem ao papel desempenhado no caso do petróleo pelo sr. Ave-reli Harriman, enviado do pre-sidente Truman. «Creio — disse jle — que será de grande au-xilio, como já o foi».

O ministro Inglês recordou que já estlvera em Teeran nestes últimos anos e por três vezes em Abadan, onde também pen-sa Ir desta vez.

Ixpulsos da Academia

«SBSB-rTííi'»» IíSbBSí S 5n

JWciHl m JlB

SqffPSHffRB

!i?Eaoe!feleB

IIS

m

est Point

Noventa alunos do corpo de cadetes violaram o

«co-digo de honra», ao se utilizarem da «cola» nos exames

fi A PRIMEIRA VEZ QUE TAL FATO SE VERIFICA NA

FAMOSA ESCOLA MILITAR DOS ESTADOS UNIDOS

WASHINGTON, 8 (U. P.) — V? Anunciou-se que a direção da Academia Militar de West Point, principal centro de Instru-çâo militar dos Estados Unidos, de-cidiu expulsar 90 alunos do corpo ¦le cadetes, por terem os mesmos Violado o "Código de Honra".

Indicou-se que entre êsses eade-tes se encontram muitos membros <l'i equipe de futebol da Academia, considerados como uma das melho-res dos listados Unidos.

Segundo Informou um membro da Comlssfto das Forças Armadas 'Io Senado, os (cadetes serão expul-eos por terem utilizado a "cola" nos exames, violando assim as disposições do "Código de Honra". O senador disse que, segundo sabe. ns cadetes que faziam parte <in quadro de futebol receberam "rola"

de outros cadetes que mais

PROCLAMADO

CRAVEIRO

LOPES PRESIDENTE DE

PORTUGAL

LISBOA, 1 (A. F. P.) — Os re-mltados oficiais da eleição presi-lencial do 22 de julho, na qual o general Craveiro Lopes foi eleito Presidente da República, foram proclamados hoje pelo presidente do Supremo Tribunal, sr. Sampaio Melo

O general Craveiro Lopes obteve 3 .067 520 votos, ao passo que o ai-mi:ante Quintão Meireles, candi-dato da oposição, que desistiu na véspera do pleito, teve 1.342 votos. Em sua proclamaçüo, o Supremo Tribunal não indica nem o nú-mero das abstenções nem o dos votos nulos.

No entanto, como se sabe que o número dos eleitores Inscritos é de cerca çie 1.334.000, a proporção dos eleitores que votaram no candidato Oficial é de S0 por cento.

Cimo jn foi amino'ndu, o gene-ra. Craveiro Lopes tomara posse »'. próximo dia 9 do corrente.

se destacavam nos estudos, duran-te os exames.

Um porta-voz do Exército disse, por sua vez, que, de acordo com o "Código de Honra", "tanto o quo facilita a "cola" como o que recebe sSo passíveis de pena.

A expulsão dos cadetes, cujos nomes não foram revelados, "anl-quila" virtualmente o quadro de futebol e circulam rumores de que West Point não se farã

represen-Filme sobre a vida

de Pio X

Será feito nos lugares

onde viveu aquele

papa

ptDADE DO VATICANO, 3 (A. y p_ p.) — Um filme sôbre Pio X, recentemente beatifkmlo, será fiúlo nos próprios lugares onde viveu ôs.w santo Papa. e no Va-ticano. notadamente.

A frrintw.ira rodada disse filme será dada iw próximo dia 20 tio omrente, por motivo do aniver-sário da morte desse bemavétitu-rado que, na tela, será personi-ficado por um dos seus s.obri-nhos, que com êle se parece fisi-camente de maneira notável.

CONCEDIDO 0

«AGREE-MENT» AO EMBAIXADOR

BRASILEIRO NA ARGENTINA

BUENOS AIRES, 3 (U. P.) O governo argentinc concedeu «agreement» ao go vêrno do BraGÜ, para a de signacão do sr. João Batista Luzardo como embaixador nes ta capital, cargo que Ja dc i «empenhou há anos.

tar no Campeonato deste ano. O secretário do Exército, Frank Pace, anunciou que a decisão foi tomada depois que uma comissão de juristas e militares estudou o caso.

Por sua vez, o chefe do Estado Maior do Exército, general J. Col-lins, informou a Comissão das For-ças Armadas, que a equipe de fu-tebol da Academia ficou "virtual-mente eliminada". Contudo, ho-ras depois, a Academia anunciava que. apesar das expulsões, o "Ar-my" terá um quadro de futebol este ano.

O senador democrata Harry Byrd declarou que "isto * uma das col-sas piores que poderia acontecer à nossa moral nacional".

. A Academia de West Point conta atualmente com 2.520 cadetes e esta é a primeira vez na sua his-tórla que se efetua uma expulsão em tal escala.

O "Código de Honra", cujo lema é "Dever e Honra à Pátria", foi estabelecido pelos próprios cadetes, que são os encarregados de fazer com quo sejam cumpridas suas dis-posições.

Um porta-voz do Exército manl testou que os cadetes expulsos têm o direito de pedir que se lhes jul-gue por um Conselho de Guerra, porém expressou a opinião de que a maioria aceitará um "licencia-mento geral", que "não è honroso nom desonroso". Contudo, não po-derão ocupar postos de oficiais nas Forças Armadas, embora fiquem sujeitos .'is disposições da Lei do Serviço Militar Obrigatório.

"gãbriela

mistral nova"

mente premiada

SANTIAGO. 3 (A. V. P.) — Foi ho.ie concedido a Gãbriela Mistral o Pri-mif, Nacional de Literatura.

A notável escritora e poetisa se er.i-on^a atualmente em Rapallo, nc. Itália, no exercício rias funções de cftnsul do Chile, nessu cidade.

O avl&o deve fazer escala em Koma e em Bagdá. A missão britânica espera chegar depois de amanhã, domingo, pela ma-nha, a Teeran, sendo possível que pouco depois do desembar-que o sr. Stokes tenha a sun primeira conferência com o dr. Mossadegh, presidente do Con-selho persa.

Os delegados britânicos serão hospedes do governo do Iran

Comentando as perspectivas abertas pelo reatamento dasne-goclações, um porta-voz da Em-baixada de Grã-Bretanha em Teeran declarou, hoje, de ma-nha, que lhe parecia que asne-goclações se Iniciariam em boas condições e que tudo permitia esperar que chegariam a uma solução do problema do petrtV leo, satisfatória tanto para c Iran como para a Inglaterra.

Conjuntamente com a partida de Stokes. foi publicado, hoje, pelo Foreign Office, o texto das notaB trocadas entre os gover-nos britânico e iraniano e que deram como resultado o envio para Teeran da missão dirigida pelo Lord do Selo Privado emi-nistro das Matérias Primas.

Afirma a nota que a Gra-Bretanha está disposta a nego-ciar na base estabelecida por ocasião das conversações entre Averell Harriman e o governo iraniano.

Essas negociações, a que o governo britânico espera empre-gar toda a sua boa vontade, sô-mente poderiam ser empreendi das, todavia, depois de melho-rada a atmosfera.

Em conseqüência das garantias dadas pelo governo iraniano dt reconhecer êsse fato — prosse-gue a nota britânica — sera Imediatamente enviada ao Iran o missão dirigida por um minis-tro. membro do Gabinete.

A nota afirma depois que o governo britânico reconhece, em seu nome e no nome da Anglc Irnnian Oli Company, o princl-pio da nacionalização da lndús tria petrolífera no Iran.

Em resposta, o governo ira-nlano expressa satisfação por ver reconhecido pelo governo britânico o principio da nacio-nallzação. Afirma a nota Ira-nlana que o governo iraniano está plenamente consciente da necessidade de criar-se uma

prova, nas negociações futuras, da mesma boa vontade do go-vèrno britânico.

Além da Inglaterra outros pai-ses se interessam no momento com o assunto petrolífero.

De Bagdá foi recebido o se-guinte despacho: «Está em Te-eran a chave do problema do petróleo do Iraque, segundo acre ditam os observadores.

-Parece -afetivamente que, dl-ante da evolução demonstrada pela questão do petróleo tranta

no, o governo de Bagdad não se comprometerá multo ante» que seja prevista, no contrato a assinar com a Iraque Petro-leum Company, uma cláusula de revisão dêsso contrato. Julga o governo iraqueano que a revi-,são deve ser automática, en-quanto sustenta a companhia que tal revisão somente poderia ocorrer em virtude de um acõr-do entre as partes.

De qualquer modo, segundo os observadores, a evolução da si-tuação Iraniana determinará « solução desse problema».

Sob a jurisdição do Exército os

trabalhadores argentinos

Consideravelmente ampliados os poderes de

mobilização sôbre os ferroviários, concedidos

a 23 de janeiro passado

BUENOS

AIRES, 3 (U. P.) — Os trabalhadores ferroviários de todas as partes da Argenti-na foram colocados sob a jurlsdl-çfto do exército, em virtude de um decreto emitido pelo governo ao melo dia de hoje.

O decreto, assinado pelo presl-dente Perón e pelos ministros da Defesa, da Guerra, da Armada e da Força Aórea, do Interior, da Fa-zenda, da Justiça e dos Transpor-tes, amplia consideravelmente os poderes de mobilização e Jurlsdl-ção sôbre os ferroviários concedi-dos ao Exército a 23 de janeiro passado, durante a última grande greve ferroviária.

O decreto determina ao Minis-térlo da Defesa a adoção daL me-didas que Julgar necessárias para dar maiores resultados aos chefes militares encanegados da direção da-: quatro principais ferrovias

ar-gentlnas e aos JuUes militares que Julgam os ferroviários responsável» por violações de disposições ofl-ciais. Quanto ao decreto de 33 dc-Janeiro, colocava as estradas de ferro nacionais sôbre Jurisdição n-.l lltar síimenti» na zona metropoli-tan.i, enquanto o de hoje extende as faculdades do exército a todas as estradas de ferro do território nacional. Ko preâmbulo do decre-tu Perón diz que "é necessário, cm vista dos graves fatos ocorridos, dar garantias à massa dos servido-res públicos que permanecem no fiel cumprimento de seu dever e que externaram seu repúdio ft ntua-çoo dlssolvente e criminosa de eie-mentos Indesejáveis, que, Infiltra-dos no campo operário, pretendem solapar o espírito dos leais traba-lhadores, em prejuízo dos grandes Interesses nacionais, vinculados com a prestação dos lervlços transporte".

rte

Encaram jomjerietoü^

opiniões

Transcritas no órgão do governo"

russo «Izvestia» as

declarações de Morrison e do «Pravda»,

as quais

tam-bém foram publicadas pelo «Estrela

Vermelha», no

«Trud» e no «Komsoitiolskaya

Pravda»

T>nm7P

TRAZER BENEFÍCIOS MÚTUOS ÊSSE

INTERCÂM-P

BK

oT^llAS TÃO AMPLAMENTE

DIVULGADO

M

rOSCOC. 3 (De Henry Shaplro, da "United Press") — A lm-prensa soviética está conti-nuando seu debate, sem precedem tes, com a Grã-Bretanha, sobre a liberdade nos dois países.

O "Pravda" publicou um despa-cho de seu correspondente em Lon-dres, dizendo que as autoridades britânicas estão sufocando, cada vez mais, a liberdade de imprensa e os movimentos populares.

Destruída a localidade de Potosi

Entrou em atividade o vulcão Consiguina —

Receia-se a existência de numerosas vítimas

MANAGUA,

3 (U. P.) — Infor-mações ainda nâo confirma-das dizem que um tremor de terra de grande intensidade des-truiu a pequena localidade de Po-tosl, na costa ocidental da Nica-rágua, receando-se que seja nume-roso o total de vitimas.

Segundo essas ' informações, o vulcüo Consiguina, no Departamen-to de Chinandega. entrou em erup-ção quinta-feira, pelas 18h3iím.. e pela madrugada abriram-se

enor-Mercado do café

NOVA YORK, 3 (U. P.) — O café Santos "S" a termo fechou de 16 pontos de alta a 4 pontos de baixa, hoje, tendo sido vendidos 6S contratos.

O Santos "U" fechou entre sem alteração e 20 pontos de alta, sem vendas.

Xo mercado para entrega lmedia-ta. todos os preços continuaram inalterados, com o Santos 4 cotado a 53 1/2 cents de dólai n libra-pf-sn e os cafés colombltnos a 57 1 •¦!.

mes brechas nas escarpas do mon te, seguindo-se fortes tremores pe-los arredores.

Na cratera do vulcáo, que havia estado inativo durante longo tem-po, formou-se uma espécie de la-gôa, ao acumular-se na mesma a água das chuvas, que se precipitou em torrente pelas gretas, lnundan do a seguir a localidade de Potosi Foi Impossível áté agora obtei Informações mais precisas sôbre o ocorrido, devido ao fato de que fl-caram Interrompidas as comunica-ções com toda a ?ona de Potosi.

Três tremores

de terra

BOGOTÁ'. 3 (U. P.) — O Instl-tuto Geofislco dos Andas registrou três tremores de terra de relativa intensidade, durante as últimas 12 horas, a 1.660 quilômetros de Bo gota, possivelmente na zona de Ni-carágua

Segundo o Instituto, os tremores ocorreram ás 8h34m . de quinta-feira e As I2hl7m e as 5h29m de sexta-feira.

Éste mesmo jornal, que é o ór-gáo do Partido Comunista, iniciou o debate, ao aceitar o desafio do ministro do Exterior britânico, sr. Herbert Morrison, para publi-cur uma declaração feita por êle. A troca dc declarações entre Mor-rlson e o "Pravda" foi transcriUi no órgão do governo "Izvestia"', no órgão do Kxército soviético, "Estréia Vermelha", no órgão dos Sindicatos. "Trud", e no jornal da Juventude Comunista "Kom-somolskaya Pravda" .

A extraordinária atenção que a Imprensa está emprestando ao as-sunto reflete a seriedade com que os russos estão encarando a troca de opiniões e, ao que parece, es-tão dispostos a continuar o de-bate. Parece razoável presumir-se que todo adulto alfabetizado so-viétlco — e segundo as estatísticas oficiais foi eliminado o anal fabe-tismo — já está ou ficará faml-liaiizado com o debate.

Os jornais, nos quais foram pu-blicadas as declarações, circulam entre milhões de pessoas. Além disse, serão transcritas em vários outros jornais de toda a Rússia. E a rádio de Moscou irradia vá-tias vêzes por dia os textos da Imprensa.

Círculos diplomáticos nesta ca-pitai acreditam que tal lntercãm-bio de Idéias, tão amplamente di-vulgado, poderá trazer benefícios mútuos. O despacho foi assinado tros estadistas da estatura de Mor-rison sigam seu exemplo e usem esse mesmo método para divulgar seus pontos de vista. O "Pravda" publicou seu despacho de Londres sem referir-se expressamente a Morrison. O despacho foi assinado por V. Mayevsky.

'Sntre os pecados de omissão de que acusa a Imprensa britânica. figura a aflrmaçfio de que esta dellberadamente Ignora o bnin&nte

cumprimento do piano ae redução do custo de vida soviético, no após-guerra, e as realizações da cultura soviética.

V. Mayevsky declarou que o go-vérno britânico está aumentando as perseguições aos partidários da paz, demitindo vários deles dc seus empregos e prendendo outros por terem participado de manifes-tações em favor da paz. Acresceu-tou que as escolas e as repartições públicas estáo sujeitas a constante vigilância do Serviço Secreto.

Observadores sugerem que, em-bora Morrison deva estar alegre por ter obtido um tão grande nú-mero de leitores soviéticos para seus pontos de vista, o assunto está longe de ser unilateral. Os diretores do "Pravda", sem dúvl-da, consideram estar levando a me-lhor sôbre Morrison, particular-mente na parte relativa aos pro-hlemas estrangeiros. Quem propor-clonou ao debate esta publicidade mundial sem precedentes V Acen-tua-se aqui que o russo adulto vl-veu entre duas devastadoras guer-ras numa só geraçSo e está dian-te do outro holocausto, que, se-gundo lê. ouve e acredita, está sendo planejado pelos anglo-ame-ii canos.

As liberdades civis assumem lm-portância relativamente menor di-ante de tais opiniões comprovada-mente repetidas com a publicação de mapas, artigos e discursos transcritos da Imprensa ocidental, demonstrando como a guerra cno-tra a UnlSo Soviética deva ser cno- tra-vada.

com que 6 política ocidental cerre fileiras mais eftrcltamen-te, nas zonas de perigo do mun-d<j. Dizem un círculos informa-dos que, depois rie estudar ore-latrtrio dn seu Conso'ho de Se--gurança Nacional, sf.bie o sráu. d« preparação soviético, Truman chegou a. ronciusío de que è chegado o momento de preencher . todas as lacunas, militares epo- ¦ lttlcas, do sistema <1e defes» contra a agressão novléttca. Sem detrnça, tomou cinco desafiado-ras Iniciativas:

li — Publicação «io ente-pro-Jeto anglo-americano ó» tratado de paz corn o Japão, nas baí<r« dc «leve ou deixei-.

2i — Terminação do estado de guerra r-nm a Alemanha « aceleração de sua remllltari-zacão.

3, — íntrortuçío da Turqu» na Organização do "fS-fttftdo do Atlântico Norte.

4i — Abertura de.j negocia-çôes paia a. obtcnçJX" d» direi-to* sôbre baseei espanholas.

5, — Intervenção direta r.a. cr!!>«? petrolífera Iraniana, que Rmençfiva destruir as casas de força das potências oridíntaJs.

Dizem fontrá Informadas oue < JA foram permutarias opiniões diplomáticas romo trabalho ore-i paratórlo para « ajuste de ren-I tn.s afinal. A conícrêr.cín deS. ' I Franri.w, pa.-a a asMnaluru do

tratado «le paz cotn o Japão ie-I prescntarla o primeiro resulta-1 do rias atrevidas Iniciativas dc 1 Truman, e vKa dar uma razoa-vel !nri!cu,:ã,, aos comunistas uft quo nenhum» deblildfldo poltfj-ra. partlcularmtmte no tocant* nos partlclpantr».- asiáticos, va-lera. relativamente A polltiêà ocidental.

Depois de K. Francisco, du-se que haverá conversações só-bre política externa, er.i Was» hlngton. Truman. nessa ocasião, procuraria íesolver de vez a* dificuldades políticas quo estão determinando ,. «afrouxamento do passo» da preparação de aj-gumas nações ocidentais e o fato aparente dc elas não afron-tarem os fatos brutais de fôr-ça russa. Dizem as mesmas fontes que Truman procurarlR, então. fi\ar umo data para a coordenação de toda a pollties antl-soviétlca, em todos os cam-pos, não deixando campo algum para questlúnrulas sôbre dlstri-buição de comandos em vltsío zonas de defesa, o:: para obs-táculos políticos ao plane.lamén-to militar.

Os aludidos círculos dizem çua seria errôneo supor que Truman planeja acertar as coisas todas em suas condições, ignorando t<> considerações diplomáticas Jos outros paises. Como exemplo, dizem que Truman reviu cm considerável medida sua visão dos tratados «io Próximo e MC-dio Orientes, os quais, anterior-mente, eram considerados como responsabilidade exclusiva brj« tànlca. Agora se indica que. cm troca do acordo britânico com a participação da Turquia ná 0„r> ganlzaç&o do Tratado do Atlàn-tico Norte, os EE. i:i'-.- no ru-; ttiro. apoiariam u política brJ-tftnica no Oriente Médio «dama-nelra mais enérgica»¦ Di.vsequo os planejadores da def"sa ner-te-amerleana tinham, aié aqui,, confiado sou interesse às possi-bllidndes do Oriente Próximo e Médio, em matéria dc bases aérens. Agora, porém, estariam reconhecendo a t.rsc britânica rte que a zona do Canal dc- Sues representa uma ponto vital en-tre a África e a Ásia. c o MíPr lhor sitio para bases para a üe-fesa dos campos de petróleo dõ. Oriente Médio.

Truman teria definido k. di-plomacla no mundo como di» «guerra de movimento». Seuar--gumento é o de que a ameaça soviética A Europa parte Joe mesmos sovietes que ameaçam * Japão e o Sudeste da Asla, assim como o Oriente Próximo c Médio, e sua Intenção é elimi-nar o arcaico conceito «la «guerra

de trincheiras diplomáticas*.

i

OLHOS

-Br-Gervois

DOENÇAS »- OPEEACOÈSi Hua Gonçalves »la*< 30. 6.' anil.

Tel.t 22-T8fi3

DR. P. DE ARAÚJO PENA

«ÚNICA HOMKOrATJÒA Coiw.» QtlltaiKtR, ". Tel.: M-ÍBH

Hm.: f> dc Julho, ss. T<?l.:«-»?*»

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Realismo jurídico e Hart: um debate sobre a indeterminação do Direito / Claudia Chaves Martins Jorges; orientador: Noel Struchiner.. Dissertação (mestrado)

„ Ela deve ser entendida pelos clientes e usuários, deve ser testável, deve ter valor para o cliente e deve ser pequena o bastante para que os programadores possam construir

The effect of prophylactic percutaneous endoscopic gastrostomy (PEG) tube placement on swallowing and swallow-related outcomes in patients undergoing radiotherapy for head

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Yaacov, que via a si mesmo como um anjo de Hashem, enviado do Rei Único e Uno, foi cunhado de fronte aos anjos e por isso tinha o poder de enviá-los até seu irmão dizendo a eles

Para cada recife (Taócas e Galés), foram realizados seis transectos de 10 m para a análise Line, com a identificação e porcentagem de cobertura dos organismos