• Nenhum resultado encontrado

Atenção nas estradas. ANO XVI - Nº MONTES CLAROS, segunda e terça-feira, 21 e 22 de fevereiro de 2022 Grevedepoliciaisabala segurançaemminas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Atenção nas estradas. ANO XVI - Nº MONTES CLAROS, segunda e terça-feira, 21 e 22 de fevereiro de 2022 Grevedepoliciaisabala segurançaemminas"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ANO XVI - Nº 4.335 MONTES CLAROS, segunda e terça-feira, 21 e 22 de fevereiro de 2022

Atenção nas estradas

O cancelamento do Carnaval em inúmeras cida- des mineiras e do país não deve evitar que as estra- das fiquem cheias. Para coibir infrações e aciden- tes, a Polícia Rodoviária Federal irá reforçar a fisca- lização a partir de sexta-feira.PÁGINA 4

Mais de cem escolas da rede municipal voltaram a receber os alunos em Montes Claros. São 35 mil estudantes que reencon- traram ontem os colegas, professores e o ambiente escolar com um acessório a mais e muito importante: a máscara. Muitos ainda não se vacinaram contra a Covid.PÁGINA 5

Portas abertas

Agentes das forçasde segurançaprometem cruzar os braços para pressionar o governo de Minas a pa- garreajustesalarialacordadoem2020.Comaparali- sação, policiamento fica prejudicado, assim como serviçosdoDetran,recolhimentodecorposeinvesti- gações. Especialista afirma que se acordo demorar, pode ser preciso acionar Forças Armadas.PÁGINA 3

Greve de policiais abala segurança em Minas

COLUNA ESPLANADA -Leandro Mazzini ..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

. página 2

PRETO NO BRANCO -Aldeci Xavier ..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

. página 3

CONVERSA INTELIGENTE -Will Nunes ..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

. página 6

GENTE & IDEIAS -Drika Queiroz

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

. página 10 MILHARES NAS RUAS -Movimento realizado em BH nesta segunda-feira reuniu policiais de todo o Estado uCOLUNAS

LUCAS PRATES/JORNAL HOJE EM DIA

PÁGINA 9 expectativas e conduz o Atlético aos títulos

LARISSA DURÃES

(2)

TRAPALHADA

Não bastasse, houve a trapalhada de um advogado que tentouaudiênciacomdesembargador,seuex-professor, emnomedopresidentedoPROS.Elecausouconstrangi- mento a ponto de ser intimado a se explicar.

DORES

Com um processo avançando numa Turma do TJDFT que pode apear o presidente do cargo, o senador Tel- márioMotatomouasdoresdoamigoesolicitoureunião comodesembargadorquepediuvista,apósvotodorela- tor pela destituição de Eurípedes.

NO TAPETÃO

Adivinha quem quer voltar? Primeiro governador preso pela PF, José Roberto Arruda (PL) tenta na Justiça derrubar a inelegibilidade e ensaia pré-can- didatura ao governo do DF após articular chapas nos bastidores desde 2008.

LULA X FRANÇA

NãoésegredodentrodoPT,dashostesàcúpula:osonho de Lula da Silva é o partido conquistar o governo de São Paulo,alémdesereelegerpresidentedaRepública.Éum projeto inadiável, mesmo que para isso ele atropele alia- dos de décadas, como o PSB.

SALDO ELEITORAL

AoconvidarGeraldoAlckminpara asuachapa,opetista resolvedoisdesafios:umvicepalatáveleocaminhoaber- to para um petista ao Palácio dos Bandeirantes. Faltou combinar com o PSB. Na corrida para o governo, seu maiorexpoentepaulista,MarcioFrança,temsaldoeleito- ral melhor que nomes petistas na região metropolitana.

SERRAS PELADAS

Desmatamentos recordes e a leniência que queimam a imagemdoBrasilsãopouco pertodo queo governopro- mete fazer com as florestas. O Decreto 10.966 do presi- dente Bolsonaro oficializa “pequenas Serras Peladas”

em meio à Amazônia.

CHAVE DA FLORESTA

O governo criou o Programa de Apoio ao Desenvolvi-

mentodaMineraçãoArtesanaleumacomissãointermi- nisterial para o monitoramento. Sem eufemismos ofi- ciais, é a chave da floresta para os garimpeiros desmata- rem com respaldo da lei.

OAB NOS RINCÕES

Canal direto com o Conselho e uma Ordem sem ideolo- giaspartidárias.SãometasdeBetoSimonetti,novopresi- dente nacional da OAB. Ele quer conhecer a realidade dos advogados nos rincões, e levar estruturas para onde os pares não têm a atenção das instituições.

DESVIO

Há uma turma que deveria estar enviando produtos de refinaria no Estado da Bahia para determinadas locali- dades em São Paulo (capital e interior), mas na verdade desvia para Paulínia, onde o calor lembra o do Saara.

VESTÍGIOS

Mesmoapagandoasmarcasparanãohavervestígiosda rota extra-oficial, a operação não está passando desper- cebida pelas autoridades. Investigadores e técnicos da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Secretaria de Fazenda do governo paulista prometem providências, em breve, para acabar com a farra – com apoio do pes- soal do giroflex.

CADASTROS

O INSS não sabe o que fazer com os militares chama- dos para atendimento nas agências. Para minorar o ce- nário, o presidente do órgão, José Carlos Oliveira, sol- tou como solução da prova de vida a interface digital das movimentações financeiras e cadastrais de benefi- ciários. O desafio são os processos de concessão de no- vos benefícios.

VIAGEM ELEITORAL

Entrou no escopo de projeto eleitoral a conta de R$ 80 mil – em passagens e hospedagens – do secretário de Cultura, Mario Frias, e de seu chefe de gabinete, Hélio Ferraz, na viagem a Nova York. Frias é candidato bol- sonarista a deputado federal, cuja campanha será coordenada por Ferraz, e articula o apoio dos lutado- res do tatame.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

Pedro Judacheski*

Omercadodedeliveryexperimentouumcrescimen- to significativo desde o início da pandemia. Quando diversosestabelecimentos, comorestaurantesebares, tiveram que fechar suas portas, foi no delivery que muitos negócios encontraram a chance de se mante- rem abertos, atendendo seus clientes, mesmo com muitas adversidades e necessidade de digitalização.

Todo o setor sentiu um boom nas entregas em domicí- lioeprojetavamacontinuidadedessecrescimentopor contadaintensatransformaçãonospadrõesdeconsu- mo que a pandemia impôs.

No entanto, a retomadaainda tímida da economia – abaixodoqueseprojetavaparamaisdeumanoapóso iníciodapandemia –,oaumentodainflação,oagrava- mentodacriseeconsequentediminuiçãodaintensida- de do consumo vêm impactando sensivelmente todos os setores, incluindo o de delivery. Por outro lado, a positiva aceleração da vacinação passou a permitir que negócios físicos, antes fechados ou com restrições por conta de questões sanitárias, passassem a reabrir e, atualmente, operar com uma quase normalidade.

O maior equilíbrio do consumo presencial e a opção pelo delivery, com a desaceleração do segundo, já era esperada.Noentanto,oagravamentodacrisefinancei- ra das famílias impactou diretamente os estabeleci- mentos focados na operação de delivery, registrando uma queda gradativa nos pedidos. Para essas empre- sas que atuam 100% com entregas, principalmente no setor de alimentação, isso vem refletindo na revisão das projeções e na necessidade de se reinventar.

Dentro deste cenário, o mercado de delivery vem acompanhando a mudança cultural e nos hábitos de consumo pelo qual a sociedade está passando e se pre- parandoparao pós-pandemia.Umadasprincipaisdo- resdosusuários,atualmente,éotempodeentrega.Por isso, uma das tendências para o setor de varejo, que se intensificou com a pandemia e deve ser ainda mais acelerado em 2022, são as entregas ultrarrápidas. Essa inovação, que promete uma nova experiência para os consumidores, éumatendência global ea próximage- ração do e-commerce, chamada de quick commerce.

Um exemplo deste novo conceito de vendas são as dark stores, que funcionam como pequenos centros de distribuição, operando apenas para entregas de compras on-line. Por serem lojas exclusivas para ca- nais digitais, as dark stores ganham em agilidade des- de o recebimento do pedido, preparação e logística.

Com certeza é um modelo que vai disruptar o e-com- merce.

*CEO e sócio fundador da Delivery Much, plataforma de delivery com foco no interior do país

EDITORIAL

reportagem@colunaesplanada.com.br LEANDRO MAZZINI E WALMOR PARENTE

Briga no PROS

Com Carolina Freitas e Sara Moreira

A briga do PTB é matinê perto da disputa pelo controle do Partido Republicano da Ordem Social (PROS).

Num script de acusações mútuas, dois grupos se digladiam pelo controle da legenda dominada por Eurípe- des Junior, com bunker em Goiânia. Além das notórias gastanças com dinheiro de fundo partidário – como compra de helicóptero –, Eurípedes vê contra si denúncias de lavagem de dinheiro e ocultação de bens desfilarem no TJDFT. Sua defesa argumenta que são requentadas e que o MPF mandou arquivar anteriores.

Mudanças no delivery pós-pandemia

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativa:

Daniela Mello

daniela.mello@funorte.edu.br

Editora:

Janaina Fonseca

Coordenação de redação:

Adriana Queiroz (38) 98428-9079

Departamento Comercial:

Rodrigo Cheiricatti (31) 3236-8001 (31) 98884-6999 (38) 3221-7215 comercial@onorte.net Relacionamento com o assinante:

(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou processo similar em qualquer forma ou meio mecânico, eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação:

jornalismo@onorte.net Telefone: (38) 3221-7215 Endereço:

Rua Justino Câmara, 03 - Centro Montes Claros/MG - f/jornalonorte

(3)

PRETO NO BRANCO

Greve da segurança afeta policiamento e serviços públicos

Categoria decidiu cruzar os braços para

pressionar governo a pagar reajuste salarial

u

Informação que chega à coluna dá conta de que

oex-vice-prefeitodeJanaúbaeex-superintenden- te da Codevasf emMinas Rodrigo Rodrigues, até o momento filiado ao MDB, decidiu que vai enfren- tar as urnas como candidato a deputado federal.

Valesalientarqueo resultadoeleitoralvaidepen- der principalmente do trabalho que realizou em favor dos municípios do Norte de Minas quando esteve à frente do órgão federal na região.

Bola de cristal

Mesmo não tendo bola de cristal, costumamos construir algumas análises que nos últimos anos têm correspondido com o resultado final das urnas. Vale salientar novamente que análise política só serve para o momento e o movimen- tar natural do processo e dos candidatos, em especial as composições das chapas. Agora mes- mo, análise preliminar feita por este jornalista mostra que dos atuais deputados estaduais do Norte de Minas, dois terão dificuldades em con- servaromandato. Da mesmaforma,estamos per- cebendo que entre os novatos, dois estão se des- tacando. Por questão ética, e para não atrapa- lhar os concorrentes, somente citaremos nomes no momento certo. Talvez nos limitemos apenas em citar os que realmente têm chance. Isto fare- mos após as convenções, quando já estarão defi- nidos os concorrentes.

Novela do mercado

Foi criada pela prefeitura a expectativa de que desde o final do ano passado seria iniciada a re- formadoMercadoMunicipal, jáqueos recursosjá estariam em caixa. Pelo andar da carruagem, o assunto corre o risco de também se transformar em novela, a exemplo da ponte na Minas Gerais, entre o bairro Floresta e JK. A informação colhida por este jornalista é de que na licitação somente uma empresa apresentou proposta, mas a prefei- tura não aceitou e pediu mais documentação.

Diantedosfatos, existea possibilidadedea licita- ção ser cancelada, dada como fracassada.

Disputa para o Senado

Instituto pouco conhecido (institutoF5) divul- gou pesquisa em jornal de circulação estadual dando conta de que na corrida para a vaga ao Senado há 67% de indecisos e que entre os possí- veis candidatos há empate técnico na liderança entre o deputado estadual Cleitinho ( Cidadania), com 10,3%, e Reginaldo Lopes (PT), com 8,3%. Na rabeira, o instituto coloca nomes como o deputa- do Marcelo Álvaro Antônio (PSL), Julvan Lacerda (MDB) e o senador Alexandre Silveira (PSD). Mes- mo sem realizar pesquisa, é fácil afirmar que os levantamentosnãofazemsentido.Aliás,sedepen- der do apoio da maioria dos prefeitos do Estado, os nomes de maior visibilidade seriam o do presi- dente da AMM, Julvan, e o senador Alexandre. O deputadoReginaldoéquepodeaparecernoholo- fote do processo, dependendo da situação do ex- presidente Lula no decorrer da campanha.

Candidato a federal

MOBILIZAÇÃO -Agentes de segurança do Norte de Minas engrossaram o

movimento: cinco ônibus saíram de MOC, além de Janaúba, Januária e Taiobeiras Da Redação*

As forças de segurança deMinasdecidiramcru- zaros braços emassem- bleia realizada ontem, após protesto que reu- niu milhares de milita- res, policiais civis, poli- ciais penais, agentes so- cioeducativosebombei- ros em Belo Horizonte.

Oestado degreve, que já está valendo, segue atéqueogovernadorRo- meu Zema (Novo) envie projeto de recomposi- çãosalarialdacategoria à Assembleia Legislati- va. O cenário preocupa especialistas, que ava- liam até a necessidade de intervenção das For- ças Armadas nas ruas para realizar patrulha- mentos caso um acordo não seja firmado.

Os manifestantes afirmaram avaliar as restrições legais para determinar os próxi- mos passos e impactos no Estado.

De acordo com o di- retor da Federação In- terestadual dos Poli- ciais Civis (Feipol) da região Sudeste, We- merson Oliveira, to- dos os serviços serão afetados diretamente, desde o atendimento ao público, como o re- gistro de veículos, às investigações e até re- colhimento de corpos.

“A decisão foi pela pa- ralisação geral, então nós acompanhamos a categoria. Lógico que não vamos deixar ca- sos urgentes e graves sem cuidado. Mas os serviços que não são es- senciais e de urgência serão parados”, diz.

Oliveira explica que a reivindicação pela re- composição salarial é calculada de acordo com a perda inflacioná-

ria,de50%até oanopassa- do. “Como tivemos um au- mento de 13% em 2020, re- tiramos esse percentual donossopedidoe reivindi- camos uma recomposição salarial de 37% ao governo estadual”, explica.

Em acordo com o gover- nador, ficou definido que os servidores receberiam aumentos de 12% nos dois anos seguintes, mas não foram pagos.

De acordo com Luiz Flá- vioSapori, especialista em segurança pública, a pos- tura dos policiais milita- res vai contra a legislação.

“Qualquer política de aquartelamento significa greve, e greve é ilegal”. So- ciólogo e ex-secretário ad- junto de Segurança Públi- ca de Minas, ele afirma que a situação é preocu- pante. “Greve das forças

policiais em qualquer con- texto social é grave. A au- sência da PM nas ruas sig- nifica que a violência po- decrescer.Játivemosexpe- riência disso em outros lo- cais”, afirma.

Na avaliação do especia- lista, o movimento é forte e bem consolidado, articu- landotodasasforçasdese- gurança pública. “Há mui- to tempo não via todo esse movimento, tão unido em torno de uma causa. O go- vernonãopodeficarpassi- vo, é uma situação muito grave”, avalia.

O que mais preocupa, segundo Sapori, é a demo- ra do governo estadual em chegar a um denomi- nador comum com os agentes. “O governador tem que dar uma respos- ta à sociedade mineira, negociar e chegar a um

acordo imediato. Ou soli- cita à presidência as for- ças armadas”.

Em nota, o Estado afir- ma que mantém diálogo com todas as categorias le- vando em conta as neces- sidades dos servidores.

“Com a adesão ao RRF, projeto que aguarda análi- se da Assembleia Legisla- tiva de Minas Gerais (AL- MG), o Estado terá condi- ções de aplicar a recompo- sição da inflação nos salá- rios de todas as catego- rias do funcionalismo pú- blico, e dar continuidade ao pagamento das dívi- das herdadas, como os re- passes para os municí- pios e os depósitos judi- ciais”, diz o comunicado.

*Com Bernardo Estillac, Lucas Sanches, Luiz Augusto Barros e Márcia Vieira

Leia mais em onorte.net Jornalista, articulista, analista político e empresarial

DIVULGAÇÃO

Aldeci Xavier aldecixavier@gmail.com

(4)

Sem folia, mas com

fiscalização nas rodovias

Minas do Norte

PRF vai intensificar ações nas estradas federais a partir de sexta-feira

u

CAMPANHA EDUCATIVA –Ações de fiscalização serão realizadas em pontos estratégicos, considerados críticos para acidentes ou de grande volume de infrações, principalmente para embriaguez ao volante Da Redação*

O Carnaval não irá acontecer em várias ci- dades mineiras e até do país. Da mesma forma, os dias 28 de fevereiro e 1º de março não serão considerados feriado.

Mesmo assim, a expec- tativa é a de que o movi- mento nas estradas au- mente a partir de sexta- feira, o que leva as polí- cias rodoviárias esta- dual e federal a realiza- rem operações espe- ciais de fiscalização.

De sexta-feira (25) até 2demarço,aPolícia Ro- doviária Federal (PRF) irárealizarumacampa- nha educativa para o Carnaval 2022 em todo opaís.Apesardenãoha- ver as festas, a institui- ção acredita que “quem bebe e dirige coloca em risconão sósuaprópria segurança, mas tam- bém a dos passageiros e a de terceiros”, motivo pelo qual a operação es- tá mantida.

A fiscalização e o poli- ciamento nas rodovias serão intensificados comoaumentodasron- das ostensivas e com o posicionamento das equipes em locais estra- tégicos.

Os policiais se reve- zarão ao longo das ro- dovias federais nos trechos mais movi- mentados e também nos considerados crí- ticos pelo alto índice de acidentes ou pelo elevado número de in-

frações de trânsito.

Um dos principais focos será o combate à mistura álcool e direção, uma das maiores causas de aciden- tes de trânsito com víti- mas gravemente feridas, segundo nota da institui- ção. As equipes da PRF es- t a r ã o e q u i p a d a s c o m etilômetros.

NÚMEROS

Dados da PRF mostram que em 2019 foram regis- trados 126 acidentes por esse motivo nos seis dias de folia por todo o Brasil.

Em 2020 o registro foi de 141 ocorrências. Também em 2019 a PRF conseguiu retirar das rodovias fede- rais 2.068 infratores que dirigiam embriagados ou que se recusaram a fazer o teste de etilômetro. Em 2020 esse número subiu para 3.398.

Por se tratar de um ano atípico, os números regis- trados em 2021, segundo a PRF, não são ideais para fins estatísticos de compa- raçãocom osanosanterio- res, tendo em vista o can- celamento do Carnaval por conta da pandemia do coronavírus.

Poressemotivo,onúme- ro de acidentes causados por motoristas que dirigi- ram após o consumo de ál- cool, durante o período carnavalesco, reduziu pa- ra89.Emrelação aosinfra- tores flagrados dirigindo embriagados, ou que se re- cusaram a fazer o teste de etilômetro, o registro foi de 880 ocorrências.

Dirigir sob a influência

de álcool ou de qualquer outra substância psicoati- va que determine depen- dência é considerada in- fração gravíssima. Nesse caso, o motorista é multa- do em R$ 2.934,70, valor que dobra caso o infrator seja flagrado novamente no período de um ano.

Além disso, o direito de di- rigir fica suspenso por 12 meses. Vale destacar que a simples recusa em sub- m e t e r - s e a o t e s t e d e etilômetro oferecido pelo policial ocasiona a mes- ma penalidade.

*Com Leonardo Queiroz

PRF/DIVULGAÇÃO

Interdições exigem ainda mais atenção

Além da fiscalização ostensiva nas estradas, os motoristas precisam ficar atentos às condi- çõesdasrodovias,princi- palmente em caso de chuva.Minastinha,nes- ta segunda-feira, 20 tre- chosdeestradasquecor- tam o Estado totalmen- te interditados e 88 par- cialmente fechados.

A atualização foi feita pelas polícias Rodoviária Federal (PRF) e Militar Ro- doviária (PMRv). De acor- do com um mapa interati- vo que monitora a situa- ção no Estado, nas BRs 352, 356, 365 e 262 há mo- vimentação e afunda- mento da pista, crateras e deslizamentos de terra, encosta ou barranco.

No Norte de Minas en- contra-se totalmente in- terditado o trecho da AMG-3225, no município de Pai Pedro, entre Portei- rinha e Catuti. Entre Pe- dras de Maria da Cruz e Ja- nuária há um trecho par- cialmente interditado.

O número para emer- gência em rodovias fede- rais é 191.

(5)

De uniforme e máscara

Alunos da rede municipal voltam às salas de aula com medidas de proteção

Larissa Durães

Repórter

D e p o i s d e q u a s e dois anos longe das salas de aula, com o ensino sendo oferta- do remotamente por causa da pandemia, os 35 mil alunos da re- de municipal volta- r a m à s e s c o l a s e m Montes Claros nesta segunda-feira.

Cercados de cuida- dos, meninos e meni- nas da educação in- fantil e do ensino fun- d a m e n t a l d e r a m exemplo de como se proteger do corona- vírus. Máscaras no rosto, mãozinhas es- ticadas para receber o álcool em gel e mui- to cuidado na hora de encontrar os cole- guinhas.

No Cemei do Major Prates, os pequenos mostraram que estão preparados para con- viver com as medidas de prevenção. “A gen- te colocou álcool nas mãos das crianças e elas abriram as mão- zinhas e esfregaram com muita naturali- dade, estão acostuma- das, uma gracinha, além de todas esta- rem de máscara”, diz a supervisora de ensi- no da unidade, Cás- sia Silveira.

O quadro que pre- senciou deixou tran- quilo José Carlos Be- lém, pai de Rebeca, de 4 anos, que está es- t r e a n d o n a e s c o l a .

“Estou vendo que to- das as crianças estão de mascarazinha, já são bem sábias para a idade delas, porque tem gente grande que não quer usar. Elas es- tão de bom comporta- mento. Então, acho que vai dar certo”, diz José Carlos, que acre- dita que a escola vai fazer sua parte e as crianças também.

Defensor da vacina contra a Covid-19, o pai de Rebeca diz que ela só não recebeu a d o s e a i n d a p o r q u e

não chegou aos 5 anos – idade mínima até então para que as crianças se- jam imunizadas contra o coronavírus.

“Ela já até queria va- cinar essa semana. Fi- camos tentados em le- vá-la, mas pensamos melhor e vamos espe- r a r c h e g a r a i d a d e . Mas ela vai vacinar”, diz, taxativo.

SEGURANÇA

A secretária munici- pal de Educação, Rejane Veloso, garantiu em reu- nião que aconteceu na segunda-feira da sema- na passada (14), no audi- tório da Associação Atlé- tica Banco do Brasil (AA- BB), para os profissio- nais da educação muni- cipal, que nada faltará nas escolas de Montes Claros para garantir o ensino com segurança.

“ N ó s v a m o s t e r t a - blets, material escolar, sem falar nos equipa- mentos de proteção in- dividual (EPIs). Então, acredito que vamos es- tar mais seguros”, ga- rantiu.

Segundo Cássia Silvei- ra, do Cemei do Major Prates, todos os cuida- dos estão sendo toma- d o s . A u n i d a d e t e m m a i s o u m e n o s 3 0 0 crianças matriculadas.

“Por isso, todo cuidado é pouco. Estamos se- guindo os protocolos da Secretaria Municipal de Saúde para receber os alunos”, garante.

PAIS DO LADO DE FORA

Uma das medidas ado- tadas no Cemei é de que os pais entreguem os fi- lhos na porta da escola.

P a r a e n t r a r , e l e s t e - riam que apresentar o comprovante de vaci- nação, mas como a ins- tituição não teria con- dições de avaliar o do- cumento de cada um, decidiu que apenas os alunos e profissionais teriam acesso à unida- de. “Neste momento, só os alunos entraram, os pais ficaram na porta”, explica Cássia.

u

Ainda sem vacina

Como O NORTE mos- trou na edição de sába- do,maisde30milcrian- ças de 5 a 11 anos de ida- de ainda não foram va- cinadas contra a Co- vid-19 em Montes Cla- ros. O boletim divulga- do na última sexta-fei- ra (18) mostrava que apenas26%dessepúbli- co já havia recebido a primeira dose.

Para a supervisora de ensino do Cemei do Major Prates, Cássia Silveira, é uma ques- tão de tempo que todos os meninos e meninas estejam imunizados contra a doença. “A gente sabe que nem to- das vacinaram. Tive- mos reuniões com os pais e até falamos com eles sobre a necessida- de e da importância da vacinação. Pretende- mos fazer campanhas, pois acreditamosna va- cinação”, diz.

SINTOMAS

Caso algum aluno,

professor ou funcionário das escolas manifestem algum tipo de sintoma, in- dependentemente se for Covid ou não, as normas de condução do caso são bem claras.

“Estamos seguindo o protocolo que determina que qualquer um que tos- sir ou gripar não pode ir à escola. Caso manifestar sintomas dentro da esco- la, é afastada e mandado para casa, imediatamen- te”, explica Cássia.

Para voltar a frequen- tar a instituição, de acor- do com ela, será necessá- rio apresentar o teste com resultado negativo.

“Caso seja positivo e for funcionário, vai traba- lhar em casa. Se não pu- der, tem que apresentar o atestado. Se for criança, vai ficar em casa até pas- sar”, informa.

Em caso de surto – ca- racterizado por um núme- ro maior de confirma- ções –, a unidade de ensi- no terá as atividades tem- porariamente suspensas.

LISTA DE CUIDADOS –Alunos e professores iniciam ano letivo na rede municipal seguindo medidas de proteção

EQUIPADA –A pequena Rebeca estreia na escola:

além da mochila, máscara e álcool em gel nas mãos

FOTOS LARISSA DURÃES

(6)

CONVERSA INTELIGENTE

Confiança da

pequena indústria cai em janeiro

Pesquisa do Sebrae mostra que setor sentiu o impacto da segunda onda de Covid em Minas

u

Aexpectativadequeoex-prefeitodeMontesClaros Ruy Muniz anuncie sua pré-candidatura a deputado federalestámexendonocenáriopolíticodoNortede Minas. O professor, médico e empreendedor foi o ve- readormaisbemvotadodahistóriadeMontesClaros eteveexcelentevotaçãoparadeputadoestadual.Ra- tificando os rumores, Muniz vai mexer na cena políti- ca da maior cidade do Norte de Minas e na região.

Fato novo

O nome de Ruy Muniz no debate político deve antecipar as articulações na região, já que cria fato novo na disputa por vagas na Câmara Fede- ral. Agora é aguardar os próximos passos.

Zema na frente

OgovernadordeMinasepré-candidatoàreelei- ção, Romeu Zema (Novo), larga na frente. Segun- do o instituto de pesquisa F5, ele tem 46,8% das intençõesdevoto,seguidodoprefeitodeBeloHo- rizonte, Alexandre Kalil (PSD), com 17,4%.

Lista

Em terceiro lugar aparece o deputado federal Janone (Avante), com 7,3%, seguido do senador Carlos Viana (MDB), com 3,7%.

Indecisões

Na espontânea, 49,4% disseram que estão indeci- sos; 10,5% não quiseram responder. Já 12,5% têm in- tenção de anular o voto, deixando o cenário aberto.

Pesquisa

Os dados foram levantados entre os dias 14 e 17 deste mês. Foram ouvidos 1.569 eleitores. Pesqui- sa registrada no TRE-MG.

Janela

De 3 de março até 1º de abril, o cenário político pega fogo com a janela partidária. Nesse período está liberada a mudança de partido na Câmara Federal, mexendo no jogo do tabuleiro político entre partidos e deputados.

União

OCidadaniaaprovouaformaçãodeumafedera- ção partidária com o PSDB.

Ex-prefeito esquenta debate político

PÉ ATRÁS –A indústria do vestuário foi uma das mais impactadas pela pandemia, já que o consumo de roupa ficou para segundo plano

Larissa Durães

Repórter

A nova explosão de casos de Covid-19 em janeiro, a inflação em disparada e o desem- prego em um alto pa- tamar derrubaram a confiança dos peque- n o s e m p r e s á r i o s , principalmente os do setor da indústria.

O retrocesso do oti- mismo é indicado na pesquisaÍndice de Con- fiança dos Pequenos Negócios (Iscon), reali- zada pelo Sebrae Mi- nas entre os dias 10 e 21 de janeiro. Foram ouvi- dos 1.204 empreende- dores, que retrataram o abalo na confiança dos pequenos negócios mineiros.

O Iscon geral do seg- mento ficou em 115 pontos no primeiro mês de 2022, um pon- to abaixo do registra- d o e m d e z e m b r o . Mas, a avaliação da in- dústria caiu seis pon- tos, fechando em 111.

“Certamente, os de- safios das condições econômicas, inflação, taxas de juros eleva- das e alto desemprego, somados às inseguran- ças sobre a evolução da pandemia em janei- ro, mês em que foram registrados números recordes de contami- nação, fizeram com

que a confiança dos do- nos de pequenos negó- cios se mantivesse prati- camente no mesmo pata- mar de dezembro”, desta- ca Paola La Guardia, ana- lista da Unidade de Inteli- gência Empresarial do Se- brae Minas.

A indústria, por sua

vez, setor que registrou o menor Iscon em janei- ro, apresentou piora sig- nificativa não só nas ex- pectativas dos empresá- rios para os próximos três meses, como tam- bém na avaliação da si- tuação recente.

“A elevação dos casos

de Covid-19 afetou parte do setor em suas expecta- tivas de demanda, ao pro- vocar aumento das restri- ções em outros países. O maior número de empre- gados afastados por ques- tões de saúde também contribuiu para a piora na avaliação sobre o tri- mestre anterior”, explica Paola La Guardia.

IMPACTO

O sentimento é confir- mado pelo presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Norte de Minas (Sindvestnorte), Olímpio Maia Abreu. Ele associa a baixa confian- ça das pequenas indús- trias à pandemia. “O prin- cipal motivo por estar- mos passando dificulda- des é a pandemia”.

Olímpio afirma que no setor de confecção o impacto foi muito gran- de porque roupa não é considerado produto de primeira necessidade.

“Os fornecedores, quan- do voltaram, tiveram di- ficuldades de repor a matéria-prima, além do fato de que algumas em- presas passaram a ven- der para nós somente à vista”, explica, o que, se- gundo ele, é inviável.

“Por estas razões, mui- tas empresas fecharam e tem empresas, neste mo- mento, que estão com di- ficuldades, se mantendo

no limite”, lamenta. Apresentador de TV e observador da cena política Will Nunes willnunesjornalonorte@gmail.com

JEAN KAICK/DIVULGAÇÃO

(7)

Desde15defevereiro,IvanaFerranteRebelloéano- va presidente da Academia Montes-clarense de Le- tras (AML). Fundada em 13 de setembro de 1966, por suas 40 cadeiras passaram muitos escritores, e os membrosdeagora,maisdoquenunca,estãomobili- zados para trabalhar pela cultura.

Nosdoisanosdepandemia,aAMLproduziurecitais etributosemvídeoepublicouquatrolivros.OConcur- soNacionaldePoesiatevequasemilpoemasdetodo Brasilresultandona“AntologiaNacionaldePoesias”.

Tambémpublicou“Aescritaemtempodepandemia”

comcrônicas,“DesafioPoético”comversose“Antolo- gia de Contos”.

A escritora multipremiada Karla Celene Campos nosproporcionouummomentosublimeaodeclamar seuenvolventepoemavencedordoconcursodaUni- versidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – “O céu quesobrenósseespalha”.Ouvimos“Montesclareou”, deGeorginoJúnioreTinoGomes,e“CançãodaAcade- mia”, de Edson Andrade.

Na posse, a presidente da Academia Feminina de Letras, Junia Velloso Rebello, fez a apresentação de IvanaRebello,destacandosuadedicação,semprecer- cada pelas letras e inspirando estudantes. “Ao mes- mo tempo em que é furacão é brisa fresca”, afirmou.

É graduada em Letras/Português e Francês pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimon- tes), mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em Literatura de LínguaPortuguesapelaPontifíciaUniversidadeCató- licadeMinasGerais(PUCMinas).Énacionalmenteco-

nhecidapelosseusestudossobreGuimarãesRosa.Publi- couseislivros,sendoomaisrecente“UmaTristezaMinei- ra Numa Capa de Garoa – Agenor Barbosa, um poeta mineironaSemanadeArteModerna”,escritocomFabia- no Lopes de Paula.

“Ivana Rebello com sua conhecida competência fará umaboagestão”,disseGlorinhaMameluque.Anovapre- sidente emocionou a plateia com sua oratória poética.

Pediu para que a deixássemos ser ela mesma, dizendo- se honrada e grata naquela hora.

Paraela,Academiaéumlugarpluraletodosestãocon- vidadosasepronunciarepublicar.“AAMLéumaguardiã damemória,massevoltaparaofuturo,estandoabertaa todasasartes”,disse.Agradeceuaospresentes,pedindo- os para apoiarem a AML. Citou Carlos Drummond de An- drade – “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo” – e Edson Andrade – “Avante, Academia”!

Posse e poesia

Frida e Pagu yanmar@terra.com.br

A nova presidente emocionou a plateia

com sua oratória poética. Pediu para

que a deixássemos ser ela mesma,

dizendo-se honrada e grata naquela

hora. Para ela, Academia é um lugar

plural e todos estão convidados a se

pronunciar e publicar. “A AML é uma

guardiã da memória, mas se volta

para o futuro, estando aberta a

todas as artes”, disse

(8)

Imerso no metaverso

Saúde

UFMG quer melhorar qualidade de vida de idosos pela realidade virtual

u

REALIDADE VIRTUAL –Pesquisa que mostra como a tecnologia ajuda na independência e autonomia dos idosos é coordenada pela doutoranda Joana Andrade Ramalho Pinto

Vivian Chagas *

@vivisccp

Pessoas de 60 a 80 anos podem ter mais qualidade de vida por meio do metaverso, uma evolução da inter- net atual. Pesquisa da UFMG mostra que a in- dependência e a auto- nomia dos idosos au- mentam com a ajuda dessa realidade virtual.

A tecnologia é capaz de aprimorar funções como atenção e memó- ria ao imitar ações do cotidiano. As ativida- des cerebral e motora são estimuladas para o público com mais difi- culdade nas tarefas do dia a dia, seja pela idade ou condição de saúde.

“Nesses ambientes, é possívelmudarasestru- turas corticais do siste- ma nervoso central, al- terando as habilidades e funções que foram consolidadas ao longo da vida e, assim, reorga- nizá-las em resposta a novas experiências, aprendizado, treina- mento ou mesmo algu- malesão”,explicaadou- toranda e responsável pelo projeto Joana An- drade Ramalho Pinto.

A primeira fase dos testes foi finalizada no fim de janeiro, e contou com 22 voluntários. Fo- ram feitas avaliações dedesempenhodospar- ticipantesemváriasati- vidades virtuais. “Essas medidas do cérebro avaliamoesforçocogni- tivo deles ao executar a tarefa, e consideram os recursos utilizados de atenção na busca no

ambiente, isso é, o engaja- mento e a memória de tra- balho envolvidas durante a realização”, diz Joana.

Oparticipantedapesqui- sa e coordenador do Nú-

cleo de Neurociências do Movimento da Escola de EducaçãoFísica, Fisiotera- pia e Terapia Ocupacional (EFFTO) da UFMG, Gui- lherme Menezes Lage, tra-

balha com estudo de com- portamentomotoreinves- tiga se o treinamento por meio da realidade imersi- va poderá melhorar não só a parte cognitiva, mas também a motora.

“Queremos proporcio- nar uma forma de treinar e melhorar as funções ce- rebrais, o que desencadea- riamelhorana função mo- tora e, como consequên- cia, um impacto na vida dosidosos. Caso osresulta- dos da pesquisa sejam fa- voráveis, há um forte po- tencial para a aplicação deste treinamento de for-

ma mais ampla”, disse.

IMPACTO SOCIAL Para o co-orientador da pesquisa, professor Erick- son Rangel do Nascimen- to, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), o projeto tem um impacto social gigantesco.

Há benefícios, por exem- plo, para indivíduos sem condiçãode executarexer- cícios físicos pela perda muscular e para aqueles que não podem se deslo- car para as atividades de reabilitação.

Segundo ele, o atendi-

mento pode ser realizado em casa, o que democrati- za o acesso a terapias em algunscasos.“Nãoprecisa- rá que um fisioterapeuta ou um médico realizem presencialmente o atendi- mento na clínica. Haverá acesso àqueles que não têm condições financeiras e,também,aosquetêmres- trições físicas”, acrescenta.

A próxima etapa do es- tudo está prevista para terminar em dezembro de 2022, e será aplicado u m t r e i n a m e n t o c o m mais 60 idosos.

*Especial para o Hoje em Dia

MAURÍCIO VIEIRA/HOJE EM DIA

“Queremos proporcionar uma forma de treinar e

melhorar as funções cerebrais, o que desencadearia melhora na função motora”

Guilherme Menezes Lage

Coordenador do Núcleo de Neurociências do Movimento da Escola de Educação Física da UFMG

(9)

Vingador e decisivo

Hulk corresponde às expectativas e conduz o Atlético aos títulos com gols

u

14

Gustavo Andrade

@gfandrade

ContratadopeloAtléti- co em fevereiro de 2021 paraseroprincipaljoga- dor da equipe, Hulk po- de dizer, um ano depois, que cumpriu a sua mis- são à risca.

Com uma impressio- nante série de 14 gols nos últimos 12 jogos, o camisa 7 assumiu a res- ponsabilidade de ser o principal artilheiro do Galoefoidecisivoparaa conquista de três títulos nacionais em 80 dias.

No último domingo (20), o atacante soltou

umabombacomopédirei- toparaempataraSuperco- pa do Brasil e levar a deci- são contra o Flamengo pa- ra os pênaltis. Nas cobran- ças, ele não hesitou diante do goleiro Hugo e conver- teu as penalidades nas duas vezes em que esteve na marca da cal.

O início de 2022 man- tém a boa fase com que o atacante havia encerrado a temporada passada. Nos últimos sete jogos de 2021, foram nove gols marca- dos, ajudando o Galo a le- vantar dois troféus.

Na final da Copa do Bra- sil, ele balançou as redes do Athletico-PR tanto no

Mineirão quanto na Are- na da Baixada. Já na reta final do Brasileirão, Hulk fez sete gols em suas últi- mas cinco apresentações.

Junto com as taças vie- ram as artilharias. O cami- sa7encerrouoCampeona- to Brasileiro com 19 gols em 35 jogos. Na Copa do Brasil, marcou oito vezes em dez partidas.

DE OLHO NO ESTADUAL

Agora, o ídolo da Massa persegue mais um título e outro prêmio individual no Campeonato Mineiro.

Por enquanto, foram qua- tro gols marcados em qua-

tro jogos. Hulk passou em branco apenas no clássico contra o América.

Antes mesmo da con- quista da Supercopa, ele já havia destacado que não estava satisfeito com as conquistas da última tem- porada. “Meu maior foco é me superar a cada ano.

Não procuro superar ne- nhum adversário a nível pessoal. Procuro ser me- lhor a cada dia. Claro que a idade chega, mas me pro- ponho a me cuidar. Esse ano eu quero me superar.

Se eu vou ser o melhor ou não, eu não sei. Quero ser melhor do que eumesmo”, afirmou.

marcou Hulk nos últimos 12 jogos que disputou pelo Atlético

GOLEADOR –Depois de ser o principal artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, Hulk deixou sua marca na Supercopa do Brasil e ainda converteu duas cobranças de pênalti

gols

PEDRO SOUZA/ATLÉTICO

(10)

Montes Claros celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, um marco na história que até hoje é considerado como um divisor de águas na cultura brasileira. No Centro Cultural Hermes

de Paula você confere, até 14 de março, uma exposição que reúne vários artistas plásticos. Confira algumas telas, registro da fotó- grafa Silvana Mameluque:

A arte está em evidência neste mês em MOC

Toda a diversidade e riqueza da arte de Felicidade Patrocínio

Expoente na arte geométrica brasileira, Carlos Muniz é conhecido mundialmente pela sua pintura na geometria

O trabalho do artista plástico, professor e arquiteto Hélio Brantes, que também participa da exposição

A exposição Comemorativa “100 Anos da Semana de Arte Moderna”, com curadoria da Associação dos Artistas Plásticos de Montes Claros, pode ser vista até 14 de março Pois Deus é o rei de toda a terra; cantem louvores com harmonia e arte. Salmos 47:7

Artista plástica Márcia Prates com muita história no cenário

montes-clarense e internacional Adriana Santos, formada em Artes

Visuais pela Unimontes e decoração no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandes (Celf)

Para celebrar o centenário da Semana, o artista plástico João Rodrigues também expõe sua arte

O trabalho de Cleiton Cruz, formado em História pela

Unimontes e autodidata nas artes

O artista plástico Onofre Santos, um norte-mineiro autodidata

Gente & Ideias Drika Queiroz

genteideiascomunicacao@gmail.com

a melhor notícia está no ar

sintonize 104.9

música, informação e entrevistas

Referências

Documentos relacionados

Nem a lei e nem as projeções populacionais que indicam que quase 15% dos brasileiros são idosos e que a expectativa é de que em 2050 esse percentual seja de 30% têm sido capazes

ANO XVI - Nº 4299 MONTES CLAROS, SEXTA-FEIRA, 31 DE DEZEMBRO DE 2021, SÁBADO E DOMINGO, 1 E 2 DE JANEIRO DE 2022.. Para os meninos, Miguel continua na liderança de registros

MAIS UM PASSO - Lavínia, Wander Emanuel, Caio Henrique e João Gabriel encaram o desafio e se deram bem: seguem para segunda fase da

Por 48 horas, parte da população se esquece da importância do isola- mento social para que possamos, juntos, impedir que o coronavírus se alastre ainda mais.. A pandemia, que no

Foram tempos em que brasileiros e brasileiras usaram todo o conhecimento, toda a criatividade arma- zenada para se reinventarem ou para manter os negócios no mercado ou, ainda, na

NaturaldeTabual, zo- na rural de Francisco Sá, dona Elza veio para Montes Claros ainda adolescente, no fim dos anos 40, com a mãe Ma- ria, que havia ficado viúva, os irmãos Joa-

NÃO DEIXE PARA DEPOIS - Quem fizer as compras agora ainda pode conseguir preços melhores, o que não vai acontecer a partir da segunda quinzena de janeiro.. “Aqui na Papelaria Xodó

Montes Claros abriu nesta segunda-feira a vacinação com a tercei- ra dose contra a Co- vid-19 para os idosos com mais de 70 anos, que completaram o es- quema vacinal há mais de