• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: ÁLCOOL (N) BUTÍLICO - Código interno de identificação do produto: A1077

- Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda

- Endereço: Av. Dr. Ulysses Guimarães, 3.857 – Vila Mary – Diadema - SP - Telefone para contato: (11) 4072-6100

- Telefone para emergências: (11) 4072-6100 - Fax: (11) 4072-6122

- E-mail: synth@synth.com.br

2- Identificação de perigos - Perigos mais importante: Inflamável - Efeitos do produto

- Efeitos adversos à saúde humana: Pode causar sonolência, tontura e irritação na pele e mucosas do sistema respiratório e olhos. - Efeitos ambientais: Não se prevê qualquer bio acumulação.

- Perigos físicos e químicos: Incêndio e explosão: Muito inflamável. Os vapores podem deslocar-se até uma fonte de ignição e provocar retrocesso de chamas

- Perigos específicos: Combustível

- Principais sintomas: Quando inalado causa irritação às vias respiratórias superiores, podendo causar dificuldades na respiração, dores de cabeça, tontura, tosse e sonolência. Irritante para pele, olhos. Em caso de ingestão pode ocorrer efeito narcótico, dor abdominal, náusea, dor de cabeça, tontura e diarreia.

- Classificação de perigo do produto químico: Inflamável

- Elementos apropriados da rotulagem: Inflamável. Perigo. Líquido e vapores altamente inflamáveis. Manter afastado de fontes calor e de ignição. Não inalar os vapores. Evitar o contato com o produto.

3- Composição e informações sobre os ingrediente - Indicar se o produto químico é substância ou mistura Substância:

- Nome químico ou comum: Álcool N Butílico - Fórmula: CH3(CH2)3OH P.M.: 74,12

- Sinônimo: n-álcool butílico; propilcarbinol, NBA; n-butanol; 1 butanol; 1 Hidroxibutane -Número de registro CAS: 71-36-3

- Impurezas que contribuam para o perigo: Não disponível

4- Medidas de primeiros-socorros - Medidas de primeiros socorros

(2)

- Contato com a pele: Lavar com água. Retirar as roupas contaminadas.

- Contato com os olhos: Lavar com bastante água, por 15 min.. Procurar um oftalmologista. - Ingestão: Beber bastante água. Procurar um médico

- Ações que devem ser evitadas: Não induza o vômito. Não ofereça nada por via oral a uma pessoa inconsciente.

- Proteção para o prestador de socorros: Óculos de segurança, bota de PVC, avental de napa, luvas de nitrilo e máscaras semi facial para vapores químicos.

- Notas para o médico: Tratamento sintomático. Não há antídoto específico. Direcionar o tratamento de acordo com os sintomas e condições clínicas do paciente.

5- Medidas de combate a incêndio

- Meios de extinção apropriados: CO2, espuma, pó, água

- Meios de extinção não recomendados: Água que não seja na forma de neblina ( pelo motivo que espalhará o produto inflamado ). - Perigos específicos referentes às medidas: Não disponível

- Métodos especiais de combate à incêndio: Resfriar com neblina de água os recipientes que estiverem expostos ao fogo. Os recipientes podem explodir quando aquecidos. Remover os recipientes da área do fogo, se isso puder ser feito sem risco.

- Proteção das pessoas envolvidas no combate a incêndio: Óculos de segurança, bota de PVC, avental de napa, luvas de nitrilo e máscaras semi facial para vapores químicos.

- Perigos específicos da combustão do produto químico: Acima do Ponto de Fulgor (37ºC Copo Fechado), misturas de vapor e ar são explosivas. Os vapores podem deslocar-se até uma fonte de ignição distante e se inflamar. O produto é sensível à carga estática

6- Medidas de controle para derramamento ou vazamento

- Precauções pessoais: Não inalar os vapores. Evitar o contato com o produto. - Precaução ao meio ambiente: Evitar o derramamento em redes de águas residuais

- Procedimento de emergência e sistema de alarme: Evacuar a área imediatamente, desativar todas as fontes de ignição, ventilar a área ao máximo

- Métodos para limpeza: Absorver com agente higroscópico. Recolher o resíduo para eliminação posterior.

- Prevenção de perigos secundários: O arraste com água deve levar em conta o tratamento posterior da água contaminada.

- Diferença na ação de grandes e pequenos vazamentos: Pequenos vazamentos devem se absorvidos em papel toalha e queimados em capela. Grandes vazamentos devem ser circundados com terra ou areia, recolher o produto empoçado através de caminhão vácuo-truck ( limpa fossa ).

7- Manuseio e armazenamento - Manuseio

- Medidas técnicas apropriadas

- Prevenção da exposição do trabalhador: No manuseio, devem ser usadas roupas em tecido de algodão, luvas, óculos de segurança herméticos ou protetor facial, botas forradas.

- Prevenção de incêndio e explosão: Remova todas as fontes de ignição. Mantenha longe de calor/faíscas/chamas abertas/superfícies quente. Não fume.

- Precauções e orientações para manuseio seguro: Utilizar ventilação adequada. Recipientes vazios mantém o resíduo do produto (líquido e/ou vapor), e pode ser perigoso. Não pressurize, não corte, não solde, não perfure, não moa e nem exponha tais recipientes ao calor, faíscas, chama, eletricidade estática ou às fontes da ignição, podem explodir e causar ferimento ou morte. Orientações para manuseio seguro: Evite o contato com olhos, pele e roupas.

(3)

- Medidas de higiene

- Apropriadas: Atenção especial deve ser tomada quanto à comida e bebida, mantendo-as distantes de qualquer contaminação, todo o pessoal deve higienizar completamente as mãos antes das refeições.

- Inapropriadas: Não disponível - Armazenamento

- Medidas técnicas

- Condições adequadas: Manter as embalagens bem fechadas, local seco e limpo. Temperatura ambiente. Afastar de fontes de ignição.

- Condições que devem ser evitadas: Não armazenar junto com materiais incompatíveis - Materiais para embalagens

- Recomendados: Frasco de vidro âmbar, bombona de polietileno - Inadequados: Não disponível

8- Controle de exposição e proteção individual - Parâmetros de controle específicos

- Limites de exposição ocupacional: Limite de Tolerância: (48h/semana) = 40 ppm ou 115 mg/m3 USA (ACGIH): TLV – TWA: 50 ppm

- Indicadores biológicos: Não disponível

- Outros limites e valores: PEL: 100 ppm (OSHA) USA

- Medidas de controle de engenharia: Utilização dos EPI’s recomendados durante o manuseio do produto, prover exaustão dos vapores na sua fonte de emissão, bem como a ventilação geral dos locais.

- Equipamento de proteção individual apropriado

- Proteção dos olhos/face: Óculos de segurança.

- Proteção da pele e do corpo: Uniforme em brim, bota de PVC, avental de napa, luvas de nitrilo - Proteção respiratória: Máscara semi facial para vapores químicos.

- Precauções especiais: Utilização dos EPI´s recomendados no manuseio do produto, prever exaustão dos vapores na sua fonte de emissão bem como a ventilação dos locais.

9- Propriedades físico-químicas - Aspecto: Líquido límpido, incolor - Odor: próprio

- pH: Não disponível - Ponto de fusão: - 89ºC - Ponto de ebulição: 118ºC

- Ponto de fulgor: 36ºC (copo fechado)

- Taxa de evaporação: 0,46 (Acetato de Butila=1) - Inflamabilidade: 34ºC

(4)

- Pressão de vapor: 5 mmHg à 20ºC - Densidade de vapor: 2,55 (ar=1) à 20ºC - Densidade: 0,810

- Solubilidade: em água : 77 g/l

- Coeficiente de partição – n-octanol/água: log P = 0,88, P=7,6 - Temperatura de auto-ignição: 343ºC

- Temperatura de decomposição: Não disponível - Viscosidade: 20ºC : 3,0 mPa.s

10- Estabilidade e reatividade - Estabilidade química: Estável - Reatividade: Não disponível

- Possibilidade de reações perigosas: Monóxido de Carbono e Dióxido de Carbono podem formar-se a partir de sua decomposição ou combustão.

- Condições a serem evitadas: Aquecimento, chamas, fontes de calor e de ignição e materiais incompatíveis

- Materiais ou substâncias incompatíveis: Oxidantes fortes, ácidos minerais, halogênios, alumínio, trióxido de cromo, álcalis metálicos. - Produtos perigosos da decomposição: A decomposição térmica produzirá monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2).

11- Informações toxicológicas

- Informações de acordo com as diferentes vias de exposição

- Toxicidade aguda: DL50 ( oral, rato): 790 mg/kg. / LC50: (inalação, rato): > 18 mg / 1 / 4h / LD50 (cutânea, coelho): 3400 mg/kg - Toxicidade crônica: Uma exposição prolongada e repetida pode levar à perda da audição e distúrbios do sistema nervoso central. - Principais sintomas: Irritação

- Efeitos específicos: Investigado como potencialmente mutagênico e causador de efeitos adversos na reprodução. - Substâncias que podem causar

- Interação: Não disponível - Aditivos: Não disponível - Potenciação: Não disponível - Sinergia: Não disponível

12- Informações ecológicas

- Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produtos

- Ecotoxicidade: Toxicidade nos peixes: L.idus LC50: 1200 mg / l / 96h

- Persistência e degradabilidade: Biodegradação: 98% / 28 d. Facilmente biodegradável - Potencial bio acumulativo: Não é bio acumulável

(5)

- Outros efeitos adversos: Não disponível

13- Considerações sobre tratamento e disposição

- Métodos recomendados para tratamento e disposição aplicados ao: - Produto: Seguir as normas locais do controle do meio ambiente.

- Restos de produtos: Recolher e armazenar adequadamente o produto derramado para posterior reutilização ou disposição final. - Embalagem usada: Devem ser eliminadas de acordo com as normas locais do controle do meio ambiente.

14- Informações sobre transporte

- Regulamentações nacionais e internacionais - Terrestre: vide informações abaixo. - Marítimo: Código IMDG: 1120 - Aéreo: Código ICAO/IATA: 1120

Número ONU: 1120

Nome apropriado para embarque: BUTANÓIS Classe de risco: 3

Número de risco: 30 Grupo de embalagem: III

15- Regulamentações

- Regulamentações específicas para o produto químico

Produto controlado pela Policia Federal e pela Secretária da Segurança Pública Nome apropriado para embarque: BUTANÓIS

Liquido inflamável

16- Outras informações

Merck Index, 12ª ed., Nº 1575

Os dados aqui contidos, são fornecidos com boa fé e a título orientativo, baseados em literaturas correntes e conceituadas (referidas no informativo, sempre que possível ou quando solicitadas).

Apesar de serem dignas de confiança, não podemos nos responsabilizar pela sua exatidão. Recomendamos, sejam feitas as devidas avaliações pelo usuário.

Referências

Documentos relacionados

Trata-se de recurso ordinário em habeas corpus interposto em face do acórdão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - TJRS, que denegou a impetração originária,

o etanol (álcool para combustível), o biodiesel, o biogás, o óleo vegetal e outros... São consideradas fontes de energia renováveis todo recurso que tem a capacidade de se refazer

A Doutrina Unicista tem se estabelecido em muitos segmentos Evangélicos, Também conhecida como os "só Jesus", e das igrejas que ensinam que o "pai e o filho

Por ser o sertão roseano um locus ficcional (e também geográfico) de dimensões metafóricas muito amplas, o jagunço Riobaldo é muito mais fecundo em questões

MAS A DONA BARATINHA SE ASSUSTOU MUITO COM O BARULHÃO DELE E DISSE: – NÃO, NÃO, NÃO, NÃO QUERO VOCÊ, NÃO, VOCÊ FAZ MUITO BARULHÃO!. E O CACHORRO

Qualquer instrumental que tenha caído ou sido inadequadamente manuseado, ou com suspeita de ter sofrido dano, deve ser separado e encaminhado ao responsável técnico habilitado

A convivência com animais é importante, no entanto, as famílias devem estar atentas aos cuidados que o animal de estimação necessita para não se tornar um problema, pois, este passa

Muitas vezes é útil impor-se, para manipulação de uma certa estrutura de dados, restrições quanto à visibilidade de seus componentes ou quanto à ordem que deve ser