• Nenhum resultado encontrado

E S C L A R E C I M E N T O

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E S C L A R E C I M E N T O"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SCL/275/20

São Paulo, 22 de julho de 2020

E S C L A R E C I M E N T O

Pregão Eletrônico nº 390/2020

Contratação de empresa prestadora de serviços para fornecimento de plataforma de gestão para assinatura eletrônica de documentos, no formato SaaS (software as a service ou software como serviço), agregando segurança e validade jurídica à documentação, com integração para os sistemas

legados do SESI-SP e SENAI-SP

1) PERGUNTA

ANEXO B – Item 2.4 - quantos são e quais serão os sistemas legados que deverão ser integrados, bem como sua interface técnica de comunicação?

RESPOSTA

Conforme o item supracitado do Edital, diz: “...a integração sistêmica entre o barramento de sistemas

legados do SESI-SP e SENAI-SP e a solução de gerenciamento eletrônico de assinaturas digitais através de interface SOAP e/ou REST.”, não sendo assim relevante o nome e a quantidade de sistemas legados

das Contratantes, pois, como indicado, a integração dar-se-á via WebService.

2) PERGUNTA

ANEXO B – Item 2.4.2: Quando a empresa se refere a assinatura em lote, seria a assinatura de vários documentos no início de um novo fluxo de assinatura? Ou a ideia é que uma pessoa que recebe a tarefa de assinar possa selecionar múltiplos documentos sem acessa-los e realizar a assinatura?

RESPOSTA

A assinatura em lote está descrita no item 2.4.2 do Edital. Ressaltamos que a solução deverá permitir essa funcionalidade tanto no início de um fluxo, por exemplo, para o envio de diplomas assinados em lote por um Diretor de Escola (papel de remetente), como no final do fluxo, por exemplo, quando o esse mesmo Diretor recebe todos os contratos de alunos da sua escola assinados pelos responsáveis (papel de signatário). Em ambos os casos, sempre deverá haver a possibilidade de acesso ao documento a ser assinado.

3) PERGUNTA

ANEXO B – Item 3.1.1: os serviços de suporte deverão estar incorporados no Item I da precificação: “Implementação da Solução”?

RESPOSTA

A composição de preço da Proponente deve obedecer ao item 11 do Edital – Proposta Comercial, englobando todos os requisitos descritos no objeto da contratação.

4) PERGUNTA

ANEXO B – Item 7.8: os serviços de capacitação deverão estar incorporados no Item I da precificação: “Implementação da Solução”? Quantos profissionais deverão ser capacitados? Exige-se uma capacitação presencial ou formato e-learning atende à demanda?

(2)

RESPOSTA

A composição de preço da Proponente deve obedecer ao item 11 do Edital– Proposta Comercial, englobando todos os requisitos descritos no objeto da contratação.

Quanto a capacitação dos profissionais das Contratantes, será aceito o formato e-learning, desde que o material seja compatível com o objetivo e que cumpra com o requisito de capacitar os profissionais das Contratantes responsáveis pela operacionalização e utilização dos recursos da solução fornecida pela Contratada. Neste caso, o número de profissionais é irrelevante. No caso de capacitação presencial, o número estimado é de 10 profissionais das Contratantes.

5) PERGUNTA

De acordo com os itens 2.5.2.1, 2.5.2.2 e 2.5.2.3 da Minuta de Contrato, é possível que o trabalho seja feito remoto?

RESPOSTA

Sempre que possível, o atendimento poderá ser efetuado remotamente.

6) PERGUNTA

Em atenção ao item 2.4. do Memorial Descritivo – Anexo B “A Contratada deverá apresentar plano

de integração sistêmica entre o barramento de sistemas legados do SESI-SP e SENAI-SP e a solução de gerenciamento eletrônico de assinaturas digitais através de interface SOAP e/ou

REST”, o plano de integração deverá ser baseado em API que deve ser nativa da solução, não sendo

permitido o desenvolvimento de integração especifica para este certame?

RESPOSTA

Conforme item 2.5.1 do Memorial Descritivo – Anexo B, “A Contratada deverá disponibilizar todas as

interfaces necessárias para a integração com demais sistemas e bases de dados do SESI-SP e SENAI-SP, tais como API, DLL, biblioteca, Web Services, rotinas proprietárias e outras documentações correlatas, a serem identificadas pela Contratada e acordadas com a equipe técnica do SESI-SP e SENAI-SP, para o pleno e correto funcionamento da solução de assinatura eletrônica. A equipe técnica do SESI-SP e SENAI-SP irá promover os ajustes necessários para integração com os sistemas já em operação nas Contratantes.”

7) PERGUNTA

Em atenção ao item 2.4. do Memorial Descritivo – Anexo B, o plano de integração deve ser apresentado juntamente com a documentação técnica comprobatória sob pena de desclassificação?

RESPOSTA

Sim, em função do item 7.1.2.1. do Edital.

8) PERGUNTA

Em atenção ao item 2.4. do Memorial Descritivo – Anexo B, a ferramenta deve disponibilizar nativamente interface SOAP e/ou REST que será utilizada para ser integrada com o barramento de sistemas legados?

RESPOSTA

Vide resposta da questão 6.

Quando a funcionalidade de integração ser nativa ou não, é importante destacar o item 2.5.3. do Memorial Descritivo – Anexo B: “A Contratada deverá prover os ajustes em suas aplicações de forma a

atender os requisitos descritos neste Edital, sendo de sua propriedade o código-fonte final. Na hipótese de serem desenvolvidas aplicações (dlls ou APIs) para integração entre o banco de dados local e o federado estas ferramentas passarão a ser de propriedade do SESI-SP e SENAI-SP. Todas as atividades

(3)

de integração dos sistemas serão desenvolvidas por técnicos da Contratada em conjunto com os técnicos do SESI-SP e SENAI-SP de forma que as aplicações “de ambos os lados” estejam integradas e preparadas para operação.”

9) PERGUNTA

Quanto ao item 2.4.2. do Memorial Descritivo – Anexo B, de acordo com o esclarecimento prestado, que haverá situações onde os documentos serão assinados em lote pelo remetente e uma situação onde diversos remetentes assinam e são enviados para um ‘ente’ que assinara todos esses documentos de uma só vez?

RESPOSTA

Sim, está correto.

10) PERGUNTA

Quanto ao item 2.4.2. do Memorial Descritivo – Anexo B:

a) que frente as normativas do MEC todo diploma deve ser assinado por meio de certificado

digital padrão ICP-Brasil?;

b) que no caso de assinatura de contratos, os alunos usarão a assinatura eletrônica e o

responsável no SESI ou do SENAI poderão fazer a assinatura em lote fazendo uso de certificado digital?; e

c) que no caso de assinatura em lote, a assinatura sempre será realizada por meio de

certificado digital padrão ICP-Brasil?

RESPOSTA

A solução deverá fornecer toda a validade jurídica para assinaturas realizadas através da mesma, não sendo necessária a instalação de certificados digitais individuais, seja para usuários internos ou externos da rede do SESI-SP e SENAI-SP. Quando a legislação pertinente requerer o uso de certificados ICP-Brasil, e/ou outros elementos de segurança da informação, estes deverão ser suportados pela solução, tendo em vista o estabelecido no item 2.5.11. do Memorial Descritivo – Anexo B “A solução

deverá operar de acordo com os regulamentos governamentais do Brasil, entre eles os da Raiz da ICP Brasil, atendendo as diretrizes da MP 2200 de 2001 que permite o uso da certificação digital como “forma de garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica”.

11) PERGUNTA

Em atenção ao item 2.5.5. alínea c do Memorial Descritivo – Anexo B “O sistema deverá também permitir o armazenamento, em ambiente seguro, de um log de auditoria, compreendendo o salvamento das informações detalhadas de todas as ações referentes a alterações em campos, inclusão ou exclusão de registros, data e hora e identificação do usuário responsável pela modificação.”, entendemos que os logs de auditoria são de 2 tipos, logs administrativos da ferramenta que devem ser restritos aos administradores da solução. Está correto o entendimento? O segunto tipo que trata de logs de usuários que registram todas a ações dentro do fluxo que devem estar disponíveis minimamente para o criador do fluxo, sendo suficiente para atendimento ao requisito. Está correto nosso entendimento.

RESPOSTA

(4)

12) PERGUNTA

Em atenção ao item 2.5.5 do Memorial Descritivo – Anexo B, quanto ao item d “Todos os acessos ao

sistema deverão ser registrados e armazenados juntamente com a identificação do usuário, data e hora do acesso e IP do computador.”, os requisitos devem ser nativos da solução e devem ser

comprovados por meio de documentação técnica do fabricante?

RESPOSTA

A empresa pode fazer uso de evidências de teste que demonstrem que estes registros estão sendo salvos em bases de dados.

13) PERGUNTA

Quanto aos requisitos descritos no item 6 e 6.3 do Memorial Descritivo – Anexo B:

a) para garantir a disponibilidade dos serviços e sua segurança, devem ser apresentados pelo

licitante certificações de órgãos independentes que atestem o atendimento aos requisitos como por exemplo ISO 27001?

b) para atendimento ao edital o datacenter da licitante devera possuir certificações que

garantam o atendimento aos requisitos elencados, como por exemplo SOC 1 e SOC 2?; e

c) no caso do entendimento da questão anterior não esteja correto, entendemos que será

suficiente uma declaração do licitante de que atende aos requisitos?

RESPOSTA

Todos os requisitos do Edital devem ser garantidos e comprovados pela Proponente através de Certificação e/ou Declaração de Capacidade Técnica em cumprimento aos itens. A documentação deverá ser entregue as Contratantes no momento oportuno e serão avaliadas pelo corpo técnico do SESI-SP e SENAI-SP.

14) PERGUNTA

Quanto aos requisitos descritos no item 6.3, entendemos que o datacenter do licitante deve ser próprio não sendo permitido uso de infraestrutura de terceiros?

RESPOSTA

Atentar-se ao item 6.2. do Edital, o qual define responsabilidades sobre os recursos de Data Center. Não há obrigação da Proponente em ser a proprietária do Data Center, todavia, conforme item 6 do Memorial Descritivo e seus subitens, compete à Proponente ser responsável pelo ambiente computacional provisionado para a solução.

15) PERGUNTA

Quanto ao item 2.5.12. do Memorial Descritivo – Anexo B, os elementos elencados devem ser inseridos diretamente no documento, não sendo aceitos campos adicionais apenas vinculados ao documento?

RESPOSTA

Sim, está coreto.

16) PERGUNTA

Quanto ao item 2.5.14. do Memorial Descritivo – Anexo B, a inclusão dos comentários deve ser feita dentro do documento. Não será permitido o uso de links para os comentários externos ao documento, mesmo que vinculados a este. Sendo possível ainda que os signatários possam inserir comentários?

(5)

RESPOSTA

Sim, está coreto.

17) PERGUNTA

Quanto ao item 2.2 do Memorial Descritivo – Anexo B, todos os documentos gerados no escopo desse certame devem ser armazenados nos equipamentos que compõe a solução proposta sem limitação de área de armazenamento por todo o período do contrato?

RESPOSTA

Sim, está coreto.

18) PERGUNTA

Conforme alínea I) o item 7.1.2.1. do Edital (Plano de Implantação e Capacitação Técnica), como parte de sua habilitação, a Proponente deverá apresentar um “Plano de Implantação da Solução”, o qual deverá incluir um cronograma tentativo e possíveis planos de ação para customizações, parametrizações, testes e integração com legados, de acordo com os prazos estabelecidos no item 5.1 do memorial descritivo, Acordos de Níveis de Serviços (Implantação e Disponibilização da Solução).

Considerando que a elaboração deste Plano de Integração da Solução pressupõe o conhecimento prévio do legado SESI-SP e SENAI-SP – que poderão ter particularidades técnicas, físicas e operacionais não previstas em Edital –, entendemos que o Plano de Implantação da Solução é meramente indicativo, e será oportunamente ajustado conforme seja necessário e conveniente para o SESI-SP e SENAI-SP, após a adjudicação e contratação da Proponente vencedora?

RESPOSTA

Conforme item 2.5.1 do Memorial Descritivo – Anexo B, “A Contratada deverá disponibilizar todas as

interfaces necessárias para a integração com demais sistemas e bases de dados do SESI-SP e SENAI-SP, tais como API, DLL, biblioteca, Web Services, rotinas proprietárias e outras documentações correlatas, a serem identificadas pela Contratada e acordadas com a equipe técnica do SESI-SP e SENAI-SP, para o pleno e correto funcionamento da solução de assinatura eletrônica. A equipe técnica do SESI-SP e SENAI-SP irá promover os ajustes necessários para integração com os sistemas já em operação nas Contratantes. A Proponente deverá apresentar, assim como indicado no item supracitado, o cronograma provisório da implantação da solução.”

19) PERGUNTA

Na hipótese de uma Proponente-revendedora, é perfeitamente possível que sejam apresentadas Declarações de Atestação Técnica da fabricante e/ou entidades de direito público ou privado, os quais, cumulativamente, demonstrem os requisitos técnicos exigidos pelo Edital. Esta correto nosso entendimento?

RESPOSTA

Não. Todos os requisitos técnicos exigidos no Edital devem ser comprovados para a empresa que será responsável pela implantação da solução.

20) PERGUNTA

Conforme o item 4.1.3 do Edital a estimativa do número anual de serviços de assinatura digital deve servir, tão somente, de subsídio às proponentes para formulação de suas propostas. Embora o número de 1,1 milhão de documentos (200 mil para o SESI-SP e 900 mil para o SENAI-SP), considerando que os preços estabelecidos em proposta, formulados pelos Proponentes, necessariamente terão base e fundamento a volumetria estimada no item acima mencionado, considerando ainda que a possibilidade de oferta de preços mais vantajosos por assinatura é

(6)

totalmente dependente da volumetria estabelecida no Edital, a qual permite os ganhos de escala necessários para tais preços, entendemos que o quantitativo de 1,1 milhao de documentos poderá sofrer variação máxima de 25% para mais ou para menos, sendo garantido o pagamento da volumetria mínima possível?

RESPOSTA

Não está correto, não existindo garantia de variação, de nenhum percentual, conforme consta no Edital. A composição de preço da Proponente deve obedecer ao item 11 do Edital – Proposta Comercial, englobando todos os requisitos descritos no objeto da contratação.

21) PERGUNTA

Em atencao ao item 4.1.3. do edital, nao há compromisso de consumo do total estimado, ou seja, 1,1 milhão de documentos. Desta forma, o presente certame deve ser tratado como uma ata de registro de preços?

RESPOSTA

A composição de preço da proponente deve obedecer ao item 4 e subitens do Edital – Da Proposta No Sistema Eletrônico, englobando todos os requisitos descritos no objeto da contratação.

22) PERGUNTA

Quanto ao item 12.2.1, as transações adquiridas no lote inicial terão validade durante a vigência do contrato e sua renovação, caso haja. Não sendo possível a utilização após o termino do contrato já que trata-se de contratação como SaaS?

RESPOSTA

Sim, está coreto.

Serviço Social da Indústria (SESI)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Supervisão de Compras e Licitações – SCL

Referências

Documentos relacionados

O encaixe perfeito Trespa International produz Trespa Meteon – uma placa arquitectónica, especialmente indicada para acabamentos de fachadas ventiladas. Ligeira, durável e

As organizações têm, cada vez mais, utilizado o desenvolvimento de  software  remoto  como   uma  facilidade  adicional,   levando  ao  que  é  conhecido

Segundo o ARTIGO 4, a entidade patronal tem de informar os respectivos funcionários dos riscos existentes no local de trabalho, fornecer Equipamentos de Protecção Individual

O presente artigo teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre processos de perda, morte e luto durante o desenvolvimento humano, dando ênfase ao envelhecimento.. Por meio da

Preocupado com o cálculo do custo de vida em São Paulo, com as características do mercado de trabalho no país e com os limites impostos pela estrutura oficial sobre a ação

do na Bacia do Ibicui de 1982 a 1985, foram estudados e identifica dos como Leporinus striatus Kner, 1859 e seus dados mer;sticose mor fométricos comparados com os da

3.6 Conhecimento de extração de dados, validação, agregação e análise de ferramentas e técnicas 3.7 Conhecimento de vários tipos de revisões de processo de monitoramento de

Mereceu, por unanimidade, o despacho de: "E indeferida a pretensao sobre o pagamento do TMU, actualizacao face ao aumento de construcao, devendo a referida taxa