• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE FILOSOFIA LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA RUSSA

OS TEXTOS DE MOSCOU E SÃO PETERSBURGO COMO

REFLEXO DA IDENTIDADE NACIONAL RUSSA

Edelcio Américo

São Paulo

2011

(2)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE FILOSOFIA LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA RUSSA

OS TEXTOS DE MOSCOU E SÃO PETERSBURGO COMO

REFLEXO DA IDENTIDADE NACIONAL RUSSA

Edelcio Américo

Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura Russa do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Doutor em Letras.

Orientador: Professora Dra. Elena Vássina Pesquisa financiada pela CAPES

(3)

AUTORIZO A REPRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE TRABALHO, POR QUALQUER MEIO CONVENCIONAL OU ELETRÔNICO, PARA FINS DE ESTUDO E PESQUISA, DESDE QUE CITADA A FONTE.

AMÉRICO, Edelcio Rodiney.

Os Textos de Moscou e São Petersburgo como reflexo da identidade nacional russa/ Edelcio Rodiney Américo; orientadora Elena Vássina. -- São Paulo, 2011.

Tese (Doutorado – Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura Russa. Área de Concentração: Literatura e cultura russa

– Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

(4)

FOLHA DE APROVAÇÃO

Edelcio Rodiney Américo

Os textos de Moscou como reflexo da identidade nacional russa .

Tese apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo para a obtenção do título de Doutor. Área de Concentração: Literatura e Cultura Russa. Aprovado em: Banca Examinadora Prof. Dr. _______________________________________________________________ Instituição: _______________________ Assinatura: ____________________________ Prof. Dr. _______________________________________________________________ Instituição: _______________________ Assinatura: ____________________________ Prof. Dr. _______________________________________________________________ Instituição: _______________________ Assinatura: ____________________________ Prof. Dr. _______________________________________________________________ Instituição: _______________________ Assinatura: ____________________________ Prof. Dr. _______________________________________________________________ Instituição: _______________________ Assinatura: ____________________________

(5)

AGRADECIMENTOS

À professora Elena Vássina pela orientação, confiança, pelas indicações bibliográficas e pelo apoio que me concedeu ao longo de toda a pesquisa, pelos profícuos diálogos, pelos ensinamentos e amizade que mantemos desde os tempos de minha graduação. Aos professores Sheila Viera de Camargo Grillo e Bruno Barretto Gomide, participantes da minha banca de qualificação, pela leitura atenta de meu texto e pelas críticas e contribuições que tanto ajudaram na finalização deste trabalho.

Ao professor Sergey Neklíudov, da Universidade Estatal de Humanidades de Moscou, pelas indicações bibliográficas, por ter compartilhado comigo um pouco de seu inesgotável conhecimento e pelo apoio na escolha do tema.

Às amigas Graziela Schneider Urso e Denise Regina de Sales por serem as pessoas maravilhosas que são, e por terem me ajudado tanto na revisão da minha tese.

À Cecília Rosas, Paula de Almeida e Natalia Sadowski pela imensa ajuda na revisão. À minha irmã Madileine, por seu equilíbrio, sensatez, pelas palavras calmas e otimistas. Ao amigo Omar Rocha do Prado, pena não tê-lo conhecido antes! Sempre a palavra certa na hora certa, a pessoa com que sempre quero conversar nos momentos onde nada parece compreensível, quando nada tem lógica!

A Anatóli Petróvich Záitsev e Liudmila Viktorovna Záitseva, meus pais na Rússia, sempre presentes junto a mim.

Aos meus filhos Sofia, Aleksandr e Ksenia. Pequenos, porém enormes no coração desse pai.

À Katia Volkova, pela enorme colaboração para a conclusão dessa tese. Pelos anos todos de convivência que enriqueceram muito a minha vida. Pela paciência e pelo carinho.

Aos meus pais, Vidal e Marisa, por tudo que fizeram por mim, desde o nascimento, pela paciência na adolescência, pelo apoio irrestrito em todos os momentos. Vocês têm uma grande participação nessa conquista.

À CAPES pela concessão da bolsa de doutorado e pelo apoio financeiro para a realização desta pesquisa.

(6)

O olhar percorre as ruas da cidade como se fossem as páginas escritas: a cidade diz tudo que você deve pensar, faz você repetir o discurso...

CALVINO, Ítalo. As cidades

(7)

RESUMO

Américo, E. R. Os textos de Moscou e São Petersburgo como reflexo da identidade nacional russa. 2010. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

A tese tem como objetivo o estudo do texto da cidade de Moscou, sua análise comparativa e diálogo com o texto de São Petersburgo, bem como a importância de ambos os textos no processo de formação de identidade cultural russa. A metodologia da pesquisa baseia-se no conceito de texto urbano elaborado por destacados estudiosos da escola semiótica de Tártu-Moscou, tais como: Iúri Lótman, Vladimir Toporov, entre outros. O trabalho apresentado é constituído de três partes:

No primeiro capítulo é apresentada a análise teórica dos conceitos de “texto” e “cidade” e sua aplicação à Moscou;

O segundo capítulo representa uma análise histórico-cultural do processo de formação do texto de Moscou desde a fundação da cidade até o século XXI, a reflexão do texto de Moscou na cultura e, principalmente, na literatura russa;

A terceira parte é composta por traduções de alguns ensaios de escritores russos do século XIX nos quais foram descritas as relações controversas entre Moscou e São Petersburgo.

A conclusão da presente pesquisa consiste na tese de que tanto o texto de Moscou como sua oposição ao texto de São Petersburgo formam-se como resultado da bipolaridade, própria não apenas da cultura russa, como de toda humanidade.

Palavras chaves: semiótica da cultura, texto de Moscou, texto de São Petersburgo,

(8)

Américo E. R., The Moscow and St. Petersburg texts as a reflection of Russian national identity. 2010. (PhD) Thesis - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

The thesis aims to study the Moscow city text, its comparative analysis and the dialogue with the St. Petersburg text, and the importance of both texts in the process of formation of Russian cultural identity. The survey methodology is based on the concept of urban text drawn up by prominent scholars of Tartu-Moscow Semiotic School, such as Yuri Lotamn, Vladimir Toporov, among others. The work presented is comprised of three parts:

The first chapter presents the theoretical analysis of concepts of "text" and "city" and its application to Moscow;

The second chapter represents a cultural-historical analysis of the formation process of the Moscow text since the founding of the city until the 21st century, the reflection of Moscow text in the culture and, mostly in the Russian literature;

The third part is composed of translations of some Russian writers´ essays of the 19th century with a description of the controversial relations between Moscow and St. Petersburg. The conclusion of this research consists of the thesis that both Moscow text and its opposition to the St. Petersburg text are formed as a result of a proper bipolarity not only of the Russian culture, but of the whole mankind.

Keywords: semiotics of culture, Moscow text, St. Petersburg text, urban text, Russian

(9)

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 10

Moscou e São Petersburgo na visão do autor 12

INTRODUÇÃO 14

CAPÍTULO I - O TEXTO DE MOSCOU - ABORDAGEM TEÓRICA 20

1. Texto 20

2. Cidade 30

3. Cidade como texto 46

4. Conclusões preliminares 76

CAPÍTULO II - MOSCOU NO CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL 84

1. Moscou nos séculos XII-XV 84

2. Moscou como terceira Roma 95

3. Figura de Pedro, o Grande 101

4. São Petersburgo versus Moscou: início da oposição 107

5. Moscou no século XIX 116

5.1 Os círculos literários de Moscou e São Petersburgo, os eslavófilos e os

ocidentalistas 144

6. Moscou e São Petersburgo na literatura no século XX 155

CAPÍTULO III. O TEXTO EM TEXTOS 195

1. Mihkail Scherbátov. Petição de Moscou referente ao seu esquecimento 199

2. Mikhail Liérmontov. Panorama de Moscou 209

3. Nikolai Gógol. Notas petesrburguesas de 1836. 215

4. M. N. Zagóskin. Dois caracteres. Irmão e Irmã 219

5. Aleksandr Hetzen. Moscou e Petersburgo 226

6. Aleksandr Hertzen. Trechos do conto “Estação Edrovo” 238

7. Vissarión Belínski. Petersburgo e Moscou 244

CONCLUSÕES 288

BIBLIOGRAFIA 303

(10)

Antes de iniciar a apresentação da estrutura da tese, é importante destacar que essa pesquisa representa uma continuação dos estudos realizados no decorrer do meu mestrado sob orientação da Professora Doutora Elena Vássina, cuja versão final foi intitulada “Texto de São Petersburgo na literatura russa”. O tema escolhido para o doutorado, “Os textos de Moscou e São Petersburgo como reflexo da identidade nacional russa”, é o caminho natural de sequência ao tema exposto no mestrado, visto que há plena correspondência entre as pesquisas. A presente tese de doutorado é fruto de trabalho de pesquisa de quatro anos (de 2007 até 2011).

A base teórica e a bibliografia utilizada no mestrado novamente corroboraram a constituição do corpo do trabalho e a abordagem das obras literárias, constituindo parte integrante do capítulo referente à crítica teórica, naturalmente sendo complementados por outras pesquisas de conceituados críticos russos, na maioria dos casos até então não traduzidos para o português, ou, em outros, até mesmo desconhecidos da crítica brasileira.

A tese tem a intenção de contribuir para uma nova abordagem da literatura russa (especialmente o seu auge, que teve lugar no século XIX e no início do século XX), uma linha de pesquisa ainda não divulgada devidamente no Brasil, especialmente ao considerarmos os inúmeros trabalhos dedicados ao tema da cidade na literatura publicados na Rússia nos últimos anos.

O trabalho está dividido essencialmente em três partes: o primeiro capítulo, dedicado à abordagem teórica; o segundo capítulo, dedicado à análise histórico-cultural; e o terceiro capítulo, dedicado à tradução de textos críticos de escritores e pesquisadores russos, fundamentais para a melhor apresentação e compreensão do tema proposto. O

(11)

formatos:

 HTML(Gratis / Disponible a todos los usuarios)

 PDF / TXT(Disponible a miembros V.I.P. Los miembros con una membresía básica pueden acceder hasta 5 libros electrónicos en formato PDF/TXT durante el mes.)

 Epub y Mobipocket (Exclusivos para miembros V.I.P.)

Para descargar este libro completo, tan solo seleccione el formato deseado, abajo:

Referências

Documentos relacionados

O piso salarial de ingresso do trabalhador motorista no posto revendedor, para 220 horas de trabalho mensal, é de R$ 1.048,03, para motoristas de jamanta, carreta, semi-reboque

próximos, para fazermos o bem a todos, permanecendo no Senhor Christo, assim como Êle permanece em nós. Deus

6.5 Até o final do desenvolvimento do projeto, os itens patrimoniáveis (equipamentos e bens permanentes), adquiridos com recursos do presente edital, deverão ser patrimoniados na ICT

As operações em atraso classificadas como nível “H” permanecem nessa classificação por seis meses, quando então são baixadas contra a provisão existente e controladas, por

A presente pesquisa tem como finalidade avaliar o plano de negócios do Sebrae comparado a literatura de José Dornelas. O SEBRAE é uma instituição que presta

A relação com os movimentos sociais camponeses demonstra, entre outros aspectos, as seguintes características do Curso: a relação direta estabelecida com a

Levinas desloca a metafísica do além mundo para um além do mesmo, indicando-a não como representação, pois se assim fosse “o Outro dissolver-se-ia no Mesmo: toda

As pessoas, naturais e jurídicas, que iniciarão suas atividades econômicas no Município da Estância Hidromineral de Poá deverão proceder com a solicitação de