• Nenhum resultado encontrado

2.5 Como ensinar a crianças a memorizarem versos bíblicos?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2.5 Como ensinar a crianças a memorizarem versos bíblicos?"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Preparado e protegido pelos direitos autorais de Every Child Ministries,

2.5 Como ensinar a crianças a memorizarem versos

bíblicos?

Qual é a importância de ensinar às crianças a memorizar versos bíblicos?

Cremos ser muito importante ensinar às crianças a memorizar versos bíblicos para que assim possam repeti-los facilmente, guardá-los em seus corações e memorizá-los, especialmente quando têm necessidade deles em suas vidas.

A memorização de versos bíblicos pode ajudar às crianças a se tornarem melhores cristãs. Quando o apóstolo Paulo escreveu sobre o soldado cristão, ele disse que devemos vestir a armadura de Deus completa; devemos pegar o capacete da salvação e a espada do espírito, que é a palavra de Deus (Efésios 6:10-18). Como podemos “vestir” palavras? O que quis Paulo dizer?

... Pense a respeito disso: Quando vestimos roupas, elas estão muito próximas a nós. Elas vão conosco para onde vamos. Não são partes de nossos corpos, mas quando as vestimos elas quase o são.

Devemos conhecer a Palavra de Deus dessa forma, assim que para onde formos ela nos acompanhará. Ela deve entrar em nossos corações assim que saibamos o que diz e que compreendamos seu

significado. Seremos então capazes de recordá-la facilmente sempre que necessário. Seremos capazes de encontrá-la fácil- e rapidamente em nossas Bíblias se quisermos mostrá-la a outros.

Se suas crianças começarem a conhecer a Bíblia dessa forma, isso lhes ajudará a recusar tentações. A cada vez que Satanás tentava fazer com que Jesus pecasse, como é que Jesus lhe respondia? (Mateus 4:1-11).

... Resposta: Jesus respondia mencionando palavras da Bíblia (Velho Testamento) que ele sabia de cor, tendo aprendido os versos quando criança. Dessa forma Jesus foi vitorioso sobre Satanás.

Se guardarmos a Palavra de Deus em nossos corações, como isso nos será de ajuda? (Salmos 119:9, 11).

... Resposta: Isso pode nos auxiliar a recusar tentações. Exemplo: se uma criança está sendo tentada a mentir, isso lhe ajudará se ela puder lembrar o verso que aprendeu a respeito de dizer a verdade. Você é capaz de lembrar de um verso que demonstre que Deus detesta a mentira?

... Há muitos versos que falam sobre a mentira e a verdade. Abra sua Bíblia para o verso que você tentou escrever. Verifique palavra por palavra e veja a proximidade a que chegou. Um verso que fala sobre mentir está em Efésios 4:25. Muitas crianças conhecem este verso porque acompanha algumas aulas que tiveram na escola dominical. Se uma criança aprendeu versos e lembra deles quando está sendo

(2)

Preparado e protegido pelos direitos autorais de Every Child Ministries,

tentada a mentir, isso pode lhe falar ao coração. Deus poderá usá-la para lembrar à criança de seus deveres para com Ele. Isso pode ajudar à criança a tomar decisões certas. É muito importante que crianças memorizem versos bíblicos, assim que possam facilmente recordá-los e usá-los onde quer que estejam.

Pense a respeito destas idéias para uma memorização efetiva da Bíblia:

1. Como escolher o verso a ser memorizado

Escolha um verso que acompanhe o objetivo da aula do dia. Retire quaisquer outras idéias que também façam parte do verso, assim que tudo o que seja memorizado tenha relação direta com o objetivo da aula. Em outras palavras, de cada verso ou passagem escolha para memorização apenas as partes que tenham relação com o objetivo da aula.

2. Qual deveria ser a extensão do verso a memorizar?

Os fatores a serem usados na decisão do comprimento dos versos são: a idade das crianças, seu nível escolar, sua inteligência e sua experiência.

Idade pré-escolar: crianças de até seis anos, especialmente aquelas que ainda não começaram a escola primária, conseguem memorizar uma frase de 5 a 7 palavras com facilidade. Não precisam aprender sobre o “endereço” da frase na Bíblia (capítulo e número do verso). Você pode

simplesmente denominar o verso como “palavras da Bíblia”. Por exemplo: “Deus tanto amou ao mundo” ou “Deus o deu a seu... único filho”.

Idade de 7 a 9: crianças de 7 a 9 anos de idade conseguem aprender duas ou três frases, de 15 a 20 palavras, e podem começar a aprender o “endereço” ou capítulo e número do verso na Bíblia. Exemplo: “Deus tanto amou ao mundo que o deu a seu único filho” João 3:16.

Idade de 10 ou mais: crianças de 10 ou mais anos de idade que tiveram uma educação normal são boas memorizadoras. Podem aprender um verso completo com o endereço. Podem também memorizar vários versos, um de cada vez, até que recitem uma passagem inteira. Exemplo: “Deus tanto amou ao mundo que o deu a seu único filho, quem nele crê não vai perecer, porém terá a vida eterna” João 3:16.

Os versos que escolher para serem memorizados NEM SEMPRE PRECISAM SER as primeiras palavras do verso. Podem ser escolhidas do meio ou do fim do verso, se essas palavras forem mais apropriadas para o objetivo da aula. Exemplo:

Idade pré-escolar: “Interiormente se torna uma pessoa inteiramente nova”, palavras da Bíblia. Idade de 7 a 9: “Se alguém está em Cristo, interiormente se torna uma pessoa inteiramente nova”, 2 Coríntios, capítulo 5, verso 17.

Idade de 10 ou mais: “Se alguém está em Cristo, interiormente se torna uma pessoa inteiramente nova. Coisas velhas são deixadas ao passado. Veja! Todas as coisas se renovaram”, 2 Coríntios, capítulo 5, verso 17.

Note que o verso para idade pré-escolar veio do meio do verso, não da primeira frase. Está bem assim. O verso para memorização pode vir de qualquer parte do verso.

(3)

Preparado e protegido pelos direitos autorais de Every Child Ministries,

Assegure-se no entanto que a frase que escolher para memorização apresente uma idéia completa. Exemplo: se o verso a ser memorizado é Efésios 4:25, você poderia designar para memorização a frase: “Deixe cada pessoa dizer a verdade a seus vizinhos”, porque é uma idéia completa. Porém não atribua apenas: “Deixe cada pessoa dizer”, pois não apresenta uma idéia completa. Você poderia estar de fato distorcendo o significado se não completar a idéia.

É importante você saber o verso

Antes de começar a ensinar o verso a outros você deve conhecê-lo muito bem, cada palavra, sem enganos, e sem pausas para pensar. Você deve saber recitá-lo exatamente como aparece na Bíblia, sem mudar as palavras. Não é suficiente apenas ensinar a idéia geral em suas próprias palavras. Muitos professores crêem ser mais fácil se as crianças repetirem o verso memorizado a si mesmas em casa, ou se fizerem uma revisão com sua família ou seus vizinhos. Depois disso tentam recitá-lo a si mesmas, enquanto alguém o verifica na Bíblia para confirmar a ordem das palavras, que não devem ser trocadas.

É importante ensinar com entusiasmo

Ensine com ENTUSIASMO! Crianças só vão gostar de aprender versos da Bíblia se seu professor é entusiástico a respeito, se mostrar entusiasmo na forma com que ensina. Professor, o entusiasmo deve começar com você! Depois disso, também haverá entusiasmo nas crianças a quem você estiver ensinando. Ensine o verso com entusiasmo!

É importante incentivar as crianças

Se as crianças conseguirem algum resultado, se ao menos tentarem recitar um verso que não seja muito fácil, dê-lhes incentivo. Mesmo que cometam pequenos enganos, você pode sempre dizer: “Você tentou com TANTO afinco”. Não as repreenda por algum engano. É melhor estar sempre procurando por maneiras de incentivá-las.

Algumas idéias de como incentivar as crianças:

Muuuuito bem!

Você tentou com taaanto afinco! Crianças espertas!

Oiê, olalá!

Bata palmas de diferentes maneiras

Sorria

Muito bem! Magnífico!

Excelente! Isso mesmo! Certo! Boa! Nota dez! 100% Você é campeã

Vocês são todos campeões! Estou tão orgulhoso de vocês hoje

Obrigado!

(4)

Preparado e protegido pelos direitos autorais de Every Child Ministries, Boa tentativa

Isso mesmo!

Puxa!

Fantástico!

Vocês parecem alunos de universidade. Certo de novo!

Vocês estão indo tão bem

Agora acrescente mais cinco frases, palavras ou declarações de incentivo:

1. ... 2. ... 3. ... 4. ... 5. ...

Alguns princípios e métodos de auxílio para mais efetivamente ensinar

versos da Bíblia:

1. O professor deve começar por ler o verso inteiro.

Antes de começar a ensinar o verso, você deve ler a passagem inteira na Bíblia, para que as crianças possam compreender seu sentido. Leia com cuidado e com expressão. Essa leitura auxiliará as crianças a compreenderem a idéia geral. ATENÇÃO!!! Não estou dizendo que leia a lição inteira da escritura da Bíblia. Você apenas lerá um verso, aquele que as crianças irão memorizar.

2. As crianças devem dizer o endereço antes e depois do verso (com exceção das crianças de idade pré-escolar, como foi dito antes)

Diga o “endereço” (o livro, o capítulo e o número do verso na Bíblia) a cada vez que repetir o verso. Diga o endereço antes das crianças recitarem o verso, e repita depois de terminarem. Exemplo: João 1:12.

3. As crianças devem começar um verso longo por repetirem pequenas partes.

Você deve começar por recitar o verso em pequenas partes. Você diz uma pequena frase, e as crianças repetem. Quando tiver terminado o verso inteiro, recite-o novamente, porém junte

algumas das partes formando frases mais longas. E então repita diversas vezes, colocando as frases juntas formando frases mais longas. Continue dessa maneira até que as crianças estejam recitando o verso inteiro.

Exemplo:

Primeira repetição: Mateus/ Capítulo 19/ Verso 14/ Porém/ Jesus/ disse,/ Deixe/ as crianças/ pequenas/ virem/ a Mim,/ e/ não/ as/ proíba;/ Mateus/ Capítulo 19/ Verso 14.

Nesta primeira repetição, em quantas partes dividimos o verso? ...

Segunda repetição: Mateus Capítulo 19/ Verso 14/ Porém Jesus disse,/ Deixe/ as crianças pequenas/ virem a Mim/ e não/ as proíba;/ Mateus Capítulo 19/ Verso 14.

(5)

Preparado e protegido pelos direitos autorais de Every Child Ministries,

Terceira repetição: Mateus Capítulo 19 Verso 14/ Porém Jesus disse,/ Deixe as crianças pequenas/ virem a Mim/ e não/ as proíba:/ Mateus Capítulo 19 Verso 14.

Nesta terceira repetição, em quantas partes dividimos o verso? ...

Quarta repetição: Mateus Capítulo 19, Verso 14/ Porém Jesus disse,/ Deixe as crianças pequenas virem a Mim/ e não as proíba;/ Mateus Capítulo 19 Verso 14.

Nesta quarta repetição, em quantas partes dividimos o verso? ...

Quinta repetição: Mateus 19 Verso 14/ Porém Jesus disse, Deixe as crianças pequenas virem a Mim/ e não as proíba;/ Mateus 19, Verso 14.

Nesta quinta repetição, em quantas partes dividimos o verso? ... Qual a diferença na forma de indicarmos o endereço? ...

Sexta repetição: Mateus 19:14/ Porém Jesus disse, Deixe as crianças pequenas virem a Mim e não as proíba;/ Mateus 19:14.

Nesta sexta repetição em quantas partes dividimos o verso? ... Qual a diferença na forma de indicarmos o endereço? ... Por que você acha que no início recitamos o endereço de uma forma tão longa (Mateus Capítulo 19 Verso 14)?

... ... Porque encurtamos ao final? ... Resposta: Começamos por recitar o endereço na forma longa para que as crianças compreendam que 19 é o número do capítulo e que 14 é o número do verso. Após as crianças terem

compreendido isso, mais tarde abreviamos, para que seja mais fácil e mais rápido de recitar. ATENÇÃO: Não estamos afirmando que todos os versos devem ser divididos neste número exato de partes a cada repetição. Este foi apenas um exemplo de como começar com várias partes menores, ou mesmo com palavras separadas, e torná-las em frases pouco a pouco. A cada repetição há menor número de frases, mas estas se tornam mais longas. Note que usamos frases gramaticais tanto quanto possível. Juntamos as palavras que pertencem juntas da estrutura da frase.

Pratique: Qual destes exemplos está dividido de acordo com frases gramaticais naturais? A. Romanos 10:13 - Pois quem/ invocar o nome de Deus/ será salvo./ Romanos 10:13. B. Romanos 10:13 - Pois quem/ invocar/ o nome/ de Deus será/ salvo. Romanos 10:13. Resposta: o exemplo A. está dividido corretamente. Frases preposicionais são mantidas juntas. Verbos e seus objetos são mantidos juntos. O exemplo B. não está dividido de acordo com frases gramaticais. Ao repetir as frases você muitas vezes tem a sensação de ter sido deixado no ar, pois a frase não está completa. É muito mais difícil de compreender, mesmo que as mesmas palavras tenham sido usadas.

4. Crianças devem repetir os versos muitas vezes, mas necessitam de variedade. Crianças devem repetir os versos muitas vezes até que os conheçam de cor. Se você estiver ensinando um verso

(6)

Preparado e protegido pelos direitos autorais de Every Child Ministries,

que não lhes é conhecido, você deve fazê-las os repetirem pelo menos 6 vezes. (Este é um guia, não uma regra absoluta. O número de repetições depende da idade, do nível escolar, da

inteligência, do treinamento bíblico anterior das crianças, e do comprimento e complexidade do verso a ser memorizado.) Lembre-se destas duas idéias: REPETIÇÃO E VARIEDADE.

Por esta razão cada professor deveria estar familiarizado com uma variedade de métodos de ensino no que diz respeito aos versos da Bíblia. A cada vez que as crianças recitam o verso, elas o fazem usando uma frase um pouco mais longa. Já notamos isso. Porém, a cada vez que o recitam, elas também podem estar usando algum método diferente para manter a repetição interessante.

Alguns exemplos de diferentes formas de repetir um verso:

 As crianças recitam sentadas, de pé ou mesmo ajoelhadas (se o verso for sobre prece).  Elas recitam com suas mãos juntas, com suas mãos livres, ou sentadas sobre suas mãos.  Elas recitam gritando; sussurrando.

 Recitam numa voz aguda, chiando; numa foz funda, baixa.

 Recitam com uma mão no ar; com ambas as mãos no ar; com as mãos à esquerda, e à direita.  As meninas recitam primeiro, depois os meninos.

 Crianças do terceiro ano recitam primeiro, depois as do quarto.  Crianças de uma fileira recitam primeiro, depois as de outra.  Elas agitam seus dedos; suas cabeças.

 Elas batem palmas ao ritmo de cada sílaba; batem seus pés.  Usam um certo ritmo ao recitar.

 Há uma competição entre diferentes grupos de crianças (dê-lhes nomes especiais, como Crianças de Acra, Crianças de Londres, Crianças de Paris, etc.).

 Diga que se ponham de pé a cada vez que escutarem uma certa palavra.  Todos que estejam de sandálias recitam; depois todos os de sapatos.  Todos de vermelho recitam, depois todos os de azul.

 Todos os que comeram mandioca ontem recitam, depois todos os que comeram arroz.  Crianças de uma vila ou bairro recitam, depois crianças de outro bairro.

 Crianças que vivem de um lado da estrada, olhando para o norte, recitam, depois as que vivem do outro lado.

 Crianças que são as mais velhas em suas família, depois as que são mais novas.  Divida as crianças em grupos e designe uma frase a cada grupo.

 Escreva o verso na lousa ou em cartões para o quadro de flanela. Depois apague as palavras uma a uma.

 As crianças tentam escrever o verso na lousa, ou no chão, ou no papel.  Você inicia um verso, e as crianças terminam.

 Você inicia um verso, faz uma pausa, e aponta uma criança que deve dizer a próxima palavra.  As crianças fazem movimentos que representam a idéia do verso.

Etc. Agora pense em mais dois métodos que possam ser usados como variedade. Escreva-os abaixo. 1. ... 2. ...

(7)

Preparado e protegido pelos direitos autorais de Every Child Ministries,

5. Use ação o mais puder quando estiver ensinando

É muito efetivo o método de ensinar através de ações ou movimentos que sugerem o significado. Temos achado que é um método muito útil na escola dominical. Pense a respeito das palavras e frases, e seu significado. Tente mostrar o significado com gestos. Use movimentos grandes, exagerados. Estes gestos podem ser então usados para lembrar às crianças as palavras do verso.

6. Use canto, dança e ritmo

Outro modo de ensino MUITO eficaz é colocar o verso em música e cantá-lo, às vezes dançá-lo, ou usar outras atividades rítmicas. Tenha cuidado ao colocá-lo em música para reter as palavras e a idéia do verso. Você pode incluir o endereço na canção, ou deixá-lo de lado e fazer com que as crianças o digam separadamente antes e depois da canção. Canções com ritmos fortes e

contagiantes são excelentes, mas não devem ser difíceis de lembrar. A melodia também não deve ser difícil. Se você colocar o verso em música, a repetição nunca mais será um problema. As crianças nunca se cansarão de repeti-lo numa canção, e irão cantá-lo onde quer que forem. Se você não é bom cantor, você pode falar ritmicamente.

7. O professor pode explicar o verso, mas não deveria tornar a explicação num sermão.

As crianças devem conhecer o significado do verso que estão aprendendo. É bom explicar as partes ou palavras difíceis. Porém muitas vezes os professores querem pregar. Esta não é a ocasião para pregações. Se um verso é tão difícil que requeira mais de um minuto ou dois de explicação, seria melhor escolher outro mais fácil para as crianças.

É importante aplicar o verso da Bíblia às vidas das crianças

Estudo de Caso:

O Ensino de Memória Eficaz

Mamu Ntoto, de oito anos, permaneceu ereto e orgulhoso enquanto o pastor lhe apresentava o primeiro prêmio no concurso de memorização da Bíblia de sua igreja.

“Você deve estar orgulhosa de Mamu,” disse o pastor à sua mãe após o culto. “Ela deve ter estudado muito para memorizar 100 versos!”

“Sim, estudou muito. Porém...” tornou a Sra. Ntoto com reticência, e um ponto de tristeza reluziu em seu olhar. “Pastor, se ela pudesse colocar em prática o verso em sua vida! Mamu sabe cada verso perfeitamente, mas não tenho tanta certeza que saiba o que significam todos eles, e sei que não causaram impacto algum em sua vida!”

Questões sobre o Estudo de Caso:

 O que foi bom sobre a conquista de Mamu?

 Qual foi o lado negativo de sua conquista? (Dê dois aspectos, ou dois pontos).  É este um problema comum em sua igreja ou ministério? Explique sua resposta.

O Ensino Tri-dimensional da Bíblia

Há muitas Mamu Ntotos em nossas igrejas hoje, porque há muitos professores que ficam satisfeitos apenas com o ensino das palavras do verso Bíblico. Denominamos a isto “ensino achatado”, porque é

(8)

Preparado e protegido pelos direitos autorais de Every Child Ministries,

apenas uni-dimensional (se os termos “achatado” e “tri-dimensional” lhes parecem estranhos, veja exemplos de coisas ao redor da sala. Papel é achatado. Caixas, cilindros e bolas, por exemplo, são tri-dimensionais. Papel apenas tem comprimento e largura, mas uma caixa tem comprimento, largura, altura e profundidade.

O ensino do verso Bíblico efetivo deve ser tri-dimensional. A primeira

dimensão é memorizar as palavras; a segunda dimensão é compreender o

significado das palavras; a terceira dimensão é aplicar as palavras à vida ou

desempenhá-las concretamente em situações reais.

No ensino “achatado” o professor só está preocupado com uma coisa: a

repetição de palavras. No ensino tri-dimensional o professor pergunta (e

responde) três questões: O que diz o verso? O que significa o verso? O que

posso fazer a respeito do verso em minha vida?

O que diz o verso?

A primeira dimensão tem importância vital. O aluno deve aprender o que diz o verso. Esta forma de ensino deve ser criticada apenas se parar aqui.

Ao ajudar os alunos a lembrar os versos, é muito útil se puderem VÊ-LOS, DIZÊ-LOS e ESCREVÊ-LOS.

VER

Primeiramente, deixe os alunos verem, visualizarem o verso, se souberem ler. Alunos dos níveis mais baixos talvez não conheçam todas as palavras, porém através do interesse gerado por sua recém adquirida habilidade de ler, elas compensarão por isso.

Use figuras, quadrinhos e desenhos para ilustrar algum aspecto do verso e para torná-lo mais interessante. Faça os desenhos você mesmo ou corte-os de revistas. Tente também cortar quadros de poster em diferentes formatos para servir de fundo. Por exemplo, o formato da Bíblia para ilustrar “A palavra do Senhor dura para sempre,” ou uma cruz para ilustrar “O sangue de Jesus Cristo seu Filho nos purifica de todos os nossos pecados.”

Use cores também - quadros de poster coloridos, canetas ponta de feltro coloridas, ou mesmo fluorescentes de vez em quando, para atrair os olhos e o interesse.

Além de ver os versos num cartão, é importante que as crianças o vejam na Bíblia, especialmente se forem mais velhas, do quarto ano e maiores. Elas ganharão experiência em procurar os vários livros; elas aprenderão a localizar capítulos e versos; elas saberão de sua localização aproximada na Bíblia; e, o mais importante, tornarão a associação dos versos com a Bíblia mais forte. Talvez a classe inteira poderá ler em unísono.

Há outras maneiras para os alunos verem o verso. Varie sua técnica. Às vezes coloque cartões ou tiras de palavras num quadro de flanela, ou num quadro de bolsas. Misture-as e deixe uma ou duas crianças

(9)

Preparado e protegido pelos direitos autorais de Every Child Ministries,

colocá-las na ordem. Ou escreva o verso numa lousa e apague uma palavra de cada vez, repetindo o verso a cada vez, preenchendo a palavra que foi apagada.

DIZER

Em segundo lugar deixe-as dizer o verso, além de o verem. A maioria dos métodos de ensino usam uma combinação de ver e dizer. O professor deve dizê-lo primeiro, tendo o cuidado de pronunciar e dar a ênfase corretamente (verifique a pronúncia de antemão se não tiver certeza). Deixe os alunos escutarem várias vezes ao longo da aula. Inclua o verso na história por pelo menos três vezes. Para fazer isso você provavelmente precisa planejar adiantado, e deve indicar em sua aula o ponto em que fará isso. Por exemplo, “Jonathan não conhecia nosso verso ‘Amem-se uns aos outros’, pois o Primeiro de João ainda não havia sido escrito. Mas Jonathan certamente viveu por essa idéia.” O grupo também deve recitar o verso. Em minha experiência o melhor é repetir as frases curtas primeiro, e então combiná-las até que as crianças estejam repetindo o verso inteiro. Crianças bem pequenas talvez recitem os versos curtos usando seus dedos, uma palavra por dedo. O grupo pode ler em conjunto, da Bíblia ou de qualquer auxílio visual que esteja sendo usado. Em seguida, diferentes grupos recitam juntos. Isto poder ser bastante divertido - quanto mais ridículos os grupos, melhor. Alguns usados por mim foram: todos os que comeram ovos de manhã, todos os que estão de azul, todos os que tem sardas, os que tocam um instrumento, os que já têm 10 anos, os que vivem em Chelsea, os que brigaram com a irmã na semana passada.

Crianças gostam de jogos de versos como este: o professor começa a recitar o verso e então de repente pára e aponta um indivíduo, que deve dizer um certo número de palavras ou terminar o verso.

Um dos modos mais efetivos de ensinar as palavras é usar o verso como reação a alguma situação real. Isto não é muito fácil de aplicar para todos os versos, mas é perfeito para alguns.

Por exemplo: Professor: “Quando está escuro à noite.” Classe: “Eu terei fé e não serei amedrontado.” Professor: “Aqui temos uma foto de Susan brigando com seu irmão. De que é que Susan deve se lembrar?” Classe: “Sejam gentis uns com os outros.”

ESCREVER

O terceiro modo de ensinar palavras de um verso, é de fazer os alunos as escreverem. Isto leva mais tempo, mas é mais eficaz para a memorização. Cada aluno pode copiar o verso diretamente da Bíblia, dentro ou fora da aula. Mesmo crianças do jardim de infância e do primeiro ano que estão aprendendo suas letras ou simples palavras provavelmente terão orgulho ao copiar um verso curto, se você

fornecer-lhes papel com linhas largas e se tiverem um modelo simples para copiar. Escrever os versos facilita bastante a memorização.

Para tornar o ensinamento o mais eficiente possível, use as três categorias - VER, DIZER e ESCREVER - porém varie suas técnicas dentro de cada categoria a cada semana.

(10)

Preparado e protegido pelos direitos autorais de Every Child Ministries,

Ensinar as palavras de um verso é apenas um terço da batalha. Kathy Johnson, que venceu o concurso de memória bíblica, só teria aprendido um terço dos versos se tivesse apenas estudado a recitação das palavras sem compreendê-las ou usá-las em casa.

Como pode um professor ajudar os alunos a compreenderem o significado dos versos?

 Primeiro, considere o verso por si próprio. Ele é compreensível para o nível de idade que você ensina, sem explicações muito elaboradas? Verifique com cuidado se o verso que você escolheu é adequado à idade dos alunos. Por exemplo, “Não cometerás adultério” não é um verso importante para alunos de seis anos de idade. “Sejam gentis uns com os outros” ou “Obedeça a seus pais” talvez sejam melhores escolhas. Bons materiais publicados consideram os grupos de idade quando sugerem programas de memorização.

 Explique o verso com cuidado, palavra por palavra, e frase por frase. Não espere que tenham compreendido. Verifique as faces para ter sinais de compreensão ou perplexidade. Então, teste as crianças verbalmente. Antes de tentar isso, procure por toda a informação que puder encontrar, e também leia o verso em seu contexto. É de importância essencial que o professor tenha profunda compreensão to verso antes de ensiná-lo.

Ao explicar o verso, verifique que estejam compreendendo o conceito geral expressado no verso. O ideal seria que o verso expressasse o objetivo da aula - a idéia principal que você gostaria que cada criança levasse para casa e incorporasse em sua vida.

 Além disso, determine quem no verso está falando, e com quem. É Deus quem está falando? Satanás? Uma pessoa divina ou diabólica? Ajude aos alunos para que compreendam o verso no contexto geral da passagem, do livro, da Bíblia.

 Use figuras, quadrinhos e desenhos para ilustrar a verdade e para auxiliar a compreensão dos alunos.

 Após haver comunicado tudo isso à classe faça perguntas, como: “Quem pode encontrar a palavra em nosso verso que signifique ...?” ou “O que significa este verso quando diz que ...?” Com crianças mais velhas do quinto ou sexto ano, às vezes faço uma declaração falsa e deixo com que me corrijam. (Verifique que o façam, para que ninguém vá para casa com alguma idéia incorreta). Diga-lhes que estará fazendo isso - as crianças gostam de encontrar erros, especialmente se quem os está cometendo é o professor. Se falharem, elabore a idéia errada, tornando-a mais e mais absurda, até que compreendam. Este é um bom método de verificar se as idéias estão certas ou erradas, de acordo com a Palavra de Deus - uma tarefa de vida para qualquer cristão.

Como se aplica o verso às vidas de seus alunos?

Agora seus alunos conhecem as palavras da Bíblia perfeitamente. Eles as compreendem

profundamente. Estão prontos para aplicá-los a suas vidas. Mostre em seus ensinamentos como o verso se aplica a suas vidas. Lembre-se que se aplica de forma diferente para crianças e adultos. Deixe claro o que sugere para que façam a respeito do verso, e desafie-os a fazer algo específico e concreto

(11)

Preparado e protegido pelos direitos autorais de Every Child Ministries,

na semana que se segue. Antes de começar a aula na semana seguinte dê-lhes a oportunidade de lhe reportar. Mesmo que reportem fracasso, dê-lhes encorajamento para que continuem tentando. Uma das melhores maneiras de mostrar aos alunos que a Palavra de Deus tem a intenção de mudar suas vidas é de deixar com que mude sua própria vida primeiro! Conte-lhes de suas experiências próprias ao aplicar a escritura à sua vida diária o quanto puder. Quando contei de minhas experiências a minhas meninas, seus olhos se tornaram grandes com interesse. Sua atenção nunca está tão

arrebatada como quando conto de meus próprios fracassos e sucessos ao confrontar minha vida com a Palavra de Deus.

Outro método de aplicar o verso é perguntar: “De acordo com esse verso, o que é que você faria se ...?” e prossiga com uma série de problemas próprios para suas idades.

Cada aluno deve decidir por si próprio se vai ou não obedecer à Palavra de Deus, porém se você verificar que seu ensinamento de memorização cobre as três dimensões - lembrar, compreender e fazer - mais e mais seus ensinamentos começarão a dar frutos nas vidas de seus alunos. Você verá seus alunos crescerem - se transformando de semana a semana, conforme você os desafia através da Palavra de Deus. Tente ensinar na terceira dimensão; é a melhor forma de ensinar possível!

VAMOS REVER

Mencione cinco métodos que podem ser usados para ensinar versos bíblicos.

1. ... 2. ... 3. ... 4. ... 5. ... Explique esta declaração: O professor deve usar tanto repetição como variedade no ensinamento de versos bíblicos.

... Qual é o número MÍNIMO de vezes que as crianças devem repetir um novo verso a ser memorizado? Pelo menos ... vezes.

Professor, o que lhe ajudará mais na compreensão deste capítulo é a colocação do mesmo em prática. A cada vez que ensinar um verso da Bíblia de hoje em diante, avalie seu próprio ensinamento. Quais os métodos preferidos pelas crianças? Quais são um pouco mais difíceis para elas? Que outros métodos você pode aprender ao observar a outros professores? Quais as falhas que vê outros cometerem? Que outras boas idéias serão lhe dadas por Deus? Anote estas idéias em um pequeno caderno e tente usar as melhores.

(12)

Preparado e protegido pelos direitos autorais de Every Child Ministries,

... Faça de conta que está explicando a outros professores de sua igreja sobre o que significa

“ensinamento de memorização tri-dimensional.” Qual é a idéia principal deste ensinamento?

Referências

Documentos relacionados

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

2 - Qual das alternativas abaixo NÃO esta relacionada como um dos Qual das alternativas abaixo NÃO esta relacionada como um dos estilos arquiteturais mais importantes para a

Jayme Leão, 63 anos, nasceu em Recife, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança e, passados vinte e cinco anos, chegou a São Paulo, onde permanece até hoje.. Não

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

As empresas incluirão a média das comissões de vendas, produção, prêmios e a média das horas extras, consideradas estas, pelo número de horas extraordinárias trabalhadas

61 Desinstalação do Microsoft Office Professional Plus 2007 Publicado. 62 Desinstalação do Microsoft Office Visio Professional 2007

tos, & pretendeo de odefuiar, femfe defeubrir, com elle, & eftando o Viforrey ja caualgado pera ir executar feu perueríò confelho, lhe foi dizer com to da a preíTa

4.1. A presente licitação tem como objeto a contratação de serviços de manutenção de veículos de pequeno e grande porte, conforme especificações constantes neste Termo