• Nenhum resultado encontrado

QUEM SOMOS? 2 FUNDADORES 7 PARCEIROS 8 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 9 PROJECTOS 10 ANEXO 11

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUEM SOMOS? 2 FUNDADORES 7 PARCEIROS 8 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 9 PROJECTOS 10 ANEXO 11"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)

NDICE

QUEM SOMOS? 2

• REDE EUROPEIA – EBN E OS BIC 3

GABINETES DE INOVAÇÃO 6 FUNDADORES 7 PARCEIROS 8 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 9 PROJECTOS 10 ANEXO 11

Í

(3)

UEM SOMOS?

O CITMAD, Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro, é uma associação sem fins lucrativos, constituída em Junho de 2008 por 71 entidades representantes do Ensino Superior Público e Privado, Agências de Desenvolvimento, Empresas e Municípios, através das suas Empresas Municipais, da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, nomeadamente Vila Real, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Alfândega da Fé, Chaves, Peso da Régua, Boticas, Santa Marta de Penaguião e Alijó. Com sede em Vila Real, o CITMAD apresenta-se como a maior parceria público-privada para a promoção de uma cultura de Empreendedorismo e

Inovação na região, procurando dar resposta aos desafios cada vez mais exigentes de uma

economia globalizada em constante e acelerada mudança e sujeita a crescentes níveis de incerteza e vulnerabilidade, com implicações reais e imediatas no tecido empresarial local e regional. Os seus principais objectivos são:

a) apoio à criação de empresas inovadoras; b) apoio à modernização empresarial;

c) dinamização do espírito Empreendedor e Inovação.

Para isso, propõe-se oferecer um conjunto de serviços integrados, que vão desde a identificação e selecção de projectos e de empreendedores inovadores, até ao aconselhamento estratégico e operacional, nomeadamente, nas áreas da formação profissional, da consultoria especializada e da implementação de sistemas de apoio à gestão.

Assumindo a missão de promover o Empreendedorismo e a Inovação como instrumentos indispensáveis ao aumento da competitividade das empresas da região, o CITMAD ambiciona tornar-se um centro de referência de competências regional nesta matéria. O estatuto adquirido de Membro Associado da EBN – European Business Network e a sua acreditação como BIC TMAD - Business Innovation Centre de Trás-os-Montes e Alto Douro, foram passos essenciais para o desenvolvimento desta associação, e a sua acreditação a nível internacional.

(4)

REDE EUROPEIA –

EBN

E OS

BIC

A European Business & Innovation Centre Network (EBN) é uma organização não-governamental oficialmente reconhecida pela Comissão Europeia, que tem por missão prestar aconselhamento empresarial e estimular a cooperação entre os mais de 200 BICs nos 27 países da União Europeia que integram a sua rede.

Os Business Innovation Centres (BICs) são entidades sem fins lucrativos, promovidos pela Comissão Europeia desde 1984 (DG XVI) e reconhecidos internacionalmente como as

entidades de excelência especialistas em Empreendedorismo e Inovação, nomeadamente no apoio à criação de Novas Empresas Inovadoras, à Modernização e à Inovação Empresarial nas PME´s, à Internacionalização e à Cooperação Empresarial e/ou Institucional Nacional ou Internacional. A nível nacional existem 7 BICs distribuídos

geograficamente como mostra a figura seguinte.

R

Oficina da Inovação – BIC Minho

BIC TMAD – BIC Trás-os-Montes e Alto Douro

NET– Novas Empresas e Tecnologias, SA BIC Porto

AIBAP – Incubadora do Beira Atlântico Parque

CEIBI – Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior

CPIN – Centro Promotor de Inovação e Negócios

CEIM – Centro de Empresas e Inovação da Madeira/ BIC Madeira

(5)

O BIC TMAD, designado no início de 2011, tem em consideração as especificidades da região transmontana e alto duriense, operando num sistema de inputs e outputs. Os primeiros são a detecção e diagnóstico de ideias e projetos inovadores, e os segundos, as ferramentas e apoio técnico especializado que serão colocados ao serviço dos empreendedores para que possam concretizar os seus projetos.

(6)

Paralelamente, a Rede da Associação de BICs e os próprios BICs têm já um conjunto de protocolos e parcerias estratégicas com diversas entidades procurando, dessa forma desenvolver projectos com as mesmas e, paralelamente, usufruir de know how que lhes permita conceber novas ideias e projectos inovadores.

(7)

ABINETES DE INOVAÇÃO

Tendo como principal missão a promoção do Empreendedorismo e Inovação, o

CITMAD considera essencial disponibilizar um conjunto de serviços de apoio ao Empreendedor

e à Empresa. Nesse sentido, colocou em funcionamento, desde Setembro de 2009, dois

Gabinetes de Inovação (GI), posicionados de forma a abranger toda a região de

Trás-os-Montes e Alto Douro, nas cidades de Vila Real e Bragança, estando para breve a abertura do

GI na cidade de Chaves. Os GI adoptarão uma metodologia de proximidade que terá como

principal objectivo prestar os serviços de Pré-incubação, Incubação e Pós-incubação.

Aos empreendedores, o esforço será centrado num apoio à maturação da ideia do projecto, assente num plano de negócios e numa análise de risco. Será proporcionada formação em gestão empresarial, assim como a possibilidade de iniciar o seu projecto num espaço devidamente equipado. Na componente de apoio à empresa já existente, a que chamamos

Modernização Empresarial, o CITMAD, pretende dotar as empresas de ferramentas que as

tornem mais competitivas e que se reflictam na sua consolidação e crescimento sustentado, com um forte enfoque no apoio à internacionalização e na implementação de sistemas de gestão.

Serviços prestados ao Empreendedor

Pré-incubação

§ Apoio na maturação da ideia § Elaboração do Plano de Negócios § Análise de Risco

Incubação

§ Formação na área do Empreendedorismo e gestão empresarial

§ Apoio na elaboração de candidaturas a programas comunitários de apoio ao financiamento

§ Apoio na procura de financiamento § Apoio na constituição formal da empresa § Incubação física e virtual

Pós-incubação

§ Coaching ao empresário nos primeiros anos de actividade nas diferentes vertentes da gestão empresarial (marketing, contabilidade, ..)

§ Apoio na cooperação empresarial § Internacionalização

§ Formação

§ Implementação de sistemas de apoio à gestão

(8)

UNDADORES

O CITMAD nasce da vontade pró-activa de entidades e empresas públicas e privadas em contribuir para o desenvolvimento local e regional através da definição e execução de medidas efectivas de apoio à criação de Novas Empresa Inovadoras e Modernização Empresarial de PME’s existentes. Em anexo encontram-se descritas todas as entidades que se constituíram como fundadores do CITMAD.

(9)

ARCEIROS

Consciente da demais importância do estabelecimento de parcerias com organismos de vanguarda nos diversos domínios da inovação, o CITMAD celebrou um conjunto de protocolos com variadas entidades da comunidade científica, educacional e do sector privado, tanto a nível nacional como europeu. Estas assumem-se como pilares essenciais no sentido de, juntamente com os fundadores, desenvolverem sinergias capazes de produzir, fomentar e sustentar um empreendedorismo inovador na região.

Os parceiros do CITMAD são os seguintes:

§ EBN - European Business and Innovation Centre Network § Fundación Cartif

§ Escuela de Negócios da Caixa Nova § Flavifomento

§ Universidade de Trás-os-Montes e Alto

Douro

§ Instituto Politécnico de Bragança

(10)

STRUTURA ORGANIZACIONAL

À semelhança de outras organizações, o CITMAD obedece a uma estrutura organizacional composta por 4 órgãos: uma Assembleia Geral, um Conselho Fiscal, um Conselho de Remunerações e uma Direcção.

Assembleia Geral

Presidente: UTAD - Magnífico Reitor Prof. Dr.

Mascarenhas Ferreira

Vice-Presidente: Eng.º Vítor Sá Carneiro Secretário: IPB - Prof. Dr. Orlando Rodrigues

Conselho Fiscal

Presidente: STRIX-PLUS - Eng.º Edgar Secca Vogal: Dr. Nuno Oliveira

Eng.º Ricardo Gomes

1º Suplente: AAUTAD

2º Suplente: Casa do Mel - Sr. Manuel Gonçalves

Conselho de Remunerações

Prof. Dr. Machado dos Santos

Luís & Costa Barrias, Lda - Sr. Luís Gonçalves Evolvenet, Lda - Dr. Jorge Varejão

Direcção

Presidente: Quinta da Avozinha -

Eng.º António Cruz Oliveira

Vice-Presidentes: MARC – Eng.º Carlos França

(Tesoureiro)

MERVAL - Eng.º Madeira Pinto Glegoo, Lda - Eng.º Manuel Fernandes

I. Piaget - Dr. Armando Queijo

1ºSuplente: Santos Jóias, Lda - Dr. António José

Vaz

2ºSuplente: Bosque, Lda - Eng.º Gama Amaral

E

(11)

ROJECTOS

Atendendo à sua missão, o CITMAD está já envolvido em projectos de âmbito regional: § Douro Valley

Este projecto tem como objectivo central promover o turismo na região do Douro, através das características únicas que esta possui. O website contém um elevado número de pontos de interesse georreferenciados, integrados em quatro pilares

fundamentais: Vinho, Paisagem, Turismo, Cultura & Património. Mais do que um mero aglomerado de informação, o Douro Valley destaca-se pelos serviços de que dispõe, que permitem um planeamento completo de uma viagem, sem recorrer a nenhuma agência, apenas através das escolhas do utilizador. O mapa interativo, Geo Douro, o sistema de reserva de hotel, via

Booking, e os eventos a decorrerem na região, compilados no InDouro, são algumas das ferramentas que facilitam o traçar de uma viagem tão agradável por terras durienses.

§ Empreendedouro

Pretende-se, através da presente iniciativa, criar uma rede de entidades regionais e um programa de acção conjunto de apoio ao empreendedorismo na Região Demarcada do Douro que contribua para a criação de um tecido dinâmico de pequenas empresas orientado para a valorização dos recursos endógenos da região. A consecução deste objectivo passa pela concretização no terreno de um conjunto de condições a criar.

Entidades participantes: CITMAD, Associações para o

Desenvolvimento, Associações Empresariais, Associações Comerciais, UTAD, Autarquias, Escolas, IEFP, IAPMEI, Instituições de Crédito.

(12)

Entidades de Ensino Superior

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Instituto Politécnico de Bragança Instituto Piaget - Mirandela

Entidades Municipais e Outras Instituições

NERBA – Núcleo Empresarial da Região de Bragança

ADRAT – Associação de

Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega - Chaves

EDEAF – Empresa Municipal

Desenvolvimento de Alfândega da Fé

MARC – Mercado Abastecedor da Região de Chaves

MIRCOM – Associação do Comércio Tradicional de Mirandela MERVAL - – Gestão de Mercados e de Promoção de Projectos de Desenvolvimento Local - Vila Real

Empresas

Agr. “Mel do Parque”, Lda – Bragança

Airtricity – Lisboa

Alberto Camelo – Macedo de Cavaleiros

Alfa Ténis, Lda – Valongo Alto Fuste, Lda – Vila Real Alumiserv – Mat.Const., Lda – Vila Real

AMF – Flor., Tur. E Av., Lda – Vila Real

António Lopes Correia, Lda – Vila Real

António Luís Aguiar de Morais – Chaves

Aristides Acácio Mateus – Vila Real Arménio Maximino, Unipessoal Lda – Vila Real

Associação Académica da UTAD – Vila Real

Bosque – Proj. de Engenharia, Lda – Vila Real

Brigangest, Lda – Bragança Canelas Pinto & Filhos, Lda – Vila Real

Carlos Manuel Machado

Confraria Enófilos do Douro – Peso da Régua

Coregea, Lda – Bragança Crescer Motivado, Lda – Peso da Régua

Curião – Materiais de Construção, Lda - Boticas

Dentalvão, Lda – Vila Real Doces Regionais – DJPO, Lda – Bragança

Domingos Valente Rodrigues – Vila Real

Elias Santos Pinto & Filhos - Bragança

Evolvenet - Bragança Ferreira e Bebiano, Lda

Fornima – Cons. Formação, Lda – Vila Real

Glegoo, Lda – Vila Real

Grow Best, Lda – Vila Real Humberto Manuel da Silva Babo – Chaves

Humberto Rodrigues, Lda – Vila Real

Javil – Anjos & Vilela, Lda – Vila Real

José Maria Paixão Andrade – Vila Real

José Nunes Esteves Rei – Maia José Ricardo Rodrigues Gomes - Boticas

Luís & Costa Barrias, Lda – Vila Real

Manuel dos Santos Gomes & Cia Lda – Vila Real

Manuel Meles, Lda – Bragança Mecapisa Portugal – En. Ren., Lda – Bragança

Medidata.Net, S.A – Bragança Mitalco, Lda - Macedo de Cavaleiros

Nordinfrio, Lda – Bragança Nuno Paulo Fernandes Oliveira – Escritório de Advogados - Porto Paleta Real – Publicidade, Lda – Vila Real

Plurimpressão, Lda – Vila Real Pressnordeste, Unipessoal Lda - Bragança

Publiserv, Lda – Santa Marta de Penaguião

Quinta d´Avózinha, Lda – Bragança Realpneus, Lda – Vila Real Realtua, S.A – Bragança

(13)

Empresas

Ricardo & Augustos – Isolamentos, Lda – Vila Real

Santiago & Sousa Lda – Peso da Régua

Santos Jóias – Ourivesaria Óptica, Lda – Bragança

Século XXI – Sociedade de Restauração, Lda – Bragança Silvicorgo, Lda – Vila Real Soc. Agro-Turismo Quinta do Ferro, Unipessoal Lda - Baião

Stand Vila Nova, Lda – Vila Real Strix.Plus, S.A – Bragança Varandas do Sousa, Lda – Bragança

Victor Sá Carneiro – Porto Vidrara Brigantina, Lda – Bragança Xisto Azul, Lda – Pinhão (Alijó)

Referências

Documentos relacionados

A associação possui também o Centro de Acolhimento ao Burro (CAB), que funciona como um “lar de idosos” para burros, no qual se encontram alguns asininos de diferentes raças

1 — Importa aprovar um novo regulamento do Hospital Veterinário “Professor Doutor Joaquim Lima Pereira”, adiante designado por HVUTAD, atendendo à necessidade em adequar o seu

Sob proposta da Escola de Ciências Humanas e Sociais, foi aprovada nos termos do disposto no artigo 76.º do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, republicado pelo Decreto -Lei

Faz -se saber que, perante a Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro (UTAD), pelo prazo de 30 dias úteis, a contar do dia imediato ao da presente publicação, está aberto

tem o objetivo descrever o desempenho da atividade do serviço de saúde ocupacional na prestação de vigilância da saúde e bem-estar interna dos profissionais; e

Comparando as prestações do tractor de rastos em vinhas em patamares e “ao alto”, verifica-se que nos patamares não há interesse em proceder a alterações para se aumentar a

O grau de licenciado em Engenharia e Biotecnologia Florestal é concedido ao estudante que, através da aprovação em todas as unidades curriculares do plano de estudos, obtenha 180

Faz -se saber que, perante a Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro (UTAD), pelo prazo de 30 dias úteis, a contar do dia imediato ao da publicação do presente Edital no