• Nenhum resultado encontrado

Freelance Sistema de controlo distribuído para aplicações de processo m3/h 92.0 m3/h 81.6 % 7.23 MW 44.6 % 45.0 % 50.7 m3/h 50.0 m3/h 7.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Freelance Sistema de controlo distribuído para aplicações de processo m3/h 92.0 m3/h 81.6 % 7.23 MW 44.6 % 45.0 % 50.7 m3/h 50.0 m3/h 7."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

81.6 % 7.23 MW Auto 249.1 m3/h 250.0 m3/h Auto 50.7 m3/h 50.0 m3/h Auto 91.3 m3/h 92.0 m3/h 7.2 % Auto 99.7 m3/h 100.0 m3/h Auto 40.0 m3/h Auto 44.6 % 45.0 % No Filter No Filter

Freelance

Sistema de controlo distribuído

para aplicações de processo

(2)

Com o Freelance vai cumprir o objetivo

O Freelance combina as vantagens de ambos os mundos - sistema de controlo de processo e PLC. Oferece a conceção simples e o preço razoável de um PLC em conjunto com todas as funcionalidades de um sistema de controlo de processo. O ambiente integrado simplifica a engenharia, o comissionamento, a manutenção e a gestão de redes industriais. A interface intuitiva de operação permite uma operação e um diagnóstico simplificado de todo o sistema.

O objetivo atual das empresas na indústria de processo está claramente definido: automação melhorada a baixo custo. Com base neste princípio, a ABB redefiniu sistemas de controlo compactos, escaláveis , sendo hoje considerada por muitos como um criador de tendências nesta indústria.

Atualmente, todos ficam impressionados pela história de sucesso global do Freelance, com mais de 15.000 aplicações que abrangem todos os setores da indústria. O Freelance oferece uma automação de alta performance que, além de rentável em termos de hardware e software, é também muito fácil de usar. O projeto avançado do Freelance torna o sistema de controlo ideal para numerosas aplicações em centrais elétricas, instalações de processo ou de tecnologia ambiental.

Controlador AC 800F

(3)

Controladores escaláveis

Os dois controladores AC 700F e AC 800F são o elemento principal do sistema Freelance. O AC 700F é um controlador com uma superfície mais pequena, com módulos S700 de E/S diretos que suportam o Profibus. O controlador AC 800F pode ser equipado com quatro módulos de rede industrial. Se necessário, estes podem também ser de tipos diferente.

O controlador AC 700F expande a escalabilidade do Freelance para aplicações mais pequenas. A oferta do controlador Freelance possibilita uma

escalabilidade otimizada, permitindo assim que seja usado em sistemas que variam desde apenas alguns sinais até vários milhares de sinais. Ambos controladores podem mesmo ser usados diversas vezes num único sistema. Ambos os controladores Freelance são adequados para instalações nas salas de controlo e para uso em quadros, diretamente, e mais perto da instalação.

Engenharia mínima

Automação máxima

O sistema de controlo Freelance combina uma ferramenta de desenvolvimento de fácil utilização com uma arquitetura de sistema aberta e moderna.

Detalhadamente, isto significa:

– Uma só ferramenta para engenharia, comissionamento e diagnóstico

– Gestão de redes completamente integrada na interface de desenvolvimento do sistema de controlo

– Integração da automação e da eletrificação do processo – Poupanças significativas em engenharia, comissionamento,

ensaios, serviços e manutenção

– Montagem próxima do local de instalação: redução dos requisitos de cablagem e de espaço

Componentes pré-configurados para o nível do operador A engenharia do nível do operador do DigiVis é relativamente simples. Os componentes de visualização pré-configurados incluem:

– Frontais de comando (faceplates) – Módulos de diagnóstico

– Capacidade alargada de resolução de problemas – Diagramas sequenciais automaticamente gerados – Comunicação do sistema automaticamente gerada – Lista de eventos e linhas de alarme

– Gráficos de tendência com gravação de longo prazo Estes componentes podem ser utilizados diretamente, eliminando o tempo da configuração manual.

(4)

A estrutura do nível de campo

Para o nível de campo, a ABB oferece uma extensa seleção de dispositivos, configurados para responderem às necessidades da área de uso relevante. Graças às normas de comunicação estabelecidas, a integração no Freelance é bastante simples. Usando o Profibus em conjunto com os controladores AC 700F ou AC 800F, é possível integrar dispositivos de campo inteligentes diretamente no sistema usando a rede ou com a ajuda de E/S remotas.

A escolha do tipo de fieldbus

De acordo com o conceito plug & produce, o Freelance permite a integração de todas as principais redes industriais – deixando o utilizador livre para escolher o tipo de comunicação.

Vários tipos de redes podem ser operadas simultaneamente num único controlador. Isto demonstra ser uma vantagem real, se a tarefa a ser executada especifica qual o tipo de comunicação que deve ser usado em cada caso. Interface de fácil utilização

Todas as tarefas – configuração dos controladores

e interfaces de operação, assim como gestão de redes – são desempenhadas muito facilmente usando uma só ferramenta de engenharia, o Control Builder F. Todas as cinco linguagens de programação especificadas na IEC 61131-3 estão

disponíveis. Os utilizadores apreciam especialmente a rapidez com que conseguem familiarizar-se com a ferramenta. Suportado por uma base de dados uniforme transversal ao sistema, assim como por funções de referência cruzadas, o Control Builder F permite conduzir a configuração de todo o sistema, rápida e facilmente - incluindo:

– Configuração e parametrização de dispositivos de campo e de E/S

– Ajuste da tipologia do barramento e parâmetros, tais como velocidades de transmissão e endereços O Control Builder F pode ser usado com ambos os tipos de controladores (AC 700F e AC 800F). O Freelance suporta FDT/DTM e também modelos de hardware definidos pelo utilizador, para uma configuração eficiente ou manutenção dos dispositivos de campo. Isto elimina as tarefas demoradas de integração dos ficheiros GSD do dispositivo.

Além das janelas de diálogos de parametrização gráfica intuitivas para dispositivos de campo inteligentes, um DTM também oferece, por exemplo, funções de diagnóstico exaustivas para uma manutenção eficiente.

Tipo de rede AC 700F AC 800F

PROFIBUS-DPV1 Sim Sim

FOUNDATION Fieldbus Não Sim

HART via remote I/O Sim Sim

MODBUS Master and Slave Sim Sim

CAN for Freelance Rack I/O Não Sim

(5)

A interface de operação DigVis

O DigiVis cumpre todos os requisitos dos padrões de controlo de processo, relativamente a operação e observação a um preço atrativo. Entre outras coisas, o DigiVis oferece as seguintes opções de visualização:

– Frontais de comando (faceplates) claramente estruturados para intervenções do operador (que também podem ser agrupados numa mesma tela, conforme comando do operador)

– Gráficos de tendências, incluindo dados de histórico e arquivo a longo prazo

– Páginas de alarme para áreas específicas da instalação, tela de controlo sequencial, diários de turnos, diários de eventos e gravação de dados

– Tela personalizada do sistema para diagnósticos do hardware do sistema

– Tela gráfica livre que além dos elementos gráficos padrões, também suportam bitmaps e uma biblioteca macro 3D

– Operação por monitor duplo

– Controlo Aspect para interligação de telas A configuração do DigiVis é totalmente integrada na ferramenta de engenharia Control Builder F. Um pacote de receitas (batch package) opcional está também integrado.

(6)

Visão geral do sistema

O Freelance está dividido num nível de operação e num nível de processo. O nível do operação contém as funções para operação e observação, arquivos e registos, tendências e alarmes.

As funções de controlo de malha aberta e de malha fechada são processadas nos controladores, trocando dados com os atuadores e os sensores no campo.

Profibus

Engineering station:

Control Builder F

Operator stations:

DigiVis

Field devices

Panel 800

AC 700F

Controller

with

direct I/O

AC 700F

Controller

S700

Remote

I/O

Package Unit

with AC 700F

Emergency

stop switch

Panel 800

Local

operator

station

ACS800

Motor

Variable speed drive

MODBUS

Universal

motor

control

S800

Remote

I/O

(7)

Industrial ethernet (optionally redundant)

AC 800F

Controller,

redundant

Profibus, redundant

S800 I/O

Redundancy

Link Module

RLM01

S700 I/O

S900 I/O

Foundation Fieldbus Profibus

AC 800F

Controller

Drives

and motors

Intelligent

switchgear

MNS iS

Universal

motor

control

Field

devices

MODBUS IEC870

Freelance

Rack I/O

Operator stations:

Extended operations

Emergency

stop switch

Drives

and motors

(8)
(9)

Obtenha uma tecnologia que dura

Alta disponibilidade

A tecnologia que comprovou ser uma mais-valia na utilização industrial ao longo de vários anos e que cumpre com os requisitos mais exigentes relativamente a disponibilidade. O hardware pode ser estruturado redundantemente a todos os níveis. Isto inclui os módulos redundantes de comunicação, as linhas de redes industriais redundantes assim como a redundância da rede e do controlador. Escalabilidade

Desde unidades pequenas com talvez 8 sinais até aos grandes sistemas com mais de 10.000 sinais: O Freelance cresce com a sua instalação e pode ser alargado muito facilmente para cumprir com os requisitos exigidos para cada situação.

Comunicação versátil

É possível usar o seguinte: OPC, Ethernet, TCP/IP, PROFIBUS, FOUNDATION Fieldbus, MODBUS, HART ou instruções de áudio para obter uma solução na eventualidade de um alarme, integração de vídeo ou ligação à Internet. Conformidade regulamentar

Com o objetivo de cumprir com os requisitos de autoridades reguladoras como a FDA (Food and Drug Administration) ou a EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos

Alimentos), o Freelance disponibiliza uma série de características que facilitam o procedimento de validação.

Os exemplos incluem:

– Histórico diário encriptado e dados de tendência – Funções de rastreio de auditoria

– Administração de direitos de acesso e de utilizadores (bloqueio de segurança)

Gestão do ciclo de vida

Com o Programa Automation Sentinel pode manter

o software de controlo sempre atualizado. Ao mesmo tempo, o Automation Sentinel fornece um meio flexível de assegurar que são usadas as últimas tecnologias de software

de sistema. O Automation Sentinel ajuda a gerir as licenças do software de automação com entrega atempada das últimas versões, fornecendo assim maior produtividade, custos de suporte mais reduzidos e gestão de software mais simplificada. A migração de sistemas de controlo tradicionais para o Freelance facilita a utilização e representa custos de manutenção mais baixos.

Gestão de Ativos

Se pretende manter a sua instalação a funcionar a longo prazo, necessita de informação sobre a disponibilidade e o grau de desgaste do seu equipamento. Toda a informação necessária está disponível no sistema de controlo Freelance. Como resultado, diversos clientes foram capazes de evitar fazer investimentos que pareciam essenciais mas que eram, na verdade, desnecessários. O Freelance permite o uso de modernos métodos de gestão de ativos para manutenção e otimização - ajudando por exemplo a fazer um melhor uso da capacidade da instalação.

(10)

Os nossos serviços de ciclo de vida permitem-nos aumentar o valor da sua instalação ao longo da sua vida. Os serviços reativos convencionais podem reduzir os tempos de indisponibilidade da produção, enquanto que o uso das novas tecnologias oferece um maior número de possibilidades para medidas de serviços preventivos que identificam

e evitam erros dispendiosos numa fase inicial. O serviço pró-ativo, tal como a gestão de ativos ou a modernização contínua, aumenta o valor das instalações dos nossos clientes, dando-lhes uma vantagem competitiva distinta. Está interessado? Contacte connosco para receber mais informações sobre o sistema Freelance e os seus componentes.

Receba um serviço

a cliente abrangente

A prestação de um serviço abrangente ao cliente vale o seu peso em ouro

Este serviço significa um investimento rentável que maximiza e otimiza continuamente a disponibilidade, a qualidade, o desempenho e a segurança de uma instalação. O apoio da ABB abrange as seguintes áreas: – Serviço de apoio ao cliente

– Formação

– Peças de reserva e logística, oficinas

– Processo, aplicação e serviços de consultoria

Através da especialização resultante dos nossos funcionários, garantimos competência máxima para cada tarefa que realizamos. Quer se trate de um serviço de apoio mais tradicional, como de comissionamento e manutenção de serviços ou de serviços individualizados de consultoria - os resultados são benefícios mensuráveis para o cliente.

(11)
(12)

3BDD013090 PT G 10.2012

ABB, S.A

Process Automation Rua Aldeia Nova 4455-413 Perafita Tel: +351 229 992 551 Fax: +351 229 992 650 process.automation@pt.abb.com www.abb.pt/processautomation Nota:

Reservamos o direito de proceder a alterações técnicas aos produtos ou de modificar o conteúdo deste documento sem aviso prévio. Relativamente às ordens de compra, prevalecem as condições particulares acordadas.

A ABB não aceita qualquer responsabilidade por possíveis erros ou faltas de informação que possam existir neste documento. Reservamos todos os direitos para este documento e itens e imagens nele contidos. A reprodução, cedência a terceiros ou o uso do conteúdo desde documento – incluindo as suas partes – está proibida sem a prévia autorização por escrito da ABB.

© Copyright 2012 ABB, S.A. Todos os direitos reservados.

Contacte-nos

Referências

Documentos relacionados

[1] Sensor de temperatura de entrada de água [2] Sensor de temperatura de saída de água quente [3] Sensor de retorno dos gases de combustão [4] Terminal para aplicação cascata

O estudo teve por objetivo identificar como estes estudantes do curso de Educação Física “enxergavam” o significado desta ciência através de uma fotografia.. Este

Desferroxamina, acetato 500mg injetável frasco ampola Farmácia Escola UFSC/PMF 123. Desmopressina, acetato 0,1mg/mL

Penso que, por adequação ao tipo de sociedade em que estamos inseridos, que se baseia na estrutura do indivíduo e não da totalidade, caberia mais o movimento proposto na

– Ensino médio noturno não deveria existir para menores de 18 anos, porque eles não deveriam trabalhar o dia inteiro – Auxílio monetário do governo aos alunos para que esses

As diferentes interpretações feitas pelos parceiros de aprendizagem estimulam processos que podem levar a uma modificação das estruturas do conhecimento (DILLENBOURG,

Tabela 1 – Relação das Atividades Características e Produtos da Lavoura e/ou Criação Encontrados nos Inventários das Famílias com Ampliação do Monte Menor e da Legítima

§ 1° – Além da perda de pontos que trata o caput deste artigo, a Equipe deverá justificar sua ausência com razões fundamentadas, em até 02 (dois) dias úteis