• Nenhum resultado encontrado

FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLES 2013 PLANO DE ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLES 2013 PLANO DE ENSINO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ENSINO

IDENTIFICAÇÃO:

Disciplina - Administração da Produção e Materiais

(primeiro semestre de 2013)

Semestre - Cursos Superior de Tecnologia em Logística - Noturno – 6ª feira –(18:40 – 22:10) = 4 aulas/sem. = 80 aulas/sem.

Docente:

Roberto Cezar Datrino - robertodatrino@mail.com

JUSTIFICATIVA:

A Administração da Produção e Materiais representa uma das bases do sistema empresarial, seja produção de bens ou serviços. Mostrar sua importância é criar fundamentos quanto ao processo da cadeia produtiva, bem como concatenar diversas exterioridades observadas em outras disciplinas, como aspectos ligados a recursos humanos, suprimentos, marketing e comercialização, observando-se redução de custos e melhoria de resultados organizacionais.

OBJETIVOS:

Capacitar o aluno a planejar, implementar e gerenciar todo processo de administração da produção e materiais, fazendo-o observar a empresa do ponto de vista da administração da produção e suas operações. O aluno terá uma formação para atuar nas áreas táticas e operacionais, desenvolvendo atividades administrativas e técnicas, bem como no estabelecimento de políticas e diretrizes em gerenciamento empresarial.

EMENTA DA DISCIPLINA:

Conceitos de Administração da produção e materiais. Estratégias de operações: usando a qualidade, o custo e os serviços ao cliente como armas competitivas. Projetando e desenvolvendo produtos e processos de produção. Tecnologia de produção: escolha e administração. Layout das instalações, manufatura e serviços. Sistemas de planejamento da produção. Sistemas de planejamento das necessidades de recursos. Planejamento e programação das operações de serviços. Manufatura just-in-time. Produtividade, trabalho em equipe e envolvimento. Gerência da qualidade. Controle da qualidade. Técnicas de planejamento e controle de projetos (PERT/CPM).

COMPETÊNCIAS:

Adquirir uma visão gerencial da administração da produção e materiais.

Conhecer a arquitetura de um sistema de produção e materiais e suas implicações. Conhecer os objetos e tecnologias de produção e materiais e seus campos de aplicação. Dominar as bases conceituais da gestão de operações para ser capaz de gerir empresas. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1 Visão geral da Administração da Produção e Materiais 1.1 Conceitos de Administração da Produção

1.2 Conceitos de Administração de Materiais e Logística 1.3 Visão do processo kanban e just-in-time

1.4 A cadeia de abastecimento 1.5 A cadeia de valor

1.6 O fluxo de informações no sistema Integrado de Produção e Materiais 2 Estratégias de Operações

2.1 Usando a qualidade

2.2 O custo e os serviços ao cliente como armas competitivas

3 Projetando e desenvolvendo produtos e processos de produção 3.1 Tipos de projetos nas operações produtivas.

3.2 Tipos de processos em manufatura 4 Tecnologia de produção

(2)

5 Sistemas de Planejamento da produção

5.1 Elementos dos sistemas de Planejamento da produção. 6 Sistemas de planejamento das necessidades de recursos

6.1 Perspectiva, restrições, recursos e processos da produção 7 Planejamento e programação das operações de serviços

7.1 Características e tendências das operações de serviços 8 Manufatura Just-in-time

8.1 Definição e características principais do Just-in-time 9 Produtividade, trabalho em equipe e empowerment

9.1 Avaliação da produtividade

9.2 Trabalho em equipe e envolvimento das pessoas 10 Gerenciamento da qualidade

10.1 O que é qualidade e por que é tão importante? 11 Controle da qualidade

11.1 Estabelecer padrões de qualidade

12 Técnicas de planejamento e controle de projetos (PERT/CPM) 12.1 O que é um projeto?

12.2 Gerenciamento de projeto com sucesso

MODOS OPERACIONAIS :

O curso apresenta a visão abrangente da Gestão da Administração da Produção e Operações para detalhar aspectos principais sobre o produto, visto sob o enfoque da produção e Materiais, e os aspectos básicos quanto a gestão de estoques e formas de suprimentos de materiais, influente no contexto geral da empresa.

Os temas são desenvolvidos através de aulas expositivas pelo professor, exercícios aplicativos em sala, além de trabalhos escritos e apresentados pelos alunos.

Os recursos utilizados são transparências (retroprojetor) e slides (data-show). AVALIAÇÃO:

A avaliação é executa por meio de provas e trabalhos individuais:

N1 = P1 +TR

N2 = P2 +TR

NF = (N1 + N2 + MD) / 2

Sendo:

N1  nota da primeira avaliação trimestral

P1  prova + trabalhos (valor entre 0 e 10 pontos) N2  nota da segunda avaliação trimestral

P2  prova + trabalhos (valor entre 0 e 10 pontos) MD  prova multidisciplinar (valor entre 0 e 2 pontos) NF  nota final do semestre

(3)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

DORNIER, Philippe-Pierre; ERNST, Ricardo; FENDER, Michel; KOUVELIS, Panos. Logística e Operações Globais. São Paulo: Atlas, 2009.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

LAUGENI E MARTINS, Fernando Piero e Petrônio G. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

PIRES, Silvio R. I. Gestão da Cadeia de Suprimentos: Conceitos, Estratégias, Práticas e Casos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SIMCHI-LEVI, Edith; SIMCHI-LEVI, David; KAMINSKY, Philip. Cadeia de Suprimentos: Projeto e Gestão. Porto Alegre: Bookman, 2007.

GAITHER, Norman; FRAIZER, Greg; Administração da Produção e Operações; 8. ed. São Paulo: Pioneira, 2008. LIVROS, FILMES, PALESTRAS E EVENTOS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Visita ao salão de Logística, Visita ao Porto de Santos e Feira de Embalagens.

São Paulo, 01 de fevereiro de 2013

Assinatura do Docente _______________________________ Prof. Ms. Roberto Cezar Datrino Visto do Coordenador

(4)

DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO

DIA/MÊS UNIDADE (Listar o que será ensinado em cada aula) CONTEÚDO PROGRAMADO 1º Trimestre de 2013 :6ª feira / 18:40 às 22:10 horas / 4 aulas/dia

01/02 4 Apresentação do Professor e da Disciplina de Administração da Produção e Materiais (Justificativa, Objetivos, Ementa, Competências, Conteúdo Programático, Sistema de aula, Avaliações, Bibliografia e Calendário das Avaliações). Visão geral de Administração da Produção e materiais.

08/02 4 Conceitos de Administração da Produção e de Administração de Materiais e Logística. 15/02 4 Visão do processo kanban e just-in-time, A cadeia de abastecimento e os principais

elementos e fluxo dentro do sistema de Administração de Materiais e Produção.

22/02 4 A cadeia de valor, fluxo de informações no sistema Integrado de Produção e Materiais e as estratégias de operações usando a qualidade.

01/03 4 O custo e os serviços ao cliente como armas competitivas. Projetando e desenvolvendo produtos e processos de produção. Tipos de projetos nas operações produtivas e de processos em manufatura.

08/03 4 Tecnologia de produção, escolha e administração da tecnologia de produção, Layout das instalações, manufatura e serviços. Kanban e Just-in-time. Conceitos de estoque e transporte.

15/03 4 Sistemas de Planejamento da produção, Elementos dos sistemas de Planejamento da produção. Exercícios aplicativos sobre curva a,b,c.

22/03 4 Sistemas de planejamento das necessidades de recursos. Perspectiva, restrições, recursos e processos da produção. Tecnologia de produção e exercícios aplicativos.

05/04 4 Planejamento e programação das operações de serviços, Características e tendências das operações de serviços, layout das instalações produtivas e exercícios aplicativos.

12/04 4 Manufatura e serviços, exercícios aplicativos e Revisão do 1º trimestre. 19/04 4 1ª Avaliação Trimestral de Administração da Produção e Materiais 26/04 4 Período da 1ª Avaliação Trimestral.

2º Trimestre de 2013 :6ª feira / 18:40 às 22:10 horas / 4 aulas/dia 03/05 4 Gabarito e comentários da 1ª avaliação trimestral e Manufatura Just-in-time: Definição e

características principais do Just-in-time. Exercícios aplicativos.

10/05 4 Produtividade e empowerment, Avaliação da produtividade, Trabalho em equipe e envolvimento das pessoas. Exercícios aplicativos.

17/05 4 Gerenciamento da qualidade. O que é qualidade e por que é tão importante? Exercícios aplicativos.

24/05 4 Controle da qualidade. Estabelecer padrões de qualidade. Exercícios aplicativos sobre qualidade e produtividade.

07/06 4 Técnicas de planejamento e controle de projetos (PERT/CPM). O que é um projeto? Gerenciamento de projeto com sucesso e exercícios aplicativos. Revisão do 2º trimestre. 14/06 4 2ª Avaliação Trimestral de Administração da Produção e Materiais

21/06 4 Período da 2ª Avaliação, Gabarito e comentários da 2ª avaliação trimestral. Revisão do semestre para a avaliação substitutiva.

(5)

Atividades semanais e / ou quinzenais para trabalhos domiciliares:

UNIDADE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS PELO ALUNO

(Indicar o que o aluno licenciado deverá estudar em casa e o que deverá entregar para correção do professor)

1 O aluno licenciado nos meses de janeiro e fevereiro deverá elaborar uma resenha com os temas: Visão geral da Administração da Produção e Materiais, Estratégias de Operações e Projetando e desenvolvendo produtos e processos de produção e seus sub-capítulos; utilizando a bibliografia indicada no Plano de Ensino da disciplina de Administração da Produção e Materiais.

2 O aluno licenciado no mês de março deverá elaborar uma resenha com os temas: Tecnologia de produção, Sistemas de Planejamento da produção, Sistemas de planejamento das necessidades de recursos e seus sub-capítulos; utilizando a bibliografia indicada no Plano de Ensino da disciplina de Administração da Produção e Materiais.

3 O aluno licenciado no mês de abril deverá elaborar uma resenha com o tema: Planejamento e programação das operações de serviços, Manufatura Just-in-time, Produtividade, trabalho em equipe e empowerment e seus sub-capítulos; utilizando a bibliografia indicada no Plano de Ensino da disciplina de Administração da Produção e Materiais.

4 O aluno licenciado nos meses de maio e junho deverá elaborar uma resenha com os temas: Gerenciamento da qualidade, Controle da qualidade, Técnicas de planejamento e controle de projetos (PERT/CPM) e seus sub-capítulos; utilizando a bibliografia indicada no Plano de Ensino da disciplina de Administração da Produção e Materiais.

Obs: A resenha extrai uma síntese do texto lido, ela pode ser crítica ou crítica-informativa. Uma resenha crítica analisa o valor e o alcance do texto, emite comentários, críticas, emfim, julga o texto analisado. Já a resenha crítico-informativa é mais completa, pois expõe o conteúdo do texto analisado e tece comentários. Esses comentários normalmente fazem parte do final da resenha, mas podem vir mesclados com a exposição do conteúdo. As críticas devem ser dirigidas às idéias do autor e não a ele. É importante também contextualizar a obra, em relação tanto a outras obras do autor quanto às condições gerais da cultura em que foi escrita. Na medida em que o resenhista expõe e aprecia as idéias do autor, ele estabelece um diálogo, podendo expor suas próprias idéias, defendendo seus pontos de vista, coincidentes ou não com aqueles do autor resenhado, de modo a estabelecer uma crítica clara e coerente com o texto analisado.

São Paulo, 01 de Fevereiro de 2013

________________________ _________________________

Assinatura do Docente Visto do Coordenador

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

No experimento 2, os resultados antes da aplicação sequencial (B) não foram eficientes no controle do capim-amargoso, entretanto aos 35 dias após aplicação B, os tratamentos

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

A promulgação da Lei 11.638/07 teve, principalmente, o objetivo de atualizar a legislação societária brasileira para possibilitar o processo de convergência das práticas

- desenvolver a pesquisa de acompanhamento das atividades de ensino desenvolvidas nos cursos na modalidade à distância; - participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Nota: Se a proporção da mistura do Dura Coat e o endurecedor for de 10 partes para 1, tem-se um acabamento mais brilhante e caso a mistura seja de 14 para 1 o resultado será