• Nenhum resultado encontrado

Modalidades Oscar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Modalidades Oscar"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Modalidades de Ccomércio Eeletrônico

Oscar Francisco da Silva Junior

Sistema de Informação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal

Abstract. In this paper we will discuss some of the different modalities of ecommerce existing today and those that may exist in the future. Even as through from surveys carried an analysis will be made of three modalities chosen for author of the work, in this analysis will have example some enterprise that used the technology and explanations of how the modality works inside of the enterprise. Resumo. Neste artigo serão abordadas algumas das diferentes modalidades de comércio eletrônico existentes atualmente e as que possam vir a existir no futuro. Assim como através de pesquisas realizadas será feita uma análise de três modalidades escolhidas pelo autor do trabalho, nesta análise terá exemplo de alguma empresa que utiliza a tecnologia e explicações de como a modalidade funcionam dentro da empresa.

1. Introdução

Neste trabalho iremos abordar as modalidades de comércio eletrônico existente nos dias atuais, sejam estas novidades ou antigas que sofreram adequações. Também serão abordadas modalidades que podem vir a existir futuramente. Com a evolução da tecnologia, novas formas de se fazer negócios passaram a surgir tais como mobile – commerce, pagamentos online através de P2P e entre outras modalidades.

2. Modalidades de comércio eletrônico

Neste tópico vamos analisar algumas modalidades de comércio eletrônico e citar uma empresa que esta no mercado utilizando – se da modalidade, além de uma opinião pessoal sobre viabilidade técnica.

2.1 Mobile - Commerce

Uma das novas formas de se realizar negócio na atualidade é através de dispositivos móveis, este mercado é mais conhecido por mobile commerce. Esta modalidade de comércio eletrônico se caracteriza por ser toda e qualquer transferência de propriedade ou de direitos de utilização de bens e serviços que é iniciado ou concluído através de dispositivos móveis como tablets e smartphones. O surgimento dessa modalidade foi

(2)

possível graças ao empenho que muitas empresas têm para desenvolver smartphones e outros dispositivos portáteis com a utilização de tecnologias avançadas, fazendo com que eles se tornem mais rápido aumentando seu desempenho. Além disso, a rede 3G e 4G estão cada vez melhores, permitindo que os usuários de dispositivos móveis tenham acesso à internet em qualquer lugar e momento.

O mobile commerce se da de duas formas, através de aplicativos existentes nos dispositivos ou através de sites. Escolher qual forma será a adquirida é muito importante uma vez que nos dias atuais, as pessoas preferem realizar compras através de aplicativos, pois elas são mais convenientes, fáceis e rápidas de se navegar. Esses aplicativos ainda permite que o conteúdo seja personalizado, podendo assim que as ofertas e vantagens sejam construídas especificamente para um publico alvo, e pelo lado de quem desenvolve o produto, terá que se preocupar com o hardware e sistema operacional instalado nos smartphones, pois com uma experiência ruim na utilização do sistema dificilmente os usuários irão querer utilizar novamente. O mobile commerce feito através de websites pode ser um risco se achar que basta ter um site e já está tudo pronto, uma vez que o usuário teria uma experiência desagradável ao ter que ficar arrastando a tela de um lado para o outro para achar o conteúdo, portanto estes sites tem que possuir responsividade, ou seja, o conteúdo do site se adequar a sua resolução para que então o usuário tenha acesso ao que ele desejar facilmente. Com ferramentas como o Bootstrap o problema da responsividade se tornou minúsculos para os desenvolvedores uma vez que essas ferramentas facilitam o trabalho destas implementações.

Um dos principais problemas deste tipo de modalidade é a internet, uma vez que ainda é necessário dela para realizar as transações e em muitos países a infraestrutura de rede é precária, como por exemplo, o Brasil, que a internet 3G é muito instável.

2.2 Redes sociais

Uma das modalidades de e-commerce mais atuais é a efetuada através de redes sociais. Com a expansão dessas redes nos últimos anos, elas se tornarão um ambiente propicio para se realizar vendas e compras de produtos, uma vez que muitas passam horas por dia navegando. Este mercado também esta ficando como conhecido como S-Commerce(Social - Commerce)que são lojas virtuais dentro de redes sociais, como a Likestore dentro do Facebook que iniciou assim o F-commerce.

Esta nova modalidade irá ampliar ainda mais o e-commerce uma vez que pelo fato de serem inseridos nas redes sociais, os consumidores passará a receber ofertas online de produtos e serviços através de recomendações de seus amigos. Uma das vantagens é que não necessitara de uma estrutura tecnológica já que tudo será feito por empresas aliadas da Likestore, como a MOIP, responsável pelo sistema de pagamento, e o cálculo de frete baseado nos correios.

Outra propriedade da likestore é que a compra dos produtos será feito dentro da página do facebook, sem necessitar ir a um link externo para realizar a compra, assim os

(3)

usuários transformarão suas páginas em vitrines. Ao comprar um produto, a pessoa terá um link postado automaticamente em sua página mostrando que ela realizou uma compra, podendo assim que outras pessoas visualizem o ato. Um dos fatores mais importantes das compras é que a tendência seja que a decisão de adquirir ou não um produto ou serviço, seja influenciada pela opinião popular, isso nas redes sociais são propagandas a uma enorme velocidade seja positivamente ou negativamente. Esta ferramenta também esta integrada ao Instagram. Outra forma bem conhecida de se fazer s-commerce é quando uma pessoa indica um restaurante pelo twitter.

2.3 Televisão

Outra modalidade de comércio eletrônico que esta surgindo atualmente é a aquisição de bens ou serviços pelos programas de televisão através de seu controle remoto, este tipo de comércio esta ficando conhecido por T-Commerce. Muitas televisões já possuem mecanismos para acesso à internet, permitindo assim que as pessoas naveguem pela web, mas desenvolvedores buscam uma nova forma de fazer com que as tv’s digitais possuam um mecanismo de interatividade através do controle. Uma das principais tecnologias que esta sendo usada para o avanço desta proposta é o GINGA, que é um middleware, ou seja, uma camada entre a aplicação e o sistema operacional, que integrado ao sintonizador de TV digital, proporcionará interatividade entre o usuário e a televisão, o Ginga pode ser utilizado em instalações em conversores (set-top-boxes) e em televisores. Ele possui duas funções, sendo uma tornar as aplicações independentes dos SO’s das plataformas de hardware, e a outra de fornecer suporte para a interatividade. Os middlewares específicos para televisões possuem maquinas de linguagens oferecidas e bibliotecas de funções, para o rápido e fácil desenvolvimento de aplicações de interações para tv’s digitais. O Ginga possui código aberto, ou seja, qualquer pessoa pode ter acesso e contribuir, ele é constituído por subsistemas interligados, GINGA Common Core que tem como principais funções tratar da exibição de vários objetos de mídia, o GINGA Nested Context Language, responsável pela especificação de aspectos de interatividade, sincronismo espaço-temporal entre objetos de mídia, adaptabilidade, suporte a múltiplos dispositivos e suporte à produção ao vivo de programas interativos não-lineares, e o Ginga J que serve para prover uma infra-estrutura de execução de aplicações baseadas na linguagem Java.

Esta modalidade ainda não é algo concretizado no mercado, mas já existem alguns estudos apontando evoluções nessa área.

2.4 Compras coletivas

As compras coletivas é uma adaptação do e-commerce convencional que vem chamando atenção de muitas pessoas já há algum tempo. Este sistema funciona da seguinte forma, uma promoção é ofertada na rede com descontos por um determinado

(4)

prazo, mas a oferta só é valida quando alcança um número mínimo de compradores. Este número é informado aos interessados assim como o número de pessoas que já demonstraram interesse. Quando uma pessoa realiza uma compra, ela recebe um comprovante de compra para quando o número mínimo for atingido esta pessoa poder receber o produto, caso este número não seja alcançado dentro do prazo, a promoção é cancelada e os pagamentos devolvidos. Assim como no e-commerce tradicional os sites de compras coletivas precisam possuir padrões de segurança e autenticação digitais, assim como chaves públicas e privadas para não comprometer a integridade e segurança dos dados das pessoas, precisa se comprometer também com os prazos de entrega.

3 Análise de modalidades

Neste tópico serão analisadas três modalidades de comércio eletrônico sejam estas que ofereçam serviços ou produtos. Será explicado o que são as modalidades e como funcionam, ou seja, tecnologias envolvidas no processo, assim como se ainda estão em fase de desenvolvimento ou se já projetos prontos e funcionais e citar alguma empresa que já utiliza serviço ou produto. Também será feito uma conclusão sobre sua viabilidade técnica através das análises de informações pesquisadas.

3.1 Lojas de app para dispositivos móveis

Com o avanço dos smartphones e tablets, foi identificada uma nova necessidade dos usuários destes produtos, e então um novo mercado de e-commerce surgiu, o de aplicativos para dispositivos móveis, estes aplicativos podem ser jogos, temas para personalização, softwares de segurança, utilitários de áudio, vídeo, redes sociais e outros. Atualmente existem três lojas muito fortes destes aplicativos no mercado que são a Ovi Store, aonde disponibiliza app’s para aparelhos da Nokia, Apple Store para os dispositivos móveis que possuem MacOs e a Play Store para produtos que possuem Android OS. Neste trabalho será abordado sobre a Ovi Store.

3.1.1 Ovi Store

A Ovi Store, também chamada de Nokia Store, é a loja de aplicativos dos smartphones que possuem o antigo sistema operacional Symbian e o Windows rodando em seus celulares, ou seja, produtos da Nokia e recentemente da Microsoft. Ela se encaixa na modalidade de mobile-ecommerce, que já foi explicado neste trabalho, pois é uma loja que vende aplicativos e serviços para dispositivos móveis.

Na loja existem aplicativos de todos os tipos e para todas as idades, eles podem ser gratuitos ou pagos. Para ter acesso a este serviço, é necessário ter uma conta da Nokia Store, através dessa conta pode entrar para baixar os app’s pelo smartphone ou computador. Para baixar pelo computador é necessário ter instalado o Nokia Ovi Suite

(5)

nele, e então logar sua conta através dele e baixar os app’s desejados, porém nem todos os aplicativos funcionam em qualquer celular, pois existe o problema de incompatibilidade, aonde certos aplicativos só irão rodar em determinado hardware ou sistema operacional, como exemplo podemos citar o smartphone Nokia N8, que tem como sistema operacional a linha de Symbian, que com a venda da nokia para a Microsoft, os smartphones passaram a utilizar o Windows Phone como sistema operacional, e então os aplicativos começaram a ser implementados para rodar neste sistema. Se alguém que possui um NOKIA N8 tentar instalar um aplicativo novo não irá conseguir, pois dará problemas de incompatibilidade. Além do problema do sistema operacional, outro erro muito comum é a incompatibilidade de hardware, no caso de jogos, por exemplo, os atuais necessitam de um hardware mais poderoso para rodar sem travar, não conseguindo então executar em um smartphone mais antigo. Portanto quando tenta instalar um aplicativo que não está disponível para aquele modelo de smartphone o sistema da loja avisa que não será possível efetuar a instalação.

O pagamento dos aplicativos que possuem custo pode ser efetuado de duas formas, uma é a convencional através do número de cartão de crédito que deve estar cadastrado a sua conta da Nokia, a outra forma é através da linha telefônica usada, aonde o valor do aplicativo é incluso na conta do chip. Ainda esses aplicativos possuem um sistema de avaliação que usuários podem avaliar o produto, pode ser escolhido de 1 a 5 estrelas aonde quanto mais estrelas ele tiver mais bem avaliado esta sendo. Entre das tecnologias e linguagens utilizadas para desenvolver os aplicativos para funcionar nesta plataforma estão flash lite, Python, Symbian, Symbian web Runtime, Maemo, Symbian C++, Java ME e QT, sendo que algumas dessas já estão caindo em desuso como a linguagem Python.

A Nokia ainda disponibiliza um site só para desenvolvedores contendo SDKS, bibliotecas e outras diversas ferramentas, além de um fórum para discutir com outros desenvolvedores para quem quiser desenvolver aplicativos para as plataformas, inclusive para a linha de produção do Nokia X, que utiliza o sistema operacional Android. Portanto é viável desenvolver app’s para esta plataforma e entrar neste comércio eletrônico uma vez que é algo bem utilizado e os desenvolvedores podem trocar informações entre eles, facilitando assim o desenvolvimento, e ainda contam com incentivos técnicos da Nokia que como já foi citado libera API’s, SDK’s entre outras ferramentas. Além de utilizar umas das linguagens mais modernas que é o JAVA ME, a Nokia ainda possui uma ferramenta que testa a compatibilidade do aplicativo desenvolvido com os smartphones e permite a integração da API caso o aplicativo seja pago.

3.2 Sistema de pagamento online P2P

O sistema de pagamento online é um serviço que vem crescendo bastante no mercado mundial, este tipo de negócio acontece quando uma empresa se responsabiliza por

(6)

pagamentos que são realizados para alguma empresa, ou seja, é uma empresa que trabalha como intermediadora do pagamento entre cliente e outra empresa. Além disso, este tipo de serviço faz com que as pessoas não precisem andar com dinheiro ou cartões de crédito, uma vez que os usuários desses sistemas possuem uma conta no site da empresa e seu dinheiro fica disponível online, assim quando ele quiser utilizar o dinheiro para realizar compras, basta logar sua conta e realizar a compra, porém a empresa da qual ele deseja adquirir o produto também precisa fornecer este método de pagamento, esta forma de pagamento é possível graças a tecnologia da rede P2P. Hoje em dia muitas empresas já fornecem este de serviço tais com a PagSeguro e BCash, mas a que será abordada neste trabalho é a PayPal, a empresa de maior sucesso neste ramo atualmente.

3.2.1 PayPal

O sistema de pagamento online fornecido pela empresa do Paypal atualmente é o mais utilizado no mundo e esta presente em 193 países e muitas lojas de e-commerce mundial já aceitam esta forma de pagamento, esta empresa já esta muito consolidada no mercado. Para fornecer este serviço a Paypal se baseia em um software que criptografa transações entre computadores, ou seja, utilizando a rede P2P. Ela fornece diversas formas de se utilizar o dinheiro, seja fazendo pagamentos, transferências bancarias para outros usuários, doações e até mesmo retirando o dinheiro em cédulas.

Existem diversas tipos de contas, cada qual para usuário adequado, se for uma pessoa física pode ter uma conta pessoal normal, mas também há opções de planos para empresas. Logo no cadastro a Paypal já verifica se a pessoa não é um scammer através do número do cartão de crédito. Caso um usuário queira depositar dinheiro de uma conta bancária em sua conta Paypal, ao digitar o número da conta e a senha, ela realizara duas transferências, geralmente de R$0,05, para fazer a verificação da sua conta. Outro fato importante sobre o Paypal é que durante as transações o número do cartão de credito do comprador não é passado para o vendedor, ele apenas recebe o valor da transação.

No quesito segurança a Paypal também fornece muitas formas de impedir fraudes, passando assim muita confiança para seus usuários. Uma das formas básicas de segurança utilizada é o teste Gausebeck-Levchin, impedindo assim que pessoas com intenções maliciosa criem varias contas utilizando programas com número de cartões de credito falsos. Além disso a Paypal utiliza algoritmos especiais para verificar fraudes de transferências que contenham altos valores.

A pPaypal ainda disponibiliza API’s para aqueles que desejam integrar seus sites ao serviço. Nesta API contêm banners, check out e o botão de pagamento, é possível baixar também o SDK para versões de aplicativos mobile, além de muitas outras funções com guias para ajudar na implementação.

(7)

Sem dúvida nenhuma este é um tipo de comércio eletrônico muito viável, mas é necessário ter implementações pesadas de seguranças uma vez que é está se lidando com dinheiro de outras pessoas. Tendo assim que se construir algoritmos que não permitam que um usuário se passe por outro, garantir sempre a integridade das transações utilizando – se de chaves públicas para identificar as pessoas envolvidas e privadas para realizar as transações.

3.3 Sistema3.3 Sistemas de serviços em nuvem

Outro tipo de serviço online que vem se tornando muito comum é o de armazenar dados na nuvem. Este tipo de armazenamento já existe há algum tempo, aonde as pessoas poderiam armazenar seus arquivos em sites, ou seja, na tecnologia que chamamos de cloud computing.

Porem algumas empresas inovaram decidiram inovar neste tipo de serviço, criando assim uma nova modalidade de comércio eletrônico. Agora não só os usuários podem armazenar seus documentos nos sites, mas como também podem criar novos documentos online e fazer suas atividades, sejam documentos de textos, planilhas e entre outras. Isso faz com que a pessoa não precise ter este tipo de software instalado em suas máquinas para poder realizar essas tarefas, basta apenas entra em um desses sites e criar o documento que precisar. A empresa fornecedora deste serviço que será abordado neste trabalho é a Google Drive.

3.3.1 Google Drive

A Google que já possuía inúmeros serviços, acabou entrando em uma nova modalidade de e-commerce, a armazenamento e criação de documentos online, utilizando o Google Drive, que possibilita que seus usuários criem documentos, pastas, apresentações, planilhas, formulários e entre outros documentos importantes muito usadas no dia a dia. Além das pessoas poderem criar os documentos, elas podem editar, visualizar, ver histórico de alterações, compartilhar com outras pessoas, permitir que outras pessoas também façam alterações no documento compartilhado com elas, conta com um chat para as pessoas que tem permissão de compartilhamento no documento se comunicarem, um sistema de comentários sobre linhas do documentos, além de possuir inúmeras formas de edição e formatação de documentos.

O Google Drive possui a tecnologia OCR(Optical Character Recognition) que é utilizada para buscar trechos de textos em documentos digitalizados, ou seja, possui reconhecimento de imagens. Além disso é uma plataforma aberta, permitindo que desenvolvedores possam ampliar o leque de possibilidades dos serviços, já existindo até plug-ins para envio de faxes, editores de vídeos e criação de wireframes.

Outras tecnologias úteis estão integradas ao sistema da Google, tais como, funciona no modo off-line, o que lhe permite continuar trabalhando com os documentos com o

(8)

navegador em modo off-line mesmo sem internet. A polyline que faz com que seja possível criar linhas e desenhar gráficos e tabelas nos trabalhos, assim como as ferramentas de dicionários, tradutores, visualizar documentos em formato CSS, criar códigos HTML para os documentos, permite que pessoas que não possuem uma conta da Google possam alterar os documentos, por meio do Syncplicity, é possível integrar o Google Drive com o Microsoft Office e ainda possui outras dezenas de funcionalidades que ajudarão muito as pessoas no seu dia a dia.

Um dos problemas do serviço é que assim como todos os cloud computing, o usuário fica dependente do bom funcionamento do servidor da nuvem para não perder a integridade e disponibilidade de seus documentos, mas por se tratar de uma empresa de sucesso espera – se que este problema seja minimizado ao máximo.

Por ser um serviço de armazenamento, algo que nos dias atuais não é novidade e já se conhece muito sobre o assunto, a viabilidade técnica acaba sendo favorável. As maiores dificuldades estariam em adaptar os diversos formatos de arquivos, integração com outros softwares e tecnologias e manter um servidor da nuvem estável e seguro para que as pessoas possam manuseia seus documentos quando e aonde quiserem.

(9)

Referências http://developer.nokia.com/ http://noticias.universia.com.br/ciencia-tecnologia/noticia/2014/03/12/1087741/55-dicas-aproveitar-maximo-do-google-drive.html http://www.ecommercebrasil.com.br/fornecedores/paypal-indicada/ http://qinetwork.com.br/google-drive-saiba-mais-sobre-este-otimo-produto-que-sera-integrado-ao-google-apps/ http://www.e-commerce.org.br/artigos/mobile-commerce.php http://ecommercenews.com.br/glossario/o-que-e-mobile-commerce http://ecommercenews.com.br/noticias/pesquisas-noticias/consumidores-preferem-aplicativos-a-sites-mobile-sugere-pesquisa http://vitaminapublicitaria.com.br/variedades/vendas-por-redes-sociais-fcommerce-likestore-diferenas-ecommerce-convencional/ http://info.abril.com.br/noticias/extras/saiba-como-lucrar-com-o-social-commerce-03082011-25.shl http://ecommercenews.com.br/glossario/o-que-e-t-commerce http://www.dtv.org.br/informacoes-tecnicas/ginga/ http://www.certi.org.br/projetos-inovadores/t-commerce-para-tv-digital.html http://oglobo.globo.com/economia/saiba-como-funcionam-os-sites-de-compras-coletivas-2977481 http://www.tecmundo.com.br/comercio-eletronico/7977-como-usar-o-paypal.htm http://tecnologia.hsw.uol.com.br/paypal.htm https://developer.paypal.com/webapps/developer/docs/

(10)

Correção:

Introdução: Ficou boa a sua introdução e suas citações. Empresa/Site/Tecnologia  Fez 3 OK

A-Modalidade(s) utilizada(s) Direcionou cada uma corretamente B-Implementado/Projeto Disse de maneira indireta

C-Tecnologias computacionais envolvidas  Mencionou. D-Arquitetura  Não fez

E-Conclusão e Viabilidade Indiretamente

Conclusão:  Fez Parcial das análises, sem a final.

Ref: Fora de padrão

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

A taxa do INR ideal para os paci- entes com disfunção ventricular e insuficiência cardíaca também não foi estimada por meio de estudos prospectivos e randomizados, e a taxa

Exposição no Átrio do Auditório Municipal de Mesão Frio Exposição dos trabalhos feitos nas Oficinas de Origamis para alunos, promovida no dia 13 de Abril de 2011 na

Disto pode-se observar que a autogestão se fragiliza ainda mais na dimensão do departamento e da oferta das atividades fins da universidade, uma vez que estas encontram-se

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da

13) Para tal fim cada Parte deverá comunicar a outra por escrito da existência e o objeto da controvérsia, para a resolução da mesma. 14) Caso isto não aconteça em até 60

I interpret the difference in the estimates obtained when using ordinary least squares (in column (i)) and instrumental variables (in column (ii)) as indicative