• Nenhum resultado encontrado

: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share ": Brapci ::"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

RECIIS – Rev. Eletron. de Comun. Inf. Inov. Saúde. 2014 jun.; 8(2) – p.227-230 [www.reciis.icict.fiocruz.br] e-ISSN 1981-6278 | DOI: 10.3395/reciis.v8.i2.947.pt

Relato de experiência

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o

movimento acesso livre

The Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra and the open access

movement

El Centro Hospitalario y Universitario de Coimbra y el movimiento

Acceso Libre

Helena Donato

i

RESUMO

O movimento em favor do acesso aberto ao conhecimento científico tem como objectivo recuperar a posse da comunicação ci-entífica, criando canais alternativos e gratuitos para partilhar a informação e fazer a ciência crescer sem barreiras. Uma das prin-cipais vias ou estratégias para a concretização do acesso aberto é através de repositórios. F oi nesse contexto que se deu a criação do Repositório Institucional dos Hospitais da Universidade de Coimbra (RIHUC) em 2008, actualmente Repositório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Este repositório é o registo oficial da produção científica do CHUC. Conclusão: o open access em Portugal, e no CHUC em particular, é irreversível.

Palavras-chave: Acesso à informação; Armazenamento e recuperação da informação; Disseminação da informação; Portugal; Publicação científica

ABSTRACT

The open access movement to scientific knowledge aims to regain possession of scientific communication, creating alternative free channels to share information and make science grow without barriers. One of the main ways or strategies to achieve open access is via repositories. In this context, the Institutional Repository of the Hospitais da Universidade de Coimbra (RIHUC) was created in 2008, currently repository of the Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). This repository is the official record of the scientific production of CHUC. We've come to the conclusion that open access in Portugal and in particular at CHUC is irreversible.

Keywords: Access to information; Information dissemination; Information storage and retrieval; Portugal; Scientific pu-blishing

RESUMEN

El movimiento a favor del acceso abierto al conocimiento científico tiene como objetivo recuperar la pose de la comunicación científica, creando canales alternativos y gratuitos para compartir la información y hacer la ciencia crecer sin barreras. Una de las principales vías o estrategias para la concretización del acceso abierto es a través de repositorios. Fue en ese contexto que se dio la creación del Repositorio Institucional de los Hospitales de la Universidad de Coimbra (RIHUC) en 2008, actualmente Re positorio del Centro Hospitalario y Universitario de Coimbra (CHUC). Este repositorio es el registro oficial de la producción ci -entífica del CHUC. Conclusión: el Open Access en Portugal, y en el CHUC en particular, es irreversible.

i Serviço de Documentação, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal. helenadonato@huc.min-saude.pt

(2)

RECIIS | 2014 jun.; 8(2) – p.227-230 | [www.reciis.icict.fiocruz.br] | e-ISSN 1981-6278 | DOI: 10.3395/reciis.v8.i2.947.pt

Palabras clave: Acceso a la información; Almacenamiento y recuperación de la información; Diseminación de la información; Portugal; Publicación científica.

Submetido: 30.mar.2014

Aceito: 21.maio.2014

Conflitos de interesse: Não há conflitos de interesse a declarar.

Fontes de financiamento: Não houve.

Introdução

O Acesso Livre é um movimento, ou melhor, uma estratégia global, cujo objectivo é recuperar a posse da comunica -ção científica, criando canais alternativos e gratuitos para partilhar a informa-ção e fazer a ciência crescer sem bar-reiras. É um movimento benéfico para a ciência, pois a produção científica torna-se livre e universalmente acessível online.

O movimento de acesso aberto ao conhecimento científico teve a sua grande difusão no início do século XXI. Este movimento pretende disponibilizar, na internet, o acesso livre à literatura científica com “peer review”, permi -tindo a qualquer utilizador ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto

inte-gral desses documentos1.

Uma das principais vias ou estratégias para a concretização do acesso aberto é através de repositórios, ou seja, por depósito das publicações num repositório com acesso aberto, o que significa que, um artigo para além de ser publicado numa determinada revista, passa a ter também uma cópia depositada num repositório temático ou insti-tucional2.

O caso do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)

Foi neste contexto que foi criado o Repositório Institucional dos Hospitais da Universidade de Coimbra (RIHUCii)

em 2008, actualmente repositório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Este repositório é o registo oficial da produção científica do CHUC.

O CHUC apresenta-se como uma referência no Serviço Nacional de Saúde, com funções diferenciadas na presta-ção de cuidados de saúde de elevada complexidade, na formapresta-ção pré e pós-graduada e na investigapresta-ção científica, sustentadas no mais actualizado conhecimento científico e técnico dos seus profissionais e no desenvolvimento pró-prio de novas metodologias de inovação tecnológica.

Como centro hospitalar do futuro, é um grande centro hospitalar geral, central e universitário, com os mais ele-vados padrões de qualidade assistencial, técnica, científica e de investigação.

É uma instituição prestigiada, junto da população, devido ao reconhecimento genérico da elevada experiência e saber dos seus profissionais, assim como dos seus recursos tecnológicos e terapêuticos.

Para aumentar esse impacto, a visibilidade, a notoriedade, o reconhecimento e o impacto da produção científica da instituição, o CHUC mantém o RIHUC em funcionamento desde 15 de dezembro de 2008.

O RIHUC foi o primeiro repositório institucional na área da biomedicina em Portugal, e um dos primeiros no âmbito internacional, o que tornou os HUC os primeiros a ter um repositório.

ii RIHUC <http://rihuc.huc.min-saude.pt/>

(3)

RECIIS | 2014 jun.; 8(2) – p.227-230 | [www.reciis.icict.fiocruz.br] | e-ISSN 1981-6278 | DOI: 10.3395/reciis.v8.i2.947.pt

Em 13 de janeiro de 2011, a política de acesso livre dos HUC foi aprovada pelo Conselho de Administração e en-trou em vigor no dia seguinte ao da sua aprovação.

Essa deliberação estabeleceu a política de acesso livre aplicável à produção científica dos HUC, tanto no que res-peita à publicação “convencional” de artigos em revistas, actas e outras publicações sujeitas ao processo de

peer-review, como de relatórios técnicos e outros documentos resultantes do desempenho das actividades dos seus

auto-res no Hospital.

Com essa política, os HUC comprometem-se a disponibilizar o texto integral de todas as publicações com acesso livre registadas no RIHUC, assegurando que está conforme as normas técnicas internacionais adequadas, como as definições Open Archives Initiative e Digital Repository Infrastructure Vision for European Research (DRIVER), e com os critérios de acessibilidade nível A da World Wide Web Consortium (W3C).

OS HUC estabelecem e asseguram os procedimentos necessários à preservação digital dos conteúdos registados no RIHUC e à garantia de acesso permanente ao material ali depositado.

O depósito de documentos no RIHUC é feito pelo Serviço de Documentação, não tendo sido implementado o au-toarquivo pelo autor. Assim, a Comunidade Científica dos HUC deve enviar para o Serviço de Documentação toda a produção científica realizada no contexto das suas actividades no hospital, em texto integral, em formato PDF (Por -table Document Format), logo após publicação, ou aceitação para publicação ou apresentação em conferências, para a inclusão no RIHUC.

Compete ao Serviço de Documentação gerir o RIHUC, assumindo os actos seguintes: - Receber e arquivar os documentos enviados pelos autores do CHUC, no RIHUC; - Garantir a indexação dos documentos arquivados;

- Fazer o levantamento da restante produção científica do CHUC, assegurar a sua divulgação no RIHUC e promo-ver o envio dos documentos para arquivo por parte dos autores;

- Promover acções de divulgação; e

- Caracterizar a produção científica global do CHUC, de cada serviço ou departamento, com base num painel de indicadores que deve propor.

Na política de acesso livre é também aconselhado que, sempre que possível, os autores utilizem o “SPARC Au -thor Adendum” nos contratos celebrados com os editores, para manter os direitos de uso não comercial das obras, seja através da sua distribuição para fins não comerciais, seja através da sua colocação em bases de dados de acesso público.

O CHUC procurará assegurar os mecanismos necessários para a correcta atribuição e uso responsável dos traba-lhos publicados no RIHUC, em particular segundo os termos da Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Portugal.

Conclusão

O open access em Portugal, e no CHUC em particular, é irreversível. O balanço do RIHUC é claramente positivo e os indicadores assim o comprovam (em abril de 2014, 1,471 documentos depositados; 9,305,840 pesquisas; 1,799,981 downloads).

Mobilizou-se a comunidade CHUC mas, para garantir uma adesão mais elevada e o sucesso dessa política, é ne-cessário continuar com actividades regulares de sensibilização, informação e divulgação da importância do seu cumprimento.

(4)

RECIIS | 2014 jun.; 8(2) – p.227-230 | [www.reciis.icict.fiocruz.br] | e-ISSN 1981-6278 | DOI: 10.3395/reciis.v8.i2.947.pt

Referências

1. Dez anos da Iniciativa de Budapeste em Acesso Aberto: a abertura como caminho a seguir. Disponível em:

<http://www.budapestopenaccessinitiative.org/boai-10-translations/portuguese-brazilian-translation>. Acesso

em: 10 abr 2014.

2. Donato H. RCAAP Project. J Eur Assoc Health Info Libr 2010; 6(1): 16-18.

Referências

Documentos relacionados

of some species may increase when tissue culture techniques are applied (Fay 1992). In vitro germination was successfully conducted for M. coriacea, providing plantlets that

GGFIS Gerência G Gerência G Gerência G Gerência Geral de Fiscalização de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária eral de Fiscalização de Produtos Sujeitos à

Para se obter maior precisão nas simulações, na próxima seção as elasticidades foram estimadas para o período 2004/2013 em seis posições na ocupação

Já nas colheitas tardias, 14 a 16 meses após o plantio, também foram obtidas as maiores produ- tividades de raízes comerciais nas menores densidades po- pulacionais (Figura

José Airton de Arruda José Armando Mangione Luiz Antonio Ferreira Carvalho Marco Alcantara. Mario Araya Raul Arrieta

hall, dois elevadores e escada geral, e tendo: sala para dois ambientes com varanda, circulação, banho social, dois quartos, suíte com banho e terraço; cozinha, área de

2 questões, e do qual é exemplo a atual “disforia de género” do DSM 5, da Associação Americana de Psiquiatria (2013). Dada a produção de desequilíbrios de poder entre