• Nenhum resultado encontrado

RISCOS DE ENGENHARIA QUEBRA DE MÁQUINAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "RISCOS DE ENGENHARIA QUEBRA DE MÁQUINAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SUSEP nº 10.001514/01/63

Nas próximas páginas estão contidas as CONDIÇÕES GERAIS que regem este seguro e estabelecem suas normas de funcionamento.

- CONDIÇÕES GERAIS Cláusula 1ª - OBJETO DO SEGURO

O presente seguro tem por objetivo garantir até o limite da "importância segurada", sob estas "CONDIÇÕES GERAIS", e de acordo com Condições "ESPECIAIS" e "PARTICULARES" expressa e obrigatoriamente convencionadas nesta apólice, indenização por prejuízos que o segurado venha a sofrer em conseqüência de riscos cobertos, enquanto permanecerem inalteradas as informações prestadas na proposta e no questionário ou ficha de informações que serviram de base à emissão da apólice, da qual tais documentos passam a fazer parte integrante.

Cláusula 2ª - RISCOS COBERTOS

Para fins deste seguro, consideram-se "Riscos Cobertos" aqueles expressamente convencionados nas "Condições Especiais" e nas

"Condições Particulares" constantes desta apólice.

Cláusula 3ª - RISCOS EXCLUÍDOS

1. Esta apólice não cobre perdas, danos, avarias e responsabilidade, direta ou indiretamente resultantes de:

a) guerra, invasão, ato de inimigo estrangeiro, hostilidades ou operações bélicas, guerra civil, insurreição, rebelião, revolução, conspiração ou ato de autoridade militar ou de usurpadores de autoridade;

b) tumultos, motins, greve e "lock-out", além de atos maliciosos de qualquer pessoa ou pessoas, agindo em ligação com qualquer organização política, religiosa ou ideológica e outras que visem a instigar a queda do governo "de jure" ou "de facto", por meio de atos de terrorismos ou subversão;

c) desapropriação permanente ou temporária decorrente de confisco, nacionalização, intimação e requisição por ordem de qualquer autoridade legalmente constituída;

d) efeitos de materiais de armas nucleares, radiações ionizantes ou de contaminação provenientes de radioatividade de qualquer combustível nuclear ou de qualquer resíduo nuclear, resultante de fissão nuclear, bem como custos de descontaminação;

e) atos terroristas, cabendo à Seguradora comprovar com documentações hábeis, acompanhada de laudo circunstanciado que caracterize a natureza do atentado, independentemente de seu propósito, e desde que tenha sido devidamente reconhecido como atentatório à ordem pública pela autoridade pública competente;

f) falha ou mau funcionamento de qualquer equipamento e/ou programa de computador em reconhecer corretamente, interpretar e/ou processar e/ou distinguir e/ou salvar qualquer data como real e correta data de calendário, ainda que, continue a funcionar corretamente após aquela data.

Cláusula 4ª - DOCUMENTOS E PROVA DE SEGURO

1. São documentos do presente seguro à proposta com o respectivo questionário, a ficha de informações e a apólice com os seus anexos.

1.1. Nenhuma alteração nesses documentos será válida se não for feita por escrito e receber concordância de ambas as partes contratantes.

2. Não é válida a presunção de que a Seguradora tenha conhecimento de circunstâncias que não constem dos documentos citados nesta cláusula, e daquelas que não lhe tenham sido comunicadas posteriormente na forma estabelecida nestas Condições.

Cláusula 5ª - DECLARAÇÕES INEXATAS

Quaisquer declarações inexatas ou omissas na proposta do segurado, assim como no preenchimento do questionário ou ficha de informações sobre circunstâncias que possam influir no conhecimento do risco, garantem a Seguradora o direito de, se julgar necessário, restringir a cobertura ou de cobrar prêmio adicional para mantê-la inalterável.

Cláusula 6ª - INSPEÇÃO

A Seguradora se reserva o direito de proceder, durante a vigência da apólice, a inspeções dos bens segurados. O segurado se obriga a facilitar tais inspeções e a fornecer documentos e esclarecimentos solicitados.

Cláusula 7ª - FRANQUIAS

Correrão por conta do segurado os prejuízos indenizáveis relativos a cada sinistro coberto, até o limite das franquias estipuladas na especificação da apólice.

Cláusula 8ª - ALTERAÇÃO E AGRAVAÇÃO DO RISCO

O segurado se obriga a comunicar a Seguradora qualquer modificação no risco, ficando esta isenta de responsabilidade pelo não cumprimento desta disposição e com o direito de cobrar prêmio adicional para a manutenção da cobertura, desde que tal modificação implique a agravação do risco.

Cláusula 9ª - SEGUROS EM OUTRA SEGURADORA

1. Sob pena de não lhe caber qualquer direito previsto nesta apólice, o segurado se obriga:

a) a declarar à Seguradora a existência de quaisquer outros seguros que garantam, contra os mesmos riscos, os bens cobertos por esta apólice;

b) a comunicar imediatamente a Seguradora a efetivação posterior de outros seguros definidos na alínea imediatamente anterior.

(2)

2

Cláusula 10ª - SINISTROS

1. No caso de sinistro que possa vir a ser indenizável por esta apólice, deverá o segurado, ou quem suas vezes fizer, sob pena de perder o direito à indenização:

a) comunicá-lo imediatamente à Seguradora, pela via mais rápida ao seu alcance, sem prejuízo da comunicação formal escrita, no prazo máximo de 15 (quinze) dias a contar da data da ocorrência;

b) fazer constar da comunicação escrita: data, hora, local, bens sinistrados, causas prováveis do sinistro e estimativa dos prejuízos;

c) tomar as providências consideradas inadiáveis para resguardar os interesses comuns e minorar os prejuízos até a chegada do representante da Seguradora;

d) aguardar o comparecimento de representante da Seguradora antes de providenciar qualquer reparo ou reposição;

e) franquear ao representante da Seguradora o acesso ao local do sinistro e prestar-lhe as informações e os esclarecimentos solicitados, colocando-lhe à disposição a documentação para comprovação ou apuração dos prejuízos;

f) preservar as partes danificadas e possibilitar a inspeção das mesmas pelo representante da Seguradora.

Cláusula 11ª - PROVA DO SINISTRO

1. O pagamento de qualquer indenização com base nesta apólice somente poderá ser efetuado após terem sido relatadas, pelo segurado, as circunstâncias da ocorrência do sinistro, apuradas suas causas, provados os valores a indenizar e o direito de recebê-los, cabendo ao segurado prestar toda a assistência para que isto seja concretizado.

2. Todas as despesas efetuadas com a comprovação do sinistro e com os documentos de habilitação ficam por conta do segurado, salvo as diretamente realizadas pela Seguradora.

3. A Seguradora poderá exigir atestados ou certidões de autoridades competentes, bem como o resultado de inquéritos ou processos instaurados em virtude do fato que produziu o sinistro.

4. Os atos ou providências que a Seguradora praticar após o sinistro não importam, por si só, no reconhecimento da obrigação de pagar a indenização reclamada.

Cláusula 12ª - SALVADOS

Ocorrendo sinistro que atinja bens descritos nesta apólice, o segurado não poderá fazer o abandono dos salvados, devendo tomar desde logo todas as providências cabíveis no sentido de protegê-los e de minimizar prejuízos e, de comum acordo com a Seguradora, procurar seu melhor aproveitamento, não implicando isto, todavia, o reconhecimento pela Seguradora de obrigação de indenizar os danos ocorridos.

Cláusula 13ª - INDENIZAÇÃO OU REPOSIÇÃO

1. À Seguradora é facultado direito de indenizar o segurado com pagamento em dinheiro ou com reparação ou substituição dos bens sinistrados a fim de repô-los no estado em que se achavam imediatamente antes do sinistro, até o limite das respectivas importâncias seguradas.

2. O segurado se obriga a fornecer à Seguradora plantas, debuxos, especificações e quaisquer outros esclarecimentos necessários a reposição prevista no item anterior.

3. Em nenhum caso a Seguradora será responsável por quaisquer alterações, ampliações, melhorias ou revisões feitas na reparação do objeto sinistrado.

Cláusula 14ª - REINTEGRAÇÃO

Fica entendido e acordado que, ocorrendo sinistro, a importância segurada ficará automaticamente reintegrada do valor da indenização paga, mediante pagamento de prêmio adicional calculado com base na taxa da apólice, proporcionalmente ao período compreendido entre a data do sinistro e o vencimento da apólice.

Cláusula 15ª - SUB-ROGAÇÃO DE DIREITOS

1. A Seguradora, paga a indenização de sinistro, fica sub-rogada, até a concorrência desta indenização, nos direitos e ações do segurado contra terceiros cujos atos ou fatos tenham dado causa ao prejuízo indenizado, podendo exigir do segurado, em qualquer tempo, o instrumento de cessão e os documentos hábeis para o exercício desses direitos.

2. O segurado não pode praticar qualquer ato que venha a prejudicar o direito de sub-rogação da Seguradora nem fazer acordo ou transação com terceiros responsáveis pelo sinistro, salvo prévia e expressa autorização da Seguradora.

Cláusula 16ª - VIGÊNCIA E CANCELAMENTO DO CONTRATO

1. O presente contrato vigora pelo prazo estipulado na especificação desta apólice e somente poderá ser cancelado ou rescindido, total ou parcialmente, excetuados os casos previstos em lei, por acordo entre as partes contratantes. Nesta hipótese, o prêmio a ser retido pela Seguradora será calculado com base nas disposições tarifárias gerais ou especiais do ramo ou sub-ramo.

2. Dar-se-á automaticamente o cancelamento do contrato, ficando a Seguradora isenta de qualquer responsabilidade por este seguro, se houver dolo, fraude ou tentativa de fraude, por parte do segurado.

Cláusula 17ª - PAGAMENTO DO PRÊMIO

1. O segurado deverá efetuar o pagamento do prêmio através da rede bancária até a data prevista para este fim, podendo este pagamento ser realizado por débito em conta corrente, lançamento em fatura de cartão de crédito, boleto bancário, ou por outras formas admitidas em lei, conforme acordado entre segurado e Seguradora no ato da contratação do seguro.

(3)

2. A data limite para pagamento do prêmio será o dia de vencimento estipulado na apólice e/ou endosso, observando-se que para pagamento do prêmio através de boleto bancário, se houver mais de uma data prevista neste documento, prevalecerá como dia de vencimento a última data.

2.1. Em hipótese alguma a data limite para pagamento do prêmio poderá ultrapassar ao trigésimo dia que antecede o término de vigência da apólice ou do endosso. Nesta hipótese, a Seguradora procederá à correção necessária para ajustamento da forma de pagamento escolhida pelo segurado, de maneira a atender ao disposto neste subitem, inclusive exigindo do segurado o pagamento do prêmio no ato da entrega da proposta à Seguradora, se for o caso.

3. Quando a data limite cair em dia em que não haja expediente bancário, o pagamento do prêmio poderá ser efetuado no primeiro dia útil em que houver expediente bancário.

4. O não pagamento da parcela única ou da primeira parcela no caso de pagamento de prêmio fracionado, na data indicada de acordo com o disposto no item 2 desta cláusula, implicará no cancelamento automático da apólice e/ou endosso, independente de qualquer interpelação judicial ou extrajudicial.

5. Respeitadas as disposições contidas nos demais itens desta cláusula, se o sinistro ocorrer dentro do prazo estipulado para pagamento do prêmio em parcela única, ou de qualquer uma de suas parcelas nos prêmios fracionados, o direito à indenização não ficará prejudicado, podendo a Seguradora, por sua opção, no caso de sinistro que não resulte em indenização correspondente ao limite máximo de indenização da garantia sinistrada ou no limite máximo de responsabilidade da apólice ou da obra nela segurada, deduzir da indenização devida o prêmio correspondente à parcela vincenda.

5.1. No caso da apólice ter sido contratada para garantir uma única obra, na ocorrência de sinistro que resulte em indenização correspondente ao limite máximo de indenização da garantia sinistrada ou no limite máximo de responsabilidade da apólice, as parcelas vincendas da apólice e dos endossos a ela referente serão descontadas da indenização devida. Nesta hipótese, os juros serão desconsiderados.

6. É facultado ao segurado o direito à antecipação do pagamento de prêmio fracionado. Neste caso, os juros serão reduzidos proporcionalmente, considerando-se a quantidade de parcelas no ato da quitação da apólice e/ou endosso.

7. Na apólice e/ou endosso com prêmio fracionado, decorridos os prazos estabelecidos para pagamento de acordo com o item 2 anterior, sem que tenha sido efetuada a sua quitação, deverá ser observado, para efeito de cobertura, o número de dias correspondente ao percentual do prêmio, calculado a partir da razão entre o montante do prêmio efetivamente pago e o prêmio total devido, conforme tabela a seguir descrita:

RELAÇÃO ENTRE A PARCELA DE PRÊMIO PAGA E O PRÊMIO TOTAL DA APÓLICE OU ENDOSSO

% A SER APLICADO SOBRE A VIGÊNCIA ORIGINAL DA APÓLICE OU ENDOSSO

13% 5%

20% 9%

27% 13%

30% 17%

37% 21%

40% 25%

46% 29%

50% 33%

56% 37%

60% 41%

66% 45%

70% 49%

73% 53%

75% 57%

78% 61%

80% 65%

83% 69%

85% 73%

88% 77%

90% 81%

93% 85%

95% 90%

98% 95%

100% 100%

Nota: Para percentuais não previstos nesta tabela, deverão ser aplicadas as percentagens relativas aos prazos imediatamente superiores.

8. Configurada a falta de pagamento de qualquer uma das parcelas do prêmio, a Seguradora deverá informar ao segurado ou a seu representante legal, por meio de comunicação escrita, o novo prazo de vigência da apólice e/ou endosso, ajustado nos termos da tabela indicada no item 7 anterior.

9. O segurado poderá restabelecer a cobertura da apólice e/ou endosso pelo período inicialmente contratado, desde que retome o pagamento do prêmio vencido, dentro do prazo de cobertura estabelecido com base na tabela indicada nesta cláusula, sendo facultada à Seguradora a cobrança de juros legais equivalente aos praticados no mercado financeiro.

10. Ao término do prazo de cobertura estabelecido na forma do item 7, sem que haja o restabelecimento facultado pelo item 9, a

(4)

4

apólice e/ou endosso ficarão cancelados independente de qualquer interpelação judicial ou extrajudicial.

11. A presente cláusula prevalece sobre quaisquer outras condições que dispuserem em contrário.

Cláusula 18ª - PRESCRIÇÃO

A prescrição, ou sua interrupção, será regulada pelo Código Civil Brasileiro.

(5)

Nas próximas páginas estão contidas as CONDIÇÕES ESPECIAIS que, em conjunto com as CONDIÇÕES GERAIS, regem este seguro e estabelecem suas normas de funcionamento.

- CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA SEGURO DE QUEBRA DE MÁQUINAS Cláusula 1ª - RISCOS COBERTOS

1.1. Pelas presentes Condições Especiais, a Seguradora se obriga a indenizar o segurado das perdas e danos materiais aos bens descritos nesta apólice, de natureza súbita e imprevisível e decorrentes de causas tais como defeitos de fabricação, de material, erros de projeto, erros de montagem, falta de habilidade, negligência, sabotagem, desintegração por força centrífuga, curto-circuito, tempestade ou qualquer outra causa exceto as expressamente excluídas nestas Condições Especiais e desde que tais bens necessitem de reparo ou reposição e enquanto permanecerem válidos os elementos declarados na proposta e no questionário que faz parte integrante da mesma.

1.2. A cobertura desta apólice se aplica aos bens segurados quer os mesmos estejam funcionando ou não, inclusive quando em desmontagem para fins de limpeza, revisão e mudança dentro do local segurado, durante essas operações, e no curso da subseqüente remontagem.

1.3. Encontram-se cobertos, também, quaisquer danos ou avarias sofridos pelos bens descritos na especificação anexa a presente apólice, resultantes de explosões físicas ou secas, entendendo-se como tal o rompimento ou deformação das paredes de um recipiente com gás, vapor ou líquido, em conseqüência exclusiva das forças de expansão ou compressão interna desses gases, vapores ou líquidos, que venham a provocar um equilíbrio súbito e imprevisto entre as pressões internas e externas desse mesmo recipiente.

Cláusula 2ª - RISCOS EXCLUÍDOS

Além das exclusões constantes da cláusula 3ª - riscos excluídos - das condições gerais da presente apólice, fica entendido e concordado que esta apólice não cobre, ainda:

a) perda ou dano diretamente causado por queda de raio;

b) perdas ou danos resultantes de incêndio de qualquer natureza ou explosões químicas, exceto as decorrentes de gases de escape nas caldeiras;

c) perda ou dano direta ou indiretamente causado por fumaça, fuligem, substâncias agressivas, roubo ou furto, terremoto, maremoto, queda de barreiras (terra ou rocha), aluimento de terreno, alagamento, inundação, impacto de veículos ou embarcações e queda de aeronaves;

d) transporte ou transladação dos bens segurados fora do recinto ou local de funcionamento expressamente indicado nesta apólice;

e) perda ou dano causado por quaisquer falhas ou defeitos preexistentes a data de início de vigência deste seguro e que já eram do conhecimento do segurado ou seus prepostos, independentemente de serem ou não do conhecimento da seguradora;

f) atos propositais ou negligência flagrante ou intencional do segurado e das pessoas responsáveis pela direção técnica;

g) perda ou dano pelo qual o fornecedor ou o fabricante e responsável perante o segurado por lei ou contratualmente;

h) perda ou dano diretamente causado por uso ou desgaste, deterioração gradativa, cavitação, erosão, corrosão, oxidação, incrustação, ficando entretanto entendido que estarão cobertos os acidentes conseqüentes de tal uso, desgaste, etc., excluído porém da cobertura o custo da retificação ou substituição da peça afetada pelo uso, desgaste, etc., e que provocou o acidente;

i) lucros cessantes ou danos indiretos de qualquer natureza, ainda que conseqüentes de sinistro coberto pela apólice, quais sejam:

i.1) - inutilização ou deterioração e matéria-prima e/ou materiais de insumo;

i.2) - produção inferior, qualitativa ou quantitativa, a projetada;

i.3) - multas, juros e outros encargos financeiros decorrentes de atraso ou interrupção no processo da produção;

i.4) - quaisquer ônus decorrentes de substituição temporária de máquinas sinistradas.

Cláusula 3ª - BENS NÃO COBERTOS

Não estão cobertos pela presente apólice as perdas ou danos causados a correias, polias, cabos, correntes, peneiras, serras, lâminas, rebolos, câmaras de ar, matrizes, formas, cilindros estampadores, clichês ou quaisquer ferramentas que por suas funções necessitem substituição freqüente, objetos ou peças de vidro, porcelana, cerâmica, tecidos e substâncias em geral (tais como óleos lubrificantes, combustíveis, catalizadores).

Cláusula 4ª - PREJUÍZOS INDENIZÁVEIS

São indenizáveis pela presente apólice, até o limite do valor unitário estipulado para os bens segurados, e não ultrapassando, com relação ao conjunto de sinistros ocorridos durante a vigência da apólice, a importância total segurada ou ao limite de indenização estabelecido nesta apólice:

a) as perdas e danos materiais causados aos bens segurados, e

b) as despesas de remoção de salvados e desentulho do local, decorrentes de sinistro coberto por esta apólice.

Cláusula 5ª - IMPORTÂNCIA SEGURADA

1. Fica entendido e concordado que a importância segurada por esta apólice, para fins de cálculo do prêmio devido, deverá corresponder ao valor de reposição das máquinas seguradas por máquinas novas do mesmo tipo e capacidade, incluídas nesse valor as parcelas de frete, impostos e emolumentos, despesas aduaneiras (se houver) e custo de montagem.

2. Sempre que houver alteração, ainda que parcial, do valor de reposição dos bens segurados durante a vigência da apólice, deverá o segurado imediatamente solicitar à Seguradora a competente alteração da importância segurada que, entretanto, só entrará em vigor após a anuência expressa da Seguradora e desde que não tenha ocorrido sinistro.

(6)

6

Cláusula 6ª - FRANQUIA

1. Correrão por conta do segurado os primeiros prejuízos relativos a cada sinistro indenizável por esta apólice, até o limite estipulado nas Condições Particulares desta apólice em relação a cada Objeto Segurado, indenizando a Seguradora somente os prejuízos que excederem a referida franquia e obedecidos os dispositivos da Cláusula 7ª - Cálculo do Prejuízo e Indenização - destas Condições Especiais.

2. Na hipótese de o sinistro abranger mais de um objeto segurado, somente será aplicável uma única franquia, entendendo-se que será aplicada a maior franquia, no caso de estarem previstas franquias distintas para tais objetos.

Cláusula 7ª - CÁLCULO DO PREJUÍZO E INDENIZAÇÃO

1. Para a determinação dos prejuízos indenizáveis de acordo com as condições expressas nesta apólice, tomar-se-á por base:

a) no caso de qualquer dano que possa ser reparado - o custo dos reparos necessários a restabelecer o bem sinistrado no mesmo estado que se encontrava imediatamente antes da ocorrência do sinistro, deduzido o valor dos salvados. A Seguradora também indenizará o custo da desmontagem e remontagem que se fizerem necessárias para a efetuação dos reparos, assim como as despesas normais de transporte de ida e volta da oficina de reparos e despesas aduaneiras, se houver. Se os reparos forem executados na oficina do próprio segurado, a Seguradora indenizará o custo do material e mão-de-obra decorrentes dos reparos efetuados mais uma percentagem razoável de despesas de "overhead". A Seguradora não fará qualquer redução na indenização, a título de depreciação, com relação às partes substituídas, entendendo-se porém que o valor dos salvados deverá ser devidamente deduzido.

b) no caso de perda total - o valor real do bem sinistrado imediatamente antes da ocorrência do sinistro, calculando-se tal valor real mediante dedução da depreciação cabível do valor de reposição do objeto sinistrado, deduzido o valor dos salvados. A Seguradora também indenizará as despesas aduaneiras, se houver, as despesas normais de transporte e de montagem, assim como as despesas normais de desmontagem do objeto destruído, porém o valor dos salvados deverá ser devidamente deduzido.

2. Quando o custo de reparação for igual ou superior ao valor real do bem sinistrado imediatamente antes da ocorrência do sinistro, a liquidação será efetuada com base na alínea "b" do item 1 acima, ainda que se trate do dano parcial.

3. A Seguradora só efetuará qualquer pagamento por força desta apólice após a apresentação dos documentos comprobatórios da realização da reparação ou reposição, conforme for o caso, obedecidos aos dispositivos da Cláusula 12ª destas Condições Especiais.

4. O custo de reparos provisórios somente ficará a cargo da Seguradora se tais reparos constituírem parte dos reparos finais e não implicarem em aumento do custo total da reparação.

5. O custo de quaisquer alterações, ampliações ou melhorias no bem sinistrado não é indenizável por esta apólice.

Cláusula 8ª - RATEIO

Se, por ocasião do sinistro, a importância segurada do item sinistrado for inferior àquela exigida nos termos da Cláusula 5ª - Importância Segurada - destas Condições Especiais, o Segurado será considerado responsável pela diferença e estará, portanto, sujeito aos mesmos riscos que a Seguradora, proporcionalmente à responsabilidade que lhe couber em rateio.

Cláusula 9ª - CONTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL

Sem prejuízo do disposto na Cláusula 9ª das Condições Gerais, havendo outro seguro sobre os mesmos riscos garantidos por esta apólice, a Seguradora concorrerá, em caso de sinistro, com a quota de indenização das perdas e danos sofridos pelo Segurado, na proporção da importância que houver garantido.

Cláusula 10ª - COBERTURA DE DESPESAS EXTRAORDINÁRIAS

As despesas adicionais com a reparação dos bens sinistrados, tais como horas extraordinárias de trabalho, frete urgente ou expresso (exceto aéreo), etc., só serão indenizáveis por esta apólice mediante estipulação prévia e expressa e até o limite especificado nas Condições Particulares.

Cláusula 11ª - INSPEÇÃO DE TURBINAS, TURBO-GERADORES E CALDEIRAS

1. Para os fins deste seguro e sem prejuízo da observância de disposições mais rigorosas emanadas das autoridades públicas ou recomendadas pelos fabricantes:

a) todas as partes mecânicas e elétricas das turbinas (ou unidades turbo-geradoras) a vapor ou a gás de até 30.000 KW deverão ser pormenorizadamente revistas e inspecionadas em intervalos regulares de no máximo 2 (dois) anos, devendo tais turbinas ou turbo- geradores ser completamente abertos para tal fim. As turbinas ou turbo-geradores de capacidade superior a 30.000 KW poderão ser inspecionados e revisados após 20.000 horas de operação ou em intervalos regulares de no máximo três anos;

b) as caldeiras seguradas deverão ser inspecionadas anualmente.

2. O segurado deverá providenciar tais inspeções regulares de tal forma que possibilite a presença de um representante da Seguradora. No caso de inspeções extraordinárias que sejam eventualmente necessárias, deverá a Seguradora ser avisada com uma antecedência mínima de sete dias.

2.1 - Se o Segurado deixar de cumprir esta condição, a Seguradora ficará isenta de qualquer responsabilidade por perda ou dano decorrente de qualquer causa que pudesse ter sido constatada se a inspeção tivesse sido realizada na presença do representante da

(7)

Seguradora.

3. O Segurado poderá solicitar à Seguradora uma extensão do período entre duas inspeções regulares, a qual será concedida se na opinião da Seguradora não resultar daí uma agravação de risco.

Cláusula 12ª - MEDIDAS DE SEGURANÇA

O Segurado se obriga a tomar todas as precauções razoáveis no sentido de evitar a ocorrência de quaisquer danos aos bens segurados e a cumprir todas as normas e regulamentos vigentes relativos ao funcionamento da maquinaria segurada, assim como mantê-la em condições de eficiência e conservação.

Cláusula 13ª - SINISTROS

Além do disposto na Cláusula 10ª das Condições Gerais desta apólice, fica entendido e concordado que a Seguradora ficará isenta de qualquer responsabilidade se qualquer objeto sinistrado for mantido ou posto em funcionamento sem ter sido reparado de forma julgada satisfatória pela Seguradora.

Cláusula 14ª - RATIFICAÇÃO

Ratificam-se as Condições Gerais desta apólice que não tenham sido alteradas ou revogadas pelas presentes Condições Especiais.

(8)

8

Nas próximas páginas estão contidas as CLÁUSULAS ESPECÍFICAS APLICÁVEIS AO SEGURO DE RISCOS DE ENGENHARIA – QUEBRA DE MÁQUINAS que, em conjunto com as CONDIÇÕES GERAIS E ESPECIAIS, regem este seguro e estabelecem suas normas de funcionamento.

Lembramos, entretanto, que serão aplicáveis somente as cláusulas ratificadas na apólice, tornando-se efeito as demais aqui contidas.

Cláusula 301 - DANOS A OUTRA PROPRIEDADE DO SEGURADO

Mediante o pagamento do prêmio adicional correspondente, fica entendido e acordado que o âmbito de cobertura desta apólice fica estendido a perdas e danos causados a outra propriedade do segurado e até o limite de importância segurada fixada para tal fim, pelos objetos segurados declarados na especificação desta apólice, em conseqüência de acidente originado nos referidos objetos, acidente esse indenizável por esta apólice.

Ficam, entretanto, expressamente excluídos os danos causados por incêndio ou explosão mesmo que estes tenham sido decorrentes dos riscos abrangidos por esta cláusula.

Cláusula 302 - INUNDAÇÃO DE USINAS DE FORÇA E LUZ PARA UTILIDADE PÚBLICA

Mediante o pagamento do prêmio adicional correspondente, fica entendido e acordado que o âmbito de cobertura para os objetos segurados ficará estendido a danos por inundação e lama ocorridos em conseqüência de um dano nas tubulações adutoras, pelo qual a Seguradora é responsável por força das condições da apólice.

Cláusula 303 - DESPESAS EXTRAORDINÁRIAS

Mediante o pagamento do prêmio adicional correspondente, fica entendido e acordado que o âmbito de cobertura da apólice se estende às despesas adicionais resultantes de frete urgente ou expresso (excluindo os gastos por transportes aéreos) e de horas extraordinárias e trabalhos executados nos domingos e feriados, e desde que tais despesas se relacionem com quaisquer sinistros, indenizáveis por esta apólice, observado o limite de 10% (dez por cento) do valor segurado dos itens atingidos pelo sinistro.

Cláusula 304 - CLÁUSULA PARA MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MÓVEIS

Não obstante o que em contrário possa constar das Condições Especiais desta apólice, fica entendido e acordado que o âmbito da cobertura para máquinas e equipamentos móveis estender-se-á aos danos causados a estas mesmas máquinas por colisão, descarrilamento, inundação, terremoto, desmoronamento, aluamento, queda de barreira, queda de rochedo, incêndio, raio e explosão, limitada a cobertura, em qualquer caso, ao recinto do estabelecimento segurado.

Cláusula 305 - RATEIO PARCIAL

1. Fica entendido e acordado que todo e qualquer sinistro será indenizado sem aplicação da Cláusula de Rateio das Condições Especiais desta apólice, desde que:

a) na data do sinistro a importância segurada seja igual ou superior ao percentual do valor em risco declarado na especificação da apólice;

b) tenha sido pago o prêmio adicional correspondente.

2. Caso a importância segurada seja inferior ao limite estipulado na alínea "a" do item anterior, correrá por conta do segurado a parcela dos prejuízos proporcional à diferença entre a importância segurada real e a importância segurada ideal calculada de acordo com o percentual estabelecido na citada alínea "a".

Cláusula 306 – COBERTURA PARA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DA IMPORTÂNCIA SEGURADA

Fica entendido e acordado que, mediante o pagamento do prêmio adicional correspondente, a importância segurada inicial da presente apólice será automaticamente corrigida até atingir no vencimento da apólice o valor de R$

Será considerada como importância segurada no dia do sinistro a resultante da aplicação da seguinte fórmula:

I.S.c = I.S.i + I.S.f – I.S.i x n 365

Onde :

I.S.c = Importância Segurada corrigida (no dia do sinistro) I.S.f = Importância Segurada final

I.S.i = Importância Segurada inicial

n = Números de dias decorridos do início da apólice até a data do sinistro

Referências

Documentos relacionados

• Como o quociente serve para medir o volume das vendas em relação ao Capital Total investido na empresa, é importante saber que o volume ideal para cada empresa é o que permite

Esta cobertura, se contratada, tem por objetivo garantir, mediante o pagamento do prêmio adicional, o pagamento de indenização adicional a cobertura básica de

Os resultados obtidos a partir da contagem de leucócitos totais e subpopulações dessas células no sangue periférico de camundongos C57BL/6 imunizados com OVA solúvel

Objetivo: O objetivo do presente trabalho é revisar a literatura recente com relação ao uso de ultrassonografia abdominal para auxílio de procedi- mentos e diagnóstico semiológico

mostrasse contra as ideias do partido eram tidos como um mal, e tinham que ser exterminados da Alemanha e de regiões próximas, antes e durante toda Segunda Guerra Mundial. Para

Esta cobertura garante, mediante o pagamento de prêmio adicional e até o Limite Máximo de Indenização contratado, definido pelo Segurado, o reembolso da indenização a que, pelas

projetuais para a arquitetura em containers, a partir da descrição e ANÁLISE DE CASOS, em termos funcionais, técnicos e estéticos, cujas características sejam

Assim sendo, o objetivo do presente trabalho é descrever os estudos que abordam o aumento da população idosa no Brasil e seu envelhecimento, a partir de uma metodologia