• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Relatório Final

MESTRADO INTEGRADO EM

MEDICINA

(2)

Pedro Almeida | 2009473 2

ÍNDICE

INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS ... 3

CORPO DE TRABALHO ... 4

CIRURGIA GERAL ... 4

MEDICINA ... 5

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA ... 6

SAÚDE MENTAL ... 7

MEDICINA GERAL E FAMILIAR ... 7

PEDIATRIA ... 8

OPCIONAL (OFTALMOLOGIA) ... 9

ANÁLISE CRÍTICA ... 9

(3)

Pedro Almeida | 2009473 3

INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS

Este relatório insere-se no âmbito dos estágios profissionalizantes do 6º ano do Mestrado

Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa.

Encontra-se essencialmente dividido em quatro secções: Introdução e Objectivos, Corpo

de Trabalho, Análise Crítica e Anexos. Na primeira secção, é apresentada a finalidade e a forma

como o relatório está organizado, assim como os objectivos pessoais que estabeleci no início

deste ano lectivo. A segunda secção tem como finalidade a descrição, de forma sumária, de

todas as actividades desenvolvidas nos diversos locais por onde passei ao longo deste ano

(incluindo estágio opcional). Encontra-se subdividida pelos vários estágios profissionalizantes,

pela ordem pela qual estes decorreram. Na secção “Reflexão Crítica” é feita uma apreciação global dos estágios profissionalizantes, incluindo o grau de cumprimento dos objectivos propostos

anteriormente. A última secção é destinada aos anexos: Cronograma de Actividades e Certificado

27as Jornadas de Cardiologia do HEM.

À partida para este ano, estabeleci alguns obectivos pessoais gerais, dos quais destaco os seguintes: renovar e adquirir novos conhecimentos teóricos nas diversas especialidades e aplicá

-los à prática clínica; aperfeiçoar a recolha de uma história clínica e execução do exame objectivo (EO) completo ou dirigido, nos diversos contextos: enfermaria, consulta, urgência; desenvolver a aptidão de comunicar e lidar correctamente com os doentes e seus familiares, valorizando as suas perspectivas, preocupações e expectativas, de forma a construir uma boa relação médico

-doente; exercitar o raciocínio clínico, de forma a formular diagnósticos provisórios, propondo, quando necessário, os exames complementares de diagnóstico (ECD’s) mais adequados e orientações terapêuticas; desenvolver autonomia crescente na prática clínica em trabalho de equipa.

(4)

Pedro Almeida | 2009473 4

CORPO DE TRABALHO

O 6º ano teve início no dia 15 de Setembro de 2014, com o estágio de Cirurgia Geral, e terminou no dia 5 de Junho de 2015 com o estágio de Oftalmologia. De seguida, encontra-se uma

descrição sumária de todas as actividades desenvolvidas ao longo dos estágios parcelares.

CIRURGIA GERAL

O estágio de cirurgia geral, sob a regência do Prof. Doutor Rui Maio, teve a duração de 8 semanas (15/09/14 a 7/11/14). A primeira semana decorreu no Hospital Beatriz Ângelo (HBA) com sessões teóricas e teórico-práticas, que permitiram rever alguns conhecimentos, formando uma

base de conhecimentos mais sólida para o desenrolar do estágio. As restantes semanas decorreram no Hospital das Forças Armadas (HFAR), sob orientação do Dr. Pedro Maurício.

Pude acompanhar diariamente a actividade de um cirurgião em todas as suas tarefas desempenhadas no hospital, nomeadamente no bloco operatório (BO), na sala de pequena cirurgia (SPC) e no seguimento dos doentes na enfermaria de cirurgia geral e na consulta externa. Na consulta externa e na enfermaria pude aperfeiçoar a recolha de anamnese, realização de exame objectivo dirigido, pedido e interpretação de ECD’s, discussão de terapêutica e de prognóstico, assim como acompanhar a evolução dos doentes e elaborar notas de alta. Destaco o tempo passado no bloco operatório, nomeadamente os vários momentos em que tive oportunidade de me desinfectar e de participar nos procedimentos cirúrgicos, no papel de 2º ajudante ou até, em duas ocasiões, como 1º ajudante, não só em cirurgias electivas, mas também em contexto de urgência. Neste contexto de BO e SPC tive também oportunidade de estar no papel de instrumentista, assim como de dar alguns pontos ou agrafado em algumas cirurgias e, ainda, numa ocasião, de proceder à cauterização de alguns vasos sanguíneos com um bisturi eléctrico.

(5)

Pedro Almeida | 2009473 5

presente. Consegui cumprir os objectivos a que me propus, com principal destaque para as oportunidades que tive de participar em procedimentos cirúrgicos, o que me permitiu cimentar um gosto pela componente cirúrgica da Medicina, que certamente irá influenciar uma futura escolha de uma especialidade.

MEDICINA

O estágio de medicina, sob a regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, teve a duração de 8 semanas (10/11/14 a 16/01/15), sendo constituído por uma componente teórica e uma componente prática. A primeira consistiu em 6 seminários realizados na sala EP2 da FCM às 4ªfs entre as 14:30h e as 16h, durante as primeiras seis semanas do estágio. A componente prática decorreu diariamente no Hospital São José, sob orientação do Dr. José Ribeiro, representando, assim, a maior parte do tempo. Esta incluiu várias actividades: enfermaria de medicina, consulta externa, reuniões e serviço de urgência.

Ao longo do estágio, estive inserido na equipa do meu tutor, sendo-me distribuídos

diariamente cerca de 3 ou 4 doentes pertencentes à ala de internamento de mulheres. Procedia à avaliação desses doentes com realização dos diários clínicos no sistema informático, registando as vigilâncias de enfermaria, anamnese e exame objectivo. Pude, também, realizar várias notas de alta quando necessário. No final do dia, eram discutidos os casos dos doentes, em equipa, tomando decisões sobre o plano de actuação dos mesmos, nomeadamente na formulação de novas hipóteses de diagnóstico, na requisição de novos ECD’s e na adaptação do plano terapêutico. Tive, assim, oportunidade de participar nessas requisições terapêuticas, na formulação de pedidos de colaboração de outras especialidades e, ainda, de observar, interpretar e requisitar ECD’s, o que me permitiu desenvolver o meu raciocínio clínico. Pude igualmente, por vezes, fornecer informações a familiares de doentes internados sobre o seu estado clínico, bem como observar a forma de lidar com outros assuntos de cariz burocrático, como nos casos em que os doentes necessitem de apoio de uma instituição social, aquando da alta clínica.

(6)

Pedro Almeida | 2009473 6

assim como observar outros procedimentos/técnicas, como por exemplo: ecocardiografias abdominais, punções venosas e paracentese evacuadora com fins terapêuticos.

Frequentei, também, a consulta externa e o serviço de urgência em várias ocasiões, onde pude aperfeiçoar as competências na abordagem em situação aguda e respectiva marcha diagnóstica e terapêutica. Permitiu-me, também, ter contacto com doentes com uma média de

idade mais jovem e com patologias distintas, comparativamente à enfermaria.

Assisti diariamente a reuniões de “passagem de residência médica”, assim como a diversas reuniões de serviço: Journal Club, Discussão de exames de neurorradiologia, Revisões de tema teórico, Caso Clínico, Discussão de exames de radiologia e Discussão de electrocardiogramas. No âmbito das sessões de revisão de tema teórico, apresentei no dia 5 de Janeiro, juntamente com os colegas João Reis e Marta Melo, um trabalho com o tema “Endocardite”. Posso afirmar que os objectivos, a que me propus inicialmente, foram cumpridos.

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

O estágio de ginecologia e obstetrícia, sob a regência do Prof. Doutor Miguel Xavier, teve a duração de 4 semanas (26/01/15 a 20/02/15), e foi realizado no Hospital Dona Estefânia, sob a orientação da Dr.ª Mª do Carmo Silva. Durante este período, pude acompanhar várias actividades da especialidade, sendo que as duas primeiras semanas se destinaram a Obstetrícia e as últimas semanas a Obstetrícia.

(7)

Pedro Almeida | 2009473 7

Assisti a diversas sessões clínicas que se realizaram nas reuniões de serviço semanais. Neste âmbito, apresentei, no dia 10 de Fevereiro, um trabalho com o tema “Caso Clínico – Rotura Prematura Pré-Termo de Membranas (RPPM)”. Apesar da componente prática ter sido pouco

constante, considero que foi um estágio bastante positivo e enriquecedor, tendo conseguido atingir os objectivos propostos.

SAÚDE MENTAL

Este estágio, sob a regência do Prof. Doutor Miguel Xavier, teve a duração de 4 semanas (24/02/15 a 20/03/15). O primeiro dia decorreu no anfiteatro 1 da FCM da UNL, sob orientação do Prof. Doutor Miguel Xavier. Foi apresentado o programa do estágio e três exemplos de casos clínicos, com os seguintes temas: Síndrome de Privação, Tentativa de Suicídio e Agitação Psicomotora. Os restantes dias foram passados, na sua maioria, no serviço das psicoses esquizofrénicas do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), sob orientação do Dr. Filipe Vicente. Pude acompanhar o meu tutor na avaliação diária dos doentes internados, assim como na tomada de decisões sobre o plano de actuação dos mesmos (ECD’s, plano terapêutico). Assisti a duas reuniões de serviço e a quatro reuniões comunitárias. As patologias mais observadas foram a Esquizofrenia Paranoide e a Perturbação Esquizoafectiva. Recolhi e elaborei, no dia 12 de Março de 2015, uma história clínica, que foi apresentada à directora de serviço, Dr.ª Maria João Carnot, no dia 19 de Março.

Acompanhei também o meu tutor na consulta externa de Psiquiatria, nos dias 9 e 16 de Março, no Centro Integrado e Reabilitação em Ambulatório (CINTRA), em Sintra e frequentei, ainda, por duas ocasiões o SU do HSJ. Isto permitiu uma visão mais abrangente da especialidade, tendo contacto com um leque mais amplo de patologias, de forma a alcançar os objectivos, inicialmente propostos, com êxito.

MEDICINA GERAL E FAMILIAR

(8)

Pedro Almeida | 2009473 8

Durante o estágio assisti a consultas de Saúde Infantil, Planeamento Familiar, Saúde Materna, Saúde de Adultos, Diabetes, Hipertensão Arterial e Consulta Aberta. Foi possível constatar a diversidade de motivos de consulta e de características inerentes aos diferentes grupos etários e socioeconómicos com que se depara esta especialidade. As patologias mais observadas foram as seguintes: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, patologia Osteoarticular e doenças do foro psiquiátrico. Pude constatar que se trata de uma especialidade com um papel preponderante na antecipação da doença e na gestão de cuidados de saúde primários, acompanhando o indivíduo em todas as etapas do seu desenvolvimento. Aborda o doente como um todo, contemplando todas as suas vertentes: biológica, psicológica, social, cultural, religiosa e contexto familiar em que estão inseridos. Realço o facto de ter realizado este estágio perto do local onde vivo, o que me permitiu ter uma perspectiva diferente sobre a população que conheço. O estágio terminou com a discussão do Diário do Exercício Orientado perante um júri, constituído pela Dr.ª Teresa Libório e pelo Dr. Daniel Pinto.

PEDIATRIA

O estágio de pediatria, sob a regência do Prof. Doutor Luís Varandas, teve a duração de 4 semanas (27/04/15 a 22/05/15), e foi realizado no Hospital Dona Estefânia, sob a orientação da Dr.ª Ana Casimiro.

Diariamente, a rotina começava com uma reunião do departamento de Pediatria Médica coordenada pelo Director de Serviço Dr. Gonçalo Cordeiro Ferreira, onde eram transmitidas, pelos médicos de cada unidade de serviço, as novas admissões que tinham ocorrido no dia anterior. Acompanhei a minha tutora na consulta externa de pneumologia e na avaliação diária de doentes internados na enfermaria da unidade de pediatria 5.2, com patologias pertencentes, na sua maioria, à sub-especialidade de Pneumologia. Frequentei o SU por quatro ocasiões, o que

(9)

Pedro Almeida | 2009473 9

estágio tinha, também, uma componente relativa a Imunoalergologia. Com efeito, assisti a duas aulas teórico-práticas e assisti a consultas desta sub-especialidade.

Colhi e elaborei uma história clínica que foi avaliada pela minha tutora. Assisti a vários seminários clínicos durante o estágio, tendo realizado, juntamente com os colegas Cláudio Silva e Rui Isidoro, um trabalho com o tema “Apresentação de caso clínico – Doença Celíaca”, que foi apresentado no dia 22 de Maio, no HDE.

Acho que os objectivos inicialmente propostos foram atingidos. Gostaria de destacar o facto de, na minha opinião, esta especialidade exigir um cuidado especial e apetência para lidar com uma população com idade inferior a 18 anos. Tive contacto com vários casos complexos e aprendi a lidar melhor, emocionalmente, com eles.

OPCIONAL (OFTALMOLOGIA)

Como opção, realizei um estágio de 2 semanas de oftalmologia, sob a regência do Prof. Doutor José Delgado Alves, que decorreu Hospital Santo António dos Capuchos (HSAC), sob a orientação do Dr. André Vicente. Tive oportunidade de acompanhar o dia-a-dia de um

oftalmologista, nomeadamente no BO, SU e consulta externa (geral, córnea e retinopatia diabética.

ANÁLISE CRÍTICA

Este ano consistiu num estágio profissionalizante, organizado em vários estágios parcelares de várias áreas clínicas, que complementa os cinco anos anteriores do curso, dos quais os três primeiros foram teóricos e os outros dois foram clínicos (teórico-práticos).

Na minha opinião, tratou-se de um ano muito enriquecedor e importante para o meu

(10)

Pedro Almeida | 2009473 10

cariz mais burocrático (como notas de alta, notas de entrada, atestados, …). O facto de ter tido sempre um rácio de tutor/aluno de 1:1 também contribuiu para que esses objectivos tivessem sido amplamente atingidos. Neste âmbito gostaria de agradecer a todos os tutores que tive ao longo do ano pelo empenho, disponibilidade, competência e apoio demonstrados por todos. Destaco também a acessibilidade dos tutores referidos em esclarecer prontamente diversas dúvidas que coloquei ao longo dos respectivos estágios, estimulando, desse modo, o meu interesse pelas respectivas especialidades.

Destaco a autonomia crescente que tive em cada um dos estágios, tornando-os

efectivamente profissionalizantes. No entanto, apesar de esta componente ter sido maior relativamente a anos anteriores, em alguns estágios, a minha participação foi mais observacional. Tal é compreensível, tendo em conta a duração dos estágios, sendo que as semanas iniciais servem muitas vezes como integração, de modo a superar momentos iniciais de insegurança, fruto de alguma inexperiência e do receio em falhar; e a sobrecarga de funções a que os assistentes estão sujeitos, assim como à sobrelotação dos serviços.

Como aspecto menos positivo relativamente a este ano, gostaria de referir o método de avaliação dos alunos. Na minha opinião, para este feito, deveria haver critérios uniformizados entre os diversos hospitais de cada estágio, nomeadamente em relação a elementos de avaliação como trabalhos a realizar, tornando-a mais justa e equitativa para todos.

Gostaria também de agradecer a colegas, amigos e, principalmente, à minha família por me terem estendido a mão em todos os momentos desta caminhada e por me terem recordado nos maus momentos que, como diria Confúcio, “a nossa maior glória não reside no facto de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda”.

Em jeito de conclusão, apesar de ter conseguido atingir os objectivos a que me propus no início do ano, devo realçar que estes devem continuar bem presentes no meu futuro, nomeadamente em relação à aquisição/renovação de conhecimento. “A sabedoria é um

paradoxo. O homem que mais sabe é aquele que mais reconhece a vastidão da sua ignorância”,

(11)

Pedro Almeida | 2009473 11

(12)

Pedro Almeida | 2009473 12

CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES

Estágio Local Data (semanas)Duração Regente Tutor

Cirurgia Geral Hospital das Forças Armadas (HFAR) 15/09/14 a 7/11/14

8 Prof. Doutor Rui Maio

Dr. Pedro Maurício

Medicina Hospital São

José (HSJ) 10/11/14 a 16/01/15 8 Prof. Doutor Fernando Nolasco Dr. José Ribeiro Ginecologia e Obstetrícia Hospital Dona Estefânia (HDE) 26/01/15 a 20/02/15

4 Prof. Doutor Miguel Xavier

Dr.ª Mª do Carmo Silva Saúde Mental Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) 24/02/15 a 20/03/15

4 Prof. Doutor Miguel Xavier Dr. Filipe Vicente Medicina Geral e Familiar USF Navegantes 23/03/15 a 24/04/15

4 Prof.ª Doutora

Isabel Santos Dr.ª Joana Céu

Pediatria Hospital Dona Estefânia (HDE) 27/04/15 a 22/05/15

(13)

Referências

Documentos relacionados

O trabalho realizado teve como principal objetivo colaborar no desenvolvimento sustentável da ESAC - IPC, com os seguintes objetivos específicos: regularizar o

“Quando acordo eu agradeço por ela existir”; ”Sem água o que seria de nós?”; “A maior riqueza do mundo é a água”, e ainda, “Saúde, vida, sem água não nasce

Como operador, nestes 7 atos, foram realizados vários tipos de procedimentos cirúrgicos, desde exodontias simples até cirurgias mais diferenciadas, com

Neste trabalho, foi apresentada uma breve revisão teórica a respeito das principais variáveis envolvidas no controle de qualidade de dados geodésicos por meio de

Também esta forma dupla de discurso (concebido como uma voz por trás de outra) tende a associar a noção de inspiração à de revelação; esta concepção de revelação,

El incremento de los proyectos de cooperación en América Latina por parte de China no tiene nada de altruismo sino todo lo contrario, son una estrategia para ampliar

Neste estágio pude participar nas diversas actividades do serviço: enfermaria, consultas, bloco operatório, serviço de urgência (SU), reuniões de serviço, Journal Club ,