• Nenhum resultado encontrado

Folheto informativo: Informação para o utilizador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Folheto informativo: Informação para o utilizador"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Folheto informativo: Informação para o utilizador

Propranolol Accord 10 mg comprimidos revestidos por película Propranolol Accord 40 mg comprimidos revestidos por película Propranolol Accord 80 mg comprimidos revestidos por película Cloridrato de propranolol

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si.

Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Ver secção 4.

O que contém este folheto:

1. O que é Propranolol Accord e para que é utilizado

2. O que precisa de saber antes de tomar Propranolol Accord 3. Como tomar Propranolol Accord

4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Propranolol Accord

6. Conteúdo da embalagem, e outras informações

1. O que é Propranolol Accord e para que é utilizado

O propanolol pertence ao grupo dos bloqueadores beta. É utilizado para: tratar a dor no peito (causada por uma diminuição do fluxo de sangue para o coração) tratar a tensão arterial elevada ajudar a evitar ataques cardíacos ulteriores tratar tremores controlar batimentos rápidos ou irregulares do coração controlar a frequência rápida do coração e outros sintomas causados por uma glândula tiroide hiperativa tratar a tensão arterial elevada causada por um tumor situado na proximidade de um dos rins (feocromocitoma) diminuir dores de cabeça intensas (enxaqueca) evitar a hemorragia no estômago em doentes com uma pressão elevada do sangue no fígado ou com vasos sanguíneos dilatados no esófago.

Em algumas condições, o propranolol pode ser utilizado para tratar crianças com arritmias (perturbações do ritmo do coração). A dose será ajustada pelo médico de acordo com a idade ou o peso da criança.

2. O que precisa de saber antes de tomar Propranolol Accord Não tome Propranolol Accord

(2)

se tem alergia (hipersensibilidade) ao cloridrato de propranolol ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

Se tem uma insuficiência cardíaca não tratada/não controlada se está em choque causado por problemas do coração

se tem defeitos graves do coração (bloqueios cardíacos do segundo ou terceiro graus) se tem problemas da condução ou ritmo do coração

se tem uma frequência lenta do coração

se tem aumento da acidez do sangue (acidose metabólica) se está a fazer uma dieta com jejum rigoroso

se tem asma ou qualquer outra dificuldade respiratória

se tem um feocromocitoma não tratado (tensão arterial elevada devida a um tumor na proximidade do rim)

se tem problemas graves da circulação do sangue (que podem causar formigueiro nos dedos das suas mãos e pés ou torná-los pálidos ou azulados)

se tem uma sensação dolorosa de aperto no peito durante períodos de repouso (angina de Prinzmetal)

se tem uma tensão arterial muito baixa

Se pensa que qualquer uma destas situações se lhe aplica ou se tem quaisquer dúvidas, fale com o seu médico antes de começar a utilizar Propranolol Accord.

Advertências e precauções

Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de utilizar Propranolol Accord: se tem uma história de reações alérgicas se sofre de fraqueza muscular (miastenia grave) se tem um coração fraco ou um bloqueio do coração do primeiro grau se tem uma doença renal se tem uma doença do fígado pode mascarar sintomas de hipertiroidismo (aumento do apetite, perda de peso, transpiração) se tem diabetes. O seu medicamento pode diminuir os níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia) causando uma frequência lenta do coração. Tem uma afeção causada por uma glândula tiroide hiperativa (tireotoxicose). O seu medicamento pode esconder os sintomas de tireotoxicose.

Se tem a doença de Raynaud (sensação de frio nos dedos das mãos e dedos dos pés) ou tem claudicação intermitente (aperto das artérias das pernas causando dor ao andar) Outros medicamentos e Propranolol Accord

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.

Barbitúricos (para tratar a insónia grave). Inibidores da MAO (para tratar a depressão).

Propafenona (utilizada para tratar problemas da condução ou ritmo do coração com risco de vida)

Fingolimod (para tratar a esclerose múltipla)

(3)

disopiramida, quinidina e amiodarona, lidocaína ou flecainida (para tratar batimentos irregulares do coração e arritmias) indometacina (para tratar a dor) cimetidina (para tratar úlceras do estômago) adrenalina (epinefrina, utilizada no choque anafilático)

fluoxamina (utilizada para tratar a depressão) clonidina, moxonidina e metildopa (utilizadas para tratar a tensão arterial elevada) clorpromazina (para doenças mentais) medicamentos para tratar a diabetes incluindo a insulina medicamentos para tratar a enxaqueca, como o rizatriptano e a ergotamina rifampicina (para tratar infeções)

teofilina (para tratar a asma e a obstrução reversível das vias respiratórias) consumo tabágico

Anestésicos ou análises

Se lhe tiver de ser administrado um anestésico ou tiver de fazer análises ao sangue ou urina, informe o seu médico ou dentista de que está a tomar Propranolol Accord.

Se consultar um médico diferente ou for a um hospital, informe-os sobre os medicamentos que está a utilizar.

Gravidez, amamentação e fertilidade

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de lhe ser administrado este medicamento.

Propranolol Accord não é recomendado durante a gravidez ou amamentação. Condução de veículos e utilização de máquinas

Devido aos efeitos secundários, como por exemplo cansaço e tonturas, é possível que a sua capacidade para conduzir e utilizar máquinas esteja alterada.

Informações importantes sobre alguns componentes de Propranolol Accord

Propranolol Accord contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. Como tomar Propranolol Accord

Tome este medicamento exatamente como descrito neste folheto ou como indicado pelo seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se tiver dúvidas.

Tome-o com água antes das refeições.

Não pare de tomar os comprimidos a menos que o seu médico lhe diga para o fazer. Adultos:

Angina: a dose inicial é de 40 mg duas ou três vezes por dia; a dose máxima recomendada é de 120-240 mg por dia.

(4)

Tensão arterial elevada - recomenda-se inicialmente a dose de 40 mg duas ou três vezes por dia, que pode ser aumentada em 80 mg por dia, até 160-320 mg por dia.

Ataque cardíaco (após um enfarte do miocárdio) – inicialmente, 40 mg duas ou três vezes por dia, dose que, mais tarde, pode ser aumentada para 80 mg duas vezes por dia.

Tremores - 40 mg duas a três vezes por dia.

Ritmos irregulares do coração - 10 mg a 40 mg duas ou três vezes por dia.

Glândula tiroide hiperativa - a sua dose pode ser decidida com base na resposta clínica. Feocromocitoma

- antes de operação - 60 mg por dia durante três dias - dose de tratamento se não operável - 30 mg por dia.

Enxaqueca: inicialmente 40 mg duas ou três vezes por dia, até 80-160 mg por dia.

Doença do fígado causada por tensão arterial elevada - inicialmente 40 mg duas vezes por dia, sendo a dose máxima recomendada de 160 mg duas vezes por dia.

Crianças e adolescentes:

Arritmias: Em algumas condições, o propranolol pode ser utilizado para tratar crianças com arritmias (perturbações do ritmo do coração). A dose será ajustada pelo médico de acordo com a idade ou o peso da criança.

Idosos: a sua dose pode ser decidida com base na resposta clínica.

Insuficiência hepática ou renal: A sua dose pode ser decidida com base na resposta clínica.

Se tomar mais Propranolol Accord do que deveria

Se acidentalmente tiver tomado mais do que a dose prescrita, contacte os serviços de urgência mais próximos ou informe imediatamente o seu médico ou farmacêutico. Uma sobredosagem causa uma frequência do coração excessivamente lenta, uma tensão arterial muito baixa, insuficiência cardíaca e dificuldade em respirar com sintomas como fadiga, alucinações, tremores, confusão, náuseas, vómitos, espasmos generalizados do corpo, desmaio ou coma, nível baixo de açúcar no sangue.

Caso se tenha esquecido de tomar Propranolol Accord

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Se parar de tomar Propranolol Accord

Se parar de tomar subitamente os comprimidos de propranolol poderá ter efeitos secundários desagradáveis incluindo suores, tremores, agravamento da angina, batimentos irregulares do coração, ataque cardíaco ou morte. A suspensão do tratamento deve ser gradual.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

(5)

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

Pare o tratamento e contacte imediatamente um médico se tiver os seguintes sintomas: intolerância a Propranolol Accord como frequência cardíaca lenta e tensão arterial baixa causando tonturas, atordoamento, desmaio ou visão pouco nítida.

reação alérgica como comichão, dificuldade em respirar ou inchaço da face, lábios, garganta ou língua.

Informe o seu médico se detetar qualquer dos seguintes efeitos secundários ou quaisquer outros efeitos não mencionados:

Frequentes (afetam menos de 1 em cada 10 utilizadores): cansaço, extremidades frias, dificuldade em dormir (estes sintomas geralmente desaparecem) batimento do coração lento ou irregular, fluxo de sangue nos dedos das mãos e dos pés muito reduzido (síndrome de Raynaud) pesadelos,falta de ar

Pouco frequentes (afetam menos de 1 em cada 100 utilizadores): enjoo ou vómitos, diarreia (estes sintomas geralmente desaparecem), vómitos.

Raros (afetam menos do que 1 em cada 1.000 utilizadores): o seu medicamento pode alterar o número e o tipo de células do seu sangue Se detetar um aumento da formação de nódoas negras, hemorragias do nariz, dores de garganta ou infeções, deve informar o seu médico que poderá querer que faça uma análise ao sangue agravamento de insuficiência cardíaca, tensão arterial baixa/desmaio ao pôr-se de pé, tonturas erupção na pele, agravamento de psoríase, queda de cabelo e pelos, pele seca com descamação ver, ouvir e sentir coisas que parecem reais mas não acontecem (alucinações), alterações do humor, formigueiros, perturbação mental grave (psicoses), perda de memória doentes com asma ou com uma história de problemas respiratórios secura dos olhos, perturbações visuais ser incapaz de pensar claramente sensações anormais na pele (como picadas, cócegas, comichão ou ardor) inchaço dos vasos sanguíneos sob a pele que pode ser doloroso e acompanhado de vermelhidão.

Muito raros (afetam menos de 1 em cada 10.000 utilizadores): fraqueza muscular transpiração

Desconhecido (não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis): dor na cabeça doença aguda do sangue dificuldade em respirar os sinais de hipertiroidismo podem estar escondidos alterações das gorduras do sangue, alterações da função renal alterações dos níveis do açúcar no sangue convulsões relacionadas com níveis baixos de açúcar no sangue agravamento de dor no peito, depressão prisão de ventre, boca seca, infeções nos olhos alterações do interesse sexual ou da potência dor nas articulações

(6)

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico farmacêutico ou enfermeiro.

5. Como conservar Propranolol Accord

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, após EXP. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Propranolol Accord

A substância ativa é o cloridrato de propranolol. Cada comprimido revestido por película contém 10 mg, 40 mg ou 80 mg de cloridrato de propranolol.

Os outros componentes são: Amido de milho

Lactose mono-hidratada

Celulose microcristalina (E460) Estearato de magnésio

Composição do revestimento do comprimido: Hipromelose (E464)

Celulose microcristalina (E460)

Monoglicéridos e diglicéridos acetilados Dióxido de titânio (E171)

Qual o aspeto de Propranolol Accord e conteúdo da embalagem

10 mg: Comprimidos revestidos por película, biconvexos (arredondados nos dois lados), redondos, brancos a esbranquiçados, com a gravação “AI” num lado e uma ranhura no outro lado.

40 mg: Comprimidos revestidos por película, biconvexos (arredondados nos dois lados), redondos, brancos a esbranquiçados, com a gravação “AL” num lado e uma ranhura no outro lado.

80 mg: Comprimidos revestidos por película, biconvexos (arredondados nos dois lados), redondos, brancos a esbranquiçados, com a gravação “AM” num lado e uma ranhura no outro lado.

(7)

A ranhura destina-se apenas a facilitar a divisão, para ajudar a deglutição, e não para dividir em doses iguais.

Blister de PVC-PVdC/Alu em apresentações de 25, 28, 30, 50, 56, 60, 100 e 250 comprimidos revestidos por película.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Accord Healthcare Limited

Sage House, 319 Pinner Road, North Harrow, Middlesex, HA1 4HF, Reino Unido

Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

Nome do Estado Membro

Denominação do medicamento

NL Propranolol HCl Accord 10mg/40mg/80mg Filmomhulde Tabletten BG Propranolol Accord 40mg/80mg film-coated tablets

BE Propranolol Accord Healthcare 10mg/40mg filmomhulde tabletten / filmtabletten / comprimés pelliculés

CY Propranolol Accord 10mg/40mg film-coated tablets DE Propranolol Accord 10 mg/40mg/80mg filmtabletten DK Propranolol Accord

EE Propranolol Accord 40mg õhukese polümeerikattega tabletid

ES Propranolol Accord 10mg/40mg comprimidos recubiertos con película. FI Propranolol Accord 10mg/40mg/80mg kalvopäällysteiset tabletit FR Propranolol Accord 40mg comprimé pelliculé sécable

IT Propranololo Accord

MT Propranolol 10mg/40 mg/80 mg film-coated tablets PL Propranolol Accord

PT Propranolol Accord

SE Propranolol Accord 10mg/40mg/80mg filmdragerade tabletter UK Propranolol 10mg/40mg/80mg film-coated tablets

(8)

Nome do

Estado Membro Denominação do medicamento

NL Propranolol HCl Accord 10mg/40mg/80mg Filmomhulde Tabletten

BG Propranolol Accord 40mg/80mg film-coated tablets

BE Propranolol Accord Healthcare 10mg/40mg filmomhulde tabletten / filmtabletten / comprimés pelliculés

CY Propranolol Accord 10mg/40mg film-coated tablets

DE Propranolol Accord 10 mg/40mg/80mg filmtabletten DK Propranolol Accord

EE Propranolol Accord 40mg õhukese polümeerikattega tabletid

ES Propranolol Accord 10mg/40mg comprimidos recubiertos con película.

FI Propranolol Accord 10mg/40mg/80mg kalvopäällysteiset tabletit FR Propranolol Accord 40mg comprimé pelliculé sécable

IT Propranololo Accord

MT Propranolol 10mg/40 mg/80 mg film-coated tablets PL Propranolol Accord

PT Propranolol Accord

SE Propranolol Accord 10mg/40mg/80mg filmdragerade tabletter UK Propranolol 10mg/40mg/80mg film-coated tablets

Referências

Documentos relacionados

(3 valores) Considerando os mundos e a linguagem de Tarski, indique se os seguintes argumentos são válidos tautologica (Val-TT), logica (Val-FO) e/ou analiticamente

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

Art. Desmembramento é o parcelamento de imó- vel em lotes destinados à edificação com aproveitamento do sistema viário oficial. § 1º No desmembramento, as

Exª que de acordo com a sua solicitação verifica-se, de acordo com a planta anexa que a área de implantação correspondente ao Reservatório do Espírito Santo, sito no interior

 Alterar o código GTIN no caso de um mesmo produto ser comercializado em diferentes idiomas. Nota: Pode-se manter o código GTIN da unidade de consumo sempre que o processo

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

Conclui-se que o probiótico Bacillus coagulans pode ser usado como alternativa para a substituição ao antibiótico na ração de frangos de corte, pois