• Nenhum resultado encontrado

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL

UFPR Litoral – Matinhos (PR) - 29 e 30/10/2015 SUBMISSÕES DE TRABALHOS PRORROGADAS ATÉ DIA 14/08/2015 Orientações gerais

Serão aceitas três modalidades de apresentação de trabalhos:

1) Artigos completos: exclusivo para pesquisadores, professores e pós-graduandos; 2) Resumos: para acadêmicos de graduação, estudantes de nível médio, técnico e

profissionalizante, profissionais, pós-graduandos, pesquisadores e professores;

3) Consórcios de projeto de pesquisa: destinado a pós-graduandos (mestrandos e doutorandos).

Nova Data limite para submissão dos trabalhos: 14/08/2015

Site para envio dos trabalhos: www.ppgdts.ufpr.br ou http://www.sbdts.getepolitica.org/ Data de divulgação dos trabalhos aprovados: a partir de 31/08/2015.

Pelo menos um dos autores deve estar inscrito, com inscrição paga e presente no simpósio para realizar a apresentação oral ou de pôster, bem como do consórcio de projeto de pesquisa. Os trabalhos serão publicados em um e-book (com ISBN), entretanto somente serão publicados os trabalhos efetivamente apresentados no evento. Caso seu trabalho seja aceito, mas não for apresentado no evento, não será publicado no e-book.

Trabalhos fora das normas ou enviados fora do prazo não serão avaliados pela comissão científica. Artigos completos e resumos serão agrupados em GTs. A indicação do Grupo de Trabalho (GT) deve ser feita no ato da inscrição do trabalho, sugerindo o GT logo após a Filiação Institucional e email de contato. Os resumos e trabalhos completos devem atender a um dos GTs do simpósio, quais sejam: 1) Socioeconomia e Saberes Locais; 2) Redes Sociais e Políticas Públicas; 3) Ecologia e biodiversidade. Breve descrição dos GTs:

(2)

Reconhecendo os “sítios como entidades imateriais fornecedoras de balizamentos para os indivíduos e suas organizações sociais”, o grupo de trabalho Socioeconomia e Saberes Locais busca compreender os territórios enquanto um espaço físico constituído de indivíduos e recursos: que carregam culturas, formadas de conhecimentos empíricos e/ou teóricos acumulados e baseados em “crenças, mitos, valores, experiências passadas, conscientes ou inconscientes, ritualizadas”; que são ao mesmo tempo definidoras e definidas das relações sociais, observadas através do capital social ou das relações de solidariedade e reciprocidade entre os indivíduos. Com base nestes atributos os arranjos ou configurações produtivas de base sustentável, rurais e urbanas, podem promover mecanismos integradores, tanto nas políticas públicas, como nos processos de educação e de trabalho. Os sítios tendem a criar um senso comum, uma racionalidade constituída de crenças e ações, regras e normas que se desenrolam em sintonia. As sintonias perdem espaços para os conflitos, quando o local é pensado fora dele. Os atributos que dão consistência ao local são colocados à prova, com critérios ideológicos do poder. No local, subsistem outras economias, baseadas em culturas e recursos territoriais, tangíveis e intangíveis, que primam pelo associativismo, cooperação e solidariedade que permitem o Ecodesenvolvimento.

Palavras-chave: arranjos produtivos, tecnologias sociais, ecodesenvolvimento, economia solidária, turismo de base comunitária, recursos territoriais.

B) Redes Sociais e Políticas Públicas:

Objetiva identificar e analisar redes de atores sociais no âmbito público e privado, especialmente aquelas voltadas ao desenvolvimento territorial; analisar critica e propositivamente a formulação e a governança das políticas públicas cujo impacto seja relevante para o desenvolvimento territorial sustentável;

Palavras-chave: políticas públicas, redes sociais, planejamento estratégico, governança, participação social, direitos humanos, saúde coletiva.

C) Ecologia e biodiversidade:

Socializar conhecimentos acerca de processos ecológicos e de dinâmicas ecossistêmicas que fluem no território, sejam estes antropogênicos ou naturais. Considera a história da ocupação humana, as relações socioeconômicas, as relações entre humanidade e natureza e o etnoconhecimento como elementos indissociáveis do uso que se faz da biodiversidade no território. Contempla a análise da paisagem, a bioprospecção, os conflitos socioambientais, os serviços ecossistêmicos, as políticas de proteção ambiental e os componentes intangíveis da biodiversidade.

Palavras-chave: comunidades tradicionais, serviços ecossistêmicos, conflitos socioambientais, políticas ambientais, educação ambiental, análise da paisagem.

Os resumos enviados e aprovados pela comissão científica só poderão ser apresentados durante o simpósio na forma de pôster.

Os trabalhos completos enviados e aprovados pela comissão científica serão apresentados de forma oral durante os Grupos de Trabalho (GTs).

Os projetos de pesquisa aprovados pela comissão científica para o consórcio serão apresentados de forma oral para uma banca de consultores composta por docentes/doutores na área de Desenvolvimento Territorial Sustentável, visando a qualificação do estudo.

(3)

Tanto resumos quanto trabalhos completos e projetos de pesquisa devem ser originais, ou seja, não devem ter sido apresentados em eventos ou publicados, de alguma forma, anteriormente.

Cada autor/a poderá enviar no máximo 2 trabalhos como autor principal, independente da categoria. Não há limite no número de trabalhos para participação em trabalhos como co-autor/colaborador.

Serão aceitos trabalhos somente na língua portuguesa.

Tanto resumos quanto trabalhos completos e projetos de pesquisa deverão ser enviados no formato Word (.doc) com tamanho máximo de 15MB

(4)

1. Categoria Resumo TÍTULO

Autores

Filiação institucional e email de contato GT

O resumo deve conter ate 500 palavras e ser escrito com fonte Times New Roman 12, alinhamento justificado, espaçamento simples, sem parágrafos, ilustrações, tabelas ou referências bibliográficas. O título deve ser centralizado, em caixa alta e fonte Times New Roman 12. Os autores devem ser nominados em sequência, centralizados, fonte Times New Roman 12, com nome completo e apenas a 1ª letra de cada nome em maiúscula, separados por ponto e vírgula. Exemplo: João Carlos da Silva; Maria Aparecida Oliveira. A página deve ser configurada para A4 com todas as margens de 2 cm. O arquivo deve ser salvo em Microsoft Word (.doc). O conteúdo do resumo deve apresentar uma breve introdução ao tema, os objetivos do trabalho, a metodologia resumida, os principais resultados e discussões geradas. O resumo será publicado em Livro Digital de Anais com ISBN. Palavras-chave: até quatro.

1.1 Orientações para apresentação de pôsteres dos resumos Dimensões: 90 cm (largura) x 120 cm (altura)

TÍTULO Autores Instituições Email de contato

Observar as boas práticas na elaboração de pôsteres, como evitar muitos elementos textuais, dar preferência a frases curtas e ilustrações, legendar as ilustrações e tabelas para que sejam auto-explicativas, evitar número excessivo de referências bibliográficas.

Utilizar fontes que sejam visíveis a uma distância de 2m.

Pelo menos um dos autores deve estar presente para apresentação do pôster no dia e horário marcados pela organização do simpósio.

(5)

2. Categoria trabalho completo

O trabalho completo deve ter de 8 a 12 páginas considerando desde o título até as referências e incluindo ilustrações e tabelas. Deve ser redigido em fonte Times New Roman 12, com espaçamento entre linhas 1,5 (exceto no resumo, que deve ter espaçamento simples), alinhamento justificado, em folha A4 com margens de 2 cm. O título deve ser centralizado, em caixa alta e fonte Times New Roman 12. Os autores devem ser nominados em sequência, centralizados, fonte Times New Roman 12, com nome completo e apenas a 1ª letra de cada nome em maiúscula, separados por ponto e vírgula. Exemplo: João Carlos da Silva; Maria Aparecida Oliveira. Filiação institucional, email e indicação de GT (Grupo de Trabalho) também devem ser centralizados com fonte Times New Roman 12.. O resumo do artigo deve conter até 300 palavras e ser escrito com fonte Times New Roman 12, alinhamento justificado, espaçamento simples, sem parágrafos, ilustrações, tabelas ou referências bibliográficas. O arquivo deve ser enviado em documento do Microsoft Word (.doc); (arquivo em .pdf não será aceito). O trabalho completo pode ser apresentado ao simpósio em um dos seguintes formatos: artigo, ensaio discursivo ou relato de experiência, e será publicado em Livro Digital de Anais com ISBN e em meio eletrônico.

O artigo deve conter título, autores, vínculo institucional, email, resumo (até 300 palavras), palavras-chave (até quatro), abstract em inglês, key words (até quatro), introdução (incluindo justificativa e objetivos), material e métodos (ou metodologia), resultados, discussão, considerações finais/conclusões, agradecimentos (facultativo), referências bibliográficas (ver formatação a seguir), anexos (facultativo).

O ensaio discursivo e o relato de experiência devem conter título, autores, vínculo institucional, email, resumo (até 300 palavras), palavras-chave (até quatro), abstract, key words (até quatro), Introdução, desenvolvimento/relato da experiência, considerações finais/conclusões, agradecimentos, referências bibliográficas (ver formatação a seguir).

Formato do texto:

- Observar as normas da ABNT, atentando para: - aspas duplas para citações com até três linhas;

- as citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de quatro centímetros da margem esquerda, com fonte do tipo Times New Roman 11 e sem aspas.

- aspas simples para palavras com emprego não convencional e para indicar citação no interior de citação de até três linhas;

- itálico para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações;

- as notas explicativas devem ser de rodapé de página, numeradas, e pede-se que sejam usadas com parcimônia;

- as citações deverão ter chamadas no corpo do texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e também, para citações diretas, o número da página. Para menção do autor no contexto da frase, só a inicial deve ser em letra maiúscula, e quando a menção é feita entre parênteses, todas as letras devem ser maiúsculas.

(6)

Exemplos:

a) Conforme afirma Corrêa (1997, p. 152), "O espaço enquanto objetivação geográfica do estudo da cidade apresenta várias facetas que permitem que seja estudado de modo multivariado".

b) "O espaço enquanto objetivação geográfica do estudo da cidade apresenta várias facetas que permitem que seja estudado de modo multivariado" (CORRÊA, 1997, p.152)

- a lista de referências bibliográficas completas deve ser apresentada ao final do texto, em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor;

- na lista final de referências bibliográficas, o prenome dos(as) autores(as) deve constar em todas as referências e não apenas ser indicada a inicial.

- As páginas do texto NÃO deverão ser numeradas.

- As figuras devem ser enviadas em formato digital JPG devendo ter boa resolução (200 até 300 dpi). No caso de tabelas e figuras, devem ser inseridas em seu contexto ao longo do texto, no mesmo arquivo do artigo (Word). Figuras e tabelas devem ter título centralizado, legendas que permitam a interpretação e citar a fonte. Observe no "check list" as indicações sobre tamanhos de arquivos.

2.1 Orientações para apresentações orais dos trabalhos completos nos GTs

Os autores deverão se apresentar em local, data e horário pré-estabelecidos pela organização do simpósio munidos de sua apresentação em formato PowerPoint (.ppt) ou .pdf. O tempo disponível para a apresentação oral é de 10 minutos seguido de 5 minutos para perguntas e contribuições dos participantes do GT. A organização do simpósio se reserva o direito de alterar o tempo de apresentação e propor a realização de perguntas em bloco de acordo com o número de inscritos em cada GT.

(7)

3. Categoria Consórcio De Projetos De Pesquisa

Apresentação

O Consórcio de projetos de pesquisa tem como objetivo promover a integração e o intercâmbio de ideias entre os pesquisadores de temas relacionados ao desenvolvimento territorial sustentável. O Consórcio é um espaço privilegiado para apresentação e discussão de projetos de pesquisa de mestrado ou doutorado, no estilo de bancas examinadoras informais, visando a troca de ideias e contribuições aos projetos em desenvolvimento. O objetivo do Consórcio é servir como espaço de qualificação das pesquisas, constituindo-se em momento de diálogo entre pares.

Requisitos para Participação, Prazos e Encaminhamentos

1) Para submeter seu projeto de dissertação ou de tese ao Consórcio de projetos de pesquisa, o(a) candidato(a) deverá:

a) ser estudante de mestrado ou doutorado regularmente matriculado(a) em um Programa de Pós-Graduação;

b) encaminhar projeto de pesquisa em concordância com o(a) seu(sua) professor(a) Orientador(a); c) atualizar o curriculum vitae na plataforma Lattes do CNPq (não precisa ser enviado); d) submeter proposta resumida do Projeto de pesquisa (com até 10 páginas, tamanho máx. 15MB seguindo as normas da ABNT), com as seguintes partes:

- Página de rosto contendo: título da proposta; nome do(a) proponente; e-mail e telefones de contato; Programa de Pós-Graduação/Instituição ao qual está vinculado(a); nome do(a) orientador(a);

- Breve introdução, incluindo: problema de pesquisa, objetivos e justificativa; - Breve quadro teórico de referência ou referencial teórico básico;

- Procedimentos metodológicos que, apesar de sintéticos, devem conter um nível adequado de detalhamento;

- Referências;

- Formato da proposta: editor de texto Word for Windows (.doc); papel A4; margens: superior (2cm), inferior (2cm), esquerda (2cm), direita (2cm); fonte Times New Roman tamanho 12; espaçamentos simples entre caracteres, palavras e linhas.

- Seguir as normas de referências da ABNT.

1.1) A proposta resumida do Projeto de pesquisa deve ser enviada eletronicamente pelo site do evento, indicando a categoria "Consórcio de projetos de pesquisa"; enviados até 31/07/2015.

(8)

1.2) Data de divulgação das propostas selecionadas: a partir de 31/08/2015 2) As apresentações e discussões dos projetos de pesquisa selecionados serão feitas no dia 30/10/2015, no período matutino. O ensalamento, bem como os nomes dos membros da(s) banca(s) serão divulgados posteriormente, pela organização do evento.

Referências

Documentos relacionados

 O lucro decorrente da receita reconhecida na fase de construção cuja contrapartida seja ativo financeiro representativo de direito contratual incondicional de receber

Com isso pode se afirmar que mesmo reduzindo o teor de ligante das misturas, elas não perderam resistência a tração, o que demonstra que a cal é um fíler ativo, que

O candidato que obtiver nota inferior a setenta (70,0) deverá prestar novo exame, em data a ser definida pelo Colegiado do Programa. Caso seja reprovado novamente, o candidato será

Projeto Movimento de Terra Massivo e Serviçõs Subterrâneos Cliente Cía. Minera Doña Inés de Collahuasi. Bechtel Davy

2 Professor Orientador, Mestre em Administração; e-mail: brenomonlevade@gmail.com.. Uma gestão logística ineficiente poderá direta ou indiretamente afetar os negócios

Portanto, a primeira observação da situação dos quatro países-mem- bros sugere aparente falta de harmonia entre os regimes constitucionais, po- dendo-se classificá-los em dois grupos:

Da forma como foi redigida a súmula 343 depreende-se que há perfeita identidade entre os dois termos analisados, ou seja, para o Superior Tribunal de Justiça,

desenvolvem em suas organizações de TI – não por sua própria personalidade ou estilo de trabalho Os CIOs mais experientes avaliarão as atuais prioridades e expectativas de