• Nenhum resultado encontrado

DIREITO CONSTITUCIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIREITO CONSTITUCIONAL"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

7a edição revista e atualizada

16

Coordenação

Leonardo de Medeiros Garcia

coleção

SINOPSES

para

concursos

2017

OLAVO AUGUSTO VIANNA ALVES FERREIRA

DIREITO

CONSTITUCIONAL

(2)

?

I

Conceitos básicos de teoria

geral do Estado

1. CONCEITO DE ESTADO

Estado é a entidade político-social juridicamente organizada para executar os objetivos da soberania nacional. O primeiro autor que introdu-ziu o termo Estado, no sentido próximo do atual, foi Maquiavel, na obra “O Príncipe”.

2. ESTADO VS. NAÇÃO

Não são sinônimas as expressões “Estado” e “nação”. O conceito de

nação envolve a existência de vínculos comuns entre os habitantes de determinado local. Embora possuam inegável sentido político, caracteri-zam-se tais vínculos, principalmente, porrelações qualificadas por fatores subjetivos que decorrem das mais diferentes origens (racial, geográficas, religiosas, culturais). Trata-se do conjunto homogêneo de pessoas que se consideram ligadas entre si por vínculos de “sangue”, idioma, religião, cultura, ideias, objetivos. Nação é comunidade que se caracteriza por sentimentos relativamente uniformes. Já a definição de Estado envolve, necessariamente, o aspecto de organização jurídica desse conjunto de pessoas (sociedade).

Essa distinção explica por que uma nação surge antes do próprio Esta-do e por que nações podem subsistir sem o EstaEsta-do (como a nação judaica antes da criação do Estado de Israel). Também é possível que váriasnações estejam reunidas sob mesmo Estado (Estado “plurinacional”), assim como o Reino Unido e como sucedia na antiga União Soviética. E há ainda nações divididas entre dois ou mais Estados, tais quais a nação alemã na época da divisão entre as antigas Alemanhas Ocidental e Oriental; a nação coreana, ainda separada entre as Coreias do Sul e a do Norte. É diretriz do direito internacional, porém, a de que cada nação faz jus a constituir um Estado próprio.

(3)

Diferença entre Estado e nação

NAÇÃO = COMUNIDADE ESTADO = SOCIEDADE

é comunidade que se caracteriza por sentimentos comuns.

há vínculos entre os habitantes de determinado local, que decorrem das mais diferentes origens (étnicas, geo-gráficas, religiosas, culturais).

conjunto homogêneo de pessoas que se consideram ligadas entre si por vín-culos de “sangue”, idioma, religião, cultura, ideias, objetivos.

é sociedade que envolve o aspecto de organização jurídica de um conjunto de pessoas.

3. ELEMENTOS DO ESTADO

Entre as tentativas de conceituar o que seja Estado, figuram três elementos básicos:

1) território: base física do Estado;

2) povo: associação humana;

3) governo: comando por parte de autoridade soberana.

ESTADO

Território + povo + GOVERNO

3.1. Território

É a base física sobre a qual se fixa o povo e se exerce o poder esta-tal. Cuida-se da esfera territorial de validade da ordem jurídica nacional (KELSEN).

3.2. Povo

Conjunto das pessoas dotadas de capacidade jurídica para exercer os direitos políticos assegurados pela organização estatal. Difere-se da popu-lação, cujo conceito envolve aspectos meramente estatísticos do número total de indivíduos que se sujeitam ao poder do Estado, incluindo, por exemplo, os estrangeiros, apátridas e os visitantes temporários.

Povo também não se confunde com “nação”. Embora o conceito de

nação esteja ligado ao conceito de povo, contém um sentido político pró-prio: a nação é o povo que já adquiriu a consciência de si mesmo.

(4)

O povo é o titular da soberania (art. 1º, parágrafo único, da CF/88). É aos componentes do povo que se reservam os direitos inerentes à ci-dadania. No Brasil, contudo, a regra de que os direitos políticos são re-servados somente a quem pertença ao povocomporta exceção, por causa do regime de equiparação entre brasileiros e portugueses, quando houver reciprocidade (art. 12, § 1º, da CF/88).

3.3. Governo

É o conjunto das funções necessárias à manutenção da ordem jurídica e da administração pública.

Deve ser soberano, ou seja, absoluto, indivisível e incontestável

no âmbito de validade do ordenamento jurídico estatal. Todavia, exis-tem formas estatais organizadas sob dependência substancial de outras (exemplos: San Marino, Mônaco, Andorra, Porto Rico), que por isso não podem ser chamadas de Estado perfeito. Ou seja, a soberania é uma qua-lidade do poder que mantém estreita ligação com o âmbito de vaqua-lidade e eficácia da ordem jurídica. Trata-se da característica de que se reveste o poder absoluto e originário do governo, que é exercitado em nome do povo.

No plano interno, o poder soberano não encontra limites jurídicos. Mas parte da doutrina entende que a soberania estatal é restringida por princípios de direito natural, além de limites ideológicos (crenças e valores nacionais) e limites estruturais da sociedade (sistema produtivo, classes sociais). Já no plano internacional, a soberania estatal encontra limi-tes no princípio da coexistência pacífica das soberanias estatais.

3.3.1. Soberania vs. autonomia

1) A soberania representa um plus em relação à autonomia, no que diz respeito ao grau de independência e desprendimento com que é exer-cido o poder.

2) Segundo MARCELLO CAETANO, a soberania é poder político supre-mo, porque não está limitado por nenhum outro poder na ordem interna; e é poder político independente, porque na sociedade in-ternacional não tem de acatar regras que não sejam voluntaria-mente aceitas.

3) Segundo correntes positivistas, a soberania é juridicamente ilimitada no âmbito territorial do Estado; segundo correntes jusnaturalistas, a soberania encontra barreiras: a) no direito natural; b) na coexistência das nações; e c) nas próprias finalidades do Estado. Já a autonomia observa limites mais severos: é limitada ainda pela capacidade de disposição de poder conferido pelo ente soberano.

(5)

4) A autonomia apresenta-se como um círculo contido naquele que re-presenta a soberania.

5) A soberania permite o exercício da autonomia, mas cuida de restringi--lo a certas distribuições de competência.

6) O poder soberano, como fonte originária da ordem normativa, estabe-lece e regula os termos do poder autônomo.

7) A soberania é nota caracterizadora do Estado na ordem internacional, enquanto a autonomia interessa à ordem interna somente.

` Importante:

O STF adota a respeito a corrente positivista, não reconhecendo limites im-postos à soberania por parte do direito natural (ADInMC 3.300/DF).

DIFERENÇA ENTRE AUTONOMIA E SOBERANIA

Soberania Autonomia

a) corrente positivista: soberania ilimitada (corrente positivis-ta, adotada pelo STF);

b) corrente jusnaturalista: soberania limitada pelo direito na-tural, pela necessidade coexistência com as demais nações e pelas finalidades do Estado.

Limitada

` Como esse assunto foi cobrado em concurso?

Em questão elaborada pelo XXVII concurso para Promotor de Justiça do MPDFT (2005), foram consideradas incorretas as seguintes assertivas: “A so-berania estatal manifesta-se pelo exercício, dentre outros, de poderes, tais como: cunhar moedas, exigir tributos e dispor de forças armadas. Em relação às comunidades supranacionais, ao desenvolvimento histórico do Estado e à soberania estatal, assinale a alternativa correta: b) Soberania é característi-ca própria do Estado Federativo, não estando presente em outras formas de Estado (unitário e confederado). c) O princípio de autodeterminação dos po-vos, previsto na Constituição Federal de 1988, não se correlaciona à ideia de soberania. d) Com as comunidades supranacionais, surgindo o direito comu-nitário, bem como com o MERCOSUL e outros blocos econômicos, o conceito de soberania desaparece. e) A Constituição brasileira não enfatiza a soberania como fundamento da República Federativa.”

Em questão elaborada para concurso de Juiz do TRT/23ª Região (2006), foi considerada correta a seguinte assertiva: “Nenhum governo federal, nem os governos dos Estados, nem dos Municípios ou do Distrito Federal são sobe-ranos, porque todos são limitados, expressa ou implicitamente, pelas normas positivas da Constituição da República;”

(6)

4. FORMA DE ESTADO

4.1. Plano do direito público internacional

No plano do direito público internacional, os Estados são vistos ou como entidade unitária (Estado unitário) ou como uniões estatais (Es-tados compostos). Nesses termos, Estados unitários são aquelas formas estatais clássicas, em que se identificam grupos populacionais e territó-rio tradicionais, com governo nacional único, não importando o grau de descentralização interna dos órgãos que o constituem. Exemplos: Brasil, Argentina, Itália.

Já os Estados compostos são formados por dois ou mais Estados, com esferas distintas de poder governamental, conforme regime jurídico especial, cuja personalidade de direito público internacional é atribuída a uma entidade única (união). Na explicação de SAHID MALUF, trata-se de uma pluralidade de Estados, perante o direito interno, mas que se projeta na esfera jurídica internacional como uma unidade. Podem assumir as se-guintes modalidades:

A) uniões pessoais: quando a junção de dois ou mais Estados distintos ocorre pela ascensão ao governo de um único monarca. Exemplo clás-sico: a união de Portugal e Espanha sob o reinado de Filipe II;

B) uniões reais: junção “íntima e definitiva de dois ou mais Estados, conservando cada um a sua autonomia administrativa, a sua existên-cia própria, mas formando uma só pessoa jurídica de direito público internacional” (SAHID MALUF, 1988, p. 162). Exemplo: o extinto Im-pério Austro-Húngaro;

C) uniões incorporadas: união de dois ou mais Estados distintos para a formação de uma nova unidade, com extinção dos Estados originais. Exemplo: o Reino Unido;

D) confederações: ligas de Estados soberanos, baseadas em tratado internacional, mediante as quais cada Estado conserva sua perso-nalidade jurídica de direito público internacional nos assuntos não alcançados pelo pacto confederativo. Trata-se também de modalidade especial de Estado complexo ou agrupado, que merecerá maiores de-talhes no item a seguir.

4.2. No plano do direito constitucional

No plano do direito constitucional, a tipologia dos Estados varia con-forme a organização interna disciplinada nas respectivas constituições. Diferencia-se daquela traçada no âmbito do direito internacional, pois o Estado é visto “por dentro”, e não como simples projeção exterior.

O que define a forma de um Estado no âmbito do direito público interno é o grau de centralização dos poderes estatais. Nesse sentido,

(7)

considera-se centralizado um Estado se a prestação de serviços estatais ocorre de forma direta, sem deslocamento do centro de competências, tampouco delegação de funções estatais para entidades diversas. O poder político é exercido exclusivamente por único ente estatal, não havendo sobreposição de poderes nem delegação de poderes a outros centros de competência. Por outro lado, um Estado é considerado descentralizado

quando as atividades estatais são distribuídas a vários núcleos ou cen-tros detentores de competências, cada qual dotado de personalidade jurí-dica própria no âmbito do direito interno.

` Importante:

A descentralização poderá ser:

(a) administrativa(limitada à criação de normas individuais);

(b) legislativa (quando se confere capacidade de edição de normas

abstra-tas) ou;

(c) política(que engloba a administrativa e a legislativa).

Portanto, a depender do nível de centralização estatal, os Estados se dividem entre unitários e complexos. Nos Estados unitários, a descen-tralização, quando existente, é incompleta. Está sujeita ao critério do poder central, o qual poderá suprimi-la, ampliá-la ou restringi-la. Embora possa haver deslocamento competências para entidades inferiores, estas

não possuem autonomia político-constitucional, pois se qualificam, no máximo, como autarquias territoriais. Os centros parciais de competência (províncias, territórios, regiões administrativas, não importa a nomencla-tura) exercem poderes políticos delegados ou atribuídos. Exemplos: França, Bélgica, Portugal, Holanda e o Estado brasileiro estruturado pela Consti-tuição de 1824.

Nos Estados complexos, convivem entes estatais dotados de com-petências políticas próprias, que não podem ser alteradas pela simples vontade de alguma entidade superior. A descentralização é completa, porque a distribuição de competências é conservada por força de normas constitucionais ou de tratados internacionais. Numa base territorial co-mum, exercem sobreposta e simultaneamente poderes políticos tanto a entidade central (União) quanto cada entidade parcial (Estados-membros). Daí se falar em divisão geográfica de poder. Este tipo de figura estatal divide-se em dois principais subtipos: Estado federal e Estado confederal.

A) Estado federal: é constituído por entidades parciais – chama-das Estados-membros (no Brasil, México, EUA), Províncias (na Argentina) ou Laender (na Alemanha) – que detêm núcleo próprio de competências políticas, conservando autonomia e personalidade jurídica de direito público interno. Todavia, a soberania estatal e a personalidade jurídica de direito internacional concentram-se num mesmo ente central (União).

(8)

São pressupostos de existência do Estado federal, segundo MICHEL TEMER:

I) descentralização política que parte da própria constituição (repar-tição constitucional de competências), impedindo a livre ingerência por parte do poder central;

II) participação das ordens jurídicas parciais (Estados-membros) na vontade criadora da ordem jurídica nacional, por meio de órgão repre-sentativo próprio (Senado);

III) auto-organização assegurada aos Estados-membros, mediante constituições estaduais (poder constituinte decorrente); e

IV) princípio da indissociabilidade (ou indissolubilidade) dos Estados--membros, que não possuem soberania para separarem-se do ente federalizado.

` Importante:

Pela Constituição de 1988, a indissolubilidade da federação é considerada fundamento para intervenção federal (art. 34, I) e a forma federativa de

Es-tado é considerada cláusula pétrea (art. 60, § 4º, I).

` Como esse assunto foi cobrado em concurso?

Em questão elaborada para o concurso de Diplomata (2009/Cespe), a seguinte assertiva foi considerada como errada: “O Estado federal brasileiro – a Repúbli-ca Federativa do Brasil – é pessoa jurídiRepúbli-ca de direito público internacional, e sua organização político-administrativa compreende a União, os estados e o Dis-trito Federal, mas não, os municípios, pois estes não são entidades federativas, visto que constituem divisões político-administrativas dos estados.”

São pressupostos de manutenção do Estado federal:

I) a rigidez constitucional; e

II) a existência de órgão, criado pela constituição, para realizar o con-trole de constitucionalidade das leis e decidir conflitos de compe-tências entre as entidades federativas.

ESTADO FEDERAL

Pressupostos de existência Pressupostos de manutenção

a) repartição constitucional de competências;

b) participação das ordens jurídicas parciais (Estados-membros) na vontade criadora da ordem jurídica nacional;

c) auto-organização dos Estados-membros (poder constituinte decorrente); e

d) princípio da indissociabilidade.

a) rigidez constitucional; e

b) existência de órgão respon-sável pelo controle de cons-titucionalidade das leis e pela decisão dos conflitos de com-petências entre as entidades federativas.

(9)

Os Estados federalizados formam-se por agregação ou por segregação. No primeiro caso, Estados pré-existentes renunciam à própria soberania para aglomerarem-se sob nova formação comum, que passará a ser deten-tora única da personalidade de direito público externo. Exemplos: EUA e Alemanha. No segundo caso, o Estado é formado pela descentralização de um Estado unitário em vários centros de competência autônomos. Exem-plos: Brasil, México e Argentina.

B) Estado confederal: caracteriza-se pela reunião permanente de Es-tados independentes e soberanos, geralmente com a finalidade de defesa externa e paz interna. A reunião é precedida por tratado in-ternacional, reservando-se a cada um dos Estados a prerrogativa de desligamentoa qualquer tempo da confederação, segundo a fórmula: os Estados não foram feitos para o acordo, mas o acordo para os Esta-dos. Exemplos: alianças pan-helênicas da Grécia antiga; a Alemanha e os Estados Unidos, em datas pretéritas; a Confederação Helvética (Suíça); Sérvia e Montenegro nos dias atuais.

Principais distinções entre estado federal e estado confederal

Estado federal Estado confederal

fundamento jurídico: constituição; fundamento jurídico: tratado internacional; unidades parciais não possuem direito de

secessão (princípio da indissociabilidade/ indissolubilidade);

unidades parciais possuem direito de secessão;

unidades parciais detêm autonomia. unidades parciais detêm soberania.

` Como esse assunto foi cobrado em questões dissertativas de

concurso?

O concurso para Defensor Público do Mato Grosso do Sul (2008/Vunesp) per-guntou: “A exemplo de outros Estados estrangeiros, o Brasil se constitui numa República Federativa. Embora cada Federação tenha suas próprias caracterís-ticas, os doutrinadores costumam dizer que é possível identificar a presença de alguns traços comuns a todas as federações. Nesse diapasão, relacione brevemente quatro desses elementos comuns que estão presentes na fede-ração brasileira.”

5. DIVISÃO DE PODERES

A ideia dadivisão de poderes é princípio geral de direito constitucio-nal. Também chamada de sistema de freios e contrapesos (checks and balances system), a divisão tripartida de poderes foi sugerida por Aristó-teles, John Locke e Rousseau, mas é a Montesquieu que se deve sua defi-nição e divulgação. Foi positivada, primeiramente, nas Constituições das ex-colônias inglesas na América.

(10)

Num sentido técnico, a se considerar que oPoder Político é uno, indi-visível e indelegável, não se poderia falar em “separação de poderes”, mas em distinção de funçõesou divisão funcional de poder.

Assim, surge a seguinte divisão:

1) Função legislativa: consiste, principalmente:

i) na edição de normas gerais e abstratas, que inovem a ordem jurídica: as leis em sentido material;

ii) na fiscalização e controle dos atos praticados no exercício da função executiva.

2) Função executiva: com atuação nos fins diretamente inerentes à ad-ministração do Estado (em sentido amplo), incluindo a economia, a arrecadação e a defesa. Possui três missões básicas: intervenção, fomento e serviço público.

3) Função judiciária: tem por escopo, basicamente, a aplicação ou a re-visão da aplicação das normas jurídicas aos casos concretos, em caráter definitivo (garantia do monopólio judicial da última palavra), com o objetivo de compor litígios ou, pelo menos, de evitar que se propaguem.

Divisão funcional de poder

Função legislativa Função executiva Função judiciária

edição de normas gerais e abstratas, impessoais e inovadoras da ordem jurídica: as leis em sentido material;

atuação nos fins dire-tamente inerentes à admi-nistração do Estado (em sentido amplo), mediante a intervenção, o fomento e o serviço público.

aplicação ou a re-visão da aplicação das normas jurídi-cas aos jurídi-casos con-cretos, em caráter definitivo.

fiscalização e controle dos atos praticados no exercício da função executiva.

` Importante:

A administração interna feita pelo Judiciário e Legislativo é função atípica desses Poderes, mas não constitui uma exceção ao princípio da divisão, e sim um pressuposto da separação, qual seja, a independência recíproca. Nesse sentido, para o STF, tanto o autogoverno quanto a existência de espaços va-riáveis de autonomia financeira e orçamentária fazem parte da independên-cia dos Poderes (ADIn 135/PB).

Ademais, a divisão não é absoluta. No Brasil, por exemplo, a Cons-tituição Federal estabelece hipóteses de interferência recíproca entre as funções estatais, que servem para garantir que o poder não se exerça sem qualquer controle. Todavia, é princípio geral aplicável ao assunto, a nenhum dos “Poderes” é dado delegar atribuições a agentes de outros “Poderes”.

(11)

` Como o STF já enfrentou a questão:

“Não ofende os princípios da separação e da harmonia entre os Poderes do Estado a decisão do Supremo Tribunal Federal que, em inquérito destinado a apurar ilícitos penais envolvendo deputado federal, determinou, sem prévia autorização da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, a coleta de dados telemáticos nas dependências dessa Casa Legislativa. Além de não haver determinação constitucional nesse sentido, a prévia autorização poderia, no caso, comprometer a eficácia da medida cautelar pela especial circunstância de o Presidente da Câmara, à época, estar ele próprio sendo investigado pe-rante a Suprema Corte” (Pleno, AgR na AC 4.005/DF).

` Como esse assunto foi cobrado em concurso?

O 170º Concurso para a Magistratura Estadual do TJSP (1998) apontou como incorretas as seguintes assertivas: “O Poder Executivo não participa do processo legislativo” e “Ao Poder Judiciário é vedada a prática de atos administrativos”.

6. FORMA DE GOVERNO

É a definição abstrata de um modo de atribuição do poder.

6.1. Classificação de Aristóteles

Segundo ARISTÓTELES, as formas de governo dividiam-se entre nor-mais e anornor-mais.

A) Normais: aquelas cujo objetivo era o bem da comunidade. Subdivi-diam-se em:

A.1)Monarquia: o governo de uma só pessoa;

A.2)Aristocracia: o governo de uma classe restrita; e

A.3)Democracia: o governo de todos os cidadãos.

B) Anormais: aquelas que visavam somente a vantagens para os gover-nantes, a saber:

B.1)Tirania: forma corrompida de monarquia. Segundo MARIA HE-LENA DINIZ (1998, p.  565), governo legítimo, mas cruel, por ser injusto; governo que não respeita princípios constitucionais; exercício despótico do poder.

B.2)Oligarquia: forma corrompida de aristocracia. Governo em que o poder fica concentrado em mãos de uma classe aristocrática ou de alguma família ou, ainda, de um pequeno grupo de pessoas pertencente ao mesmo partido; regime político em que o grupo

(12)

do governante busca, arbitrariamente, a consecução de seus próprios interesses, agindo em seu benefício (cf. MARIA HELENA DINIZ, 1998, p. 436).

B.3)Demagogia: forma corrompida de democracia. Estado corrupto da democracia e que se realiza pela força do número, não repre-sentando nem traduzindo uma convivência cívica ou o pensa-mento do governo (cf. MARIA HELENA DINIZ, 1998, p. 50).

FORMAS DE ESTADO SEGUNDO ARISTÓTELES

Normais Anormais

aquelas que têm por objeto o bem da comunidade;

aquelas que visam somente a vantagens para os governantes;

monarquia; ¨ tirania;

aristocracia; ¨ oligarquia;

democracia. ¨ demagogia.

` Como esse assunto foi cobrado em concurso?

Em questão elaborada para o concurso de Juiz do TJPI (2007/Cespe), foi apon-tada como incorreta a seguinte assertiva: “Para Aristóteles, os governos são republicanos – no qual todo o povo, ou pelo menos uma parte dele, detém o poder supremo; monárquico – em que uma só pessoa governa; despótico – em que um só arrasta tudo e todos com sua vontade e seus caprichos, sem leis ou freios.”

6.2. Classificação de Maquiavel

MAQUIAVEL concebeu somente duas formas de governo: governo da minoria e governo da maioria.

A) Governo da minoria: dividido em:

A.1) Monarquia: forma de governo que se caracteriza pela presença dos seguintes fatores: (i) a vitaliciedade do governante; (ii) a hereditariedade como mecanismo de sucessão governamental; (iii) a irresponsabilidade do monarca pelos atos que praticar; e (iv) para alguns autores, a ausência de representatividade popu-lar. Subdivide-se em:

A.1.1) Monarquia absoluta: em que os poderes reais são ilimitados;

A.1.2) Monarquia de estamentos (ou monarquia de braços): na qual o poder é descentralizado e delegado; e

(13)

A.1.3) Monarquia constitucional: aquela em que o monarca só exerce funções limitadas, geralmente restritas ao âmbito do Poder Executivo.

A.2) Ditadura: governo desenvolvido por governante que reúne em si amplos poderes públicos, exercendo arbitrária e absolutamente o Executivo e o Legislativo e, excepcionalmente, também o Ju-diciário(MARIA HELENA DINIZ).

` Atenção!

O termo “Ditadura” veio da Antiguidade clássica e, durante séculos, teve co-notação positiva, no que se diferenciava da Tirania e do Despotismo. Isso por-que remetia às famosas ditaduras romanas, por-que eram formas temporárias de estados de exceção. Porém, após a Primeira Grande Guerra, generalizou-se o costume de chamar de “ditaduras” todos os governos não democráticos, de modo que “o termo tecnicamente mais correto ‘autocracia’ acabou por ser relegado nos manuais de direito público” (NORBERTO BOBBIO, 2001, p. 158).

B) Governo da maioria, com uma só espécie:

B.1) República: caracterizada pela exigência de renovação do gover-no por meio de eleições periódicas: o govergover-no deve ser tempo-rário e eletivo. Um governo republicano está baseado nas se-guintes premissas: (i) a temporariedade: o governo deve ser exercido por tempo determinado, ainda que admissível a reno-vação do prazo; (ii) a eletividade: a sucessão governamental exige eleições periódicas, afastada a sucessão por simples víncu-los hereditários; (iii) a responsabilidade dos agentes públicos:

devem responder por seus atos tanto os governantes quanto de todos os demais agentes públicos: legisladores, magistrados e administradores; e (iv) a representatividade popular: o exercí-cio da função pública e os poderes a ele inerentes têm base na soberania popular.

` Atenção!

O STF já confirmou pelo menos duas dessas características no regime repu-blicano brasileiro, a saber: a temporariedade (Plenário, MS 27.593/DF) e a

responsabilidade dos agentes públicos (MC no MS 24.458/DF e MC no MS

27.141/DF)

` Importante:

Pela Constituição de 1988, somente a forma de Estado (forma federativa de Estado) é considerada cláusula pétrea expressa (art. 60, § 4º, I).

Porém, a forma de governo (princípio republicano) está prevista como prin-cípio sensível (art. 34, VII, a), cuja violação caracteriza hipótese de intervenção.

(14)

` Como esse assunto foi cobrado em concurso?

No concurso para Juiz do TJPR (2010), o candidato deveria considerar correta a seguinte alternativa: “A Constituição Federal de 1988 não considerou a forma republicana de governo uma matéria petrificada no texto. Ou seja, hodierna-mente, a forma de governo República não tem “status” de cláusula pétrea.”

São espécies republicanas:

B.1.1) República aristocrática: o governo é exercido por algu-ma classe privilegiada, geralmente a nobreza; e

B.1.2) República democrática: considera o povo como titular do poder estatal.

` Importante:

Atualmente, a qualificação “democrática” que se possa dar a algum governo não diz propriamente respeito à forma em que se exerce, senão ao regime político do Estado.

Comparação entre as características das formas de governo

Monarquia República

vitaliciedade do governante; temporariedade: o governo deve ser exer-cido por tempo determinado, ainda que admissível a renovação do prazo.

hereditariedade como mecanismo de su-cessão governamental;

eletividade: a sucessão governamental exige eleições periódicas, afastada a su-cessão por simples vínculos hereditários;

irresponsabilidade do monarca pelos atos que praticar;

responsabilidade do governante e de to-dos demais agentes públicos;

ausência de representatividade popular. representatividade popular.

` Como esse assunto foi cobrado em concurso?

Em questão elaborada pelo XIV Concurso para Juiz do TRF/4ª Região (2010), a alternativa considerada correta pelo gabarito tinha a seguinte redação: “Como República, o Brasil conta com o exercício do poder político em caráter eletivo, transitório e com responsabilidade.”

7. SISTEMA DE GOVERNO

Ao optar pela adoção de determinado sistema de governo, cada Estado escolhe como será a organização e estruturação do governo, isto é, quais serão as normas que irão reger as relações entre os Poderes Legislativo e

(15)

Executivo no exercício das funções governamentais. Define-se um sistema de governo pela posição recíproca dos poderes, ou seja, a separação de poderes é fator determinante do sistema de governo.

Tradicionalmente, divide-se em:

A) Sistema presidencialista: criação da Constituição norte-americana de 1787. Tem por características:

• típico das Repúblicas;

• o Presidente da República exerce o Executivo em toda sua ple-nitude, acumulando as funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo;

• a investidura e o exercício do mandato do Presidente indepen-dem da vontade do Legislativo;

• o Legislativo não se sujeita a dissolução e seus membros são investidos em mandato com termo certo;

• propicia maior divisão e independência entre os Poderes; e • o plano de governo é estabelecido e observado sem a influência

do Legislativo, salvo no tocante à posterior prestação de contas.

B) Sistema parlamentarista: nasceu na Inglaterra, a partir da Magna Carta de 1215, até consolidar-se formalmente com a Reforma Eleitoral de 1832. São características desse sistema:

• típico das monarquias constitucionais, embora tenha sido esten-dido às Repúblicas europeias;

• o Poder Executivo é dividido entre a chefia do Estado (exercida pelo monarca ou pelo Presidente) e a chefia do Governo (de atribuição do Primeiro-Ministro);

• o Chefe do Estado nomeia ou indica o Primeiro-Ministro;

• o Primeiro-Ministro é quem nomeia ou indica os demais Ministros;

• a aprovação pela Assembleia do Primeiro-Ministro e de seu Minis-tério dá-se em conjunto, juntamente com a deliberação sobre o plano de governo, ratificando-os politicamente perante o povo; • o governo deve confiança ao Parlamento;

• quebrada a confiança, formalizada por uma moção de descon-fiança ou voto de censura (ambos de deliberação do Parlamen-to), é dissolvido o governo, que não possui investidura por ter-mo certo; e

• o Chefe do Estado poderá dissolver o Parlamento e convocar novas eleições, a fim de se apurar o grau de confiança dos par-lamentares perante o povo.

(16)

C) Sistema diretorial: também conhecido como sistema convencional, foi posto em funcionamento pela primeira vez na antiga União Sovié-tica. Nesse sistema, as funções executiva e legislativa concentram--se em uma só entidade (Assembleia). Existem ainda órgãos volta-dos para a administração, mas tovolta-dos subalternos à Assembleia. Um dos membros da Assembleia é intitulado Presidente da República, mas com funções meramente cerimoniais.

SISTEMAS DE GOVERNO

Sistema presidencialista

Criação norte-americana (Constituição de 1787).

a) típico das Repúblicas;

b) Poder executivo: exercido em plenitude pelo Presidente da República (Chefe de Estado + Chefe de Governo). A investidura e o exercício do mandato do Presidente independem da vontade do Legislativo;

c) Poder Legislativo: não se sujeita a dissolução e seus membros são investidos em mandato com termo certo;

d) maior divisão e independência entre os Poderes.

Sistema parlamentarista

Nasceu na Inglaterra (Magna Carta de 1215) e se consolidou com a Reforma Eleitoral de 1832.

a) típico das monarquias constitucionais, embora tenha sido esten-dido às Repúblicas europeias;

b) o Poder Executivo é dividido entre a chefia do Estado (exer-cida pelo monarca ou pelo Presidente) e a chefia do Governo (de atribuição do Primeiro-Ministro);

c) maior dependência entre os Poderes.

Sistema diretorial ou convencional

Adotado na antiga União Soviética.

a) os órgãos voltados para a administração são todos subalternos à Assembleia. Um dos membros da Assembleia é intitulado Presidente da República, mas suas funções são meramente cerimoniais.

b) as funções executiva e legislativa concen tram-se em uma só entidade (Assembleia).

` Como esse assunto foi cobrado em concurso?

No 28º Concurso para Promotor de Justiça para o Ministério Público do Distri-to Federal e Territórios (2009), foi considerado correDistri-to o enunciado: “O prin-cípio da separação de poderes é fator determinante do sistema de governo.”

8. REGIMES POLÍTICOS

São os complexos estruturais de princípios e forças políticas que orientam determinada concepção de Estado e seu ordenamento jurídico (JOSÉ AFONSO DA SILVA). Dividem-se, basicamente, em:

(17)

A) Autocracia: a estruturação de governo ocorre “de cima para baixo”, privilegiando-se a soberania do governante, ou seja, o princípio do chefe. Segundo MARCELLO CAETANO, autocrático é aquele regime em que o poder político (incluindo o poder constituinte) é exercido em nome próprio, por uma pessoa ou por um grupo social (classe, casta, partido ou corporação).

B) Democracia: a soberania é da titularidade do povo, de forma que o governo é organizado “de baixo para cima”, conforme a vontade popular. Nos regimes democráticos, o poder político é concedido pelo Estado à parcela de indivíduos que constituem o “povo”. Enfim, a democraciapode ser sucintamente definida como o processo de con-vivência social em que o poder emana do povo e há de ser exercido, direta ou indiretamente, pelo povo e em proveito do povo.

8.1. Regime político democratic

O regime político democrata é “caracterizado pelo exercício do poder sobre a base da efetiva participação do povo soberano nas decisões po-líticas, sempre à procura da realização de valores de convivência humana como a igualdade, a liberdade, a justiça e a dignidade das pessoas” (LORA ALARCÓN, 2007, 106).

Assenta-se em dois princípios fundamentais:

A) o da soberania popular; e

B) o da participação do povo no poder, seja direta ou indiretamente. Há quem indique ainda o chamado princípio da maioria, segundo o qual as decisões são tomadas conforme a opinião da maioria do povo. Contudo, para JOSÉ AFONSO DA SILVA, esse princípio nada mais é do que técnica de que se serve a democracia.

Já os valores essenciais à democracia são, sobretudo, a igualdade e a liberdade, as quais, numa visão contemporânea, gravitam em torno do valor da dignidade da pessoa humana.

A democracia pode apresentar três tipos:

1) democracia direta: é o povo que exerce, ele próprio, as funções do Estado, sem intermediação de representantes. Tipo de regime anti-gamente praticado em Atenas, mas que resta inviabilizado nos dias atuais em razão do crescimento do número de pessoas aos quais se concede cidadania;

2) democracia indireta (ou representativa): embora o poder pertença ao povo, este outorga funções de governo a representantes previa-mente eleitos;

(18)

3) democracia semidireta (ou participativa): regime misto, em que mecanismos da democracia indireta convivem com exemplos de par-ticipação direta do povo, tais como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular em matéria de projetos legislativos.

` Importante:

Não confundir voto direto com democracia direta. O fato de o povo escolher seus representantes diretamente não quer dizer ele próprio esteja a exercer o poder. O que ocorre é simplesmente a eleição direta, i.e., sem intermediação de quem quer que seja.

` Como esse assunto foi cobrado em concurso?

No concurso para Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (2006), elaborado pela Fundação Carlos Chagas, o candidato deveria considerar como correta a seguinte alternativa: “Democracia semidireta é aquela que se caracteriza pela eleição de representantes do povo, por meio do voto, dotada de mecanismos de participação popular direta, como o plebiscito, o referen-do e a iniciativa popular.”

Distinção entre os institutos

FORMA DE ESTADO FORMA DE GOVERNO SISTEMA DE GOVERNO

definido pelo grau de centralização dos pode-res estatais.

norma federativa é

cláusula pétrea expres-sa (art. 60, § 4º, I, CF). é a definição abstrata de um modo de atribui-ção de poder. forma republicana é princípio sensível (art. 34, VII, a, CF). conjunto de normas que estabelecem como será a relação entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo. Estado unitário x Estado composto Monarquia x República Presidencialismo x Parlamentarismo

(19)

Referências

Documentos relacionados

o) Regras relativas a de cada uma das categorias de investidores a que se refere o artigo 44.º e, se for o caso, à identificação do representante comum.. 4 - No caso de fundos

Algumas convenções, nacionais e internacionais, servem como referencial conceitual para o desenvolvimento da Aqüicultura Sustentável, a exemplo do código de Conduta para a

Consulta-nos o Comando Aéreo acerca da possibilidade dos Cartórios cobrarem custas e emolumentos para registro de imóveis e protesto de títulos.. Conforme o entendimento

Um bem pode ser considerado patrimônio cultural de uma comunidade, de um estado, de um país e até patrimônio cultural de toda a humanidade, dependera do quanto ele representa para

Maria Sylvia Zanella Di Pietro 9 define serviço público como toda atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exerça diretamente ou por meio de seus

O MUNICÍPIO DE MATRIZ DE CAMARAGIBE, através da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, torna público para ciência dos interessados, que receberá propostas visando

A função Gravar salva a varredura ou os resultados da medição do Multímetro digital em um arquivo que pode ser transferido para um PC para evaliação mais a fundo.. Quando o

espinélio CoAlgO^ CuAl-,0^ MnAlgO^ M9Crs0íf MnCrgO^ CoFBgO^ CuF.g0<| NiFegO^ cor do cristal azul profundo verde maça castanho verde azeitona marrom escuro preto marrom