• Nenhum resultado encontrado

MANUAL ACADÊMICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL ACADÊMICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Avançado de Governador Valadares

Instituto de Ciências da Vida Departamento de Nutrição

MANUAL ACADÊMICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

Governador Valadares Junho de 2016

(2)

2 SUMÁRIO

1 Estrutura básica ... 3

2 Normatização básica das estruturas do projeto ... 3

2.1Normatização geral ... 3

2.1.1 Elementos pré-textuais ... 3

2.1.2 Elementos textuais ... 4

2.1.3 Elementos pós-textuais ... 4

2.2Normatização específica ... 4

2.2.1 Capa ... 5

2.2.2 Folha de rosto ... 6

2.2.3 Sumário ... 7

2.2.4 Justificativa ... 37

2.2.5 Hipótese ou pressupostos ... 38

2.2.6 Objetivos ... 37

2.2.7 Referencial teórico ... 38

2.2.8 Materiais e métodos ... 38

2.2.9 Cronograma de execução ... Erro! Indicador não definido. 2.2.10 Referências ... 39

2.2.11 Apêndice ... 47

2.2.12 Anexos ... 47

(3)

3 1 ESTRUTURA BÁSICA

Um projeto de pesquisa pode conter os seguintes elementos obrigatórios (destacados em cinza) e opcionais (destacados em branco).

Tipo de elemento Elemento

Pré-textuais

Capa

Folha de rosto Sumário

Textuais

Introdução Justificativa Objetivos Hipótese

Referencial teórico Material e métodos Cronograma de execução Orçamento

Pós-textuais

Referências Apêndice (s) Anexo (s)

2 NORMATIZAÇÃO BÁSICA DAS ESTRUTURAS DO PROJETO

Os textos devem ser digitados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Os elementos textuais devem ser inseridos apenas no anverso da folha.

2.1 Normatização geral

2.1.1 Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais em projetos de pesquisa devem apresentar a seguinte formatação básica:

 Papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm);

 Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12;

 Margens esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm;

 Espaçamento entre linhas 1,5;

 Elemento com título, sem indicativo numérico e centralizado na folha:

sumário.

(4)

4 2.1.2 Elementos textuais

Os elementos textuais em projetos de pesquisa devem apresentar a seguinte formatação básica:

 Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12;

 Margens esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm;

 Espaçamento entre linhas 1,5, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetida e área de concentração, que devem ser digitados em espaço simples;

 Os títulos dos elementos textuais devem ser numerados de forma progressiva, em algarismo arábico, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Os títulos das seções primárias devem iniciar em folha distinta. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, itálico ou grifo, entre outros;

 As folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas a partir da folha de rosto, mas não numeradas. A numeração deve figurar, a partir da primeira folha da Introdução, em algarismos arábicos, no canto inferior direito da folha.

2.1.3 Elementos pós-textuais

 Havendo apêndice e anexo, as suas folhas ou páginas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento dos elementos textuais.

 Elementos com título, sem indicativo numérico e justificados na folha:

referências, anexos, apêndices.

2.2 Normatização específica

(5)

2.2.1 Capa

UNIVERSIDADEFEDERALDE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA VIDA

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

NOME DO AUTOR

TÍTULO DO PROJETO

GOVERNADOR VALADARES – MINAS GERAIS ANO

Fonte 12, maiúsculo,espaçamento entre linhas 1,5 cm.

Fonte 12, maiúsculo.

Fonte 12, maiúsculo, negrito, espaçamento entre linhas 1,5 cm.

Fonte 12, maiúsculo.

(6)

6 2.2.2 Folha de rosto

NOME DO AUTOR

TÍTULO DO PROJETO

Projeto de Pesquisa, apresentado ao Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares, como parte das exigências para a aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.

Orientador (a): Prof.

GOVERNADOR VALADARES – MINAS GERAIS ANO

Fonte 12, maiúsculo.

Fonte 12, maiúsculo, negrito, espaçamento entre linhas 1,5 cm.

Fonte 12, maiúsculo, negrito, espaçamento simples entre linhas 1,5 cm, recuo à esquerda de 8 cm

Fonte 12, maiúsculo.

(7)

7 2.2.3 Sumário

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...1

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ...5

3. OBJETIVOS ... 12

3.1. Objetivo geral ... 12

3.2. Objetivo específico ... 12

4. MATERIAIS E MÉTODOS... 13

4.1. Subtítulo 4.1 ... 13

4.2. Subtítulo 4.2 ... 14

4.2.1. Subtítulo 4.2.1. ... 14

4.2.2. Subtítulo 4.2.2 ... 15

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO ... 17

5.1. Subtítulo 5.1. ... 17

5.2. Subtítulo 5.2 ... 19

6. CONCLUSÃO ... 22

REFERÊNCIAS ... 23

APÊNDICES ... 27

ANEXOS ... 30

Fonte 12, centralizado, maiúsculo, negrito.

Fonte 12, justificado. Os itens e subitem devem ser precedidos da numeração atribuída ao longo dos elementos textuais. Os títulos dos itens devem ser grafados em letra maiúscula.

Títulos dos subitens devem ser grafados com inicial maiúscula, Espaçamento entre linhas:

1,5 cm.

(8)

37 2.2.4 Justificativa

Esta seção deve constar da definição do problema, a ser estudado. Não deve constituir um mero misto de introdução e revisão de literatura. Embora uma consulta sistemática à literatura publicada, recentemente, seja fundamental, nesta seção recomenda-se a inclusão de ideias próprias, de sua autoria.

Os proponentes da pesquisa devem demonstrar que a pesquisa proposta é necessária e relevante, bem como demonstrar que estão conscientes de todos os recentes desenvolvimentos naquela área da ciência ou tecnologia. Além disso, deve constar, claramente, a identificação do problema e qual a contribuição do estudo proposto, ao avanço do conhecimento científico.

Dica: Seu texto precisa responder duas questões principais: - O que será pesquisado? Por que é relevante, socialmente e cientificamente, esta pesquisa?

2.2.5 Objetivos

Os objetivos esclarecem o que é pretendido com a pesquisa e indicam as metas que almejamos alcançar ao final da investigação. O título do projeto deve refletir a ideia central dos objetivos. Em muitos projetos, os objetivos dividem-se em geral e específicos. Embora não sendo obrigatória, esta divisão algumas vezes facilita o entendimento. O objetivo geral da uma dimensão mais ampla pretendida com a pesquisa.

Exemplo:

Questão Problema: Quais estratégias motivacionais são desenvolvidas na empresa Nativa para promoção dos seus colaboradores e como se classificam nas teorias de gestão administrativa?

Objetivo Geral: Identificar as estratégias motivacionais que são desenvolvidas na empresa Nativa para promoção dos seus colaboradores e interpretá-las a partir dos fundamentos teóricos de gestão em Administração.

Os objetivos específicos definem metas específicas da pesquisa que sucessivamente complementam e viabilizam o alcance do objetivo geral. Devem ser apresentados em ordem cronológica de execução do trabalho.

(9)

38 2.2.6 Hipótese ou pressupostos

A hipótese ou pressupostos são as possíveis respostas que se tem da pergunta elaborada, ou seja, é como eu creio que a minha pergunta pode ser respondida antes mesmo de se fazer a pesquisa. É simplesmente uma resposta hipotética a minha pergunta. É preciso que nos questionemos, porém, se o problema realmente merece ser pesquisado ou se já sei a resposta do problema que proponho com exatidão, afinal, se tenho a resposta desde o princípio, não era necessário fazer a pesquisa. Importante lembrar que a hipótese deve ser redigida de forma afirmativa.

Ao desenvolver a pesquisa é possível que você chegue a uma hipótese nula, ou seja, você não conseguiu provar nem a veracidade nem a falsidade da hipótese formulada, o que não invalida o trabalho desenvolvido.

2.2.7 Referencial teórico

Consiste em realizar um levantamento de pesquisas científicas que possam contribuir como referencial teórico para a hipótese proposta. Tem a função de nortear a pesquisa, apresentando um embasamento da literatura já publicada sobre o mesmo tema, demonstrando que opesquisador tem conhecimento suficiente em relação a pesquisas relacionadas e a tradições teóricas que apoiam e cercam o estudo.

Nesta seção, o pesquisador deve cuidar para que não sejam expostas, aleatoriamente, citações que nada contribuam para a solução do problema de pesquisa ou para se atingir os objetivos definidos.

2.2.8 Material e métodos

Nesta seção, os proponentes deverão demonstrar, solidamente, como pretendem atingir os objetivos propostos. Mais uma vez, demonstrar conhecimento da literatura é fundamental.

A metodologia é o tópico do projeto de pesquisa que abrange maior número de itens, pois responde às seguintes questões: Como? Com quê? Onde? Quanto?

Deve fornecer informações sobre a casuística ou amostragem, a forma de coleta de dados, os métodos de análise e interpretação dos resultados. Quando o projeto apresenta vários objetivos, em geral, as ideias são apresentadas de maneira mais

(10)

39 clara, se a metodologia referente a cada objetivo for apresentada, separadamente, em cada item.

Os trabalhos de revisão de literatura sobre um tema de relevância na área devem conter o detalhamento dos métodos específicos para análise dos dados e resultados obtidos.

2.2.9 Referências

Orientações feitas de acordo com a ABNT NBR 6023:2002 Informação e documentação - Referências – Elaboração (em vigência).

Autorias

Autores pessoais

Indica-se a entrada pelo último sobrenome do autor, em maiúsculas, seguido dos prenomes abreviados ou não, da mesma forma como constam do documento, adotando o mesmo padrão. Todos os nomes devem ser separados por ponto-e- vírgula, seguido de espaço. Para documentos elaborados por mais de 3 (três) autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al.

OKUNO, E.; CALDAS, I. L.; CHOW, C. Física para ciências biológicas e biomédicas. São Paulo: Harper &Row do Brasil, 1982. 490 p.

GAW, A. et al. Bioquímica clínica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

165 p.

Autoria desconhecida

A entrada será pela primeira palavra do título em maiúscula.

DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993. 64 p.

Entidade coletiva

Obras de responsabilidade de entidade têm entrada pelo seu próprio nome, por extenso,

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Estatuto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Viçosa, MG, 2000. 28 p.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Programa de biotecnologia e recurso genéticos. Brasília, 2002. 47p.

(11)

40 Congressos, conferências, simpósios, seminários e outros

Em se tratando de reuniões e encontros científicos tem entrada pelo nome do evento, com indicação do respectivo número do evento em algarismos arábicos, ano e local de realização.

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES, 13., 1995, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 1995. 655 p.

Edição

Quando houver uma indicação de edição, esta deve ser transcrita, utilizando- se abreviaturas dos numerais ordinais e da palavra edição, ambas na forma adotada na língua do documento. Indicam-se emendas e acréscimos à edição de forma abreviada.

3. ed. (português, espanhol)

Local

O local de publicação deve ser indicado tal como figura o documento. No caso de homônimos de cidades, acrescenta-se o nome do estado, do país etc.

Ex. Viçosa, MG; Viçosa, AL; Viçosa, RJ

Na impossibilidade de identificar o local, utiliza-se a expressão sine loco abreviada, entre colchetes [S.l.].

OS GRANDES clássicos das poesias líricas. [S.l.]: ExLibris, 1981. 60 f.

Editora

O nome da editora deve ser registrado como figura no documento, abreviando-se os prenomes e suprindo-se palavras que designam a natureza jurídica e comercial, desde que sejam dispensáveis para identificação.

Na impossibilidade de identificar a editora, indica-se a expressão sine nomine abreviada, entre colchetes [s.n.]. Exemplo:

PASQUALI, O. A. O gueto da comunicação. 2. ed. Porto Alegre: [s.n.], 1987. 247 p.

Data

(12)

41 Sendo a data um elemento essencial, a NBR 6023 recomenda não deixar nenhuma referência sem data. Caso não seja possível indicar uma data, utilizar data de impressão, copyright e de distribuição. No entanto, se nenhuma dessas estiver disponível, registra-se uma data aproximada entre colchetes como se segue abaixo:

[1971 ou 1972] um ano ou outro;

[1969?] data provável;

[1973] data certa, não indicada no item;

[entre 1906 e 1912] use intervalos menores de 20 anos;

[ca. 1960] data aproximada;

[197-] década certa;

[197-?] década provável;

[18--] século certo;

[18--?] século provável.

Nas referências de vários volumes de um documento, publicados em datas diferenciadas, indica-se a data mais antiga e a data mais recente da publicação, separadas por hífen.

Regras gerais de apresentação

Os elementos essenciais e complementares da referência devem ser apresentados em sequência padronizada. As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separado entre si por um espaço simples.

Quando aparecer em notas de rodapé, serão alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.

O recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) quando utilizado para destacar o título deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento.

As referências constantes em uma lista padronizada devem obedecer aos mesmos princípios. Ao optar pela utilização de elementos complementares, estes devem ser incluídos em todas as referências daquela lista.

Modelos de referências Monografia no todo:

(13)

42 Inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário etc.) e trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, entre outros).

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Edição. Local: Editora, data de publicação.

HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. 21. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986.

Monografia no todo em meio eletrônico

As referências devem obedecer aos padrões indicados para os documentos monográficos no todo, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico.

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Local: Editora, data. Disponível em:

<endereço>. Acesso em: dia mês. Ano.

FAINTUCH, J. Nutrição parenteral. São Paulo: CAD, 2001. Disponível em:

<http://www.fugesp.org.Br/nutriesaude3-4htm>. Acesso em: 03 set. 2001, 15:30:30.

Capítulo com autoria própria

Inclui capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra, com autor (es) e/ou título próprios.

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome. Título do capítulo. In:

SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Prenome. Título: subtítulo do livro. Local de publicação (cidade): Editora, data. volume, capítulo, página inicial-final da parte.

BAMBERG, G.; CARVALHO, É. G. Comunicação integrada: conceitos e casos. In:

CARVALHO, D. T.; NEVES, M. F. (Org.). Marketing na nova economia. São Paulo:

Atlas, 2001. cap. 13, p. 117-126.

Teses, dissertação e monografia

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Ano de apresentação.

Número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.

(14)

43 CARMO, F. M. S. Estudo de polimorfismo do gene candidato, o fator

miogênico-5 (myf-5), em suínos. 2003. 69 f. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2003.

Legislação

PAÍS, ESTADO E MUNICÍPIO. Lei ou decreto, nº, data (dia, mês e ano). Ementa.

Dados de publicação que publicou a lei ou decreto.

SÃO PAULO (Estado). Decreto n. 2563, de 27 de abril de 1998. Dispõe sobre a atualização cadastral dos aposentados e pensionistas da Administração Pública Federal direta, autarquia e fundacional do Poder Executivo da União, Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 12, p. 1493-1494, 1998.

Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc.

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Título do periódico. Local de publicação (cidade), volume, número, nº fascículo, páginas inicial-final, mês e ano.

NARDELLI, A. M. B.; GRIFFITH, J. J. Modelo teórico para compreensão do

ambientalismo empresarial do setor florestal brasileiro. Revista Árvore, Viçosa, MG, v.27, n. 6, p. 855-869, nov./dez. 2003.

Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico

NARDELLI, A. M. B.; GRIFFITH, J. J. Theoretical model for understanding corporate environmentalism in the Brazilian forestry sector.Rev. Árvore, Viçosa, MG, v. 27, n.

6, p. 855-869, Nov./Dec. 2003. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rarv/v27n6/a12v27n6.pdf>. Acesso em: 11 Oct. 2004.

Normas técnicas

AUTOR. Nº da norma: Título: subtítulo. Local: Editora, Data. Nº de páginas.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24 p.

Resumo (Abstract)

(15)

44 Alves, Carlos Mário. O desenvolvimento de um suplemento alimentar para idosos.

Caminhos, Vitória, v. 4, n.3, p.547, 2009. Resumo.

CITAÇÃO (ABNT NBR 10520/2002)

Regras gerais de apresentação

Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.

Longo e Vergueiro (2003) afirmam que a realidade exige das organizações uma visão estratégica dos negócios, dos modelos gerenciais adotados e do capital humano, diferenciais competitivos em longo prazo.

A realidade exige das organizações uma visão estratégica dos negócios, dos modelos gerenciais adotados e do capital humano, diferenciais competitivos em longo prazo. (LONGO, VERGUEIRO, 2003)

As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada:

numérico ou autor-data.

Qualquer que seja o método adotado, deve ser seguido consistentemente ao longo de todo o trabalho, permitindo sua correlação na lista de referências ou em notas de rodapé.

Quando o(s) nome(s) do(s) autor(es), instituição(ões) responsável(eis) estiver(em) incluído(s) na sentença, indica-se a data, entre parênteses, acrescida da(s) página(s), se a citação for direta.

Em Braga (1999) relata-se a necessidade da preservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

(BARROS, M., 1958) (BARROS, Mário, 1965) (MARQUES, O., 1959) (MARQUES, Carlos, 1965)

(16)

45 As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências.

De acordo com Silva (2009a) (SILVA, 2009b)

As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula.

(DIAS, 1999, 2002, 2007)

(DIAS; FONSECA; GOMES, 2004, 2005, 2009)

As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética.

Diversos autores descrevem alternativas para reduzir a emissão de gases tóxicos no planeta. (PIRES, 1999; LOPES, 2001; MENDES, 2005).

Sistema numérico

Neste sistema, a indicação da fonte é feita por uma numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, remetendo à lista de referências ao final do trabalho, do capítulo ou da parte, na mesma ordem em que aparecem no texto. Não se inicia a numeração das citações a cada página.

O sistema numérico não deve ser utilizado quando há notas de rodapé.

A indicação da numeração pode ser feita entre parênteses, alinhada ao texto, ou situada pouco acima da linha do texto em expoente à linha do mesmo, após a pontuação que fecha a citação.

Diz Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.” ( 3) Diz Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.” ¹³

Sistema autor-data

Neste sistema, a indicação da fonte é feita pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável até o primeiro sinal de pontuação, seguido (s) da data de publicação do documento e da (s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses.

No texto:

(17)

46 A chamada “pandetística”havia sido a forma particular pela qual o direito foi integrado no século XIX na Alemanha. (LOPES, 2000).

Segundo Lopes (2000) a chamada “pandetística” havia sido a forma particular pela qual o direito foi integrado no século XIX na Alemanha.

Na lista de referências:

LOPES, José Reinaldo de Lima. O Direito na História. São Paulo: Max Limonad, 2000.

No texto:

(18)

47 2.2.10 Apêndices

Apêndices são textos ou documentos elaborados pelo autor. Deve ser precedido da palavra APENDICE, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título.

APÊNDICE A – Fotografia dos frutos do Cerrado

2.2.11 Anexos

Anexos são textos ou documentos não elaborados pelo autor. Deve ser precedido da palavra ANEXO, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título.

ANEXO A – Norma de apresentação tabular

Referências

Documentos relacionados

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Agrupa as palavras em agudas, graves e esdrúxulas, tendo em conta a posição da sílaba tónica.. Esdrúxulas

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

10. A Joana disse-me que, no dia seguinte, iria a casa da Beatriz buscar os livros de Português, porque, no dia anterior, lhe tinham dito que teria teste e ainda não tinha estudado

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

a) pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável até o primeiro sinal de pontuação, seguido (s) da data de publicação do documento e da